quinta-feira, 18 de junho de 2020

O primeiro ministro da Guiné-Bissau - On Air 🕕🇬🇼 92.0 Mhz


Já estou nas instalações da Rádio África, fui bem acolhido pelo Diretor e dentro de instantes vou para os estúdios conversar com Zique Choaib.

Fique atento!




O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

ENTREVISTA COM PRIMEIRO MINISTRO NUNO GOMES NABIAM NO PROGRAMA, TARDE NOITE AFRICA Rádio África fm News

MADEM G15 Conferência de Imprensa sobre atualidade politica guineense B...

Comunicado do Conselho de Ministros 18/06/2020



































O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

China anuncia perdão de juros da dívida de alguns países africanos

A China vai trabalhar com a comunidade internacional para, "através de medidas como o prolongamento do período de suspensão da dívida", ajudar os países a superar dificuldades causadas pela pandemia.

▲O anúncio foi feito pelo chefe de Estado chinês durante uma cimeira extraordinária China-África de solidariedade contra a pandemia de Covid-19 ROMAN PILIPEY/EPA

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou esta quarta-feira que a China vai perdoar os juros da dívida de alguns países africanos que vençam até ao final do ano, prometendo maior apoio aos Estados mais afetados pela pandemia de Covid-19.

“A China irá cancelar a dívida de países africanos relevantes sob a forma de empréstimos governamentais sem juros que vençam até final de 2020”, disse Xi Jinping.

O anúncio foi feito pelo chefe de Estado chinês durante uma cimeira extraordinária China-África de solidariedade contra a pandemia de Covid-19, que decorreu esta quarta-feira por videoconferência.

"Para os países africanos mais duramente atingidos pelo coronavírus e sob forte pressão financeira, a China trabalhará com a comunidade internacional para lhes dar um maior apoio, através de medidas como o prolongamento do período de suspensão da dívida, a fim de os ajudar a superar as atuais dificuldades”, acrescentou o Presidente chinês.

Xi Jinping encorajou, por isso, as instituições financeiras chinesas a responderem à iniciativa dos países do G20 para a Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) aos países em desenvolvimento e a promoverem “consultas com os países africanos para acordos de concessão de empréstimos comerciais com garantias soberanas”.

O chefe de Estado chinês instou ainda os países do G20 a “alargarem ainda mais a suspensão do serviço da dívida destes países, incluindo os de África”.

"A China espera que a comunidade internacional, especialmente os países desenvolvidos e as instituições financeiras multilaterais, atuem de forma mais enérgica na redução e suspensão da dívida para África”, acrescentou.

Por seu lado, o chefe de Estado da África do Sul e presidente em exercício da União Africana, Cyril Ramaphosa, apelou à China para que contribua para o esforço global de redução da dívida proposto pelos países africanos, que defende a suspensão do pagamento por dois anos e um plano de reestruturação da dívida pública e privada dos países.

“Para proporcionar liquidez adicional ao setor privado, África apelou a que a comunidade internacional disponibilize alguns direitos de saque especiais não utilizados de cerca de 100 mil milhões de dólares [cerca de 89 mil milhões de euros] para África”, disse Ramaphosa. “Instamos a China a apoiar e contribuir para este apelo ou a propor, com urgência, outras alternativas para o setor privado”, acrescentou.

Durante a cimeira, foi lançada oficialmente a recém-criada Plataforma de Compras de Material Médico da União Africana, que visa proporcionar a todos os governos africanos o acesso a materiais e equipamentos médicos críticos no combate à pandemia.

África regista mais de 250 mil infeções confirmadas pelo novo coronavírus e cerca de 6.700 mortes. “Embora o número de infeções em África seja atualmente inferior ao de outras partes do mundo, há uma expectativa de que o pior ainda está para vir, com consequências sociais e económicas terríveis”, afirmou Ramaphosa.

Segundo o Presidente sul-africano, África “necessita urgentemente” de material médico, equipamentos de diagnóstico e instalações para isolar e colocar em quarentena os doentes, laboratórios, equipamento de proteção pessoal e ventiladores.

"Muitos países africanos compram bens com recursos obtidos em grande parte junto de agências multilaterais”, observou Ramaphosa, pedindo à China que considere a possibilidade apoiar o fornecimento de material de diagnóstico e terapêutico por um prazo de pelo menos seis meses.

O presidente em exercício da União Africana considerou ainda que “a solidariedade sino-africana e uma melhor cooperação multilateral são fundamentais para vencer a batalha contra esta pandemia”.

A cimeira foi proposta conjuntamente pela China, África do Sul, que detém a presidência rotativa da União Africana (UA), e Senegal, que copreside ao Fórum de Cooperação China-África.

No encontro virtual participaram membros da assembleia de chefes de Estado e de Governo da UA, os presidentes em exercício das principais organizações sub-regionais africanas e o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, foram os convidados especiais.

A China tem sido um dos principais parceiros da União Africana na mobilização de materiais e equipamentos para a luta contra a pandemia no continente, tendo doado milhões de testes, máscaras e alguns ventiladores, nomeadamente através da fundação do empresário Jack Ma.

observador.pt

Ainda, em Busca da Solução Política.


Ainda, em Busca da Solução Política.

Hoje, dia 18 de junho de ano 2020, era o fim do prazo posto pela a Sua Excelência Presidente da República senhor General Umaro Sissoco Embaló, para que os partidos políticos encontrem uma solução face à suposta maioria parlamentar que se alegam ter; nesse âmbito foi indicado o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Engenheiro Cipriano Cassama, como o mediador.

Como sabem, até agora não há saída entre eles, porém o responsável do órgão político, garante convocar uma sessão parlamentar para provação da maioria. O Primeiro Magistrado da Nação, como homem que quer estabilidade e a união nacional, não podia deixar essa oportunidade fora. Para isso, vai dar o benefício de dúvida aos partidos políticos até a data prevista pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular.

É bom salientar que, os Cientistas Políticos disseram que: não existem grandes conquistadores que não sejam grandes políticos; um conquistador é um homem cuja cabeça se serve, com feliz habilidade, do braço de outrem.

Ao passo que, o Nelson Rodrigues disse: muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.

Aguardamos a ilação do Povo.
Obrigado

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

SOBRE O ESTUDO LIGADO A COVID-19 USANDO A VACINA CONTRA A POLIOMIELITE, O GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ESCLARECE:


SOBRE O ESTUDO LIGADO A COVID-19 USANDO A VACINA CONTRA A POLIOMIELITE, O GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ESCLARECE:

Os estudos em causa estão a ser realizados pelo Projecto de Saúde de Bandim (PSB) sendo uma entidade de pesquisa pertencente ao Ministério da Saúde e braço científico do Instituto Nacional de Saúde (INASA).

O PSB é uma entidade vocacionada em estudos e pesquisas, sobretudo os que tem a ver com estudos imunitários.

O PSB tem cumprido sempre com as normas e padrões de pesquisas internacionais, desde a sua fundação em 1978 e tem sido apoiado sempre pelo Governo da Dinamarca.

O PSB submeteu previamente ao Comité Nacional de Ética em Pesquisa na Saúde (CNEPS) o protocolo de estudo intitulado " ORAL POLIO VACCINE AS POTENCIAL PROTECTION AGAINST CORONA VÍRUS".

Importa informar que a CNEPS é uma entidade independente de avaliação de estudos ligados a saúde humana sob tutela do MINSAP, constituída de técnicos formados em matéria de ética em pesquisa na saúde, e que orientam em consciência livre e profissionalismo, salvaguardando sempre os direitos dos participantes.

SALÁRIO MÊS DE JUNHO DE 2020 - GUINÉ-BISSAU


Encaramos a governação como um pacto entre honrar
os compromissos e realizações.

Quem trabalha tem direito a receber atempadamente o seu salario.

Amanhã, estará disponível o salário do mês de JUNHO DE 2020.

GOVERNAR PARA TODOS
#100DIAS
#GOVERNOGUINÉBISSAU

O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

POR DOMINGOS SIMÕES PEREIRA👇🏻👇🏻👇🏻. DE ACORDO A NÔ CONSTITUIÇÃO, ÚNICO ENTIDADE KU TENEH COMPETÊNCIA, KU TENEH CAPACIDADE PA PROCLAMA RESULTADOS ELEITORAIS I CNE.

*Guiné-Bissau o país de faz de conta e das mentiras*

Por: Saliatu Da Costa

*Guiné-Bissau o país de faz de conta e das mentiras*

Ou somos mentirosos ou nos enganamos!

As mortes se sucedem e vivemos em pranto, de repente começamos a deparar com as mortes por falta de oxigênio e por coisas mínimas à conta do nosso decadente sistema de saúde e rapidamente apontamos um culpado, urge encontrarmos um bode expiatório, quando na verdade, todos nós fomos expectadores de um sistema corrupto a vigorar durante anos, onde se investem milhares em campanha política e na acumulação de riquezas pessoais, enquanto nos hospitais os doentes sequer têm camas ( isso falando do mínimo)... Todos nós vimos e apoiamos aqueles que investem milhões na compra de bilhetes de passagens para os seus apoiantes e sem falar nas hospedagens e mais remunerações, enquanto as instalações hospitalares estão em destroços e com escassez de tudo... 

Nha ermons, quantos ventiladores se comprariam com terça parte dos exorbitantes montantes investidos na campanha? Quanta remodelação não se fazia nos hospitais do nosso país que mais se assemelham a um necrotério? Ah sim, vamos admitir que somos cúmplices e apoiamos um bando de corruptos que quando estão no poder saqueiam o erário público descaradamente e nós, enquanto beneficiários de alguma maneira, o silêncio é sempre a nossa melhor opção, até quando já são outros a governar, aqueles com que não temos vínculos...

Ano após ano vemos o nosso sistema de saúde a degradar e quanto mais piora, mais ricos e poderosos ficam os governantes, vale-nos não reparar... Temos vindo a perder vidas desumanamente, porém aqueles que elegemos para nos governarem investem milhões nas suas mansões, em acordos, na compra de consciência, em corromper jornalistas e órgãos de comunicação, e nós sempre na indiferença, nô ta findji ka nota.

Não sei vocês, mas também estou no limite, farta de ver ministros no poder por um ano e já com riquezas de uma vida de sacrifício, casa na Guiné, casa na europa, no Senegal, em Bubaque e etc... Por amor de Deus, até quando essa hipocrisia continuará a nos servir?

Que estas mortes de hoje, consequências de anos de corrupção, impunidade e desamor à pátria nos façam refletir com sinceridade sobre o país que queremos, porque só assim poderemos exigir mais seriedade, trabalho, honestidade e boa administração àqueles que escolhemos para nos governarem.

Hora tchiga di bata punta elis: nta êh kasa tudu ku bu tene nundêh ku dinheru sai? Êh 40 bias ku bu ta bai ku bu família tudu nundê ku dinhero ta sai? Êh dinheru tudu ku bu lantanda na cofre de estado nundê ku bu pul? E seria mais que justo, anôs ku kudji elis.

Hora tchiga di nô fala nô governantes, queremos estradas novas, escolas novas, hospitais novos, nô kansa tchapa-tchapa di dus dias, nô kansa odja koitadis na muri na hospital, nô kansa odja fidjus di koitadis na pidi simola pa bai junta fassi tratamentu...

Pa Deus limpanu udju, kassabi tchiu i passa, mortundadi na tchera ...

«ARTIGO N-18 - 2020» "REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU É QUASE ÚNICO PAÍS NO MUNDO QUE O CARTÃO DE MILITANTE DUMA FORÇA POLÍTICA É MAIS IMPORTANTE DE QUE O BI E PASSAPORTE", DIZ O MALAM GOMES

PARECE TAMBÉM É QUASE ÚNICO PAÍS NO MUNDO QUE SE PAGA PARA FALAR MAL, CHAMAR NOMES, FALAR NAS VIDAS PRIVADAS DAS PESSOAS E ATÉ MATAR E ROUBAR BENS DE OUTRAS PESSOAS E DO ESTADO E NADA ACONTENCE – PORQUÊ? PORQUE NADA FUNCIONA, NINGUÉM É RECONHECIDO E NEM NINGUÉM MANDA EM NINGUÉM E TODOS OS CIDADÃOS.

TODAS AS PESSOAS CURIOSOS, MALANDROS E MAUS - FAZEM TUDO EM NOME DE ESTADO QUE SÓ TEM O NOME, MAS NÃO É DE DIREITO E MUITOS QUE FALEI LÁ EM CIMA, TÊM TUDO E NINGUÉM SABE ONDE É QUE SAIRAM COM TODOS OS BENS ALEIOS E PATRIMONIAIS QUE TÊM EM TODA PARTE OU DENTRO E FORA DO PAÍS – AONDE É QUE SAIRAM COM ELE.

Na RGB - Queres ganhar o dinheiro? Quer ter um bom emprego? Quer ser membro do governo? Quer fazer tudo sem ninguém lhe tocar? Estás disposto chamar nomes as pessoas? Estás disposto falar mal das pessoas? Estás disposto falar nas vidas privadas das pessoas? Queres ir para Europa?

RESPOSTAS - ESCREVE NOS PRINCIPAIS PARTIDOS E MOVIMENTOS POLÍTICOS NO NOSSO PAÍS RGB, TEM TUDO COM CARTÃO, ATÉ TENS VIAS VERDES PARA TUDO.

Pior de tudo é como Coronavírus (COVID–19), quero dizer, Eles atingem tudo, falam mal de tudo, chamam nomes de todos, ninguém escapam atingem todos.

Directores de serviços, secretários de estados, ministros, primeiro – ministra, Presidente da República e até todos os titulares dos órgãos da soberania nacional – Presidente do Supremo de Tribunal de Justiça (STJ) e todos os seus membros, governo, Assembleia Nacional Popular (ANP) e Presidência a República – Todos ninguém escapa - Isso tudo são crimes fazer acusações graves as pessoas sem provas a denegrir nomes e imagens das pessoas, entrar nas vidas privadas das pessoas, ameaçar as pessoas, agredir e assassinar as pessoas, são crimes punidos por leis, mesmo se for pessoas normal são crimes punidos por leis, no estado de direito as leis são iguais para todos os cidadãos, embora não há igualdade de um por um, mas no nosso RGB, são de mais.

Se alguém que ocupa lugares de destaque na sociedade e no país ou seja membro de governo, titulares dos órgãos de soberania nacional, neste caso as penas seriam muito mais maiores porque – trata-se das pessoas ou figuras pública que ocupa ou tinha ocupado lugares chaves.

Como no nosso país RGB, o abuso de poder e crimes compensa, então todos cometem é preciso acabar com essa brincadeira ou fazer a limpeza geral.

Vejamos nos últimos meses ou desde recenseamento e até conclusões das duas eleições, legislaturas e presidenciais que a comunidade internacional e regional gastou muito dinheiro e próprios políticos gastaram também os rios do dinheiro duvidosos, ninguém sabe onde é que alguns saíram com tanto dinheiro gastos nas campanhas o STJ devia procurar saber donde veio esse dinheiro e não fazer o que estão a fazer, querer paralisar o país mais 5 ou 6 anos – É INADMISSÍVEL., TEMOS QUE DIZER NÃO.
  
Palavra bloqueio ninguém quer ouvir mais esse palavra na RGB e nem o PR USE não vai aceitar e nem vai admitir o país ser bloqueado por grupo de pessoas, que defendem os seus interesses pessoais e dos amigos de dentro e de fora.

Três (3) coisas que definem vida de uma pessoa – Honestidade, seriedade e os resultados palpáveis -  Três (3) coisas se tiramos nunca voltam ou são irrecuperáveis – Palavra, tempo e as oportunidades (BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA).

No nosso país RGB maioria dos funcionários público que trabalham e não vê cor do dinheiro no fim de mês e muitos não conseguem comer no mínimo duas refeições (Bom), todos os dias pior de tudo espelhos do país no exterior os diplomatas e todos os funcionários (as) da emissão diplomáticas – Estou falar de servidores do Estado de direito ou funcionários públicos entre os quais:
Sectores chave do país - Pessoal de saúde, desde os médicos e até os últimos funcionários (as), na educação, idem todo pessoal do sector, nas mesma águas e nas representações no exterior, os nossos diplomatas e os funcionários (as)

Muitos políticos e os seus acompanhantes que não fazem nada têm tudo e mais alguma coisa, quem trabalha com seriedade não tem nada e os contadores de mentiras, grachadores os malandros, manipuladores de opinião pública e corruptos têm tudo e mais alguma coisa envergonham-nos

Porquê? Como diz nada funciona, vejam – Pouca vergonha, manipulação, vergonha no STJ - Supremo Tribunal da Justiça é o Órgão Máximo da Justiça do nosso país RGB.
STJ – Não pode investigar, não pode acusar, não pode julgar, não pode condenar e nem pode organizar nada, nem tão pouco as eleições, todos Juízes ou corruptos sabem e Nós sabemos, porque nem é preciso irmos até Coimbra – Todo processo, o todo o trabalho e todo processo eleitoral é da inteira responsabilidade da CNE.

Todos os guineenses, amigos da Guiné – Bissau, sérios que trabalham com seriedade (dentro e fora da porta do nosso país), comunidade regional e internacional, têm que abrir os olhos e dizerem alguns dos nossos políticos, governantes ou corruptos com os seus amigos, que têm interesses escondidas, o que estão a fazer não se faz nós guineenses e os nossos amigos dizemos- Não, e não chega Basta com B Grande.

Já chegamos a conclusão porquê que a justiça, não são feitas, não funcionam no nosso país RGB? Porquê que se faz tudo e não acontece nada? Porquê que as pessoas não são responsabilizadas de nada? Porquê que pessoas que não trabalham têm tudo e os que trabalham, mesmo com formação acadêmicas consolidadas trabalham e bem, não têm nada e nem tão pouco ir passar férias dentro e fora do país?

Políticos com as suas (as) famílias, amigos, acompanhantes têm tudo e andam passear e passar as férias por todos os lados famílias e amigos, com passaportes diplomáticos e de serviços – Que raios de políticos, líderes, governação são estes – Tem que aparecer alguém para fazer a limpeza ou acabar com essas brincadeiras, todos os que fazem isso são cidadãos, políticos e governantes da quinta catogarias, não merecem nenhumas considerações e nem tão pouco o respeito.

Pessoas bem-educados, sérios, que trabalham com seriedade (contribuinte limpo cá e lá) têm a suas vida e o minimo dos mínimos para viver com a sua família e bem, não fala mal do país, das pessoas e nem entramos nas vidas privadas das pessoas.
 Pessoalmente não entro, não gosto de ferir sensibilidade de ninguém e sou solidário da natureza - Sinto, preocupe e reconheço todas as pessoas que trabalham.

Deixo aqui dez (10) perguntas, para os eleitores de blogue de CONOSABA
1.      Quem é que organiza processo eleitoral no nosso país RGB?
2.      Quem é que gere e organiza todo processo de recenseamento?
3.      Quem é que publica, depois de receber todos os cadernos eleitorais a nível nacional e na diáspora os números de eleitores escritos?
4.      Quem é que recebe as reclamações e faz as correcções?
5.      Quem é que publica depois de apuramentos o total de todos os eleitores escritos a nível nacional e na diáspora?
6.      Quem é que feche os cadernos eleitorais depois de apuramentos?
7.      Quem é que gera e organiza as duas (2) eleições que são feitas no nosso país RGB por enquanto - Legislaturas e presidenciais?
8.      Quem é que acompanha, recebem as atas de reclamações, de apuramentos de todas as mesas, círculos regionais, nacionais e da diáspora? Todas as mesas, todos os círculos regionais e de cada zona no exterior ou nas embaixadas.
9.      Quem é que recebe tudo, analisa tudo e faz apuramentos gerais e publica quem venceu ou o vencedor das eleições- É CNE ou STJ?
10.  Resposta – Corruptos deixem de camuflagens, enganar as pessoas, manipular opinião pública e tapar o sol com as mãos – RESPOSTA CERTAS NA NOSSA CONSTITUIÇÃO, NAS NOSSAS LEIS VIGENTES E ELEITORAL NA RGB - É A CNE.

Dizer a verdade é o ata da coragem - Nós todos guineenses, amigos da Guiné – Bissau, países vizinhos e comunidade internacional não vou falar do P5, porque esse nome só exista na RGB, falo sim, da toda da comunidade internacional – Nós todos temos que dizer os nossos juízes o que estão a fazer o nosso país não se faz em nenhum parte de mundo – QUE PAREM, QUE CUIDEM.

Não esquecer que o nosso país RGB, esteve parado durante seis (6) anos, depois de gastar tanto dinheiro nas eleições, querem repetir a mesma doce – Nós guineenses sérios que trabalham com seriedade, de confiança sem interesse, vamos dizer não.

Recado para os nossos políticos, líderes e governantes da Guiné – Bissau e de todo o Continente Africano.

Hoje todos os países Africanos, lutaram e expulsaram ou expulsamos colonialistas ou forças ocupantes (Esses povo também sofreram como nós e hoje somos amigos) conquistaram ou conquistamos, libertaram ou libertamos os nossos países de jogos colonial e hoje temos nos nossos país – O hino nacional, a bandeira, bilhetes de identidades, passaportes e filhos (as) de terra, mandar na terra.

Muita gente lutaram, sacrificaram e muitos ficaram pelo caminho ou morrem, eram os jovens que não gozaram as suas juventudes, deixar a família, amigos, o país e refugiaram nos países vizinhos e amigos que tinha já conquistados as suas independências e apoiaram a luta, porque era luta justa para todo o continente, como disse morrem muita gente no nosso país RGB vou numeral alguns:
RGB - Rafael Paulo Barbosa, Amílcar Lopes Cabral, Osvaldo Vieira, Domingos Ramos, Titina Silá, Corca Só, Pansau Na Isna e muitos outros.

Na libertação dos nossos países, da África, dos africanos, do nosso Continente muitos também deram as suas vidas, entre os quais - Martin Luther King Jr, Mengistu Haile Marian, Kwame Nkrumah, Patrice Lumumba, Eduardo Mondlane, Hô Chi Minh, Indira Gandhi, Thomas Sancara, Samora Machel, Jonas Savimbi e muitos outros.

Esses heróis - os seus sacrifícios, as suas lutas, as suas vidas que deram não eram só para vir ficar em vão, pelos vistos o povo geração vindouras, os nossos países, o nosso continente e o mundo global estão a ficar em vão e é preciso fazer alguma coisa para mudar o estado das coisas, essa brincadeira não pode continuar.
Se não levantarmos e fazer algumas coisas, nada cai no céu, tirando a chuva e neves, nada está no sol de graça, para o ser humanos sentado de braço cruzados, o meu professor na escola primária era pescador e dizia-nos quem quer o peixe tem que molhar os pés.

Na África - temos os novos elites políticos, muitos que não lutaram, não sacrificaram e estão – maltratar, roubar tudo, ainda por cima fazer as dívidas impagáveis para geração vindoura vir pagar, pior de tudo não querem deixar os que querem trabalhar para trabalhar, querem continuar hipotecar toda sociedade africana os nossos países, o nosso Continente e todos os nossos amigos que querem ajudar o nosso povo os nossos países e o nosso continente (Africano).

Muito dos nossos políticos e governantes, são cidadãos da quinta catogarias, são maus, Eles são delinquentes inimigos dos africanos e amigos de brancos, inimigos do no nosso continente e amigos dos países mais desenvolvidos ou das antigas colônias, como vê os nossos políticos aqui em Portugal, o refúgio Deles é aqui.

Vejamos os seus investimentos, os seus bens, os seus patrimônios e as suas famílias onde é que estão? Não só o nosso país RGB e nem é só Portugal é muitos dos nossos políticos e governantes africanos.

MALAM GOMES EM PORTUGAL

Fonte: CONOSABA DO PORTO 

Parlamento Europeu aprova acordos de pesca com Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

O novo protocolo ao acordo de pesca entre a UE e Cabo Verde concede à frota europeia licenças para 28 atuneiros cercadores congeladores, 27 palangreiros de superfície e 14 atuneiros com canas.


O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quinta-feira protocolos aos acordos de pesca entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde, a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, com base nas recomendações de três relatores portugueses.

Os eurodeputados Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD), João Ferreira (PCP) e Nuno Melo (CDS) são, respetivamente, os relatores do PE sobre os protocolos aos acordos de pesca com estes três países.

O novo protocolo ao acordo de pesca entre a UE e Cabo Verde concede à frota europeia licenças para 28 atuneiros cercadores congeladores, 27 palangreiros de superfície e 14 atuneiros com canas, a serem distribuídos por Portugal, Espanha e França.

A contrapartida financeira anual ascende a 750 mil euros, verba que se divide num montante anual de 400 mil euros pelo acesso à zona de pesca (com uma tonelagem de referência de 8 mil toneladas por ano) e de 350 mil euros para a aplicação da estratégia nacional de pesca e da economia azul.

A importância de Mindelo (ilha de S. Vicente) como um dos principais portos de desembarque e locais de transformação na África Ocidental contribui para a relevância do novo protocolo, tanto para os setores da pesca atuneira da UE como para Cabo Verde.

Nesta resolução, o PE exorta também a Comissão e os Estados-membros a reforçarem a sua cooperação com Cabo Verde e a avaliarem as possibilidades de intensificar a futura ajuda ao desenvolvimento, principalmente no âmbito do novo Instrumento de Vizinhança, de Cooperação para o Desenvolvimento e de Cooperação Internacional proposto como parte do orçamento da UE para 2021-2027, “tendo especialmente em conta a boa utilização dos fundos da UE em Cabo Verde e a estabilidade política do país num contexto geopolítico complexo, o que deve ser apoiado e recompensado”.

O primeiro acordo de pesca concluído entre a UE e Cabo Verde data de 1990. O novo protocolo é aplicado a título provisório desde a data da sua assinatura, em 20 de maio de 2019, e tem uma duração de cinco anos.

Por seu lado, o acordo de pesca entre a UE e a Guiné-Bissau é um dos três acordos multiespécies na África Ocidental (sendo os outros com Marrocos e a Mauritânia), abrangendo o atum, bem como cefalópodes, camarões e espécies demersais (que vivem no fundo do mar).

O novo protocolo prevê possibilidades de pesca para navios europeus (de Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Letónia, Polónia e França) nas seguintes categorias: arrastões congeladores para camarão; arrastões congeladores para peixes e cefalópodes, arrastões para pequenos pelágicos; atuneiros cercadores congeladores e palangreiros e atuneiros com canas.

Relativamente às três primeiras categorias, as possibilidades de pesca são expressas em esforço de pesca (medido em tonelagem de arqueação bruta, TAB) nos dois primeiros anos e em limite de capturas (total admissível de capturas, TAC) nos três últimos anos.

A contrapartida financeira para o novo protocolo ascende a 15,6 milhões de euros por ano. Este montante total subdivide-se num montante anual de 11, 6 milhões euros pelo acesso aos recursos haliêuticos para todas as categorias previstas no protocolo e os restantes quatro milhões para o apoio ao desenvolvimento da política setorial das pescas e da economia azul da Guiné-Bissau.

Para promover o desenvolvimento do setor das pescas guineense são necessárias infraestruturas básicas que continuam em falta, designadamente portos, locais de desembarque e infraestruturas de armazenamento e transformação do pescado, entre outras, diz a resolução.

O novo protocolo abrange um período de cinco anos a partir da data da sua aplicação provisória (ou seja, da data da sua assinatura, em 15 de junho de 2019). A UE tem acordos de pesca com a Guiné-Bissau desde o início da década de 1980.

O PE aprovou ainda o protocolo ao acordo de pesca entre a UE e São Tomé e Príncipe, que prevê possibilidades de pesca nas seguintes categorias: 28 atuneiros cercadores congeladores (16 para a Espanha e 12 para a França) e seis palangres de superfície (cinco para a Espanha e uma licença para Portugal).

A contrapartida financeira anual da UE é de 840 mil euros, tendo por base uma tonelagem de referência de 8.000 toneladas por ano, para a qual foi fixado o montante anual de 400 mil euros pelo acesso durante o período de vigência do protocolo, e o apoio ao desenvolvimento da política setorial da pesca de São Tomé e Príncipe num montante anual de 440 mil euros durante esse mesmo período.

O protocolo permitirá igualmente à UE e a São Tomé e Príncipe colaborar mais estreitamente para promover a exploração responsável dos recursos haliêuticos nas águas são-tomenses e apoiar os esforços deste país para desenvolver o setor da pesca e a economia azul.

O novo protocolo, aprovado pelo PE com 589 votos a favor, 51 contra e 48 abstenções, abrange um período de cinco anos a contar da data da sua assinatura, em 19 de dezembro de 2019.

Fonte: observador.pt


Chegada de mais medicamentos, segunda oferta da China para a prevenção e combate à coronavirus na Guiné-Bissau


O segundo carregamento, oferta direta do Governo chinês, é constituído por kits de testes, máscaras, bátas médicas, óculos de proteção médica, luvas descartáveis, capas de sapatos descartáveis e termoflash.

Aliu Cande 


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

A imagem na foto mostra um grupos de carrapatos que são exemplos de parasitas simbioses, que às vezes” retiram os nutrientes de pordutos de furtos e roubos dos ladrões do país para as suas viagens para Europa, agora todos se encontram em desespero frustrate, vão trabalhar Jumentos de Cargas e Bobinhos, deixam de vagabundagem agora a vida está muito difícil para os amontões, agora é a hora de ficar em pé e andar por longos períodos de tempo Trabalhar em espaços livres inclusive vestir colete como estou agora vestido.

Outra coisa é: sobre STJ!

A Sociedade Guineense deve agendar hipótese que propõe a ideia de que os juízes daquela instância que, julgarão de que o aparelho da justiça constitucional está na linha de golpe organica a anos, então é imperativo o novo episódio do Sem Precedentes, do debate sobre o comportamento do Supremo Tribunal Guineense, na Crise POLÍTICA crônica, que foi instituicionalizado com ajuda da STJ, doravante designado terceiro interferente e como também terceiro cúmplice — o inadimplemento no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) perdeu a legitimidade democrática da República Guineense pela não obediência a lei, STJ tem ignorado a verdade eleitoral, e a todo custo pensa na sobrevivência do seu Partido político medíocre fantoche neste caso PAIGC FASCISTA, que agora está em agonia política tremenda.

O proletário hoje revoltado contra as injustiças sociais que gerou o proletariado como força política dos que nunca ganharam as eleições nas urnas democramente, a agonia do sistema dos PAIGCISTAS poderia ter durado décadas, não fosse a inabilidade política e cultural do poder burocrático e autoritário que hoje a juventude atento decidiu travar, seja qual for o ponto de vista, nós como os verdadeiros cidadãos pátriotas Guineenses, concluímos e cada um de nós decidiu travar e apagar as luzes da camioneta dos PAIGCISTAS derrotados, depois fechar os olhos, e voltar a abri-los lentamente e inspeccionar a zona da liberdade, e pouco mais à frente para o progresso do país sem os piores filhos da nossa pátria amada, porque são negritudes traidores da Nação.

Repito a Nação Guineense deve e tem por obrigação de fazer um debate NACIONAL sobre o comportamento do Tribunal Superior da Justiça, porquê? Porque
S T J, é parte dessa Crise ele não pode de jeito nenhum cumprir o papel do moderador, o que quer dizer a solução não pode ser recorrer à Justiça dos conspiradores contra a vontade popular expresso nas urnas democramente, isso é óbvio para uma pessoa decente equilibrada com a consciência, em seu sentido moral, do que significa Justiça.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D- Organização Cívica da Democracia.

Ação SINJOTECS!


Diamantino Domingos Lopes