sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Bissau a recompor-se aos poucos


Os jovens já desbloquearam as principais avenidas de Bissau e dão lugar a um árduo trabalho aos varredores de rua da Câmara Municipal de Bissau, que terão agora a ingrata tarefa de limpar toda a sujeira feita hoje.

As principais estradas e avenidas da cidade de Bissau foram bloqueadas pelos manifestantes que queimaram pneus e destruíram algumas viaturas.

                                        Assistir Vídeo Aqui

Braima Darame

A Polícia da Ordem Pública diz que a situação ainda não está sob controle. Declarações de Celso de Carvalho, Comissário Nacional da POP.

Balanço POP: Manifestações provocaram cerca de vinte detidos e dois policiais feridos.


O Comissário Nacional da Pop, Celso de Carvalho, diz estar procupado com a generalização da situação que provocou dois ferimentos e cerca de 20 detenções.

Celso de Carvalho reconhece que a situação ainda não está sob controlo da polícia e, promete uma resposta dura em relação aos tumultos.

                                      Assistir Vídeo Aqui

Por: Aliu Cande

Sociedade Civil e a Confederação das Associações Estudantis demarcam-se dos tumultos


Mutaro da Silva, presidente da Conaeguib, declara o fim das manifestações, na presença do Presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil.

Fode Caramba Sanha falando após um encontro com o Presidente da República, agradece o governo por ter atendido as reivindicações dos professores.
                                        Assistir Vídeo Aqui
Aliu Cande

Fim dos tumultos?


Presidente da República reuniu de emergência com o governo e com a Sociedade Civil na sequência dos tumultos provocados pelas manifestações dos estudantes.

À saida, o Secretário de Estado do Tesouro, Suleimane Seide garante que o governo já liquidou, esta manhã, a dívida com os professores.

                                Assistir Vídeo Aqui

Aliu Cande 

ÚLTIMA HORA : O Governo da Guiné-Bissau vai reagir a situação vigente, pela voz do secretário de Estado do Tesouro, Suleimane Seidi, no Palácio da República


O Chefe de Estado guineense está reunido com várias entidades no palácio da República para a analisar a situação vigente nas ruas de Bissau.

Alunos guineenses colocaram hoje pneus a arder nas principais avenidas de Bissau, bloqueando a capital do país em protesto contra a nova greve de professores.

Vários grupos de alunos bloquearam as principais vias de acesso à cidade e estão a impedir a circulação automóvel, com exceção de viaturas de organizações internacionais, forças de segurança e de jornalistas, colocando pneus a arder nas estradas.

Os jovens, que estão a atuar em várias zonas da cidade, também têm estado a lançar pedras, partir garrafas e já danificaram algumas viaturas.

No centro da cidade, há pneus a arder em frente à casa do Presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, e em toda a Avenida Francisco Mendes, onde está situado também o Hospital Nacional Simão Mendes, no bairro Santa Luzia e Pilum, na Mãe de Água, junto ao parlamento nacional, e em várias estradas de acesso a outros bairros.

Braima Darame

LGDH - Bissau em estado de sitio de facto!


Em consequência do impasse que se regista entre o governo e as organizações representativas dos professores, o coletivo de estudantes denominado Carta 21, desencadeou açoes espontâneas violentas que bloqueou todas as artérias de Bissau. 

É inaceitável que o país esteja a beira de ver o ano lectivo nulo em consequência das sucessivas greves no setor do ensino, devido a incapacidade de governo honrar os seus compromissos com os professores. 

Contudo, se as manifestações constitui um direito fundamental que assiste aos alunos e aos cidadãos em geral, não é aceitável que essas reivindicações transbordarem em atos de violência gratuita contra os patrimônios públicos e privados. 

Os estudantes devem compreender que a melhor forma de exigir os seus direitos é o recurso a meios pacíficos, evitando da prática de atos susceptíveis de pôr em causa a ordem e tranquilidade pública. É vergonho constatar que no meio de toda esta confusão, as autoridades policiais decidiram renunciar a sua missão de dissuasora de manter a ordem e tranquilidade pública. 

É preciso que as autoridades policiais saibam que em nenhuma circunstância podem renunciar cumprir a sua missão constitucional, nos estritos limites previstos na lei. 

A polícia deve estar preparada para atuar na fronteira entre o exercício do direito a manifestação e direito a ordem e tranquilidade pública.

A LGDH um lança um vibrante apelo ao governo, no sentido encontrar soluções urgentes para travar a greve dos professores, e, por conseguinte, a retoma das aulas.

A LGDH apela ainda aos estudantes, a absterem das práticas de atos de vandalismo, utilizando os meios pacíficos previstos na lei, para revindicar os seus direitos



Que a #paz, #justiça e #direitos humanos reinem na Guiné-Bissau!

Fonte: LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos


Situação é cada vez mais complicada


Manifestantes queimam pneus e chegam a sede do paigc e a residência do Presidente do parlamento. Todas vias que dão acesso a Praça dos Heróis Nacionais estão bloqueadas pelas forças da defesa e segurança, para impedir a infiltração dos manifestantes. Queima de pneus se regista em várias artérias da capital Bissau. 

A manifestação iniciada ontem visa o cumprimento acordo assinado entre o governo e os sindicatos dos professores após três meses de paralisações nas escolas públicas

                                  Assistir Vídeo Aqui

Aliu Cande

ÚLTIMA HORA: Presidente da República, José Mário Vaz, acaba de cancelar a sua deslocação a Safim, inicialmente prevista para esta. Jovens estão a queimar pneus e bloquearam todas as principais avenidas da capital.



Rádio Jovem Bissau

Situação tensa: Bissau em chamas


As forças policiais lançam gás lacrimogéneo aos estudantes em manifestação que estão a queimar pneus e lançam garrafas nas estradas.

Informações detalhadas, dentro de instantes








                                Assistir Vídeo Aqui

Braima Darame

Rádio Sol Mansi

Aristides Gomes já devia receber o castigo máximo por ter beliscado de forma grave parte da soberania do Chefe de Estado Dr. José Mario Vaz, sem contar com crimes da ordem económica e financeira registados nos ultimos 9 meses e sobretudo, com ondas de greve a marcarem pela negativa o seu mandato, com maior incidência no ano letivo 2018/2019, fortemente comprometido, devido a não abertura das aulas nas escolas púnlicas.





Prs Bissau 

ALUNOS IMPEDEM CIRCULAÇÃO DE VIATURAS

Alunos estão nas ruas do país desde as primeiras horas do dia impedindo a circulação de qualquer viatura, principalmente com matrículas de Estado

Os alunos abriram várias frentes fechando todas as saídas de Bissau. Neste momento estão a queimar pneus na avenida principalmente – em frente ao hospital 3 de Agosto. Milhares se mobilizaram e gritam pelo direito á escola.

Fechando as duas faixas, a marcha está a ser apoiada pelos alunos das escolas privadas que foram obrigadas a fechar as suas portas depois da invasão dos manifestantes.

Os manifestantes continuam a caminhar com destino ao palácio do governo e alguns estão a lançar pedras e com paus nas mãos.

Outra frente é aberta no centro da cidade, isso numa altura em que o presidente da república agenda uma visita a bolanhas de Ntús, em Safim, região de Biombo. Os polícias intensificaram-se mas assegurando pacificamente os manifestantes.

Mais informação no jornal das 12h30 (hora d Guiné-Bissau) em língua crioula.



                                                     Assistir Vídeo Aqui
                                                                            
                                                                  Assistir Vídeo Aqui
Aliu Cande

Rádio Sol Mansi

GTAPE prolonga até ao próximo dia 14, o período das reclamações para correção de eventuais falhas e erros nos registos dos eleitores.

O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral na Guiné-Bissau anunciou hoje que prolongou até 14 de fevereiro o período de reclamações para a correção de dados nos cartões de eleitores e recolha de impressões digitais em falta.

Segundo o GTAPE, a decisão de prolongar por mais 10 dias o período de reclamações deve-se ao facto de ainda não se terem concluído "algumas operações no terreno".

No comunicado, a estrutura do Governo responsável pela organização e direção do recenseamento eleitoral refere que a decisão teve também em conta o pedido da Comissão Nacional de Eleições, que pediu ao GTAPE para prorrogar por mais 10 dias o processo de atendimento de reclamações e "consequente consolidação dos cadernos eleitorais".

O GTAPE apela aos eleitores para se dirigirem aos círculos eleitorais onde se recensearam para corrigirem falhas ou omissões constatadas.

O gabinete iniciou a 25 de janeiro a afixação dos cadernos eleitorais provisórios e o atendimento de reclamações para a correção de dados nos cartões de eleitor e a recolha de impressões digitais em falta no país e na diáspora.

Os partidos têm denunciado que os cadernos eleitorais ainda não foram afixados em todas as zonas do país e na diáspora e que, por isso, as pessoas não têm conseguido apresentar as suas reclamações.

Segundo a lei eleitoral da Guiné-Bissau, as reclamações aos cadernos eleitorais provisórios deveriam ter terminado na quinta-feira.

Os dados provisórios do recenseamento eleitoral, que terminou em dezembro, apontam para o registo de 733.081 eleitores em todo o território nacional e diáspora.

A Guiné-Bissau vai realizar eleições legislativas a 10 de março.

As eleições estiveram inicialmente marcadas para 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras provocaram atrasos no início do recenseamento eleitoral e consequentemente o adiamento do escrutínio.





Aliu Cande

Lusa

O Pacto de Estabilidade e do Código de Conduta e Ética Eleitoral será assinado pelos atores políticos na próxima segunda-feira, anunciou hoje a presidência da República



Rádio Jovem Bissau

Umaro Sissoco Embaló promete pagar professores com apoio de amigos internacional para acabar com greve na escolar publico



Falando aos jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, o atual segundo vice-presidente do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Umaro Sissoco Embaló abordou a questão da greve dos professores, das razões da sua candidatura a deputado em Gabú e a ausência do Estado. Confira as declarações do antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

                                              Assistir Vídeo Aqui

Rádio Jovem Bissau