sábado, 21 de setembro de 2019

Nota de agradecimento de familiares ao General Umaro Sissoco Embalo

Representante de familiares, presidente de Retalistas de mercado de Bandin e o cônsul de Guineé Conakry na Guiné Bissau.


Mutaro Uldada Cisse 

CONSTRUÇÃO/DENÚNCIA


A propósito da tragedia com o prédio, aproveito para informar que na obra de construção do porto de pesca industrial no Alto Bandim, financiado e executado pela China, está-se a utilizar pedra/brita não adequada.

Deve ser pedra granítica (brita preta) e não grés-quartzito produzida comercializada pela Santy Comercial. Este material possui calcário em grande quantidade, substância essa que corrói o ferro.

O fiscal do Laboratório da Engenharia Civil afeto ao projeto acumula funções no Ministério dos Transportes e nem aparece para fazer o devido controlo do material. Denuncie, por favor.

Daniel Gomes

Fonte: Guine Na Lanta

Dia internacional da paz: “APESAR DO CALAR DAS ARMAS, A POPULAÇÃO GUINEENSE AINDA VIVE SEM PAZ SOCIAL NEM GOVERNATIVA”


A ministra da Mulher, Família e Proteção Social, Cadi Seide, afirmou este sábado, 21 de setembro de 2019, que apesar do calar aparente das armas,  a população guineense ainda  vive sem a paz social nem governativa, porque continuam a morrer mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos sem piedade.

Cadi Seide, discursava na jornada comemorativa do dia internacional da paz, realizada no largo da Câmara Municipal de Bissau, organizada pela WANEP-Guiné-Bissau em colaboração com a Rede Paz e Segurança para as Mulheres do espaço da CEDEAO sob lema “Ação no domínio do clima para paz”. 

Na ocasião, Seide disse que muitos doentes de cancro estão à espera de ser evacuados para exterior a fim de proceder aos seus tratamentos, os velhos não têm espaço de lazer, o tráfico  de criança ainda é uma realidade, o consumo de droga pelos jovens e o problema de saneamento básico continua gritante no país.

A responsável da pasta do ministério da Mulher, Família e Proteção Social, informou que o objetivo da data é sensibilizar para a necessidade da paz no mundo com a finalidade de cada um fazer algo para a paz nomeadamente saudar, brincar, fazer doações e vestir-se de branco como símbolo da paz em todos os lugares que formos.

“Os estudantes guineenses continuam a ter um futuro incerto, mas nós os políticos continuamos nas nossas ambições desmedidas sem olharmos para trás e muito menos para o futuro. A questão climática, o terrorismo, o fundamentalismo étnico e religioso, o conflito de posse de terra, roubos de gado e a mutilação genital feminina, casamento precoce e forçado constituem a causa de falta de paz na Guiné-Bissau e no mundo”, lamentou.

A Presidente da Rede Paz e Segurança para as Mulheres do espaço da CEDEAO, Elisa Tavares Pinto, revelou que a Guiné-Bissau está neste momento a viver uma fase de reconstrução e de estabilização, apoiado pela missão da ECOMIB e da comunidade internacional com o objetivo de tirar o país progressivamente das instabilidades cíclicas que perduram há dezenas de anos.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A 

OdemocrataGB

TRAGÉDIA EM BISSAU: Governo da Guiné Conacri evacuou os seus nacionais ???


O governo da Guiné Conacri decidiu por uma ponte aérea para evacuar os cinco cidadãos feridos pela queda de duas varandas de um prédio, ontem à noite, em Bissau.



O encarregado de Negócios da Embaixada do país vizinho, Kalil Kaba, confirmou que o seu governo fretou um voo para esse efeito, tendo lamentando o sucedido e endereçado as suas condolências às famílias dos que pereceram nesse grave incidente.

Foi tudo tratado com o governo da Guiné-Bissau, conforme o documento acima, e o voo deixou Bissau pouco depois das 10 horas. 

AAS

BRASIL APOIA A GUINÉ-BISSAU EM 50.000 EUROS PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS


No princípio da tarde deste sábado, 21 de setembro de 2019, no Centro Cultural Brasil – Guiné –Bissau, em Bissau, foi assinado o Memorando de Entendimento, entre o Governo Brasileiro e a Comissão Nacional de Eleições – CNE, no domínio de transferência de conhecimentos e apoio técnico, com vista as eleições presidenciais de 24 de novembro de 2019.

O ato vem testemunhar a relação de cooperação técnica que advém de longa data e que tem contribuído, significativamente, no aperfeiçoamento dos técnicos da CNE e permitir que as eleições na Guiné-Bissau, sejam cada vez mais coroados de êxitos.

Ainda se informa que foram assinados dois outros documentos, de grande importância para país, sobre o Centro de Formação Profissional e o Centro de Formação das Forças de Segurança.

Cne Guiné Bissau

BRASIL APOIA A GUINÉ-BISSAU EM 50.000 EUROS PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Brasil disponibiliza 50. 000 euros (cerca de 32.350.000 F.cfa) para apoiar a realização de eleições presidenciais na Guiné-Bissau, agendadas para 24 de novembro próximo.

O protocolo de financiamento foi assinado este sábado, 21 de setembro de 2019, na embaixada do Brasil na Guiné-Bissau.

Presenciaram a cerimônia, o presidente da Comissão Nacional de Eleições(CNE), José Pedro Sambú, ministra da Justiça, Ruth Monteiro e a representante Especial do secretário geral das Nações Unidas, Rosine Sori-Coulibaly.

Durante a sua explanação, o embaixador do Brasil no país, Fábio Guimarães Franco, diz que o país espera que a CNE desempenha um papel crucial neste processo eleitoral, para garantir que estás venham a ser consideradas livres, justas e transparentes.

Guimarães Franco diz que os parceiros estão certos de que, tomadas as devidas precauções, e trabalhando com ímpeto e profissionalismo, juntos com os parceiros internacionais, as eleições presidenciais serão consideradas, no futuro, como um momento decisivo na história da Guiné-Bissau.

Na ocasião, o presidente da CNE, José Pedro Sambú, diz que ato vem complementar as sucessivas ações já desenvolvidas, na decorrência do qual foi assinada um memorando de entendimento com o tribunal superior eleitoral, visando implementar ações de formação, em vários domínios de gestão eleitoral.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, e a segunda volta do escrutínio, caso seja necessário, vai decorrer a 29 de dezembro.

A campanha eleitoral vai decorrer entre 01 a 22 de novembro.

O Movimento para Alternância Democrática Democrática e o Partido da Renovação Social têm pedido a realização de um novo recenseamento para eleições ou uma atualização dos cadernos eleitorais.

Recentemente uma missão do alto nível da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), propôs aos partidos políticos e candidatos independentes às eleições presidenciais a manutenção dos cadernos eleitorais das eleições legislativas passado, para o próximo pleito de novembro.

As eleições presidenciais estão orçadas em 5,9 milhões de euros.

Por: AC

Conosaba/Radio Jovem 

ÚLTIMA HORA: Acidente de viação em Jugudul faz vários feridos





Por ditaduraeconsenso

Conferência de imprensa do deputado da nação eleito no círculo do Gabú pela lista do MADEM G-15, José Carlos Macedo Monteiro, (Vulgo Ze Carlos), falou da atual situação política vigente no país.



Estamos a Trabalhar

AMÉRICO GOMES Ft. CARMEN / ATENÇÃO A ELEIÇÃO


No princípio da tarde deste sábado, 21 de setembro de 2019, no Centro Cultural Brasil – Guiné –Bissau, em Bissau, foi assinado o Memorando de Entendimento, entre o Governo Brasileiro e a Comissão Nacional de Eleições – CNE, no domínio de transferência de conhecimentos e apoio técnico, com vista as eleições presidenciais de 24 de novembro de 2019.


O ato vem testemunhar a relação de cooperação técnica que advém de longa data e que tem contribuído, significativamente, no aperfeiçoamento dos técnicos da CNE e permitir que as eleições na Guiné-Bissau, sejam cada vez mais coroados de êxitos.

Ainda se informa que foram assinados dois outros documentos, de grande importância para país, sobre o Centro de Formação Profissional e o Centro de Formação das Forças de Segurança.








By Cne Guiné Bissau

Xenophobia: T.B Joshua Donates N12m To South Africa Returnees

Photo collage of Pastor T.B Joshua and some of the returnees

The general overseer of the Synagogue Church of All Nations, Pastor T.B Joshua, has extended his magnanimity to the second batch of Nigerians who returned back into the country from South Africa by giving out whopping cash of N12m to them on Thursday, 19th September, to put their lives back on track

According to the church’s spokesman, Mr. Joseph, who received the returnees on behalf of T.B Joshua, the clergyman left the said cash behind while focusing on engagement outside the country.

“The man of God is fully aware of your presence even if he is not around and he has instructed that you should be well taken care of. He is also praying for you. This is what he’s known for.”

“You are the second set of people that came back and the first batch was also here last week and the man of God blesses them. So he feels what you are feeling right now and he shares your pains and that is why you are welcome here.”

“By the grace of God, the spirit of God will lead him to do what is best for you. Many of you have lost everything, you came back with nothing even though you properties, businesses are there.”

“The man of God said he cannot afford to close his eyes or turn deaf ears to your plights so with the support of Emmanuel TV Partners, the man of God has given everyone here today as returnees from South Africa the cash sum of N12 million.”

by Eyitemi

informationng.com

TRAGÉDIA/ Nota da Presidência da República



Braima Darame

Opinião - OH, P.A.I.G.C… QUEM TE VIU E QUEM TE VÊ !!!


Outrora, um partido de princípios nobres, de dignidade, de moralidade e de legalidade. Hoje, um partido sem princípios, sem nobreza de carácter, sem dignidade e à margem da legalidade. Hoje, o PAIGC é a imagem da personificação do carácter, da forma de actuação e da postura de quem o lidera. 

O PAIGC mudou a sua matriz libertadora, inclusiva e de massas, para uma matriz elitista, sectarista, urbanizada e acima de tudo centralista e fortemente personificada. Um paradigma novo, inventado e imposto matreiramente, com o propósito de dar corpo e sustentabilidade a um projeto de culto de personalidade à volta de um líder egocêntrico, narcísista, manipulador e ditador em gestação. 

O PAIGC que outrora, mesmo sendo espezinhado dos seus direitos, perseguido e constrangido no exercicio dos ganhos políticos alcançados nas urnas, soube sempre, lutar com dignidade, dentro do quadro da legalidade, na base de princípios de conduta e de procedimentos. 

O PAIGC, fazia da coesão interna, a solidariedade e a capacidade de resistência, as suas armas mais fortes dos combates políticos, mas sempre, dentro do quadro legal, da transparência e da exemplaridade de conduta, exigindo sempre o respeito das regras democráticas e do Estado de Direito. 

Hoje, é o PAIGC que dá os maus exemplos da falta de transparência no jogo político, da falta de ética, de coerência e honrabilidade, do desrespeito das regras, dos estatutos e dos acordos. Hoje, o PAIGC dá primazia ao jogo da manigância, da manipulação, da intrujíce, da aldrabice, da vilania e trapaça dos “chicos espertos”, tanto no exercício da política corrente, quer nos acordos ou parcerias com os demais partidos. 

O PAIGC de hoje, deixou de ser um partido sério e exemplar, perdeu a essência com que outrora actuava, mesmo à custa de sacrifícios de um partido mártir. O mau exemplo verificado na constituição da mesa assembleia da presente legislatura foi o prenúncio de uma conduta de charneira que, infelizmente, vem sendo hábito e prática num partido que outrora fora exemplo acabado de uma cultura democrática de excelência. 

Desse caso, seguiram-se outros casos de falta de lealdade tais como os das nomeações à revelia de Directores Gerais nos ministérios e institutos públicos, cujas tutelas cabiam aos seus parceiros de “coligação”, assim como o caso recente de se avançar para as “correcções” dos cadernos eleitorais sem consulta ou consenso com os parceiros da “coligação” e tão pouco, com os demais partidos políticos. 

Hoje, é com mágoa que vejo o PAIGC levar 74 dias sem poder apresentar o OGE e o Programa do Governo na ANP e a fugir de uma responsabilidade legal, ao ponto de recorrer a meios subversivos de jogo de sindicatos, para servir de Cavalo de Trôia para obstruir, inviabilizar ou protelar essa obrigatoriedade de se apresentar perante a plenária da ANP para ser sindicado sobre a sua legitimidade de poder ou não governar. 

Esse medo, essa fuga para a frente, justifica-se pelo receio de ser derrubado com uma moção de censura...porém, nada mais simples e natural no jogo democrático, pois a força de governar advém da força dos argumentos nas urnas. E, neste caso, o PAIGC está em queda livre de menos 10 deputados por legislatura. Hoje, é certo que não me revejo neste PAIGC actual que me envergonha e deprime pela postura indigna de um grupo de trapaceiros que querem transformar a nobreza do jogo político democrático num jogo de “chicos espertos”.

Saudações de um combatente de Cabral Patria Amada à(s) 15:04

Publicada por Bambaram di Padida 

Nova crise à vista na Guiné-Bissau?

Cipriano Cassamá, o presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
Facebook de Cipriano Cassamá

Continua por discutir no parlamento o programa do governo da Guiné-Bissau, mais de 2 meses depois de o executivo ter sido empossado, prazo-limite estipulado por lei. O Parlamento já tem em mãos o Programa do Governo de Aristides Gomes, mas a oposição afirma que o Programa foi apresentado ao Parlamento fora do prazo legal.

O líder do Parlamento, Cipriano Cassamá argumenta que o Programa do Governo até foi entregue dentro do prazo previsto na lei, mas só agora foi possível agendar a sua discussão, tendo em conta o desencontro de agendas entre ele próprio e o primeiro-ministro.

Perante este cenário, observadores não têm dúvidas em como vem aí mais uma polémica com consequências imprevisíveis, alguns mencionando até ameaças de queda do Governo, através do chumbo do Programa do Governo no Parlamento.


Nos últimos dias, têm sido públicos os sinais neste sentido, sinais vindos de deputados de partidos da oposição ao Governo, Madem G-15 e PRS, e curiosamente, de alguns deputados da APU-PDGB, partido que faz parte de executivo.

Nesta quinta-feira, 51 deputados juntamente com o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, compareceram numa unidade hoteleira de Bissau, já no período da noite, onde abriram a sessão plenária do Parlamento que tinha sido convocada e desconvocada durante a manhã, por falta de condições técnicas e legais, em decorrência de uma greve do pessoal de apoio parlamentar.

Os deputados do PAIGC, partido que lidera o Governo e o próprio executivo, não compareceram na sessão que deve ser retomada na segunda-feira, dia 23. O líder do Parlamento fez saber, por seu turno, que já estão reunidas as condições para o debate ao programa do Governo.

Além do plano de desenvolvimento, a oposição pretende ver debatida na sessão parlamentar, o recrudescimento do tráfico de droga na Guiné-Bissau.

A expectativa agora é saber se na Segunda-feira, o Governo e os deputados do PAIGC vão comparecer no parlamento e se os parlamentares da oposição avançam ou não com uma moção de censura ao executivo de Aristides Gomes.

Mais pormenores com Mussa Baldé.

RFI

Dara Fonseca Ramos - À verborragia desinformativa e FRANCAMENTE irritante devo dizer que:

1- Se a Guiné-Bissau está na CEDEAO é porque a Guiné-Bissau tem deputados da nação.

2- A Assembleia Nacional Popular é o único órgão de plenos poderes da décima legislatura.

3- Um governo é emanação da assembleia ou seja em palavras simples O PARLAMENTO É MÃE DO GOVERNO.

4- Na assembleia o governo pode cair por várias razões (quem nasce de mim pode morrer por inúmeras razões apenas porque está vivo) e não só porque o programa chumbou, mas também porque foi censurado 🤦🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️🤷🏾‍♀️

5- Se o governo não cai na Guiné-Bissau até porque é a CEDEAO que tem a soberania 🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️ porquê que os deputados do PAIGC não foram ontem a sessão?

6- Cipriano Cassamá é a figura com mais poderes no estado da Guiné-Bissau NESTE MOMENTO a ele ninguém pode demitir, só um golpe de estado.

7- Um governo aldrabão e arrogante não merece estabilidade porque jamais trará desenvolvimento (as regras são para todos).
8- Estabilizar um partido ditador na Guiné-Bissau vai nos levar a onde estamos NADA porque apenas desenvolve a sua agenda e não a agenda do país.

Desinformação é mau num povo a quem não é dado o direito a educação há mais de 1 ano e ninguém marchou com os estudantes.

#SONOKABA_POVOKORDA

By Dara Fonseca Ramos

Sob o lema "DJITU TEM", vai decorrer a cerimónia de apresentação de Manifesto de candidatura do ex-Administrador diretor-geral Ecobank, NADEEM CABRAL DE ALMADA às presidenciais 24 novembro, apoiado pelo Movimento GUINÉ DI NÓS


Ex-Administrador diretor-geral Ecobank, NADEEM CABRAL DE ALMADA apresenta o Manifesto de candidatura às presidenciais 24 novembro.



Aliu Cande

Fim da operação autoridades nacionais confirmaram seis mortos entre os quais uma criança e cinco feridos

O governo lamentou a perda de vidas humanas na sequência do desabamento de corredores do primeiro e segundo piso de um edifício localizado na avenida dos combatentes em Bissau, esta noite por volta das vinte e uma horas de Bissau.

Odete Semedo Ministra da Administração Territorial foi quem representou o governo a mais alto nível e garantiu que o governo vai acionar mecanismos para apurar as responsabilidades dentre empresa construtora e que fiscalizou a obra.



Testemunhas confirmaram cinco mortos e cinco feridos, mas ainda não há pronunciamento oficial das autoridades porque o trabalho de remoção de escombros ainda em curso na avenida dos combatentes, até aqui não registou novos dados sobre mortos e feridos neste acidente provocado por queda do corredor do primeiro e segundo piso do edifício



Autoridades nacionais retiraram um corpo sem vida debaixo dos escombros do corredor de um edifício na avenida dos combatentes junto ao mercado de Bandim esta noite em Bissau.





Nicolau Gomes Dautarim

CINCO MORTOS E SEIS FERIDOS NO DESABAMENTO DA VARANDA DE UM PRÉDIO EM BISSAU


Foram no total cinco mortos, seis feridos e mais uma criança desaparecida esta noite, 21 de setembro de 2019, na sequência do desabamento da varanda de um prédio de três pisos, em Bissau, concretamente na “Chapa de Bissau”.

Dentre seis feridos transportados para o hospital Simão Mendes, duas pessoas apresentam sinais de ferrimentos graves. O incidente, segundo testemunhas presentes, aconteceu quando chovia com forte vento na capital Bissau, por volta das 20 horas, e que acabou por provocar o desabamento da varanda do primeiro piso do referido prédio. 

O edíficio construído na chapa de Bissau, nas imediações do maior mercado [Bandim] da capital Bissau. De acordo com as informações apuradas, o edifício é aproveitado no período da noite pelas mulheres vendedoras de comida e outros produtos. No momento do incidente, havia muita concentração de pessoas, boa parte fugia de chuva.


Uma testemunha no local contou ao jornal O Democrata que o inicidente ocorreu por volta das 21 horas durante aglomeração de pessoas a tentar encontrar abrigo.

Uma fonte governamental, explicou que o número total de óbitos eleva-se a cinco e mais uma criança dada como desaparecida.


“Algumas pessoas confirmaram que a criança estava ali com a sua mãe que vendia e que morreu no local. O próprio pai da criança confirmou que o seu filho estava com a mãe. A verdade é que não foi visto nenhum corpo da criança e não se sabe se momentos antes ela tinha saído do local ou depois do ocorrido alguém a socorreu mais cedo”, contou a fonte governamental, para de seguida adiantar que a Polícia Judiciária estava no local para fazer o seu trabalho.

A fonte garantiu ainda que os elementos do Serviço da Proteção Social vão prosseguir com seu trabalho.


Presente no local, a ministra de Administração Territorial e da Gestão Eleitoral, Maria Odete Costa Semedo, lamentou o incidente na sua declaração aos jornalistas, tendo garantido que o executivo tomará medidas exactas para o controlo das obras de construção dos edíficios.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

OdemocrataGB