domingo, 17 de dezembro de 2023

CHADE: Votação no referendo à nova Constituição do Chade decorreu sem incidentes

© Getty Images

POR LUSA   17/12/23 

A votação no referendo à nova Constituição do Chade, no continente africano, decorreu hoje sem incidentes, depois de uma parte significativa da oposição e da sociedade civil ter apelado ao boicote.

As urnas abriram às 7 horas (hora local) e encerraram às 17 horas (hora local), mas algumas assembleias de voto prolongaram o horário para lá do estabelecido.

Os resultados oficiais provisórios do referendo deverão ser anunciados no dia 24 de dezembro, devendo depois o Supremo Tribunal validá-los no dia 28.

Apesar de os resultados só serem divulgados no final de mês, o sim deverá vencer, depois de o poder militar, que governa o país, ter financiado e liderado uma campanha nesse sentido, estabelecendo um regime em que o chefe de Estado concentra a maior parte do poder.

Já grande parte da oposição, que defendeu o não e o federalismo, apelou ao boicote ao referendo, apesar de várias intimidações e ameaças.

"Cada boletim de voto colocado na urna é mais um passo em direção à estabilidade e prosperidade do nosso país", afirmou o Presidente do Chade, Mahamat Idriss Déby.

Na capital daquele país africano, a mobilização eleitoral parecia bastante limitada, segundo constaram jornalistas da Agence-France Press (AFP).



Leia Também: Chade. Divergências sobre referendo à nova constituição ameaçam transição

Jovens de moda preocupados com o desemprego jovem na Guiné-Bissau


 Radio TV Bantaba

Israel alega ter descoberto o maior túnel do Hamas perto da fronteira

© Lusa

 POR LUSA   17/12/23 

O exército israelita anunciou hoje que descobriu o maior túnel do Hamas, com cerca de quatro quilómetros de comprimento e a 50 metros de profundidade situado, em Erez, na fronteira a norte do enclave palestiniano.

"Milhões de dólares foram gastos neste túnel, centenas de toneladas de cimento e muita eletricidade. Em vez de gastar todo esse dinheiro, o cimento ou a eletricidade em hospitais, escolas, habitações ou outras necessidades dos habitantes de Gaza", disse o contra-almirante Daniel Hagari, porta-voz do Exército israelita, em declarações proferidas no interior do túnel.

As declarações foram feitas a um pequeno grupo de meios de comunicação, incluindo a agência de notícias espanhola EFE.

Hagari mostrou uma das bocas de saída do túnel e vários metros do seu interior, onde se escondeu sob a areia a magnitude e a solidez deste projeto, que levou anos a ser concretizado.

Este túnel é considerado uma das principais estruturas que permitiram os ataques em solo israelita, ataques que causaram mais de 1.200 mortos e 240 pessoas raptadas.

"Este foi até agora o segredo mais bem guardado de Yahya Sinwar, mas nós descobrimo-lo e tornamo-lo público", disse Hagari, referindo-se ao chefe do grupo islâmico Hamas dentro da Faixa de Gaza.

Yahya Sinwar é considerado o mentor do ataque de 7 de outubro, o maior massacre de civis já ocorridos em Israel e o maior massacre de judeus desde o Holocausto.

Israel afirma que foi o seu irmão, Mohamed Sinwar, quem liderou e supervisionou a construção deste túnel e mostrou aos jornalistas vídeos gravados pelo grupo, encontrado pelo Exército israelita durante a sua ofensiva terrestre no enclave, nos quais é visto num veículo a circular dentro do túnel.

Embora não o tenham confirmado oficialmente, esta semana a aviação israelita lançou panfletos sobre as cidades de Gaza e Khan Younis - reduto da família Sinwar -, nos quais oferece recompensas financeiras aos habitantes de Gaza por fornecerem informações sobre o paradeiro de altos comandantes do Hamas.

Hagari prometeu derrotar o Hamas e destruir toda a sua infraestrutura de túneis, onde dizem que estão escondidos os seus principais comandantes, incluindo os irmãos Sinwar, embora provavelmente também mantenham lá alguns dos 129 reféns que permanecem cativos dentro do enclave.

Estima-se que cerca de 20 já tenham morrido.

"Este é o Hamas. Levará algum tempo para derrotar o Hamas, mas vamos conseguir apanhar Sinwar e os terroristas que participaram no ataque de 07 de outubro. Vamos encontrá-los seja acima ou debaixo de solo (...) Temos duas missões neste guerra: destruir o Hamas e resgatar nossos reféns", disse Hagari.

O túnel recentemente revelado, dentro do qual foram encontradas inúmeras armas, é uma peça-chave da extensa rede de túneis do Hamas, equipado com betão armado, eletricidade, ventilação, esgotos, redes de comunicação e estradas para o tráfego de veículos.

O exército de Israel assegura que, desde o início da ofensiva terrestre na Faixa, em 27 de outubro, foram encontrados numerosos túneis, sob hospitais, escolas e outras infraestruturas civis, como o hospital Shifa, na Cidade de Gaza.

A boca de saída deste túnel, com mais de três metros de diâmetro, foi descoberta num enorme buraco cavado pelas tropas israelitas na superfície, a apenas 400 metros da passagem de Erez, que liga o norte da Faixa a Israel.



Leia Também: O exército israelita atacou hoje posições da milícia xiita Hezbollah no sul do Líbano por via aérea e com artilharia, em resposta ao lançamento de foguetes e mísseis antitanque daquele território em direção a Israel. 


Nova constituição vai a votos no Chade dividindo militares e oposição

Os chadianos já começaram a votar no referendo sobre a Constituição. AFP - DENIS SASSOU GUEIPEUR

Por:  RFI  17/12/2023

A nova constituição no Chade está a ser votada hoje, com a junta militar a ser favorável ao "Sim", já que este é um texto que defende o Estado unitário, e o "Não" é defendido pela oposição, que defende o federalismo como a melhor maneira de administrar o país que desde 2021 está sob o controlo dos militares.

O referendo que decorre hoje no Chade pode ser o primeiro passo para a restituição da ordem constitucional e democrática no país que vive desde 2021 sob o comando de uma junta militar liderada pelo Presidente de transição General Mahamat Idriss Deby Itno. Assim, este referendo é visto como um momento-chave para uma futura realização de eleições presidenciais e legislativas livres, algo que não acontece nas últimas décadas neste país da África Central.

No entanto, muitos consideram que nova Constituição não muda muito face ao que vigorava no país até à morte em Abril de 2021 do Presidente Idriss Deby Itno, com o filho a ser escolhido pelos militares para a substituir no poder. Este é um texto fundamental que continua a defender a unidade nacional e que a oposição vê como uma maneira de legimitimar Mahamat Idriss Deby Itno no poder.

Para esta oposição, censurada no actual regime militar, o voto deve ser "Não", apelando mesmo a um boicote nacional ao escrutínio. Os partidos na oposição defendem uma gestão "federalista" e mais liberdade para as autoridades locais face ao Estado central.

Muitos opositores abandonaram entretanto o país depois de mais de 300 jovens que se manifestavam pacificamente em outubro de 2022 terem sido mortos pelos militares. Desde aí, mais de 1.000 opositores foram presos.

Quando chegou ao poder, o General Mahamat Idriss Deby Itno prometeu uma transição de 18 meses, mas o prazo foi alargado para mais dois anos, cristalizando no poder esta dinastia, com o pai a ter permanecido durante mais de 30 anos como Presidente do Chade.

As urnas de votação vão estar abertas até às 16:00 horas locais e os resultados deste referendo devem ser conhecidos no dia 24 de Dezembro.

DICAS E TRUQUES DE LAVANDARIA: As cascas de ovo deixam as roupas manchadas como novas. Ora aprenda!... Este truque é tão, mas tão simples que até parece mentira. Vai testar?

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   17/12/23 

Diga adeus às manchas na roupa. É que, segundo o Informe Brasil, há um truque bastante simples que pode ajudá-lo a salvar aquela peça de que tanto gosta. Só precisa de cascas de ovo. Sim, leu bem.

Tantas vezes ignoradas, as cascas contêm componentes de cálcio e minerais que ajudam a eliminar as manchas nas roupas. O melhor de tudo: funcionam bem em qualquer tecido e os resultados são imediatos.

Numa panela bem grande, comece por ferver água e adicione 10 cascas de ovos. De seguida, coloque a roupa na panela e comece a mexer delicadamente com uma colher de pau. Deve ser cuidadoso e rápido durante este procedimento, pois a mancha desaparecerá instantaneamente. No entanto, se deixar a roupa por muito tempo, pode acabar por remover completamente a cor da peça.

Por fim, basta retirar a roupa da água e enxaguá-la com água fria.


Leia Também: Não deite fora! Iogurte fora do prazo de validade pode ser reaproveitado

Bubacar Turé é o novo Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos.

Turé foi eleito este domingo no quinto congresso ordinário da LGDH com 69 % dos votos contra 31% de Vitorino Indeque. Bubacar Turé substituiu no cargo Augusto Mário da Silva após dois mandatos_ oito anos . A reunião magna da LGDH juntou durante dois dias 75 delegados sob o lema “a LGDH face aos Desafios de Consolidação da Democracia e do Estado de Direito Democrático”.


Por Radio Voz Do Povo

Preso por alta traição cientista de armamento hipersónico russo

© Lusa

POR LUSA   17/12/23 

Vladislav Galkin, um cientista da Universidade Politécnica de Tomsk, na Sibéria, especializado num ramo indiretamente ligado ao armamento hipersónico, foi preso por alta traição, informa o portal T-invariant.

Galkin foi detido pelo Serviço Federal de Segurança russo (FSB) e preso por ordem de um tribunal de Novosibirsk, a principal cidade da Sibéria, ao abrigo do artigo 275 do Código Penal.

O homem detido é coautor de vários artigos com Valeri Zveguintsev, diretor do Instituto de Mecânica Teórica e Aplicada de Novosibirsk, que também foi detido sob a mesma acusação em abril de 2023.

O portal T-invariant, que denuncia uma campanha contra todos os cientistas que trabalham em questões hipersónicas, afirma que estes cientistas, na sua maioria idosos, são "presas fáceis" para o FSB, uma vez que oferecem pouca resistência durante a investigação.

"Não há dúvida de que todos estes casos estão relacionados com a hipersónica (...) (O Presidente Vladimir) Putin ordenou há vários anos que se protegessem as tecnologias russas mais avançadas da hipersónica. E os chekistas puseram-na em prática", afirma Ivan Pavlov, diretor da organização de defesa dos direitos humanos Piervi Otdel (Primeiro Departamento).

Os resultados da sua investigação foram utilizados no desenvolvimento dos mísseis hipersónicos Kinzhal, Sarmat, Avangard e Tsirkon, que, segundo Putin, são capazes de escapar ao escudo de defesa antimíssil dos EUA.

No total, foram detidas 16 pessoas no departamento siberiano da Academia das Ciências da Rússia, conhecido pelos seus especialistas em física e matemática.

Um destes, Dmitry Kolker, de 54 anos, especialista em ótica quântica, morreu sob custódia em Moscovo, pouco depois de ter sido detido por agentes do FSB, por sofrer de cancro em fase terminal.

O Kremlin declarou que as acusações contra os cientistas siberianos eram "muito graves", depois de ter recebido uma carta aberta em que os seus colegas denunciavam a perseguição da comunidade científica.

"Cada um deles é conhecido por nós como patriotas e pessoas honestas, incapazes de cometer aquilo de que são suspeitos pelos órgãos de investigação", dizia a carta.

A caça às bruxas lançada pelas forças de segurança entre a comunidade científica russa para evitar o vazamento de segredos de Estado intensificou-se com a revelação do novo armamento hipersónico da Rússia em 2018, mas disparou com o início da guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022.



Leia Também: Putin avisa Finlândia que terá problemas com a Rússia por aderir à NATO

Putin avisa Finlândia que terá problemas com a Rússia por aderir à NATO

© Contributor/Getty Images

POR LUSA   17/12/23 

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou hoje a Finlândia que a "relação amigável" entre os dois países poderá passar a ter "problemas" após a adesão do país nórdico à NATO.

"Não havia problemas. Agora, haverá. Vamos criar o distrito militar de Leningrado (noroeste) e concentrar ali unidades militares. Eles precisavam disso? É simplesmente um absurdo", disse Putin em declarações ao programa de televisão Moscou.

O líder russo referiu que todas as disputas territoriais entre os dois países foram resolvidas em meados do século XX, razão pela qual lamentou que "a Finlândia tenha sido arrastada para a NATO".

"Tínhamos relações muito boas e cordiais", insistiu.

Moscovo pretende reforçar o seu flanco noroeste, especialmente a região que rodeia a segunda cidade do país, São Petersburgo, que fica a apenas cerca de 300 quilómetros da capital finlandesa, Helsínquia.

Os especialistas consideram que a entrada finlandesa na Aliança Atlântica é um dos maiores erros de cálculo de Putin ao lançar a sua campanha militar na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Esta semana o Kremlin já alertou que o envio de tropas dos EUA para o território finlandês será uma ameaça óbvia para a Rússia.

A Finlândia e os Estados Unidos chegaram a um acordo de cooperação que permitirá às tropas norte-americanas utilizar 15 bases militares no país nórdico, informou na quinta-feira o governo finlandês.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês explicou em comunicado que esta medida irá reforçar a defesa do país nórdico, permitindo a presença e treino de forças norte-americanas e o armazenamento de material de defesa no seu território.

A Finlândia, o país da União Europeia com a maior fronteira com a Rússia (1.340 quilómetros), optou por abandonar a sua tradicional política de neutralidade após o início da campanha militar russa na Ucrânia e completou a sua entrada na NATO, em tempo recorde, em abril.

Moscovo ameaçou com contramedidas, incluindo "técnicas-militares".

Helsínquia fechou a fronteira com a Rússia em novembro e reabriu-a esta semana, mas voltou a fechá-la 24 horas depois devido ao aumento do número de migrantes do Oriente Médio.

As autoridades do país nórdico acusam Moscovo de recorrer a métodos de "guerra híbrida" semelhantes aos utilizados há dois anos pela Bielorrússia na fronteira com a Polónia.



Leia Também: Moscovo não tem "nenhum interesse" em lutar contra os países da NATO

Golpe no PRS marcou os acontecimentos da semana na Guiné-Bissau... ???




Leia Também:  Será que queda do Parlamento é existente ou inexistente? O decreto é Constitucional ou é inconstitucional? ... 

VLADIMIR PUTIN: Moscovo não tem "nenhum interesse" em lutar contra os países da NATO

© Contributor/Getty Images

POR LUSA   17/12/23 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje à televisão estatal que o seu país não tem "nenhum interesse" em lutar contra países da NATO, nem geopolítica, nem económica, nem militarmente.

"Toda a NATO não pode deixar de compreender que a Rússia não tem nenhum motivo, nenhum interesse, nem geopolítico, nem económico, nem político, nem militar em lutar com os países da NATO", disse em declarações ao programa "Moscovo. Kremlin. Putin".

Putin sublinhou que isto inclui os Estados Unidos, a quem chamou "o único dono da NATO", uma vez que o bloco militar é "o seu quintal".

"Não temos disputas territoriais com eles, nem temos qualquer desejo de estragar as relações com eles", sublinhou, afirmações que foram publicadas no Telegram por Pavel Zarubin, o apresentador do programa.

O Kremlin está interessado "em desenvolver relações" com estes países, que apoiaram a Ucrânia na sua guerra com a Rússia desde o início.

Putin considerou um "disparate soberano" as acusações do Presidente dos EUA, Joe Biden, de que a Rússia está a preparar-se para atacar a Aliança Atlântica.

"Penso que o Presidente Biden também compreende que se trata apenas de uma figura de estilo para justificar a sua política errática em relação à Rússia", afirmou.

Olhando para o passado, Putin acusou o Ocidente de procurar a desintegração da Federação Russa após a dissolução da União Soviética em 1991.

Desta forma, a Rússia "não terá peso nem voz e não poderá defender os seus interesses nacionais como o faz o Estado russo unido", afirmou.

"Terão de encontrar um terreno comum connosco, pois terão de nos ter em conta", insistiu o líder russo, que garante que o mundo está a mudar e que o Ocidente está a deixar de ser a única potência hegemónica.

Admitiu também ter pecado por "ingenuidade" nos primeiros anos do seu mandato à frente do Kremlin, ao pensar que os antigos inimigos da URSS compreenderiam que a Rússia é outro país, que o "antagonismo ideológico" tinha acabado e que era preciso renunciar à política de "confrontação".

Putin, que está no poder desde 2000 e que receberá hoje o apoio do partido do Kremlin para a sua candidatura à reeleição nas eleições presidenciais de 2024, assegurou esta semana, na sua primeira grande conferência de imprensa após a guerra, que não haverá paz na Ucrânia até que a Rússia atinja os objetivos que estabeleceu em fevereiro de 2022.



Leia Também: Rússia derrubou 35 drones ucranianos. Ucrânia abateu 20 aparelhos russos 

Londres e Berlim por um cessar-fogo "duradouro" mas não imediato em Gaza

© Ahmed Zakot/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

POR LUSA   16/12/23 

O chefe da diplomacia britânica, David Cameron, e a sua homóloga alemã, Annalena Baerbock, consideram que há "uma necessidade urgente" de um "cessar-fogo duradouro" na Faixa de Gaza, mas opõem-se à suspensão de hostilidades geral e imediata.

"Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para preparar o caminho para um cessar-fogo duradouro, que conduza a uma paz duradoura. Quanto mais cedo melhor, a necessidade é urgente", escrevem os dois ministros num artigo conjunto publicado no Sunday Times. "Muitos civis foram mortos", lamentam.

No entanto, acrescentam: "Não pensem que pedir agora um cessar-fogo geral e imediato, na esperança de que se torne permanente de uma forma ou de outra, seja o caminho a seguir".

Isto equivaleria a "ignorar porque é que Israel é forçado a defender-se: o Hamas atacou Israel de uma forma bárbara e continua a disparar foguetes para matar cidadãos israelitas todos os dias. O Hamas deve depor as armas", advogam.

Uma resolução não vinculativa foi adotada na terça-feira na assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apelando a um "cessar-fogo humanitário imediato" em Gaza. O Reino Unido absteve-se.

Nos últimos dias, a administração do Presidente norte-americano, Joe Biden, pressionou as autoridades israelitas para que passassem para uma fase menos intensa da sua ofensiva, a fim de proteger melhor os civis.

A guerra entre Israel e o Hamas, que entrou no seu 71.º dia, foi desencadeada por um ataque sangrento e sem precedentes perpetrado pelo movimento islâmico palestiniano em 07 de outubro em solo israelita a partir da Faixa de Gaza.

Segundo Israel, 1.139 pessoas, a maioria civis, foram mortas neste ataque e cerca de 250 foram sequestradas e levadas para Gaza. Cerca de 129 reféns permanecem em Gaza, incluindo corpos, segundo o exército.

Israel prometeu "aniquilar" o Hamas, bombardeando o território palestiniano, sitiando-o e realizando, desde 27 de Outubro, uma vasta operação terrestre.

O Ministério da Saúde do Hamas informou na sexta-feira que 18.800 pessoas morreram em bombardeios israelitas, a maioria mulheres, crianças e adolescentes.


Botche Cande informando aos seus de uma nova aliança política no país!

© Estamos a Trabalhar

Tensão entre o Governo e Presidência da República continua em Cabo Verde

Primeiro Ministro participa na Cimeira da Democracia a convite do Presidente norte-americano Joe Biden, 29 março 2023 © facebook Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva

Por: Odair Santos  RFI.FR  16/12/2023   

Em Cabo Verde, a tensão entre o Governo e a Presidência da República continua, com o chefe de Estado a considerar a situação normal, dizendo que estes incidentes ajudam a aumentar a literacia sobre a Constituição. 

A falta de acerto de posições em matérias importantes para a vida do país e na arena internacional tem aumentado a tensão entre o Governo e a Presidência da República. Depois de algumas trocas de comunicados entre o chefe do executivo e do chefe de Estado, o Presdiente José Maria Neves, abordado pela imprensa, considerou como "importante" a tensão existente porque ajuda a ampliar o debate sobre os poderes do Presidente e do Governo.

“Esta tensão num país como Cabo Verde é importante porque acaba por aumentar a literacia da constituição. Hoje as pessoas começam a perguntar quais são os poderes do Presidente e os do Governo.E esse debate é enriquecedor e por outro lado mostra que as instituições estão a funcionar e que é preciso melhorar a cultura política-institucional dos diferentes atores políticos e a praticar a democracia que é um espaço de divergência mas também de construção de entendimentos sobre o essencial” disse José Maria Neves.

Muito mais contido, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também abordado pela imprensa sobre a tensão entre o Governo e Presidência da República disse que as relações acontecem na normalidade constitucional.

“Nunca houve relações fora daquilo que é relações institucionais. É claro que os procedimentos são os que acontecem na normalidade constitucional. E isto é importante para o país” disse Ulisses Correia e Silva.

A abstenção de Cabo Verde sobre cessar-fogo em Gaza foi duramente criticada por José Maria Neves que tem reclamado do governo articulação com a presidência. Entretanto, alguns analistas avançam que o executivo de Ulisses Correia e Silva tem seguido a Constituição da República, que diz que quem dirige a política interna e externa do país é o Governo.


Leia Também: Presidente Cabo Verde sente "estranheza" após encontro de PM com Zelensky