11 de agosto de 2018

Mais de 80% das pessoas geralmente continuam quietas, mesmo quando realmente querem falar alguma coisa, para evitar uma briga com alguém com quem se importa.



Fatos Desconhecidos

BACIRO DJÁ DIZ QUE JUSTIÇA DA GUINÉ-BISSAU ESTÁ DOENTE

O líder provisório da Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA), Baciro Djá, diz querer trazer para a Guiné-Bissau a construção de um Estado social que vai primar em criar as condições e bem-estar para o povo guineense


Baciro Djá transmitiu a ideia aos jornalistas, este sábado (11), a margem da abertura oficial do primeiro congresso do recém-criado partido FREPASNA que decorre até domingo (12), sob o lema “moralização de Estado, resgate da ética política”.

De acordo ainda com o Baciro Djá, que já foi duas vezes primeiro-ministro, a FRENPASNA surge com a ideia nova para poder moralizar Estado da Guiné-Bissau e resgatar a ética politica, sobretudo fazendo a ênfase na gestão da coisa pública “que está a faltar o país”.

Djá assegurou, por outro lado, que o sistema da justiça guineense está doente e é preciso moralizar-se.

Na mesma ocasião convida outros líderes políticos para um debate público para saber se eles têm condiçoes de fazer a política.

Baciro Djá é um dos elementos do chamado “grupo dos 15” deputados expulso nas fileiras do PAIGC e, no entanto, já distanciou do grupo que no mês foi legalizado num partido politico.

Sabe-se que Baciro Dá é o único candidato a liderança da nova formação politica.

No congresso participa mais de mil delegados vindos das diferentes zonas do país e da diáspora. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

TERRORES NOTURNOS - Sem forças? Sete coisas que estão a arruinar a sua ereção

Andar de bicicleta, correr ou beber café com leite… são várias as atividades diárias que podem provocar uma redução nos níveis de testosterona...


Trata-se do pior pesadelo para a maioria dos homens. Porém, sofrer com algum tipo de disfunção erétil é de facto bastante comum, e estima-se que a maioria dos homens acima dos 40 anos venha a ter problemas de ereção ao longo da sua vida.

Ainda assim a impotência pode ser algo traumático, levando ao desenvolvimento de doenças mentais, como de depressão e de estados profundos de ansiedade.

Na maioria dos casos trata-se de um problema temporário, provocado por stress e por outros fatores associados ao estilo de vida.

Mas quais são as coisas corriqueiras que provavelmente faz no dia-a-dia e que podem estar a arruinar a sua ereção?

1. Correr em excesso

Correr mais de 60 quilómetros por semana pode propiciar a redução dos níveis de testosterona, em mais de 17%, aponta uma pesquisa realizada pela Universidade da British Columbia, nos Estados Unidos.

Níveis baixos de testosterona são um dos sintomas físicos que provocam o aparecimento de disfunções eréteis.

2. Café ‘saudável’

Gosta de beber café com leite? E numa tentativa de ser saudável opta por adicionar leite de soja? Pare. A soja contém uma alta concentração de propriedades de estrogénio. Esta hormona feminina pode por sua vez reduzir os índices de testosterona, segundo um estudo da Universidade de Harvard.

3. Açúcar

A glucose é em grande parte responsável pela má circulação sanguínea e pelo aparecimento de diabetes, patologias essas que causam disfunções eréteis.

4. Dormir pouco

Estar constante e cronicamente cansado pode resultar em impotência.

5. Fumar

As toxinas presentes no fumo do cigarro são prejudiciais para a saúde dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue nas veias. Consequentemente, qualquer tipo de restrição na corrente sanguínea prejudica a manutenção de uma ereção.

6. Andar de bicicleta

A pressão constante do assento, tal como os altos e solavancos do caminho podem ser prejudiciais para o pénis, provocando a longo prazo a insensibilidade do membro.

7. Trabalhar à secretária

Estar sentado durante longos períodos de tempo é prejudicial para a saúde, porém há outra desvantagem que deve ter em mente e que se trata nomeadamente da deficiência de vitamina D no organismo.

Estar sentado no escritório durante todo o dia priva-o de receber vitamina D proveniente do sol, o que por sua vez pode levar à redução de testosterona, e já sabe o resto da história...

NAOM

Luz azul dos telemóveis provoca cegueira, entenda como

A exposição prolongada a estes aparelhos digitais provoca o aparecimento de moléculas tóxicas no olho.


Os cientistas já descobriram como a luz azul proveniente dos ecrãs, nomeadamente dos telemóveis e dos computadores, causa cegueira.

A exposição prolongada a cumprimentos de ondas de luz curtas provoca a produção de moléculas tóxicas nas células oculares sensíveis à luz, causando por sua vez o desenvolvimento de degeneração macular – uma condição que pode resultar no aparecimento de visão turva ou na falta de visão no centro do campo visual, de acordo com uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Toledo, no estado do Ohio, nos Estados Unidos.

O médico e professor Ajith Karunarathne, disse: “Atualmente estamos continuamente expostos a vários tipos de luz azul e a córnea do olho não é capaz da bloquear ou refletir devidamente”.

A exposição constante à luz azul faz com que a retina reaja de forma abrupta, e a que químicos tóxicos das moléculas proliferem nas células recetivas à luz, explica o novo estudo publicado no periódico Scientific Reports.

Kasun Ratnayake, aluno de doutoramento da Universidade de Toledo, que participou na pesquisa, disse: “Se apontar um luz azul diretamente para a retina, por sua vez a retina acaba por matar as células fotorecetoras, à medida que a molécula sinalizadora na membrana se dissolve. Estas células fotorecetoras não se regeneram – quando morrem, morrem!”

Para aqueles que desejam proteger os olhos da emissão de luz azul, Karunarathne recomenda que utilizem óculos de sol capazes de filtrarem tanto os raios UV como qualquer tipo de luz azul exterior natural, e para que evitem ao máximo utilizar telemóveis ou tablets na escuridão.

NAOM

DESACELERAR - A prática excessiva de exercício físico prejudica a saúde mental

Especialistas apontam que a quantidade ótima de exercício físico para a saúde mental é de cerca de 45 minutos, três vezes por semana. E é só.


É comummente aceite que a prática de atividade física melhora a saúde mental, e um novo estudo norte-americano e britânico que analisou uma população de 1,2 milhões de indivíduos reforça significativamente essa teoria.

Porém, há um senão. Os investigadores também concluíram que treinar em excesso pode de facto ter um efeito prejudicial para a saúde mental.

A pesquisa inédita que foi conduzida por investigadores da Universidade de Yale e de Oxford, e publicada no periódico The Lancet Psychiatry Journal, apurou que quem faz exercício físico sofre em média menos dias por mês de má saúde mental, comparativamente a quem é totalmente sedentário.

Os académicos concluíram que a quantidade ótima de exercício físico para a saúde mental equivale a cerca de 45 minutos, três vezes por semana.

Estima-se que em média os indivíduos experienciem 3,4 dias por mês durante os quais são assolados por problemas do foro mental. 

Contudo, comparativamente a pessoas sedentárias, quem se exercita reportou vivenciar cerca de 1,5 de dias de saúde mental deficiente mensalmente – uma redução de 43,2%.

Todavia, a frequência da prática de exercício físico é determinante – e os especialistas alertam que ser ativo mais de 30 a 60 minutos, entre três a cinco dias dias por semana, retira os benefícios que acarreta para a mente, sendo até detrimental.

Os autores sugerem que a prática extrema de desporto pode estar associada a caraterísticas obsessivas que colocam esses indivíduos em maior risco de virem a sofrer de problemas mentais.

NAOM

Como ensinar seu filho a desenhar usando números e letras

Desenhar é uma arte que poucos conseguem dominar, mas também é algo necessário para educação, principalmente para crianças, ela ajuda nos movimentos e na percepção da criança além de ajudar na criatividade, mas como ensinar os pequenos a desenhar sendo que muitas vezes nem você sabe fazer? Temos uma resposta simples e direta para você aqui, confira como ensinar seu filho a desenhar usando os números e letras que todos conhecemos!

O número 69 pode facilmente se transforma em um macaco pendurado

Fonte: millondeideas

Já a letra M pode virar um gato mega fofo

Fonte: millondeideas

E a letra S se tranforma em um carro de alta velocidade!

Fonte: millondeideas

Já o L cursivo maiúsculo pode virar um passarinho no galho em poucos passos 

Fonte: millondeideas

A vaca pode ser feita com o número 4

Fonte: millondeideas

Com o número 63 você pode fazer uma coruja lindinha!

Fonte: millondeideas

O coelho pode ser feito com o número 60, é só ele estar um pouco mais separado que o normal

Fonte: millondeideas

Já o elefante é feito com o numero 11, olha só a tromba dele que fofa!

Fonte: millondeideas

Podemos também fazer um cachorro usando o número 61!

Fonte: millondeideas

O pica pau pode ser facilmente feito usando o número 29

Fonte: millondeideas

Gostou dos desenhos? Agora é sua vez de usar a criatividade e ensinar seus filhos o mundo magico dos desenhos, eles vão fazer cada obra de arte que vão te deixar encantado! Experimente também outros número e letras que você acha que vai dar certo e não se limite nunca!


África no seu cúmulo (RDC)

Antoine Gizenga de 92 apresentou sua candidatura as eleições gerais que terão lugar a 5 de Novembro do ano corrente na República Democrática do Congo.

O antigo Primeiro-ministro Congolês na era Patrice Émery Lumumba de 1960 - 1963 é Presidente do (PALU) Parti Lumumbiste Unifié, apresentou sua candidatura a 8 de agosto com vista as eleições deste ano.

As imagens falam por si...




António G. William

GOVERNO GUINEENSE EXONERA DIREÇÃO E CONSELHO DA ADMINISTRAÇÃO DA EAGB

O Conselho de ministros deu ontem, o fim da comissão de serviço do pessoal dirigente da EAGB.


Trata-se de director-geral, René de Barros e do conselho de administração da mesma instituição.

A plenária governamental instituiu uma comissão para assegurar a gestão transitória da EAGB.

Igualmente, os membros do Governo aprovar a proposta da lei que revê os estatutos da carreira docente, bem como da lei geral tributária.




Conosaba/Notabanca

Avião da TAP acidentado em Fez tinha aos comandos mulher piloto em formação

Aparelho efetuou aterragem brusca em Marrocos e voltou a voar para Lisboa. Há uma investigação em curso.


Uma co-piloto em formação a tripular pela primeira vez um avião comercial, da TAP Express, protagonizou um acidente no aeroporto de Fez, em Marrocos, que está a ser investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF). 

No passado dia 3 de julho, um ATR-72 da companhia aérea nacional, operado pela White Airways, transportou 58 passageiros de Fez para Lisboa, num voo que poderia não reunir as condições de segurança necessárias ao voo.  

De acordo com a descrição de ocorrência disponibilizado pelo GPIAAF e analisado pelo CM, tudo terá começado quando o aparelho, um ATR-72, realizou uma aterragem brusca na chegada à cidade marroquina, acabando por provocar um embate violento contra a pista. A copiloto que seguia na aeronave estava em formação pelo que o processo foi monitorizado pelo capitão que apesar de tudo admitiu não ter tido tempo de inverter a situação.  

Já em Fez, os 58 passageiros e os quatro tripulantes desembarcaram, e após uma inspeção ao aparelho por parte do comandante - que não detetou qualquer anomalia - começou-se a proceder ao embarque dos 55 passageiros que aguardavam no aeroporto para entrar no avião que os levaria até Lisboa naquela tarde. E assim foi: uma hora depois a aeronave levantou voo com destino ao aeroporto Humberto Delgado.  

A situação fez soar os alarmes às autoridades aeronáuticas marroquinas que, de imediato, contactaram as congéneres portuguesas. Foi então que o GPIAAF iniciou as investigações, enviando uma equipa às instalações de manutenção onde o ATR estava a ser vistoriado. Rapidamente foram detetados danos na fuselagem e no patim de cauda, consequências da aterragem brusca em Fez. Desde então que o aparelho não realizou mais voos comerciais.


cmjornal.pt/

Tapa burraco na cidade na tempo de tchuba a moda da Guiné.

Tudo ano i mesmo historia hora cu tchuba na tchubi.
Um autentico tarbadjo di loucos.
Assim vai a Guiné Bissau.
Terra de bandidagens.
Que Deus abençoe a Guiné Bissau.




 


Bxo 10/08/2018

Fonte: Tony Goia

Mais um sucesso na nossa luta sobre desenvolvimento de Bigene,.

A Deputaçao provincial de Burgos Castilla y Leon em Espanha, aprovou um pacote de ajuda financeira no valor de 10.972 euros, para melhoria das condiçoes das escolas primarias nos diferentes aldeias de sector de Bigene Concretamente Bintam, atraves do ONG Espanhola Tierra Sin Males, no quadro da parceria com AFABU, associaçao dos filhos e amigos de Bigene, com representantes em toda parte do Mundo.



Fonte: Braima Camara

INSTITUTO DE METEOROLOGIA MINIMIZA EFEITOS DE CHUVAS FORTES NO PAÍS

As fortes chuvas que se caíram nos últimos dois dias continuamente no país estão ligadas aos fenômenos normais que acontecem todos os anos nesta época do ano. Conforme indicaram a Capital FM, técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia da Guiné-Bissau.


De acordo com os mesmos, trata-se de uma situação normal, que não esteja ligada a algum caso atípica, tal como é a preocupação de algumas pessoas em Bissau.

Neste sentido, o Instituto Nacional de Meteorologia informou que a mesma situação pode continuar ainda a ser observada nos próximos tempos, devido as caracterizas deste mau tempo que se fizeram sentir nas últimas 24 horas na Guiné-Bissau.

Segundo ainda Instituto Nacional de Meteorologia, que o valor extremo diário do mês de agosto nos últimos 30 anos no país é de 209,5 milímetros registados no dia 10 de agosto do ano 2003.

cfm87.net

EMPRESA CUBA LIMITADA MUDA DE NOME PARA PODER EXPORTAR CASTANHAS DE CAJU

O Inspetor Chefe do Ministério do Comércio revelou que a empresa Cuba Limitada que em tempo havia prometido aos camponeses comprar castanha de caju à Mil Francos Cfa por Quilograma, esta empresa se mudou do nome.


De acordo com Alberto Mendes Pereira a razão de mudança de nome da Empresa de Botche Candé prende-se com algumas situações de irregularidades que a empresa tem com o Banco Central dos Estados da África Ocidental, (BCEAO), contudo não entrou em detalhes sobre as referidas aberrações em causa.

Neste sentido, Mendes Pereira falou de prejuízos que a empresa Cuba Limitada causou ao Estado, bem como aos componentes que ficaram indeciso quanto à venda de suas castanhas de cajú, alimentando a esperança com o preço de Mil Francos Cfas por Quilograma.

cfm87.net

Ultima Hora

O PAIGC PODERÁ REAGIR A QUALQUER MOMENTO NO QUE TOCA A MEXIDAS DE ALGUNS MEMBROS DO GOVERNO.

ESTA DECISÃO VAI OBRIGAR AO PAIGC COMUNICAR AO PRESIDENTE DA REPUBLICA SE CALHAR DE UMA FORMA FORMAL E AO MESMO TEM AO PRIMEIRO MINISTRO ARISTIDES GOMES.

A EQUIPA DE DOKA INTERNACIONAL TEVE O CONHECIMENTO DE QUE UM DOS ELEMENTOS CONTESTADOS DO PAIGC SERIA O SECRETARIO DE ESTADO DO TESOURO, SULEIMANE SEIDI POR ESTE NÃO ESTAR A SEGUIR AS ORIENTACOES DO PARTIDO.

PORTANTO, A QUALQUER MOMENTO A QUEDA DE SULEIMANE SEIDI.

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com