segunda-feira, 4 de março de 2024

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REUNE-SE COM HOMÓLOGO PALESTINO EM RAMALLAH

Após a visita a Israel, o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prosseguiu para Ramallah, na Cisjordânia, onde se reuniu com o Presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, no palácio presidencial.

Durante o encontro, entre os dois líderes, alargada às respetivas delegações, foi abordado os últimos desenvolvimentos da situação nos territórios palestinos e as relações históricas entre os dois países. Na ocasião o Presidente do Estado da Palestina elogiou as posições da Guiné-Bissau e da União Africana por apoiarem consistentemente a busca de paz  no Oriente Médio. 🇬🇼🇵🇸

 Presidência da República da Guiné-Bissau

HGC GLOBAL COMMUNICATIONS: Ataques dos Hutis no Mar Vermelho cortaram três cabos de dados submarinos

© Mohammed Hamoud/Getty Images

POR LUSA   04/03/24 

Três cabos submarinos do Mar Vermelho, que fornecem Internet e telecomunicações a todo o mundo, foram cortados naquela via marítima que continua a ser um alvo dos rebeldes Hutis do Iémen, indicou hoje a empresa responsável.

Numa declaração, a HGC Global Communications, com sede em Hong Kong, reconheceu os cortes, mas não disse os que causou.

O facto de os cabos serem alvo da campanha dos Hutis, que os rebeldes descrevem como um esforço para pressionar Israel a pôr fim à guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza, tem gerado preocupações. No entanto, os Hutis negam ter atacado os cabos.

Embora o transporte marítimo mundial já tenha sido perturbado através do Mar Vermelho, uma rota crucial para o transporte de carga e de energia da Ásia e do Médio Oriente para a Europa, a sabotagem das linhas de telecomunicações poderá agravar ainda mais a crise que dura há meses.

As linhas cortadas incluem a Ásia-África-Europa 1, a Europe India Gateway, a Seacom e a TGN-Gulf, indicou a HGC Global Communications. 

A empresa indicou que os cortes afetaram 25% do tráfego que atravessa o Mar Vermelho, rota que, descreveu, é também "crucial" para a transferência de dados da Ásia para a Europa.

A HGC Global Communications, que indicou ter recomeçado já a reencaminhar o tráfego, descreveu a linha Seacom-TGN-Gulf como sendo dois cabos separados, quando na realidade é um só na zona do corte, de acordo com Tim Stronge, um especialista em cabos submarinos da TeleGeography, uma empresa de investigação do mercado das telecomunicações, com sede em Washington.

Em resposta a perguntas da agência noticiosa Associated Press (AP), a Seacom disse que os testes iniciais indicam que o segmento afetado se encontra dentro das jurisdições marítimas do Iémen, no sul do Mar Vermelho" e que estava a reencaminhar o tráfego que conseguiu alterar, embora alguns serviços continuassem inativos.

A Tata Communications, parte do conglomerado indiano e responsável pela linha Seacom-TGN-Gulf, disse à AP que "iniciou ações corretivas imediatas e adequadas" após o corte da linha, investindo em vários consórcios de cabos para reencaminhar os serviços.

No início de fevereiro, o governo internacionalmente reconhecido do Iémen no exílio avisou que os Hutis planeavam atacar os cabos. As linhas pareciam ter sido cortadas a 24 de fevereiro, com a organização NetBlocks a constatar que o acesso à Internet no Djibuti, país da África Oriental, sofreu interrupções dois dias depois. A Seacom serve o Djibuti.

Mas, por seu lado, os Hutis negaram ter visado os cabos e culparam as operações militares britânicas e norte-americanas pelas interrupções, não apresentando, contudo, provas para apoiar a alegação, tal como já fizeram no passado.

"As hostilidades no Iémen por parte das unidades militares navais britânicas e norte-americanas causaram uma interrupção nos cabos submarinos no Mar Vermelho, o que pôs em risco a segurança das comunicações internacionais e o fluxo normal de informações", alegou o Ministério dos Transportes controlado pelos Huthis em Saná, a capital do Iémen controlada pelos rebeldes.

Desde novembro, os rebeldes têm atacado repetidamente navios no Mar Vermelho e nas águas circundantes por causa da guerra entre Israel e o Hamas. Esses navios incluíam pelo menos um com carga destinada ao Irão, o principal apoiante dos Hutis, e um navio de ajuda que mais tarde se dirigiu ao Iémen. 

Apesar de mais de mês e meio de ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos, os Hutis continuam a ser capazes de lançar ataques significativos, que incluem o perpetrado em fevereiro a um cargueiro que transportava fertilizantes, o Rubymar, que se afundou no sábado depois de ter andado à deriva durante vários dias, e o abate de um 'drone' (aeronave não tripulada) norte-americano no valor de dezenas de milhões de dólares.

Os Hutis insistem que os seus ataques vão continuar até que Israel pare as suas operações de combate na Faixa de Gaza, que enfureceram o mundo árabe em geral e fizeram com que os rebeldes ganhassem reconhecimento internacional.


Mulher mais velha do mundo está de parabéns. Comemora hoje 117 anos... Maria Branyas nasceu a 4 de março de 1907, em São Francisco, nos EUA, e era filha de pais espanhóis.

© Facebook

Notícias ao Minuto   04/03/24 

A mulher mais velha do mundo, Maria Branyas, comemora, esta segunda-feira, 117 anos. Nasceu a 4 de março de 1907, em São Francisco, nos EUA, e era filha de pais espanhóis.

A filha de Maria, Rosa Moret, revelou que a mãe tem "perdido peso nos últimos meses" e que desde o verão "tem sofrido um declínio lento". No entanto, Maria "não tem nenhuma doença". 

De acordo com o jornal La Vanguardia, Maria está a dois meses de se tornar uma das dez pessoas mais velhas da história, embora considere os registos "absurdos". “Ela diz que isso não tem mérito para ela ou para qualquer outra pessoa”, adiantou a filha.

De acordo com a associação Gerontology Research Group (GRG), que mantém os registos do Guinness, existiram onze pessoas que viveram mais tempo do que Maria. No entanto, nenhuma delas se encontra atualmente viva. Segundo os dados da GRG, apenas quatro pessoas no mundo atingiram os 118 anos e só uma mulher superou a marca, ao morrer aos 112 anos e 164 dias, em agosto de 1997. 

Devido à avançada idade, Maria perdeu a visão, a audição e tem já perdas de memória. Não consegue andar sozinha, mas mantém as suas faculdades mentais. 

Em maio de 2020, Maria Branyas tornou-se a pessoa mais velha do mundo a sobreviver à Covid-19, aos 113 anos, e, quase três anos depois, tornou-se a pessoa mais velha do planeta.


Leia Também: "O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires, de 89 anos, foi hoje operado com sucesso a uma fratura numa perna, no Hospital Agostinho Neto, na Praia, disse à Lusa fonte familiar.


Presidemte do Sindicato de Base da Direção-Geral do Serviço de Viação, acusa o Diretor-geral Amadu Djaló, de estar a agir de má fé naquela instituição


 Radio TV Bantaba 

Somália é o novo país membro da Comunidade da África Oriental

© Shutterstock

POR LUSA   04/03/24 

A Somália concluiu hoje o seu processo de adesão à Comunidade da África Oriental (EAC), depois de ter sido admitida em 24 de novembro como o oitavo membro do bloco regional.

"A República Federal da Somália é agora oficialmente um membro de pleno direito da Comunidade da África Oriental depois de ter depositado o seu instrumento de ratificação (do tratado de adesão) junto do secretário-geral (...) na sede da EAC em Arusha, na Tanzânia", declarou a organização na rede social X (antigo Twitter).

Este último passo na integração da Somália foi dado pelo ministro do Comércio e da Indústria da Somália, Jibril Abdirashid Haji Abdi, que se deslocou à cidade tanzaniana para entregar o documento ao secretário-geral da EAC, Peter Mathuki.

O evento teve lugar semanas depois de o parlamento somali ter ratificado o tratado de adesão, em 10 de fevereiro, com 148 votos a favor, um contra e uma abstenção.

"Isto marca o início de uma nova era de integração regional, cooperação e desenvolvimento. Juntos somos fortes", afirmou na altura Mohamed Osman, conselheiro económico nacional do Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud.

A Somália foi admitida como membro do grupo na Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da EAC, realizada em Arusha, em 24 de novembro.

Antes da adesão da Somália, a República Democrática do Congo (RDCongo) foi o último Estado a aderir ao bloco, que inclui também o Uganda, a Tanzânia, o Ruanda, o Burundi, o Quénia e o Sudão do Sul, em 2022.

A EAC foi fundada em 2000 e, em 2010, lançou o seu próprio mercado comum de bens, trabalho e capital na região, com o objetivo de criar uma moeda comum e, em última análise, uma federação política.

A admissão da Somália, que tem uma população de cerca de 17 milhões de habitantes, alarga o mercado da EAC a mais de 300 milhões de pessoas.

Além disso, a Somália acrescenta mais de 3.000 quilómetros de costa ao bloco, tendo a mais longa linha costeira de qualquer país africano continental.

No entanto, a Somália tem estado num estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, deixando o país sem um Governo efetivo e nas mãos de milícias islâmicas e senhores da guerra.

O Governo da Somália enfrenta atualmente uma insurreição do grupo extremista Al Shabab.

O grupo, afiliado desde 2012 à Al-Qaida, efetua frequentemente ataques em Mogadíscio e noutras partes do país para derrubar o Governo central - apoiado pela comunidade internacional - e estabelecer um Estado islâmico ultraconservador.

O grupo controla as zonas rurais do centro e do sul da Somália e ataca também países vizinhos como o Quénia e a Etiópia.


ONU acusa China de violar direitos humanos em Xinjiang e no Tibete

© Getty Images

POR LUSA    04/03/24 

O chefe dos direitos humanos da ONU acusou hoje a China de políticas que violam direitos fundamentais, particularmente nas regiões de Xinjiang e do Tibete, num discurso proferido no Conselho dos Direitos Humanos em Genebra.

Volker Turk apelou igualmente a Pequim para que liberte os defensores dos direitos humanos detidos ao abrigo de um "delito vago de 'provocação de disputas e distúrbios'" previsto no artigo 293.º do Código Penal chinês.

As críticas surgem quando se iniciam em Pequim as sessões parlamentares, o principal acontecimento político do ano na China, e a poucos dias do 65.º aniversário da revolta no Tibete, em 10 de março de 1959.

Desde que assumiu o cargo, em outubro de 2022, o alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos tem sido criticado por não desafiar suficientemente a China em matéria de direitos fundamentais.

As críticas sugiram em particular desde a publicação, em agosto de 2022, de um relatório muito crítico publicado por Michelle Bachelet, que precedeu Turk no cargo.

Turk disse que "aguarda com expectativa a discussão" do artigo 293.º do Código Penal com as autoridades chinesas.

Referiu que está em curso com Pequim "um diálogo em áreas como as políticas de combate ao terrorismo, igualdade entre homens e mulheres, proteção das minorias, espaço cívico e direitos económicos, sociais e culturais".

"À medida que avançamos, é importante que este diálogo produza resultados concretos", insistiu o chefe da ONU para os direitos humanos.

Turk reconheceu que a China fez progressos na redução da pobreza e na promoção do desenvolvimento.

"Insisti para que esses progressos sejam acompanhados de reformas destinadas a alinhar a legislação e as políticas pertinentes pelas normas internacionais em matéria de direitos humanos", acrescentou.

A China tem sido regularmente criticada em relação à alegada perseguição da minoria muçulmana uigur de Xinjiang e ao Tibete, cuja população se revoltou em 1959 contra a anexação da região por Pequim.

O 14.º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder do budismo tibetano, fugiu na altura do Tibete e vive desde então no exílio na Índia.

A China nega tais acusações.


Coreia do Sul ameaça suspender licenças de médicos em greve há 2 semanas

© Kim Jae-Hwan/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

POR LUSA   04/03/24 

O Governo da Coreia do Sul disse hoje que irá suspender as licenças dos médicos internos que não regressarem ao trabalho após duas semanas de greve contra um aumento das vagas nas escolas médicas.

"A partir de hoje, o Governo irá tomar medidas legais", disse o ministro adjunto da Saúde da Coreia do Sul, Park Min-soo, numa conferência de imprensa.

O executivo tinha dado aos estagiários até 29 de fevereiro para voltarem ao trabalho, mas o número de médicos internos que abandonou a greve foi mínimo, lamentou Park.

A lei da Coreia do Sul não permite aos médicos fazer greve, por serem considerados trabalhadores essenciais.

"Se violarem a ordem de regresso ao trabalho do Governo, uma suspensão de três meses é inevitável", disse Park, acrescentando que serão realizadas inspeções a partir de hoje para determinar quem regressou ao trabalho.

Caso "se confirme a ausência de médicos", estes serão notificados pelo Governo dos procedimentos de suspensão da licença profissional, acrescentou o ministro adjunto.

Além da suspensão da licença por um máximo de um ano, os estagiários poderão ter de pagar uma multa de cerca de 30 milhões de won (cerca de 21 mil euro).

Também hoje, a polícia da Coreia do Sul anunciou que chamou cinco atuais e antigos dirigentes da Associação Médica Coreana (KMA, na sigla em inglês), que representa cerca de 140 mil médicos sul-coreanos, para interrogatório, numa investigação sobre a greve.

Milhares de médicos participaram domingo, na capital sul-coreana Seul, numa manifestação convocada pela KMA.

Mais de 10 mil médicos estagiários (cerca de 80% do total no país) apresentaram a demissão e quase nove mil abandonaram efetivamente os empregos desde 20 de fevereiro.

A greve obrigou os principais hospitais da Coreia do Sul a adiar ou cancelar procedimentos não urgentes para garantir a resposta a casos de emergência.

As autoridades alargaram ao máximo o horário de consultas nos hospitais públicos, abriram ao público em geral as urgências dos 12 hospitais militares e deram aos enfermeiros proteção legal para realizarem alguns procedimentos normalmente reservados para médicos.

De acordo com sondagens, o plano que aumentaria as vagas nas escolas médicas em 65 por cento, ou mais duas mil pessoas por ano, a partir de 2025, tem um amplo apoio por parte da população da Coreia do Sul.

O Governo sul-coreano justifica esta medida como necessária para preparar o país para uma população cada vez mais idosa.

Cerca de 44% dos sul-coreanos terão mais de 65 anos em 2050, de acordo com projeções das autoridades.

O Governo calcula que faltarão 15 mil médicos para atender às necessidades do país até 2035 se nada for feito.

Mas os médicos opõem-se ao projeto por considerarem que a admissão de mais estudantes nas escolas médicas resultará numa queda no nível profissional dos futuros médicos e que a qualidade dos cuidados será prejudicada.



Leia Também: Coreia do Sul inicia exercícios militares conjuntos com Estados Unidos

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido pelo homólogo israelita, Isaac Herzog, na residência oficial, em Jerusalém.

Durante o encontro, o Presidente da República transmitiu ao Presidente Isaac Herzog a posição da Guiné-Bissau e do continente Africano com a escalada do conflito e apelou ao cessar fogo, ao diálogo e à protecção de civis inocentes, com vista a uma trégua na Faixa de Gaza. 

O chefe de Estado irá ainda se deslocar a Ramallah, na Cisjordânia, para se reunir com o Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. 🇬🇼🇮🇱

Presidência da República da Guiné-Bissau

General Umaro Sissoco Embaló condecorado com Grand Collar de Estado Palastiano pelo esforço na busca de Paz naquele País.