domingo, 20 de setembro de 2020

A nôs nô apoia mundança, pabia nô misti odja nô terra pa e desenvolvi, suma qualquer utru terra, ês que motivo cú puí nô dicidi apoia é atual regime, curpo e alma pa regime muda....

Por Papa Jomav 

A nôs nô apoia mundança, pabia nô misti odja nô terra pa e desenvolvi, suma qualquer utru terra, ês que motivo cú puí nô dicidi apoia é atual regime, curpo e alma pa regime muda.

Má sí ahôs e tem ativistas, que acha éh dibi di luta ou chantagía é atual regime, sô pabía é ca nomeado ou é ca prevelegiado, suma utrus ativistas, cú pui é na cría mil e um artimanhas, pa mantcha imagem de eh atual regime, bô esta n'ganadu pabía i ka bôs som ku da vida pa é regime, nô tenê nô ermonsis que esta na  França, Portugal, Inglaterra, Brasil, America, Espanha etc... que pirdi sè sonu na cumpanha atualidade de nô país durante campanha eleitoral... dipus nô tenê manga de nô ermonsis que esta li na Guine que apoia é atual regime, mas nunca eh critíca pa eh nomeado !

Si a nôs tudu nô fala pa Umaro ou Nuno pa eh danu curru, n'acha utrus curru de "#Cutó" que na bim otcha pabia nô kana tchibi na Ministerio, e dipus djintis que vota ná Umaro kal pasta que é na dadu ? Purtanto no têm que tenê etica e moral na no ativestismo, a nôs tudu nô ka pudi tarbadja na aparelho de estado, sí têm djintis que Deus pui é numiado pabia cú nó kana apoia elis pá é pudi tarbadja diritu ? Chantagía kana lebanu lugar nenhum, sí ka cria odio, intriga, calunia, e  difamação, entri nôs, ês e borgonha pa nôs propi nô sedu motivo de pui nome de é regime na mau caminho.

Amilcar Lopes Cabral, sempre fala bá djintis é conbersa, de kuma i ka tudu djintis ku bai luta, ku pudi bim tarbadja na aparelho de estado, nô na toma puder nô n'tregal, na mon de djintis ku na bim danu contrada, na caminho, pa eh entra kú programa maior que sedu  "desenvolvimento" de nô país dipus de quila estado na cría ka da quim condição na sí post de tarbadju, bu na critica é atual regime pabia é ka nomeao, mas pabia ku bu kana fassi um projecto bu apresenta governo sí é tene meios dispunivel pa é apoiao na bu aria ?

Tudu mundo misti sedu funcionario de estado na kuma ? Guineenses e unico povo na mundo que ta misti pa bu dissal e tarbadja na aparelho de estado mesmo ku bu kana pagal fim mîs. 

Nô critica governo pa é tissinu investidoris, ou pa elis propi éh investe na sector privado pa maioria de nô ermonsis otcha kau de tarbadja, em vez de nô ba ta sinta pa pera nomeação na aparelho de estado.

Umaro Sissoco Embalo é caminho dificíl ma nô na yandal até na dia que Deus na pui gelo na Coração de tudu guineense.

Papa Jomav

Somos irmãos, diferentes uns dos outros, mas não necessariamente inimigos, por via das nossas diferenças, sejam elas quais forem...!...Fernando Casimiro


Enquanto os dirigentes dos partidos políticos da Guiné-Bissau continuarem a considerar que a política é um jogo de poder entre inimigos, quiçá, de vida ou morte, e não, uma oportunidade na paz e na harmonia entre irmãos, de se chegar ao poder para servir as populações e o País, com base na disputa eleitoral assente no reconhecimento e na validação  da Democracia e da sua essência pluralista, não estaremos à altura das nossas responsabilidades, considerando o Estado de Direito Democrático que define e caracteriza o nosso Estado na sua perspectiva Constitucional.

Quando um líder de um partido político cria uma teoria da conspiração, alegando a existência de inimigos do partido, por via da tese de que "quem não é do partido, é contra o partido", instrumentalizando os seus fiéis para a divisão e a exclusão no seio do próprio partido, então, o respeito pelo pluralismo de ideias no partido é uma falácia, bem como o reconhecimento de outras forças políticas nacionais, que, enquanto concorrentes às disputas eleitorais, não são, por isso, inimigos, mas sim, parte de um Todo, da Estrutura do Poder Político da Guiné-Bissau. 

Temos que acabar com mentalidade da guerra e do inimigo, pois que, a Guiné-Bissau não está em guerra, e nem a concorrência político-partidária significa a existência de inimigos  na perspectiva da Missão e dos Objectivos dos Partidos políticos, tendo em conta as suas Representatividades em prol da Democracia e do Estado de Direito, que devem alicerçar a Guiné-Bissau.

Somos irmãos, diferentes uns dos outros, mas não necessariamente inimigos, por via das nossas diferenças, sejam elas quais forem...!

Positiva e construtivamente. 

Didinho 20.09.2020

By: Fernando Casimiro 

ACIDENTE EM BAMBADINCA COM FERIMENTOS GRAVE.





 

Carlos Santiago

JUSTINO DELGADO NA FASSI DI VÍTIMA SUMA CD KA NA BINDI ???

 

Fonte: Carlos Santiago 

"... Aqueles que saltam do barco à primeira oportunidade de se servirem, não são do partido; aqueles que estão dispostos a trair o partido a favor dos seus interesses pessoais, não são do partido; aqueles que convivem com os inimigos do partido, não são do partido." ...Domingos Simões Pereira

 Fonte: Carlos Santiago

PANDEMIA - Quase 958 mil mortos e 30,8 milhões de infetados em todo o mundo

© Lusa

20/09/20 13:04  Por LUSA

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a quase 958 mil pessoas e infetou mais de 30,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com o balanço da agência francesa de notícias, hoje às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa), 957.948 pessoas morreram em todo o mundo e 30.849.800 foram infetadas, das quais pelo menos 20.871.300 já estão recuperadas.

O número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas casos graves, outros priorizam o teste de rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de teste.

No sábado, 5.089 novos óbitos e 291.505 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes no seus relatórios recentes são a Índia com 1.133 novas mortes, os Estados Unidos (786) e o Brasil (739).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 199.268 mortes para 6.766.631 casos registados, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 2.577.446 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 136.532 mortes para 4.528.240 casos, a Índia com 86.752 mortes (5.400.619 casos), o México com 73.258 mortes (694.121 casos) e o Reino Unido com 41.759 mortes (390.358 casos).

Entre os países mais atingidos, o Peru é o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 95 mortes por 100.000 habitantes, seguido pela Bélgica (86), Espanha (65), Bolívia (65) e Brasil (64).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 85.279 casos (10 novos entre sábado e domingo), incluindo 4.634 mortes e 80.477 recuperações.

A América Latina e as Caraibas totalizaram até às 12 horas de hoje 322.661 mortes para 8.709.926 casos, a Europa 225.223 mortes (4.825.798 casos), Estados Unidos e Canadá 208.518 mortes (6.909.376 casos), a Ásia 124.713 mortes (7.183.805 casos), o Médio Oriente 42.093 mortes (1.788.575 casos), a África 33.829 mortes (1.401.274 casos) e Oceânia 911 mortes (31.053 casos).

Esta avaliação foi realizada com base em dados recolhidos pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Devido a correções feitas pelas autoridades ou publicação tardia dos dados, os números do aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

Disputa de terra: “NENHUM CIDADÃO PODE TER PROPRIEDADE DA TERRA MAIS QUE O ESTADO” – diz o ministro da Administração Territorial

O ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias, afirmou este sábado, 19 de setembro de 2020, que a terra pertence ao Estado, pelo que nenhum cidadão pode ter propriedade da terra mais que o Estado.

Fernando Dias fazia balanço à imprensa após o entendimento entre Abulai Djassi da aldeia de Pios e Fernando Vaz da aldeia de Pcond, ambos de tabanca de Djolmet, secção de Pelundo, setor de Canchungo na região de Cacheu que estavam em disputa pela posse de terra.

Dias disse que chegaram a entendimento com as partes em conflito, graças a boa cooperação conseguida pela mediação e apela à celeridade em relação a conclusão de diploma da lei de terra.

O governante informou que era um conflito que durava há vários anos e que causara enormes despesas em termos processuais, razão pela qual convidou as partes ao diálogo, o que tornou-se uma realidade, graças ao apoio do mediador, enquanto autoridade para aproximar as partes em litígio.

Fernando Dias sublinhou que os trabalhos que estão a ser levados a cabo pelo ministério da Administração Territorial e Poder Local, em colaboração com o ministério do Interior através da Guarda Nacional deve ser feito a nível nacional, sem pôr em causa o esforço que o poder judicial está a levar a cabo. 

Adiantou que o poder judicial tem várias tramitações para chegar a conclusão final e a autoridade administrativa tem uma mediação menos longa, assim, prefere-se à mediação das autoridades locais para resolver conflitos eminentes que podem provocar perda de vidas humanas.

“Iniciamos este trabalho de resolução de conflitos de posse de terra em Bijimita, depois Cossé, Djobel, Reino Tôr, Quinhamel e hoje estamos hoje em Djolmet para concluir o trabalho que começamos na semana passada no sentido de fazer o povo guineense chegar a entendimento para que possamos ter paz e desenvolvimento almejado”, rematou.

Por seu lado, Fernando Vaz, da aldeia de Pcond, uma dos partes em conflito, agradeceu o trabalho realizado pelo ministério de Administração em ajudar resolver essa situação que vinha de há muito tempo. Tendo prometido que jamais haverá conflito naquele espaço.

Abulai Djassi de aldeia de Pios, disse que o espaço pertencia-lhe , mas como o Estado é detentor da terra, só resta fazer as pazes, e assim evitar conflitos que poderiam provocar perda de vidas humanas.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Leia Também: 

Operação Djolmet - Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO -02

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO -03

PRS - SETEMBRO DE ESTABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO

                        É DESTA VEZ  ! 

A Direção Superior do Partido da Renovação Social (PRS) através do Secretariado Geral, decide celebrar a importância das conquistas de Setembro na história do nosso povo.

O surgimento do nacionalismo e a organizaçao de todo o processo histórico da reconquista da nossa dignidade e indepência nacional é um feito do povo guineense no seu todo, mediatisado por um Movimento de Libertação Nacional, dirigido pelo nacionalista revolucionário, Amílcar Cabral e seus companheiros.

Celebrar a história é importantíssima para a memória colectiva e reforço do espírito de comunhão da nação. Mas mais do que isto, na perspectiva do PRS, importa que a classe política no seu todo utilize o presente para dar resposta aos problemas sociais e económicos que afetam a vida dos guineenses e preparar-se para fazerr face aos desafios do futuro.








Fonte: Joaquim Batista Correia


BOKO HARAM - Pelo menos dez militares mortos em ataque a base do Boko Haram no Chade

© Getty Images

19/09/20 22:24  Por LUSA

Pelo menos dez militares do Chade morreram na quinta-feira durante um ataque a um posto do Boko Haram na região do Lago Chade, anunciou hoje o secretário-geral da província.

De acordo com a agência France-Presse (AFP), os militares do Chade que participaram no ataque "caíram numa emboscada que causou a morte a dez soldados e deixou sete feridos", declarou Sadick Khatir, confirmando uma informação anónima que tinha sido dada à AFP.

Contactado pela AFP, o porta-voz do Exército do Chade, Azem Mbermandoa, não confirmou o número de vítimas mencionado pelas outras duas fontes, mas acrescentou que os militares destruíram "uma base do Boko Haram" e recuperaram "armas e munições".

O grupo jihadista Boko Haram, que surgiu na Nigéria em 2009, instalou-se em várias ilhas do Lago Chade, um vasto território pantanoso entre a fronteira da Nigéria, o Chade, o Níger e os Camarões.

O Exército do Chade lançou uma ofensiva contra este grupo em abril, depois da morte de 100 militares num ataque do Boko Haram.

O Presidente do país, Idriss Déby, de 68 anos, dos quais 30 no poder, disse na altura que tinha livrado o território nacional da presença jihadista.

Contudo, os ataques continuam e na província do Lago mais de 360 mil pessoas fugiram de casa, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

EUA - Envelope com veneno letal foi enviado para a Casa Branca

© iStock

Notícias ao Minuto  19/09/20 20:32

As autoridades federais estão a tentar apurar quem enviou o envelope e se outros envelopes com ricina foram enviados para o sistema postal norte-americano.

Um envelope que continha ricina, um veneno letal, foi enviado para a Casa Branca, adianta o The New York Times.

Não se sabe quando é que o envelope foi interceptado, mas segundo o Times foi interceptado antes de chegar à sala de correio da Casa Branca. As autoridades federais norte-americanas estão a tentar descobrir quem enviou o envelope e a investigar se outros envelopes foram enviados para o sistema postal dos Estados Unidos.

Uma fonte oficial citada pelo NYT refere que os investigadores acreditam que o envelope com o veneno terá sido enviado do Canadá.

A ricina, que provém do óleo de rícino, pode provocar náuseas, vómitos, hemorragias internas no estômago e intestinos se for ingerida. Consequentemente pode levar à falha do fígado, do sistema renal e até à morte devido ao colapso do sistema circulatório. Não se conhece um antídoto para a ricina.

Guiné-Bissau: Região de Biombo troço: Deputada da Nação, salomé dos Santos, em colaboração com alguns Membros do Governo e jovens da Região de Biombo desencadeia uma acção parcial de reabilitação do troço que liga Quinhamel e Ondame.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau

Crime - Técnicos da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau identificam no Bairro de Reino um jovem de 24 anos que de uma forma clandestina e ilícita fornnecia energia eléctrica aos visinhos em preços acessíveis.


 

TGB Televisão da Guiné-Bissau 

Guiné-Bissau: Ministro de Energia, Jorge Malú, garante que a partir de Janeiro de 2021 a situação da energia eléctrica será resolvida em Bissau.


Estrada Gabú – Boé: CAMIÕES ATOLADOS NA ESTRADA ABORTAM MISSÃO DE SOLIDARIEDADE DA MINISTRA

19/09/2020 / Jornal Odemocrata

O estado avançado de degradação da estrada, em terra batida, que liga Gabú ao setor de Boé, leste do país, interrompeu, ao meio do percurso, a dois quilómetros de Tchetche, proximidades de Boé, a deslocação da missão da ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, a Boé. 

As duas viaturas, que vinham de Tchetche, estavam carregadas de mercadorias, mas por “carga de água” avariaram no meio da estrada na vila de Farina, impedindo, completamente, a passagem de outras viaturas, tanto das que iam a Tchetche como as que vinham de lá para Gabu. O troço está praticamente inundado de águas pluviais e tem estado a criar enormes transtornos à população daquela zona, que viu ultimamente o volume de circulação reduzido a 25 por cento, dando lugar às motorizadas.

Interpelado pela imprensa em Farina, localidade que encurtou o percurso que a levaria até à vila de Tchetche, a ministra da mulher lamentou o fato. Contudo, disse que tinha a noção da degradação do troço, mas não esperava que a situação fosse aquela que encontrou no terreno, com duas viaturas longas, uma da marca Pegaso e a outra Renault, a encurtarem a sua missão humanitária.

Um dos motoristas das viaturas que se enrolou,relatou as dificuldades que teve de enfrentar ao longo do percurso, de Tchetche à vila de Farina, local onde a viagem foi abortada. 

“As dificuldades são enormes. Estamos há seis dias neste troço com mercadorias. A estrada está inundada completamente e bastante degrada. Circulamos nesta estrada sob vários riscos”, disse Mamadu Iaia Baldé, totalmente abatido e exausto que nem quem enfrentou um leão.

Como alternativa, a viatura que transportava zincos, arroz, máscaras faciais e detergentes teve que fazer escala obrigatória na comunidade de Candjadude, a cerca de treze quilómetros de Boé, para simbolizar o ato da entrega da ajuda humanitária.

O régulo de Gabú, Abdurame Djaló, disse esperar que o apoio possa aliviar os efeitos derivados das inundações e de tempestade em Boé.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S