segunda-feira, 11 de julho de 2022

Corpo de José Eduardo dos Santos já foi autopsiado... Autópsia foi pedida pela filha do ex-presidente angolano, Tchizé dos Santos, por suspeitar das circunstâncias que levaram à morte do pai.

© Sean Gallup/Getty Images

Notícias ao Minuto  11/07/22 

O corpo do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, já foi autopsiado. A informação é avançada esta segunda-feira pela agência AFP. 

A autópsia foi requerida pela filha Tchizé dos Santos por suspeitar das circunstâncias que levaram à morte do pai. 

Refira-se que equipa de advogados de Tchizé tinha denunciado no sábado a "pressão" do governo de Angola, que fez viajar para Barcelona vários dos seus membros, juntamente com o Procurador-Geral da Republica, para recolher o corpo do ex-presidente e celebrar um funeral de Estado em Angola.

Segundo a família, o ex-presidente terá manifestado o desejo de ser sepultado em Barcelona e, por isso, querem impedir que um possível funeral de Estado em Angola seja utilizado politicamente por João Lourenço, o atual presidente do país. 

No Instagram, Tchizé voltou hoje a frisar que a família quer que o corpo de José Eduardo descanse "longe dos traidores e algozes", recusando assim um funeral em Angola. "Caros sequestradores do estado angolano: eu não roubei ninguém e não preciso nem quero a vossa amnistia”, escreveu a ex-deputada do MPLA.

Recorde-se que Tchizé, bem como a filha mais velha do ex-presidente, Isabel dos Santos, que enfrenta processos judiciais em vários países, não vão a Angola há vários anos, alegando perseguições políticas e temerem pela própria vida.

Morte trouxe à tona desavenças familiares e motivou queixa

José Eduardo dos Santos morreu, esta sexta-feira, em Barcelona, onde estava internado. A sua colocação nos cuidados intensivos trouxe à luz tensões no seio da família, nomeadamente entre a ex-mulher de José Eduardo dos Santos, Ana Paula, e pelo menos uma das suas filhas, Tchizé dos Santos. 

Tchizé apresentou queixa em Barcelona, no início de julho, e pediu que fosse aberto um inquérito por, entre outras questões, "a alegada tentativa de homicídio, falta de assistência a uma pessoa em perigo, ferimentos causados por negligência grave", de acordo com os dois escritórios de advogados que aconselham a filha do antigo presidente angolano.

A filha acredita que Ana Paula e o médico pessoal do ex-presidente são responsáveis pela deterioração da saúde de José Eduardo dos Santos. Segundo os seus advogados, Tchizé diz que o pai e a ex-mulher estavam separados há algum tempo e que ela não tinha poder de decisão sobre a sua saúde porque o casamento não é legalmente reconhecido em Espanha.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ CUMPRIU COM.O SEU DEVER DE MUÇULMANO NA REZA DO EID MUBARACK.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

REZA TABASKI_ PR Umaro Sissoco Embaló deseja paz, saúde e união à todos os guineenses.
_EID-AL-KEBIR_EI AL-ADHA_

ENTREVISTA - O que é e como prevenir vírus que paralisou o cantor Justin Bieber

© Getty Images

Notícias ao Minuto   11/07/22 

Está presente no sistema nervoso de mais de 90% das pessoas com mais de 50 anos. Mas, afinal, o que é? Como prevenir? Tiago Meirinhos, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e coordenador da Unidade de Reumatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, responde.

O conhecido cantor canadiano Justin Bieber, de 28 anos, foi recentemente notícia depois de ter anunciado uma pausa forçada na carreira "por motivos de saúde". Mais tarde, num vídeo publicado na rede social Instagram, a estrela pop revelou os motivos do afastamento.

"Como podem ver no meu rosto, tenho esta síndrome, designado Ramsay Hunt, e este vírus, que atacou o nervo do meu ouvido e os meus nervos faciais, causou a paralisia na minha cara", explicou aos fãs.

E o que esteve na origem desta paralisia? O vírus da varicela, que se designa por varicela zoster ou herpes zoster. Os sintomas podem incluir dor, vertigens, manchas e bolhas vermelhas junto à orelha e problemas de audição.

A boa notícia é que "existe, atualmente, uma vacina eficaz para prevenir o aparecimento da zona e atenuar as suas manifestações no caso de ela aparecer", afirma Tiago Meirinhos, secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e coordenador da Unidade de Reumatologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

Apesar de a zona ser uma doença a que toda a população está sujeita, mais de 90% das pessoas com mais de 50 anos vivem com este vírus no seu sistema nervoso. Estima-se também que um em cada três adultos venha a desenvolver infeção por herpes zoster ao longo da vida, devido à deterioração gradual do sistema imunitário.

Tiago Meirinhos

O que é a zona?

A zona, ou herpes zoster, é uma doença provocada pela reativação do vírus da varicela (vírus varicela zoster). Este vírus provoca a varicela, ficando depois adormecido nas células do sistema neurológico, podendo ser reativado durante a fase adulta em cerca de 30% da população previamente infetada, ocorrendo geralmente em pessoas acima dos 50 anos. A zona manifesta-se por lesões cutâneas muito dolorosas e pruriginosas, que têm a duração de duas a quatro semanas, e são responsáveis por um grande sofrimento.

Quer isso dizer que todas as pessoas que tiveram varicela estão em risco de ter zona.

Sim. Pode ocorrer em cerca de 30% dos adultos, geralmente acima dos 50 anos. Existem, no entanto, alguns subgrupos nos quais o risco de zona é superior, nomeadamente doentes imunossuprimidos, por doença ou medicação, e doentes com cancro, nomeadamente linfomas.

  • A dor aumenta progressivamente, tornando-se muito intensa e com grande impacto na qualidade de vida do doente, muita vezes impossibilitando até o sono

A que sintomas devem essas pessoas prestar atenção?

Numa fase inicial, o sintoma mais comum é um formigueiro ou parestesias, geralmente unilaterais a nível dorsal ou no tronco, embora possa atingir a face e região ocular e, nesses casos, com maior gravidade e pior prognóstico. Posteriormente, as parestesias evoluem para ardor, prurido e dor associada. Numa segunda fase, surgem então as lesões típicas de zona, que são manchas avermelhadas e pequenas bolhas que contêm um líquido transparente. A dor aumenta progressivamente, tornando-se muito intensa e com grande impacto na qualidade de vida do doente, muita vezes impossibilitando até o sono. As lesões bolhosas vão dando lugar a crostas que cicatrizam em sete a 10 dias.

É transmissível?

As lesões de zona por si não aumentam o risco de contrair zona, mas em pessoas sem história de varicela prévia, esta pode desenvolver-se após contacto com estes doentes. Nesses casos, o contacto com doentes com zona deverá ser evitado, principalmente na fase bolhosa.

a maior complicação associada à zona é nevralgia pós herpética, que ocorre em cerca de 5 a 30% dos doentes com zona

Qual o período de contágio? E de incubação?

O período de contágio pode durar até duas semanas e o de incubação de dois a quatro dias após contacto com a pessoa infetada.

Quais as principais complicações associadas?

Geralmente, a zona resolve-se em quatro semanas com o tratamento adequado. Nos casos de zona ocular, uma das complicações é a perda de visão, motivo pelo qual estes casos são de maior gravidade. No entanto, a maior complicação associada à zona é nevralgia pós herpética, que ocorre em cerca de 5 a 30% dos doentes com zona. A nevralgia pós herpética manifesta-se por dor crónica no local da zona (definida como dor com duração superior a 120 após a zona e descrita como 'queimadura constante', 'formigueiro', 'ardor' ou 'facada'), sendo esta muito intensa e de difícil tratamento, estando também associada ao desenvolvimento de depressão e perda de qualidade de vida. Outra das complicações associadas é a sobreinfeção das lesões cutâneas, com necessidade de tratamento antibiótico suplementar, prolongando a duração da zona.

Existe tratamento?

Sim e deve ser feito o mais precocemente possível, geralmente nos primeiros dias de sintomas, motivo pelo qual todos devemos estar atentos.  

Mesmo depois de ter zona, é possível que a mesma pessoa venha a ter um novo episódio

Em que consiste?

Para o tratamento são utilizados vários tipos de medicamentos, que consistem em antirretrovirais e analgésicos para controlar a forte dor associada. Atualmente, ainda não existem medicamentos que permitam erradicar o vírus da varicela do nosso organismo. No entanto, existe atualmente uma vacina eficaz para prevenir o aparecimento da zona e atenuar as suas manifestações no caso de ela aparecer.

Depois de tratada, a zona volta a causar problemas?

Mesmo depois de ter zona, é possível que a mesma pessoa venha a ter um novo episódio, que geralmente ocorre numa região/dermátomo diferente.


Leia Também: Justin Bieber atualiza fãs sobre estado de saúde e refugia-se na fé

SANNA MARIN - Calções e cabedal. Primeira-ministra da Finlândia fez furor em festival... De calções, botas e casaco de cabedal, o look de Sanna está a dar que falar.

© Reprodução Ruisrock

Notícias ao Minuto  11/07/22 

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, de 36 anos, marcou presença no festival de música Ruisrock em Turku, este sábado. 

De calções, botas e casaco de cabedal, o look de Sanna está a dar que falar por ser pouco usual numa figura de estado. 

Ainda que usem roupa mais informal, um look festivaleiro é incomum. 

A política é conhecida pelo seu gosto pela música rock.

"As férias começaram hoje", escreveu Marin numa foto publicada no sábado com o seu marido Markus Räikkönen.

"As férias começaram hoje", escreveu Marin numa foto publicada no sábado com o seu marido Markus Räikkönen.

O festival Ruisrock visitado pela primeira-ministra finlandesa Sanna Marin, aconteceu de 8 a 10 de julho no Parque Ruissalo na cidade de Turku. É um dos eventos culturais mais importantes e mais antigos da Finlândia. A primeira edição teve lugar em 1970.