terça-feira, 4 de junho de 2019

Wow Amazing Future Car 😳🔥🔥



Civil Engineering Discoveries

Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de Junho


#AcabeComaPoluiçãodoAr

Muitas vezes queremos fazer a coisa certa, mas não sabemos por onde começar. Nossos toolkits fornecem um guia sobre soluções para a poluição do ar, permitindo que você escolha o que é certo para você. Se você é empresa, governo, escola ou indivíduo, baixe nossos guias práticos e descubra como #AcabarComAPoluiçãodoAr

https://www.worldenvironmentday.global/pt-br/faca-parte/guias-praticos?

🌎🌤Vamos lembrar de 2019 como o ano que agimos para #CombaterAPoluiçãodoAr !

Fonte: ONU na Guiné-Bissau


Portugal e ONU não encontram razões para Guiné-Bissau ainda não ter formado Governo

"Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado", lança Augusto Santos Silva. Também a ONU já interrogou o PR e pergunta porque ainda não indigitou o primeiro-ministro.


Augusto Santos Silva destaca a importância da colaboração entre Portugal e o país africano
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Portugal e a ONU não compreendem por que ainda não há novo Governo na Guiné-Bissau, disse esta terça-feira o chefe da diplomacia portuguesa, considerando existirem “todas as condições” para o presidente guineense indigitar o primeiro-ministro e marcar eleições presidenciais.

“Não compreendemos porque é que esse Governo ainda não foi formado”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, à margem de um encontro com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na sede da organização em Nova Iorque.


O governante português afirmou que as eleições legislativas de 10 de março determinaram “uma relação de forças” na Assembleia Nacional Popular, com a vitória do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC, liderado pelo antigo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira).


O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a Guiné-Bissau é um dos pontos de principal preocupação da política externa portuguesa e constatou que, tanto Portugal como a ONU não encontram razões para a não existência de um Governo novo no país.

Os responsáveis do Governo português e da ONU questionaram, na reunião, “porque é que o Presidente da República da Guiné-Bissau [José Mário Vaz] ainda não indigitou o primeiro-ministro ou a primeira-ministra”. “Felizmente, as Forças Armadas têm-se mantido completamente à margem da conflitualidade política e insisto, do nosso ponto de vista, há todas as condições para avançar na formação de um Governo e na marcação de eleições (…) presidenciais”, salientou o ministro português.

Santos Silva referiu que o processo de Guiné-Bissau oferece tranquilidade aos parceiros internacionais, já que “as eleições foram muito participadas, decorreram de forma muito serena e foram consideradas eleições completamente transparentes e regulares por todos os observadores internacionais”.

Portugal continua interessado na cooperação com Bissau depois de ter colaborado na realização das eleições de 10 de março: “Basta notar que os boletins de voto foram impressos em Portugal”, comentou o ministro. “Nós não somos parte do processo político da Guiné-Bissau, mas gostaríamos imenso de regressar a um nível de cooperação que já tivemos no passado, que é muito importante e proveitoso para os dois países, mas que implica que haja um Governo em plenitude de funções”, defendeu Augusto Santos Silva.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, deverá nomear em breve um novo enviado especial para a Guiné-Bissau, depois de José Viegas Filho ter terminado o mandato em 16 de maio.

A ONU está presente na Guiné-Bissau com a missão UNIOGBIS, que viu uma extensão do mandato pelo Conselho de Segurança até fevereiro de 2020, mas que deverá acabar no final do próximo ano.

O arrastamento do processo eleitoral da Guiné-Bissau esteve no centro de várias reuniões do Conselho de Segurança da ONU, que deu um prazo até janeiro de 2019 para a realização de eleições e que, no anúncio da data de 10 de março, considerou que essa era a última data aceitável.

Depois da vitória do PAIGC nas eleições legislativas, o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) e o Partido de Renovação Social (PRS) assinaram, a 13 de março, um acordo de incidência parlamentar e governativa para a estabilidade da Guiné-Bissau.

observador.pt

Milestone - Dr. Antônio Artur Sanha


Milestone - Grupo dos 15 - Sábado, 9 de junho de 2018


Milestone - VÍDEO DE ABERTURA DO IX CONGRESSO DO PAIGC


Couve pode deixar seu cérebro 11 anos mais jovem, mostra estudo


A couve é uma folha presente na casa de muitos brasileiros e pode ser usada de diversas maneiras: refogadas, em sucos, farofas, tortas, sopas, enfim, ela é sempre um ótimo ingrediente para tornar nossas receitas mais gostosas, coloridas e saudáveis! 

Essa folha tem grandes benefícios para nossa qualidade de vida. Confira alguns deles!

  • Nutrição, devido à presença de vitamina A e ácido fólico
  • Fonte de cálcio
  • Ação anti-inflamatória e cicatrizante
  • Falta de calorias
  • Fonte de fibras

Há outro benefício adicional que pode incentivar muitas pessoas a incorporarem a folha em sua dieta: a longevidade. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, não apenas a couve, mas as folhas verdes no geral podem contribuir muito para a saúde de nossos cérebros, preservando a memória e as habilidades de raciocínio, à medida que envelhecemos.

“Adicionar uma porção diária de vegetais de folhas verdes à sua dieta pode ser uma maneira simples de ajudar a promover a saúde do cérebro”, disse a autora do estudo, Martha Clare Morris, ScD, epidemiologista nutricional do Rush. “Há aumentos acentuados na porcentagem de pessoas com demência, já que os grupos etários mais velhos continuam crescendo em número. Estratégias eficazes para prevenir a demência são extremamente necessárias”. 

O estudo, realizado com 960 idosos americanos por um período de 2 a 10 anos, revelou que os idosos que comiam pelo menos uma porção de vegetais verdes folhosos por dia demonstraram ser 11 anos mais jovens, cognitivamente, do que aqueles que não comiam. 

Os resultados ainda se mantiveram verdadeiros depois da análise de outros fatores que também influenciam na saúde do cérebro, como consumo de frutos do mar e álcool, tabagismo, hipertensão arterial, obesidade, nível de escolaridade e quantidade de atividades físicas e cognitivas. 

“Os resultados do estudo não provam que comer folhas verdes retarda o envelhecimento do cérebro, mas mostra uma associação”, disse Morris. “O estudo não pode descartar outras possíveis razões para a ligação.”

O estudo foi realizado com pessoas mais velhas, portanto os resultados podem não ser os mesmos para os mais jovens. É preciso que mais pesquisas sejam realizadas para comprovar as mesmas vantagens para estes. Ainda assim, consumir folhas é sempre benéfico para nossos corpos, portanto, devemos ser mais receptivos a elas. 

Você, idoso ou jovem, que tem um consumo regular de couves ou demais folhas verdes, sinta-se à vontade para comentar abaixo os benefícios que percebe em sua qualidade de vida. E não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos! 

osegredo.com.br

As ditas ofertas de equipamentos e matérias que o PAIGCs recebeu durante a campanha eleitoral (imagens em anexo), não foram oferecidas gratuitamente


Por Mussuk-bay Mandina

Meus irmãos, jamais deveriam/devem confiar nos países que já invadiram a África e escravizaram os nossos ancestrais de forma violenta/brutal e nos colonizaram, ou seja, os países que cometeram o maior crime que a humanidade já assistiu: Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Espanha e Inglaterra. Porque as suas estratégias continuem a ter o mesmo objetivo-explorar-nos juntos com os nossos Recursos Naturais, utilizando por este fim os próprios filhos de África com o complexo de inferioridade (os lambe-botas), por exemplo, o atual Presidente do PAIGCs, é um deles.

As ditas ofertas de equipamentos e matérias que o PAIGCs recebeu durante a campanha eleitoral (imagens em anexo), não foram oferecidas gratuitamente. Há acordos assinados por partes. Os que financiaram a campanha eleitoral e milionária do Presidente do PAIGCs estão a exigir o retorno dos seus investimentos. Esta é a razão pela qual o Portugal, através do seu Governo, não quer saber da Constituição da República da Guiné-Bissau e está exigir, frustradamente, a nomeação do governo que será liderado por PAIGCs, mesmo sabendo que é ilegal uma vez que a mesa da assembleia não está constituída.

E não te esqueçam de acordo de pesca assinado entre o atual governo e a União Europeia por alto dirigente do PAIGCs, a ministra das pescas, Adiatu Nandigna!

Não esqueçam que, há dois governo na Venezuela. Governo do Presidente Nicolas Maduro e o governo do presidente “inventado” por Ocidente, Juan Goiado. Este último responde pelos seus financeiros, os empresários e governos do Ocidente.

Portanto, se não unir-nos em prol da Guiné-Bissau, em breve, teremos dois governos e dois presidentes: (i) O Presidente de todos os Guineenses, Dr. José Mario Vaz, e o governo que responde por ele; (ii) o presidente dos interesses dos capitalistas, Cipriano Cassama e o seu governo q será liderado por Domingos Simões Pereira. Daí, o nosso país irá para o ABISMO, e para sempre, uma vez que haverá vários grupos armados!

Portanto, meus irmãos vamos unir para o bem de todos nós e participarmos na MARCHA PARA A DEMOCRACIA, PAZ E CUMPRIMENTO DA LEGALIDADE, esta quinta-feira, dia 06 de Junho!







VIVA POVO HUMILDE DE GUINÉ-BISSAU ✊🏿
VIVA ✌🏿 PRS 
VIVA ☝🏿MADEM-G15

Eid Mubarack_Câmara Municipal de Bissau - Parte dos muçulmanos guineenses assinalam o fim do mês Ramadão.



COMUNIDADE ISLÁMICA GUINEENSE DEVIDIDA SOBRE DATA DE FIM DE RAMADÃO

Os muçulmanos da Guiné-Bissau não chegaram à um acordo sobre a data do fim de jenjum. Uma parte dos praticantes decidiu rezar hoje, dia 04 de Junho de 2019, celebrando o Ide Al Fitr, festa que assinala o final do Ramadão; enquanto a outra parte irá rezar amanhã, dia 05.

O tal desentendimente remonta já há vários anos e deve-se ao facto que os praticantes da religião islámica aguardam a aparição da lua nova, para marcar o fim de 30 dias de jenjum de Ramadão.

O grupo que hoje cumpre a reza, defende estar em sintonia com praticantes da cidade santa da Meca, onde a lua nova foi vista no dia ontém dia 03 de Junho. Ao contrário, o outro grupo espera a aparição da lua nova no território guineense, para depois celebram o fim de Ramadão.

O mesmo cenário aconteceu também em Senegal, país visinho da Guiné-Bissau, onde uma parte rezou nesta terça-feira, ficando uma outra para quarta-feira.

Com a reza de Ramadão assinala-se o fim de 30 dias abstinência de comida, bebida e relações sexuais desde o nascer e até ao por do sol, em cumprimento de um dos maiores pilares do Islão. A festa é sempre comemorada com a roupa nova para ir ao Ide Al Fitr, muita comida, troca de visitas amistosas e de votos de "salam" (de paz).

Aliu Cande / Bissau On-line

Antigo ministro moçambicano Paulo Zucula detido por alegado envolvimento no "caso Odebrecht"

Antigo ministro dos Transportes e Comunicações é acusado de receber subornos

O antigo ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, foi detido nesta terça-feira, 4, em Maputo cidade de Maputo pelo seu suposto envolvimento no "caso Odebrecht", no qual é acusado de ter recebido subornos no valor de 315 mil dólares para viabilizar a construção do Aeroporto de Nacala.

A notícia é avançada pelo jornal O País e pelo portal Carta de Moçambique, indicando que Zucula e Emilliano Finoch, arquitecto de profissão e à data dos factos dono da Construtora Geo Projectos Construções, foram detidos depois de terem sido chamados para prestar declarações na Procuradoria-Geral da República.

O antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, detido na África do Sul e à espera de ser extraditado para Moçambique, também é acusado de ter recebido 250 mil dólares de suborno da construtora brasileira.

Odebrecht reconhece suborno

A Odebrecht, recorde-se, fez um acordo, a 21 de Dezembro de 2016, com a justiça do Brasil, dos Estados Unidos e da Suíça para encerrar investigações na operação Lava Jato.

Na altura, o Ministério da Justiça dos Estados Unidos informou que a construtora brasileira pagou luvas para garantir contratos em mais de 100 projectos em Angola, Argentina, Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Moçambique, Panamá, Peru e Venezuela.

De acordo com as confissões, a Odebrecht se envolveu num massivo e inigualável esquema de suborno e arranjo de licitação por mais de uma década, começando em 2001 e desde então, segundo o Governo americano, pagou aproximadamente 788 milhões de dólares em suborno a funcionários do Governo e partidos políticos em países com o objetivo de vencer negócios nesses países".

Em Moçambique, a empresa reconhece ter pago 900 mil dólares a funcionários do Governo para garantir o contrato para a construção de Aeroporto Internacional de Nacala.

O portal Carta de Moçambique diz saber que Paulo Zucula e Emilliano Finoch serão presentes ao tribunal amanhã para legalização da prisão.

VOA

O Primeiro-ministro diz desconhecer do comunicado emitido pelo Ministério da Função Pública sobre o Feriado Nacional por ocasião da Festa do Ramadão

Governo apela os fiéis muçulmanos para rezarem a favor da paz e estabilidade em prol da UNIDADE NACIONAL. 


Aliu Cande

Eid Mubarak


A Parte oculta do Causa & Efeitos, não uma entrevista mas sim uma imposição

Por Angela Spencer

A entrevista do nosso glorioso Braima Camara (Ba do Povo) no programa patrocinado pelos negócios estrangeiros português Causa & Efeitos onde claramente nem defender-se das perguntas tendenciosas lhe foi dado o direito.

O nosso Ba do Povo defendeu a vontade popular ao responder que a “ A Maioria Do Povo Guineense votou no Madem-G 15” abstratamente trata-se de uma metamorfose obstrutiva, pois a um partido de 8 meses lhe foi incumbido o poder de defender o povo no parlamento e se tornar um dos partidos da oposição mais forte da nossa república.

Malfeitores querem se aproveitar desta metamorfose obstrutiva para mais uma vez degrenir a imagem deste grande senhor que a honestidade tem feito este sofrido povo apostar cegamente nele.

Muitos chamaram a sua linguagem de mentira!!! Meus irmãos todos nós vimos e ouvimos alguém alegar de que se não ganhasse com maioria deixaria o seu lugar!, mas até hoje é o que é, mas claro todos nós estamos habituados a ver está grande novela da maior praga deste povo, quando não se está com eles ou se é analfabeto ou se é Gentio, este alegado grande partido com por eles dito tem de costume culpabilizar tudo e todos.

Ano lectivo nulo e a culpa é de todos menos o glorioso.

Os salários já não são pagos a mais de 3 meses a culpa é de todos menos do glorioso.

Hospitais com condições super precárias e a culpa continua a ser de todos menos o glorioso.

O Madem-G15 é um partido que luta em prol do bem estar deste sofrido povo.

Madem -G15 na pessoa do seu Coordenador Braima Camara vulgo Ba do Povo, respondeu em altura ao João Rosário na sua romaria, apesar deste nem lhe ter deixado responder, mas o nosso grande Líder Ba Do Povo foi um orgulho para todos nós.

Quanto á exposição mediática o nosso coordenador provou ser um grande político e representou com o orgulho o maior partido de oposição desta nossa amada pátria, fez passar a mensagem de que a mesa da ANP foi violada e usurpada pela sede do poder absoluto do paigc um poder que o povo nunca os concebeu.

Braima Camara o glorioso coordenador do Madem-G15, representou com dignidade e com muita maturidade política o nosso grande partido e o PRS.

Quanto ao artigo 27 do regimento não consta em nenhuma alinha que obrigatoriamente tem que se mandar um outro nome.

Pois aqui deixamos bem claro será Braima Camara até 2099, assim quis o povo e assim quer o Madem-G15, pois ninguém irá impor a sua vontade ao nosso glorioso partido.

E que fique bem claro aos maus feitores, Madem-G15 & e o PRS não aprovaram nunca a forma de votar imposta pelo PR da ANP, com isto queremos esclarecer de que mesmo que o nome do Braima Camara tivesse passado nós contestaríamos a forma de votar, pois para os dois grandes partidos a violação da democracia é um erro irreparável

No nosso muito obrigado ao João Rosário por ter dado o mundo a conhecer a ferra política que é Braima Camara, pois mesmo com interrupções consegui fazer chegar a msg

Braima Camara até 2099, manchote oieeeeeeee Victoria oieeeeeeee bas de mesa oieeeeeeee mon na ribaaaaa ☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️☝️

ESTUDO - Beber 25 chávenas de café por dia "equivale a uma e não danifica coração"

Ingerir 25 chávenas de café por dia pode não causar danos ao coração, dizem cientistas.


Seria de esperar que consumir diariamente uma porção ‘gigante’ de café causasse muitos mais danos ao organismo, comparativamente a ingerir somente uma xícara. Mas, segundo um novo estudo essa inferência não é de todo verdade.

Os dados polémicos surgem após a divulgação de estudos anteriores que recomendavam a diminuição do consumo de café, alertando que a bebida com cafeína tem o potencial de endurecer as artérias, aumentando por sua vez o risco de ataque cardíaco e de AVC.

Para a nova pesquisa, 8,412 indivíduos britânicos foram divididos em grupos – um dos quais bebida menos de um café por dia, outro entre um e três, e ainda outro mais de três. Já o último grupo consumia em média cinco chávenas por dia. E alguns ingeriam mesmo 25.

Todas as ressonância magnéticas realizadas ao coração e testes que mediam a pulsação cardíaca no pulso revelaram que beber cinco cafés por dia, ou 25, não causava danos acrescidos às artérias, comparativamente a consumir um café por dia, inclusive quando a idade, peso e uso de tabaco foram tidos em conta.

O médico e professor Kenneth Fung, da Universidade Queen Mary de Londres, no Reino Unido, disse em declarações à publicação The Independent: “Apesar da popularidade generalizada do café por todo o mundo, a divulgação de informações contraditórias pode causar alguma abstinência relativamente ao seu consumo. Porém, a nossa pesquisa indica que o café não é assim tão danoso para as artérias como se pensava anteriormente e como estudos precedentes sugeriram”.

A associação de investigação de doenças cardiovasculares British Heart Foundation afirmou que o estudo excluiu o efeito potencialmente detrimental do café nas artérias.

NAOM

VIOLÊNCIA - Número de mortos em conflitos na Costa do Marfim sobe de 11 para 14

O número de mortos nos conflitos étnicos na região central na Costa do Marfim, em maio, subiu de 11 para 14 mortos, tendo sido detidas 22 pessoas, anunciou hoje o procurador da Justiça de Bouaké, Braman Koné.


"Em termos de mortes, é com pesar que passamos de 11 para 14 mortos", anunciou afirmou Koné em conferência de imprensa, acrescentando: "Temos agora 22 pessoas detidas".

Entre os detidos, Koné referiu estar o responsável da comunicação da prefeitura, Konan Saint Rodolphe, "líder de opinião bem conhecido em Béoumi, e que desempenhou um papel determinante nesta crise".

"Ele utilizou as redes sociais para disseminar informação falsa, racista ou tribalista, com o único propósito de colocar a comunidade baoulé contra a malinké. As suas várias publicações tiveram um impacto que resultou no regresso dos confrontos", sublinhou o procurador.

Em 15 de maio, uma briga entre um motorista de um táxi malinké e um motorista de mototáxis baoulé em Béoumi, uma cidade a 60 quilómetros a oeste de Bouaké, iniciou uma onda de confrontos que matou 14 pessoas, feriu mais de uma centena e provocou 300 deslocados.

"Houve uma briga entre dois irmãos, um motorista malinké [dioula] e um baoulé, [motorista] de mototáxi. Esta briga levou a acreditar que o baoulé estava morto e foi isso que fez com que as coisas degenerassem", explicou na altura o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo, Sidi Touré Tiemoko, nativo do local e membro eleito do distrito, durante uma visita a Béoumi.

Os confrontos intercomunitários, muitas vezes mortais, são comuns na Costa do Marfim, país cuja população, de 22 milhões de pessoas, se distribui por dezenas de grupos étnicos, além de uma grande comunidade estrangeira.

Transportes e disputas de terras são dois dos principais fatores que originam estes conflitos étnicos

NAOM

PORTUGAL GARANTE CONTINUIDADE DO APOIO À GUINÉ-BISSAU

O embaixador de Portugal na Guiné-Bissau anunciou que seu país está disponível em continuar apoiar a Guiné-Bissau.

António Manuel Freire, esta segunda-feira, na saída do encontro com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama, garante que o seu país está presente e vai continuar sempre ao lado da Guiné-Bissau.

Entretanto, recusou pronunciar-se sobre as questões internas da Guiné-Bissau, “porque o seu país já o fez”.

“São questões que tem que ser resolvidas e irão ser resolvidas, em tempo deste contexto na Assembleia Nacional Popular. É obviamente um dado fundamental da equação mas Portugal já manifestou a sua posição e a sua visão sobre situação actual na Guiné-Bissau” realça o embaixador de Portugal para depois enaltecer o apoio do seu país nas realizações das eleições legislativas do dia 10 de Março mostrando a necessidade de realizar as eleições presidenciais ainda este ano com base nas normas constitucionais da Guiné-Bissau.

De igual modo, Cassama, recebeu o embaixador da Angola na Guiné-Bissau, Daniel António Rosa, que depois do encontro falou aos jornalistas do teor do mesmo.

“ O presidente me chamou para dar conta de que uma delegação da Guiné-Bissau deslocar-se-á à Luanda em Julho para participar na Assembleia Parlamentar da CPLP, esperamos que a Guiné-Bissau tal como nos garantiu o presidente, participe com o próprio presidente da Assembleia”, diz.

Igualmente o embaixador de Senegal, Ngour Ndjai, depois do encontro, disse que foi uma visita de cortesia ao presidente de ANP, depois de entregar a sua carta credencial na semana passada ao presidente da República.

Por: Anézia Tavares Gomes

radiosolmansi.net

POLITIZAR SEM PRIMEIRO INSTRUIR

Por Jorge Herbert

Foi justamente o que o PAIGC fez na Guiné-Bissau! Negou a instrução e apostou na politização da sociedade.

Hoje, predomina a insolência e a luta cega pelo poder político, instrumentalizado por uma fraca liderança daquele que devia ser o maior partido guineense, não só pela sua dimensão histórica como pela sua implantação social, consequência dos anos de domínio do aparelho do Estado.

A fraca liderança do PAIGC tentou catapultar o partido através de um novo fenómeno na sociedade guineense, tirando proveito dessa intencional falta de instrução da população, através da manipulação da informação virtual, radiofónica e televisiva, com a difusão, até à exaustão, de falsas notícias em jeito de informação jornalística, diabolizando todos aqueles que decidiram colocar-se do outro lado da disputa política, chegando ao ponto de praticar terrorismo difamatório aos seus familiares, apenas e só pela luta que devia ser na arena política para a conquista do poder...

Esse novo paradigma social guineense, introduzido na sociedade pelo atual líder do PAIGC, é reproduzido até à exaustão pelos seus fiéis “acólitos” deslumbrados com o impacto social da desinformação e de uma calúnia lançada de forma cirúrgica nas redes sociais ou nos órgãos da comunicação social.

Desde o período pós guerra civil de Junho de 1998, que não se via a sociedade guineense tão dividida e tão “inflamada” como nos dias hoje. Amigos, irmãos, primos e outros parentes deixaram de falar porque estão do lado diferente da luta pelo poder. As pessoas, amigos e familiares, chegam a conviver a volta de uma mesa de um café ou restaurante, de uma data festiva em casa de algum familiar ou amigo comum, para a seguir virarem as costas e insultarem-se e ofenderem-se mutuamente as honras familiares nas redes sociais, através de perfis falsos...

Esses perfis falsos tornaram-se no método que o PAIGC encontrou para intimidar todos aqueles que ousarem contrariar os seus propósitos e, sem dar conta, é um fenómeno em generalização e uma potente arma de destruição de laços familiares e de amizade...

Para além de outros factos, que não interessa neste texto em concreto, é pelo acima relatado, que considero o PAIGC e a sua atual fraca liderança, uma ameaça ao nobre caráter que caraterizava os guineenses como pacíficos, hospitaleiros, familiares, amigos dos seus amigos e respeitadores da hierarquia. Por esse novo paradigma introduzido na sociedade guineense pelo atual líder do PAIGC, aquilo que era o extensível espírito de “iermondade” aos amigos e vizinhos, que a gente do meu querido Bairro D’Ajuda ainda tenta preservar, está a desaparecer aos poucos entre nós guineenses, tudo porque usou-se e abusou-se do poder de informar e desinformar, antes de instruir.

Hoje, um candidato a Primeiro-ministro ofende, insulta e calúnia publicamente e sem qualquer pejo ou respeito o mais alto magistrado da nação, o que faz com que qualquer cidadão com mínimo de literacia ofenda e insulta publicamente e/ou nas redes sociais um ministro, o procurador-geral da república, um juiz, um advogado, um médico, etc, etc, sem que tenha qualquer consequência, porque não só têm esses exemplos negativos naqueles que deviam ser o exemplo social, como também é consequência da ineficiência e a mercantilização da justiça, também institucionalizada pela carência económica a que o país foi remetido pela asfixia administrativa, social e económica que o PAIGC impôs ao país na última legislatura, apenas e só por ter perdido o poder...

Hoje é, ilusoriamente, mais seguro navegar nos espaços virtuais com perfis falsos do que ter orgulho na sua própria identidade e na sua família. Quando se tem esse orgulho, muitos criam mais dois ou três perfis para poder descarregar a sua raiva e frustrações pessoais e políticas...

Há dias, dei comigo a pensar que a Guiné-Bissau deve ser o único país do mundo, com democracia representativa, em que o funcionamento do parlamento é bloqueado apenas e só porque um único homem foi destituído do seu cargo! Coisas nossas!

A história nos julgará a todos e todos ao seu tempo. Espero eu é que ainda vamos à tempo de um dia conseguirmos recuperar o espírito de “iermondade” entre familiares, amigos e vizinhos, que essa política pequena, mesquinha e nefasta está a destruir aos poucos...

Jorge Herbert


„Politizar sem primeiro instruir provoca a intervenção do mais grosseiro rosto dos desejos humanos. Aparece a cupidez e a insolência, e por aí adiante.“ — Agustina Bessa-Luís

CRUZ VERMELHA REVELA QUE POR MÊS CINQUENTA CRIANÇAS SÃO SUBMETIDAS AO TRATAMENTO DE “PÉ BOTO” EM BISSAU

O responsável do projeto de reabilitação física do Comité Internacional da Cruz Vermelha no país, Hervé Wandfluh, revelou esta segunda-feira, 03 de junho de 2019, que por mês cerca de cinquenta crianças são submetidas ao tratamento de “pé boto” no único centro de reabilitação motora que o país tem.

O pé boto é uma malformação congénita do pé que necessita de um tratamento ortopédico adequado ao longo dos primeiros anos de vida.

No seu discurso alusivo ao dia internacional do pé boto assinalado sob lema “Juntos numa luta contra o pé boto”, Hervé Wandfluh disse igualmente que o centro faz um tratamento igual e recebe crianças nascidas com pés tortos vindas de todo o país. A idade e o tratamento, segundo Hervé Wandfluh, varia de acordo com a fase da deformação.    

Contou que a sua organização tem apoiado na produção dos materiais ortopédicos e que o  tratamento dos pacientes é gratuito. Também, em alguns casos, financia viagens dos acompanhantes  por forma a incentivá-los a procurarem tratamento no centro.

Para a enfermeira Florinda Sana Sambú, em muitos casos o pé torto é hereditário e se não for tratado a tempo, leva a criança a ter deficiência, sustentando que por motivos de crenças muitas crianças ficam com deformações nos pés e quando chegam ao centro tornam-se difícil ser corrigidas. Por isso, exortou aos pais a procurarem, sempre que necessário, o centro logo que as crianças sejam diagnosticadas com a deformação.   

Em nome das mães dos pacientes, Lisolete Daniel Caetano contou que sua filha começou o tratamento com apenas um mês de vida e que neste momento está quase em pé de  igualdade com as crianças normais, porque foi submetida ao tratamento a tempo e conseguiu seguir integralmente  as instruções dos técnicos. Neste sentido, exortou os pais a recorrerem à ajuda médica como forma de evitar deficiências nos seus filhos e a seguir cabalmente as instruções médicas, que devem ser cumpridas em casa.

“Após o parto, descobri que o pé do meu filho não era igual ao das outras crianças normais e os médicos instruíram-me a procurar o centro de reabilitação motora, onde decorre ainda o tratamento. Mas os pés do meu filho estão  agora normais como os de uma criança normal e todo o tratamento foi grátis”, disse uma das mães da criança com pés tortos.

De acordo com os dados estatísticos da cruz vermelha, cerca de 180.000 casos são registados a nível mundial e 80% deles são em países em desenvolvimento. Em metade dos casos, ambos os pés são afetados e é também duas vezes mais frequente no sexo masculino.

Por: Epifania Mendonça

Foto: E.M 

OdemocrataGB

Comunicado A imprensa Sobre reza d Amanhã... governo da Guiné Bissau



Hamza Abdel Cadre Seidi