8 de maio de 2021

África! - (...), um sábado Africano no Palácio da República da Guiné-Bissau, marcado com audiência do chefe de Estado à Candidata ao Parlamento Pan-americano, senhora HAIDARA AICHATA CISSE;



Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional


Governo através do Ministério do Comércio abre báscula de escoamento da castanha de caju, do interior para Bissau.

RadioBantaba 

Não é porque você se encaixa, que você pertence a esse lugar.

@Mlk_tralhaaa


Um grupo de estudantes das Escolas Públicas do sector autónimo de Bissau afetado pelas greves da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné, foi recebido nesta sexta-feira 07 de maio 2021 pelo Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Um grupo de estudantes das Escolas Públicas do sector autónimo de Bissau afetado pelas greves da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné, foi recebido nesta sexta-feira 07 de maio 2021 pelo Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior.

Os estudantes foram apresentar ao Ministro, a preocupação relativamente a persistência das greves que afetam fortemente o sector Educativo e propostas para garantir a continuidade do presente ano letivo.

António Pereira, apresentou ao Ministro Cirilo Mamasalio Djalo, a proposta de regime de comparticipação dos pais e encarregados da Educação durante os três meses restantes do presente ano letivo.

“A Proposta que trazemos para o Sr. Ministro da Educação para possível saída de Impasse no sector Educativo público, é que seja implementado o regime de comparticipação dos pais durante os três meses restantes do presente ano letivo ” avançou António Pereira.

O jovem Estudante adiantou que o Ministro Recusou a proposta Justificando que devido a Pandemia o Governo já tinha decidido isentar todas as propinas nas escolas pública e essa orientação ainda é valida apesar da mudança do titular da pasta de Educação.

António Pereira, finalizou dizendo que o seu grupo recebeu a garantias do Ministro Cirilo Mamasalio Djalo, que esta fora de hipótese nulidade do ano letivo em curso, porque o Governo esta empenhado nas negociações com a central Sindical e o Ministério esta a trabalhar fortemente para ajustar o calendário escolar para a conclusão do ano letivo.

“O Ministro prometeu que o no Letivo não vai ser Nulo, todos os esforços estão sendo feitos para evitar esta situação, assegurando que se as aulas não retomarem ate junho já tem a garantia do sector privado da Educação que disponibilizou as suas escolas e professores para que as escolas públicas possam concluir o ano na época das chuvas” concluiu o líder Estudantil.

Bissau 08 de Maio 2021 

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Reuniu-se esta sexta-feira 07 de Maio 2021 no seu gabinete do trabalho com os Diretores Regionais da Educação.

A Reunião entre Cirilo Mamasalio Djaló e responsáveis Regionais da Educação Visou dar orientações adicionais sobre o funcionamento das Direções Regionais da Educação e estratégias para a conclusão do presente ano letivo.

Na ocasião Ismael Gaspar Rodrigues que falou em nome dos colegas assegurou a total colaboração das Direções Regionais da Educação com o novo Ministro em tudo que pode melhorar e desenvolver o sector educativo Nacional.

Gaspar Rodrigues, aproveitou para saudar a nomeação de Cirilo Mamasalio Djalo para a pasta de Educação, e disse acreditar na sua Capacidade e pragmatismo para num curto espaço de tempo encontrar soluções que possam desbloquear definitivamente as interrupções de aulas no sector público da Educação.

O Director Regional de Educação no sector autónimo de Bissau enumerou também as dificuldades com que se deparam diferentes Direções regionais da Educação e pediu esforços da nova Direção do Ministério para minimiza-las.

Entre as dificuldades apontadas figuram a falta de instalações condignas em quase todas as regiões, Equipamentos, e fundos para fazer funcionar plenamente a Educação nas regiões.

Em resposta o Novo Ministro da Educação Cirilo Mamasalio Djalo, garantiu total colaboração na Base do respeito das regras estabelecidas nas Orientações Gerais para o presente ano letivo.

O Titular da pasta da Educação falou ainda dos esforços que estão sendo empreendidos pela sua liderança na busca de recursos para suprir dificuldades com se confrontam o sector educativo no seu todo.

Para terminar apelou engajamento de todos em prol da educação, que segundo ele é um dos meios mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade. 

Bissau 07 de Maio 2021 

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Hoje - Avenida Caetano Semedo "Estrada de Bôr"...8 de maio de 2021





Avenida Caetano Semedo "Estrada de Bôr"...6 de maio de 2021 👇👇👇


PJ DETEVE TRÊS AGENTES DA POP PELO SEQUESTRO E ROUBO DE DROGA DE UM LUSO-GUINEENSE

Mauricio Odemocrata  08/05/2021 

A Polícia Judiciária guineense (PJ) deteve na semana passada três agentes da divisão de investigação criminal da Polícia da Ordem Pública (POP), colocados no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, pelo sequestro de um cidadão luso-guineense “correio de droga”, que transportava algumas cápsulas de cocaína ingeridas no estômago para Lisboa (Portugal). Os agentes da POP envolvidos no sequestro tratam-se de: Bias Queda, Pio Cabral de Oliveira e Sene Bacar Biai, que atualmente estão detidos nas celas da prisão daquela corporação policial da investigação criminal junto do mercado de Bandim.

Segundo uma fonte do jornal O Democrata junta da PJ, os agentes descobriram que o jovem ingeriu as cápsulas  e detiveram-no sem apresentá-lo aos agentes da PJ, entidade competente para lidar com a matéria do género, e decidiram sequestrá-lo e levá-lo para um aparthotel sito entre Bairro Militar e São Paulo, com o intuito de obrigá-lo a expulsar as cápsulas. Os agentes da POP, de acordo com a fonte, sequestraram o jovem traficante quase 48 horas e roubaram-lhe as cápsulas que havia ingerido. A fonte frisou que para além do sequestro, o suspeito  foi levado pelos agentes da POP até à sua residência para buscar as cápsulas remanescentes.

O Democrata soube que quando foi interceptado pelos agentes da divisão de investigação criminal da POP, o jovem traficante estava com mais de setecentas (700) gramas de cocaína. Os três agentes da POP que sequestraram o traficante e apoderaram-se da sua droga não aplicaram o procedimento que prevê a imediata notificação dos serviços da Polícia Judiciária encarregue de recolher as drogas apreendidas e deter os suspeitos, disse o confidente do jornal O Democrata’.

A fonte informa ainda que depois de os superiores hierárquicos dos três agentes suspeitos no sequestro terem tomado conhecimento do procedimento, obrigaram-lhes imediatamente a entregar toda a droga, o jovem traficante e todas as suas pertenças à Polícia Judiciária. Mas a PJ revelou que os três agentes teriam entregue apenas 50 cápsulas à PJ, e mais tarde através de uma investigação, a PJ  descobriu que o luso-guineense estaria a transportar mais de 700 gramas de cocaína naquele dia e que os três agentes não devolveram todas as cápsulas recuperadas do jovem, como também foram até à casa do traficante para buscar remanescentes ou as cápsulas que teria deixado em casa para o próximo carregamento. Na sequência dessa investigação, a PJ decidiu detiver os três agentes da POP. 

Segundo a fonte, os três agentes já foram apresentados ao Juiz da Instrução Criminal para declarar a prisão preventiva.

Por: Assana Sambú

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - Comunicado

Por razões de manutenção preventiva e reforço do neutro no sistema de produção de KARPOWER, amanha, domingo dia 9 de Maio do corrente, das 15h00 às 17h00, haverá uma paragem total da central da empresa produtora da energia ( KARPOWER) e consequentemente da central elétrica de Bissau.

Pedimos a sua compreensão.

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

EXERCÍCIO FÍSICO - O exercício mais temido. Afinal, para que servem os burpees?

© iStock

NOTÍCIAS AO MINUTO 

Até os atletas os temem.

Os burpees são, provavelmente, o exercício mais temido. Mas tenha em consideração que, segundo a Healthline, exercícios de alta intensidade, como burpees, melhoram a função cardiovascular, condicionamento aeróbico e regulação de açúcar no sangue.

De facto, um estudo recente, publicado na PLOS One, descobriu que os participantes que fizeram um total de 30 minutos de exercícios intervalados de alta intensidade (Hiit) todas as semanas melhoraram o seu condicionamento e função muscular tanto quanto os participantes que fizeram 150 minutos de exercícios regulares de intensidade moderada por semana.

Os burpees são um exercício completo que não só fortalece, mas também aumenta a frequência cardíaca e queima mais calorias do que exercícios de baixa intensidade que trabalham os mesmos músculos.


Covid-19: Índia ultrapassa pela primeira vez 4 mil mortos em 24 horas

© Getty Images

Notícias ao Minuto 08/05/21 

A Índia registou pela primeira vez mais de quatro mil mortos diários devido à covid-19, elevando para 238.270 o número de óbitos desde o início da pandemia, anunciou hoje o Governo.

Nas últimas 24 horas, o país registou 4.197 mortes e 401.078 casos da doença, elevando o número total para quase 21,9 milhões.

Com 4.197 mortos registados nas últimas 24 horas, a Índia mantém-se como o terceiro país como mais mortes no mundo, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano e a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

No mesmo período, o país contabilizou 401.078 casos, o que eleva o número total de infeções para 21.892.676 desde o início da pandemia.

A Índia, com 1,3 mil milhões de habitantes, atravessa uma segunda onda da doença, que sobrecarregou o sistema de saúde, com escassez de oxigénio e de camas.

Alguns peritos consideraram que os números reais de óbitos e de casos podem ser muito mais elevados.

Mais de 40 países começaram a enviar ajuda para a Índia para ajudar a combater a pandemia, incluindo ventiladores e equipamento médico, bem como geradores de oxigénio, cilindros, concentradores e reguladores.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.989 pessoas dos 838.852 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.