sábado, 8 de julho de 2017

COMISSÁRIO DA POP ACUSA MOVIMENTO DOS INCONFORMADOS DE NÃO SEGUIR NORMAS ESTIPULADAS PARA MANIFESTAÇÃO


O Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP) diz que os manifestantes do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados foram impedidos de marchar devido a falta de cumprimento das normas estipuladas para as manifestações

Numa entrevista em exclusiva á Rádio Sol Mansi, Celso de Carvalho afirma que a carta envida pelo movimento com o nome do presidente do movimento, Sana Cante, mas foi assinado por uma outra pessoa o que motiva dúvidas por parte das autoridades de segurança.

Segundo o comissário os organizadores chegaram em assumir que a marcha teria sido adiada por uma outra data a marcar.

“Se não fossem pessoas que querem complicar as coisas desde às 18 horas de ontem (07) a mensagem sobre o cancelamento da marcha poderia ter passado junto dos associados”, critica.

Na mesma entrevista á Sol Mansi, Celso de Carvalho diz que as autoridades estão na posse dos documentos que dão conta que a resposta da segunda carta para a manifestação deste sábado deu entrada menos de 24 horas para a manifestação.

“O grupo de Lesmes Monteiro (um dos opta-vos do movimento) constituído por dez (10) pessoas foram ao aeroporto para marcharem. Isso não é bonito e porque sabem do que falaram connosco e agora se não têm coordenação entre eles já não é o nosso problema”, sustenta.

Entretanto, durante a manifestação, o secretário de Estado da Ordem Pública, Francisco Ndur Djata, agrediu um jornalista guineense tirando o material de trabalho e a sua peça de identificação que tinha no pescoço.

A RSM ouviu o responsável que preferiu não gravar a entrevista mas confirma ter tirado o material do jornalista mas só o entregaria nas mãos do próprio funcionário da imprensa.

No entanto, o jornalista em causa lamenta a situação que desde que começou a trabalhar algo do tipo nunca aconteceu no país. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos 
Radiosolmansi

Polícia proíbe manifestação de cidadãos contra crise política na Guiné-Bissau


A polícia proibiu hoje uma manifestação de um grupo de cidadãos contra a crise política na Guiné-Bissau alegando a falta de autorização, disse Sumaila Djaló, um porta-voz do grupo de Inconformados, à Lusa.

Por volta das 07:00 (08:00 em Lisboa) alguns elementos do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados com a crise política começaram a se juntar na rotunda do aeroporto internacional de Bissau mas quando se preparavam para iniciar a manifestação a polícia surgiu e mandou dispersar, contou Djaló.

"Foi uma ordem ilegal", indicou o porta-voz dos Inconformados, acrescentando que tiveram que acatar de momento por temerem que a polícia investisse sobre os manifestantes.

foto 
24.sapo.pt

POLÍCIAS DISPERSAM INCONFORMADOS NA MARCHA JORNALISTA DA AFP INJURIADO E RETIRADO MATERIAIS


Nem mais. A marcha do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) prevista para este sábado dia 08 de julho em Bissau, foi dispersada pela força de segurança.

Em causa, as “autoridades alegam que a manifestação não respeita devidamente, os trâmites legais.”

Foi que confirmou à imprensa, o porta-voz do movimento Sumaila Djaló em conferência de imprensa após a confusão.

Ainda, ativista nega que o movimento está a ser instrumentalizado pelos políticos e promete desencadear no próximo sábado, mais uma manifestação pacifica para exigir o Presidente Mário Vaz dissolver o Parlamento, demitir o Governo do Sissoco, convocar eleições gerais e renunciar-se do cargo do chefe de Estado, por ser motor da crise política.

Ali Embaló jornalista
No decurso da manifestação junto a rotunda de aeroporto de Bissau, Ali Embaló correspondente da Agência France Presse (AFP) em Bissau foi retirado a sua câmera de filmagem e credencial pelos policiais em pleno reportagem da marcha dos inconformados.

O jornalista disse ainda que foi agredido, injuriado e advertido por um grupo de polícias para não reportar os fatos.  

Sobre o ato, o porta-voz do MCCI lamenta o ocorrido, afirmando que o ato visa silenciar a imprensa e as vozes opostas ao regime do Presidente Mário Vaz.

Notabanca

ÚLTIMA HORA - MANIFESTAÇÃO PROIBIDA

Comunicado povo i ka lixo:


Problemas criado por José Mário vaz, que não soube resolver a mais de 2 anos, já atingiu a carteira do povo:

1- não há uma boa escola e ensino onde todos guineenses possam mandar o seu filhos,

2- não há uma assistência médica aceitável,

3- não há uma justiça parcial e corrente.

4- um quilo do arroz custa 900 fcfa, não há Luz nem agua potável,

Se es um cidadão conciete e inconformado com actual governação do PRS e ditos grupo dos 15 vamos exigir o nossos direitos numa marcha pacífica e ordeira no dia 8 do corente més!


Fonte: PAIGC De imortal Amílcar Lopes Cabral

FODE MANÉ AFIRMA QUE A SOCIEDADE CIVIL SOFREU DESGASTE POR FALTA DE UMA LIDERANÇA FORTE E UNIDA

Um dos candidatos à liderança do Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, Fodé Abulai Mané, afirmou esta sexta-feira, 07 de Julho 2017, que o Movimento da Sociedade Civil sofreu desgaste, não por incapacidade de pessoas, mas sim por falta de uma liderança forte e unida.

Fodé Abulai Mané que falava no ato de lançamento oficial da sua candidatura à presidência da sociedade civil, lembrou que o movimento nacional da sociedade civil, criado há 19 anos, tinha o apoio de várias organizações civis, que agora desapareceram por diversas razões que não citou.

Mané explicou que em nenhuma circunstância a sociedade civil se posicionou contra qualquer que seja o governo, pelo contrário encara-o mais como o seu parceiro para a paz e desenvolvimento.

O ativista guineense que lidera a lista Movimento “kasa ku nó djunta” garante que o propósito da sua lista é juntar mulheres, jovens, sindicatos, empregadores e todos os cidadãos que se encontram fora do ciclo político por forma a criar oportunidades de provocar o entendimento.

Mané acrescenta ainda que a estratégia do seu movimento é instituir um secretariado permanente que possa garantir a capacidade administrativa e laboral do Movimento Nacional da Sociedade Civil.

O candidato gualmente prometeu reforçar as estruturas regionais e dotá-las de meios e capacidades para que estejam ativas nas suas zonas de intervenção.

A defesa do Estado de direito, da legalidade democrática, dos direitos da cidadania e da preservação dos valores sociais, são eixos da agenda do candidato, até agora docente da Faculdade de Direito de Bissau. Prometeu igualmente dotar a instituição de uma equipa de comunicação, monitorização e de sistematização.

“Decidimos trazer ao público o manifesto da nossa candidatura, porque entendemos que o projeto deve ser partilhado, a visão deve ser partilhada e a partir desse lançamento podemos recolher contribuições”.

Para Mané, o seu adversário direto nesta corrida à liderança da organização é a pobreza, a falta de água potável.

De lembrar que, além do candidato Fodé Abulai Mané, manifestaram-se como candidatos Fodé Caramba Cassamá (presidente de Associação Guineense de Consumidores de Bens e Serviços – ACOBES) e Osvaldo Nanque (advogado e ex-presidente da Rede Nacional de Associações Juvenis – RENAJ).

Secundo a Comissão Organizadora do segundo Congresso, o escrutínio está agendado para os dias 14 e 15 do julho corrente. 

Por: Epifania Mendonça
OdemocrataGB

OPINIÃO: BOMBA!!!DENUNCIA!!!DENÚNCIA SOBRE CORRUPÇÃO NO SERVIÇO CONSULAR DA EMBAIXADA DE PORTUGAL NA GUINÉ-BISSAU

Realmente o que se passa no Serviço Consular da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau é vergonhoso e simplesmente banditismo  da primeira linha. Uma autêntica desorganização propositada para sustentar uma rede criminosa de negociatas que vive à custa dos aflitos e necessitados que pretendem viajar para Portugal.


Nunca aquela casa esteve tão má, tão desorganizada, tão prostituta como está ultimamente, até os seguranças dão-se de patrões extremamente arrogantes .

Há uma prostituição na venda de serviços e nos atendimentos de forma incrível e inaceitável para um Estado como o Português. Como é que um cidadão pode pagar 200 mil francos CFA ou 300 euros, de suborno, só para conseguir Agendamento para a entrega de documentos no consulado? Quantas pessoas fizeram agendamentos há mais de seis meses, via online, como é exigido, sem que tenham nenhuma resposta até hoje. Mas quem pagar suborno é imediatamente agendado para entregar os papéis. Ou acabem com essa porcaria e falta de respeito ou serei obrigado a ir ainda mais longe.

Atendimento precário, muita arrogância por parte dos funcionários, sobretudo das funcionárias antipáticas, sem noção das coisas , a comportarem-se como se fossem prioritárias do Consulado português. Não dão vistos a quem tem todos os documentos necessários, preenchendo os requisitos, para depois venderem essa autorização a outras pessoas.  Bandidos!

Para conseguir qualquer atendimento nessa embaixada terá que mendigar, ser injuriado à porta de entrada pelos seguranças e ficar horas e horas à sol, numa autêntica puxa-puxa...para depois não resolver absolutamente NADA.  O irritante é ver amiguinhos ou os pagam subornos a terem prioridades. São rapidamente despachados a troco de compra de serviço. Caso seja atendido ainda ouvirá umas chegas daquelas gajas.

Como é que o Embaixador possa alegar desconhecer dessa dura realidade e total disfuncionamento do serviço consular? Porquê que as nossas autoridades não tomarem medidas para salvaguardarem os interesses do povo? Como é que um serviço consular pode funcionar como se tratasse de Feira de Bandim?

Varias pessoas doentes que deviam viajar para Portugal ainda estão nessa vai e vem ao serviço consular, com agravante de não serem atendidos, sem saber o porquê! Há inúmeros casos que remontam à 2016. Intolerável. Nos últimos dias, diz-se, na embaixada que há problemas no SISTEMA. Ou simplesmente estamos sem rede. Mas há sistema e rede para atender car**lh* de amigos e os pagam 200 mil.

O Cônsul não reage. Não atende telefone a ninguém, não responde as mensagens e não  resolve problema nenhum. Pessoas, mesmo os governantes têm medos de reagir, para não serem retalhados pela embaixada, indeferindo os seus documentos de pedidos de visto ou ignorando os seus processos. Incrível.

Se essa situação persistir, que envolve o próprio cônsul, que faz negociatas de visto numa casa que ainda não vou citar, iremos incendiar aquele CONSULADO e resolver o problema com as nossas próprias mãos.

Preparem-se deste já!

Anonimo

Guineendade.blogspot.sn

Presidente da Guiné Equatorial reconduzido com mandato sem limite

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, foi reconduzido na direção do Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE) para cumprir um mandato com "duração indeterminada", por ocasião do 6.º congresso ordinário desta formação partidária.


O presidente fundador do PDGE, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, é o presidente do PDGE por uma duração indeterminada", declarou o secretário-geral do partido, Jeronimo Osa Osa Ecoro, ao ler uma das resoluções do congresso na televisão nacional.

A reunião partidária, que se realizou na capital económica do país, Bata, entre 04 e 06 de julho, foi dominada pela profunda crise económica que afeta a Guiné Equatorial.

As resoluções do congresso dececionaram todos os prognósticos sobre a sucessão de Obiang na direção do partido, uma vez que era generalizada a expectativa de o seu filho, Teodorin Obiang, a ser julgado em França no caso dos designados "bens mal adquiridos", fosse indicado para suceder ao seu pai.

Teodoro Obiang, de 74 anos, também continua, depois do congresso, a ser o candidato do partido à eleição presidencial de 2022.

Este conclave partidário reuniu 13 mil congressistas e coincidiu com o 31.º aniversário da fundação da organização.

O presidente da Guiné Equatorial é o líder africano que há mais anos está no poder, tendo sido reeleito em 2016, com 93,7% dos votos.

POR LUSA

Inundações na China causam 44 vítimas, entre mortos e desaparecidos

Mais de 40 pessoas desapareceram ou morreram nas inundações que atingiram o condado de Ningxiang, na província central de Hunan, informaram as autoridades locais citadas pela Xinhua.


Chuvas torrenciais estão a ser registadas na região desde 22 de junho, naquele que as autoridades consideraram o pior desastre em 60 anos.
  
Quarenta e quatro pessoas morreram ou estão dadas como desaparecidas, e cerca de 815.000 pessoas, ou 56% da população do condado, sofreram prejuízos na sequência das inundações, disseram as autoridades.

Na Região Autónoma de Guangxi Zhuang, no sul, as inundações causaram 20 mortos e 14 desaparecidos. Cerca de 20.000 casas ruíram ou ficaram danificadas.

NAOM