quarta-feira, 30 de abril de 2014

Guiné-Bissau Candidatos presidenciais prometem aceitar resultados


Os dois candidatos à presidência da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e Nuno Nabian, prometeram hoje que vão aceitar qualquer resultado que venha a sair da segunda volta do escrutínio, a realizar no dia 18.

A convite do Presidente de transição guineense, Serifo Nhamadjo, e perante elementos da comunidade internacional, José Mário Vaz e Nuno Nabian comprometeram-se a aceitar "o veredito popular ditado pelas urnas" em nome da paz e da estabilidade do país.

"Estamos preocupados com a situação e imagem do nosso país", afirmou José Mário Vaz (também conhecido como Jomav), o candidato mais votado na primeira volta das presidenciais, que disse aceitar qualquer resultado.

José Mário Vaz estava acompanhado de Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e por inerência nome indicado para próximo primeiro-ministro.

As eleições legislativas realizaram-se no mesmo dia da primeira volta das presidenciais, a 13 de abril, e o PAIGC venceu com maioria absoluta.

Simões Pereira apoia a candidatura de José Mário Vaz e também prometeu respeitar os resultados.

Por seu lado, Nuno Nabian, candidato independente apoiado na segunda volta pelo Partido da Renovação Social (PRS), defendeu ser da responsabilidade dos dois candidatos fazer com que as presidenciais decorram com tranquilidade.

"A nossa diretoria de campanha e eu próprio vamos trabalhar para que o veredito popular seja respeitado. A Guiné-Bissau está acima de todos nós", declarou Nabian.

Apesar de ser apoiado pelo PRS, principal partido da oposição, Nuno Nabian prometeu, caso seja eleito presidente, trabalhar com Domingos Simões Pereira na qualidade de primeiro-ministro.

Sobre o futuro primeiro-ministro, Nuno Nabian disse ser uma pessoa que conhece "muito bem" por terem estudado juntos na antiga União Soviética e nos Estados Unidos da América.

"Conheço o engenheiro Simões Pereira muito bem. É uma pessoa amiga, um homem de Estado", acrescentou Nabian, que prometeu uma cooperação institucional com o Governo.

O processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau põe termo a um período de transição de dois anos após o golpe de Estado de abril de 2012
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/210996/candidatos-presidenciais-prometem-aceitar-resultados

Antigos colaboradores de Bubo Na Tchuto admitem em tribunal conspirar para traficar droga


Dois antigos colaboradores do ex-chefe de Estado Maior da Marinha da Guiné-Bissau Bubo Na Tchuto declararam-se culpados de conspirar para traficar droga da América Latina com destino aos Estados Unidos e Europa num Tribunal de Nova Iorque.

Com esta confissão, a procuradoria de Manhatan encontrou um forte aliado para acusar Bubu NaTchuto e seus colaborares de tráfico de drogas no julgamento que deve começar em Junho.

Tchamy Yala e Papis Djeme prestaram declarações na segunda e terça-feira junto do juiz que tem em mãos o processo contra Bubu na Tchuto e os dois colaboradores, detidos numa operação secreta da Agência Anti-Droga dos Estados Unidos (DEA) em águas internacionais próximas da Guiné-Bissau.

Segundo a agência Reuters, o julgamento de José Américo Bubo na Tchuto, Tchamy Yala e Papis Djeme está previsto para Junho e deverá ocorrer até Setembro quando será lida a sentença.

Contra o antigo homem forte da marinha guineense impende a pena de prisão perpétua.
http://www.voaportugues.com/content/antigos-colaboradores-de-bubo-na-tchuto-admitem-em-tribunal-conspirar-para-traficar-droga/1904426.html