sábado, 2 de dezembro de 2017

CELSO EDER GONZAGA de ARAÚJO, que se dizia herdeiro de R$ 9 trilhões dá golpe em 25 mil pessoas - Veja na reportagem AQUI.


CIPRIANO CASSAMA DEVERIA ESTAR NA PRISÃO E A COMUNIDADE INTERNACIONAL DE SE PRONUNCIAR.

ISTO É UMA VERGÔNHA. FOI UMA BANDIDAGEM AO MAIS ALTO NIVÉL.

UM CRIME DESTA ENVERGADURA, O MINISTÉRIO PUBLICO E A PJ TEEM A OBRIGAÇÃO DE ACTUAR.

CIPRIANO CASSAMA DEVERIA ESTAR NA PRISÃO E A COMUNIDADE INTERNACIONAL DE SE PRONUNCIAR.

Dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

Doenças cardiovasculares na Guiné-Bissau estão a ganhar "proporções alarmantes" - Governo

O Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, alertou hoje que as doenças cardiovasculares no país estão a ganhar uma "proporção alarmante" e que as pessoas devem de ter uma alimentação mais saudável.


"Este problema está a ganhar uma proporção alarmante no nosso país e há necessidade de o Ministério da Saúde fazer campanhas de sensibilização junto das populações quanto ao uso do sal e comer menos produtos que possam causar problemas cardiovasculares", afirmou.

O ministro falava no I Congresso Luso-Guineense sobre Doenças Cardiovasculares, que decorreu em Bissau, organizado pelo Hospital Principal Militar e a empresa portuguesa Jaba Recordati.

O ministro da Defesa guineense, Eduardo Sanhá, que participou no congresso em substituição do Presidente guineense, José Mário Vaz, explicou que 64% das pessoas com casos de AVC que deram entrada no Hospital Principal Militar em 2016 morreram.

"Este indicador alarmante deve constituir uma preocupação para ser reduzido a curto e médio prazo", disse.

Sublinhando que na Guiné-Bissau se assiste anualmente a uma subida drástica daquelas doenças, o ministro da Defesa alertou para o facto de no país a "capacidade de resposta" ser limitada e os "meios de diagnóstico permanecerem deficitários o que se traduz na crescente perda de vidas humanas".

No final do congresso, a Jaba Recordati apresentou uma bolsa para incentivar a investigação de médicos guineenses a trabalhar na Guiné-Bissau.

"A data de candidatura à bolsa vai ser feita na página da Internet da Jaba Recordati a partir de 15 de janeiro de 2018", disse José Querido, da empresa portuguesa da área da indústria farmacêutica.

Segundo José Querido, trata-se de uma bolsa de investigação na área cardiovascular e apenas para "médicos a trabalhar na Guiné-Bissau".

"Queremos incentivar os jovens médicos que existem, excelentes médicos e a precisarem de apoio e vamos incentivá-los a investigarem nesta área que é preocupante", disse.

MSE // MCL
Lusa/Fim

FESTA EM CUMERÉ

Mais de MIL MANCEBOS, entre MILITARES E PARA-MILITARES, juraram à bandeira este sábado no Centro de instrução militar de Cumeré.


Os citadinos de Bissau, principalmente, fugiram da rotina este fim-de-semana: familiares, amigos, conhecidos e curiosos deslocaram-se para assistir a cerimónia. Na verdade, enquanto para muitos foi um evento como qualquer outro, para muita gente foi ocasião de festejar em grande e... À GUINEENSE! TUDO BEM.

MAS, o certo é que, na realidade a alegria não se deveu APENAS ao facto dos mancebos terem sido preparados para o cumprimento do sagrado dever de defender a Pátria, ou, ao facto de uma boa franja castrense estar em vias de rejuvenescer. NÃO. A alegria tem a ver com o importante facto de que MAIS DE SETECENTOS JOVENS, a partir desta data, saem do DESEMPREGO. São menos elementos nas BANCADAS dos bairros. CONSEGUIRAM UM EMPREGO DIGNO, a garantia de que cada fim do mês haverá um soldo a receber. CORRECTÍSSIMO!

NO ENTANTO, como diz o ditado "não há bela sem senão". 
Será esta uma solução plausível para COLMATAR O GAP do desemprego que grassa no seio da juventude guineense?

Diga-se o que se disser, uma coisa é certa: o ESTADO continua a ser o MAIOR EMPREGADOR na Guiné-Bissau enquanto o sector privado claudica escandalosamente, a classe empresarial sufocada por dívidas é incapaz de cumprir o seu papel satisfatoriamente.

NOTA: Perante este cenário ALEGRE tudo aponta para o eventual AUMENTO da massa salarial com a EFECTIVAÇÃO dos "novos ingressos na Função Pública".

DJITU TEM KU TEM!

Fonte: Humberto Monteiro

Afinal de contas, a Assembleia Nacional Popular, o Parlamento da Guiné-Bissau, é uma entidade empresarial privada, ou é um órgão de soberania do Estado?


O Senhor Presidente da Assembleia Nacional Popular, o Parlamento da Guiné-Bissau, um dos órgãos de soberania da República com orçamento devidamente estipulado no Orçamento Geral do Estado (mesmo não tendo sido apresentado, discutido e aprovado) deveria saber que a Assembleia Nacional Popular é um órgão de soberania colegial e não unipessoal.

Como pode o Presidente da Assembleia Nacional Popular, que também é a segunda figura no dirigismo do Estado, nomear um cidadão estrangeiro, para o cargo de Conselheiro Especial do Presidente da Assembleia Nacional Popular, para angariação de fundos e investimentos, encarregado de angariar recursos e investidores para a Assembleia Nacional Popular?

Afinal de contas, a Assembleia Nacional Popular, o Parlamento da Guiné-Bissau, é uma entidade empresarial privada, ou é um órgão de soberania do Estado?

As verbas do orçamento geral do Estado para a Assembleia Nacional Popular são insuficientes?
Cada órgão de soberania deve criar os seus próprios canais de angariação de fundos e investimentos, para além das verbas que recebem através do orçamento geral do Estado?

Positiva e construtivamente.

Didinho 02.12.2017

Fernando Casimiro

JOMAV Vs Fome Kaba...!!


Nó âmbito da fundação "Mon na Lama", as populares da região de Bafata concretamente à redor de Bantandjam/Bambadinca- Sarimenta, receberam Chefe de Estado Guineense Dr. José Mário Vaz, face a exportação de batata doce à República senegalesa.

Todavia, essa iniciativa tem a ver com o processo de desenvolvimento Agrícola, no quadro de combate à Fome. Nas passadas épocas, um saco de batata custava 5 mil fcfa, mas, graças a Deus, com o esforço Caloroso de "PAPA DI TERRA", agora, galopantemente e, indubitávelmente custa 14.400 fcfa.

Nós patriotas, louvamos Este tipo de trabalho porque é uma Bênção.

"PAZ E BEM PA JOMAV TARBADJADUR. JUÍZO PA DJINTONS"












Walter Felix da Costa

José Mário Vaz - Em Bubaque para a cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção da fabrica de gelo. Iniciativa do Governo através do Ministério das Pescas.










 



José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

José Mário Vaz - Esta manhã recebi em audiência a missão da CEDEAO. Durante o encontro abordamos vários assuntos entre os quais, atual situação política do país.


 



José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau 

Preparem- se. Mais uma outra bomba nuclear.

Enfim, eu me chamo OGIVA NUCLEAR, mais conhecido por Doka Internacional.

Apertem os cintos porque isto é de matar.

Publicada por didi lopes à(s) 16:41 

Vejamos afinal de contas quem é o DSP

O partido Comunista Chinês, convidou duas pessoas de dois grandes partidos da Guiné Bissau..., até aqui tudo bem. PRS E O PAIGC

Só que o engraçado é que na representação do PRS foI o Alberto Nambeia e o Certório Bioté.

Mas no PAIGC foI o DSP e adivinhem......................................., Paula..., a sua esposa.

Sinceramente!

Dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

MP ORDENA NOTIFICAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS SOCIEDADE CIVIL EMPRESAS E COMERCIANTES

Ministério Público ordena notificação dos partidos políticos, Sociedade Civil, empresas e comerciantes para apresentarem estatutos e atas do último congresso num prazo de dez dias.

De acordo com o circular nº 01/GPGR/2017, de 01 de dezembro assinado por Bacar Biai, insta os Serviços Cíveis nos tribunais proceder a notificação dos mesmos.
Circular: 


Notabanac; 02.11.2017

Comunidade guineense em Londres, já estamos no local onde irá decorrer a emissão dos passaportes.

Está é a morada onde vamos trabalhar :
66a Sebert Road Forest Gate E7 ONJ London essa rua fica ao lado esquerdo da estação de Forest Gate.




We will be waiting for you!

Fonte: Ana Casimiro Sanches Semedo

Doka Internacional sofrendo ataques e ameaças. Ninguém me pode silenciar, este é o meu trabalho. Eu sou um denunciante NATO.


Dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

Atenção: Os que anda a defender Cipriano Cassama ou acharam que Ministério Publico de Guiné-Bissau esta fazendo acusação sem provas de vendas de passaportes diplomático de Guiné-Bissau, esta aqui, prova adequado neste reportagem exibido pela Rede Globo, televisão mais assistido do Brasil.


Dono deste passaporte se chama CELSO EDER GONZAGA de ARAÚJO, é cidadão brasileiro reside em Campu Grande capital de Estado Mato Grosso de Sul.

Ele foi preso semana passado pela Policia Federal (PF) brasileira, e reportagem foi exibido no programa Fantástico que passa todo domingo a noite. A investigação começou aqui no Brasil, e acredito que Ministério Publico Brasileira que comunicou autoridade competente de Guiné-Bissau para abrir um processo de inquérito para saber como é que falso empresario conseguiu passaporte diplomático.

Veja na reportagem  AQUI
Homem que se dizia herdeiro de R$ 9 trilhões dá golpe em 25 mil pessoas

Em Setembro deste ano, Cipriano Cassama esteve aqui no Brasil, realizou viagem secreto que ninguém sabe motivo ate hoje, e percorreu diferentes estados do Brasil, inclusive Mato Grosso de Sul, nenhum imprensa nacional e internacional fica sabendo da viagem para falar motivo ou se quer prestar declaração tanto na Guiné-Bissau e aqui no Brasil.

Visitou Senado Federal do Brasil e foi no Show de um cantor brasileiro em Brasilia e Salvador.

Leopold Sedar Domingos/faladepapagaio

Localidade de Sarimenta - Bambadinca - Exportação da Batata-Doce

Cerimónia da abertura oficial do mercado senegalês aos nossos produtos agrícolas. 


Obrigado a população da região de Bafatá pela forma calorosa como me receberam mais uma vez, num grande ambiente de festa com tambores, nhanhero, don don, Kôra e uma grande moldura humana.
(...)
Uma importante cerimónia para os nossos agricultores, assistir a partida de 10 camiões carregados com 350 toneladas de batata-doce sendo o destino o Senegal. Este acto foi conseguido sob o alto patrocínio dos dois Presidentes, o Macky Sall e eu.
Este gesto, prova mais uma vez a boa relação existente entre os dois países e povos irmãos, permitiu concretizar esta operação de exportação da nossa batata-doce que vai ajudar as famílias camponesas 
(...)
Temos de acreditar nas nossas capacidades de fazer mais e melhor, vamos acabar com "djito ka tem", porque para mim, só é pobre quem desistiu de lutar para vencer as vicissitudes da vida.
Em tempos, alguém disse-me que nós os guineenses somos um povo rico, porque a Guiné-Bissau é uma terra abençoada, temos terra arável, temos uma grande costa marítima e temos um povo que sonha ver o seu país melhor. Se é verdade que Deus deu-nos tudo isto, então, o momento é de unidade e de trabalho para sermos felizes como os outros povos. 
(...)
A hora é de "Mon-na-Lama", e para tal devemos abandonar o conforto das nossas casas na cidade e em direção ao campo porque a terra esta disponível e pode dar-nos tudo o que precisamos para o sustento da nossa família. 
Temos de acreditar nas nossas potencialidades, afinal temos produtos agrícolas de grande qualidade e que tem procura nos outros mercados. "quil ki di guiné tene balur".
(...)
Em relação ao ano em curso, é com orgulho que fazemos balanço positivo, no que diz respeito ao bem-estar da nossa população, sobretudo os nossos agricultores.
Pela primeira vez na história, conseguimos um bom preço da castanha de cajú, a produção do arroz em algumas regiões do país teve um bom resultado e estamos quase a terminar o ano com o escoamento da batata-doce para o Senegal. 
Significa que, podemos fazer mais e melhor pelo nosso país. 
(...)
Quero manifestar em nome da população da Guiné Bissau, a nossa profunda gratidão pelo gesto de amizade do Presidente Macky Sall.
(...)
A todas as instituições envolvidas nesta iniciativa e a todos os parceiros da Guiné-Bissau que nos têm acompanhado nesta caminhada, com vista a apoiar o nosso Estado nas políticas de redução da pobreza, e na promoção do bem-estar das nossas populações, o nosso muito obrigado.

Para os nossos produtores uma palavra de incentivo, estamos juntos e vamos continuar a trabalhar juntos para o sucesso na nossa agricultura.


Luther King