sexta-feira, 15 de março de 2019

ÚLTIMA HORA: O MADEM-G15, a segunda força política mais votada nas eleições de domingo, irá pronunciar-se sobre o anúncio dos resultados definitivos das legislativas neste sábado, em conferência de imprensa, a ter lugar na sede nacional do partido, pelas 16h, após reunir a Comissão Política Nacional, órgão máximo do partido entre os congressos.



Braima Darame

ÚLTIMA HORA: O chefe de Estado, José Mário Vaz, enalteceu hoje a participação cívica e massiva dos guineenses e felicitou as forças de defesa e segurança pela sua postura republicana durante todo o processo eleitoral.

O Presidente da República felicita também os 6 partidos que conseguiram mandatos ao Parlamento.


Braima Darame

ÚLTIMA HORA: Presidente da República, José Mário Vaz felicitou o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, pela vitória nas eleições legislativas e manifesta-se disponível para trabalhar com o futuro primeiro-ministro da Guiné-Bissau.


Braima Darame


Guiné-Bissau/Eleições: Resultados provisórios passam a finais a partir de hoje -- CNE

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau anunciou que os resultados provisórios das legislativas, anunciados na quarta-feira, passaram hoje a definitivos, confirmando a maioria relativa do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC).


"Decorridos mais de 48 horas" após o anúncio dos números provisórios, "a CNE considera o resultado transitado em julgado e vai elaborar e publicar no boletim oficial o mapa oficial com os resultados das eleições", refere a instituição em comunicado.

O presidente da República, José Mário Vaz, também já foi comunicado, oficialmente, pela CNE sobre os resultados eleitorais, indicou fonte da instituição.

As eleições legislativas de domingo foram uma imposição da comunidade internacional para tentar pôr fim à crise política no país, que se arrasta desde 2015, quando o Presidente demitiu o então primeiro-ministro, que contava com uma maioria absoluta no parlamento.

O então primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, deverá ser de novo indicado como chefe de Governo, mas agora apenas com o apoio de uma maioria relativa.

Os resultados provisórios indicam que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), alcançou 47 mandatos, o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-159 27, o Partido da Renovação Social (PRS) 21, a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB) 5, a União para Mudança (UM) e o Partido da Nova Democracia (PND), todos com um deputado cada.

O PAIGC já anunciou um acordo de incidência parlamentar para governar com a APU/PDGB, UM e PND, pelo que deverá garantir apoio da maioria dos deputados eleitos.

O segundo e o terceiro partido, Madem e PRS respetivamente, celebraram também um acordo parlamentar.

dn.pt/lusa

Umaro Djau - Contactos pos-eleitorais: esta manhã num encontro com Umaro Cissoko Embalo.

Tudo em prol da irmandade e da consolidação dos valores democráticos na Guiné-Bissau


Umaro Djau


.

Guiné-Bissau/Eleições: Madem faz reclamação na CNE, que a considera fora de prazo

O Movimento para Alternância Democrática (Madem G-15) entregou hoje na Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau reclamações referentes às legislativas de domingo, mas a instituição indeferiu-as por não cumprirem as exigências técnicas.

Em causa estão "vícios na votação" nas legislativas de domingo alegados pelo Madem G-15, que contesta a atribuição de apenas 27 deputados.

Em comunicado, a CNE confirmou à Lusa que foram recebidas as reclamações do Madem G-15, mas também indicou que estas queixas "são consideradas extemporâneas" e, logo, indeferidas, tendo sido já comunicado essa recusa.

Para que as reclamações fossem atendidas nesta fase pela CNE teriam de ter sido acolhidas primeiro nas assembleias do voto e pela Comissão Regional de Eleições (CRE), conforme a lei eleitoral, refere a CNE.

Na quarta-feira, o diretor da campanha eleitoral, Marciano Barbeiro, disse aos jornalistas que o Madem iria entregar queixas, esperando que a CNE "seja competente" para apreciar de "forma serena e tranquila" os elementos apresentados pelo movimento que, no seu entender, iriam provar que os resultados eleitorais que lhe foram atribuídos "não são aqueles que, de facto, alcançou" nas urnas.

Segundo Marciano Barbeiro, as Comissões Regionais de Eleições (CRE) não deram resposta a várias reclamações do Madem, como indica a lei eleitoral, que serão agora encaminhadas para a CNE pelo partido liderado por Braima Camará.

De acordo com os resultados provisórios oficiais, o Madem elegeu 27 dos 102 deputados ao próximo parlamento guineense.

Os resultados provisórios indicam que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), alcançou 47 mandatos, o Madem 27, o Partido da Renovação Social (PRS) 21, a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB) 5, a União para Mudança (UM) e o Partido da Nova Democracia (PND), todos com um deputado cada.

O PAIGC já anunciou um acordo de incidência parlamentar para governar com a APU/PDGB, UM e PND.



DN

“É TARDE DEMAIS PARA CHORAR QUANDO A CABEÇA JÁ ESTÁ CORTADA”

“IT’S TOO LATE TO CRY WHEN THE HEAD IS ALREADY CUT OFF.”

O Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD), vai disponibilizar cerca de 27 milhões de euros para reabilitar o único aeroporto internacional da Guiné-Bissau, Osvaldo Vieira, disse esta quinta-feira, 14 de Março de 2019, o ministro dos Transportes e Comunicações guineense.

                            AssistirVídeo Aqui

Mamadu Serifo Jaguité falava à imprensa na chegada a Bissau de 13 ministros dos Transportes do comité da Agencia para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar (ASENCA), para participar na 63.ª reunião de Comité de Ministros.

Djaquité avança que o executivo guineense já assinou um processo verbal e falta somente desbloqueamento dos fundos.

“O próximo governo guineense tem obrigação nos próximos 3, 4 ou 5 meses para por este projeto em funcionamento, porque o acordo do financiamento da reabilitação do aeroporto já foi agendado”, explicou Serifo Jaguité.

De acordo com Governante, no próximo dia 20 de mês em curso, os membros do conselho administrativo do BOAD vão reunir-se para disponibilizar o montante em causa para permitir o início dos trabalhos.

Aos jornalistas, Jaguité revela que o governo guineense para além da reabilitação de Osvaldo Vieira, perspectiva construir um novo aeroporto na região do Oio, concretamente no sector de Nhacra.

Durante esta reunião que decorre nesta sexta-feir, na capital guineense, a Guiné-Bissau vai assumir a presidência rotativa da organização até Março de 2020.

Alison Cabral

Guiné-Bissau: Líder do PAICV felicita Domingos Simão Pereira pela vitória do PAIGC nas eleições do domingo

A presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, felicitou hoje o secretário-geral do PAIGC, Domingos Simões Pereira, "pela vitória alcançada nas legislativas" de domingo.

A líder do PAICV, que é também Vice-Presidente da Internacional Socialista, endereçou hoje, 14 de Março, uma mensagem de felicitações ao Secretário-Geral do PAIGC, Domingos Simões Pereira, pela vitória alcançada nas Legislativas de Domingo passado. Janira Hopffer diz acreditar que o PAIGC está em condições de estabelecer compromissos importantes para prosseguir a obra de Cabral, abrindo, deste modo, caminho para um novo ciclo de vitórias.

Guiné-Bissau: Líder do PAICV felicita Domingos Simão Pereira pela vitória do PAIGC  nas eleições do domingo
“Contem sempre com o PAICV, vosso “Partido Irmão”, para juntos elevarmos, cada vez mais, o rico legado político, que legitimamente, e com orgulho, herdámos de AMÍLCAR CABRAL”, garantiu a líder do maior partido da oposição em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, o PAICV vinha seguindo, com grande expetativa, o processo eleitoral legislativo no “País Irmão”, a Guiné-Bissau, em que o PAIGC se posicionou como sério candidato para enfrentar os enormes desafios do desenvolvimento económico e social da atualidade.

Para Janira Hopffer Almada, a campanha eleitoral levada a cabo pelo PAIGC foi exemplar, o que resultou numa vitória por Maioria relativa (46,1% dos votos). “Tal resultado nos confortou, a nós do PAICV e a Cabo Verde, no geral, dadas as relações de fraternidade e de solidariedade que unem os nossos Povos, desde a luta de libertação nacional, sob a mestria do nosso Herói Nacional comum, AMÍLCAR CABRAL”, salientou a Presidente do PAICV.

Segundo JHA, que é também Vice-presidente da Internacional Socialista com acção sobretudo em África, com essa vitória “o PAIGC está em condições de estabelecer compromissos importantes para prosseguir a obra de Cabral abrindo, deste modo, caminho para um novo ciclo de vitórias, em benefício das sagradas aspirações do Povo Guineense, e levando bem alto o prestígio da Guiné-Bissau, no Continente Africano, e no concerto das Nações”.

asemana.publ.cv

Eleições na Guiné-Bissau: Governo português felicita PAIGC pela vitória nas legislativas

O Governo português felicitou hoje o Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) pela vitória nas legislativas de domingo, garantindo que vai continuar a trabalhar “em estreita proximidade” com as autoridades guineenses.

PAULO CUNHA/LUSA

“O Governo português regista a divulgação dos resultados eleitorais provisórios pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau, saúda todas os partidos concorrentes e felicita o PAIGC e o seu líder, Domingos Simões Pereira, pela sua vitória”, refere em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, liderado por Augusto Santos Silva.

No documento, o Governo garante que vai continuar empenhado em trabalhar em “estreita proximidade com todas as autoridades guineenses”, tanto ao nível bilateral como “no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da União Europeia e das Nações Unidas”.

O Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) venceu as legislativas de 10 de março, com 46,1 por cento dos votos, mas assegura uma maioria absoluta no parlamento apenas com acordos eleitorais, segundo os resultados provisórios hoje anunciados.

No domingo, mais de 761 mil guineenses foram chamados a votar nas três mil mesas de voto, incluindo a diáspora.

Os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) atribuem ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) 47 dos 102 lugares no parlamento, 27 ao Movimento para Alternância Democrática (Madem G-15), e 21 ao Partido da Renovação Social (PRS).

A Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB) ficará com cinco lugares no novo parlamento, enquanto a União para Mudança e o Partido da Nova Democracia, terão um deputado cada.

Mesmo antes de conhecidos os resultados eleitorais provisórios, o PAIGC anunciou um acordo político com a APU-PDGB, depois de já ter assinado um outro, no início da campanha eleitoral, com a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia.

O Madem-G15 assinou também um acordo político com o PRS e anunciou, entretanto, que apresentou várias reclamações junto da Comissão Nacional de Eleições.

Segundo a CNE, houve 15,3% de abstenção.


24.sapo.pt