quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Cerimonia de posse do Sr. Soares Sambú - Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Coordenador para Area Económica.




 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Tomada de posse do Chefe de Gabinete do Presidente da República - Sr. Califa Soares Cassama.




 

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

ADVOGADOS NEGAM QUE EX-PM ARISTIDES GOMES SE AUTO-CONFINOU NA SEDE DA UNIOGBIS

04/11/2020 / Jornal Odemocrata 

Os advogados do antigo primeiro-ministro negam que Aristides Gomes se auto-confinou “contrariamente ao que deixa entender o Procurador geral da República”. Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, 04 de Novembro de 2020, num dos hotéis da capital Bissau, o porta-voz do colectivo de advogados, Luís Vaz Martins, explicou que o seu constituinte foi obrigado a refugiar-se nas instalações de uma representação diplomática no país “perante as circunstâncias de atentado contra a sua integridade física”, sublinhando que essa situação prevalece ainda com “as investidas do procurador geral da República”.

“A sua residência foi vandalizada, mesmo quando era assegurada pelas forças da ECOMIB. Tratar de ânimo leve a situação de um cidadão que teme pela sua vida e integridade física deixa muito a desejar, quando se trata de um procurador geral da República e de um indivíduo que, no passado, beneficiou de proteção diplomática em circunstâncias idênticas” disse, afirmando que “tudo isso evidencia, de forma latente, a existência de um móbil extra – judicial”.

Luis Vaz Martins acusa Fernando Gomes de ter sido forjado e inventado um processo contra Aristides Gomes, questionando “quando o Ministério Público irá parar de fabricar processos”. 

Para Luís Vaz Martins, as declarações do procurador geral da República são “meramente políticas”, acusando o Ministério Público de ter “clonado o processo n°355” contra Aristides Gomes.

“Quando o Procurador geral da República faz insinuações sobre um pretenso processo que corre os seus termos no ministério público contra um dirigente político e que falou da perseguição política contra o Dr Aristides Gomes, fazendo clara alusão ao líder da bancada do PAIGC,  demonstra a verdadeira faceta deste ministério público presidido por este procurador geral da República, ou seja,  a perseguição está declarada” disse Vaz Martins. 

A defesa de Aristides Gomes disse que em circunstância alguma a lei permite que um delegado do Ministério público junto ao tribunal regional da República possa substituir um procurador geral em matéria de crime.

“Não se pode admitir que esta substituição de magistrados de categoria inferior como o Procurador geral da República deixou entender se faça. O PGR não pode, a descontento da lei, através de um despacho, efectuar a substituição para efeito de coadjuvação entre magistrados de diferentes categorias de tribunais, pondo em causa a hierarquia entre as diferentes classes de magistrados” disse Luís Vaz Martins.

Por: Tiago Seide

PR Umaro Sissoco Embalo empossa vice-Primeiro-ministro Soares Sambú.

Eleições nos EUA: o que acontece agora?


Equipe da BBC News Brasil em São Paulo, Miami e Washington comenta a acirrada contagem de votos nos EUA, que ainda não definiu se Donald Trump ou Joe Biden comandarão a Casa Branca a partir do ano que vem.

BBC News Brasil

GUINE-BISSAU - REUNIAO ENTRE O PRESIDENTE, ALGUNS MINISTROS, PGR, COMISSARIO G POP, COM. GN, DIR. PJ


Já deu início a reunião conjunta entre o Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministro do Interior, Ministro da Justiça, PGR , Comissário Geral da POP, Comandante da Guarda Nacional e a Diretora Nacional da Polícia Judiciária.

Radio Bantaba

GUINE-BISSAU - ENCONTRO ENTRE O PRESIDENTE E PM, MINISTROS DE J. INTERIOR, PGR E OUTROS


Termina o encontro entre o Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministro do Interior, Ministro de Justiça, PGR , Comissário Geral da POP, Comandante da Guarda Nacional e a Diretora Nacional da Polícia Judiciária. O Presidente Umaro Sissoco Embaló destacou a questão da segurança, o diploma sobre abate de árvores, e as negociações para a renovação do acordo de exploração conjunta entre Bissau e Dakar.

Radio Bantaba

Young Nigerian-born Democrat, Oye, Elected As United States House Of Representative Member

A Nigerian, Oye Owolewa 31-year old Politicia, has been elected to the United States Congress.

Owolewa from Kwara, who holds a doctor of philosophy (Ph.D.) degree in Pharmacy from the North-Eastern University, Boston, contested on the platform of the Democratic Party as a ‘shadow’ (non-voting) House of Representative member out of the District of Columbia (DC).

#Elections2020 #USElection2020 

Native Reporters

𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐀𝐃𝐎 À 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀






 Governação na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Termina o encontro entre o Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministro do Interior, Ministro de Justiça, PGR , Comissário Geral da POP, Comandante da Guarda Nacional e a Diretora Nacional da Polícia Judiciária. O Presidente Umaro Sissoco Embaló destacou a questão da segurança, o diploma sobre abate de árvores, e as negociações para a renovação do acordo de exploração conjunta entre Bissau e Dakar.



PRESIDENTE SISSOCO CONFERE POSSE AO SEU DIRETOR DO GABINETE

04/11/2020 / Jornal Odemocrata 

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, conferiu posse na manhã desta quarta-feira, 04 de novembro de 2020, ao seu chefe do gabinete, Califa Soares Cassamá. Jornalista  de profissão, que vinha a desempenhar esta função desde a investidura do Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, foi oficializada a sua nomeação ontem (terça-feira) através do decreto presidencial n°54/2020. 

Califa Soares Cassamá, foi jornalista da primeira estação emissora privada do país (Rádio Galáxia de Pindjiguiti) e correspondente da Radiodifusão Portuguesa (RDP) por mais de dez anos. Deixou de exercer a atividade jornalística  em 2016 e assumiu política ativa.

QUEM É O DIRETOR DO GABINETE DO PR SISSOCO

Califa Soares Cassamá, jornalista de profissão. Exerceu radiojornalismo depois do conflito político militar de 7 de junho de 1998, na estação emissora Rádio Galáxia de Pindjiguiti, onde foi uma das vozes da apresentação do famoso bloco noticioso das 13 horas na língua crioula.

Cassamá, ex-chefe da redação da Rádio Galáxia de Pindjiguiti foi também correspondente da Radiodifusão Portuguesa (RDP). Chegou a desempenhar a função do diretor da Radiodifusão Nacional da Guiné-Bissau (RDN). Em 2016, foi nomeado Secretário Executivo do Secretariado Nacional de Luta contra Sida, uma estrutura que reporta  diretamente ao Primeiro-ministro.

Depois de deixar o jornalismo, assumiu a política ativa e integrou o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM). Foi o diretor do Gabinete do Coordenador Nacional do MADEM, Braima Camará. Na eleição presidencial de 2019, coordenou o gabinete de comunicação do então candidato Úmaro Sissoco Embaló. Depois da investidura de Presidente Embaló, Califa Soares Cassamá trabalhou no gabinete da presidência da República.

Por: Assana Sambú

PRESIDENCIAIS NOS EUA - Vai ser até ao último voto contado. EUA ainda sem presidente definido

© REUTERS/Mike Segar

Notícias ao Minuto 04/11/20  POR ANABELA SOUSA DANTAS E FÁBIO NUNES 

Biden diz-se "encaminhado para ganhar" e deposita confiança nos estados com votos ainda por apurar. Trump diz que já ganhou "em grande" e fala já em "roubo" de eleições. Ainda estão milhões de votos por contar, numa noite em que as projeções colocaram os dois candidatos demasiado próximos para avançar um vencedor claro.

Odia das eleições norte-americanas foi ontem, terça-feira, mas hoje, a esta altura, ainda não é possível dizer quem ganhou. O resultado será decidido com a contagem dos boletins de voto que ainda estão por apurar, algo que já se previa que poderia acontecer, e que poderá abrir caminho a incerteza nas presidenciais dos Estados Unidos.

Às 2h20 da madrugada (7h20 em Lisboa), Joe Biden e Donald Trump estavam demasiado próximos no número de delegados no Colégio Eleitoral - com vários estados-chave ainda com milhões de votos por contar - para poder fazer uma previsão fiável de um vencedor. A CNN projeta 220 grandes eleitores para o candidato democrata e 213 para o candidato republicano, enquanto que o New York Times lança uma margem de 225 para 213, respetivamente.

Resultados nos estados-chave

O atual presidente dos Estados Unidos venceu as eleições na Florida (29 delegados), um estado crucial para a reeleição, e desta vez com uma margem maior do que a que conseguiu em 2016, contra Hillary Clinton. Trump conseguiu também assegurar o estado de Ohio (18 delegados). Joe Biden, por outro lado, venceu no Minnesota, garantindo 10 delegados.

A partir daqui, dentro dos estados mais importantes para garantir a entrada na Casa Branca, ainda não é possível fazer determinações. A Carolina do Norte e a Georgia têm mais de 90% dos votos apurados e dão vantagem a Trump. O Arizona tem 80% dos votos contados e dá vantagem a Biden. A Pensilvânia, o Wisconsin e o Michigan têm entre 60% a 80% dos votos contados e todos têm o líder republicano à frente, mas com muitos votos por contar. A decisão sobre o próximo presidente norte-americano irá recair, precisamente, sobre estes três estados.

O estado do Texas (38 delegados), bastião republicano, começou com algumas incertezas, mas acabou por dar vitória a Trump, ao passo que Biden conseguiu manter a vantagem na Califórnia (55 delegados), em Nova Iorque (29 delegados) e no Illinois (20 delegados).

Joe Biden "confiante", Trump diz que ganhou "em grande"

O primeiro candidato presidencial a falar foi Joe Biden, pouco depois da 1h00 (5h00 em Lisboa), onde se dirigiu ao país com uma mensagem otimista, que apelava à paciência dos cidadãos. "Acredito que estamos encaminhados para ganhar esta eleição", indicou o democrata, sublinhando que o voto antecipado sem precedentes já indicava que os resultados seriam demorados. "Temos que ser pacientes, até que termine o duro trabalho de contar os votos, até que cada boletim de voto esteja contado", afirmou, junto à sua sede de campanha, em Wilmington, no estado de Delaware.

O democrata, sabendo que a sua vitória depende dos votos que ainda estão por contar, tentou tirar crédito à ideia de um anúncio de vencedor antecipado - uma possibilidade que foi considerada por alguns analistas, tendo em conta as críticas de Donald Trump ao facto de não se anunciar um vencedor no próprio dia das eleições.

O atual presidente, Donald Trump, viu esta declaração como uma tentativa de "roubar" a eleição. "Estamos à frente em grande, mas estão a tentar ROUBAR a eleição. Nunca iremos deixá-lo. Os votos não podem ser feitos depois das urnas fechadas", escreveu Donald Trump no Twitter, segundos após o final do discurso (um 'tweet' que foi entretanto sinalizado pela rede social). Numa publicação anterior, Trump prometeu fazer uma declaração para breve e acabou com a declaração: "Uma grande vitória!".

O presidente incumbente foi mais longe no seu discurso, que fez por volta das 2h30 (7h30 em Lisboa). "Estávamos prontos para ganhar esta eleição... e ganhamos esta eleição", disse, uma afirmação que não é verdadeira, uma vez que ainda há milhões de votos por contar. "Eu previ isto: não iam ganhar e iam levar-nos para tribunal. Isto é uma fraude ao povo americano", acrescentou, indicando que irá recorrer ao Supremo Tribunal, tentando retirar legitimidade aos votos ainda por contar.


"Não queremos que descubram votos às 4h da manhã e os acrescentem. Para mim é uma fraude", indicou, parecendo ignorar que os votos foram feitos até terça-feira e que podem ser contados até vários dias depois.


Militares da Guarda Nacional sem efetivação e nem salário

Por CNEWS  novembro 3, 2020

Um grupo de Militares da Guarda Nacional não recebe salários desde 2017, ano em que prestou juramento à bandeira nacional, no centro de instrução de Cumeré, no norte da Guiné-Bissau, informou ao CNEWS, uma fonte do Ministério do Interior.

Vários elementos do grupo designado “Núcleo dos Recém-jurados da Guarda Nacional”, não foram efetivados na corporação e logo, estão sem vínculo legal com a administração pública guineense. Segundo a fonte do Capital News, entre as pessoas que têm esta “má sorte” estão algumas, que são afetas à Brigada da Intervenção e Reserva da Guarda Nacional (BIR), ao Comando Geral da Guarda Nacional, e os restantes ao Grupo Territorial Número 01 que engloba o Setor Autónomo de Bissau (SAB) e a Região de Biombo, no norte do país..

Preocupados com a situação, uma fonte ligada ao grupo relatou que “muitos dos seus colegas já viram os seus problemas resolvidos e foram efetivados”. E ainda “regista-se a entrada de novos agentes na Guarda Nacional, mas com os processos de efetivações concluídos e ordenados em dia.

O assunto é do conhecimento do ministro do interior, Botche Candé, e de Sadjo Cissé, Comandante Geral da Guarda Nacional.

Live: 2020 Election Results Map For Trump Vs. Biden | NBC News

LIVE: US Election 2020 live results tracker

Live: 2020 Election Results And Analysis | NBC News

Élections américaines 2020

VOZ DI GUINE-BISSAU - Tudo o que precisa saber o este projeto inedito