terça-feira, 11 de maio de 2021

EAGB - Informamos que, todas as avarias verificadas desde ontem ja foram solucionadas.


Comunicado

Informamos que, todas as avarias verificadas desde ontem ja foram solucionadas. 

Neste momento todos os Bairros da capital e arredorres estão com a corrente electrica activa. Caso a sua residência esteja sem a  electricidade ligue para o nosso serviço de call center (956512020).

Muito obrigado pela compreensão.

Por Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

Dirigente da central sindical guineense apresenta queixa-crime contra ministro das Finanças

Por Rádio Jovem Bissau

O secretário-geral da UNTG (União Nacional dos Trabalhadores da Guiné), maior central sindical do país, Júlio Mendonça, apresentou hoje uma queixa-crime contra o ministro das Finanças, João Fadiá, com quem mantém uma acesa polémica nos últimos dias.

De acordo com o advogado Alex Bassuco, que representa Júlio Mendonça, o sindicalista quer que o Ministério Público convoque o ministro para que apresente provas das suas afirmações, segundo as quais Mendonça "padece de sanidade mental".

À porta do Ministério Público, em Bissau, o advogado do secretário-geral da UNTG disse que João Fadiá fez aquelas alegações quando falava aos jornalistas na semana passada, quando apresentou também uma queixa-crime contra Júlio Mendonça.

Na altura, João Fadiá, entre outros, alegou que Júlio Mendonça, que tinha dado uma conferência de imprensa dias antes, em que acusou o ministro de agir como se o Ministério das Finanças fosse dele, atingiu a sua "honra e dignidade familiar".

O advogado de Mendonça citou, contudo, outras declarações do ministro transmitidas na Televisão da Guiné-Bissau em que teria afirmado que Júlio Mendonça "padece de sanidade mental".

"É preocupante saber que a UNTG tem à frente um secretário-geral com problemas mentais. Fazemos fé no Ministério Público em como vai fazer o seu trabalho na base da lei e do direito", observou Alex Bassuco.

O advogado de Júlio Mendonça sublinhou que este ainda não foi chamado a depor no Ministério Público no âmbito da queixa-crime movida pelo ministro das Finanças, mas que estava disposto "a qualquer altura".

Alex Bassuco acredita que as duas queixas-crimes entre os dois responsáveis "vem demonstrar que o Estado de direito tem que vencer na Guiné-Bissau".

O ministro das Finanças guineense e a UNTG têm estado num braço-de-ferro desde dezembro, quando a central sindical desencadeou uma onda de greves para exigir, entre outros, o aumento do salário mínimo na Função Pública e o respeito pelas regras de admissão de funcionários públicos.

Para a UNTG, os sucessivos governos do país têm admitido funcionários fora do quadro legal, apenas em obediência à militância partidária.

LUSA

Veja Também:

O Ministro das Finanças João Aladje Mamadu Fadia apresenta queixa crime contra o secretário geral da UNTG ...RTP AFRICA

GUINÉ-BISSAU: O GOVERNO FRANCÊS APOIA O ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO DE 2021.

Por Rádio Jovem Bissau

A França vai desembolsar à Guiné-Bissau, 1,5M€( um milhão e meio de euros) no âmbito de apoio orçamental 2021.

O apoio é destinado ao sector social, que irá beneficiar de 1,3M€, e a parte remanescente de 200.000 euros será destinado para melhorar e consolidar base de dados da massa salarial do país. 

Numa nota à imprensa do gabinete da comunicação do Ministério das Finanças Públicas que a Rádio Jovem teve acesso esta terça feira (11.05.2021), consta que o referido apoio é o início da retoma da ajuda Francesa à Guiné-Bissau no âmbito do acordo bilateral suspensa desde 1998, (ano do conflito militar).

Ainda o referido documento informa que a assinatura dos acordos para desembolso deste fundo terá lugar amanhã (12.05.2021), entre o Ministro das Finanças do país João Aladje Mamadu Fadia e o Diretor da Agência Francesa para o Desenvolvimento Sr. Alexandre Pointer, um a ter lugar nas instalações do ministério das finanças em Bissau.

PHOTOMATON - Governo da República da Guiné-Bissau, reage com banstante estranheza as informações carregadas de falsidade divulgadas pela RTP no programa Protomaton sob o título 'o Estado da Guiné-Bissau' emitido no dia 8 de maio de 2021.

 Confira o Comunicado do Porta-voz do Governo.👇



Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau pela segunda semana consecutiva sem registo de novos óbitos pelo novo coronavirus

Bissau, 11 maio 21 (ANG) – A Guiné-Bissau está na segunda semana consecutiva sem registo de nenhuma vitima mortal causada por covid-19 segundo os dados do boletim informativo semanal do Alto Comissariado para a Covid-19 no país.

De acordo com os  referidos dados, à que a Agência de Noticias da Guiné(ANG) teve acesso hoje, o  número acumulado de mortos  por covid-19  no país  permanece em 67  pessoas.

Estão igualmente sem registo de novos casos de  infecção por covid-19 as regiões de Bolama, Cacheu, Farim, Oio, Quinara e Tombali.

“O país testou um total de 944 pessoas e cinco dos quais resultaram positivos e 60  indivíduos foram dados como recuperados da doença, estando em activo cinco casos e há 1 internamento, elevando assim o total acumulado para 236 internados”, refere  o Boletim semanal. 

Os dados do Alto Comissariado para a Covid-19 revelam que dos 944 casos testados, 939 revelaram-se negativos e cinco deram positivo, e que destes, 4 casos pertencem ao Sector Autonomo de Bissau e 1 caso à região de Bafatá.

O Boletim semanal indica que a região de Bafatá  analisou 2 casos e 1 deles deu positivo  e 1 pessoa se recuperou da doença.

Segundo o Alto Comissariado, a região de Biombo testou 9 individuos, mas  sem registo de um novo caso de infecção por covid-19, e houve 1 internamento, ao passo que Bijagós testou 5 pessoas e nenhum deu positivo. 

De acordo com Boletim informativo semanal o Alto Comissariado para a Covid-19, sobre a evolução epidemiológica no país, de 03 à 09, Bissau testou um total de 927 pessoas dos quais 4 acusaram positivos,  41 recuperados.

Relativamente a  internados no país, há 2 pacientes em internamento por covid-19.

Segundo os dados do Alto Comissariado, os homens continuam a ser os mais afectados por covid-19 de que as Mulheres.

Os números  do Boletim semanal apontam que a covid-19 já afectou 2.257 pessoas do sexo masculino e 1.484 do sexo feminino.

Os números  do Boletim semanal apontam que a covid-19 já afectou 2.257 pessoas do sexo masculino e 1.484 do sexo feminino.

Os números  do Boletim semanal apontam que a covid-19 já afectou 2.257 pessoas do sexo masculino e 1.484 do sexo feminino.

Os dados do Alto Comissariado para a Covid-19 revelam que dos 944 casos testados, 939 revelaram-se negativos e cinco deram positivo, e que destes, 4 casos pertencem ao Sector Autónomo de Bissau e 1 caso à região de Bafatá.

Sociedade - Governo inicia assistência financeira às famílias vitimas de calamidades ocorridas em 2020


Bissau, 11 Mai 21(ANG) – um total de 851 famílias vítimas de diferentes tipos de calamidades, nomeadamente inundações, incêndios, ventos fortes, começaram a receber assistência financeiro no âmbito do chamado “Plano de Trabalho 2020-2024 que envolve o Serviço Nacional de Protecção Civil e o Programa Alimentar Mundial” orçado em cerca de 175 milhões de francos CFA.

Uma cerimónia realizada esta terça-feira, em Bissau, marcou o inicio dessa assistência.

Segundo João Manja, representante do Programa Alimentar Mundial(PAM) neste primeiro momento, 851 famílias serão assistidas financeiramente por um período de quatro meses, por meio de transferência de dinheiro via telemóvel, e os beneficiários residem nas oito regiões do país e no Sector Autónimo de Bissau.

“Cada família receberá 40 mil francos CFA por mês, durante quatro meses, o que prefaz  um total de 160 mil francos CFA por família. Em suma, o envelope para a assistência é de 174.360 mil francos CFA”, disse o representante do PAM na Guiné-Bissau. 

Fora disto, cada família ainda recebeu um telemóvel, através do qual vai passar a receber o dinheiro transferido.

Segundo o Representante do PAM, que cita um estudo de vulnerabilidade realizado pelo PAM, em Maio de 2020, 51 por cento das famílias da Guiné-Bissau ficaram vulneráveis em consequência da pandemia da Covid-19.

João Manja acrescentou que o referido número é alarmante, por indicar que mais de metade da população da Guiné-Bissau estava a enfrentar uma situação muito crítica, e que se agravou com a ocorrência fortes chuvas acompanhadas de inundações e ventos que destruíram centenas de casas tendo colocado mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade.

“Após esses choques climáticos, o Serviço Nacional de Proteção Civil e o Programa Alimentar Mundial realizaram uma pesquisa em todo o território nacional para descobrir o número exacto de famílias afetadas e que precisaram de assistência para satisfazer  as suas necessidades básicas”, explicou.

O representante do PAM informou que, no final do referido estudo, 741 famílias foram selecionadas para receber o suporte que tanto precisavam para se reerguer, salientando que, além disso, em colaboração com a ONG Humanity Inclusion, o PAM acrescentou à este programa de benefícios, mais de 110 famílias que cuidam com deficiência.

Discursando na cerimónia, o Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambé reiterou a responsabilidade do Governo perante situações que levam à vulnerabilidade da pessoa humana e dos seus bens.

 “Estamos hoje a assinalar em todo o território nacional, o acto de abertura oficial de assistência às vítimas dos eventos extremos que ocorreram em 2020”, disse Mário Fambé quando presidia o acto em representação do ministro do Interior e da Ordem Pública.

Em nome dos beneficiários, Augusto Sami agradeceu a iniciativa  do Governo, executada através do Serviço Nacional de Protecção Civil e o Programa Alimentar Mundial(PAM), tendo apelado as pessoas e organizações de boa vontade para fazerem o mesmo gesto em prol das famílias vitimas de calamidades.

ANG/ÂC//S

Justiça - Ministério Público anuncia recuperam de 600 milhões de francos CFA do FUNPI


Bissau, 11 Maio 21 (ANG) – A Procuradoria-Geral da República anunciou a recuperação, a favor do Estado, de 600 milhões de francos CFA do Fundo Nacional de Promoção Industrial(FUNPI).

A informação consta numa nota à imprensa do Ministério Público, enviada hoje à ANG, na qual esta instituição informa que a referida verba foi recuperada pela Comissão Interministerial para a Recuperação de Bens de Estado que iniciou a sua actividade em Abril do ano passado, no quadro do combate aos crimes de natureza económico-financeira, desencadeado pelo actual Procurador Geral da República. 

ustiça/Ministério Público anuncia  recuperam de 600 milhões de francos CFA do FUNPI, a favor do Estado, de 600 milhões de francos CFA do Fundo Nacional de Promoção Industrial(FUNPI).sau, Instituto Nacional e Segurança Social e na Direcção Geral das Alfândegas.

O documento refere  que durante o acto serão tornadas públicas  as irregularidades e possíveis ilicitudes encontradas durante as sindicâncias feitas nessas instituições públicas, no que se refere a gestão de bens  públicos.

O documento refere  que durante o acto serão tornadas públicas  as irregularidades e possíveis ilicitudes encontradas durante as sindicâncias feitas nessas instituições públicas, no que se refere a gestão de bens  públicos.

O documento refere  que durante o acto serão tornadas públicas  as irregularidades e possíveis ilicitudes encontradas durante as sindicâncias feitas nessas instituições públicas, no que se refere a gestão de bens  públicos.

O documento refere  que durante o acto serão tornadas públicas  as irregularidades e possíveis ilicitudes encontradas durante as sindicâncias feitas nessas instituições públicas, no que se refere a gestão de bens  públicos.

O documento refere  que durante o acto serão tornadas públicas  as irregularidades e possíveis ilicitudes encontradas durante as sindicâncias feitas nessas instituições públicas, no que se refere a gestão de bens  públicos.

 “Com o mesmo propósito de recuperar o dinheiro e os bens de Estado em mãos alheias, neste momento decorre os trabalhos de inventariação e posterior elaboração de processos judicias, caso se confirmar ilicitudes na Direcção Geral de Contribuições e Impostos”, refere a nota à imprensa.  

 “Com o mesmo propósito de recuperar o dinheiro e os bens de Estado em mãos alheias, neste momento decorre os trabalhos de inventariação e posterior elaboração de processos judicias, caso se confirmar ilicitudes na Direcção Geral de Contribuições e Impostos”, refere a nota à imprensa.  

Funpi, foi uma iniciativa lançada no quadro da parceria pública-privada visando angariação de fundos, através de cobrança de taxas aos importadores da castanha de caju, que seriam aplicados na promoção industrial. 

Após alguns anos de aplicação, e de angariação de “avultadas somas em dinheiro” a sua gerência registou irregularidades que deitaram por terra os objectivos da iniciativa.

ANG/LPG/ÂC//S

Hoje 11 de Maio 2021, o Primeiro Magistrado de Nação, recebe em audiência o Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça (SNOJ).

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

O Comércio! - Associação dos Comerciantes do Mercado de Bandim (ACMB), esteve hoje 11 de Maio 2021, mais vez no Palácio da República, em audência com o presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló; para inteirar da real situação do mercado do País;

11 de Maio 2021.

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

A Delegação da UNILAB-Brasil, teve audiência com o Chefe de Estado Guineese, General Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da República;


Bissau 11 de Maio 2021.

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Leia Também: 

“UNILAB já formou mais  de  590 estudantes  guineenses em dez avos de existência” diz a Proreitora Artimisa Monteiro

Bissau, 11 Mai 21(ANG) – A Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira(UNILAB) já formou 590 estudantes  em dez anos da sua fundação, disse hoje a sua Proreitora para Guiné-Bissau.

Artimisa Candé Monteiro que falava aos jornalistas após o encontro com o Presidente da República, disse que aquela Universidade tem mais contingentes guineenses, e que neste momento conta com mais de 600 estudantes em diversas áreas. 

“Estamos aqui para fazer parcerias com as instituições do país nomeadamente os ministérios da Agricultura, Saúde e outros para podermos ter a mobilidade académica, a fim de os estudantes da UNILAB virem fazer um intercâmbio de  estágios entre os dois países principalmente na área de saúde, conhecendo assim as duas realidades”, disse.

Segundo Candé Monteiro, todos os anos a UNILAB disponibiliza 143 vagas de bolsas de estudo para a Guiné-Bissau, em diversas áreas. 

A UNILAB foi fundada à 20 de Julho de 2010 , em Ceará no Brasil e congrega todos os estudantes dos países da CPLP nomeadamente Cabo Verde, São Tomé e Principe, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e incluindo a própria República Federativa do Brasil.

O Chefe de Estado ainda  recebeu o Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça, e à saída da audiência, o seu presidente disse à imprensa que abordaram com Umaro Sissoco Embaló aspectos ligados com a implementação do estatuto remuneratório dos oficiais de justiça, que já foi aprovado na Assembleia nacional Popular, mas que se encontra  na Presidência da República para efeitos de promulgação.

Filipe Na Bale disse que Umaro Sissoco prometeu diligenciar junto do executivo no sentido de ver aprovado em  Conselho de Ministros o projeto dos  estatutos remuneratório dos oficiais de justiça, assim como  o projeto-lei sobre a orgânica das secretarias judiciais e privativas do Ministério Público que estão na Assembleia Nacional Popular para efeito de agendamento.

Na Bale disse que também discutiram  com o chefe de Estado aspetos ligados   à promoção nas duas magistraturas judiciais, promulgada desde 2018, mas que não está a ser aplicada.

A direcção da recém criada Associação dos Comerciantes do Mercado de Bandim(ACMB), foi igualmente recebida pelo Presidente da República.

A ACMB apresentou ao Presidente da República  seus projetos, de curto e longo prazo, para a “dignificação” do maior centro comercial do país, nos aspectos de saneamento, melhoria do edifício e outros. 

ANG/JD/ÂC//SG

🌍🤦🏾‍♂️🚨 Alerta 🚨 #Centrafrique um terrorista de nacionalidade francesa ligado à embaixada de france em Bangui foi apreendido pelas forças de segurança com um arsenal de armas...

Fonte: Tribo Banto Áfrika

🌍🤦🏾‍♂️🚨 Alerta 🚨 #Centrafrique um terrorista de nacionalidade francesa ligado à embaixada de france em Bangui foi apreendido pelas forças de segurança com um arsenal de armas. Ele está no Instituto Centro Africano de Repressão e Banditismo em Bangui. Será apresentado à imprensa nas próximas horas.

Que Jean-Yves, perca o medo da França 🇫🇷 e essa calma com os terroristas, senão a África vai se tornar um inferno na terra para a oligarquia criminal francesa.  

O que tens a dizer?


Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - Comunicado

Devido a avaria no posto de Alto Crim ontem, neste momento os Bairros: Belem, Pequeno Moscovo, Bairro Militar, cumtum Madina, Bairro Ajuda 1fase e cundok estão sem a corrente elétrica. 

Já estão no terreno, tecnicos para a reposição do terreno.

 Pedimos a sua compreensão.

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

The reality of a Nigerian Soldier in the corridor of terrorism

By Naxeer Hr Soja

Imagine for a minute that you are a trained soldier.

In fact, a Lieutenant.

You have a wife and two kids.

Now, imagine that during the quarterly rotation, you were sent to Bornu to fight insurgence (Boko Haram)

On this fateful day, as you were moving with your platoon. 

There was an ambush.

Gun fire ensured.

You shot with all you've got.

You know that you have a slim chance of surviving the attack. 

As you were running out of ammo, you called john, your buddy, for fresh supply.

No response.

You glanced and saw John's head split into two halves.

By your left is Barry, his torso turn and one of his arm lying 10 ft away.

With nothing to fight with, you made a run for it  and took a deep dive into the abondoned crater while bullets were getting fired at you.

You passed out 

When you woke, you saw yourself in the hospital.

The doctor came in.

"Officer, you are awake, we did an emergency surgery"

"We had to amputate you"

We are sorry.

You then asked.

'What of my team mates ?"

"Well, you lost 18 men and 2 survivors", the doctor replied. "You and Barry. 

Barry is still in intensive care."

Now, 3 months later, at the defence headquarters.

Your commanding officer, General Gida told you.

"You are back, lieutenant "

" Good news!

We rounded up all the terrorist that attacked your platoon after in another battle confrontation."

They are now in rehabilitation center.

"Can I see them?" you asked

'Sure!'

You got wheeled to the center.

They opened the door. 

And yes.

' There they are !'

Across the hall,

Young men in white flowing gowns were eating fried and Jellof rice with multiple chicken parts.

Some were drinking wine.

Laughter filled the air.

Having a ball.

You were told they will soon be taken abroad on scholarship.

Government sponsored.

As you were getting back to the generals office.

Just outisde the defence headquarters gate, you saw the wives of your team, now widowed,  as they agitate with high voices and placards.

"We have been abandoned!"

"Pay us our husbands benefits!"

"We are hungry"

Just imagine all that.

------

It is the reality of a Nigerian Soldier in the corridor of terrorism.

PR Sissoco: “QUEM QUER SER PRESIDENTE DEVE SER VOTADO NAS URNAS PELO POVO GUINEENSE”

Por O democrata

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta segunda-feira, 10 de maio de 2021, que quem quer ser Presidente da República, deve esperar quando for votado pelo povo guineense nas urnas, por isso não responderá as declarações perturbadas sobre a sua legitimidade. 

“Vou esperar que a cobra retire a cabeça dentro do buraco”.

Embaló falava na cerimónia de posse da nova Secretária de Estado das Comunidades, Salomé Santos Alouche, realizada no Palácio da República. 


O Chefe de Estado disse que as pessoas podem pegar fotografia da antiga ministra da Justiça, Ruth Monteiro e vão concluir que é uma pessoa perturbada. Acrescentou que em nenhuma parte do mundo ministro ou ministra da justiça não apreende drogas, mas sim “é a Polícia Judiciária que é tutelada pelo ministério de justiça. Isso não deve constituir a propaganda de estar a dizer que apreendeu a maior quantidade de droga”.   

“A Guiné-Bissau conta com grande número das pessoas que vivem na diáspora e a política de atual governo caucionado pelo Chefe de Estado, deve centrar-se em apoiar a diáspora guineense, de maneira que a nova Secretária de Estado das Comunidades não terá tarefa fácil, devido a dispersão da nossa diáspora em grandes cidades de diferentes continentes, sobretudo a nível da sub-região que devem ser apoiados para que sintam motivados para investir no país”, sublinhou.

Para a nova Secretária de Estado, é difícil dizer imediatamente quais são as prioridades, porque acabou de ser empossada, mas prometeu que vai estudar o programa do governo para ver o que foi feito naquele setor e depois selecionar as prioridades. Acrescentou ainda que de acordo com declaração do Chefe de Estado, “tudo é prioridade, sobretudo a diáspora”.

Embaixador-representante João R. Butiam Có recebido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria.

Today, the Honourable Minister of Foreign Affairs, H.E. Geoffrey Onyeama received in audience Dr. Joāo Ribeiro Butiam Có, Ambassador of the Republic of Guinea-Bissau to Nigeria and Permanent Representative to ECOWAS Commission.


Fonte: João R. Butiam Có/Ministry of Foreign Affairs, Nigeria