24 de março de 2019

AMOR CRUEL - Etiópia, uma forma violenta onde as mulheres são chicotadas para demonstrar dedicação aos seus homens.

As mulheres imploram para serem chicoteadas e não são permitidas a gritar apenas para mostrar o seu amor aos homens..

Me amas?

Então vem apanhar para ver se é verdade.





Reflexões de Armando Gil

24 selecções que garantiram presença na fase final da Taça das Nações Africanas, Egito2019


ALBERTO NAMBEIA + PRS = COMPROMISSO DE LONGA DATA💘

Como é do conhecimento de todos, a Guiné-Bissau acaba de sair das eleições legislativas, onde o PRS arrecada 21 deputados para a décima legislatura. Perante esse facto, o presidente do PRS promete Engajar-se na busca de soluções para o bem estar social, em nome da sã convivência no seio da família dos renovadores como sempre tem feito.

Em todos os lugares por onde já passou, sempre deixou um sinal positivo na medida do possível, na convocação dos guineenses a encontrarem soluções que contribuem para o clima da Paz e da harmonia entre os guineenses. Nessa mesma linha, exorta a todos os dirigentes, militantes e simpatizantes do grande partido, PRS, a manterem-se calma perante o momento em que o partido e o país vivem.

Ainda informa que, todos os dirigentes e responsáveis envolvidos na campanha eleitoral já estão com cabeça fria e aptos para debruçar sobre as últimas legislativas de 10 de março.

Lembrando a todos que o momento agora é de balanço geral, prestação de contas em relação aos preparativos da campanha eleitoral, da própria campanha eleitoral, enfim, das razões por detrás dos resultados obtidos nas eleições de 10 de março.

SOBRE O PEDIDO DE DEMISSÃO DIRIGIDO AO ELENCO DE QUE TEM A HONRA DE COMANDAR - O presidente do PRS aconselha a todos os militantes a se manterem calma e não permitir que a carroça seja colocada à frente do boi.

Raciocinem comigo:

1 - o que dizer ao mundo se atual direção dimitisse agora (como muitos pretendem) sem fazer balanço geral sobre o processo eleitoral?

2 - qual réu é condenado sem antes ser ouvido?

3 - se há erros cometidos por parte da atual direção, como saber desses erros tendo a direção fora do cenário?

4 - e quem estará na posição certa para a apresentação dos motivos por detrás das reclamações contra a direção na ausência da mesma?

Associando essas questões com os apelos de Nambeia, podemos afirmar que nenhuma decisão é levada para frente através dos anseios ou das vontades à margem do estatuto e dos órgãos do partido.

Exatamente nesse sentido que o presidente do PRS vem informar a opinião pública de que, em relação ao PRS, nada é levada a cabo sem que tenha obdecido as regras estabelecidas no estatuto do partido.

Ainda, informa que se fosse para abandonar o PRS, não seria deste vez que o partido tanto precisa dele para encontrar soluções que vão permitir que o seu sucessor encontre uma herança bem estruturada e sem divisões dentro do partido.

Para muitos que ainda não conhecem o Alberto Nambeia, aquele homem já deu tudo de si para que o PRS chegasse onde está hoje. E tem sido o único na sua posição de alto dirigente que nunca ambicionou um cargo público como se vê por aí. Sempre demonstrou ser do partido e para o partido.

Para lembrar que, ao assumir a presidência do PRS, o partido tinha na altura 28 deputados e, apesar do que aconteceu antes e durante as eleições gerais de 2014, o partido arrecadou 41 mandatos. Cinco anos depois, o partido caiu para 21. Facto esse que envolve muitas coisas, que todos vão saber logo nas próximas grandes reuniões do partido.

- CASO BOTCHÉ CANDÉ

Houve muitas críticas à volta do nome do Botché na lista do PRS para deputado da nação. Irmãos guineenses e verdadeiros renovadores, não é segredo para ninguém como a campanha eleitoral do PRS decorreu, em que foi constatado a ausência de muitos responsáveis do partido nas suas bases e, se não fosse o Botché Candé e a comitiva da direção do partido, este momento não estaríamos a falar dos 21 deputados. Mesmo assim, a direção só PRS não culpou ninguém pelo comportamento demonstrado ao longo de campanha eleitoral, remetendo o caso para os próximos encontros e ver se o partido encontrará as respostas sobre certos comportamentos em relação ao partido nunca antes vistos. Nesse sentido que aproveita para agradecer ao Botché Candé e sua equipa pelo sucesso alcançado graças ao seu trabalho no terreno, e aproveita ainda para manifestar o interesse do partido em contar com ele para os próximos compromissos.

Ser do PRS é servir o partido e não servir dele.

Importa salientar que Nambeia não vê problema nenhum em pôr o seu cargo à disposição (mesmo sabendo que a tal decisão iria ferir o próprio estatuto e sem necessidade nenhuma), desde que os intencionados estejam imbuídos de boa fé à volta dessa intenção e, ao mesmo tempo, gostaria de deixar claro para todos os renovadores de que ainda não lhe foge da mente a capacidade de distinção de quem reclama em nome do PRS e de quem reclama apenas por seus interesses mesquinhos.

E de lembrar que, Alberto Nambeia, antes de chegar a direção do partido, sempre trabalhou afincadamente para o bem do mesmo sem que tivesse exigido algum cargo em troca da sua entrega ao PRS. Tendo mostrado sempre o seu empenho e desempenho desde sua base eleitoral ao ponto de ser eleito deputado na lista do PRS com maior número de votos expressos numa das legislaturas. Tendo feito isso sempre em nome do partido, sem nada em troca, a contrário do que tem acontecido com alguns colegas do partido nessas últimas eleições.

Para finalizar, é importante deixar claro que Nambeia está a par do estipulado no estatuto do PRS em relação às funções e às obrigações que pendem sobre os seus ombros, que envolvem a sua saída, da eleição dos seus órgãos, etc., etc.. Por conseguinte, deixa claro que está totalmente disponível para qualquer que seja interpelação dentro ou fora dos órgãos do PRS, desde que essa interpelação seja na base dos estatutos do PRS ou das leis extra-supremas.

Aos militantes, apela serenidade e o espírito de paz, tolerância e amor ao PRS, acima de tudo.

Viva PRS 
Viva Unidade
Viva Guiné-Bissau


R Kelly R Kelly Sané

FORÇA DE DJURTUS: BRAIMA CAMARÁ & DOMINGOS SIMÕES PEREIRA









Fotos: Mustafa Cassamá

Braima Darame

CAN 2019: Guiné-Bissau apurou-se, Moçambique eliminado

                                       Assistir Vídeo Aqui

Guiné-Bissau apurou-se para o Campeonato Africano das Nações de 2019, que vai decorrer no Egipto, acabando no primeiro lugar no Grupo K, após o empate a duas bolas frente aos Mambas. Moçambique ficou de fora do CAN 2019 por causa da diferença particular com a Namíbia, que segue para a fase final.

No Grupo K, uma selecção lusófona apurou-se para o CAN, os Djurtus. A Guiné-Bissau empatou, em Bissau, a duas bolas frente a Moçambique.

Os guineenses estiveram na frente, a vencer por 1-0, depois foi a reviravolta dos moçambicanos que venciam por 1-2 à entrada para o minuto 90, no entanto os Djurtus não queriam ser derrotados em casa e empataram já no tempo adicional.


A Guiné-Bissau terminou no primeiro lugar com 9 pontos, à frente da Namíbia com 8 pontos, e de Moçambique, também com 8 pontos, no entanto os moçambicanos acabam no terceiro lugar visto que nos confrontos directos os namibianos venceram por 1-0 em casa e por 1-2 fora.

De notar que no outro jogo do grupo, a Namíbia perdeu por 4-1 na deslocação ao terreno da Zâmbia, que terminou no último lugar com sete pontos.

Cabo Verde sonha, Angola apurada

No Grupo L, Cabo Verde ocupa o último lugar com quatro pontos, mas ainda pode alcançar o apuramento caso vença o Lesoto, segundo classificado com cinco, e que a Tanzânia, que está na terceira posição com cinco pontos também, não vença o Uganda, líder e apurado com 13 unidades.

Cabo Verde recebe o Lesoto no domingo 24 de Março no Estádio Nacional na Cidade da Praia.

A Selecção angolana de futebol alcançou o apuramento para o CAN de 2019, terminando no primeiro lugar no Grupo I com 12 pontos, isto após o triunfo por 0-1 na deslocação ao Botsuana com o único tento a ser apontado pelo avançado Wilson Eduardo, que se estreou com a camisola dos Palancas Negras, ele que joga em Portugal no Sporting de Braga.

No segundo lugar ficou a Mauritânia, comandada pelo treinador luso-francês Corentin Martins, igualmente com 12 pontos, apesar da derrota por 1-0 na deslocação ao terreno do Burkina Faso, comandado pelo técnico português Paulo Duarte.

O Burkina Faso acabou na terceira posição com 10 pontos, enquanto o Botsuana terminou no último lugar do grupo com apenas um ponto.

Selecionador diz que Guiné-Bissau está de parabéns e que jogadores quiseram vencer


O treinador de futebol da seleção da Guiné-Bissau, Baciro Cande, disse hoje que o país está de parabéns e felicitou os jogadores guineenses, salientando que a qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN2019) é "obra deles".


A seleção da Guiné-Bissau qualificou-se hoje, pela segunda vez, para a CAN, depois de empatar em casa, no Estádio 24 de Setembro, 2-2 com a seleção moçambicana, na última jornada do grupo K da fase de apuramento.

Zezinho Djafal Lopes, disse hoje que quem saiu vencedor foi a Guiné-Bissau a nossa pátria.


A seleção da Guiné-Bissau qualificou-se hoje, pela segunda vez, para a CAN, depois de empatar em casa, no Estádio 24 de Setembro, 2-2 com a seleção moçambicana, na última jornada do grupo K da fase de apuramento.


                                          
RFI / DW Português para ÁfricaBraima Darame