quarta-feira, 6 de outubro de 2021

FINAL: Marrocos 5-0 Guiné-Bissau 🇬🇼

Rádio Jovem Bissau

STJ - DESPACHO № 12/VPSTJ/2021

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Mundial 2022 - O jogo entre a seleção da Guiné-Bissau e a de Marrocos, acontece mesmo hoje, quarta-feira referente a 3a Jornada do grupo I qualificação para mundial Qatar 2022.

 RadioBantaba 

GUINÉ-BISSAU VAI A JOGO CONTRA MARROCOS

 Federação de Futebol da Guiné-Bissau

O comissário do jogo após ter reunido com a delegação guineense,  decidiu que se vai jogar, apesar de todas as evidências que há sobre a intoxicação alimentar que abalou os jogadores e a equipa técnica. 

A FFGB fez chegar através de uma carta o protesto sobre este jogo, junto com o relatório médico, contamos trazer mais detalhes sobre esse assunto.

Lamentamos essa situação, mas seguiremos fortes!

Em nome do Fair Play e a verdade desportiva,  tem que ser apurado a verdade e responsabilizado o culpado por tudo isso.

Dorme pouco? Más notícias: Pode afetar a saúde mental

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   06/10/21

Tal como respirar, comer e beber, dormir é vital para o nosso bem-estar.

Já se perguntou o quão grave poderá ser o hábito de dormir mal e por pouco tempo? Segundo  a Organização Mundial da Saúde e a Federação Mundial para a Saúde Mental, bastante. A privação de sono aumenta a probabilidade de contrair sérios problemas de saúde psicológicos.

Quando dormimos, os nossos cérebros processam as informações do dia, ativando e estimulando o nosso sistema imunológico e produzindo hormonas de crescimento essenciais para assegurar que os nossos corpos estejam descansados e recuperados.

Não dormir o suficiente pode agravar os problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, tornando cada vez mais difícil lidar com situações stressantes e problemas da vida quotidiana. "À noite reativamos experiências emocionais, integramo-las em estruturas de memória já existentes e, assim, processamo-las de forma eficaz. Isso é extremamente importante após experiências traumáticas para prevenir sequelas de trauma, mas também para as nossas experiências quotidianas e humores", refere Verena Senn, neurocientista e especialista em sono da Emma - The Sleep Company, citada em comunicado. 

"As pessoas que dormem o suficiente são emocionalmente mais equilibradas, têm melhor humor, são mais calmas e mostram mais motivação e compromisso, pois têm uma melhor capacidade de regular e avaliar as suas emoções", aponta a especialista, sublinhando que "o sono é a espinha dorsal da resiliência psicológica."

Com base em resultados de estudos recentes feitos pela Emma - The Sleep Company, que incluiu um total de dois mil entrevistados do sexo masculino e feminino na faixa etária dos 18 aos 64 anos da Alemanha, Reino Unido, França e Holanda, o sono é visto como uma prioridade e a atividade que mais contribui para o seu bem-estar, juntamente com a prática de desporto, alimentação saudável e socialização.

Mas não é tudo. Sonhar também contribui para uma melhor saúde emocional, como explica Verena Senn. "Sonhar é importante para processar emoções que teve durante o dia e contribui para a consolidação de memórias com grande carga emocional como um mecanismo de resolução de problemas que simula o mundo real quando dormimos."

"É importante obtermos a quantidade certa de sono bom para sermos capazes de ter uma boa experiência de sonho que começa quando entramos no sono leve para o sono profundo, até atingirmos o estágio crucial do sono REM [ocorre quando o corpo está paralisado, mas o cérebro está altamente ativo], quando os nossos cérebros se tornam mais ativos no processamento de experiências emocionais não resolvidas da vida desperta que contribuem fortemente para a consolidação da memória emocional", reforça.

Chumbada candidatura de José Pedro Sambú ao Supremo Tribunal da Guiné-Bissau


Por LUSA   6 out 2021 

O Conselho Superior de Magistratura Judicial da Guiné-Bissau rejeitou hoje "provisoriamente" a candidatura de José Pedro Sambú, juiz conselheiro e atual presidente da Comissão Nacional de Eleições, à presidência do Supremo Tribunal de Justiça.

Na deliberação, divulgada à imprensa, a comissão eleitoral aprova as candidaturas dos juízes conselheiros Osíres Francisco Pina Ferreira e Juca Armando Nancassa, mas rejeita "provisoriamente a candidatura" de José Pedro Sambú.

A comissão eleitoral justifica a decisão com base na lei orgânica dos tribunais judiciais que determina que só podem ser eleitos para o cargo de presidente do Supremo Tribunal de Justiça, juízes conselheiros no ativo com pelo menos cinco anos de exercício de funções.

"O referido candidato, atualmente, não faz parte do quadro que compõe o Supremo Tribunal de Justiça por estar em comissão de serviço interno junto da Comissão Nacional de Eleições", onde assume funções de presidente daquele organismo, refere a deliberação.

O Conselho Superior da Magistratura Judicial agendou para 04 de novembro novas eleições para a escolha do presidente do Supremo Tribunal na sequência da morte, em 11 de agosto, do responsável que tinha sido eleito em maio.

MSE // PJA

Lusa/Fim

ORDEM SUPERIOR,FIFA DICIDI CONFIRMA NO JOGO AOS CONTRA MAROCOS NA HORA MARCADO MALGRÉ TUDO PROVAS DE INTOXICATION ALIMENTAIRE...

Por Victor Correia

"Hoje é um dia histórico". OMS aprovada vacina contra a malária

Notícias ao Minuto  06/10/21 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de fazer um anúncio inédito: Foi aprovada pela primeira vez na história uma vacina contra a malária, uma doença que mata milhares de pessoas todos os anos.

Através do Twitter, a OMS acaba de anunciar a recomendação por que muitos esperam há anos: a primeira vacina contra a malária, uma doença parasitária transmitida pela picada do mosquito Anopheles.

A vacina aprovada esta quarta-feira é a vacina RTS,S / AS01 da farmacêutica GlaxoSmithKline, cujo nome comercial é Mosquirix.

"Hoje é um dia histórico (...). Comecei a minha carreira como investigador na área da malária, e sempre lutei para que existisse uma vacina eficaz contra esta terrível doença", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.

Estima-se que 435 mil pessoas morram por ano, sendo a maioria crianças com menos de cinco anos.

Em abril deste ano, mais de 650 mil crianças no Gana, Quénia e Maláui ficaram mais protegidas contra a malária após receberem a primeira vacina contra a malária no mundo, administrada nos últimos dois anos através de um programa piloto.

De acordo com a OMS, este projeto piloto permitiu a administração de mais de 1,7 milhões de doses desta vacina (RTS,S), que quando adicionada às intervenções de controlo da malária atualmente recomendadas, tem o potencial de salvar dezenas de milhares de vidas por ano, disse à data a OMS que hoje, e após reunir os órgãos consultivos mundiais, decidiu recomendar uma utilização mais ampla da vacina.

[Notícia em atualização]

'Pandora Papers'. Presidente da República do Congo nega práticas

© Reuters

Notícias ao Minuto  06/10/21 

O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, citado nos "Pandora Papers", a última investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) sobre a ocultação de ativos em empresas 'offshore', negou hoje qualquer "envolvimento" nessa prática.

"O governo congolês nega com a maior firmeza o envolvimento pessoal ou oficial do Presidente Sassou nos 'Pandora Papers'", afirmou em declarações à agência France-Presse (AFP) o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo congolês, Thierry Moungalla.

"Ele não está envolvido de modo algum", insistiu o responsável, antes de acrescentar: "o Presidente Sassou reserva-se o direito de tomar medidas legais contra todos aqueles que repetem estas acusações sem fornecer qualquer prova".

Denis Sassou Nguesso faz parte de uma lista de centenas de políticos identificados na investigação do ICIJ, intitulada "Pandora Papers", de terem fundos escondidos em empresas 'offshore'.

A investigação afirma que o Presidente congolês deteve uma empresa 'offshore' nas ilhas Virgens Britânicas durante quase 20 anos.

Os "Pandora Papers" põem a descoberto os "segredos financeiros" de 35 líderes mundiais (atuais e antigos) e de mais de 330 políticos e funcionários públicos, de 91 países e territórios, entre os quais Portugal.

Segundo o jornal Expresso, que faz parte do consórcio, os três portugueses envolvidos são os antigos ministros Nuno Morais Sarmento (PSD) e Manuel Pinho (PS) e o antigo deputado socialista Vitalino Canas.

No universo dos países de língua oficial portuguesa, a investigação identificou ainda o envolvimento de nove políticos brasileiros -- entre os quais Paulo Guedes, atual ministro da Economia do Brasil, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campo Neto -, igualmente de nove políticos angolanos e de um moçambicano em práticas de ocultação de ativos em empresas offshore.

O ICIJ diz ter baseado a sua investigação numa "fuga sem precedentes", envolvendo quase 12 milhões de documentos, trabalhados por 600 jornalistas, a "maior parceria da história do jornalismo".

Intoxicação da seleção da Guiné-Bissau.

"Kussas Dino Seleção"

Diarreia e vômitos depois do jantar de todos os jogadores da selecção nacional e equipa técnica.

Reação de Presidente da federação nacional Guiné Bissau, sobre situação dos jogadores da seleção nacional.🇬🇼🇬🇼👇

Reação do Alberto Dias, Diretor Geral dos Desportos da Guiné-Bissau.👇

Últimas Horas: Situação dos jogadores e equipe técnica da seleção nacional da Guiné-Bissau.👇


Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, participa com o Ministro da Economia e Integração Regional na 3a Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO sobre a reforma Institucional, a decorrer em Acra, Gana.

Integra também na delegação, a Secretária de Estado da Cooperação Internacional, num evento em que, o nosso país foi convidado a tomar parte da mesa como membro do Secretariado. A Guiné-Bissau concorre para um dos postos estatutários  da CEDEAO.

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

‼Qatar2022: Jogadores da Guiné-Bissau evacuados para hospital devido a intoxicação alimentar em Marrocos‼

DW Português para África 

Os 25 jogadores da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau e mais os elementos da equipa técnica tiveram esta madrugada vómitos e diarreias, tendo sido levado para o hospital alguns que até vomitaram sangue, disseram à DW fontes oficiais dos "Djurtus".

Tudo aconteceu logo após o jantar da comitiva num hotel, em Rabat, Marracos, onde a Guiné-Bissau deverá defrontar na noite desta quarta-feira a seleção marroquina no jogo duplo do I da fase de qualificação para o Mundial de Qatar2022. 

“Após o jantar começaram a sentir um mal-estar que veio com vómitos e diarreias. Rapidamente a situação piorou ao ponto de alguns elementos da comitiva terem de ser levados à um hospital próximo”, disse o responsável da comunicação da federação de futebol, Valdumar Tchongo, que está a acompanhar a caravana guineense.

“É tudo muito estranho o que está a acontecer na casa do adversário. Porque nós que não jantamos no mesmo hotel que os jogadores, estamos todos bem. Com esta situação não sei se os jogadores estão em condições de jogar logo à noite”, disse à DW o jornalista guineense Valdumar Tchongo

A Guiné-Bissau lidera o grupo I com 4 pontos, mais um que os marroquinos.