quarta-feira, 28 de julho de 2021

A Chegada! - Em Turquia 🇹🇷 Istambul, o Chefe do Estado Guineese aterrou no voo privado em Istambul para uma visita Privada de alguns dias;


 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional  
28 de Julho de 2021.

Governo de Bissau deu passos importantes para retoma de Facilidade de Crédito Alargado com FMI em 2022. O fundo acaba de aprovar o Programa Monitorizado pelo Corpo Técnico para Guiné-Bissau.


Com Aliu Cande

Esta quantidade de álcool por dia pode ajudar a evitar ataque cardíaco

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  28/07/21 

Os dados apurados destinam-se apenas a indivíduos que já sofreram previamente um ataque cardíaco, angina ou acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo um novo estudo publicado na revista BMC Medicine e citado pela CNN, caso tenha uma doença coronária, beber uma pequena quantidade de álcool diariamente está associado a um menor risco de sofrer outro ataque cardíaco, angina, AVC ou morte prematura. 

"Esta [descoberta] não é para a população em geral - o estudo aplica-se somente a pessoas que já tiveram algo relacionado à saúde cardiovascular", afirmou a investigadora Emmanuela Gakidou, diretora sénior de desenvolvimento organizacional e treinamento do Institute for Health Metrics and Evaluation na Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Acrescentando: "E o que descobriram é que se continuar a beber depois de um evento cardíaco, não é assim tão mau para a pessoa, contanto que mantenha o consumo baixo". 

Os investigadores analisaram os dados de mais de 14 mil pessoas que já haviam experienciado um ataque cardíaco, derrame ou angina e que foram acompanhadas durante um período de até 20 anos. Adicionalmente, foram analisados os resultados de outros 12 estudos, formando uma amostra combinada de mais de 48 mil indivíduos. 

A pesquisa apurou que consumir até 105 gramas de álcool por semana protege pessoas que padeceram de um problema cardiovascular de ter outra ocorrência ou de morrer precocemente, comparativamente a pessoas que não bebem de todo. 

Tal valor corresponde a significativamente menos do que o limite superior de consumo aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homens e mulheres, nomeadamente de 166 gramas por semana. 

"As nossas descobertas sugerem que as pessoas com DCV (doença cardiovascular) podem não precisar de parar de beber para prevenir ataques cardíacos adicionais, derrames ou angina, mas que podem considerar reduzir a sua ingestão semanal de álcool", disse o autor do estudo, Chengyi Ding, um estudante de pós-doutoramento na University College London, num comunicado emitido à imprensa. 

Contudo, os dados apurados não são válidos para toda a população, visto que o consumo de álcool eleva o risco de desenvolvimento de doenças como cirrose, tuberculose e cancro e de acidentes e ferimentos associados à substância, sublinhou Gakidou.

"Se o seu principal risco de saúde é o cancro de qualquer tipo, então o nível mais seguro de bebida é provavelmente zero”, partilhou Gakidou.

"E se tem menos de 40 anos ou mais, o nível mais seguro de álcool ainda é zero, porque adultos mais jovens morrem de lesões relacionadas ao álcool em todo o mundo", concluiu. 

Marcha da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau ( UNTG).

RadioBantaba 

A chefe do Estado Guineese, General Umaro Sissoco Embaló Desloca-se hoje 28 de Julho de 2021 à Turquia 🇹🇷 Istambul, para uma visita privada de alguns dias;
























O analista político guineense, Rui Landim diz que, na Guiné-Bissau multiplicam-se desordem política e, com repercussões sociais graves.

Numa clara alusão ao actual cenário político, Rui Landim afirma que, a situação parece para já insustentável.

Numa entrevista concedida à Rádio Jovem e a RDP-África está terça-feira, Landim diz não ter dúvida que o país está à deriva, devido ausência total de regras democráticas.

Fonte: Alison Cabral 

Alassane Ouattara - Rencontre cordiale et fraternelle avec mon jeune frère Laurent Gbagbo. Nous travaillerons à renforcer la confiance, dans l’intérêt de notre pays.





Leia Também
Por LUSA 
27/07/21 
O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara e o seu antecessor e rival Laurent Gbagbo reuniram-se hoje numa reunião histórica considerada fundamental para o processo de reconciliação nacional no país africano.

"Decidimos que é importante restaurar a confiança e reconciliar os costa-marfinenses", afirmou Ouattara à comunicação social numa conferência de imprensa conjunta com Gbagbo, após a reunião no palácio presidencial, em Abidjan, capital económica da Costa do Marfim, citado pela agência noticiosa Efe.

Ouattara saudou o encontro, que, segundo ele, era aguardado pela população "com muita impaciência" e que decorreu de forma "cordial e fraternal".

"Claro que houve esta crise que criou divergências, mas isso ficou para trás. O que importa é a Costa do Marfim, a paz para o nosso país, para nós próprios e para as próximas gerações", acrescentou.

Ouattara e Gbagbo decidiram também reunir-se de forma ocasional e integrar outras pessoas nesses encontros com o objetivo de reforçar a coesão e reconciliação nacionais.

Gbagbo disse estar "muito feliz" com este encontro e desejou a realização de outras reuniões semelhantes que "relaxem o ambiente" político e social da Costa do Marfim.

O antigo chefe de Estado insistiu também junto de Ouattara para a libertação dos prisioneiros detidos durante a crise eleitoral entre 2010 e 2011 e que ainda estão detidos.

A reunião realizou-se depois de Gbagbo ter regressado à Costa do Marfim, em 17 de junho, quase dez anos depois de ter sido extraditado para a Haia para ser julgado por alegados crimes contra a humanidade na sequência da crise pós-eleitoral que se seguiu às eleições presidenciais realizadas no final de 2010.

Gbagbo foi preso em 2011 e enviado seis meses depois para Haia para que pudesse ser julgado no TPI.

O ex-presidente foi libertado há dois anos, mas tem vivido na Bélgica enquanto aguardava o resultado do recurso dos procuradores do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Uma semana após a absolvição de Gbagbo, Ouattara disse que as despesas de viagem do antigo presidente, bem como as da sua família, seriam cobertas pelo Estado.

Gbagbo recebeu oficialmente quase 46% dos votos em 2010 e mantém uma forte base de apoiantes que alegam ter ficado de fora do processo de reconciliação nos anos que se seguiram à sua expulsão.

O Tribunal Penal Internacional confirmou em 31 de março a absolvição, pronunciada em 2019, de Laurent Gbagbo, considerando-o definitivamente inocente de crimes contra a humanidade e abrindo caminho para o seu regresso à Costa do Marfim.

Em nome da "reconciliação nacional", as autoridades concederam a Laurent Gbagbo dois passaportes, um comum e um diplomático, no final de 2020.

PRS - Dionísio Cabi é candidato à liderança


Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Fim de missão : PRESIDENTE SISSOCO AGRACIA DIRETOR-GERAL DA MTN COM MEDALHA DE ORDEM NACIONAL DE MÉRITO

 Mauricio Odemocrata  27/07/2021

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, agraciou esta terça-feira, 27 de julho de 2021, o ex-diretor-geral da empresa de telecomunicações MTN Guiné-Bissau, Freddie Djabulene Mokoena, com a medalha de ordem nacional de mérito, cooperação e desenvolvimento.

O chefe de Estado sublinhou que a medalha atribuída ao ex-Diretor-Geral da MTN, que chegou ao fim da sua missão no país, é um sinal de reconhecimento e de apreço da Nação guineense pelo trabalho profissional desenvolvido durante oito (8) anos na Guiné-Bissau, contribuindo para o desenvolvimento do setor das telecomunicações,.

O Presidente da República justificou que a Medalha de Mérito é dada apenas às personalidades cujo desempenho  foi “de acordo com a linha que todos almejamos”.

“Por isso, vários embaixadores que foram acreditados no país, cessaram as suas missões diplomáticas mas não receberam Medalhas, porque o desempenho não foi de acordo com as metas almejadas”, salientou.

Úmaro Sissoco Embaló disse esperar que o substituto do Diretor-Geral da MTN seja melhor ou igual que o seu antecessor.

Na sua vez, Freddie Djabulene Mokoena reafirmou o engajamento da empresa MTN na certeza de que continuarão a adotar medidas e formas de contribuição para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

“É uma honra e orgulho para mim receber a Medalha de Mérito da Guiné-Bissau. Agradeço, portanto, ao Presidente da República e ao governo pelo privilégio e apoio e cooperação que nos têm dado na Guiné-Bissau”.

Por: Carolina Djemé  

Secretário-geral da UNTG: “GUINÉ-BISSAU VIVE UMA DESORGANIZAÇÃO TOTAL E É PRECISO PÔR FIM A ESSA DESORGANIZAÇÃO”

Mauricio Odemocrata 27/07/2021

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, disse, esta terça-feira, 27 de julho de 2021, que a Guiné-Bissau vive uma desorganização total e que é preciso pôr fim a essa desorganização.

Em entrevista aos jornalistas para anunciar a marcha da UNTG agendada para esta quarta-feira, Júlio Mendonça desafia os servidores públicos para participarem na manifestação contra a desorganização do país, impostos e “subsídios injustificáveis” introduzidos pelo governo e que está a ter reflexos na vida dos trabalhadores e da população. Anunciou também  a realização de uma nova marcha pacífica para o dia 3 de agosto, dia de trabalhadores da Guiné Bissau.

Para Mendonça, os trabalhadores estão a ser explorados pelo governo, informando que a marcha de amanhã vai ser assegurada pelas forças de segurança.

“Tivemos um encontro ontem com o Secretário de Estado da Ordem Pública e o seu staff.  Deram-nos a garantia de que vão dar toda a segurança necessária para concretização da marcha agendada para amanhã”, disse, esperando que os polícias não voltem a cometer o “mesmo erro de lançar gás lacrimogêneo aos trabalhadores”.

O sindicalista apelou às estruturas do ministério do interior nas regiões a deixar que os associados da UNTG também realizem a manifestação.

A UNTG denunciou o aumento de preços de produtos da primeira necessidade no país e exige, entre outros, o aumento do salário mínimo dos atuais 50.000F CFA para 100 .000F CFA, a revogação de nomeações e contratos feitos sem obedecer aos critérios de ingresso na função pública assim como pagamento de dívidas e a efetivação dos servidores públicos.

Por: Tiago Seide

Caso DSP: Assembleia Nacional Popular responde a PGR que em nenhum momento tenciona convocar uma sessão extraordinária para analisar eventual levantamento da Imunidade Parlamentar a nenhum deputado.