quarta-feira, 6 de março de 2019

A campanha eleitoral não impediu a realização do maior evento cultural guineense : o Carnaval.

O carnaval da Guiné-Bissau é aguardado ansiosamente todos os anos. 11 grupos de todo o país competiram no desfile principal do dia 4 de março que teve lugar na Avenida dos Heróis Nacionais. Alguns trajes, máscaras e carros alegóricos foram preparados durante meses, um trabalho tão preciso e meticuloso que muitas das realizações poderiam ser consideradas verdadeiras obras de arte. 

Este ano, foi o Grupo Cultural Politécnico Nova Esperanca (IPNOVE-IP9) que foi eleito grande vencedor. Nos debates políticos a acontecer ao mesmo tempo, todos concordaram que o Carnaval, com a sua rica diversidade, é a maior expressão da cultura guineense e que a cultura é um bem público!



 




ONU na Guiné-Bissau

COMUNICADO DA SEXTA SESSÃO PLENÁRIA DA CNE



Cne Guiné Bissau

ÚLTIMA HORA: CNE revoga decisão de criar lista suplementar de votação

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau revogou hoje a decisão de criar uma lista suplementar de votação para as pessoas que se recensearam, mas cujos nomes não constam nos cadernos eleitorais informatizados.

"Só podem votar os cidadãos eleitores que tenham preenchido, cumulativamente, os requisitos previstos na lei, quer dizer, serem portadores de cartão de eleitor, não ter ainda exercido o direito de voto e constar o nome no caderno eleitoral, respetivamente", refere em comunicado referente a uma sessão plenária da CNE.

A decisão da CNE de autorizar as listas suplementares provocou reações do Partido de Renovação Social (PRS) e do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), que consideraram a medida ilegal.

Hoje, em comunicado enviado à imprensa, o PRS anunciou que interpôs uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau para impedir a utilização de listas suplementares de votação.

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas no domingo.
Mais de 761 mil eleitores vão escolher o novo parlamento do país entre 21 partidos políticos.

LUSA

Patroa que queimou menina de 14 anos com óleo condenada a sete anos de prisão

A mulher que terá derramado o óleo acusou a menor, que trabalhava como empregada doméstica na sua casa, de ter deixado cair o seu filho de sete anos.


O Tribunal Regional de Bissau condenou esta quarta-feira a sete anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização monetária a mulher que queimou uma menina com óleo, anunciou Sene Cassamá, da Associação de Defesa e Promoção das Empregadas Domésticas.

"O juiz condenou a mulher a sete anos de prisão efetiva e ao pagamento de uma indemnização de 20 milhões de francos cfa (cerca de 45 mil euros)", disse aos jornalistas Sene Cassamá, no final da sessão da leitura da sentença.

O Tribunal Regional de Bissau começou a julgar o caso da menina queimada com óleo a 15 de fevereiro.

No início de janeiro, a Procuradoria-Geral da República anunciou a detenção da mulher suspeita de deitar óleo sobre a menor, de 14 anos de idade, que sofreu, segundo informações médicas, queimaduras de segundo grau.

O Ministério Público guineense acusou a mulher de "prática atentatória à integridade física da pessoa humana", segundo o ordenamento jurídico do país.

A mulher que terá derramado o óleo acusou a menor, que trabalhava como empregada doméstica na sua casa, de ter deixado cair o seu filho de sete anos, denunciou Sene Cassamá em dezembro.

Num estudo divulgado em janeiro de 2018, a APROMED concluiu que 85% das empregadas domésticas em Bissau são analfabetas e 95% não estão inscritas na Segurança Social.

O estudo denunciou também que há empregadas domésticas com idades compreendidas entre 12 e 14 anos e que muitas trabalham a troco de um saco de arroz de 50 quilogramas.

O mesmo estudo refere que 90% das empregadas trabalham mais de 14 horas diárias, sem direito ao pagamento de horas extraordinárias ou férias.

tsf.pt/internacional

PRS interpõe providência cautelar para impedir utilização de listas suplementares na Guiné-Bissau

O Partido de Renovação Social (PRS) interpôs uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau para impedir a utilização de uma lista suplementar de votação para pessoas recenseadas, anunciou hoje em comunicado aquela força partidária.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau determinou na semana passada a criação de uma lista suplementar de votação para as pessoas que se recensearam, mas cujos nomes não constam no caderno eleitoral informatizado.

Segundo o comunicado, o PRS pediu ao Supremo Tribunal de Justiça a suspensão da deliberação da CNE, porque, segundo a lei, uma vez publicados, os cadernos eleitorais não podem ser alterados e qualquer correção é "extemporânea e nula".

"O PRS confia no povo e aceita qualquer resultado desde que o processo seja honesto", refere o Presidente do partido, citado no comunicado.

A Guiné-Bissau realiza eleições legislativas no domingo. Foram recenseados mais de 761 mil eleitores.

Candidatam-se 21 partidos políticos às legislativas.

RTP

ELEIÇÕES/CAMPANHA ELEITORAL: Paulo Gomes entra na campanha do PAIGC

O Economista guineense de renome internacional, Paulo Gomes, veio a Ganadu demostrar o seu apoio à candidata Suzi Barbosa, cabeça de lista pelo PAIGC no circulo 14.

O PAIGC mais forte do que nunca em Ganadú!


ditaduraeconsenso.blogspot.com

ELEIÇÕES: CEDEAO confirma a presença de 40 observadores eleitorais para as eleições legislativas do próximo Domingo na Guiné-Bissau.



Braima Darame


Greve no Ministério de Justiça

                            Assistir Vídeo Aqui

O sindicato de Base inicia uma paralização de sete dias para exigir o pagamento de 24 meses de salários em atraso e a anulação do concurso interno para preenchimento de cerca de 140 vagas.

Em conferência de imprensa, para além do anuncio da reabertura do Centro de Produção de Documentos Biométricos encerrado há uma semana por Tribunal de Contas, o Diretor de Serviços dos Recursos Humanos, Bidansanta Pete reafirma a continuidade do concurso que, segundo ele, conta com a colaboração do Ministério da Função Pública.

Aliu Cande

A greve de três dias decretada pelo sindicato de Eagb não afecta os serviços da compra da energia elétrica pré-pagamento(saldo).

                             Assistir Vídeo Aqui

Assim constatou esta manhã após a declaração feita por Mario Banca, vice Presidente do Sindicato.

Contactado o diretor geral da Eagb relega a reação para o Conselho da Administração.

Certo é que a greve já está a decorrer, mas o fornecimento da energia elétrica e água está assegurado, tanto que os serviços de venda da energia elétrica pré-pagamento também estão garantidos.

EAGB em greve, mas Central Flutuante garante o fornecimento da luz e água à capital,Bissau.

                                     Assistir Vídeo Aqui

Os trabalhadores da Empresa de Electricidade e Águas da Guiné-Bissau, Eagb iniciaram hoje uma greve de três dias para reclamar o cumprimento do memorando de entendimento, referente ao pagamento do mês de Fevereiro.


Segundo o vice-presidente do Sindicato de Base da EAGB, MÁRIO BANCA, a greve afecta apenas os serviços de manutenção, já que a central flutuante da empresa turca garante o fornecimento regular da energia elétrica e água a capital Bissau.

Aliu Cande

Comunicado à Imprensa



ditaduraeconsenso.blogspot.com

Aderiram hoje mais de 240 jovens recem-formados da Universidade ao Projeto #PRS_Lantanda_Guiné.

O ato de recepção foi presidido pelo Eng. Orlando Mendes Viegas - Diretor Nacional de Campanha e Vice-presidente do PRS, coadjuvado pelo Dr. Faustino Imbali, Diretor Nacional Adjunto da Campanha. 


 

#Vota_PRS_Vota_Mudança

Prs Bissau

A filha do ex-presidente da República da Guiné-Bissau João Bernardo Vieira Nino, aconselha o POVO Guineense a votarem no MADEM G-15, em curta declaração em krioulo disse se "Basta i djusta, nó uni bo acredita di kuma futura na sedu mindjor, bô vota na MADEM G-15 na dia 10, obrigado".

                       Assistir Vídeo Aqui

Bissau Última Hora