1 de fevereiro de 2022

MORTE DI KATCHUR I FESTA DI DJUGUDÉ.

Por Jorge Herbert

MORTE DI KATCHUR I FESTA DI DJUGUDÉ.

Aós diáspora fatigué lanta fassi festa, mas katchur gora bin nega murri... Ala post’s di festa na bantaba na limpadu na redes sociais!

N’tarda na fala bos kuma, es guintis pa ganha ou recupera poder, é capaz di tudo, té festeja morte di utrus!

Jorge Herbert

Preta Fixe Dsp Dsp @Anós de diáspora nó bin pidi bós nó fardados pa seta pa da assistência pa kilis ku molestra bó manda eles pa hospital nacional Simon Mendis🤲🏾🙌🏾
Ka bo seta pa evacuado pa nin cau☝🏾Pa reforça vigilância Ka bo larga Umaro Sissoco Embaló 👳🏿‍♂️ inda VIVA REVOLUÇÃO VIVA LIBERDADE 🗽 E VIVA POVO DE GUINÉ-BISSAU 🇬🇼❤️❤️😁😁😁

???👇

@Mondelane Domingos Dias

Presidente da Republica fala à imprensa, após troca de tiros no palácio do Governo

Presidente Sissoco: “FORÇAS REPUBLICANAS CONTROLARAM A SITUAÇÃO E ESTACARAM O EIXO DO MAL”

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou no início da noite desta terça-feira, 01 de fevereiro de 2022, que as forças republicanas conseguiram “controlar a situação e estancar o eixo do mal”, acrescentando que as pessoas se levantaram hoje para fazer um “atentado contra a democracia”.

“Estávamos lá com o primeiro-ministro e todos os outros membros do governo e ouvimos tiros de armas pesadas, tiros de artilharia pesada e metralhadoras. O tiroteio durou cinco horas de tempo para resgatar o Comandante Supremo. Digo à população para manter-se serena. As nossas forças republicanas conseguiram estancar o eixo do mal ou as pessoas que fizeram o atentado contra a democracia”, disse o Presidente da República, que estava ladeado do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, do vice-primeiro-ministro, Soares Sambú, e da ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, Teresa Alexandrina da Silva e alguns membros do seu gabinete.

O chefe de Estado falava à nação depois de sofrer um atentado por parte de homens armados que invadiram o Palácio do Governo e o fizeram-no refém juntamente com o primeiro-ministro e alguns membros do governo. 

Embaló presidia uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros esta terça-feira, quando foram surpreendidos por homens armados, à paisana, que tomaram de assalto o edifício do Palácio do Governo.

“Poder é uma coisa que se procura nas urnas. A Guiné-Bissau está de luto e há pessoas que perderam a vida hoje no Palácio do Governo, só por causa da ambição de duas ou três pessoas que entenderam que este país não tem direito de viver na paz” assegurou, para de seguida afirmar que custa-lhe acreditar que o país podia chegar a esse ponto ou se um guineense podia perpetrar um ato da violência do gênero.

Embaló elogiou a pronta intervenção das forças da defesa e segurança e pediu à comunidade internacional para continuar a apoiar a Guiné-Bissau.

“Não sao só os militares que estão metidos nisso. Essa situação toda deve-se também à nossa luta contra o narcotráfico. Muitas pessoas envolvidas neste ato, estão sob investigação de narcotráfico”, contou, acrescentando que tinha a noção do preço que podia pagar pelo combate a esse flagelo.

Questionado sobre o número de mortos registados no ataque, respondeu que há vítimas mortais decorridas do ataque, mas diz que não sabe precisar o número, porque “o Presidente estava entre fogo e ferro durante cinco horas de tempo, mas há muitos mortos de um e do outro” disse. 

Interrogado ainda se há alguns membros do governo entre feridos, disse que os feridos são apenas os elementos das forças de defesa e segurança.

Sobre o líder da tentativa de golpe, assegurou que ainda não se identificou nenhuma cara, mas afirmou que foi um ataque muito bem organizado e concertado. Frisou que não quer avançar nomes de responsáveis da tentativa de golpe de Estado para não prejudicar a investigação em curso, tendo garantido que a situação está controlada.

Relativamente ao número de detidos, explicou que há detidos, mas não avançou mais pormenores.

Por: Assana Sambú

SUBLEVAÇÃO - Contra-almirante Bubo Na Tchuto terá sido detido no EMGFA.

AAS

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FALA À NAÇÂO

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, dirige dentro de alguns minutos uma mensagem à Nação, depois de ser feito refém por mais de 5 horas de tempo.

O presidente fala à imprensa minutos depois de tiroteios verificados esta manhã, no palácio do governo, onde decorria o conselho de ministros a ser presidido pelo Presidente da República. Durante horas, o Presidente, o Primeiro-ministro e o seu pelouro foram feitos de reféns e houve trocas de tiros com armas pesadas.

A situação aparentemente está calma, e todos os reféns já estão em liberdade incluindo os jornalistas.

"Fonte afirma que o Presidente da república fará uma comunicação a país. As 19 h e 30 minutos. Entretanto, o Porta-vozes do Governo Fernando Vaz, terá anunciado na entrevista à Lusa que houve prisão de mandante"

Informação em atualização

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Estamos a Trabalhar



Chefe de estado ku membros de governo sta Sam e salvo

 Junior Gagigo 

🇵🇹🇬🇼Condenamos veementemente o ataque ao Palácio do Governo em Bissau e apelamos ao fim imediato dessa ação violenta contra o Presidente e o Governo da Guiné-Bissau.

A ordem constitucional deve ser respeitada por todos.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal

CEDEAO CONDENA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO DE GUINÉ-BISSAU

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou hoje o que classificou como tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau e responsabiliza os militares sobre pela integridade física do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló. 

Numa nota divulgada na sua pagina oficial, a  organização sub-regional pede aos militares guineenses que retornem aos seus quartéis e mantenham uma postura republicana. 

Segundo à Lusa, tiros de bazuca e rajadas de metralhadora foram ouvidos hoje junto ao palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria o Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

Comunicado da CEDEAO

Militares cercam Palácio do Governo de Bissau e houve novos disparos

© Twitter

Notícias ao Minuto  01/02/22 

Vários tiros junto ao Palácio do Governo da Guiné-Bissau foram ouvidos às 15:00 de hoje e em redor da zona militares colocaram um perímetro de segurança e não deixam passar civis.

Desde a hora do almoço, já foram ouvidos tiros de bazuca e rajadas de metralhadora junto ao palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

Num perímetro de cerca de 500 metros à volta do edifício, os militares colocaram barreiras para impedir o acesso da população à zona, onde também não circulam carros.

Segundo testemunhas contactadas pela Lusa, também perto do Palácio da Justiça está uma brigada de intervenção e vários militares e elementos das forças de segurança, um sinal de golpe de Estado em curso.

Estes incidentes na capital guineense junto ao palácio governamental decorrem dias depois de uma remodelação do executivo, decidida pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, que foi contestada inicialmente pelo partido liderado pelo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam. Posteriormente, o líder do Governo disse que concordava com a remodelação feita.

As relações entre o chefe de Estado e do executivo têm sido marcadas nos últimos meses por um clima de tensão, agravada nos últimos meses de 2021 por causa de um avião Airbus A340, que o Governo mandou reter no aeroporto de Bissau, onde aterrou vindo da Gâmbia, com autorização presidencial.

Entre os governantes afastados na remodelação está o ex-secretário de Estado da Ordem Pública guineense Alfredo Malu, que disse que a sua saída está relacionada com a sua atuação no caso do avião retido no aeroporto de Bissau.

Nas declarações aos jornalistas, o ex-secretário de Estado sublinhou que o Presidente da República considerou que foi da sua autoria a ordem de inspeção ao aparelho por parte de uma equipa de peritos norte-americanos.

O primeiro-ministro começou por dizer que o aparelho tinha entrado no país de forma ilegal e que trazia a bordo carga suspeita, mas dias depois afirmou, perante os deputados no parlamento, que uma peritagem internacional, por si solicitada, concluiu que não se tratava disso, mas sem mais detalhes.

Veja Também:👇

@Maiga Injai fez uma transmissão ao vivo...Recado ku Presidente Sissoco dam pá conta povo Guineenses


Leia Também: Tiros e rajadas de metralhadora no palácio do Governo da Guiné-Bissau

PAIGC - JBV apresenta candidatura à liderança do partido

Fonte:  ditaduraeconsenso.blogspot.com

Imigrantes tentam regularização após anos de ilegalidade em Cabo Verde

© Lusa

Por LUSA  01/02/22 

Causo Camará deixou a Guiné-Bissau para tentar o sustento na Boa Vista e espera tornar-se imigrante legal ao fim de 11 anos, após ter sido um dos primeiros a concorrer à regularização extraordinária iniciada por Cabo Verde.

"O processo foi fácil. Precisei de três ou quatro papéis e está certo", começou por explicar à Lusa este imigrante guineense na Boa Vista, até agora ilegal, atualmente com 49 anos e trabalhador no setor do turismo.

Deixou para trás mulher e quatro filhos, "à procura de uma nova vida" e sobretudo trabalho em Cabo Verde, apesar da situação ilegal em que vive desde 2011.

"Agora fica resolvido. Ficou tudo bem e foi rápido", acrescentou Causo Camará, admitindo a vontade de, logo depois de ter o título de residente, trazer a família.

Os imigrantes em situação irregular em Cabo Verde podem apresentar desde 15 de janeiro um pedido de regularização extraordinária, processo simplificado ao nível da documentação exigida e que vai decorrer exclusivamente por via eletrónica até 15 de junho.

Embora as autoridades cabo-verdianas não apresentem números oficiais, estima-se que a ilha da Boa Vista seja das que apresentam maior número de imigrantes em situação irregular, nomeadamente da Guiné-Bissau, que trabalham na construção ou na hotelaria, a maior comunidade estrangeira no arquipélago.

Em apenas 15 dias, já foram recebidos pela plataforma criada para o efeito, em https://e-residencia.gov.cv/, única forma de aceder ao processo, cerca de 600 pedidos de regularização, dos quais 60 oriundos da Boa Vista, avançou à Lusa a presidente da Comissão Nacional de Regularização Extraordinária, Eneida Vaz.

"Acho que a adesão tem sido muito boa, têm pedido imensas informações, têm recorrido às associações, às estruturas locais, têm acedido ao site (...) A título apenas de referência, temos registado acessos ao site, cerca de 600 pedidos, no total, aqui na Boa Vista temos cerca de 60", revelou a responsável, após reunir-se nos últimos dias com os imigrantes locais.

Conforme legislação aprovada no final de 2021, os cidadãos que requeiram a regularização extraordinária ficam isentos do processo contraordenacional que possa existir, e consequentemente não serão aplicadas coimas. O foco principal deste período de regularização extraordinária de imigrantes serão cidadãos estrangeiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), mas cidadãos de qualquer outra nacionalidade também podem aceder a este processo de legalização.

"Agora, o processo está muito mais facilitado. Acho que há vários pontos que ajudam, a nível de documentação, de burocracia. Menos documentação, mais facilidade para tratar a documentação, algumas documentações dos países de origem que já não são solicitadas. O custo do processo é muito mais baixo e sem esquecer a parte informática", sublinhou Ineida Vaz.

A responsável acrescentou que para "apoiar" este processo, em eventuais dificuldades de alguns cidadãos, foram criadas "estruturais locais", mas a submissão da documentação será obrigatoriamente feita através do portal.

"Aqueles que não conseguem ter acesso aos equipamentos informáticos, ou seja, de que forma for têm as estruturas locais em todos os concelhos, com a parceria da Cruz Vermelha e da Alta Autoridade para a Imigração, das representações diplomáticas", garantiu.

De acordo com Eneida Vaz, as autoridades cabo-verdianas não dispõem de uma estimativa atualizada sobre imigrantes em situação irregular no país: "Eles não são os mesmos em diferentes estudos que temos feito".

Em entrevista à Lusa, o presidente da Plataforma das Comunidades Africanas em Cabo Verde, José Viana, destaca o processo de regularização agora em curso como uma das "mais importantes" medidas de "integração e inclusão social dos imigrantes", muitos dos quais explorados devido à falta de documentação.

"Porque condiciona a integração e inclusão social dos imigrantes em Cabo Verde. É uma forma de valorizar o seu contributo para Cabo Verde, de se valorizarem como pessoas, dar a dignidade que merecem e garantir os seus direitos", afirmou.

De acordo com o dirigente, a plataforma aponta para 15.000 imigrantes africanos "em situação de ilegalidade" em Cabo Verde, grande parte dos quais guineenses.

"A comunidade da Guiné-Bissau está em maior número, ao nível das ilhas com maior população de imigrantes, e é a mais afetada pela falta de documentos, precisamente o título de residência. Então, temos que apoiar e usar toda a nossa influência para que acorram a esse processo de regularização", apelou José Viana.

"Não podemos deixar ninguém de fora, sem a legalização em Cabo Verde", apelou, sobre o processo que se prolonga até 15 de junho.

De acordo com o Governo cabo-verdiano, esta medida visa facilitar o processo de atribuição de autorização de residência temporária ou a sua renovação aos estrangeiros que estejam a residir no país de forma continuada há pelo menos um ano.

O processo individual tem o custo de 1.500 escudos (13,70 euros), a que acrescem 500 escudos (4,50 euros) por cada membro do agregado familiar.

O Governo cabo-verdiano flexibilizou ainda as exigências e os documentos passarão a ser apenas o de identificação nacional, o registo criminal de Cabo Verde, cadastro policial e o comprovativo da situação económica.

Este processo é coordenado pela Comissão Nacional para a Regularização Extraordinária dos imigrantes, integrada pela Direção Geral da Administração Interna, pela Alta Autoridade para a Imigração, pela Direção de Estrangeiros e Fronteiras, pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Migrações.

Os últimos disponíveis do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) referem que Cabo Verde tinha em 2018 cerca de 18 mil imigrantes legalizados, correspondente a cerca de 3% da população total, na sua maioria africanos.

Muitos outros estrangeiros ainda não estão legalizados e reclamam de burocracia e demora na obtenção de documentação para regularização da sua permanência, naquele que é um dos maiores problemas que enfrentam no país.

PJ DETEVE UM MÉDICO QUE OPERA PACIENTES DE HÉRNIA EM CASA A 150 MIL FCFA

 Odemocratagb.com

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na tarde desta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, um jovem médico recém-formado que fazia cirurgia de hérnia na sua residência sem condições técnicas, sem que tivesse competências de um cirurgião. 

O médico clínico geral é recém-formado na Faculdade de Medicina da Guiné-Bissau e colocado no hospital nacional Simão Mendes.

O Democrata apurou que o suspeito cobrava cada operação de hérnia no valor de cento e cinquenta mil (150.000) francos CFA, que atualmente se faz a custo zero no hospital nacional Simão Mendes.

“Este médico não é um cirurgião. É apenas um curioso que faz operação em casa para ganhar dinheiro. Ele não reúne nenhuma condição técnica para o efeito. A casa onde faz essas intervenções não é uma clínica, muito menos um consultório médico” explicou a fonte, para de seguida avançar que o médico dispõe apenas de um pedaço de colchão para o paciente se deitar, “sem nada mais”.

Segundo uma fonte, o jovem médico trabalha no serviço de cirurgia do hospital Simão Mendes, mas não é cirurgião e nunca chegou a assumir um caso para a operação. A fonte avançou ainda que a direção do hospital teria dispensado do serviço o tal médico e o colocou à disposição do ministério da Saúde Pública.

A PJ, de acordo com a nossa fonte, vai apresentar quarta-feira (02.02.2022) o suspeito ao Ministério Público, para efeitos da legalização da prisão preventiva.

Por: Assana Sambú 

Nuno Gomes Nabiam - Acabo de enviar uma mensagem de felicitações calorosas ao Senhor Secretário Geral do Partido Socialista Português, Dr. António Costa, pelo notável e brilhante vitória nas eleições legislativas deste domingo em Portugal.

GOVERNAR PARA TODOS 

#GCPM

3️⃣1️⃣ 0️⃣1️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Quarto Fórum da Associação dos Treinadores de Futebol da Guiné-Bissau.

Novos desafios _ Ministro da Administração Pública, Cirilo MamaSaliu Djaló e da Educação Nacional, Abas Djaló recebem dossiês.