segunda-feira, 6 de março de 2017

É oficial: Donald Trump assina nova ordem executiva anti-imigração

Ordem executiva mantém restrições aos mesmos países, com exceção do Iraque.


Já se sabia que estava na calha mas agora é oficial: Donald Trump assinou nova ordem executiva anti-imigração.

Recorde-se que, há cerca de seis semanas, uma primeira ordem executiva que restringia a entrada nos EUA de refugiados e de cidadãos oriundos de sete países de maioria muçulmana causou polémica.

Houve caos nos aeroportos, várias histórias de cidadãos com vistos que ficaram retidos foram noticiadas e houve mesmo advogados que se ofereceram para ajudar imigrantes. Trump volta agora ‘à carga’ com nova ordem executiva anti-imigração, uma que conta com algumas diferenças em relação às anteriores.

Desta vez há um país que antes integrava a ‘lista negra’ e que agora fica de fora: o Iraque. As restrições aplicam-se assim aos seguintes seis países: Somália, Sudão, Síria, Iémen, Líbia e Irão. Mantém-se igualmente os 90 dias como período de vigência das restrições.

As pessoas com autorização de residência e titulares de vistos estão protegidos destas restrições e poderão continuar a viajar para os EUA.

Com esta nova ordem, Trump mantém também o 'travão' à entrada no país por 120 dias para refugiados. As únicas exceções serão os que já tinham autorização para entrar nos EUA.

Este novo decreto entra em vigor dentro de 10 dias, a 16 de março. Citado pela Reuters, o secretário de Estado Rex Tillerson defende que esta é uma “medida vital” para a segurança nacional norte-americana

NAOM

VICTÓRIA??? DERROTA??? QUAL A DIFERENÇA DISTO??? EU DOKA ESTOU PERDIDO!!!

Cabeça sta na pupa djintis…, credi!!!  Eu Doka internacional, vejo pessoas a dizerem que DSP i matchú…, i ka fassil pa i pirdi é guerra. Bom eu não sei a quantidade de derrotas é que vamos precisar mostrar aos cegos e burros de que a muito tempo que o DSP perdeu esta guerra e esta batalha.  Vejamos, sigam o meu raciocínio:

1-   Era o chefe do governo, e perdeu esse cargo…., 1-0.

2-   Enquanto chefe do governo, controlou e controlava todas as forças de segurança, inclusive a PJ fazia o que ele mandava…, os serviços de segurança de estado seguiam as suas ordens ao pormenor…, enfim, toda a segurança era dele.  Perdeu-os também. 2-0.

3-   Durante o desempenho das suas funções enquanto 1º ministro, tinha o controlo de todo o sistema judicial e isso ninguém pode duvidar…, desde a PGR aos tribunais.  Acabou por lhes perder também, porque o NDINHO foi quem provocou esse desastre dizendo publicamente e denegrindo a imagem dos Magistrados do STJ de que ele NDINHO a mando de DSP os haveria corrompido.  Já estamos nos 3-0.  Porque agora esta perdendo todos os lances judiciais que anteriormente controlava.

4-   Nessa aldrabice e bandidagem, a todo o custo tentou arranjar e arranjou um 1º ministro marionete, Carlos Correia, velho, caduco, dorminhoco, uma pessoa que interrompia o conselho de ministros mais de 20 vezes para poder ir urinar devido a sua idade avançada.  Ahhh, má DSP ka bali, Cota Carlos está mais perto da cova do cemitério do que da sua almofada pa ncunha cabeça. O velhote foi logo, logo exonerado.  Miauuuu…..,4-0.

5-   A comunidade Internacional que no principio, devido as suas mentiras, estariam por unanimidade no seu lado……., hoje, é essa mesma comunidade internacional que lhe virou as costas e mudando de lado e de posicionamento. E para complicar as contas chega um General, o Sissoko para liderar o governo. Cararamba, camaradas, isto é uma goleada sem precedentes…, 5-0.

6-   Investiu dinheiro nos órgãos de comunicação social, criou blogs, e conseguiu envenenar a opinião publica dos mais fracos…, mas por pouco tempo e perdeu todo o dinheiro ali aplicado. Hum, 6-0.

7-   Várias tentativas de aliciar aos nossos grandiosos e defensores da pátria- militares…, foi um fiasco, porque o que ele queria era um golpe de estado. Os mesmos recusaram. 7-0.

8-   A população despreza-o de momento, esta isolado a cada dia que passa??? 8-0.

9-   Financeiramente esta acabado, porque o Verissimo Seabra- Tchitchi, desabafou de que neste momento, é ele que o vai e esta bancando. 9-0.

10-   Queima- se constantemente com a calúnia de que fulano ABC e D fazem trafico de droga….., enfim, o recurso dos mais fracos . Porque toda a gente já se deu de conta  do que vale a mercadoria, e agora deu-se  o facto de estar a perder as sedes do partido.

I djusta 10-0…, i frustrante…, vou parar por aqui.

Publicada por didi lopes  

Cipriano Cassamá, presidente do Parlamento disse, no final da reunião do Conselho de Estado, que foi chamado à presidência para "ouvir insultos"

Video

O Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, disse que apresentou uma proposta para saída da crise política a José Mário Vaz, contudo, não deu a conhecer os pontos dessa proposta.

Fonte: Braima Darame

Ditadura de consenso VOLTA A MANIPULAR. DESTA VEZ MANIPULA IMAGENS ANTES DAS OBRAS DA PRAÇA DO IMPÉRIO.

MAIS UMA MANIPULAÇÃO DE ALY SILVA A MANDO DO DSP, QUE PERIODICAMENTE TENTAM DESACREDITAR AS AUTORIDADES DESTE PAÍS, JOGANDO COM NOTICIAS FALSAS E ATÉ MANIPULAM IMAGENS PARA DESPERTAR A IRRA E FURIAS DOS EMIGRANTES CONTRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E O ACTUAL GOVERNO DO GENERAL UMARO SISSOCÓ EMBALÓ.

VEJAM O QUE ALY SILVA ESCREVEU:

domingo, 5 de março de 2017
VERGONHA no País que eu NÃO inventei


Nas barbas do palácio

Publicada por António Aly Silva à(s) 20:25 

ALY SILVA FOI BUSCAR IMAGENS ANTIGA PARA ENGANAR OS GUINEENSES QUE VIVEM FORA DO PAÍS.

 AGORA, VAMOS COMPARAR AS DUAS IMAGENS, ALY SILVA FOI BUSCAR O ANTES DAS OBRAS E NÓS MOSTRAMOS A ACTUAL IMAGEM DA PRAÇA DO IMPÉRIO:

Fotos: Albano Barai
ACTUALMENTE QUALQUER IMAGEM DO IMPÉRIO (PRAÇA DOS HERÓIS NACIONAIS) TRAZEM ESTE PANORAMA. 


Publicada por Ditadura do Progresso

Relatório norte-americano assinala violência policial em Cabo Verde

Cabo Verde registou 16 denúncias de violência policial no ano passado, segundo o relatório sobre direitos humanos do departamento de Estado norte-americano, divulgado quando estão em investigação as circunstâncias da morte de um detido numa esquadra da capital cabo-verdiana.


O relatório, divulgado na sexta-feira, assinala que durante os primeiros oito meses de 2016, a Polícia Nacional (PN) recebeu 16 denúncias de violência policial, na maioria dos casos relacionadas com abusos físicos.

Adianta ainda que os abusos da polícia foram todos investigados e os autores responsabilizados legalmente, não havendo registos de "impunidade envolvendo as forças de segurança durante esse ano".

O uso excessivo da força e as agressões a pessoas detidas pela polícia surgem no relatório como o tipo de abuso dos direitos humanos mais comuns no país, que continua a debater-se com problemas de sobrelotação e de falta de condições das cadeias.

As conclusões do relatório são conhecidas numa altura em que o Governo cabo-verdiano abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da detenção e morte de um jovem numa esquadra da cidade da Praia.

Hélder Fernandes Borges Delgado, 19 anos, que residia no Bairro de Pensamento, morreu em finais de fevereiro, depois de ter sido detido por um agente da esquadra de Investigação e Combate à Criminalidade de Achada de Santo António.

As circunstâncias da morte estão envoltas em inúmeras contradições, com os familiares a acusarem o agente das "agressões fatais", que, alegadamente, "levaram à morte no interior da esquadra".

O relatório sublinha ainda que apesar de a Polícia Nacional ter tomado medidas disciplinares contra os agentes que atuam fora da lei, "às vezes" o Governo desvalorizou os abusos policiais.

Além violência policial e da sobrelotação das cadeias, a violência e os abusos sexuais a crianças e a violência, discriminação contra as mulheres, o tráfico de pessoas e o trabalho infantil são os problemas de direitos humanos mais sérios identificados.

O relatório aponta ainda falhas ao sistema judicial que classifica como "ineficiente", registando grande acumulação de processos e falta de pessoal, o que leva frequentemente à desistência das queixas.

O documento aponta ainda a continuidade dos casos de prostituição infantil, particularmente nas ilhas turísticas do Sal e Boavista, e de exploração sexual nas cidades da Praia, Mindelo e Santa Maria.

NAOM

COMISSÃO POLÍTICA REGIONAL DE BIOMBO REAGE AOS ACTOS DE VANDALISMO LEVADO A CABO À MANDO DO "GRUPO DOS 15" NA SEDE REGIONAL DO PAIGC EM QUINHAMEL EMITINDO O SEGUINTE COMUNICADO:



Fonte: António Oscar Barbosa

PAIGC REAGE AOS CRIMES DE CENSURA DE QUE É ALVO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PÚBLICOS

NUMA CARTA ENDEREÇADA AO PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL O PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE, DENÚNCIA OS ACTOS DE UMA PERSISTENTE, MAQUIAVÉLICA E ENGENDRADA CENSURA DE QUE É ALVO.

EIS O CONTEÚDO DA CARTA ENDEREÇADA AO JUIZ CONSELHEIRO DR. LADISLAU EMBASSA, PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL:

Presidente do Conselho Nacional de 
Comunicação Social
Drº Ladislau Embassa
Bissau, 6 de Março de 2017

Assunto: Denúncia de Censura

Excelência,

O PAIGC vem pela presente apresentar os seus melhores cumprimentos e aproveita esta oportunidade para levar ao conhecimento do Conselho Nacional de Comunicação Social a sua preocupação e descontentamento perante a continuada prática de censura politica que este partido e os seus dirigentes nos atos públicos tem vindo a ser alvo. Ontem dia, cinco de Março, a chegada do Presidente do PAIGC foi noticiada utilizando imagens dos adversários do PAIGC para ilustrar essa notícia, o que constitui uma censura ignorante, provocante, e desprestigiante para a própria TGB.

No caso em concreto a Televisão Nacional da Guiné-Bissau, TGB, apesar de inúmeras vezes chamada atenção para os incompreensiveis e persistentes atos de censura, descriminação e desrespeito para com a maior instituição politica do país e da necessidade urgente de se repor a legalidade e os principios básicos onde assentam os seus pilares de acção informativa, mobilizante e patriótica, vimos pela presente solicitar a Vossa Excelência que empreenda as acções que estão contempladas na lei para proteger a liberdade e o respeito pela informação consignadas e garantidas no artº 56 da Constituição da República.

O PAIGC, não pretende ser favorecido nem tão pouco protegido porquanto a democracia é um jogo de permanente mutação, razão pela qual entende que é seu dever ético, moral e politíco defender uma prática correta, isenta e objectiva no exercício da informação.

A TGB e a RDN têm vindo a censurar o PAIGC pelo que socilicitamos os seus bons ofícios no sentido da modificação desse status quo, que envergonha e desprestigia o jornalismo guineense e que não estão em conformidade com os objectivos que pretende implementar ao nivel da sua instituição.

Com os protestos da nossa elevada consideração

Drº Aly Hijazi

O Secretario Nacional do PAIGC

Fonte: António Oscar Barbosa

Líder do PRS acredita que Governo da Guiné-Bissau vai até final da legislatura

Alberto Nambeia, líder do Partido da Renovação Social (PRS), que sustenta o Governo da Guiné-Bissau, disse hoje acreditar que o executivo de Umaro Sissoco Embaló vai ficar em funções até ao fim da legislatura, em 2018.

"Estamos a ouvir por estes dias que o Governo vai cair", mas "este Governo vai até ao final da legislatura", considerou Alberto Nambeia, num comício popular com militantes do PRS na localidade de Ingoré, norte do país.

O dirigente falou no mesmo dia em que o Presidente da República vai reunir o Conselho de Estado para analisar a situação política do país.

O líder dos "renovadores" guineenses criticou quem trabalha "com intenções" de bloquear, no Parlamento, a ação do Governo, para fazer com que o Presidente da República demita o executivo.
"Isso não vai acontecer, o Governo vai até ao fim da legislatura", disse Nambeia, mas sem detalhar como.

O líder do PRS desafiou os que contestam a equipa a "abrirem o Parlamento" para que se possa saber se os deputados estão a favor ou contra o executivo - Alberto Nambeia disse acreditar que a maioria apoia o Governo.

Divergências internas no PAIGC, partido mais votado em 2014, e entre este e o PRS têm bloqueado o parlamento: desde a demissão do Governo de Domingos Simões Pereira, em 2015, já foram nomeados outros quatro, mas nenhum conseguiu fazer aprovar o programa ou Orçamento do Estado.

MB // VM
Por Lusa/Fim

Função pública - Oficiais de Justiça ameaçam desencadear greve de três dias

Bissau, 06. Mar. 17 (ANG) – O Sindicato Nacional dos Oficiais da Justiça (SNOJ) ameaça observar uma greve nos dias 14, 15 e 16 deste mês, por alegados incumprimentos dos acordos assinados com o governo.

Vista do Ministério da Justiça
Segundo um pré-aviso do SNOJ dirigido ao Ministério da Função Pública a que a ANG teve acesso, em causa estão, entre outros, o nao “pagamento” dos atrasados salariais referentes as promoções feitas no poder judicial em 2007, necessidade de aprovação dos Projectos-lei do Estatuto dos Oficiais da Justiça e da Orgânica das Secretarias Judiciais e Privativa do Ministério Público.

De acordo com o documento, o Sindicato Nacional dos Oficiais da Justiça exige a promoção dos oficiais da justiça, conforme as vagas existentes nas magistraturas judiciais e do Ministério Público, o recrutamento de novos ingressos para o preenchimento das vagas nas secretarias, a efectivação do pessoal que se “encontra em regime de contrato, há mais de 17 anos e a promoção de avaliação do desempenho dos Oficiais da Justiça”.

ANG/QC/JAM/SG   

Transporte marítimo - “Bária é o único navio que não está a funcionar de momento”, diz DG de SOTRAMAR

Bissau, 06 Mar 17 (ANG) - O Diretor-geral da Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau (SOTRAMAR) afirmou hoje que o barco denominado “Baria” é o único que não está em funcionamento actualmente, devido  a problemas nos lemes.

 Em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné, Sirma Seidi disse que o navio Bária possui  capacidades para  albergar mais passageiros e é fundamental para a empresa e para os citadinos das zonas insulares do país, sublinhando que, por isso, estão a fazer de tudo para recuperá-lo antes das festas de Páscoa.

“Temos três embarcações que são Bária, Pecixe e IV Centenário. O Pecixe e o IV Centenário estão em funcionamento mas também precisam de algumas reparações para que possam funcionar da melhor forma possível”, refere Sirma Seidi.

Seidi acrescentou que o  Pecixe tem igualmente  capacidades para fazer  o percurso do Bária, tendo explicado que infelizmente funciona apenas com um motor o que não é aconselhável para a navegação .

Sirma Seidi afirmou que o barco IVCentenário também precisa de algumas reparações para que possa funcionar com mais dinamismo e mais resistência.

“Já estamos a dar os nossos corredores no sentido de fazer com que as dificuldades de navegação fossem ultrapassadas, com o intuito de garanir mais segurança e melhores condições para os nossos clientes”, disse o DG da SOTRAMAR.

Questionado sobre as dificuldades com que se depara a empresa Sotramar, aquele responsável respondeu que funciona na base das suas receitas e que enfrentam muitas dificuldades em termos de aquisição  de combustíveis para os navios.

Acrescentou que actualmente estão a fazer uma diligência junto do governo da Guiné-Bissau no sentido de obter a subvenção para que possam cobrir uma parte das despesas com combustível.

“A maior despesa da empresa tem a ver com aquisição de combustível e muitas das vezes as nossas receitas não conseguem cobrir essas despesas,afirmou sirma seidi, acrescentado que normalmente obtem mais rendimentos nos períodos da quadra festiva de Páscoa, em que se verifica grandes movimentações de pessoas para as ilhas”, explicou Seidi.

O DG de SOTRAMAR apelou as autoridades competentes no sentido de lhes prestarem atenção principalmente no que tange a manutenção das  embarcações. 

ANG/AAL/SG

Angola já emitiu mais de 1.000 MEuro em dívida pública este ano

Angola angariou 1.000 milhões de euros em dívida pública emitida em 2017, apesar de na última semana esse montante ter descido 66%, para 35,9 mil milhões de kwanzas (204 milhões de euros), com juros de 24% a um ano.


Segundo dados compilados hoje pela Lusa, com base no relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do BNA, o banco central angolano colocou no mercado primário, entre 27 de fevereiro e 03 de março, as terceiras emissões de dívida pública de 2017, um total de 34 mil milhões de kwanzas (193,1 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 300 milhões de kwanzas (1,7 milhões de euros) em Obrigações do Tesouro (OT).

As taxas de juro médias pela emissão de BT pelo BNA, em representação do Estado angolano, oscilaram entre os 16,12% (16,13% na semana anterior) na maturidade a 91 dias e os 23,94% no prazo de 364 dias (inalterada).

Já as taxas de juro das OT, com maturidade de três anos, ficaram nos 7% ao ano.

No segmento de venda direta de Títulos do Tesouro ao público em geral foram ainda colocados, na última semana, 1,6 mil milhões de kwanzas (nove milhões de euros) em dívida pública, no caso Obrigações do Tesouro em Moeda Nacional e Bilhetes do Tesouro.

Desde o início da emissão de dívida em 2017, que só arrancou na segunda quinzena de fevereiro, Angola já colocou 193,6 mil milhões de kwanzas (1.100 milhões de euros) em bilhetes e obrigações do Tesouro.

Angola vive desde finais de 2014 uma crise financeira e económica e no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2017 as receitas fiscais só deverão cobrir 49,6% das necessidades totais, acrescido das receitas patrimoniais, com 6,7%, de acordo com o mesmo documento.

As receitas provenientes do endividamento público deverão atingir um peso de 43,6% do valor global inscrito no Orçamento, chegando a 3,224 biliões de kwanzas (18,2 mil milhões de euros).

Além de contrair nova despesa pública, no mercado interno e externo, o OGE de 2017 prevê 2,338 biliões de kwanzas (12,8 mil milhões de euros) para o serviço da dívida este ano.

Nas contas do Governo está inscrito um défice orçamental de 5,8% do PIB em 2017, no valor de 1,139 biliões de kwanzas (6,4 mil milhões de euros).

PVJ // VM
Lusa/Fim

LÍDER DO PAIGC REGRESSA AO PAÍS E AFIRMA QUE A CEDEAO SABE QUEM É “RAZÃO DOS PROBLEMAS”

O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, afirmou ontem, 05 de março 2017, que os Chefes de Estados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) informaram-lhe que não têm dúvida sobre o que está acontecer no país e sabem “quem é razão dos problemas na Guiné-Bissau”.

Simões Pereira regressou ao país, depois de um mês no exterior a encetar contactos com organizações internacionais sobre a crise política vigente na Guiné-Bissau. O líder do partido libertador foi recebido no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira por centenas de militantes, dirigentes e simpatizantes do partido.


Um forte dispositivo de segurança impediu os órgãos de comunicação social presentes de aceder ao interior do aeroporto e os dirigentes do PAIGC não escaparam à regra.

A receção de Simões Pereira transformou-se numa festa por parte dos dirigentes, militantes e simpatizantes do PAIGC que inundaram uma faixa da estrada principal (Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria), acompanhando seu presidente direto para a sede partidária.

Na sua comunicação aos dirigentes e militantes do partido, Domingos Simões Pereira,  explicou que a missão efetuada no exterior foi positiva, assegurando ter conseguido manter contactos com os parceiros do seu partido e algumas organizações internacionais para lhes informar sobre a situação política do país.

“Não vou entrar em detalhes sobre as cidades ou capitais que visitamos, porque em alguns casos, os Chefes de Estados que nos receberam preferem que não sejam mencionados neste processo, porque conhecem a posição dos nossos vizinhos ou de outros em relação a determinados problemas.”

Simões Pereira assegurou neste particular que o partido que dirige continuará vigilante e acompanhara cada passo de cada dirigente da CEDEAO.

“É um organismo multifloral, é obvio que nem toda gente pensa da mesma forma, mas grosso daqueles que encontramos mostraram-nos claramente que compreenderam que estamos a passar por momentos difíceis, porque infelizmente nem todas as pessoas nomeadas compreendem a importância da missão que foram confiadas”, assegurou.

Explicou ainda que pediu as Nações Unidas para acompanhar com muita atenção a situação que está acontecer no país, porque conforme disse “PAIGC enquanto maior partido político na Guiné-Bissau, assumiu compromisso do que nada mais da disputa política será resolvida pela via da força. Acabou a guerra, não pode haver mais a guerra!”.

“Queremos pedir as nossas forças armadas para continuarem a comportar de forma cívica, porque este é um problema político e deve ser resolvido pelos políticos, utilizando estruturas democráticas. Dissemos ainda as Nações Unidas que se os militares guineenses continuarem a trabalhar para se transformar numas forças armadas  republicanas, então as sansões impostas contra alguns militares devem ser retiradas e aplicadas aos políticos que estão a complicar o país”, referiu. 

Por: Aguinaldo Ampa
OdemocrataGB     

Se o seu sangue é tipo “O” ou conhece alguém que seja, saiba esta 4 coisas importantes!


Você certamente sabe que testes de tipagem sanguínea são feitos por profissionais da Biomedicina que irão identificar qual o tipo sanguíneo da pessoa e o seu fator RH para poderem realizar as transfusões de sangue.

Sobre a questão da tipagem, há alguns dados curiosos. Provavelmente, você conhece os principais grupos sanguíneos, mas você sabia que a combinação  dos tipos produzem resultados muito específicos, aos quais não se pode fugir.

Hoje, vamos falar um pouco sobre as pessoas do grupo sanguíneo “O”.

Uma saúde quase perfeita.

O organismo de pessoas que têm sangue tipo O é mais capaz de detectar e destruir as células cancerosas do que outros grupos, por isso os portadores escapam mais facilmente ao câncer doenças cardiovasculares e distúrbios de memória. Por outro lado, essas pessoas são mais propensas a contrair doenças como úlceras gástricas e distúrbios da glândula tiroide.

Uma personalidade guerreira

As pessoas que fazem parte do grupo sanguíneo O nasceram para liderar. Quando elas têm um objetivo na vida, elas batalham até atingi-lo. Além de serem resistentes, essas pessoas também são responsáveis e organizadas. Por isso, se se você quiser começar um projeto sério, é bom associar-se a uma pessoa do grupo sanguíneo O.

São pessoas ativas e impulsivas

Essas pessoas podem facilmente perder o bom senso quando estão sob pressão. Por isso, é bom pensar duas vezes antes de exercer pressão sobre pesooas do grupo sanguíneo O.

Sem cafeína ou álcool 

As pessoas do grupo sanguíneo O precisam se afastar do álcool e da cafeína. Como a vida é cheia de estresses no dia-à-dia, é melhor evitar aumentar a tensão, evitando alimentos que sejam de difícil digestão, como produtos lácteos e sementes.

Por outro lado, um estudo publicado pela revista cientifica Plos One, revela que pessoas do tipo sanguíneo “O”, têm menos chances de contrair problemas cardiovasculares, como AVC, arritmia ou enfartes. Essas pessoas estão menos  propensas a morrer pela malária. Elas também não desenvolvem determinados tipos de câncer, como pâncreas ou câncer gástrico.


Um outro da Universidade de Sheffield dá a indicação que pessoas tipo “O” possuem mais massa cinzenta na divisão posterior do cerebelo. Se formos comparar com outros grupos, indivíduos do grupo “O” têm mais massa nas  regiões do cérebro que se degeneram com o Alzheimer.


Para quem gosta das coisas místicas que surgiram nos anos 70, lembramos do livro do jornalista japonês que, sem qualquer método científico, já afirmava naquela época que as pessoas dos diferentes grupos sanguíneos tem características em comum,algo assim parecido com os signos do zodíaco. 
  
O livro afirmava que pessoas do tipo “A” são pontuais e organizadas; que as do “B” são caprichosas e cautelosas; e que as “AB” são diplomáticas, geniais e um pouco volúveis.

Voltando aos indivíduos do grupo “O”,  o livro “Ketsueki Gata”, que enxerga características de um horóscopo de tipo de sangue,  essas pessoas seriam mais descontraídas, geralmente são líderes natos, porém teimosos, populares e obstinados. Eles gostam de chamar à atenção  e costumam ser criativos, determinados e ousados. São pessoas que sonham alto e perseguem seus objetivos com muita determinação.

E você?

Qual é seu tipo sanguíneo?

pbeleza

China e Guiné-Bissau analisam reforço das relações de cooperação


Uma delegação governamental da República Popular da China iniciou este fim-de-semana uma visita de trabalho à Guiné-Bissau, durante a qual os dois países irão passar em revista as relações de amizade e de cooperação e perspectivar o seu reforço.

A delegação chinesa, dirigida pelo director-geral do Departamento para as relações africanas do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Ling Song Tiang, foi já recebida em audiência pelo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

Na ocasião, Ling Song Tiang realçou o facto das relações entre Pequim e Bissau terem “resistido às vicissitudes da conjuntura internacional e tornar-se, com o passar do tempo, mais consolidadas.”

Ling adiantou que os dois países irão discutir e escolher a forma mais eficaz para elevar o relacionamento mútuo e acrescentou que a China esta a estará ao lado da Guiné-Bissau no combate à pobreza e na promoção de um desenvolvimento sustentável.

Em relação aos vários projectos que a China projecta executar na Guiné-Bissau, nomeadamente na área da agricultura e infra-estruturas, Ling Song Tiang prometeu que a aceleração desses processos “a fim de que os frutos da cooperação bilateral sejam visíveis.”

A delegação que termina a visita esta semana, será recebida também pelos presidentes da República, José Mário Vaz e do parlamento, Cipriano Cassamá. 

(Macauhub)

AS BASES DO PAIGC TIRAM TAPETES AO SEU LIDER, DE HÁ MUITO CONTESTADO PELOS DIRIGENTES E MILITANTES A PEDIREM SEU AFASTAMENTO E RENÚNCIA.


ENCURRALADO EM TODAS AS FRENTES, POR ISSO NÃO QUER A REUNIÃO DA PLENÁRIA, QUE É O FIM.

NA HORA DA VERDADE AS BASES , OS MILITANTES INCONFORMADOS AJUSTAM CONTAS COM DSP, EVIDENCIANDO SUA LIDERANÇA FALHADA, COM TOMADAS DE ASSALTO OU FECHOS DAS SEDES, OU SEJA: DESTRUIÇÃO DAS BASES DE LIDERANÇA DO DSP, RESTANDO-LHE APENAS A SERVENTIA DA CASA E TIRAR CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS:


De facto, já lá vão alguns meses que as bases, os militantes e dirigentes vêm se manifestando e pedindo o afastamento de Domingos Simões Pereira, a quem acusam de se escudar no PAIGC, para desenvolver a política de terra queimada e de intolerância para com opositores interno – ALÍ NO PAIGC NÃO HÁ DEMOCRACIA INTERNA .

Os inconformados do PAIGC acusaram ainda seu líder (DSP) de ter implantado o sectarismo e divisionismo no seio do PAIGC, onde nem mais tem o direito de se opor ao pequeno líder; sustentam que o clima interno vivido é de se cortar a faca, pois que DSP tem sido intolerante  para com as outras sensibilidades e que, logo todos são perseguidos e expulsos por não se concordar com o Presidente do Partido.

De facto, assim foi com o Abel Silva Gomes, Secretário Nacional do partido, que era umas das vozes críticas ao DSP, chamando atenção para muitos males que agora vem se evidenciando a vista de todo mundo, TAIS COMO A PERSEGUIÇÃO E EXPULSÃO DOS 15 DEPUTADOS DO PAIGC, O QUE DITOU A PERDA DE MAIORIA PARLAMENTAR NA ANP.

Como consequência desta política desastrosa e segregacionista no seio do PAIGC as bases desafiaram a liderança frouxo e sem expressão do DSP, tomando de assalto ou e fechando Sedes do Partido nas diferentes Regiões e localidades.

Neste particular, hoje a onda de protestos e de contestação a liderança falhada do DSP chegou a Zona Norte, mais concretamente Região de Cacheu:
Iniciou o processo de fechos das sedes do PAIGC, na regiao de Cacheu.
Ussumane Jandi, coordenador do projecto dos 15 na regiao do Cacheu

Portas da Sede do INGORÉ, fechdo esta manhã pelos militantes locais do PAIGC, apoiantes dos 15 Deputados perseguidos e expulsos.

MAMDÚ EMBALÓ, REPRESENTANTE DO PAIGC DO SECTOR DE BULA

FIDALGO SEIDI, REPRESENTANTE DO SECTOR DE CANCHUNGO, QUE NA REUNIÃO CRITICOU FORTEMENTE O DSP, PELA FORMA DITATORIAL COM QUE VEM DIRIGINDO O PAIGC

ORLANDO LUIS PEREIRA, REPRESENTANTE DO SECTOR DE CACHEU

MARCELO MANÉ, REPRESENTANTE DO SECTOR DE BIGENE DIZ QUE DSP PERDEU CONTROLO DO PARTIDO, PORQUE INTRODUZIU INTRIGAS, REGIONALISMO E TRIBALISMO; APELA AOS MILITANTES DO PAIGC, PARA FECHO DE  TODAS AS SEDES DO PAIGC NO PAÍS

ABDO DJEDJU, REPRESENTANTE DO SECTOR DE SÃO DOMINGOS, 
DUVIDA SE O DSP É UM CIDADÃO NACIONAL OU UM VERDADEIRO MILITANTE DO PAIGC; QUE O DSP NÃO ESTÁ PREPARADO PARA DIRIGIR O PAIGC; QUE O DSP NÃO TEM RAZÕES PARA CALUNIAR E NEM DE INSULTAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA; QUE A ANP NÃO É CASA DE DSP E NEM DE CASSAMÁ; EXIGIU A ABERTURA INCONDICIONAL E IMEDIATA DA ANP PARA PODER FUNCIONAR A PLENÁRIA.

TUMANE AFONSO BIGALÉ, REPRESENTANTE DO sECTOR DE INGORÉ BIGENE
ESTE RESPONSÁVEL PEDIU AO DSP PARA SE DEMITIR DO CARGO DE PRESIDENTE DO PARTIDO; ALERTOU AOS MILITANTES DO PAIGC PARA RISCOS E PERIGOS QUE A LIDERANÇA DO DSP PODE CAUSAR AO PARTIDO; QUE O PAIGC FOI ASSALTADO PELO PCD.

CADI DEMBO FALOU EM NOME DAS MULHERES DE CANCHUNGO, 
DISSE QUE PARA SER MILITANTE DO PAIGC NÃO É PRECISO SER APOIANTE DO DSP;QUE ESTE INTRODUZIU O CLIENTELISMO NO SEIO DO PARTIDO; QUE O DSP REPRESNTA UM PERIGO PARA O PAIGC NOS FUTUROS EMBATES ELEITORAIS 

ANTÓNIO DJIN-N!GHALÉ, MEMBRO DO BUREAU POLITICO DO PAIGC
ESTE DIRIGENTE APELOU AO FECHO DE TODAS AS SEDES DO PAIGC NAS REGIÕES DO PAÍS; QUE DSP NÃO É UMA PESSOA CAPAZ  DE UNIR A FAMÍLIA DO PAIGC E QUE NEM É CAPAZ DE CONDUZIR O PARTIDO PARA A S PRÓXIMAS VITORIAS ELEITORAIS; PEDIU AOS MILITANTES A PARTICIPAREM DE UMA VIGILIA NA SEDE DA ANP

MUTARO CANDÊ, EX-SECRETARIO REGIONAL DO PAIGC E APOIANTE DOS 15, RECENTEMENTE AFASTADO POR DSP,
DIZ QUE RECEIA PELO FUTURO DO PARTIDO NAS MÃOS DO DSP, POIS QUE VEM DIRIGINDO PAIGC COMO SE DE PROPRIEDADE PRIVADA SE TRATASSE; QUE DSP ASSALTOU A CÚPULA DO PARTIDO PARA FAZER POLITICA DIVISIONISTA E ANTI-DEMOCRÁTICA.

Publicada por Ditadura do Progresso

RECEITAS AUMENTAM MAIS DE DUZENTOS E OITENTA MILHÕES DE FRANCOS CFA NO MÊS DE JANEIRO NA GUINÉ-BISSAU

O ministro do Estado e do Interior anunciou neste fim-de-semana em Bissau, que as receitas do tesouro público da Guiné-Bissau aumentaram mais de duzentos e oitenta milhões de francos CFA, devido ao rigor e transparência implementado pelas autoridades nacionais, nos postos fronteiriços terrestres e no porto de Bissau. 

Botche Candé falava durante um encontro mantido com o comando fiscal da Guarda Nacional, revelou que o ministério da Economia e das Finanças conseguiu recadar um montante de dois bilhões e seiscentos e oitenta milões de francos cfa, no mês de janeiro deste ano.
“Se pagamento dos salários depende de nós, haa!... Temos que trabalhar para isto e pagar salários e desenvolver o país”, assegurou Botche Candé.

Ainda, o governante teceu duras críticas aos sucessivos Governos que segundo disse trabalharam pouco para minimizar a pobreza na Guiné-Bissau. E questionou como alguém pode-lhes insultar quando aumentam a produtividade para o bem-estar de todos.

“Como alguém pode nos insultar com este brilhante trabalho que estamos a fazer. Se dantes esperávamos para que alguém nos ajude para reconstruir estradas, ter luz e água, e até pagar salários, então temos que arregaçar braços para acabar com isso. É esta orientação que fomos incumbidos, servir a pátria de forma positiva”, sublinhou.

De referir que, Botche Candé foi portador de uma mensagem do Presidente Mário Vaz, ao seu homologo do Senegal.

Candé aproveitou oportunidade para falar com o seu homólogo do Senegal, Dauda Djaló, que promete visitar Bissau nesta semana e apoiar aos agentes do ministério do Interior, na alimentação e fardamento.

O governante guineense disse ter abordado com Presidente Maky Sall sobre apoios ao TGB, que podem chegar ao país o mais tardar até próxima quinta-feira, para permitir uma boa cobertura jornalística da Presidência aberta de José Mário Vaz, que terá início no dia 10 de março, no Leste do país.

Notabanca

PRESIDENTE DO PAIGC REGRESSA AO PAÍS DETERMINADO A CONTINUAR A LUTA DEMOCRÁTICA


Após um mês no estrangeiro, o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira (DSP) regressou este domingo ao país e foi recebido no Aeroporto “Internacional Osvaldo Vieira” de Bissau, por uma multidão de pessoas em delírio.

No percurso à sede nacional do PAIGC, DSP foi cortejado por dezenas de pessoas na beira da estrada que obrigaram uma pequena paragem da caravana dos libertadores para o saudar: “Matcho! Matcho! Matcho! Povo ista cubo.”

Já na sede do partido o salão “Titina Silá” estava repleta dos dirigentes e militantes do PAIGC, para a reafirmação dos valos democráticos na Guiné-Bissau.
No encontro, o presidente do PAIGC voltou a exigir o respeito da legalidade constitucional, como forma de afirmação da democracia na Guiné-Bissau.

Domingos Simões Pereira exorta alguns militantes e dirigentes do partido para se abdicarem de promover tribalismo e outras práticas maléficas que possam por em causa a democracia e o bem-estar dos guineenses.

Augusto Olivais "figura indicada em Conacri para liderar o Governo esteve na sede do PAIGC, aplaudiu ao DSP.


A zona circundante entre a sede do PAIGC eo Palácio da República foi colocado um cordão sob comando da Policia da Intervenção Rapida (PIR), como se ve na imagem.

Fonte: Notabanca