terça-feira, 29 de dezembro de 2020

KARPOWER ANUNCIA O PROLONGAMEMTO DE FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE NA GUINÉ-BISSAU

29/12/2020 / Jornal Odemocrata 

A Empresa Karpower Internacional DMCC anunciou o prolongamento do contrato para fornecimento de eletricidade na Guiné Bissau, por um período de 5 anos.

Em comunicado, a empresa que opera no país desde fevereiro de 2019 informou que vai aumentar a quantidade de energia produzida para 30 MW, até 1 de junho de 2021, para assim responder aos novos aumentos de procura de eletricidade previstos após a conclusão dos projetos de expansão da rede da EAGB em Bissau.

Lê-se que a recente modernização da linha de transmissão, o navio powership Metin Bey da Karadeniz e a subestação central de Bissau foram também determinantes para o aumento da capacidade de geração horária que passou de 17 MW para 24 MW, desde o passado dia 15 de dezembro de 2020.

A empresa garante que, com essa modernização, as falhas de energia provocadas pelas limitações da anterior capacidade instalada serão evitadas num futuro breve.

Até ao final de 2025, Karpowership garante ainda melhorar o fornecimento e melhorar o acesso à prestação de serviços de qualidade para as populações, passando de 30 MW para 70 MW.

Na adenda assinada a 1 de dezembro de 2020 com o governo, refere a nota, as partes concordaram em trabalhar em conjunto no projeto de mudança de combustíveis de fuelóleo pesado para o Gás Natural, assegurando a disponibilização de uma eletricidade mais amiga do ambiente e de baixo custo.

Por: Tiago Seide

Falta de segurança preocupa Bideiras de mercado de Missira.

Por Capgb

As bideiras do mercado do bairro de Missira, (Cundok), em Bissau, queixam-se de falta de segurança o que tem motivado sucessivos roubos que se verfica nos ultimos tempos no referido bairro.

Esta terça-feira 29 de Dezembro de 2020, um grupo de pessoas desconhecidas vandalizaram duas arcas de conservação de peixe, denunciou a capgb as videiras do referido mercado. Fato que segundo as mesmas está associado a falta de segurança.

De acordo com os nossos entrevistados, a cada mês são obrigados a pagar dinheiro com finalidade de manter segurança no mercado, mas, os roubos continuam a verificar no referido mercado.

Uma outra preocupação manifestada pelos nossos entrevistados, preende-se com falta de higiene, tendo afirmado que há falta de colaboração por parte da direção da câmara municipal de Bissau, uma vez têm pagado os seus deveres.

Saliente-se que a cada ano no mês de Dezembro, sobre tudo na quadra festiva de Natal e Final do ano estas práticas de roubo tornar-se mais frequentes.

Caso Nhacra - "NHOMA": Confronto entre Yungum e Shume, aldeias do sector de Nhacra, resultou em 4 mortos e vários feridos, entre membros das duas comunidades e alguns elementos da Força de ordem.

MATPL  / AI / 29.12.2020 (Terça-feira)

Caso Nhacra - "NHOMA": 

Confronto entre Yungum e Shume, aldeias do sector de Nhacra, resultou em 4 mortos e vários feridos, entre membros das duas comunidades e alguns elementos da Força de ordem.

O confronto deve-se ao facto das partes estarem a disputar há anos, a posse de Bolanhas.

Neste momento, os restos mortais dos malogrados encontram-se no morgue do Hospital Nacional Simão Mendes, e deverão ser devolvidos aos familiares amanhã depois de terem sido tratados. 

Na sequência deste acontecimento, duas casas foram incendiadas, uma pilhada por completo e dezenas de pessoas foram detidas e levadas para à esquadra de Bissau, enquanto muitos ainda estão à monte. 

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Dr. Fernando Dias, Vice Primeiro-ministro, Eng. Soares Sambú, Agentes da POP, da Guarda Nacional, da Polícia Judiciária e outros a gentes do estado estiveram no local.

Informação em tratamento...



Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

Leia Também: 

Posse de “bolanha” : Confrontos provocam quatro mortos no norte


Por CNEWS  Dezembro 29, 2020

Confrontos entre povoações de Lungum e Sum, na Secção de Nhoma, norte da Guiné-Bissau, provocaram esta terça-feira (29.12) quatro mortos, confirmaram ao Jornal Capital News, as testemunhas.

Um dos residentes próximos de Nhoma, disse ao Jornal que a origem do conflito prendem-se com a posse de “bolanha”, em disputa, entre as duas aldeias.

Entre os mortos, alguns são de Iungum e outros de Sum, indicou a fonte, avançado ainda com o registo de números não definidos dos feridos, das partes em conflito.

O batalhão das forças Armadas, em Cumeré, foi chamado para reforçar segurança no local, porque a situação já estava quase “fora do controlo” da Polícia da Ordem Pública (POP) e Militares da Guarda Nacional (GN) mobilizados para estancar a fúria.

Contactada pelo CNEWS, uma fonte militar em Cumeré confirmou o envio do reforço para ajudar a manter ordem entre as duas povoações, de Lungum e Sum.

O CNEWS soube que o ministro da Administração Teritorial, Fernando Dias, deslocou-se ao local, para se inteirar da situação. Mas a nível do Ministério do Interior, o Jornal tentou, sem sucesso, ter reação da entidade encarregue da manutenção de segurança aos cidadãos.

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB - @COMUNICADO

Apartir de amanhã 10h00 I Sta previsto conexão de rede de EAGB na sector Di safim.

Pa kila Abu ku misti tene energia Di EAGB kuri djanan pá bai fassi contrato, instruções li na és comunicado.



Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

Inauguração de Liceu! - Comandante Supremo das forças Armadas Guineense, General do Exército Umaro Sissoco Embaló, Inaugura hoje, dia 29 de Dezembro de 2020, Liceu Biague Na N'tan, construído pelo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, General Biague Nan N’Tan;











O presidente Guineense Umaro Sissoco Embalo e o Ministro do Interior sr. Botche Cande marcaram presença esta manhã numa cerimônia oficial de inauguraçã de um liceu denominado por liceu general Biague Nantam. Zona leste concretamente finete.






Por Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional Junior Gagigo

Leia Também

BIAGUÊ NA NTAN: Chefe das Forças Armadas guineenses constrói liceu na sua aldeia natal

Por LUSA 29/12/20  

O chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biague Na Ntan, construiu um liceu na sua aldeia natal, em Finete, a cerca de 100 quilómetros de Bissau, hoje inaugurado pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo.

O general Biague Na Ntan decidiu construir o liceu - batizado com o seu nome - para mudar a aldeia de Finete que o viu nascer há 75 anos, localidade que não tem infraestruturas sociais como escolas e hospitais.

Augusto Bicoda, chefe de gabinete do general Na Ntan, leu o discurso de inauguração para explicar as motivações para a construção do liceu que, disse, vai fazer com que jovens de Finete e de aldeias vizinhas deixem de "andar grandes distancias à procura da escola".

"Decidi, em 2018, que não vou descansar enquanto a minha terra natal não contar com infraestruturas como escolas e hospitais", referiu Augusto Bicoda, lendo o discurso em nome de Biague Na Ntan.

O liceu foi construído graças aos apoios do ex-presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convidado para a inauguração, mas que foi representado pelo filho, e por empresários guineenses e estrangeiros a operar no país.

Biague Na Ntan anunciou, através do seu porta-voz, que já tem na manga um projeto para construção de um centro de saúde em Finete.

O presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, que presidiu à cerimonia de inauguração do liceu, disse que testemunhou hoje "um ato impar" e que Biague Na Ntan deve ser considerado "um filho digno" da Guiné-Bissau.

"Tenho a certeza que o general Biague não fez esta escola para os seus filhos, mas para as crianças de Finete e arredores", afirmou Sissoco Embalo, acrescentando ter sido "picado" com o gesto para também construir uma escola na aldeia de Kankelifa, onde frequentou os primeiros anos de escolaridade.

Assistiram à inauguração do liceu Biague Na Ntan vários membros do Governo, deputados, empresários e os embaixadores de Portugal, Cuba, China, Marrocos e Rússia, bem como toda a cúpula militar guineense.

O nosso atleta Bedopassa Buassat Djonde, foi o vencedor da medalha de ouro na categoria de 86kg, no torneio da Francofonia denominado por Campo da Francofonia, que decorreu de 21 a 28 do mes em curso na Costa do Marfim.

Uma iniciativa da União das Federações Francofonas de Luta e contou com apoio da Federação Ivoiriense de Luta e o Comitê olímpico do mesmo país.

Por Federação de Luta da Guiné-Bissau FLGB


Republicanos tentam última manobra para anular resultado das presidenciais

Président elect Joe Biden (D) na président Donald Trump (G) na bilili ya kosangisa, 22 octobre 2020.

By VOA Dezembro 29, 2020

Acção em tribunal pede que o vice-presidente tenha poder para contar votos “alternativos” ao Colégio Eleitoral

WASHINGTON DC — Um grupo de congressitas Republicanos iniciou uma acção num tribunal federal naquilo que é visto como uma das últimas tentativas de anular a vitória do Democrata Joe Biden nas eleições presidenciais americanas.

A acção visa dar poderes ao vice-presidente para não aceitar os resultados a serem submetidos ao Congresso pelo Colégio Eleitoral e que ao abrigo da lei em vigor ele tem que se limitar a confirmar.

Com efeito, as eleições presidenciais americanas só chegam formalmente ao fim no próximo dia 6, quando o Congresso americano se reunir para confirmar os votos do Colégio Eleitoral.

Esta é geralmente uma mera formalidade em que o vice-presidente recebe oficialmente do Colégio Eleitoral a contagem e anuncia a vitória já confirmada pelo proprio Colégio Eleitoral.

Mas estas não foram eleições presidenciais normais e pensar que tudo iria terminar sem mais uma tentativa de anular os resultados seria talvez ingénuo, apesar da confirmação do Colégio Eleitoral de que Joe Biden foi o vencedor, das recontagens que confirmaram isso, a aprovação por dirigentes do processo eleitoral em diversos estados e a rejeição das várias dezenas de processos levados tribunal por advogados de Donald Trump.

O presidente continua a recusar a aceitar o resultado das eleições e dentro do Congresso há quem apoie Trump neste aspecto

No próximo dia 6 prevê-se uma última jogada desses congressistas sabendo-se que irão levantar objecções aos resultados em certos estados. Ao abrigo da lei essas objecções serão de imediato analisadas em separado pelas duas câmaras, que têm apenas duas horas para decidir.

Como os Democratas controlam a Câmara dos Representantes a derrota desssa manobra é inevitavel.

Só que, talvez prevendo isso, um grupo de congressistas Republicanos pediu a um tribunal federal que considere de inconstitucional a lei que obriga o vice-presidente a aceitar os votos submetidos pelo Colégio Eleitoral e tenha o poder de aceitar representantes alternativos de estados ao Colégio Eeleitoral.

A acção em tribunal sugere que o vice presidente “pode exercer a autoridade exclusiva e ter discrição em determinar que votos de um determinado estado deve contar e tem que ignorar e não tem que depender das provisões da Lei da Contagem Eleitoral, que possam limitar a sua autoridade exclusiva e a discrição sua de determinar a contagem que poderá incluir votos de delegados Republicanos de estados contestados” .

Peritos judiciais dizem que esta acção poucas possibilidades tem de ser aceite pelos tribunais, pois não há nada na constituição que permita a existência de votos de delegados alternativos se os resultados já foram confirmados pelo Colégio Eleitoral.

O que significa que no dia 6 o vice-presidente Mike Pence, um dos mais fortes aliados do Presidente Trump, numa tarefa ingrata para ele, terá que ir ao Congresso confirmar a vitória de Biben.

Mike Pence

Numa altura em que pouco mais de 50% do eleitorado Republicano acredita que as eleições foram roubadas, isto poderá ter implicações políticas para as ambições presidenciais de Pence, como disse o especialista em sondagens Frank Luntz para quem essa formalidade “terá um impacto sobre ele”.

Luntz recordou que “53% dos que votaram por Trump, mais de metade ainda acreditam que ele venceu as eleições depois de todas provas em contrário”.

“Essas pessoas vão ficar muito irritadas no dia 6 de Janeiro, quando Pence fizer essa declaração (e...) Trump vai obviamente ficar muito agitado contra ele e penso que isto é um começo de um período muito doloroso para os Republicanos em Washington e no país”, acrescentou.

Depois do dia 6, se o Congresso finalmente colocar ponto final nas eleições presidenciais teremos que ver como é que Donald Trump vai reagir sem qualquer carta para jogar.

A Partida de Bissau e chegada a Burkina Faso! - Foi no dia 27 deste mês do ano 2020, o Chefe do Estado viajou para Burkina Faso 🇧🇫 para participar na cerimónia de empossamento do Presidente reeleito do Burkina;

Cortesia Diplomática! - Durante sua estada em Burquina 🇧🇫 Faso, o Primeiro Magistrado de Nação Guineense, recebe em audiência o primeiro ministro de transição do Mali e secretário de Estado de turismo, negócios estarngeiros de França; no dia 27 e 28/12/2020.

À Posse! - A cerimónia de posse do Chefe de Estado de Burquina🇧🇫 Faso, na ocasião da sua reeleição para mais um mandado; 27 de Dezembro de 2020


 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Movimento Nacional da Sociedade civil lança o projeto orçamento aberto


Em Buba, a iniciativa juntou autoridades administrativas,  organizações sociais e poderes tradicionais das regiões de Quínara,  Bolama e Tombali. 
Fodé Caramba Sanha presidente do Movimento Nacional da Sociedade civil fala do projeto orçamento aberto.

Radio Bantaba

OPINIÃO PÚBLICA - 27/12/2020 - RETROSPECTIVA 2020

Radio Bantaba

VOZ DI GUINE-BISSAU - HOJE A GALA PROMETE, O GRUPO SISS PROMETE MUITAS NOVIDADES

Radio Bantaba

Boletim Covid-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA SEIS NOVOS CASOS DE INFEÇÃO

29/12/2020 / Jornal Odemocrata 

O Alto Comissariado para a luta contra a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) anunciou esta segunda-feira, 28 de dezembro de 2020, que a Guiné-Bissau registou seis novos casos de infeção, em 944 amostras analisadas de 21 a 27 do mês em curso. O país registou também dez casos de pacientes recuperados.

De acordo com o boletim informativo divulgado hoje, dos seis novos casos, cinco são de Bissau e um (1) da região de Bafatá. 

A Guiné-Bissau registou, até ao momento, um total 2.453 casos acumulados, dos quais 2.396 foram dados como recuperados, 45 óbitos por covid-19, 06 óbitos por outras doenças e 06 casos ativos, tendo analisado 36.588 amostras desde o início da pandemia. Segundo as estatísticas, apenas duas regiões têm casos ativos. 

A região sanitária de Bissau tem 2.085 casos acumulados, dos quais 2047 recuperados, 29 óbitos por COVID-19, 04 óbitos com covid e 05 casos ativos. 

A região sanitária de Bafatá regista 62 casos acumulados, 54 recuperados, 07 óbitos e um ativo. 

Na região sanitária de Biombo os dados mantêm-se em 142 casos acumulados, 132 recuperados, 08 óbitos por covid, 02 com covid e sem casos ativos. 

A região de Cacheu que tem um total de 48 acumulados, 47 estão recuperados, um óbito e sem casos ativos.

Quínara tem 40 casos acumulados, todos recuperados. 

A região sanitária de Oio tem 28 casos também todos recuperados.

A região sanitária de Farim mantém-se com 22 casos todos  recuperados. 

A região sanitária de Gabú tem um total de 16 casos acumulados, todos recuperados.

Tombali regista 09 casos acumulados, também todos recuperados. 

A região sanitária de Bolama tem apenas um caso acumulado considerado recuperado.  

Bijagós continua sem casos de coronavírus. 

Ainda de acordo com o boletim,  os  homens continuam a liderar o número de casos  na Guiné-Bissau com 62% de infetados e 38% do sexo feminino.

Na sua declaração, a Alta Comissária para a Covid-19, Magda Robalo, revelou que na semana em análise foi descoberta uma nova estirpe do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19 e apelou à colaboração da população no uso obrigatório e correto das máscaras faciais, nos locais públicos abertos ou fechados.   

Em conferência de imprensa conjunta com o Ministério do Interior, o Movimento Nacional da Sociedade Civil e a Liga Guineense dos Direitos Humanos, sobre a “Operação Fim de Ano” com o intuito de fazer uma frente na luta contra a propagação de Covid-19, Magda Robalo pediu o cumprimento rigoroso, durante e depois do festejo do final do 2020, das medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

A Alta Comissária assegurou que não será proibido o festejo tradicional do final de ano, desde que seja num ambiente seguro pelo uso de máscaras e distanciamento social. 

Defendeu que é imperativa a medida de utilização dos espaços fechados de acesso público apenas com metade de lotação, ou seja, não deve exceder 100 pessoas, salvo autorização especial e excecional do Alto Comissariado.

Magda Robalo sublinhou que a “Operação Fim de Ano”  deve ser uma operação voltada à população, não contra a população. Por isso, aconselha que sejam intensificadas as medidas de controlo nas fronteiras, nos transportes públicos, sobretudo o uso obrigatório e correto das máscaras nas vias públicas, nos lugares de lazer, entre outros.   

Por: Djamila Da Silva

Sissoco Embaló inaugura escola com nome de Biaguê Na N’tan


O presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, vai inaugurar esta terça-feira (29.12), em Finete, no leste do país, o liceu com o nome de Biaguê Na N’tan, chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, informa o Gabinete de Comunicação da Presidência da República.

Um dos convidados para a inauguração é o ex-presidente da república, José Mário Vaz.

Segundo o programa de atividade, deverão usar de palavras, para além de Sissoco Embaló, enquanto presidente da cerimónia, Biaguê Na N’tan, e ainda o ministro da Educação Nacional, Arcénio Jibrilo Baldé.

Segundo informações apuradas pelo jornal Capital News, a construção do liceu em Finete, terra onde o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas passou vários anos da sua vida, terá sido financiada pelo número um do exército guineense.

Por CNEWS

Leia Também: 

Dentro di em breve Presidente da República, General Umaro Sissoco, na bai inaugura escola ku construído  pa General Biaguê Na N'tam, es escola na bai batizado qui si propio nome General Biaguê Na N'tan.

Por Papa Jomav 

Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo na bai inaugura amanha terça-feira dia (29/12/2020) na Finete, concretamente na Leste de país, liceu ku nome de quim ku construí qui tal escola ku sedu Biaguê Na N'tan, Chefe de Estado Maior General Das Forças Armadas di Guine-Bissau.

Cumbidado pa inauguração di escola qui construído pa General Biaguê Na N'tan ex: presidente da República Jose Mario Vaz.

Segundo progrma di atividade, i na bai usa di palavra, par além di Sissoco em quanto Presidente di cerimônia, Biaguê Na N’tan, i ainda ku Ministro de Educação Nacional, Arcénio Jibrilo Baldé.

Segundo informações construção di liceu de Finete, terra nunde qui chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, passa sí infância, ku pui i seta dá si contribuição ku ajuda di exército guineense.

Assim qui bons fidjus di terra tá da sé contribuição pa sé comunidade, sí kada bandidos de dito kuma Deputados da nação ta pensa ou é ta fassi bá na sé bastião Analfabetos na puku bá na tabanca.

Biaguê Obrigado

Polícia “autoriza” festas do fim do ano aos cidadãos mas sob condições

O Comissariado Nacional da Polícia da Ordem Pública (POP) “autorizou” esta segunda-feira (28.12), a realização de festas, no país, por ocasião da transição do ano, mas respeitando as regras e orientações das autoridades sanitárias, para combate à COVID-19.

Mais de quatro mil agentes vão estar nas ruas para garantir segurança aos cidadãos.

Em conferência de imprensa, para fazer balanço de asseguramento das festividades do Natal, a nível da Guiné-Bissau, o comissário Nacional da POP, Tomás Djassi, anunciou, contudo, que não será permitida a circulação de viaturas privadas, “trinta minutos antes e meia depois da transição do ano” .

O responsável revelou ainda que se registaram dois casos de abusos sexuais, 17 de agressões físicas, um de homicídio, um de suicídio, dois de consumo de drogas tipo liamba e quatro casos de roubo.

Tomás Djassi disse também que durante as festividades do Natal, os policiais sensibilizaram ocupantes de 517 viaturas, sobre a necessidade do uso obrigatório das máscaras e distanciamento físico, para evitar a propagação da Pandemia da COVID-19.

Por CNEWS

Carta aberta ao Senhor Presidente da ANP

Por Umaru Idriss Balde Ubas

Excelentissimo Senhor Presidente da ANP, 

Eng. Cipriano Cassamá,

Assunto: apresentação da proposta do projeto-lei.

Chamo-me Umaru Idriss Balde, cidadão guineense residente no Reino Unido. 

Considerando que à luz da nossa Constituição no seu artigo 24 estabelece: todos os cidadãos são iguais perante a Lei, gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres sem distinção de raça, sexo, nível social, intelectual ou cultural, crença religiosa ou convicção filosófica; em conjugação com o artigo 15, da mesma constituição referente ao seguinte: a saúde pública tem por objetivo promover o bem - estar físico e mental das populações e a sua equilibrada inserção no meio sócio-ecológico em que vivem. Ela deve orientar- se para a prevenção e visar a socialização progressiva da medicina e dos sectores medico - medicamentosos;

Considerando que a descriminação é um tratamento injusto ou preconceituoso de diferentes categorias de pessoas, especialmente em razão de raça, idade, gênero, ou deficiência;

Considerando ainda que a deficiência não é uma opção e como tal, não é por um cidadão ser portador de deficiência é que deve ter menos direitos em relação aos demais cidadãos que gozam de melhores condições sanitárias;

Considerando que a a grande maioria dos cidadãos nacionais portadores de deficiência sobrevive através da mendicidade, basta aceder às mesquitas e as igrejas durante as orações semanais para constatar esta triste e dolorosa realidade, em muitos casos depara- se com Senhoras deficientes com crianças ao colo a chorarem por falta do básico indispensável;

Atendendo a todos esses factores, Senhor Presidente, venho através desta, apelar publicamente a discussão e votação do projeto-lei que visa a definição de quotas de formação e emprego para cidadãos portadores de deficiência nas instituições públicas e privadas a começar pela Presidência da República, Prematura, ANP, incluindo empresas públicas e privadas, ( vide o art 30 da CRGB), o que pressupõe a reserva de número de vagas a serem preenchidas por cidadãos naquelas condições de acordo com a discrição de tipo de trabalho e de aptidões físicas e mentais dos candidatos, bem como a discussão e aprovação de mecanismos de acompanhamento e controle da execução das referidas medidas e ainda a criação  de meios de acesso e de condições  de trabalho que visam o desenvolvimento profissional desses nossos concidadãos. 

Por último, Sua Excelência, Senhor Presidente, queira aceitar os meus votos de um bom ano Novo junto da sua família e todos os  deputados da nação. 

Birmingham,  28 de Dezembro de 2020.

Alta consideração. 

Professor: Umaru Idriss Balde.

BOTCHE CANDÉ AFIRMA QUE GOVERNO ESTÁ DETERMINADO NO COMBATE À CRIMINALIDADE


Por Jornal Odemocrata  29/12/2020 

O Ministro de Interior, Botche Candé, afirmou esta segunda-feira, 28 de dezembro de 2020, que o executivo está determinado no combate à criminalidade e todos os males que possam desestabilizar a ordem pública na Guiné-Bissau. 

O governante fez essa declaração na entrega de uma viatura dupla cabine e cinco (5) motorizadas ao Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal do Ministério do Interior, para reforçar as ações do departamento de combate à criminalidade organizada. 

Após a entrega, Candé informou que as motorizadas foram doadas pela Gambia, na sequência da sua visita àquele país vizinho. 

“O gesto é pouco, mas estamos a lutar para dar boa imagem ao país”, frisou e felicitou o Comissário Nacional da POP pelo trabalho desenvolvido, sobretudo no âmbito da união das forças de segurança.  

Por sua vez, o Secretário de Estado de Ordem Pública, Mário Fambé, realçou que estão cada vez mais encorajados e motivados, porque “em poucos meses de governação recebemos apoios dos nossos superiores, embora insuficientes, para colmatar algumas dificuldades existentes nas diferentes estruturas tuteladas pelo Ministério do Interior. 

“Estes camaradas estão com vontade de trabalhar, mas têm dificuldades em termos de equipamentos”, indicou e enfatizando que “ficam contentes quando recebem apoios”.

Contudo, sublinhou que o gesto não fechará todas as dificuldades existentes, mas de alguma forma “colmatará algumas lacunas”.

Por: Carolina Djemé