domingo, 24 de junho de 2018

Mais de 30 mortos em confrontos étnicos no Mali

Forças de paz da ONU no Mali

Pelo menos 32 pessoas morreram e outras 10 estão dadas como desaparecidos depois de um ataque no centro do Mali.

Elementos da etnia dozo, ligado á etnia dogon, atacaram a aldeia de Koumaga na região de Mopti matando dezenas de pastores da etnia fulani, incluindo crianças.

Uma fonte local disse que os atacantes tinham separado os fulanis do resto da população tendo depois executado os membros daquela etnia.

Nos últimos anos tem aumentado a violência entre os grupos étnicos Fulani de um lado e bambara e dogon do outro

VOA

Equipa técnica portuguesa chega a Bissau para avaliar apoio às eleições legislativas

XAUME OLLEROS / AFP / GETTY IMAGES

Uma equipa técnica do Ministério da Administração Interna e da Justiça portugueses chega na terça-feira à Guiné-Bissau para avaliar o apoio às eleições legislativas

ma equipa técnica do Ministério da Administração Interna e da Justiça portugueses chega na terça-feira à Guiné-Bissau para avaliar o apoio às eleições legislativas, divulgou hoje fonte da embaixada de Portugal em Bissau.

Segundo a mesma fonte, a equipa é composta por dois elementos do Ministério da Administração Interna e um do Ministério da Justiça e vai ficar em Bissau até 28 de junho.
O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, anunciou a 17 de junho que Portugal deverá ajudar a Guiné-Bissau no registo de cidadãos eleitores e que uma equipa deveria chegar até ao final do mês de junho.

A Guiné-Bissau debate-se com dificuldades financeiras e técnicas para a realização do registo de cidadãos eleitores e as autoridades do país africano analisam várias possibilidades que poderão levar a que o escrutínio tenha lugar na data marcada, 18 de novembro.

De concreto, Bissau depara-se com falta de equipamentos para o registo biométrico dos cerca de um milhão de potenciais eleitores, projetados pela Comissão Nacional de Eleições.

De acordo com o primeiro-ministro guineense, o chefe do Governo de Portugal, António Costa, disponibilizou o apoio nesse sentido com o envio de uma equipa que vai analisar a possibilidade de uma colaboração.

Durante a sua estada em Bissau, a equipa vai participar, na quarta-feira, numa reunião no Palácio do Governo sobre eleições, que contará também com a presença da comunidade internacional e das entidades guineenses responsáveis pela organização do escrutínio.

Fonte: expresso.sapo.pt

ARÁBIA SAUDITA - Mulheres sauditas entram numa nova era com o pé no acelerador

Os primeiros minutos deste domingo na Arábia Saudita ficaram marcados pela presença inédita de mulheres ao volante nas estradas do reino, uma reforma histórica neste país ultraconservador, levada a cabo pelo príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman.

   
"Tenho arrepios. Nunca imaginei em toda a minha vida que conduziria nesta avenida ", contou à AFP Samar Almogren, apresentadora de televisão e mãe de três filhos, enquanto descia a King Fahd Avenue, principal artéria da capital saudita, ao volante do seu automóvel,poucos minutos depois da meia-noite.

A agência conta que dezenas de mulheres aproveitaram a nova lei para circularem ao volante das suas viaturas logo que começou o novo dia, em que foi finalmente levantada uma proibição que durava há décadas e que era o sinal mais visível da repressão sobre as sauditas.

A questão de saber se a sociedade saudita estava pronta para ter mulheres ao volante de viaturas foi matéria de um longo debate no reino, que nem sempre decorreu nos moldes esperados.

Em 2013, um conhecido clérigo saudita, o xeque Saleh al-Louhaidan, chegou a garantir que a condução de automóveis poderia danificar os ovários das mulheres e deformar a sua pelve, o que levaria a malformações dos recém-nascidos.

A resistência ao levantamento da proibição ainda é forte em alguns setores da sociedade saudita. A AFP conta que músicas com títulos como "Do not drive" tornaram-se extremamente populares nas redes sociais nas últimas semanas.

Anunciada em setembro de 2017, a medida promovida pelo príncipe herdeiro integra um amplo plano de modernização do país, pondo fim a uma proibição que se tornou símbolo do da posição secundária atribuída às mulheres pelo regime.

A medida está a ser encarada por muitos como o início de uma nova era numa sociedade que vive sob um regime islâmico rigoroso.

"É um passo importante e uma etapa essencial para a mobilidade das mulheres", resume Hana al Jamri, autora de um livro que será publicado em breve sobre as mulheres no jornalismo na Arábia Saudita.

A escritora lembra que as mulheres sauditas"vivem num sistema patriarcal", e que a possibilidade de conduzir automóveis vai ajudá-las a desafiar as rígidas normas sociais do reino.

Segundo estimativas da empresa de consultadoria PricewaterhouseCoopers, cerca de três milhões de mulheres sauditas devem adquirir a carta de condução e começar a dirigir até 2020.

Apesar da abertura das escolas de condução, muitas mulheres reclamam da falta de instrutores e do alto custo das aulas. As autoridades emitiram este mês as primeiras licenças de condução para as mulheres, havendo muitas que simplesmente trocaram a carta de condução estrangeira por uma licença saudita.

NAOM

'Resgate' aos bancos: 14 mil milhões de fcfa já deram entrada nos cofres do tesouro. E a PGR insiste...

ASS

DEUS É PAI

Depois de 21 dias lutando com a morte, estou saindo das trevas. Sofri uma gravíssima infecção hospitalar generalizada que não fora uma pronta evacuação para Dakar, onde mal cheguei foram-me feitas 4 hemodiálises que permitiram estancar a infecção e consequentemente a minha recuperação.

A infecção generalizada atacou-me profundamente a perna esquerda devido ao facto no momento estar a enfrentar uma "iseripla" doença que herdei do meu pai (UM VÍRUS stratocopus QUE TRANSFORMA O LOCAL NUMA INFEÇÃO ESPECIAL cuja única cura é na base de anti-inflamatórios).

Agora estou a sujeitar-me ao tratamento desta zona, que foi raspada, cortada, retirada partes de carne morta por acção do envenamento do sangue.

Deus tem-me ajudado e neste momento estou a recuperar, pois para além da cicatrização das partes mais atingidas, já comecei a andar sozinho.

Estou internado nos "Cuidados Intensivos do Hospital Principal" de Dakar.

OBRIGADO Deus por ter sido o nosso protetor

Óscar Barbosa

Fonte: Cabral Ka Murri

8 PERGUNTAS QUE VOCÊ ACHA SABER A RESPOSTA, MAS VAI FICAR EM DÚVIDA [QUIZ]

Quando algumas perguntas aparecem na nossa frente, parecem ter as respostas mais óbvias do mundo. Nesses casos, pode parecer que a gente sabe de tudo, mas quando a gente conhece a verdade, as coisas não são tão simples assim.

Esse pode ser o caso de algumas das questões que separamos nesse teste especial que envolve conhecimentos gerais de história, geografia e de aspectos genéricos de nosso dia-a-dia. Será que você consegue mostrar que entende de tudo ou vai ser enganado pela ilusão de achar que sabe demais?

Vamos conferir!


Qual o maior deserto do mundo?
Antártica?    Atacama?    Saara?

RESPOSTA  "Antártica"

Apesar de não ser de areia, a Antártica é encarada como deserto sob o ponto de vista geográfico.



Qual a empresa que mais distribui brinquedos no mundo?
McDonald?    Mattel?    Lego?

RESPOSTA  "McDonald"

Mesmo sendo uma rede de fast-food, o McDonald's está na liderança da lista, com cerca de 1,4 bilhão de brinquedos distribuídos ao ano.


Qual a capital mais importante do Império Romano?
Ravena?    Roma?    Constantinopla? 

RESPOSTA "Constantinopla"

Se considerarmos somente o tempo como fator decisivo, Constantinopla foi capital do ano 330 até 1453, enquanto Roma foi de 27 AC até 410, e Ravena de 402 a 476.


Qual a língua oficial dos Estados Unidos?
Nenhuma?    Inglês?    Espanhol? 

RESPOSTA  "Nenhuma"

Apesar dos documentos oficiais serem escritos em inglês e a língua ser ensinada na escola, não existe uma língua oficial de acordo com a constituição do país.


Qual país está no extremo leste do mundo?
Estados Unidos?    Japão?    Rússia?

RESPOSTA "Estados Unidos"

Enquanto o Alasca está no extremo oeste do mundo, ele também atravessa o meridiano que divide os hemisférios, estando também no extremo leste. Como se trata apenas de um estado dos EUA, essa é nossa resposta.


Qual monte está mais próximo do espaço?
Fuji?    Chimborazo?    Everest?

RESPOSTA  "Chimborazo"

Apesar do Everest ser o mais alto em relação do nível do mar, o Monte Chimborazo, localizado no Equador, está mais próximo do espaço por conta do achatamento da Terra nos pólos.



Qual país faz mais fronteiras com outros territórios no mundo?
China?    Rússia?    Índia?

RESPOSTA  "China" 

Apesar da Rússia ser o maior país do mundo, a China divide fronteira com 14 países.



Qual país tem o maior litoral do mundo?
Canadá?    Austrália?    Brasil?

RESPOSTA "Canadá"

Por incrível que pareça, é o Canadá, que tem uma costa dez vez maior do que a ilha da Austrália.



Você não se deu muito bem, mas a gente sabe que esse não era tão fácil assim.















fatosdesconhecidos


Na Pérsia Antiga, os homens costumavam debater as ideias duas vezes: uma vez sóbrios e uma vez bêbados. A ideia que fosse boa em ambas era considerada uma Boa Ideia.


Fatos Desconhecidos

Índia - Ratos roeram 15 mil euros em caixa multibanco

Quando os técnicos abriram uma caixa multibanco ATM, que estava avariada, em Assam, Índia, encontraram mais de 15 mil euros em notas roídas. Ratos são os suspeitos do incidente.

De acordo com a polícia, os roedores poderão ter entrado na máquina por um orifício destinado à ligação elétrica, noticia o jornal indiano "The Hindustan Times".

A máquina esteve fora de serviço durante cerca de 12 dias, até ter sido aberta pelos especialistas. As autoridades explicaram que receberam uma queixa do Banco da Índia, denunciando que uma das caixas multibanco não estava a funcionar desde o fim de maio, havendo até suspeitas de um crime. A caixa ATM não permitia levantar dinheiro, apesar de ter sido reabastecida no mês anterior com mais de 38 mil euros.

Quando a máquina foi aberta, os técnicos descobriram um rato morto entre as notas destruídas, descartando imediatamente qualquer envolvimento humano no "crime". As autoridades afirmaram que o roedor era apenas um dos "numerosos" outros possíveis "culpados" que entraram no ATM e destruíram milhares de notas durante vários dias.

O caso tornou-se viral no Twitter, onde foram partilhadas fotografias do interior da máquina. Nas imagens, não só é possível ver as notas roídas, como também o rato morto.


View image on TwitterView image on Twitter

Os técnicos que abriram a caixa multibanco conseguiram salvar mais de 20 mil euros, que não tinham sido tocados pelos ratos.

jn.pt/mundo

BENFICA CONQUISTA A TAÇA DA GUINÉ-BISSAU

O Sport Bissau e Benfica venceu ontem, 23 de Junho 2018, por [2-1] o Futebol Clube de Cuntum e conquista a Taça da Guiné-Bissau em futebol.

As ‘Águias’ de Bissau precisaram do prolongamento para superar a teimosia dos comandados do técnico Mateus Samba Sanhá, inauguraram o marcador aos 9 minutos do encontro por intermédio de Infali Daiba (Babá),
Benfica fez assim, uma dobradinha, ou seja, arrecadou o seu segundo troféu na presente temporada Desportiva 2017/2018, depois de se sagrar campeão no fim da semana passada.

Os golos do Benfica foram apontados por intermédio de Albertine João Pereira (Bebé Baloteli) aos 85 minutos e Holden Culubali de [17 anos de idade é filho do ex-jogador do Benfica, Bentem Culubali] fechou a contagem aos 120+1 minuto do jogo, garantindo assim a dobradinha.

Cuntum foi durante os primeiros 45 minutos a equipa mais visível no Estádio Nacional ’24 de Setembro’, apesar do Benfica ter criado algumas jogadas que podiam resultar em golo.

Mas no segundo tempo o Benfica entrou fulminante no desafio com o seu arsenal direcionado à baliza do Cuntum, resultando em golo de igualmente no cair do pano da partida, levando o jogo para o prolongamento.

Cuntum nunca baixou os abraços e fez pela vida, mas os golpes finais do Benfica foram eficazes, marcando sempre no cair do pano.

No final do jogo, técnico do Benfica, João Na Tchigna enalteceu a conquista de Supertaça, Campeonato e Taça, considerando que todos faziam parte dos objetivos dos encarnados, apesar de sublinhar que a época foi sacrificante pelas Águias, apontando a perda de 14 jogadores durante o início da temporada.

Mateus Samba Sanhá criticou a equipa de arbitragem, acusando todos os árbitros do desafio de serem benfiquistas, sustentando que os juízes penalizam as equipas que jogam contra o Benfica.

Sanhá considera que a sua equipa está também com falta de sorte no jogo da final de taça, apesar de sublinhar que Cuntum praticou melhor futebol que as Águias.

Sport Bissau e Benfica recebeu a Taça do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho), na presença do Secretário de Estado do Desporto, Florentino Fernando Dias.

Também, a FFGB aproveitou a ocasião para entregar troféu do vencedor da ‘Guines-Liga’ 2017/2018 ao Sport Bissau e Benfica, assim como as medalhas de campeão aos jogadores e dirigentes.

Recorde-se que a realização da final da Taça da Guiné-Bissau em futebol, encerrou assim oficialmente, a presente época desportiva da ‘Guines-Liga’.

Por: Sene CAMARÁ
Foto: SC
OdemocrataGB

Filhos de imigrantes africanos, mas que nasceram e cresceram em Portugal, enfrentam racismo institucional

Sofia Rodrigues, ativista

Sofia Rodrigues, de 32 anos, trabalha em Lisboa, é ativista, licenciada em serviço social. É filha de pais cabo-verdianos e nasceu em Portugal. Há alguns meses, enviou o currículo para uma oferta de trabalho, porém disse que só foi chamada para a entrevista porque esqueceu de enviar a foto, que denunciava sua origem.

“A verdade é que eu fui chamada para essa entrevista nessa entidade, e para espanto, não estavam à espera que fosse uma jovem africana”.

Rodrigues conta que a ausência da fotografia fez com que a pessoa responsável por escolher os candidatos para as entrevistas focasse apenas na competência e na experiência de trabalho que ela tinha.

Segundo a ativista, o racismo institucional em Portugal não diminuiu, porém está mais discreto. A desigualdade sofrida no ambiente profissional é mais visível em cargos que exijam mais responsabilidade e que tenham maior visibilidade.

“A ascensão tem um nível e nós não podemos subir muito mais do que aquilo que eles pretendem”.

Rodrigues conhece poucos africanos em posições de destaque que conseguiram superar o racismo.

“São esses que me dão coragem e brio para chegar aonde nós queremos. Temos que acreditar em nós mesmos, estar cientes daquilo que somos, e lutar por lugares de destaque, porque nós temos perfil para desempenhar qualquer função”.

Mas Rodrigues ainda tem muitos desafios pela frente. Aonde ela quer chegar nenhuma mulher africana chegou.

Depois de passar por várias experiências, a ativista tem um conselho para todos: que não enviem fotografias com os currículos, porque o foco tem que ser na experiência, na competência e no profissionalismo.

“Acreditar e nunca desistir é a chave do sucesso”.

Confira a entrevista na íntegra para saber mais sobre o assunto, além de conhecer como a lei da nacionalidade afetou os jovens africanos nascidos de pais que emigraram para Portugal.

VOA