quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

RÚSSIA: Putin pede que russos tenham mais filhos para garantir "sobrevivência".... Segundo o responsável, caso cada família tenha apenas um filho, a população diminuirá.

© Contributor/Getty Images

Notícias ao Minuto    15/02/24 

O presidente russo, Vladimir Putin, apelou, esta quinta-feira, a que os cidadãos daquele país tenham pelo menos dois filhos, por forma a garantir a “sobrevivência” dos “grupos étnicos que vivem na Rússia”.

“Se quisermos sobreviver como grupo étnico – bem, ou como grupos étnicos que vivem na Rússia – [as famílias] têm de ter pelo menos duas crianças”, disse o chefe de Estado, num discurso diante dos funcionários de uma fábrica de tanques na região de Ural, citado pela agência Reuters.

É que, segundo o responsável, caso cada família tenha apenas um filho, a população diminuirá. Para haver crescimento, são necessárias pelo menos três crianças por família, adiantou.

Saliente-se que a Rússia tem sofrido perdas populacionais pesadas – mas não reveladas – desde o brotar na guerra na Ucrânia. Além disso, centenas de milhares de pessoas fugiram do país, por se oporem ao conflito ou por medo de serem convocadas para a linha da frente.

Putin apresenta-se como defensor dos “valores tradicionais” baseados na família, na nação e na fé cristã ortodoxa. Ao longo destes 24 anos no poder, o presidente restringiu severamente as expressões de orientação sexual e de identidade de género, tendo considerado o “movimento LGBT+” como “extremista”.

Recorde-se ainda que a Rússia sofreu duas décadas de declínio populacional gradual após o colapso da União Soviética, agravado por problemas crónicos como o alcoolismo.

No início de 2023, o governo estimou que a população da Rússia se situava nos 146,4 milhões, valor abaixo dos quase 149 milhões de 20 anos antes, mas acima do mínimo de cerca de 143 milhões entre 2007 e 2012.


Opositores no Senegal libertados após adiamento de eleições

© Reuters

POR LUSA   15/02/24 

Várias figuras da oposição foram hoje libertadas no Senegal, numa altura em que se esperava que o Presidente, Macky Sall, fizesse um gesto de apaziguamento para pôr fim à crise ligada ao adiamento das eleições presidenciais.

Sall tem sido confrontado com os apelos dos principais parceiros internacionais, da oposição e da sociedade civil para que abandone o adiamento para 15 de dezembro das eleições, inicialmente previstas para 25 de fevereiro.

Por outro lado, enfrenta os apelos dos senegaleses que, a favor ou contra a alteração do calendário eleitoral, estão preocupados com o risco de caos e de violência, na sequência da morte de três jovens em manifestações na semana passada.

Foram lançadas novas convocatórias para manifestações na sexta-feira e está igualmente prevista para sábado uma marcha organizada por um grupo da sociedade civil.

"A maior parte dos meus clientes em processos por motivos políticos foram libertados", declarou Cheikh Koureissy Bâ à agência AFP, afirmando que se tratam de várias dezenas de detidos.

A lista de vários deles, fornecida à AFP por Moussa Sarr, inclui Aliou Sané, coordenador do movimento de cidadãos "Y'en a marre" (estamos fartos), Djamil Sané, presidente da câmara de uma comuna de Dacar, e vários membros do antigo partido Pastef, do opositor Ousmane Sonko.

"A pressão internacional está a levar o Presidente Macky Sall a ordenar algumas libertações", disse Souleymane Djim, membro do Coletivo dos Familiares dos Presos Políticos, confirmando que estão em curso algumas libertações.

Um dos principais candidatos anunciados para as eleições presidenciais de 2024, Ousmane Sonko, bem como o seu segundo comandante do dissolvido partido Pastef, Bassirou Diomaye Faye, estão detidos desde 2023. Atualmente, não há notícias sobre a sua possível libertação.

À porta da prisão de Rebeuss, em Dacar, cerca de 50 pessoas aguardam a libertação de familiares e amigos.

"Estou à espera da libertação de um amigo, um irmão chamado Mbaye. Foi detido no dia 01 de agosto e está na prisão há seis meses", contou Khadim Gueye, 40 anos.

"A minha cabeça está noutro lugar, não sei o que dizer, não estou totalmente aliviado. O país ainda não foi libertado", declarou um detido após ser libertado, sem querer identificado.

"Vieram apenas dizer-nos para sairmos", disse Gagné Demba Gueye, 32 anos. "Somos uma moeda de troca, estão a tirar-nos de lá em troca da estabilidade do país", afirmou Gueye, que tinha no pulso uma pulseira com as cores do Pastef.

Desde o início da semana, tem-se falado da possibilidade de uma amnistia que poderia ser discutida pelo Conselho de Ministros, mas não foi feito qualquer anúncio nesse sentido.

O anúncio de Macky Sall de que as eleições presidenciais seriam adiadas a três semanas do fim do mandato provocou protestos num país conhecido pela sua estabilidade, numa região afetada por um número crescente de golpes de Estado.



PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONDECORADO COM MEDALHA DE ALTO DIGNATÁRIO DA ORDEM DA GRANDE ESTRELA DO DJIBUTI

Por Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, foi esta quinta-feira, agraciado pelo seu homólogo, Sua Excelência Ismail Omar Guelleh, com a Medalha de Alto Dignitário da Ordem da Grande Estrela do Djibuti, correspondente à mais alta distinção da ordem nacional de mérito do Djibuti. 

"A honra que o Presidente da Guiné-Bissau nos concedeu ao aceitar fazer esta visita Oficial, apesar da sua agenda preenchida, é o reflexo da fraternidade incomensurável que liga os nossos dois países", observou o Presidente de Djibuti. Por sua vez, o chefe de Estado guineense apelou "ao reforço incessante dos laços excepcionais entre entre a Guiné-Bissau e a República do Djibuti" e manifestou o desejo de que esta visita conduza a "um maior nível de intercâmbio, de solidariedade, de ajuda mútua e de complementaridade". 🇬🇼🇩🇯

“Economia Azul pode ser o pilar da relação União Europeia-União Africana”. A comissária angolana da União Africana para a Economia e Agricultura Rural, Josefa Sacko, referiu que o objectivo é reforçar este sector importante para a população africana.

Por  RFI Português 

Apesar de alguns parceiros do Senegal, nomeadamente a França mas também os Estados unidos terem incitado Macky Sall a organizar as presidenciais o mais rapidamente possível e apesar também dos defensores dos Direitos Humanos terem denunciado o uso excessivo da força e as restrições ao direito de manifestar e no acesso à internet, não existem indicações sobre quaisquer avanços.

Por  RFI Português 

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS ...15 de fevereiro de 2024

 

GUINÉ-BISSAU: Famílias guineenses pagam a saúde onde dois terços da população é pobre

© Lusa

POR LUSA    15/02/24 

As famílias guineenses são quem paga a saúde num país onde dois terços da população é pobre e o Estado assegura apenas 8,5% da despesa do setor, segundo um estudo português divulgado hoje.

De acordo com o estudo, o Estado na Guiné-Bissau "tem um papel residual" no financiamento da despesa com saúde, que é suportado em "64%" pelas famílias e em "24%" pelos doadores externos.

"Mais de 88% da despesa corrente em saúde na Guiné-Bissau é financiada pelas famílias e doadores externos", conclui o trabalho "Observatório da Despesa em Saúde: Despesa Corrente em Saúde na Guiné-Bissau", realizado pelos investigadores Carolina Santos e Pedro Pita Barros.

Os dados relativos ao ano de 2020 foram trabalhados no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação 'la Caixa', o banco BPI e a escola de gestão e negócios Nova SBE.

Segundo os autores, os dados "evidenciam ainda que a pobreza e as fragilidades económicas e políticas continuam a ditar o acesso da população de Guiné-Bissau aos cuidados de saúde".

O estudo concretiza que "o peso da despesa direta das famílias em saúde aumentou significativamente, colocando uma percentagem da população em pobreza extrema devido a despesas em saúde", depois da "redução abrupta de mais de 60% do peso da despesa pública na despesa corrente em saúde verificada em 2010", na Guiné-Bissau.

A análise salienta que a redução do peso da despesa pública em saúde está "diretamente relacionada com a instabilidade política e não com uma contração económica".

Refere, ainda, que esta realidade "aumentou significativamente a dependência da Guiné-Bissau de doadores externos", que, "em 2020, asseguravam cerca de 24% da despesa corrente em saúde do país".

A situação evidencia, segundo os investigadores, a necessidade de a Guiné-Bissau "encetar um grande e genuíno esforço de aumento da despesa doméstica pública em saúde".

Defendem que este esforço "passa, em parte, por aumentar a receita de impostos, através de medidas como o alargamento da base tributária e a redução de algumas isenções".

Com o aumento da receita de impostos, o Governo deve destinar "um maior volume" de verbas a programas de saúde, aponta o estudo.

Os investigadores dão algumas sugestões para fortalecer o sistema de saúde na Guiné-Bissau, começando por considerar "premente reforçar a dotação orçamental pública", baseada "nas efetivas necessidades de saúde da população".

Sugerem que "importa aumentar a proteção das famílias contra riscos financeiros associados a despesas com saúde", concretizando que "reduzir as despesas diretas das famílias passa não só por aumentar a despesa pública em saúde, mas também por estimular o reforço da proteção social".

"Nomeadamente, devem-se considerar regimes de segurança obrigatórios, já que estes garantem a partilha de risco", concretizam.

Relativamente às doações externas, alertam que "deve-se evitar a duplicação de respostas e alinhar as intervenções com a estratégia nacional de saúde".

A Lusa tentou obter uma reação a este estudo junto do Ministério da Saúde da Guiné-Bissau, que prometeu "analisar a situação para ponderar uma reação".


UE decide em breve possível suspensão de acordo de associação com Telavive

© Lusa

POR LUSA    15/02/24 

O alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros anunciou hoje que está para breve a decisão sobre a possível suspensão de um acordo de cooperação com Israel por causa da intervenção militar em Gaza.

"Está a ser estudado e mais tarde vamos decidir sobre isso", disse Josep Borrell, em declarações aos jornalistas à entrada para uma reunião ministerial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), no quartel-general da organização, em Bruxelas.

Josep Borrell foi convidado a participar na reunião como alto-representante para a Política de Segurança dos 27.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, e o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, enviaram uma carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a pedir uma revisão do Acordo de Associação com Israel, por causa da resposta militar na Faixa de Gaza contra o movimento islamita Hamas, considerado pelos líderes dos executivos destes países, e não só, como desproporcionada.


Leia Também: Borrell acusado de "fortalecer o Hamas" por apelar à não venda de armas


Leia Também: O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou hoje como "trágica" a situação na faixa de Gaza e criticou a inação da Organização das Nações Unidas (ONU) para evitar guerras e conflitos, numa visita oficial ao Egito.

O Secretariado do MADEM-G15 para Setor Autónomo de Bissau retirou a confiança política ao seu Coordenador, Sandji Fati e exige a sua imediata demissão. 👇


21 autocarros doados pela Sociedade dos Transportes Coletivos do Porto (STCP) vão ajudar à mobilidade da Guiné-Bissau

Fonte: Porto.pt/pt

Num momento em que a Sociedade dos Transportes Coletivos do Porto (STCP) se encontra a acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável – de que é prova a recente aquisição de 48 veículos elétricos - a operadora vai doar 21 autocarros a gasóleo à Guiné-Bissau. Protocolo foi assinado, esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara do Porto, pela presidente da transportadora e pelo ministro guineense dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital.

“Estes são autocarros que estão a circular neste momento, em perfeito estado de manutenção e que vamos substituir por veículos elétricos”, afirmou Rui Moreira, na cerimónia, que teve lugar nos Paços do Concelho, e onde marcaram presença, igualmente, o diretor-geral da Administração dos Portos da Guiné-Bissau, Felix Bulutna Nandungue, e o diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres, Amadu Djaló.

O presidente da Câmara considera que “seria uma pena estarmos a vender isto ao desbarato, em vez de os utilizar para uma causa nobre como a cooperação de Portugal com a Guiné-Bissau”, lembrando outros momentos em que o Município do Porto se envolveu em ações de cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa,

“Ficamos satisfeitos por poder contribuir para a melhoria do transporte público em Bissau”, reforça Rui Moreira, por considerar que esta é “uma matéria que nos diz a todos respeito”.

“Em África, o transporte público não se trata, muitas vezes, de substituir o transporte individual, mas de criar mesmo uma rede de transportes que permita que as pessoas possam chegar onde querem”, sublinha.

Os 21 autocarros serão, assim, doados com a total concordância dos restantes municípios que fazem parte da STCP.

Para o ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital da Guiné-Bissau, o donativo “representa um grande contributo para o combate à informalidade do setor dos transportes coletivos, que ainda vivemos”. José Carlos Esteve lembrou que, hoje, os guineenses deslocam-se em “pequenos autocarros, os ‘toc toc’, que, por serem muitos, causam congestionamentos excessivos no trânsito”.

Com o apoio da STCP e do Município, acredita o ministro, será possível “dar um passo qualitativo na criação de condições de mobilidade e conforto”, acompanhando o investimento que vem sendo feito ao nível das infraestruturas e das vias públicas urbanas.

Presente na cerimónia, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana referiu que o momento “traduz bem a cooperação contínua que [Portugal] tem procurado estabelecer com países irmãos”. Jorge Delgado lembrou que a proposta de doação surgiu de uma visita que fez à Guiné-Bissau, onde constatou a necessidade de “criar uma rede de transportes públicos”

“Perante esta inquietação, a resposta [da STCP e do Município do Porto] foi, desde a primeira hora, positiva”, fruto de uma “abertura total e absoluta”, reconhece o secretário de Estado. Para Jorge Delgado, a doação destes 21 autocarros “terá uma utilidade muito grande para a qualidade de vida” dos guineenses.

Ucrânia quer poder recrutar para o Exército presos e pessoas com cadastro

© Reuters

POR LUSA    15/02/24 

As autoridades ucranianas defenderam hoje o poder de enviar presos e cidadãos com antecedentes criminais para o Exército, mesmo contra a sua vontade.

"A decisão de mobilizar um cidadão não depende dele, mas sim das nossas agências", justificou o ministro da Justiça ucraniano, Denis Maliuska, referindo-se a uma proposta apresentada pelo seu Governo para autorizar o recrutamento de pessoas que estejam na cadeia ou tenham antecedentes criminais.

"Não se trata de permitir que sirvam no Exército, nem de quantos estão dispostos a isso. (...) É dever de cada cidadão proteger o Estado", explicou Maliuska durante uma entrevista televisiva.

"O facto de um cidadão ter cometido um crime e de ter recebido alguma punição - não necessariamente ter ficado preso - não é motivo para ele não defender o país (...) A decisão de mobilizar ou não este ou aquele cidadão com cadastro não deve competir a esse cidadão. Compete aos nossos organismos", disse o ministro.

Maliuska acrescentou que estas "medidas mais radicais" estão contempladas no novo projeto legislativo sobre mobilização e recrutamento que está atualmente em debate no Parlamento ucraniano.

"Estamos a falar de dezenas de milhares de pessoas", disse o ministro, para se referir à dimensão do impacto que esta decisão terá na capacidade de fornecer mais soldados para combater contra a invasão russa.

O ministro da Justiça tem vindo a defender a ideia de que proteger o Estado é "um dever honroso".

"Porque é que alguém que tenha cometido um crime menor não pode ser chamado a defender o país?", interrogou Maliuska, durante a entrevista televisiva.

Sobre a situação das pessoas que estão presas, Maliuska explicou que a abordagem será "um pouco diferente", mas que, mais uma vez, competirá às organizações que se dedicam ao recrutamento no Exército decidir de quem precisam para as suas fileiras.

Na passada semana, o Parlamento ucraniano aprovou em primeira leitura um polémico projeto de lei sobre a mobilização militar destinado a permitir ao Exército reabastecer as fileiras após dois anos de invasão russa.

Um total de 243 deputados votaram a favor deste documento, contra um mínimo exigido de 226, de acordo com relatos da sessão parlamentar de vários membros divulgados nas redes sociais.

Para ser adotado, no entanto, este projeto de lei ainda terá de ser objeto de debates parlamentares, propostas de alterações e votação numa segunda leitura, procedimento que pode decorrer ao longo de várias semanas.

A legislação que está a ser apreciada pretende simplificar os procedimentos de inscrição no Exército e introduzir sanções para quem resistir à mobilização.



Leia Também: Desembolsados 931 milhões de euros para a recuperação de casas na Ucrânia

A peregrinação à cidade santa de Meca na Arábia Saudita custará 4 milhões e 250 mil francos CFA a cada fiel muçulmano.

O anúncio foi feito hoje pelo Alto Comissariado para a Peregrinação aos Lugares Sagrados da Arábia Saudita na abertura da campanha de peregrinação 2024. A deslocação à Arábia Saudita dos fiéis muçulmanos candidatos a peregrinação está agendada para os dias 09 e 10 de junho próximo e, o regresso dos Aladjes e Hadjas para os dias 24 a 25 de junho.


 Radio Voz Do Povo

Guiné-Bissau : DSP apresenta o tema Reforço de Diálogo Político Regional em Rabat

Por Rádio Capital Fm

Bissau - (15.02.2024) - O  Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Domingos Simões Pereira, participa de 15 a 16 de Fevereiro de 2024 em Rabat, Marrocos, na Conferência Parlamentar sobre a Cooperação Sul/Sul.

De acordo com o Comunicado da Assembleia Nacional Popular, a conferência parlamentar que decorre em Rabat, sob o tema “Cooperação sul/sul”, visa debruçar-se sobre  “O papel dos parlamentos nacionais, das uniões dos parlamentos regionais e continentais da África, do Mundo Árabe e da América Latina na promoção de parcerias estratégias, realização de integração e estabilidade comum”. 

Nesse quadro, o Presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, foi convidado a apresentar o tema relativo “ao Reforço de Diálogo Político Regional em África, Mundo Árabe e América Latina como forma de garantir a estabilidade, segurança e a prosperidade”.

Durante o encontro que reúne mais de 50 delegações, os líderes parlamentares vão analisar e determinar, o contributo que os parlamentos podem dar para a dinamização e fortalecimento da cooperação sul/sul, cada vez mais necessária aos países do hemisfério Sul.


Veja Também:👇

Madem-G15 instaura processo disciplinar sumário contra o Coordenador do Madem G15 para SAB, Sandji Fati. O Conselho Nacional dos Direitos do Movimento comunica que a audiência prévia será amannhā.

 Radio Voz Do Povo


Veja Também:

Sandji Fati, Coordenador do Madem-G15 para SAB teceu duras criticas à Abel da Silva, Secretario Nacional do Madem-G15, em reaçāo ao Comunicado do Secretariado do Madem-G15.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INICIA VISITA OFICIAL A DJIBUTI

A convite do seu homólogo,S.E Ismail Omar Guelleh, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, chegou hoje à República do Djibuti, para uma Visita Oficial. 

Esta visita, a primeira de um chefe de Estado guineense, constitui uma oportunidade para abordar um conjunto de temas relevantes no plano bilateral e multilateral, aprofundando desta forma as excelentes relações entre os dois países.🇬🇼🇩🇯

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, chegou hoje, 14 de fevereiro, a República do Djibuti, para uma Visita Oficial. Os dois presidentes destacam a necessidade do reforço dos laços de amizade, cooperaçāo e a governaçāo democratica entre os dois países.  Video de cortesia RT_DJIBOUTI


 Presidência da República da Guiné-Bissau

Presidente do Partido Luz da Guiné-Bissau, acusa o ex- primeiro ministro Geraldo João Martins, de utilizar dinheiro num valor de 600 milhões de francos CFA, durante a governação de PAI


 Radio TV Bantaba