terça-feira, 28 de agosto de 2018

PJ de Cabo Verde apreende 50.000 comprimidos provenientes da Guiné-Bissau

Segundo um comunicado da PJ de Cabo Verde, os 49.180 comprimidos estavam dissimulados no interior de caixas de esferovite, com marisco congelado e malas de viagens.


Quase 50 mil comprimidos, anti-inflamatórios e contra a disfunção sexual, provenientes da Guiné Bissau, foram apreendidos pela Polícia Judiciária de Cabo Verde no aeroporto da Cidade da Praia.

Segundo um comunicado da PJ de Cabo Verde, os 49.180 comprimidos estavam dissimulados no interior de caixas de esferovite, com marisco congelado e malas de viagens.

A operação, que decorreu entre os dias 21 deste mês e sábado passado, foi realizada no âmbito da “prevenção e combate aos tráficos ilícitos por via aérea, tendo a apreensão sido efetuada na sequência do controlo de voos de duas companhias aéreas africanas, depois dos respetivos desembarques no Aeroporto Internacional Nelson Mandela”, na cidade da Praia, ilha de Santiago.

Esta ação da judiciária de Cabo Verde foi levada a cabo através da secção central de investigação de tráfico de estupefacientes e com o Serviço de Alfândega e a Guarda Fiscal — CAAT Praia.

observador.pt

POPULAÇÃO DE BISSORÃ DENUNCIA CORTE DE MADEIRAS

Os Populares do sector de Bissorã, região de Oio, norte de Guiné-Bissau denunciaram esta segunda-feira (27 de Agosto) as actividades de corte abusiva de madeira nestas últimas semanas.


O sector tem-se tornado um dos mais movimentados por cidadãos nacionais e estrangeiros cuja proveniência se desconhece para corte de madeira.

A denúncia foi recolhida pela equipa de repórteres da rádio Sol Mansi, que deslocou ate o sector de Bissorã, para se elucidar de perto o abate.

Numa conversa que a nossa reportagem teve com os populares, anunciaram que “ nos dizem que estão a recuperar os troncos já abatidos, mais isso não corresponde a verdade, porque eles estão a abater os troncos novos, e nós queremos que as autoridades competentes nos ajudem a desencorajar esta prática”

“A corte está a ser feita de uma forma descontrolado, por um grupo dos estrangeiros que estão aqui em Bissorã, mas como chegaram aqui e a colaboração com o pessoal ligado à floresta, desconhecemos. Mas o que é certo, é que estão a abater os troncos nas matas de uma forma legal, e isso nos faz desconfiar de que há uma coisa legalizada com as autoridades sectoriais”, explica ainda os populares.

Por outro lado, lamentaram não ter informações claras sobre corte dos troncos nas matas, e adiantam que “todos os dias nós vimos a entrada dos troncos de madeira em Bissorã e o que se sabe, é que é proibido a corte de madeira, mas aqui esta prática está-se a verificar”.

A equipa de reportagem da radio Sol Mansi deslocou-se até a delegacia de floresta do sector de Bissorã na qual encontrou o chefe da operação da guarda-florestal daquele sector mas recusou prestar as declaração sobre o retorno de abate nas matas de Bissorã, alegando que não tem autorização do seu superior.

Esta terça-feira tentamos, sem sucesso, ouvir a reacção do director-geral das florestas aqui em Bissau sobre o abate dos troncos nas florestas de Bissorã.

Na semana passada a Policia Judiciaria anunciou que já procedeu à apreensão de dois camiões com contentores de madeira para tráfico. O governo da Guiné-Bissau decretou em 2015 uma moratória que proíbe durante cinco anos corte de árvores nas florestas do país.

Por: Braima Sigá/ equipa de correspondentes em formação em Mansoa

radiosolmansi.net

LANÇADO PROJECTO “ VOZ DO TURISMO” NA GUINÉ-BISSAU

A direcção geral de promoção turística e hoteleiros lançou esta terça-feira (28 de Agosto) o projecto “ voz do turismo” que se distingue por ser uma prática inédita e diferenciada.


Na ocasião, o director da promoção e investimento turístico Quintino Fernandes afirmou que este projecto vem dar ao sector de turismo, uma cara na arena nacional e internacional “ pois pode constituir um dos melhores meios de divulgação das nossas potencialidades turísticas e poderá também ser um mecanismo impulsionador das actividades turísticas nacionais.

Por outro lado, sublinhou que a Guiné-Bissau tem um ecossistema muito frágil e que deve ser preservado e valorizado através de um turismo responsável.

“ Reconhecemos o papel dos responsáveis ambientais para a salvaguarda da nossa biodiversidade, por isso, temos que redobrar esforços na fiscalização e cumprimento das normas ambientais e turísticos”, diz.

De referir que o projecto “ voz do turismo” se distingue por se pretender levar serviços do turismo e hotelaria aos profissionais da área interessados numa reflexão através de mecanismos fomentados pela prática do turismo interno.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Palácio do Governo acolhe formação sobre "Indicadores de Direitos Humanos e Abordagem Baseada em Direitos Humanos para Autoridades Nacionais

Bissau, 28 ago (UNIOGBIS/PIU) – O Palácio do Governo, em Bissau, acolhe hoje e amanhã uma ação de formação consagrada aos ‘Direitos Humanos e a Agenda 2030’ com incidência sobre os "Indicadores de Direitos Humanos e Abordagem Baseada em Dados aos Direitos Humanos pelas Autoridades Nacionais.


A sessão de abertura do evento foi presidida pelo secretário-geral da Primatura, Olívio Pereira, em representação do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, ausente no ato por questões de agenda, na presença do Representante Especial Adjunto do SG da ONU para a Guiné-Bissau, David Mclachlan-karr. Os dois usaram da palavra no ato de abertura oficial, exortaram para requintado esforço na abordagem da tamática complexa no sentido de resultados melhores.

Hoje, 28 de agosto e amanhã, 29, os cerca de 40 participantes debatem temas, como ‘O sistema internacional de proteção dos direitos humanos’, ‘Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os Direitos Humanos – Articulações’, ‘Indicadores de Direitos Humanos – apresentação do quadro conceptual’, incluindo a ‘Abordagem aos dados baseada nos Direitos Humanos’, tudo devendo ocosionar “recomendações dos mecanismos internacionais de Direitos Humanos e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’, de acordo com o programa da ação.

A formação, a que tomam parte elementos da Sociedade Civil, militares, institutos de pesquisa, direções-gerais da administração pública, entre outros, é promovida pelas autoridades nacionais com o concurso técnico e financeiro das Nações Unidas, através da Seção encarregue de Assuntos Políticos do Gabinete Integrado das Nações Unidas de Apoio à Consolidação da Paz para a Guiné-Bissau (UNIOGBIS).



ONU na Guiné-Bissau

GOSCE- Grupo das Organizações da Sociedade Civil para as Eleições


Comunicado Nº 02/2018

O Grupo das Organizações da Sociedade Civil para as Eleições (GOSCE), reunidos no dia 27 de Agosto do ano em curso, para analisar o andamento do processo eleitoral em virtude do lançamento oficial do recenseamento eleitoral no passado dia 23 do corrente pelo governo nas novas instalações do GTAPE, no qual foi também avaliado os efeitos do comunicado nº1 emitido pelo grupo no dia 20 do corrente mês.

O grupo saúda os esforços que estão a ser empreendidos, destacando a melhoria das instalações para o funcionamento do GTAPE, tornando-a mais propícia para a gestão eleitoral, e a disponibilidade da República de Timor Leste em apoiar as autoridades nacionais no processo eleitoral com a indicação de uma equipa técnica que se vai instalar no país para o efeito.

Entretanto, o grupo constata que na decorrência do comunicado feito a 20/08/12, continua a persistir a falta da disponibilização dos fundos para o processo, ausência na convocação dos Partidos Politicos e Organizações da Sociedade Civil para fazer ponto de situação da campanha de educação civica e consequentemente não envolvimento da Sociedade Civil na organização e operacionalidade da educação civica.

Ainda, vimos pela presnete exortar o governo e todos os atores nacionais e internacionais pelas seguintes situações:

1- Lançamento de recenseamento sem condições técnicais, operacionais, materias e financeiras para que as pessoas possam realizar os seus registos;

2- O lançamento oficial do recenseamento não foi acompanhado com o inicio efetivo do recenseamento eleitora em todo o espaço nacional e na diáspora.

Estes fatos, não sendo imediatamente recolvidos, podem contribuir para comprometimento do sucesso do processo eleitoral e agravar o nível de incerteza à volta do mesmo.

Assim, o grupo recomenda:

1- Suspensão imediata da campanha nos órgãos de Comunicação Social sobre o ínicio do recenseamento com vista a atualização e melhoria dos conteúdos a serem difundidos;

2- Instar o governo a convocar o parlamento, os partidos politicos, as Organizações da Sociedade Civil, e todos os parceiros internacionais implicados no processo para definir um novo cronograma eleitoral e deste modo anunciar o nício efetivo do resenceamento eleitoral;

3- Instar a Comunidade Internacional a acelerar o processo de desbloquiamento dos fundos prometidos para o apoio ao processo eleitoral de modo a viabilizar o cronograma a ser atualizado.

O Grupo das Organizações da Sociedade Civil para as eleições reafirma a sua disponibilidade de apoio ao sucesso do processo e ainda apela ao sentido de responsabilidade, de serenidade e de prudencia, que a situação exige, a todos os atores implicados no processo.

Bissau, 27 agosto de 2018 
A Coordenação

Braima Darame

Já pesquisou a palavra ‘idiota’ no Google? Saiba quem é a estrela que aparece

Donald Trump é a cara que mais aparece na pesquisa do Google quando se pesquisa as palavras 'idiota' ou 'idiot'.


Numa altura em que há uma aparente luta entre Donald Trump e a Google, fomos pesquisar pelas palavras ‘idiota’ e ‘idiot’. E o vencedor é… o presidente do Estados Unidos, Donald Trump.

As pesquisas do Google funcionam de forma estranha e, por lá, encontra-se sempre algo peculiar em relação a qualquer assunto pesquisado. Neste caso não é exceção: ao pesquisar a palavra ‘idiot’ (idiota em português) nas imagens deste motor de busca aparece nem mais nem menos que Donald Trump. Esse foi mesmo tema de debate esta semana, com Trump a acusar a gigante tecnológica de o prejudicar nas pesquisas e a Google a defender-se dessas acusações.

Esta associação da palavra “idiot” (idiota) ao presidente dos Estados Unidos nem é novidade. Foi acentuada graças a um desafio feito pelos britânicos aquando da visita de Trump a Londres. O objetivo passou por levar a música “American Idiot”, da banda Green Day, ao número 1 no top de músicas no Reino Unido.

O download em massa da música foi feito entre dia 6 e 12 de julho, para que a canção estivesse em primeiro lugar quando o presidente do Estados Unidos aterrasse em Inglaterra. O facto de as notícias associarem a música à cara de Trump ajudou a que Trump fosse rei e senhor no topo das imagens da pesquisa do Google com o termo ‘idiot’.

Mas o polémico e adepto de fazer comentários no Twitter Donald Trump não é a única personalidade que se encontra ao pesquisar a palavra “idiot” no Google, embora surja com completo destaque em vários tipos de fotos no topo da pesquisa. Os próprios filhos do presidente dos Estados Unidos, Eric Trump e Donald Trump Jr estão igualmende associados à palavra. O cantor Kanye West, Rodrigo Duterte (presidente das Filipinas) e Vladimir Putin (presidente da Rússia) também aparecem nesta pesquisa no motor de busca.

Na sua página pessoal do Twitter, Donald Trump expressou o seu descontentamento relativamente às noticias que apareciam no Google em relação a ele : “A pesquisa do Google de ‘Trump News’ apenas mostra noticias falsas”. E o presidente garantiu que ia resolver a bem ou a mal a situação.

E em português, quem se vê quando se pesquisa ‘idiota’? O presidente norte-americano também surge com destaque nas pesquisas, embora sem o domínio que se vê usando a palavra em inglês. Os conhecidos memes também marcam presença ao satirizar personalidades como Lula da Silva, ex presidente do Brasil, e Temer o presidente atual. Não falta o famoso Mr Bean, personagem do programa de televisão britânico (e mais tarde de filmes) e a personagem do filme Doidos à Solta, Lloyd, interpretada por Jim Carrey.

insider.dn.pt

CMB - Novos dirigentes tomam posse

Bissau, 28 Ago 18 (ANG) – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Luís Silva de Melo, conferiu posse no domingo a novos dirigentes da edilidade para as funções de Secretária-geral, Inspecção municipal, Controlo de Qualidade entre outras.


Segundo o gabinete de Imagem da CMB, as novas nomeações foram decididas na última reunião do conselho directivo da CMB, realizada no dia 13 do corrente e respeita a nova configuração orgânica da instituição.

Em consequências da deliberação Fernando Arlete, que chegou de ser vice-presidente da CMB, é agora Inspector Municipal.

Fidélis Quintino Gomes foi nomeado Secretário-geral da CMB, Meta Mané para as funções da Directora de Administração e Finanças, Issuf Conta, passa a ocupar o lugar de Director de Assistência e Gestão Municipal.

Para as funções de Directora de Controle de Qualidade foi nomeada Janice Aleluia Lopes Nunes, enquanto que Osvaldo Abreu, passa a assumir as funções do Director dos Serviços Técnicos e Operativos da Câmara Municipal de Bissau.  

ANG/LLA//SG

ONG preocupada com cultivo de organismos geneticamente modificados na Guiné-Bissau

A organização não-governamental guineense Tiniguena está preocupada com aquisição de "grandes quantidades de terras aráveis" pelas multinacionais que as usam para cultivo de produtos geneticamente modificados, desconhecidos pela população do país.


A preocupação foi transmitida hoje à agência Lusa por Ericson Mendonça e Welena da Silva, juristas ligadas a Tiniguena (expressão que quer dizer esta terra é nossa, num dos dialetos guineense), ONG que se destaca na defesa do património biológico e recursos naturais da Guiné-Bissau.

Ericson Mendonça disse que “as multinacionais estão a comprar terras em grande quantidade” na Guiné-Bissau “para agroindústria bio”.

“Mas de bio aquilo não tem nada. Aquilo é tudo organismos geneticamente modificados”, disse, salientando que em Bafatá, uma empresa adquiriu uma grande quantidade de terras onde está a utilizar sementes geneticamente modificadas.

Welena da Silva, docente na Faculdade de Direito de Bissau, conhecido estudioso guineense de questões ligadas ao ambiente, urbanismo e energia, alerta para “um outro risco” para um subtipo da agricultura que é praticada pela maioria da população camponesa do país.

“Os camponeses costumam guardar as suas sementes para anos seguintes, mas os OGM não podem ser guardados, pois estragam-se e isso pode dar cabo da agricultura familiar”, notou Welena da Silva.

Os dois juristas lembram o caso de uma multinacional “que quase assinou um contrato” com o Governo da Guiné-Bissau, em 2011, para aquisição de terras para plantação de jatrofa, que seriam utilizados para produção de biocombustíveis, a partir de plantas geneticamente modificados.

“Seria uma área igual a cerca de cinco campos de futebol”, lembraram os dois juristas, para acrescentar que o contrato não foi adiante por causa da pressão da Tiniguena.

Welena da Silva e Ericson Mendonça não têm dúvidas de que permitir aquele contrato seria autorizar que se dessem cabo de extensas bolanhas (arrozais), mas também colocar em causa os lugares de práticas ancestrais das populações daquelas zonas, observaram.

“As multinacionais veem a Guiné-Bissau como um Estado frágil, económica e politicamente, entram aqui e fazem o que querem”, defendeu Ericson Mendonça, citando um estudo feito pela Tiniguena em relação a sete situações de “açambarcamento de terras” por empresas estrangeiras “de intenções duvidosas”.

noticias.sapo.ao

RENOVADORES QUEREM ELEIÇÕES NA DATA MARCADA

O presidente do Partido da Renovação Social -PRS- exortou este domingo (26 de Agosto) o chefe do governo Aristides Gomes para não adiar as eleições legislativas marcada para o dia 18 de Novembro.



As declarações do líder dos renovadores Alberto Nambeia vêm na sequência da sua deslocação à ilhas de Bolama/Bijagós, concretamente, Canhabaque, para inteirar dos trabalhos da estrutura de base dos militantes daquela ilha.

“Estamos a pedir o primeiro-ministro para que nos organize as eleições no dia 18 de Novembro para que os guineenses possam votar para mudança, e quem vai ganhar com isso, é o povo guineense. Se o PRS ganhar as eleições, vai convidar todo os partidos e todos os guineenses para governar desde que estejam em condição de governar. Para construir a Guiné-Bissau, tem que ser com o esforço de todos, por isso que eu gosto desta expressão (quem pode levar o país para o desenvolvimento que Deus lhe da a vitoria) ”, sublinha.

Nambeia apela por outro, o povo guineenses para afastar das urnas todo o partido que quer a violência, “porque o povo guineense já estão fartos das intrigas, para isso queremos que as eleições não sejam adiadas”.

O escrutino está prevista para o próximo dia 18 de Novembro. O recenseamento eleitoral devia ter iniciado no passado dia 23 de Agosto com a duração de um mês, mas segundo o chefe do executivo guineense na abertura do processo de recenseamento, não há por enquanto os kits para iniciar o processo.

Por: Braima Sigá

radiosolmansi.net