quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Não temos vergonha de dizer de que somos pelos LAVRADORES, de que somos pelos CAMPONESES



Francisco Jose Gomes Fernandes

O Governo guineense acusa Mário Yala, magistrado do ministério público, denunciando sua postura incorreta no processo de 800 kg de cocaína, apreendida na operação Carapau da polícia judiciária guineense, meados de Março último

CONFIRA O VÍDEO GOVERNO ATRIBUIU O MINISTÉRIO PÚBLICO A PIOR NOTA ENTRE AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO.

A Ministra da Justiça guineense Ruth Monteiro, foi quem apresentou a imprensa o pronunciamento do executivo face ao processo judicial do caso de oitocentos kgs de cocaína apreendida pela polícia judiciária na operação Carapau.





Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

Guiné-Bissau Concidadãos Guineenses atentos com juízos dos seus valores da Nação. Extensivo ---Segundo Ex primeiro ministro Dr. Artur Sanhá , a máscara da CEDEAO caiu por terra

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Obrigado Dr. Artur Sanhá, dizer que às suas palavras mostram CARÁTER e honra de um Cidadão que revela um valor DIGNO da nossa PÁTRIA amada, querida sofrida, você é um Homem para defender a INTEGRIDADE física da nossa soberania NACIONAL e integridade territorial, custa o que custar, isso é a razão pelo qual nós como deve calcular, estamos nessa luta com a Sua Excelência Presidente da República, pelo menos, a dignidade da nossa Pátria Amada foi reposta como também o ORGULHO NACIONAL de um Estado Soberano! 


Portanto esse movimento de Pátriotas Guineenses contra Colonialismo, fundado por Dr. Artur Sanhá, Eu OSVALDO Democrata em Ação, pessoalmente estou dentro desse movimento sem pensar duas vezes, e sem pedir licença para entrar, porquê? Porque o meu País está a ser ameaçado por uma invasão estrangeira com ajuda de piores filhos PICARETAS ativos, agressivos da nossa Pátria, negritude traidores da causa, segundo Amílcar Lopes Cabral, são fracos moralmente, seres não pensantes.

Afirma o Democrata em ação.



Sola N’Quilim: “PRS CONSIDERA ‘DECLARAÇÃO DE GUERRA’ QUALQUER TENTATIVA DE ESTACIONAMENTO DO ECOMIB NO PAÍS”

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Sola N’ Quilim Na Bitchita, afirmou esta quinta-feira, 14 de novembro de 2019, que o seu partido não hesitará em considerar “declaração de guerra”, qualquer tentativa de estacionamento de mais contingentes militares da ECOMIB em qualquer ponto do território nacional.

Sola Nquilim falava numa conferência de imprensa, realizada na sede principal desta formação política em Bissau. Na ocasião, Na Bitchita disse que os renovadores não pouparão esforços para impedir a tradução à prática das intenções maléficas a todo custo, de hipotecar o futuro do povo guineense e muito menos transformar a Guiné-Bissau em narco-estado, com consequências sobejamente imprevisíveis.

Aquele dirigente do partido de milho e arroz, informou que é chegada a hora de dizer basta a tentativa de transformar a pátria de Amílcar Cabral em palco de disputas, motivadas por inconfessáveis interesses econômicos e geoestratégicos de quem quer que seja, disfarçada em famosa “mediação” da crise política guineense pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“Não existem memórias duma atuação tão brutal, cínica e de tamanha humilhação semelhante a esta que a CEDEAO que pretende pela primeira vez, implementar na Guiné-Bissau e que nunca fez em nenhum outro dos 15 estados membros de pleno direito desta organização sub-regional africana. O PRS vai esperar para ver até que ponto esta xenófoba resolução da CEDEAO vai ser implementada neste chão sagrado da Guiné-Bissau, cuja independência custou suor e sangue”, enfatizou.

Ainda na mesma conferência de imprensa, Sola Nquilim Na Bitchita acusou o Embaixador dos Estados Unidos de América, representantes da União Africana e da CEDEAO na Guiné-Bissau de deixarem cair as máscaras, enquanto principais protagonistas destas desenquadradas resoluções adotadas pela CEDEAO, numa altura em que o país goza duma absoluta tranquilidade e paz. Acrescentando que o Embaixador dos Estados Unidos de América Tulinabo Mushingi, tem vindo sistematicamente a imiscuir-se nos assuntos internos da Guiné-Bissau.

Por: Aguinaldo Ampa

Por: A.A

odemocratagb.com

PRS ACUSA UA, CEDEAO E EUA DE INTERFERÊNCIA NOS ASSUNTOS INTERNOS DA GUINÉ-BISSAU


O Partido da Renovação Social (PRS), a terceira força política no parlamento da Guiné-Bissau, acusa a comunidade internacional, nomeadamente a União Africana (UA), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e os Estados Unidos de América (EUA), de tomarem a decisão “imprudente” em interferirem nos assuntos internos do país, apelidando de bandido e golpista o embaixador dos EUA, Tulinado Mushingi.

Em causa, segundo o PRS, está a postura da comunidade internacional, que manifestaram o seu apoio ao governo liderado por Aristides Gomes, considerando ilegal o decreto do Presidente José Mário Vaz, que destituiu tal executivo e a CEDEAO anunciou o reforço da sua força militar, a ECOMIB, de forma a assegurar as eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

Em conferência de imprensa na sede do partido em Bissau, o líder da bancada parlamentar do PRS, Sola N’Quilim Nabitchita, acusa os representantes destas organizações internacionais (Ovídio Pequeno, da UA, Dipló Blaise, da CEDEAO e Tulinado Mushingi) de criarem imagem em como a Guiné-Bissau não é um país estável.

“Estes senhores são pobres e foram mandados pelos seus chefes só para ganharem dinheiro, por isso, cada vez mais tentam criar a imagem em como a Guiné-Bissau não é um país estável”, argumentou N’Quilim Nabitchita.

Radio Jovem Bissau


Chegada em Djabicunda Leste do país! Jomav "Presidente di Paz" na seção de Djabicunda região de Bafatá


UNIOGBIS QUER QUE AS ELEIÇÕES PRESIDÊNCIAS DE 24 DE NOVEMBRO TERMINE COM A INSTABILIDADE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU???

A Chefe da Secção de Direitos Humanos de UNIOGBIS diz que o recuo que a Guiné-Bissau tem vindo a enfrentar nos últimos anos, deve-se a instabilidade política sobretudo no período pós eleitoral.


Mireya Peña Guzman fez estas declarações esta quinta-feira (14/11) no acto da abertura do seminário de formação de dois dias aos agentes da sociedade civil sobre “Monitorização dos Direitos Humanos no Contexto Eleitoral”.

De acordo com esta responsável o escrutínio de 24 de Novembro deve servir para inverter a tendência do ciclo de instabilidade a fim de construir alicerce solida para construção de uma sociedade fundada nos valores de paz, democracia e direitos humanos.

“ Nos últimos anos, o quadro global dos direitos humanos e revolução política, social e económica na Guiné-Bissau é caracterizado por avanços e recuos. Esta constatação deve-se essencialmente a instabilidade política sobretudo no período pós eleitoral, portanto as eleições presidências devem servir para inverter esta tendência e construir alicerces sólidas para a construção de uma sociedade fundada nos valores de paz, democracia e direitos humanos”, referiu.

Por outro lado, Guzman apelou aos jornalistas para absterem de discurso que possa incitar ódio e violência ou a discriminação durante esta campanha eleitoral. “ Pois os interesses para as disputas eleitorais são ideias, programas e projectos políticos voltados para a promoção de desenvolvimento, estabilidade e justiça social. O papel da sociedade civil é fundamental para o equilíbrio do processo eleitoral, todavia esta participação deve respeitar os princípios da objectividade, imparcialidade e a independência face aos interesses públicos”

Entretanto, o vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Vitorino Indeque advertiu aos candidatos que o momento é de suma importância para estabilização do país. “ Também o momento é de muita responsabilidade. Cada um dos candidatos mesmo se for derrotado, deve fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar o país”.

Durante dois dias vão ser abordados padrões internacionais de direitos humanos e aspectos a monitorizar no contexto eleitoral; Dimensão género no processo eleitoral e monitorização de grupos específicos entre outros.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

5.000 PESS0AS VIVEM COM DIABETES NA GUINE-BISSAU

Diabetes afecta actualmente mais de 5.000 pessoas na Guiné-Bissau, os dados são da Associação Nacional de Defesa dos Diabéticos do país


Os dados revelados no dia que o mundo celebra, hoje (14 de Novembro), o dia de luta contra diabetes (conhecido também como excesso de açúcar no sangue) cujo lema, este ano, é “Família e Diabetes”. O dia existe por causa de todas as viventes com diabetes e ainda visa travar o crescimento da pandemia que está a ganhar mais força no país.

Segundo a Associação Nacional de Defesa dos Diabéticos, para ajudar a diminuir a propagação da doença, este ano, pretendem fazer actividades que incluem despistagem gratuita na região de Oio e ainda com debates radiofónicos que visam conscientizar as pessoas sobre a doença e ainda divulgar ferramentas para a prevenção da doença.

Entretanto, em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), o médico guineense e especialista em medicina familiar, Januário Lima, disse que os sintomas de diabetes incluem perda de peso e diluição da urina.

“Entre outros sintomas existem poliúria (excesso de urina pouco concentrada) e fraqueza muscular que motiva perda do peso mas estes sintomas são vistos no tipo 1) ”, explica.

Embora estes são alguns dos sintomas mas, o médico alerta que perante qualquer diferença no corpo as pessoas devem recorrer ao hospital ou centro de saúde.

“Diabetes deve ser objectivado através de análises. As vezes existem condições de pré diabetes (com mais possibilidade de ter a doença) mas que não té essencialmente a doença em si”, alerta.

Médico Januário Lima disse ainda na mesma entrevista que diabetes pode ser prevenida através de exercícios físicos, evitar sedentarismo e ainda o consumo de tabacos e de álcool.

“As pessoas devem corrigir os factores de risco porque diabetes não gosta das pessoas que praticam exercícios físicos, devemos prevenir hipertensão e colesterol, reduzindo peso e acima de tudo evitar o consumo excessivo de qualquer tipo de drogas e ainda de álcool”, aconselha.

Existem vários tipos de Diabetes (um que pode ser hereditário e o outro que pode ser adquirida) e outros tipos e diabetes é adquirido com a falta de má alimentação sedentarismo e ainda devido aos outros factos que afectam a saúde.

Segundo dados disponíveis por ano mais de 5 milhões de pessoas morrem por causa de diabetes e mais de 400 milhões vivem com esta doença crónica provocada por subida anormal de açúcar no sangue mas que pode ser controlada. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

radiosolmansi.net

Os chefes de estado maior das forças armadas, cujo presidentes integram a comitiva dos chefes dos estados que visitarão o país no final de semana em curso, já se encontram no Palácio do Governo a reunir com Aristides Gomes, primeiro-ministro? da Guiné-Bissau.


O primeiro-ministro? afirma que o reforço da força da ECOMIB no país visa apenas dar mais condições de segurança nas eleições presidenciais.



Aristides Gomes falava a imprensa após ter reunido no palácio do governo, com chefias militares dos Países membros da CEDEAO.

Perante a imprensa o governante desdramatizou as fortes pressões de certos dirigentes partidários, que de forma firme opuseram à vinda para o país, a vinda do contingente do bloco subregional.


Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

Doka Ferreira was live.


Sobre CEDEAO




Doka Ferreira

Umaro Cissoko Embalo, candidato suportado pelo Madem-G15 está na Universidade Lusófona à convite da Associação Académica.




Mutaro Uldada Cisse

Suportado pelo Madem-G15, Umaro Cissoko Embalo é o primeiro candidato a interagir com os estudantes da Universidade Lusófona

À convite da Associação Académica, todos os candidatos às presidenciais de 24 novembro terão oportunidade de expor as suas ideias e perspectivar os desafios sa sua presidencia para os próximos 5 anos, em caso de vitória.




Aliu Cande

DROGA - “Maré branca”: em França, há quilos e quilos de cocaína a dar à costa

Mais de uma tonelada de droga foi parar às praias do litoral atlântico francês no último mês. Autoridades desconhecem a origem dos embrulhos.

A polícia reforçou as patrulhas nas praias perto de Bordéus, mas isso não afasta a curiosidade dos transeuntes RICARDO ROJAS/REUTERS/ARQUIVO

Tem sido chamada de “maré branca”: mais de uma tonelada de droga (sobretudo cocaína) deu à costa nas praias da costa atlântica de França no último mês, anunciou na terça-feira o procurador da cidade de Rennes, Philippe Astruc. A origem da droga ainda é incerta, não se sabendo se se trata de um acidente ou de uma descarga voluntária.

O aparecimento de embrulhos de cocaína tem sido observado “desde meados de Outubro, com uma intensificação desde 4 de Novembro”, explicou Astruc.

O procurador de Rennes indicou que “foi estabelecida uma cooperação policial de escala europeia e também com as autoridades norte-americanas”, para ajudar na tarefa de determinar a fonte da mercadoria. “Várias hipóteses são possíveis, mas neste momento privilegiamos uma descarga após uma avaria ou uma tempestade”, concluiu Philippe Astruc.

O último balanço da droga apreendida apontava para 760 quilogramas, na segunda-feira; agora, ultrapassa uma tonelada. A título de comparação, foram apreendidas 17,5 toneladas de cocaína em França durante todo o ano de 2018, segundo os dados do Observatório Francês da Droga e da Toxicodependência (OFDT).

Authorities have closed beaches in southwest as packages of cocaine continue to mysteriously wash up along the country's Atlantic coast, with more than 1,000 kilograms discovered since mid-October http://u.afp.com/JHVo 
View image on TwitterView image on TwitterView image on Twitter

Na segunda-feira, um adolescente de 17 anos com cinco quilos de cocaína em sua posse foi detido pelas autoridades numa praia de Lacanau, interdita ao público após a descoberta de pacotes de droga desde a semana passada na costa de Gironda. Segundo os polícias, o adolescente deslocou-se especialmente desde a cidade de Toulouse, no sudoeste de França, tendo sido detido por “detecção e aquisição de substâncias ilegais”.

Debaixo de fortes chuvas, dezenas de polícias examinavam na segunda-feira o areal numa extensão de 13 quilómetros das praias de Porge, para tentar localizar pacotes de cocaína que têm encalhado no litoral atlântico. A operação envolveu helicópteros das alfândegas e da polícia a vigiar a costa, enquanto as autoridades verificaram o conteúdo dos sacos de quem visitava as praias da região, bem como os veículos nos parques de estacionamento.

Na pequena cidade de Porge, localizada a 45 quilómetros a oeste de Bordéus, os primeiros pacotes foram encontrados no sábado, tendo o presidente da câmara, Martial Zaninett, emitido de imediato um despacho a interditar o acesso àquela área. “Os serviços do Estado pediram para proibir o acesso aos 13 quilómetros de costa que temos em Porge, para proteger as praias e por razões de evidente perigo de produtos que chegam às costas”, explicou Martial Zaninett.

As autoridades alertaram contra esses produtos “altamente concentrados”, referindo “o risco de lhes tocar que pode provocar uma reacção cutânea”. As praias de Porge foram sinalizadas com placas que diziam “proibido passear na praia até novo aviso”. No entanto, não tiveram o efeito desejado.

“Estávamos a passear tranquilamente com o cão e não vimos os sinais. A polícia pediu-nos para sair”, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Martine Baldini, que passeava na praia com o seu companheiro. Martine Baldini encontrou um desses pacotes em Porge.

“A curiosidade fez-nos aproximar. Percebemos que deveria ser droga. Não lhe tocámos porque nos disseram que poderia ser perigoso”, contou Baldini. Chamaram a polícia, que “recuperou o pacote, que deveria ter quatro quilos, e foi colocado num saco de congelação”, contou.

publico.pt

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral esteve num encontro com parceiros, Governo,CEDEAO E PNUD





#GuineBissau #GTAPE

GTAPE - Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral

PASSEATA EM BAFAFÁ. BAIRRO SINTCHAM ALAI EM AÇÃO


MAIS UMA ADESÃO. 
NO SETOR DE GANADU. 
REPRESENTANTE DE PRS E UNIÃO PARA MUDANÇA. DECIDIRAM APOIAR #JOMAV.




Fonte: Junior Gagigo

Afinal Aristides Gomes e pai de Gervasio Silva Lopes?


Fonte: Nauteria Gomes 

Governo da Nígeria diz que encerramento da fronteira reduz receita

A decisão do Governo nigeriano de encerrar a fronteira com os países vizinhos reduziu as receitas aduaneiras em cerca de 40.000 milhões de francos CFA (cerca de 60 milhões de euros), anunciou hoje o executivo do Níger.


"Estima-se uma quebra de 40.000 milhões de francos CFA nas receitas devido ao encerramento das fronteiras com a Nigéria", afirmou o ministro das Finanças do Níger, Mamadou Diop, numa reunião com uma delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI), na capital nigerina, Niamey.

Numa medida de combate ao tráfico e ao contrabando, a Nigéria decidiu, em agosto e de forma unilateral, encerrar a sua fronteira de 1.500 quilómetros com o Níger, um dos países mais pobres do mundo. Esta limitação afeta também o Benim, que importava mercadorias estrangeiras que então exportava para território nigeriano de maneira fraudulenta.

O ministro nigerino, citado pela agência France-Presse, referiu que o Níger obteve, dos seus parceiros, "recursos suplementares" para compensar a quebra das receitas.

A alfândega do Níger estima alcançar receitas na ordem de 241 mil milhões de CFA (cerca de 367 milhões de euros) em 2019, de acordo com o orçamentado.

No seu portal, o FMI considerou "satisfatória" a implementação de reformas económicas pelo Níger, "apesar do ambiente difícil".

"A atividade económica está a beneficiar do sucesso do Governo em atrair investidores estrangeiros e do aumento do apoio dos fornecedores de fundos, assim como de boas campanhas agrícolas, não obstante a tensa situação de segurança e o encerramento das fronteiras com a Nigéria", diz o FMI.

Para este ano, a instituição financeira estima um crescimento que "deve chegar a 6,3%", sendo que "ultrapassará uma média de 7% nos próximos cinco anos".

De acordo com o comunicado do FMI, a construção de um oleoduto e a exportação de petróleo em 2022 são um ganho para a economia do país que é frequentemente alvo de ataques por grupos 'jihadistas'.

NAOM

Chefes das Forças Armadas de 4 países da CEDEAO já estão em Bissau

Os chefes das Forças Armadas do Senegal, Nigéria, Níger e Togo chegaram hoje a Bissau para uma série de reuniões com as autoridades políticas e militares da Guiné-Bissau, disse à Lusa fonte do Governo guineense.


Segundo a mesma fonte, já se encontram numa unidade hoteleira do centro de Bissau os chefes dos Estados-Maiores Generais das Forças Armadas dos quatro países da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que a organização decidiu enviar numa cimeira extraordinária para debater a situação política na Guiné-Bissau.

A comitiva é composta pelos generais Cheikh Gueye, do Senegal, Abayomi Gabriel Olonishakin, da Nigéria, Ahmed Mohamed, do Níger, Félix Abalo Kadangha, do Togo, e é integrada também pelo general Usman Yusuf, chefe do Estado-Maior das forças da CEDEAO.

Os responsáveis militares vão manter uma série de contactos com as autoridades políticas guineenses, entre quinta e sexta-feira, nomeadamente com o Presidente cessante do país, José Mário Vaz, com o primeiro-ministro, Aristides Gomes, e com os ministros da Defesa e do Interior.

A deslocação dos chefes militares antecede a visita, no sábado, dos Presidentes da Costa do Marfim, Gâmbia, Guiné-Conacri, Gana, Níger e Nigéria, com a finalidade de informar José Mário Vaz das decisões da cimeira da CEDEAO, realizada no dia 08, no Níger, em que se discutiu a crise política na Guiné-Bissau.

José Mário Vaz, que se encontra em campanha eleitoral, como candidato à sua reeleição nas presidenciais do próximo dia 24, não esteve presente na cimeira que se realizou no Níger.

Entre outras medidas, a CEDEAO decidiu reforçar o seu contingente militar na Guiné-Bissau, atualmente composto por cerca de 600 soldados, uma situação que tem sido bastante criticada por líderes políticos guineenses que a consideram de invasão estrangeira.


NAOM