segunda-feira, 8 de maio de 2023

O Conselho Executivo do FMI: Mensagem ao Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Son Excellence,

Monsieur UMARO SISSOCO EMBALO

Président de la République de Bissau, Guinée-Bissau

Monsieur le Président,

J'ai le plaisir de vous informer que le Conseil d'administration du FMI a conclu, le 8 mai 2023, la première revue au titre de la facilité élargie de crédit (FEC) avec la Guinée-Bissau.

Aujourd'hui, pour la première fois, j'ai assisté a l'approbation d'un programme de revue avec décaissément sans discussion formelle du Conseil d'administration.

Les performances du programme étaient tellement appréciées que le conseil d'administration a pris cette décision. Votre leadership et votre engagement ont sans aucun doute joué un rôle essentiel dans l'obtention de résultats aussi impressionnants, même dans des conditions difficiles.

Je voudrais profite de cette occasion pour vous féliciter chaleureusement pour les résultats remarquables obtenus par le pays dans le cadre de la FEC.

En tant qu' Administrateur de ce grand groupe de 23 pays, je suis fier d'assister à ces réalisations. Je suis convaincu que, sous votre direction, nous continuerons à faire des progrès significatifs vers un avenir meilleur.

Une fois encore, je vous félicite pour les performances exceptionnelles de votre pays et pour son programme de réforme visant à renforcer la gouvernance et à lutter contre la corruption, et je vous souhaite de continuer à reussir dans toutes vos demarches.

Veuillez agreer, Votre Excellence, l'expression de ma très haute considération.

Facinet SYLLA

Administrateur du FMI

Représentant la République de Guinée-Bissau



 PARABÉNS GUINÉ-BISSAU!

FELICITAÇÕES AO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL UMARO SISSOCÓ EMBALÓ, GENERAL DI POVO POR MAIS ESTE RESULTADO MERITÓRIO QUE ACABADE SER ALCANÇADO JUNTO DO SISTEMA FINANCEIRO MUNDIAL, 

 O QUE TRADUZ O SUCESSO DA VOSSA MAGISTRATURA DE INFLUÊNCIA SABIA E CORRECTAMENTE INTERPRETADA  PELA DIPLOMACIA GUINEENSE, QUE VEM GALVANIZADO O NOSSO SECTOR ECONÓMICO.

DADA A IMPORTÂNCIA E PERTINÊNCIA DO ASSUNTO VAMOS APRESENTAR-VOS  A TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO DA CARTA/ FELICITAÇÕES  DO REPRESENTANTE RESIDENTE:

A TRADUÇÃO:

Sua excelência,

Senhor UMARO SISSOCO EMBALO

Presidente da República de Bissau, Guiné-Bissau

Senhor Presidente,

Tenho o prazer de informar que o Conselho Executivo do FMI concluiu, no dia 8 de maio de 2023, a primeira revisão ao abrigo da Facilidade de Crédito Alargado (ECF) com a Guiné-Bissau.

Hoje, pela primeira vez, testemunhei a aprovação de um programa de revisão de desembolso sem discussão formal da Diretoria.

O desempenho do programa foi tão apreciado que o conselho tomou essa decisão. Sua liderança e comprometimento foram, sem dúvida, fundamentais para alcançar resultados tão impressionantes, mesmo em condições difíceis.

Aproveito para parabenizá-los calorosamente pelos notáveis ​​resultados obtidos pelo país no âmbito da ECF.

Como curador deste grande grupo de 23 países, tenho orgulho de testemunhar essas conquistas. Estou confiante de que, sob sua liderança, continuaremos a fazer progressos significativos em direção a um futuro melhor.

Mais uma vez, felicito-o pelo excelente desempenho do seu país e pelo seu programa de reformas destinado a fortalecer a governação e a combater a corrupção, e desejo-lhe sucesso contínuo em todos os seus esforços.

Queira aceitar, Excelência, a expressão da minha mais elevada consideração.

Facinet SYLLA

Administrador do FMI

Representando a República da Guiné-Bissau

ALEMANHA: Bandeiras russas proibidas pelo Tribunal Superior de Berlim

© Maja Hitij/Getty Images

POR LUSA  08/05/23 

O Tribunal Superior de Berlim proibiu hoje o hastear de bandeiras russas e soviéticas junto ao Memorial Soviético de Tiergarten, no centro de Berlim, bem como a presença de fitas comemorativas da vitória soviética na segunda guerra.

O Tribunal Superior anulou assim uma decisão do Tribunal Administrativo que permitia o uso das bandeiras por ocasião da comemoração da capitulação alemã a 8 e 9 de maio de 1945.

"O prognóstico policial de que os símbolos (russos) são suscetíveis de transmitir violência face à guerra de agressão em curso contra a Ucrânia, revela-se bem fundamentado", justificou o Tribunal Superior.

O Tribunal acrescentou que a utilização das bandeiras poderia ser entendida como "uma manifestação se simpatia para com a condução da guerra".

A polícia de Berlim mobilizou os seus agentes para evitar confrontos uma vez que se espera a concentração de um grupo motard pró-Kremlin, Night Wolves, que marcaram os motociclos com a letra Z, símbolo da "operação militar especial russa" na Ucrânia.


VISITA DO PRESIDENTE À VENEZUELA

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

No início da Visita de Estado a Caracas, o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló foi recebido pelo seu homólogo, o Presidente da Républica Bolivariana de Venezuela, Nicolás Maduro. Durante a visita, os dirigentes dos dois países avaliaram os desenvolvimentos no relacionamento entre Guiné-Bissau e a Venezuela.

A segunda visita oficial do chefe de Estado à pátria de Bolívar reafirma os laços históricos de fraternidade que unem as duas nações e o desejo de continuar a consolidar as relações de intercâmbio, no quadro da Cooperação Sul-Sul e da agenda de complementaridade bilateral.🇬🇼🇻🇪


O Conselho Executivo do FMI, concluiu hoje a primeira revisão ao abrigo da Facilidade de Crédito Alargado (ECF) com a Guiné-Bissau.

“O desempenho do programa foi tão apreciado que o Conselho de Administração tomou esta decisão. 

A Sua liderança e comprometimento foram, sem dúvida, fundamentais para alcançar resultados tão impressionantes, mesmo em condições difíceis. 

Aproveito para parabenizá-los calorosamente pelos notáveis resultados alcançados pelo país no âmbito da ECF.”

(…)

“Estou confiante de que, sob sua liderança, continuaremos a fazer progressos significativos em direção a um futuro melhor. Mais uma vez, felicito-o pelo excelente desempenho do seu país e pelo seu programa de reformas destinado a fortalecer a governação e combater a corrupção, e desejo-lhe sucesso contínuo em todos os seus esforços.”  

Facinet SYLLA

Administrador do FMI para a Guiné-Bissau👇

@Fundo Monetário Internacional (FMI) – Mensagem ao Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló☝


Com   Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Dia da Vitória? "Hoje vemos outra tentativa de reencarnar nazismo"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/05/23 

Mykhaylo Podolyak referiu que o regime russo dança "em cima de cadáveres, a celebrar e a gritar 'Berlim, podemos fazer isto outra vez'".

O principal conselheiro presidencial Mykhaylo Podolyak teceu, esta segunda-feira, algumas considerações sobre o Dia da Vitória, que assinala a derrota nazi na II Guerra Mundial.

"8 de Maio. Um dia de evocação para as vítimas do regime nazi. Um dia para fazer o luto dos heróis que morreram a lutar. E o Dia da Vitória, que nos conta que não importa quão difícil seja, a escuridão perde sempre", começou por escrever o responsável ucraniano numa publicação partilhada no Twitter.

Utilizando as redes sociais para criticar, mais uma vez, o regime russo, Podolyak continua: "E qual é a diferença entre a Rússia e o mundo civilizado? Nós recordamos os nossos heróis. Lembramo-nos do preço que foi pago pela vitória sobre o nazismo", considerou. 

"Percebemos isso como ninguém porque hoje vemos outra tentativa de reencarnar o nazismo (desta vez, russo). Uma tentativa de afogar o mundo no sangue de inocentes".  

O ucraniano apontou ainda que as tropas russas estão a "dançar em cima de cadáveres, a celebrar e a gritar 'Berlim, podemos fazer isto outra vez'".

"Para eles [regime russo] é outro dia de guerra. Um dia de dança. Um dia de celebração de assassinatos em massa. E parte da cultura de ódio", rematou.

O Dia da Vitória assinala-se a 9 de maio, apesar de a vitória ter sido consagrada na noite anterior. Já hoje, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que Kyiv iria deixar de comemorar a vitória sobre a Alemanha nazi e do fim da II Guerra Mundial a 9 de maio, rejeitando a tradição russa.

"Esta é a história do nosso povo, dos nossos aliados, do mundo livre. Hoje devolvemo-la ao nosso povo", afirmou o presidente ucraniano num discurso em vídeo no marco da celebração do fim da II Guerra Mundial (1939-1945).

Zelensky explicou que irá apresentar hoje ao parlamento ucraniano um projeto de lei que declara 8 de maio como 'Dia da memória e da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial' no país e um decreto que marca o dia 9 de maio como 'Dia da Europa', à semelhança dos países da União Europeia.


Leia Também: Os últimos bombardeamentos russos causaram cortes de eletricidade nas regiões ucranianas de Kherson, Zaporijia (sul), Donetsk, Kharkiv (leste), Sumi e Chernigiv (norte), a maioria localizadas perto das frentes de combate, disse hoje o Ministério da Energia da Ucrânia.

NIGÉRIA: Tribunal nigeriano começou a julgar contestações das presidenciais

© Reuters

POR LUSA   08/05/23 

Um tribunal nigeriano iniciou hoje a audiência de ações separadas apresentadas pela oposição para contestar a vitória do partido no poder nas eleições presidenciais de 25 de fevereiro.

O tribunal presidencial do Tribunal de Recurso da capital, Abuja, ouviu as declarações iniciais dos advogados que representam os partidos da oposição, que contestam o resultado da votação, vencida por Bola Tinubu, do partido Congresso de Todos os Progressistas, no poder.

No início da audiência, seguranças armados bloquearam as principais vias de acesso ao edifício e impediu a entrada de alguns jornalistas e advogados.

Alguns manifestantes agitaram bandeiras nigerianas e exibiram cartazes, alegando que o processo eleitoral estava viciado.

A comissão eleitoral da Nigéria declarou Tinubu vencedor das eleições numa emissão televisiva, depois de este ter obtido 37% dos votos.

Mas os dois principais candidatos da oposição rejeitaram o resultado, questionando a vitória de Tinubu e alegando que os resultados das 177.000 mesas de voto do país foram adulterados.

Analistas e observadores afirmaram que a votação de 25 de fevereiro foi, em grande medida, uma melhoria em relação às anteriores eleições na Nigéria, mas disseram que os atrasos no carregamento dos resultados podem ter dado margem para que os números fossem adulterados.

Em petições separadas, tanto Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular, como Peter Obi, do Partido Trabalhista, o terceiro mais votado, argumentaram que a comissão eleitoral violou as disposições da lei ao anunciar os resultados das eleições.

Obi afirmou que tem provas que demonstram que obteve a maioria dos votos na eleição, enquanto Abubakar pediu ao tribunal que desqualificasse Tinubu, alegando que este tem um passaporte guineense e, por conseguinte, não era elegível para participar na eleição presidencial ao abrigo da Constituição nigeriana.

Na Nigéria, uma eleição só pode ser invalidada se se provar que o órgão eleitoral nacional não cumpriu a lei e atuou de forma a alterar os resultados.

Nenhum dos resultados das eleições presidenciais da Nigéria foi anulado pelo Supremo Tribunal do país, embora os analistas tenham afirmado que a votação deste ano é peculiar, devido à forte utilização de tecnologia no processo eleitoral.

O principal partido da oposição afirmou, sem provas, que o partido no poder está a conspirar para interferir no processo judicial, aumentando as tensões enquanto o país aguarda a decisão do tribunal e se prepara para a tomada de posse de Tinubu como Presidente.

A contestação judicial é normalmente um processo moroso e deverá prolongar-se por meses, para além de 29 de maio, data em que Tinubu deverá substituir o atual Presidente, Muhammadu Buhari.


Leia Também: Marinheiros de petroleiro dinamarquês libertados por piratas na Nigéria

O Sector de Caio vence festival cultural da etinia MANJACA e, o Ministro da Cultura Juventude e Desportos, padrinho do evento encerrou a Primeira Edição da Jornada Cultural de reflexão na Secção de Bassarel, sector Caliquisse, região de Cacheu, sob a organização da Academia NGELES UMDIMAN MANDJACU.

 Radio Voz Do Povo

ALEMANHA: Celebrar libertação de nazis e atacar Ucrânia? "Clara contradição"

© Getty Images

POR LUSA  08/05/23 

O governo alemão sublinhou hoje a contradição da Rússia de celebrar a libertação do nazismo e atacar a Ucrânia, reiterando que está nas mãos de Moscovo pôr fim à guerra no país vizinho.

Numa conferência de imprensa regular, o porta-voz do Governo alemão, Steffen Hebestreit, indicou que, mais uma vez, durante a noite de domingo e madrugada de hoje, a Rússia atacou infraestruturas civis e população civil ucranianas.

"E isso, no dia em que comemoramos os 78 anos do final da Segunda Guerra Mundial, também com a importante contribuição do Exército Vermelho, que ajudou a libertar a Alemanha", o que "é uma clara contradição" em relação à situação atual, declarou.

O porta-voz insistiu que quem pode acabar com esta guerra "de um dia para o outro" é o Presidente russo, Vladimir Putin.

"Pode parar de bombardear cidades ucranianas, pode cessar os seus ataques a regiões inteiras, pode retirar as suas tropas da Ucrânia e, se quiser, então, convidar para conversações de paz, mas o que está a acontecer é precisamente o contrário", observou.

Também a ministra da Cultura alemã, Claudia Roth, criticou, num comunicado, que enquanto hoje se comemora o fim do conflito mundial, "volte a haver guerra na Europa, uma guerra criminosa de agressão lançada pela Rússia contra a Ucrânia".

"Por causa disso, as pessoas estão a perder as suas vidas, os seus entes queridos, as suas casas, e a Rússia de Putin está a tentar privá-los de toda a sua cultura. Para a propaganda desta guerra criminosa de agressão, Putin também está a apropriar-se de forma indevida da memória do 08 de maio da pior das formas", sustentou.

Roth acrescentou ainda que esta data "representa o compromisso diário com a paz, a liberdade, a democracia e a autodeterminação numa Europa comum e unida".

"Hoje partilhamos esta memória para o futuro com os nossos parceiros da Europa e os nossos amigos na Ucrânia, de cujo lado estamos", vincou.

A ministra revelou também que a exposição permanente do Museu de Berlim-Karlhorst, situado no edifício onde representantes da Wehrmacht (nome das Forças Armadas da Alemanha nazi) assinaram, na noite de 08 para 09 de maio de 1945 a capitulação incondicional perante as quatro potências aliadas (Reino Unido, França, Estados Unidos e União Soviética), está a ser revista para incluir os mais recentes resultados de investigações sobre esse período da história e os acontecimentos atuais.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 439.º dia, 8.791 civis mortos e 14.815 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

ANC //APN

Lusa/Fim


Leia Também:  Ataque russo destruiu armazém e danificou hospital da Cruz Vermelha


Leia Também:   Russos tentam convencer migrantes a lutar na guerra por melhores salários



SENEGAL: Pedida pena de prisão para opositor senegalês Ousmane Sonko

© Getty Images

POR LUSA  08/05/23 

Um magistrado senegalês pediu hoje uma pena de prisão e a emissão de um mandado de captura contra o opositor Ousmane Sonko, no âmbito de um processo de recurso por difamação, de que depende a sua candidatura às presidenciais.

O procurador Ibrahima Bakhoum pediu contra Sonko dois anos de prisão, dos quais um ano preso, um mandado de captura e a publicação do acórdão em cinco jornais.

Sonko não esteve presente no julgamento perante o Tribunal de Recurso de Dacar, que se deverá pronunciar nas próximas horas.

Terceiro classificado nas eleições presidenciais de 2019 e candidato declarado às de fevereiro de 2024, Sonko é processado pelo ministro do Turismo, Mame Mbaye Niang, por "difamação, injúrias e falsificação".

Foi condenado em março, em primeira instância, a dois meses de prisão com pena suspensa e a 200 milhões de francos CFA (cerca de 300.000 euros) de indemnização. Esta sentença preservou a sua elegibilidade, de acordo com os seus advogados, podendo ser contestada por uma sentença mais pesada em sede de recurso.

Sonko e os seus apoiantes acusam o Governo de utilizar o sistema judicial para o impedir de concorrer às eleições presidenciais de 2024 e, por seu lado, o partido presidencial acusa Sonko de querer paralisar o país e de utilizar a rua para escapar à justiça.

Em março de 2021, a sua detenção quando se dirigia numa comitiva para ser ouvido por um juiz, num caso de alegada violação, contribuiu para desencadear vários dias de tumultos que causaram pelo menos uma dezena de mortos.

O julgamento está agora agendado para 16 de maio.

As comparências de Sonko em tribunal são habitualmente uma fonte de tensão e quase paralisam Dacar. No entanto, hoje, as autoridades adotaram um regime mais leve do que o habitual no bairro onde mora o opositor e na cidade e não foram registados distúrbios.

Sonko anunciou no domingo nas redes sociais a sua decisão de "não colaborar mais com a justiça" e disse que não responderia mais às convocações dos juízes sem garantias de segurança, citando os incidentes a que deram origem as suas deslocações ao tribunal.


Leia Também:  Um tribunal senegalês condenou hoje o político da oposição Ousmane Sonko a uma pena de prisão suspensa de seis meses, no âmbito de um recurso por difamação que ameaçava a sua elegibilidade às eleições presidenciais de 2024.


Leia Também: Gâmbia. Ex-ministro vai a julgamento "por crimes contra a Humanidade"


Fundo Monetário Internacional (FMI) – Mensagem ao Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Lançamento oficial da campanha de educação civica eleitoral para as legislativas de 04 de junho, sob o lema "Por uma eleição livre justa e transporte"

 Radio Voz Do Povo 

A Comissão Regional das Eleições_ CRE de Gabu quer forças de segurança na Comissão Regional como forma de garantir segurança e transparência durante o processo.

A solicitação foi feita pelo Presidente da CRE de Gabú, Adulai Baldé na sequência da visita da delegação do Governo regional, Gabinete do Plano e Forças da Segurança.

 Radio Voz Do Povo

Governo proíbe uso de viaturas do Estado em campanha eleitoral

© Radio TV Bantaba  Maio 8, 2023

Bissau, 08 de Maio de 2023 – O Ministério das Finanças da Guiné-Bissau, através do Secretariado Nacional do Património de Estado, comunicou hoje a proibição expressa do uso de viaturas do Estado e suas dependências, incluindo projetos, institutos e empresas públicas, em campanhas eleitorais e outros serviços extra laborais.

A medida surge no âmbito da gestão rigorosa do património do Estado, reforçando a responsabilidade de todos os cidadãos e instituições na preservação e utilização adequada dos bens públicos.

O Secretariado Nacional do Património de Estado, sob instrução do Ministro das Finanças, apela à boa compreensão e colaboração de todos os utilizadores das viaturas do Estado, no sentido de cumprir com esta proibição e garantir uma gestão eficiente e transparente dos recursos públicos.

Esta medida é um passo importante no combate à corrupção e à má utilização de recursos do Estado, contribuindo assim para um ambiente eleitoral mais justo e igualitário.



UNTG : "O nosso objetivo principal desta nova direção de UNTG e trabalhar arduamente com o Governo"_disse o novo Secretário Geral Laureano Pereira da Costa.


©Radio Voz Do Povo

O Governo através do Ministério do Turismo promove um encontro de restituição da reunião dos peritos sobre o documentos de regulamentação e classificação dos estabelecimentos turísticos de alojamento no espaço CEDEAO.

 Radio Voz Do Povo

Primeira dama Sr. Dinisía Reis Embalo recebe apoio da primeira dama da Nigéria.

Embaixador da Nigéria procedeu esta segunda-feira (08.05) a entrega do donotivoda primeira dama da Nigéria para a primeira dama Guineense Dinisía Reis Embalo.

 Radio Voz Do Povo

Ucrânia vai mudar data do Dia da Vitória para se afastar da Rússia

© Roman Pilipey/Getty Images

POR LUSA  08/05/23 

A Ucrânia vai deixar de comemorar a vitória sobre a Alemanha nazi e do fim da Segunda Guerra Mundial no dia 09 de maio, rejeitando a tradição russa, anunciou hoje o presidente Volodymyr Zelensky.

O país passará a celebrar esse dia a 08 de maio, com o "mundo livre", acrescentou Zelensky.

"Esta é a história do nosso povo, dos nossos aliados, do mundo livre. Hoje devolvemo-la ao nosso povo", afirmou o Presidente ucraniano num discurso em vídeo no marco da celebração do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Zelensky acrescentou também que irá apresentar hoje ao parlamento ucraniano um projeto de lei que declara 08 de maio como "Dia da memória e da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial" no país e um decreto que marca o dia 09 de maio como "Dia da Europa", à semelhança dos países da União Europeia.

Os países ocidentais celebram a rendição alemã no conflito mundial a 08 de maio, mas Moscovo manteve a data de 09 de maio devido à diferença de fusos horários.

"Todos os anos, a partir de amanhã, 09 de maio, celebraremos a nossa unidade histórica, a unidade de todos os europeus que destruíram o nazismo e que derrotarão (a Rússia)", destacou Zelensky.

O discurso ocorre na véspera de um grande desfile militar em Moscovo, que terá a participação do presidente russo Vladimir Putin.

O dia 09 de maio tornou-se uma data central para o nacionalismo russo, que se refere à guerra contra o nazismo como a "Grande Guerra Patriótica" e destaca apenas o papel da URSS na vitória.

Desde 2015, as comemorações ucranianas do fim da Segunda Guerra Mundial acontecem não só no dia 09 de maio mas também a 08 de maio, como sinal de aproximação à tradição europeia.


Leia Também: Zelensky diz que a Rússia será derrotada da mesma forma que o nazismo

União Africana pede às partes em conflito no Sudão um cessar-fogo urgente

© Lusa

POR LUSA   08/05/23 

O presidente da Comissão da União Africana (UA) instou hoje as partes em conflito no Sudão a chegarem a um cessar-fogo humanitário com urgência, no dia em que decorrem as conversações promovidas pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos.

Em comunicado, Moussa Faki Mahamat disse estar a acompanhar de perto as conversações entre as Forças Armadas sudanesas e as Forças de Apoio Rápido (RSF, sigla em inglês), que começaram hoje em Jeddah.

Para Mahamat, um cessar-fogo humanitário com urgência será o "primeiro passo para permitir o fornecimento imediato de materiais de socorro para aliviar o sofrimento dos civis sudaneses, que têm suportado o peso desta crise".

O presidente da UA apelou também às partes do conflito para aceitarem a abertura imediata de "corredores humanitários para facilitar a distribuição de bens essenciais e o restabelecimento dos serviços".

E reiterou "o imperativo de as partes cumprirem o direito internacional humanitário e o direito internacional dos direitos humanos e silenciem permanentemente as armas, no supremo interesse do povo do Sudão".

Moussa Faki Mahamat sublinhou a necessidade urgente de a comunidade internacional conjugar os seus esforços numa ação coletiva para exprimir a sua solidariedade com o povo sudanês em prol da paz, da democracia e do desenvolvimento.

O conflito no Sudão, que começou a 15 de abril, provocou 700 mortos, 5.000 feridos, 335.000 deslocados e 115.000 refugiados.


Leia Também: Mais de 60 mil sudaneses fugiram para o Egito devido a conflito

AUSTRÁLIA: Família vegan pede a vizinho para fechar janela enquanto cozinha carne

© Hey Perth / Facebook

Notícias ao Minuto  08/05/23 

O pedido, escrito à mão pela família de Perth, na Austrália, foi entregue num envelope assinalado com as palavras "por favor, leve a sério". Um pedido razoável?

Uma família vegan de Perth, na Austrália, enviou um bilhete ao vizinho pedindo-lhe para fechar a janela quando estão a cozinhar carne, porque se sente "enjoada e chateada" sempre que o cheiro entra em sua casa.

Infelizmente, o vizinho pode não ter sido tão compreensivo como a família esperava, uma vez que a carta circulou na Internet.

O pedido, escrito à mão, foi entregue num envelope assinalado com as palavras "por favor, leve a sério".

No interior, havia uma pequena carta que explicava a situação da família australiana. "Olá vizinho, pode fechar a sua janela lateral quando estiver a cozinhar, por favor?", começam por apelar.

"A minha família é vegan (comemos apenas alimentos à base de plantas) e o cheiro da carne que cozinha faz-nos sentir enjoados e chateados. Agradecemos a vossa compreensão. Obrigado, Sarah, Wayne e filhos", lê-se ainda.

Desde a partilha numa página no Facebook da cidade, tem havido vários comentários, com os internautas a debater quem tem razão.

Por um lado, alguns pensaram que a família tinha ido longe demais. "Isso é que é ter direitos", afirmou um pouco impressionado. Outros apelam à moderação e amabilidade, indicando que não se trata de quem está certo ou errado, apenas de quem faz uso do bom senso.


Leia Também: Turquia. Homem que perdeu família em terramoto mata filha sobrevivente

AIR INDIA: Mulher picada por escorpião a bordo de voo da Air India. "Raro e infeliz"

© Getty Images

Notícias ao Minuto   08/05/23 

"Ao aterrar, a referida passageira foi assistida pelo médico no aeroporto e, posteriormente, foi tratada no hospital e teve alta", disse um porta-voz da companhia aérea.

Uma mulher a bordo de um avião da Air India foi picada por um escorpião durante um voo, no sábado, da cidade de Nagpur para Mumbai.

O voo aconteceu no dia 23 de abril, informou a companhia aérea no comunicado divulgado à Press Trust of India, classificando-o como um "incidente extremamente raro e infeliz".

A Air India afirmou ainda já ter registado anteriormente casos de ratos ou aves a bordo de voos.

"Ao aterrar, a referida passageira foi assistida pelo médico no aeroporto e, posteriormente, foi tratada no hospital e teve alta", disse um porta-voz da Air India.

"Os nossos funcionários acompanharam a passageira ao hospital e ofereceram-lhe todo o apoio até à alta", acrescentou.

Depois de o voo aterrar em Bombaim, os funcionários procederam a uma busca em todo o avião, acabando por localizar o escorpião. O Airbus A-319-100 foi então totalmente desinfestado ao abrigo do protocolo da companhia aérea.


ANGOLA. Cuanza Sul: Chegar ao hospital é uma verdadeira odisseia

Por  Óscar Constantino (Sumbe)  DW.COM 08/05/23

Na província angolana do Cuanza Sul, os municípios da Cela e Kilenda debatem-se com problemas relacionados com o transporte de doentes. A causa é a degradação das vias de acesso aos principais hospitais das localidades.

A má situação das vias de acesso, por onde até são obrigadas a circular ambulâncias com pacientes, está a gerar preocupação na província angolana do Cuanza Sul. Kilenda é um dos municípios onde a situação é particularmente grave. Aqui, os doentes têm mesmo que ser levados de trator até o hospital para receberem assistência.  

"Muitos pacientes não chegam com vida", afirma o padre Justino Gonga, que exerce a sua atividade no município de Kilenda. "Muitos vêm de outros lugares recônditos e temos testemunhado muitas mortes por causa do péssimo estado das vias de acesso", adianta o padre.

Justino Gonga faz questão de dar exemplos concretos: "Na zona do Morimbo é um sofrimento terrível. Está mal mesmo. Os doentes são levados de trator e morrem pelo caminho. Esse troço, até para andar a pé, é complicado. E na comuna da Kissanga Kungo, além de falta de ambulâncias operacionais, os moradores também enfrentam problemas relacionados com a falta de qualidade das vias de acesso. E pacientes morrem pelo caminho, antes da chegada ao hospital." 

Estradas no Cuanza Sul: Obras de beneficiação são anunciadas, mas não trazem melhorias desejadasFoto: Óscar Constantino/DW

Situação preocupa a população

Em declarações à DW o ativista dos direitos humanos Joaquim Teixeira confirma que o mau estado da estrada tem estado a "ceifar" a vida de muitos - uns porque sofrem acidentes e outros porque não conseguem chegar a tempo ao hospital para o tratamento médico:  

"Esse hospital precisa de uma estrada bem cuidada. Quando um paciente está em estado crítico, muitas vezes já não tem hipótese de chegar ao hospital, [significa] que essa mesma estrada está a tirar a vida de muitas pessoas", explica Joaquim Teixeira.

"Muitas pessoas quando levam os seus familiares ao hospital também se acidentam. O governo tem de olhar - com olhos de ver mesmo - para essa estrada. Isso é urgente, se é que queremos deixar de ver pessoas a morrer antes de chegar ao hospital", apela.

Obras sem qualquer efeito

Entre a população, as queixas multiplicam-se. Um cidadão, frequente utente das vias danificadas, que não quis mencionar o seu nome, contou à DW África que, por exemplo, as mulheres grávidas passam muito mal quando têm que fazer no trajeto das suas aldeias para o hospital. "Foram feitas algumas obras", lembra o cidadão, mas essas obras "em nada teriam ajudado a população."

"Uma parturiente sai da cidade e chega aqui aflita. As obras feitas em nada valeram. Se houvesse uma inspeção séria para controlar e fiscalizar as obras, [a estrada] não estaria nessas condições! Como vê, a obra nem sequer terminou", lamenta.

Outro cidadão indignado com a situação é Zeca Dias, um taxista que muitas vezes trasporta pacientes das aldeias circudantes para o hospital do município de Kilenda. Em conversa com a DW África, desabafa: "As pessoas queixam-se muito do estado das estradas por ser uma via principal de acesso ao hospital. Um doente que tem 30 minutos a uma uma hora de vida poderiam socorrê-lo em menos tempo, mas perdem muito tempo na via. Isso é inaceitável! Pedimos ao Governo que preste atenção, por ser uma via de acesso para o hospital que fica longe da cidade.” 

Sumbe, capital do Cuanza Sul: "Muitas obras, poucos benefícios de longo prazo"Foto: DW/M. Luamba

Administração local promete melhorias

Daniel Lupini, representante da administração local de Kilenda, contactado pela DW África, promete mudanças para breve, afirmando que "as zonas críticas vão ser beneficiadas":

"A administração municipal antevê vários projetos e dentro destes projetos serão tidas em conta todas as inquietações levantadas. Os estudos para as obras já foram feitos e temos uma carteira de projetos que vai abranger quase todos os sectores sensíveis para os munícpes da Kilenda", diz.

Já o administrador do município da Cela, Wako Kungo, contactado pela DW África, não quis pronunciar-se sobre o tema, remetendo-se ao silêncio.

"Olhamos para um ano de guerra e perguntamos: quem é que são os nazis aqui?"

 A comentadora da CNN Portugal, Helena Ferro de Gouveia, fala das expectativas para 9 de maio, o "Dia da Vitória", marcado pela projeção do poder militar russo. A especialista recorda o discurso do ano passado de Vladimir Putin e questiona: "quem é que são os nazis aqui?".

Helena Ferro de Gouveia  Cnnportugal.iol.pt   08/05/23


Leia Também: "Putin está muito pressionado pelos ultranacionalistas a apresentar resultados. É um nicho de apoio muito importante"

Ucrânia teme ataque russo em grande escala no Dia da Vitória

SIC Notícias   08/05/23

A data, que comemora a derrota sobre o regime nazi em 1945, é celebrada esta segunda-feira na Europa e na terça-feira na Rússia. Os serviços secretos de Kiev alertam para um possível ataque.

Esta segunda-feira é Dia da Vitória na Europa e na terça-feira na Rússia, com a Ucrânia a temer um novo ataque de Moscovo no dia em que se comemora a derrota da Alemanha nazi em 1945.

Os serviços secretos ucranianos alertam para a possibilidade da Rússia estar a preparar um ataque em larga escala.

Em Moscovo, prepara-se há dias a grande parada na Praça Vermelha, que celebra a capitulação do Terceiro Reich, e o discurso de Putin com cuidados redobrados e segurança apertada.

Em algumas regiões as comemorações vão ser menos exuberantes e em Moscovo a grande parada poderá ser menos grandiosa.

Com o Kremlin sob pressão após o ataque com drones da semana passada, a sucessão de atentados e sabotagens a infraestruturas em solo russo, a tensão pública entre o grupo Wagner e as Forças Armadas e a incapacidade de conquistar totalmente Bakhmut, as autoridades tomaram medidas excecionais de segurança para o dia da Vitória, com uma grande parada na Praça Vermelha e discurso previsto do Presidente russo, Vladimir Putin, à Nação.

Vladimir Putin chegou ao poder no dia 7 de maio de 2000 e, nas últimas duas décadas, as comemorações do Dia da Vitória sobre o regime nazi têm-se de alguma forma confundido com a celebração da liderança do Presidente russo.

Zelensky diz que a Rússia será derrotada da mesma forma que o nazismo

© Lusa

POR LUSA  08/05/23 

O Presidente da Ucrânia declarou hoje que a Rússia será derrotada da mesma forma que o nazismo foi vencido em 1945, no dia em que acontecem as comemorações da vitória dos aliados e o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Todo o velho mal que a Rússia moderna está a trazer será novamente derrotado da mesma forma que o nazismo foi vencido", afirmou Volodymyr Zelensky num discurso publicado nas suas redes sociais, prometendo ainda "libertar" os territórios ocupados por Moscovo.

"Assim como destruímos o mal juntos, agora destruiremos em conjunto um mal semelhante (...). Este mal, embora diferente hoje, tem o mesmo objetivo: escravizar ou destruir", afirmou ainda.

"Vamos vencer!", prometeu Volodymyr Zelensky, neste discurso gravado diante de um imponente memorial da Segunda Guerra Mundial com vista para o rio Dnieper, em Kyiv.

Zelensky insistiu: "Nunca esqueceremos a contribuição do povo ucraniano para a vitória sobre o nazismo".

"Não permitiremos que ninguém se aproprie da vitória comum das nações da coligação anti-Hitler", declarou o Presidente ucraniano.

O dia 09 de maio tornou-se uma data central para o nacionalismo russo, que se refere à guerra contra o nazismo como a "Grande Guerra Patriótica" e destaca apenas o papel da URSS na vitória.

Zelensky acusou novamente Moscovo de colocar-se contra aos ideais democráticos e acusou os russos de "agressão e anexação, ocupação e deportação, massacre e tortura, bombardeamento de cidades e o incêndio de aldeias".

"Não vamos perder o que ganhámos, vamos recuperar tudo o que foi capturado pelo inimigo", assegurou ainda neste discurso de 10 minutos.

Zelensky declarou que vai enviar hoje para a Verkhovna Rada [Parlamento ucraniano] uma lei para declarar a data 08 de maio como o Dia da Vitória contra o nazismo na Ucrânia, que até agora era comemorado em 09 de maio, como a Rússia.

Desta forma, Zelensky alinha a Ucrânia com o resto dos países europeus, que comemoram a vitória dos aliados contra o nazismo em 08 de maio.

A Ucrânia diz que está a concluir os preparativos para uma grande ofensiva para recapturar os territórios ocupados pela Rússia no leste e no sul, além da Crimeia, anexada em 2014 pela Rússia.

Nos últimos dias, intensificaram-se os ataques de 'drones' em ambos os lados, um sinal segundo os observadores, da iminência deste ataque por parte de Kyiv.


Leia Também: A Comissão Europeia apresentou ao Conselho da União Europeia (UE) o 11.º pacote de sanções à Rússia, foi hoje anunciado na conferência de imprensa diária do executivo comunitário.

Fez casamento surpresa no hospital e realizou sonho da mulher com cancro

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  08/05/23 

Há um ano e meio, quando os brasileiros Lucilene e Rafael tinham acabado de se conhecer, Lucilene descobriu que tinha cancro na mama. Por coincidência, Rafael tinha tratado um cancro no pulmão em 2019, no mesmo hospital.

Uma mulher com cancro casou com o marido na parte de fora do Hospital do Cancro de Muriaé, em Minas Gerais, Brasil, no domingo, numa cerimónia planeada pelo noivo em segredo.

Ao que noticia o G1, há um ano e meio, quando Lucilene e Rafael tinham acabado de se conhecer, Lucilene descobriu que tinha cancro na mama. Por coincidência, Rafael tinha tratado um cancro no pulmão em 2019, no mesmo hospital.

"Quando passámos por uma situação ou estamos a passar, conseguimos colocar-nos no lugar da pessoa. Eu não acreditava no destino até o destino me colocar frente a frente ao amor da minha vida", referiu Rafael.

Após meses de tratamento que sugeriam que o desenvolvimento do cancro de Lucilene estaria a abrandar, infelizmente a mulher sofreu uma metástase óssea.

Ao saber da notícia e que Lucilene tinha o sonho de casar, Rafael achou que era a oportunidade perfeita. "Perante aquela situação, eu pensei: 'Eu quero realizar-lhe o sonho, tenho de me movimentar de alguma forma’", contou o homem, que acrescentou ter pedido a Deus para lhe dar "uma luz". "Mediante a minha situação financeira naquele momento, estava inviável", explicou.

Rafael voltou ao hospital e fez o pedido com toda a equipa médica a assistir. "Queria fazer o casamento ali mesmo", disse, quando decidiu que o local para o casamento seria o hospital.

Segundo o homem, "foi uma tarefa difícil colocar tudo de pé em duas semanas". Com ajuda do hospital, conseguiu fazer uma estrutura, colocar as cadeiras e até a loja de vestidos entrou no plano.

No grande dia, Lucilene foi para o hospital a achar que ia fazer uma sessão de fotos para o Dia da Mãe e aconteceu a grande surpresa. "Era exatamente o que eu queria no dia do meu casamento", contou Lucilene. "Sem ele na minha vida, eu não sei o que eu faria. Foi um sonho realizado", acrescentou.

Dois iranianos enforcados em Teerão por blasfémia e insultos ao Islão

© iStock

POR LUSA  08/05/23 

O Irão executou hoje duas pessoas que tinham sido condenadas à morte por blasfémia e insultos ao Islão ao publicarem na internet "conteúdos contra a religião" e por defenderem o ateísmo.

Yousef Mehrdad e Sadrollah Fazeli Zare foram enforcados por crimes contra o Islão, noticiou a agência de notícias Mizan que depende do Ministério da Justiça. 

Os dois homens tinham sido condenados à morte por "envolvimento numa rede que distribuía conteúdos" contra o Islão, insultos a Maomé e promoção do ateísmo, indicam as autoridades judiciais iranianas.  

A agência Mizan qualifica os dois condenados à morte como "destruidores do Islão" e, adianta, que Yousef Mehrdad estava na posse de documentos que referiam a destruição do Islão pelo fogo. 

A Justiça iraniana afirmou que os dois condenados utilizaram números de telefone franceses para acionar contas em serviços de internet para levarem a cabo atividades contra a religião. 

A Mizen acrescenta que os dois homens "confessaram os delitos" tendo sido presos há três anos.

O Irão adota uma postura muito severa contra o que considera "ofensas ao Islão".

De acordo com organismos internacionais, o Irão é um dos países com mais execuções por condenação à morte, destacando-se 246 enforcamentos em 2021. 


Leia Também: Um relatório da ONU, divulgado hoje, pediu ao Governo afegão que ponha fim às execuções públicas, criticando ainda a realização de apedrejamentos e açoitamentos em público desde que os talibãs subiram ao poder no país.

China pede a embaixador dos EUA para "estabilizar as relações"

© Lusa

POR LUSA   08/05/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, garantiu hoje que "estabilizar as relações" com os Estados Unidos é uma "prioridade", durante um encontro com o embaixador norte-americano em Pequim, Nicholas Burns.

Segundo uma nota publicada pelo ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Qin lamentou que uma "série de ações erradas" de Washington estivessem a "minar o ímpeto positivo", gerado pelo "consenso" alcançado entre os líderes dos Estados Unidos e China, Joe Biden e Xi Jinping, respetivamente, num encontro realizado na ilha de Bali, na Indonésia, em novembro passado.

Segundo Qin, as "ações equivocadas" dos Estados Unidos levaram à "rutura da agenda acordada de diálogo e cooperação entre os dois lados" e ao "congelamento das relações".

O ministro chinês exortou Burns a evitar "incidentes" e que os laços entre Pequim e Washington "caiam numa espiral de deterioração" e pediu aos Estados Unidos que "corrijam a sua perceção da China".

Observando que Pequim "adere aos princípios do respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação" nas suas relações com Washington, Qin disse ter esperança de que os EUA "voltem à racionalidade".

Qin Gang afirmou ainda que os EUA "devem parar de esvaziar o conteúdo do princípio 'Uma só China'" e "parar de apoiar as forças separatistas" em Taiwan.

As relações entre Pequim e Washington deterioraram-se rapidamente, nos últimos anos, devido a uma guerra comercial e tecnológica, diferendos em questões de direitos humanos, o estatuto de Hong Kong e Taiwan ou a soberania do mar do Sul da China.

Nos últimos meses as tensões foram renovadas por questões como o derrube em território norte-americano de um balão da China alegadamente usado para fins de espionagem, a posição de Pequim sobre a guerra na Ucrânia e a possível proibição nos EUA da aplicação de vídeo TikTok, desenvolvida pela empresa chinesa ByteDance.

A nota da diplomacia chinesa não deu detalhes sobre as afirmações de Burns.


Leia Também: China alerta Comité Olímpico Internacional para "politização" do desporto