terça-feira, 24 de novembro de 2020

NOVO AEROPORTO... BOM OU MAU INVESTIMENTO?


Por Belmiro P. - O blogue

Na nha opinion, novo aeroporto i mindjor investimento k pudi fassidu na Guiné-Bissau né momento. 

Pabia? I simples.

Nô país praticamente investidores estrangeiros ka tem, Guiné-Bissau sta fora di mapa di mundo hora k nô na papia di agências de viagens e companhias aéreas.

Kuma k nô misti pa turistas visita nô ilhas bonitos, si contra avions ka ta bai Guiné-Bissau? Aeroporto di Bissau ka tene condições pa ricibi maioria di voos Internacionais, logo nô ta fica limitado a kil mesmos companhias aéreas di Portugal! Anós na Guiné-Bissau i sta suma mundo kunsa i kaba na Portugal!

Nha ermons, Guiné-Bissau tem k kunsa pensa garandi, tchoma turistas lá di Australia 🇦🇺 si for preciso. Nô terra bonito di más, pa ka aproveital. 

Hoje em dia, turistas ta busca lugares suma Guiné-Bissau pa bai sé férias. 

Conclusão: aeroporto nobu na tissi más turistas, logo na ki turistas um potencial investidor na sai lá. 

Hora k turismo na kirsi, receita di Estado na kumpanha kel també, si receita di Estado aumenta, automaticamente más dinhero Ministérios na tene na sé orçamentos. 

Resultado, dinhero na tem pa investi na novos escolas, novas infra-estruturas, na formação di população, porque i na passa sedu essencial tene um população más bem formado pa ricibi hóspedes, i també nô governantes na misti aumenta número di visitantes ku receitas pa cofre di Estado, logo lá é na obrigado kumpu terra, pa i sta bonito.

Nô kunsa pensa Guiné-Bissau.

SI ALGUIM PATIU 500 Mil, bu tomal bu bai cumpra ropa ku sapato pa ronka kel, assim ku na continua na pidi só.

Ma si bu pega ki dinhero bu cumpra ropa ku sapato pa bindi na fera, amanhã bu na tene boutique.

Trump Imposes $15,000 Visa Bond On Nigerians And Others Visiting US

Nigerians planning to visit the United States will have to cough out between $5,000 to $15,000 visa bond.

The United States under President Donald Trump has placed Nigeria and other countries on a visa bond ranging from $5,000 to $15,000.

The new temporary rule means that tourist and business travellers from a dozen African countries, including Nigeria will pay a bond to visit the United States.

The new rule will take effect from 24 December.

Other countries whose tourist and business travellers could be subject to the bond requirement are those from Democratic Republic of Congo, Liberia, Sudan, Chad, Angola, Burundi, Djibouti and Eritrea.

Afghanistan, Bhutan, Iran, Syria, Laos and Yemen are also listed.

Nigerian travellers will have to pay the bond as some categories of visitors overshot the threshold of 10 percent and above overstaying rate.

Overall, out of 177,835 Nigerians who visited the US in 2019, the overstaying rate was between 9.45-9.88 percent.

A total of 17,566 overstayed. Out of the figure, 764 departed late and 16,802 stayed in the country.

But in other classifications, 11.12 percent of 9,336 Nigerian non-immigrant and exchange visitors overstayed.

Another 13.67 percent of in-scope nonimmigrant visitors also overstayed same year.

The U.S. State Department said the temporary final rule, which takes effect Dec. 24 and runs through June 24, targets countries whose nationals have higher rates of overstaying B-2 visas for tourists and B-1 visas for business travellers.

The Trump administration said the six-month pilot program aims to test the feasibility of collecting such bonds and will serve as a diplomatic deterrence to overstaying the visas.

Trump, who lost a re-election bid earlier this month, made restricting immigration a central part of his four-year term in office.

President-elect Joe Biden, a Democrat, has pledged to reverse many of the Republican president’s immigration policies, but untangling hundreds of changes could take months or years.

Via Reuter

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau - ENTREGA DO OGE 2021

ENTREGA DO OGE 2021| O Vice-Primeiro Ministro Eng. Soares Sambu e eu, entregamos hoje nas mãos do Presidente da Assembleia Nacional Popular Eng. Cipriano Cassamá, a proposta do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2021.

Em 30 de outubro, o Conselho de Ministros, decidiu aprovar este Orçamento Geral do Estado, estimando a receita total em 253.734.000.000 Xof (Duzentos e cinquenta e três mil milhões e setecentos e trinta e quatro milhões de Francos CFA) e uma despesa total de igual valor e ainda um défice de 50.000.000.000 Xof(cinquenta mil milhões de Francos CFA)

Em contexto de extrema dificuldade económica, provocada pela pandemia da Covid-19, o Governo era obrigado a fazer esforços no sentido de projetar um orçamento equilibrado e realista. Mesmo assim, apostamos forte nas áreas sociais de maior relevo e esperemos que a sua execução venha trazer grandes benefícios para o país.

Convidamos à todas as forças vivas, a acompanhar o debate na generalidade que vai acontecer na ANP, por forma a conhecer os

motivos e as adversidades de várias ordens, que levaram o Governo a elaborar este orçamento e sobretudo quais as suas linhas prioritárias.

GOVERNAR PARA TODOS 

#EntregaOGE21

#GovernoGB2020 


Senegal: Identificados 1.004 casos da doença desconhecida que afeta os pescadores

© e-Global Notícias em Português  24/11/2020

No total, foram identificados no Senegal 1.004 casos, relativos a dermatoses ou à chamada doença misteriosa que atinge os pescadores, segundo dados avançados pelo ministro da Saúde e Ação Social, Abdoulaye Diouf Sarr, durante a conferência comunicado à imprensa, nesta terça-feira. Segundo a tutela, todos os casos estão a ser seguidos havendo apenas um internado no momento, e as lesões estão a progredir favoravelmente.

Até ao momento, “na região de Dakar, um total de 567 pacientes foram efetivamente identificados, atendidos integralmente, com um desenvolvimento positivo para todos. No momento em que falo, está apenas um caso internado. Isso também revela certa eficácia no atendimento”, detalhou o ministro. Em Thiès, dos 431 casos identificados, todos estão assistidos e não há casos de internamento. Finalmente, em Kolda, foi relatado um caso cuja origem foi identificada em Dakar. “Não é uma doença contagiosa”, disse o ministro.

“Até à data, ao nível das investigações”, acrescentou Diouf Sarr, “não existem casos secundários. Todos casos evoluíram favoravelmente com tratamento médico sem complicações ou agravamento das lesões. Os resultados dos exames laboratoriais realizados não revelaram quaisquer causas infeciosas. Mas novas investigações estão em andamento com base em hipóteses sucessivas. Não há riscos em comer peixe”, concluiu o governante.



RELATÓRIO DA CONVECÇÃO BIOLÓGICA APONTA ACÇÃO HUMANA COMO FACTOR DE DESTRUIÇÃO DE HABITAT


O sexto Relatório Nacional da Convecção da Diversidade Biológica lançado, hoje (24 de Novembro de 2020), em Bissau, aponta que a Guiné-Bissau tem uma perda acelerada da biodiversidade provocada pela acção humana.

O alerta é do ponto focal da Convenção sobre Diversidade Biológica na Guiné-Bissau, a margem do lançamento do referido relatório realizado no Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegida (IBAP).

De acordo Justino Biai, um dos factores mais ameaçadores da biodiversidade do país é destruição do habitat.

“Um dos factores mais ameaçadores da biodiversidade é a distribuição de habitat. Habitat está a ser destruído com uma grande intensidade mas existem factores que não são humanos que são as mudanças climáticas e a pesca ilícita, alteração do uso de solo e expansão de novas tabancas”

Para inverter a tendência, Justino Biai, que também é o director do IBAP, aponta o distanciamento sectorial e o desenvolvimento equilibrado sustentável como factores para que os sectores possam funcionar de forma concertada.

“é preciso um desenvolvimento equilibrado e sustentável que vai permitir que todos os sectores funcionem de forma concertada e evitando sobrecarga sobre um sector em detrimento de outro”.

Entretanto, o executivo promete criar ambiente favorável para o apropria o uso a nível nacional dos recursos biológicos visando, particularmente, o reforço de capacidade e o fortalecimento do sistema de informação e inovações para a mudança de comportamento com vista a melhorar as práticas na gestão dos recursos disponíveis.

Promessa foi transmitida pelo chefe do gabinete do ministro do Ambiente e da Biodiversidade, Lourenço Vaz, em representação do Viriato Cassama.

O sexto Relatório Nacional da Diversidade Biológica deve fornecer informações que permitam a avaliar os progressos para cada meta nacional da biodiversidade estabelecida com base no plano estratégico para diversidade biológica 2011 e 2020.

O relatório também pretende avaliar a eficácia das medidas tomadas por conhecimento das lições apreendidas e as necessidades técnicas e científicas bem como as necessidades de apoio as aplicações e descrever as contribuições do país para a realização dos objectivos da biodiversidade de Aixe e os objectivos da estratégia global para conservação das plantas.

Por: Braima Sigá

Radiosolmansi


Elon Musk destrona Bill Gates do posto de segundo homem mais rico do mundo

Elon Musk. (Brendan Smialowski / AFP)

Por Cátia Rocha  insider.dn.pt  Terça-feira, 24 Novembro 2020

De acordo com o ranking da Bloomberg, Elon Musk contará com uma fortuna avaliada em 128 mil milhões de dólares, que lhe confere o segundo lugar da lista dos mais ricos.

Elon Musk, o dono da marca de elétricos Tesla e da empresa de exploração espacial SpaceX, ultrapassou o multimilionário Bill Gates na lista dos mais ricos. De acordo com os dados do Bloomberg Billionaire Index, Musk é agora o segundo homem mais rico do mundo.

Este segundo lugar era, habitualmente, ocupado por Bill Gates, filantropo e fundador da Microsoft. Aos 49 anos, Elon Musk viu a sua fortuna ascender aos 128 mil milhões de dólares (cerca de 107,9 mil milhões de euros), contabiliza a Bloomberg.

Só esta segunda-feira Musk terá arrecadado mais 7,2 mil milhões de dólares (6 mil milhões de euros) devido à subida das ações da Tesla. No final da sessão de ontem, em Wall Street, os títulos da empresa subiram 6,58% para uma cotação de 521,85 dólares, após o anúncio de que a Tesla passará a integrar o índice S&P em dezembro.

Com esta fortuna, Musk ultrapassou Bill Gates, que passa agora a ocupar o lugar de terceiro homem mais rico do mundo. De acordo com a CNBC, esta é a segunda vez no espaço de oito anos em que o criador da Microsoft desce no ranking dos mais ricos. Bill Gates tem uma fortuna avaliada em 127,7 mil milhões de dólares (107,61 mil milhões de euros).

Na semana passada, Elon Musk “empurrou” mais um milionário para uma posição mais baixa no ranking – Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook.

O sul-africano tem vindo a fazer uma ascensão significativa na lista: a Bloomberg aponta que Musk já ganhou mais de 100 mil milhões de dólares este ano, passando do 35.º lugar no ranking dos mais ricos em janeiro para o segundo lugar em novembro.

Este índice da Bloomberg aponta que a fortuna dos milionários presentes nesta lista subiu 23% este ano, apesar da contração económica causada pela pandemia.

Sem mexidas, Jeff Bezos, o dono da Amazon, continua a ocupar o cargo de homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em 182 mil milhões de dólares (153,4 mil milhões de euros).


Inflation: Buhari To Introduce New Finance Act For Minimum Wage Earners


According to the President, “we are proposing in the new Finance Act that those who earn minimum wage should be exempted from paying income tax.

“These provisions which complement the tax breaks given to small businesses last year will not only further stimulate the economy, but are also a fulfilment of promises made to take steps to help reduce the cost of transportation and the impact of inflation on ordinary Nigerians.”

Explaining the role of the private sector in building a resilient economy, President Buhari said “this government has always emphasized that the private sector has a key role to play in our efforts to build a more resilient and competitive economy as expressed in the Economic Recovery and Growth Plan.

“Private companies in design, construction, logistics and finance are very much engaged in our infrastructural projects in power and rail as well as road and bridges and the installation of broadband infrastructure which is an essential requirement if Nigeria is to participate actively and benefit from the 4th Industrial Revolution.”

Continuing, the President added, “…it is clear that we must diversify the economy away from dependence on crude oil exports, speed up human capital development and improve on infrastructure. Above all, our economy must be made more resilient to exogenous shocks. It is important for the private sector to play a key role as we work together to identify national priorities and try to influence our future national trajectory.”

By Native Reporters

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

CURSOS GRATUITOS NO "SENAI" GUINÉ-BISSAU🇬🇼

Fonte: Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

CURSOS GRATUITOS NO "SENAI" GUINÉ-BISSAU🇬🇼

Iniciará Inscrições para Cursos Técnicos Profissionais gratuitas no "SENAI" Centro de Formação Profissional Brasil-Guiné-Bissau do MAPTESS-GB, perto da granja, à partir do dia trinta(30) de Novembro a dez (10) de Dezembro 2020, das 8H00 às 17H00.

Pode-se conferir as condições de inscrição para o processo seletivo nas imagens abaixo anexadas.⬇️



Gabinete de Comunicação e Informação do MAPTESS-GB

Nigeria is also losing control of its troubled northwest region

A herdsman in Zamfara, Nigeria

By Mark Amaza Tue, November 24, 2020

This month BBC’s Hausa language service which covers northern Nigeria reported a remarkable story of 12 Nigerian police officers being kidnapped along the Katsina-Zamfara expressway in the country’s northwest region. It was the latest in a growing list of attacks and kidnappings in Nigeria’s northwest that have often been underreported in Nigeria’s national media and almost hardly covered by the international media.

For the past decade and more, Nigeria has been battling Islamist terrorist group Boko Haram in an insurgency that has cost about 30,000 lives and displaced 2.3 million people in and around the northeast region of the country. The group, which has carried out attacks in the country’s capital Abuja as well as in neighboring countries Chad, Cameroon, and Niger, remains very active in the northeast even after splintering into the Islamic State West Africa Province (ISWAP) and the Jamaa’atul Ahlis Sunnah (JAS), with both carrying out attacks on civilians, aid workers, and the military.

Continue reading

Ex-PM japonês investigado por utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados

Por sicnoticias.pt   24.11.2020

Festas foram realizadas todos os anos em hotéis de luxo, entre 2013 e 2019, para as quais foram convidados centenas de apoiantes da Abe, que são suspeitos de receber um financiamento de cerca de oito milhões de ienes, cerca de 65.000 euros.

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 e 2019.

Como parte desta investigação, a acusação começou a recolher declarações de secretários que trabalharam para Abe e de funcionários de organizações políticas, para obter mais informação sobre a forma como estes eventos foram financiados, de acordo com as notícias publicadas esta segunda-feira nos meios de comunicação locais.

Estas festas foram realizadas todos os anos em hotéis de luxo, entre 2013 e 2019, para as quais foram convidados centenas de apoiantes da Abe, que são suspeitos de receber um financiamento de cerca de oito milhões de ienes (cerca de 65.000 euros), disseram fontes judiciais à agência local Kyodo.

A lei japonesa exige que os partidos e organizações privadas simpatizantes dos políticos declarem todas as suas receitas e despesas, algo que o gabinete pessoal da Abe não teria feito neste caso, de acordo com as mesmas fontes.

O antigo primeiro-ministro japonês, que renunciou ao cargo em meados de setembro, devido a problemas de saúde, disse hoje que o seu gabinete privado "está a cooperar plenamente com a investigação".

A acusação abriu a investigação na sequência de um processo instaurado em maio por um grupo de cerca de 660 advogados e académicos contra Abe e os seus assistentes, acusando-os de infringir a lei.

O último destes jantares realizou-se na primavera de 2019, no Hotel New Otani, em Tóquio, na véspera de um feriado tradicional para ver as flores de cerejeira, e contou com a presença de cerca de 800 convidados, incluindo figuras proeminentes e apoiantes de Abe, muitos deles de Yamaguchi, a sua terra natal.

PROGRAMA TIRA TEIMAS DA CFM RADIO NOTICIAS, 23/11/2020



CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR PROGRAMA PONTOS NOS I'S RADIO CAPITAL FM 23/11/2020



Provas de Captação dos novos Talentos em atletismo nos quatros especialidades 100m, 400m, 2000 metros em masculino/ feminino e salto em comprimento. Participaram 9 Escolas públicas e privadas do S.A.B.

By Radio Bantaba

Guine Bissau atualidade nacional


By Radio Bantaba

Aubameyang dormiu e comeu no chão do aeroporto: Gabão irrita Arsenal com episódio surreal

Burocracias ao chegar à Gâmbia para jogo da CAN obrigaram seleção a pernoitar... onde não devia

A história podia ser contada apenas assim: o Gabão foi derrotado pela Gâmbia por 2-1 em jogo da CAN e cada um foi à sua vidinha. Só que não: a história começa muitas (e dolorosas) horas antes. A seleção do Gabão, que tem Pierre-Emerick Aubameyang como 'estrela' e capitão, viveu momentos difíceis na madrugada de segunda-feira: a comitiva ficou retida mais de seis horas no aeroporto de Banjul, capital da Gâmbia, quando chegava ao país para o duelo, tudo à conta de... burocracias.

As autoridades daquele país exigiam testes à Covid-19 feitos nas últimas 48 horas ao que a federação do Gabão contestou junto da Confederação Africana de Futebol (CAF) que tudo não passava de uma estratégia para cansar os seus jogadores. Facto é que enquanto se resolviam os problemas burocráticos (e diplomáticos), Aubameyang e companhia acabaram por comer e dormir no chão de uma sala do aeroporto, o que gerou cenas caricatas que foram partilhadas pela própria federação e jogadores. 

Aubameyang foi um dos que publicou as imagens apontando à CAF e, claro, o Arsenal ficou em polvorosa, tendo sido já avançada a possibilidade de não ceder o jogador à seleção numa próxima convocatória.

"O Arsenal ligou a Pierre-Emerick. Depois de ver estas condições, acabou-se... Não o vão deixar voltar e não só a ele, acabará por acontecer a outros jogadores. É compreensível. São jogadores de alto nível e quando vão às suas seleções devem ter um mínimo de conforto. Todos os jogadores tentaram dormir no chão do aeroporto. Imaginem se Aubameyang, que ganha mais de 1 milhão de euros por mês, se lesionasse. O Arsenal pode bem estar chateado com o que aconteceu depois de ver o seu jogador a doemir no chão", afirmou o selecionador Neveu.

A espera prolongou-se por toda a noite e Aubameyang publicou uma imagem às 11h30 a dar conta da saída do autocarro a caminho do hotel às 6 da manhã...

Por Record.pt//

CRIMES ECONÓMICOS NA GUINE-BISSAU.

Por:  yanick Aerton

Os piores crimes que um governante pode cometer não estão capitulados no Código Penal, podem ser cometidos sem infringir nenhum dos seus artigos: são os crimes de lesa economia nacional, deve merecer um forte Desgraçadamente, guine Bissau tem experimentado uma série contínua deles ao longo das últimas décadas. Começaram pelas protestos selvagens e pela destruição da city Continuaram com a entrada corrupção generalizada. Prosseguiram ao longo de anos com impunidade, projectos absurdos como a rodoviarização acelerada no tempo de governos anteriores como primeiro-ministro; com o desbaratar de dinheiros públicos com a construção de casas e outros imoveis no tempo de tio cudji, intensificaram-se no governo de nhu lambu com negócios concebidos ad hoc para o capital financeiro e monopolista como as csm, o DNT, o novo Barco de transportes entre ilhas, os veículos de gama, e muitos outros. 

É por crimes económicos como estes que os governantes deveriam ser julgados. O facto de muitos deles, incidirem também em crimes capituláveis no Código Penal é uma questão a latere. Tomá-la como principal é despolitizar os problemas, abdicar da análise numa óptica de classe e cair numa crítica moralista – como se o desastre a que a Guine Bissau foi conduzido fosse devido apenas à "desonestidade" de políticos. As portas giratórias entre governantes e capital monopolista continuam a girar intensamente e isso não é enquadrável no Código Penal. Se e quando alguns políticos são apanhados nas malhas da justiça por questões do dito Código, isso não deve fazer esquecer o principal.

 Um pais com governantes sem agenda de construir, somente pensar em enriquecimento ilícito, quando for chamado pela justiça, vem com argumento que esta ser perseguido.

Único politico com moral e principio, e determinação na guine – Bissau, chama-se cota martinho dafa cabi; fruto do PAIGC, do Amílcar e de combatente da Liberdade da pátria, quadro da administração pública guineense.

Outros governantes são bons também exemplos: soares sambu, Artur sanha, etc.

Deus abençoe Guiné-Bissau

Empresa do Dubai vai financiar construção de novo aeroporto da Guiné-Bissau


A empresa do Dubai, Emirados Árabes Unidos, Concorde Stars Contracting LLC anunciou hoje que vai financiar totalmente a construção de um novo aeroporto da Guiné-Bissau, orçado em cerca de 588 milhões de euros.

"O projeto será totalmente financiado pela empresa Concorde", disse Talal Alboulskia, da empresa, após um encontro com o primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, e quando questionado pelos jornalistas sobre o financiamento do projeto.

Sobre o início da construção do novo aeroporto, Talal Alboulskia disse que depende das próximas reuniões técnicas, que vão definir o início da construção.

"Estou muito satisfeito com o encontro com o Governo da Guiné-Bissau para a construção de um aeroporto internacional de referência. Recebemos um apoio incondicional por parte do Governo e temos outros projetos para este país", afirmou.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro disse à Lusa que o novo aeroporto deverá situar-se em Nhacra e que o projeto, hoje apresentado a Nuno Nabiam, está orçado em mais de 700 milhões de dólares (cerca de 588 milhões de euros).

No âmbito do projeto, chega terça-feira uma equipa técnica da empresa ao país para reuniões de trabalho.

Por LUSA

MIGRAÇÕES - Polícia de Paris dispersou com gás lacrimogéneo protesto de migrantes

© Twitter

Por LUSA  23/11/20 

Algumas centenas de migrantes e ativistas acamparam em Paris hoje à noite para reivindicar alojamentos de emergência, acabando por ser dispersados pela polícia, que recorreu ao uso de gás lacrimogéneo.

Segundo constatou a agência AFP no local, após o desmantelamento de um acampamento, instalado na Praça da República, cerca de 200 a 300 pessoas, principalmente ativistas e uma minoria de migrantes, deslocaram-se para o centro de Paris, rodeados por um imponente dispositivo de forças de segurança.

Após alguns minutos, a polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar vários grupos.

Um jornalista, que estava identificado, também foi detido e agredido enquanto procurava obter imagens, constatou um jornalista da AFP.

"O Estado presta-se a um espetáculo lamentável", destacou à AFP um deputado da Câmara de Paris, Ian Brossat, responsável pela receção dos refugiados.

"Há uma resposta da polícia a uma situação social. Só sairemos daqui se encontrarmos soluções de acomodação para estas pessoas", acrescentou.

Já um responsável da associação Utopia56, que esteve na origem do acampamento na Praça da República, Kerill Theurillat, realçou a violência policial "à vista dos cidadãos, jornalistas e câmaras no meio de Paris".

"Imaginem o que se está a passar com os migrantes isolados nos arredores de Paris. Isto é o que vemos todas as noites", alertou.

Centenas de migrantes, a maioria afegãos, exigiram abrigo após o desmantelamento, na semana passada, de um campo de migrantes anti-higiénico nos subúrbios de Paris.

A polícia evacuou na terça-feira um campo de migrantes perto de Paris, junto do Estádio de França, onde mais de 2.000 pessoas se fixaram gradualmente desde agosto.

Segundo o responsável pela associação France Terre Asile, operadora do Estado, cerca de 2.400 exilados viviam neste campo, que desde agosto cresceu ao longo de um entroncamento rodoviário, perto do maior estádio do país.

FERNANDO EMBADJE DEFENDE PENALTI E LEVA GUINÉ-BISSAU AS MEIAS FINAIS


Por © O Golo GB 

A seleção nacional Sub-20, os Djurtus, venceu a sua congénere de Mauritânia por [0-1] e apura-se para as meias finais do Torneio UFOA com 6 pontos e 3 golos. 

O guarda-redes da seleção nacional Sub-20, Fernando Embadje, foi o herói da partida entre as seleções de Mauritânia e da Guiné-Bissau, no jogo da segunda jornada do grupo B do torneio de UFOA, na qual a turma nacional venceu por [0-1], com golo de Jomir Sanhá aos 30 minutos. 

Não só porque evitou o golo de empate, ao defender penalti de Toussouph Ware aos 81 minutos da partida, mas o guardião da baliza nacional, fez uma boa partida, acompanhada pelo O Golo GB, cortando lances perigosos que podia violar a sua baliza. 

Fernando Embadje para recordar, é guarda-redes de Portos de Bissau. 

Com essa vitória os rapazes do Mister Emiliano Té, têm passaportes carimbados para as meias finais do torneio, embora terão o último jogo (3ª jornada), no próximo dia 25 deste mês, quarta-feira, com o líder do grupo, Guiné-Conakry que também tem 6 pontos e 5 golos marcados. 

A turma nacional ocupa o segundo lugar do grupo B, com igual número de pontos com o líder e memos 2 golos. Com zero pontos estão as seleções do Mali e da Mauritânia.