12 de novembro de 2022

Acabou o casamento entre o PRS, o Madem-G15 e Apu-Pgb, anunciou o Presidente em Exercício do PRS.

Fernando Dias acusou o Madem-G15 de violação grave dos princípios que nortearam o então Acordo de Incidência Parlamentar que também caiu com a queda do Parlamento. Dias insinuou que o Presidente da República tem observado a situação sem dizer nada. As declarações completas do presidente em exercício PRS, destacam ainda a questão da droga e o caso 1 de fevereiro.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo


CHARLES MICHEL: UE pede à China que convença a Rússia a respeitar o direito internacional

© Lusa

Por LUSA  12/11/22 

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, encorajou hoje a China a "usar todos os meios" para convencer a Rússia a respeitar o direito internacional, poucos dias antes da cimeira do G20 dominada pelas consequências do conflito na Ucrânia.

"Encorajamos as autoridades chinesas a usar todos os meios à sua disposição para convencer a Rússia a respeitar as fronteiras internacionalmente reconhecidas, a respeitar a soberania da Ucrânia", disse Charles Michel à Agência France-Presse (AFP).

O responsável falava em Phnom Penh, no Camboja, onde se encontra este fim de semana com líderes da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), reunidos na cúpula.

O presidente do Conselho Europeu seguirá depois para a ilha indonésia de Bali para participar do G20, ao lado do presidente chinês Xi Jinping em particular.

"É importante neste momento brutal da história da humanidade que haja cooperação internacional e o G20 será mais uma oportunidade de nos olharmos nos olhos", afirmou.

"Estamos com países que não têm exatamente os mesmos regimes políticos mas que, no mínimo, acreditamos que o direito internacional deve ser protegido", acrescentou Michel.

As relações entre a China e a União Europeia (UE) deterioraram-se desde a imposição de sanções, a ambos os lados, por alegados abusos de direitos humanos na região chinesa de Xinjiang.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro, os líderes da UE pediram repetidamente a Pequim que condenasse publicamente as ações da Rússia, até agora sem sucesso.

A UE considera a China um "parceiro, concorrente económico e rival sistémico", segundo a formulação adotada em 2019.

Os laços comerciais continuam fortes entre os dois, à semelhança do que acontece com a Alemanha, cujo chanceler foi o primeiro líder do G7 a visitar a China desde o início da pandemia de covid-19.


Leia Também: Joe Biden vai pressionar Xi Jinping sobre a Coreia do Norte

PAIGC marca nova data para o X congresso.

Por: Mamasamba Balde Radio TV Bantaba Novembro 12, 2022

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) aprovou no Comité Central, a realização do seu congresso para os próximos dias 18,19 e 20 de ano em curso, revelou este sábado Gabinete de comunicação dos libertadores na nota de imprensa.

O X Congresso do Partido Africana para a Independência da Guiné e Cabo Verde foi adiado várias vezes, devido a devido a decisão judicial e os dirigentes a criticar o chefe de estado Umaro sissoco Embalo, que acusam de “interferências”.

A data para eleições legislativas [18 de Dezembro] “é impraticável “e o governo propôs uma nova data para o pleito. Para Domingos Simões Pereira, líder dos libertadores continua a “subsistir dificuldades nas interpretações das leis”.

“Nós temos de perceber que um Estado para funcionar tem de respeitar as leis e as leis são muito claras. Quando não se conseguiu fixar eleições nos 90 dias depois da dissolução do Parlamento estávamos a violar uma lei”, explicou.

Domingos Simões Pereira disse que o artigo 3.º Da Lei Eleitoral determina que “compete ao Presidente da República, ouvido o Governo, os partidos políticos e a Comissão Nacional de Eleições, marcar as datas de eleições presidenciais e legislativas, por decreto presidencial, com antecedência de 90 dias”. Para Domingos Simões Pereira “Foram fixadas eleições para 18 de dezembro, estamos em novembro e o recenseamento ainda não começou, estamos a violar a lei”.

Simões Pereira chamou o governo guineense de “ilegal e incompetente”.

“É preciso reconhecer que este Governo não só é ilegal, como incompetente e incapaz. Nós ao nível do PAIGC) vamos fazer o nosso trabalho, vamos contribuir com aquilo que é possível para o país voltar à normalidade constitucional”, admitiu.

O Ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes, informou na sexta-feira sobre o “consenso alcançado com os partidos políticos em torno da nova data de eleições legislativas antecipadas que, havendo concordância, poderá ser marcada, por decreto presidencial, para uma data posterior a 13 de maio de 2023”.


Hábitos (muitos simples) que deve adotar para prevenir a diabetes

© João Vilela Gonçalves/CUF

Notícias ao Minuto  12/11/22 

É possível prevenir ou retardar a diabetes. A ajuda de um nutricionista, especializado na doença, ensina a que cada um escolha e prepare a qualidade e as quantidades dos alimentos preferidos que irá comer ao longo do dia. Ora leia.

Em Portugal, de acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, em cada 100 pessoas, 13 têm diabetes e 26 têm pré-diabetes. De forma sumária, a diabetes classifica-se de tipo 1 quando o organismo é incapaz de produzir a insulina necessária, sendo a de tipo 2 a mais frequente, caracterizada pela  dificuldade de o organismo aproveitar a insulina que o próprio produz em resposta ao que comemos.

A insulina tem por função “alimentar” as células com a glicose, sendo proveniente da alimentação, enquanto a glicose é a forma mais simples de energia utilizada pelo corpo para o seu funcionamento. Quando se tem diabetes, as células não se alimentam devidamente devido à resistência à ação da insulina ou à falta dela em quantidade aceitável. O alimento das células é desperdiçado, acumulando-se no sangue, sobrecarregando e destruindo os vasos.

Enquanto na diabetes tipo 1, as queixas aparecem de forma brusca, nas outras formas surgem de forma progressiva. Os sintomas habituais, de alerta, são a boca seca, a sede intensa - por exemplo, a necessidade de beber quatro/cinco litros de água por dia - a necessidade extrema de urinar mais vezes do que é habitual, o emagrecimento, a comichão nos genitais e as infecções urinárias frequentes.

Caso estes sintomas surjam, deve-se fazer uma análise à glicose que, em jejum, terá um valor normal até 110 mg/dl e, se feita de forma ocasional e cerca de duas horas após a última refeição, não deve ser superior a 140 mg/dl. No caso de existirem sintomas e um valor anormal, deve-se recorrer a um médico para que se façam outros exames que permitam excluir ou não o diagnóstico. Note-se que um valor elevado não faz o diagnóstico, sendo necessário confirmá-lo.

Embora exista um componente genético para a diabetes, os hábitos alimentares de consumo excessivo de açúcares - em doces, massas, arroz, batata ou pão - e o sedentarismo são frequentemente as grandes causas para o desenvolvimento desta doença.

Importa referir que existem grupos de pessoas com maior probabilidade de desenvolverem diabetes, tais como os que têm hipertensão arterial, colesterol e/ou triglicéridos aumentados, excesso de peso ou obesidade, os que tiveram um enfarte cardíaco ou um acidente vascular cerebral, os familiares diretos, em primeiro e segundo grau, de diabéticos, as grávidas que tiveram diabetes gestacional e os filhos que nasceram com peso maior ou igual a quatro quilos.

Para todos eles, é imperativo fazer o rastreio anual, através da análise sanguínea da glicose,  preferencialmente em jejum. Como podemos prevenir o aparecimento da diabetes? A prática regular de uma atividade física, por exemplo, caminhar cinco quilómetros em 30 minutos, associada a uma alimentação em que se evitem os açúcares livres (bolos, bolachas, 'doces') e as gorduras, assim como uma maior distribuição das refeições ao longo do dia, em vez das três refeições principais, são um importante contributo para uma vida saudável. Alimentos que não necessitam obrigatoriamente de talheres (a fruta, os iogurtes, pequenos pedaços de pão ou bolachas de água e sal, uma pequena porção de queijo magro), podem ser guardados para os pequenos lanches a meio da manhã e da tarde. Beber diariamente 1,5 litro de água é um complemento obrigatório para uma boa hidratação; note que 90% do nosso corpo é constituído por água. 

A vida é feita de escolhas e saber escolher o que comemos parece tão simples, mas diariamente temos dificuldade em fazê-lo bem. Porquê? A ajuda de um nutricionista, especializado em doentes diabéticos, ensina a que cada um escolha e prepare a qualidade e as quantidades dos alimentos preferidos que irá comer ao longo do dia.

Retardar a diabetes é possível, mesmo para os que estão nos grupos com maior risco de a ter.  Pequenas atitudes podem trazer grandes proveitos. Descubra a determinação que há em si, porque a sua saúde importa. 

*Artigo assinado por João Vilela Gonçalves, especialista em medicina interna na unidade de Diabetes do Hospital CUF Descobertas e Hospital CUF Tejo

CC PAIGC - MOÇÕES

 PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE

Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC

(11 e 12 de Novembro de 2022)

Moção de Louvor e Felicitação    

O PAIGC exalta no Artigo 5° dos seus Estatutos o Reconhecimento de Mérito como um dos princípios do Partido.

Nesta conformidade, o Partido tem destacado os militantes pelos méritos alcançados nos seus respectivos sectores de actividade.

Recentemente, a nossa Camarada Mussubá Cante, quadro sénior do Ministério das Finanças, recebeu o Prémio Liderança de Género, instituído pelas estruturas competentes da nossa sub-região africana, para distinguir mulheres mais destacadas e cujo desempenho constitui incentivo para uma maior autonomização e empoderamento da camada feminina no Continente Africano.

Pelo exposto, os Membros do Comité Central, reunidos nesta VI Sessão Extraordinária, aprovam, por unanimidade, esta Moção de Louvor e Felicitações para a Camarada Mussubá Cante  

Feito em Bissau, aos 11 e 12 dias do mês de Novembro do Ano de dois mil e vinte dois.

O Comité Central          

________


PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO-VERDE

Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC

(11 e 12 de Novembro de 2022)

Moção Solidariedade   

A República de Cuba foi fustigada nos meses de Agosto e Setembro por fortes tempestades, que os meteorologistas da América Central classificaram de "Furacão Yan".

A passagem do furacão por Cuba e parte considerável das províncias impactou negativamente na vida da população, provocando roturas no fornecimento de alguns serviços essenciais. O sector energético, foi um dos mais atingidos, como o apagão a afectar numerosas famílias cubanas.  

Perante este infortúnio que, ainda hoje, está a afectar o País amigo, que foi dos que mais apoiou o PAIGC durante a Luta e no pós-Independência, os Membros do CC, reunidos nesta VI Sessão Extraordinária, aprovaram, por unanimidade, esta moção de solidariedade para com o Partido Comunista de Cuba e o Povo cubano, fazendo votos que o País retome, a mais rapidamente, o seu quotidiano rotineiro. 

Feito em Bissau, aos 11 e 12 dias do mês de Novembro do Ano de dois mil e vinte dois.

O Comité Central

  __________                    


 Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC

(11 e 12 de Novembro de 2022)

Moção de Felicitação

O Partido Comunista de China realizou de 16 a 22 de Outubro de 2022 o seu XX Congresso, com os delegados a renovarem a sua confiança na actual direcção, liderada pelo Camarada Xi Jinping.

Tratando-se da Reunião Magna de um dos partidos que mais apoiou o PAIGC nos primórdios da Luta pela Independência e que mantem, nos dias que correm, este vínculo histórico de mais de meio-século, os Membros do CC, reunidos nesta VI Sessão aprovaram esta Moção de Felicitações ao PCC.

Outrossim, o CC felicita o Camarada Xi Zinping, pela sua liderança sábia, que hoje tornou a República Popular da China, uma das maiores potências económicas e científicas mundiais; 

Feito em Bissau, aos 11 e 12 dias do mês de Novembro do Ano de dois mil e vinte dois.

O Comité Central

 _______                     


Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC

(11 e 12 de Novembro de 2022)

Moção de Felicitação 

A República de Angola celebrou no dia 11 de Novembro de 2022 o Quadragésimo Sétimo Aniversario da sua Independência.

Tratando-se de um Pais irmão, com laços históricos de irmandade e fraternidades desde os primórdios da criação dos dois partidos, os Membros do CC, reunidos nesta VI Sessão Extraordinária, aprovaram, por unanimidade, esta Moção de Felicitações para o MPLA e o Povo Angolano.

Feito em Bissau, aos 11 e 12 dias do mês de Novembro do Ano de dois mil e vinte dois.

O Comité Central

_________                  


Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC

(11 e 12 de Novembro de 2022)    

Moção de Felicitação 

A República Federativa do Brasil realizou no dia 30 de Outubro de 2022 a Segunda Volta das Eleições Presidências, tendo o escrutínio sido marcado pela vitória de Luís Inácio Lula Da Silva, candidato do Partido dos Trabalhadores.

A vitória deste líder trabalhista no escrutínio mais disputado de sempre na história da Democracia Brasileira veio confirmar a gratidão, o apreço e reconhecimento pelo desempenho de Lula nos seus anteriores mandatos, sempre em prol dos trabalhadores, das outras classes menos favorecidas e do povo brasileiro em geral.

O CC do PAIGC, reunido nesta VI sessão Extraordinária, testemunha este reconhecimento e aproveita o ensejo para realçar esta vitória de um candidato com a mesma tendência ideológica do nosso Partido, aprovando, por unanimidade, esta Moção de Felicitações ao PT e Povo brasileiro.  

Feito em Bissau, aos 11 e 12 dias do mês de Novembro do Ano de dois mil e vinte dois.

O Comité Central  

Ditaduraeconsenso.blogspot.com       

Leia Também:


  PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE

Secretariado Nacional

VI- Reunião Extraordinária do Comité Central do PAIGC

RESOLUÇOES FINAIS

Bissau, 11 e 12 de Novembro de 2022


O Comité Central do PAIGC, reuniu-se nos dias 11 e 12 de Novembro de 2022, no Salão Nobre Amílcar Cabral, na sua VI Sessão Extraordinária, à luz do nº1, do art.º 34º dos Estatutos do Partido.

Dos 351 membros do Comité Central convocados para esta reunião, participaram 199 Membros, que aprovaram com maioria de votos a Ordem do Dia, tendo sido registado 4 votos contra. Ao mesmo tempo, os presentes votaram, pela maioria, a constituição da Equipa da Redacção, votada com 3 votos contra.

 Ordem do Dia 

1.    Preparativos do X Congresso

a) Ponto da situação dos Preparativos;

b) Situação dos Processos Judiciais;

c) Marcação da data do X Congresso.        

Antes de iniciar a sua intervenção o Presidente do PAIGC pediu que seja observado um minuto de silêncio em memória dos Camaradas falecidos depois do último Comité Central. Acto contínuo, o Camarada Eng. Domingos Simões Pereira, endereçou os cumprimentos de praxe aos Membros do Comité Central presentes, tendo ao mesmo tempo apelado à compreensão, união, tolerância, contenção e paciência como forma de assegurar o bom desenrolar dos trabalhos.

Tendo apontado o facto de alguns intervenientes terem interpretado mal a Ordem do Dia da VI Sessão Extraordinária do CC, O Presidente do PAIGC explicou que quer de forma tácita, quer de forma explícita, todas as preocupações levantadas se encontram reflectidas na Agenda. Sublinhou, a propósito, que a restituição dos trabalhos da Comissão do Dialogo e Reconciliação Interna estaria alinhada na intervenção do Presidente da CNP.

O Camarada Eng. Domingos Simões Pereira chamou a atenção para o que ele considera de divergências que possam minar os esforços de unidade e coesão no seio do Partido. Neste particular, chamou a atenção sobre eventuais riscos do Partido reeditar clivagens, em que a falta de compreensão e a incapacidade de produzir consensos, arrastou o PAIGC para longas e inconclusivas reuniões dos órgãos estatutários.

Na sua intervenção, na qual acentuou em diversas passagens o diálogo, a unidade, a tolerância e a compreensão, o Presidente do PAIGC, convidou a todos os membros do CC a colocarem as suas preocupações respeitando o dever de respeito e cordialidade que deve existir entre Camaradas. 

Após a sua intervenção, o Camarada Eng. Domingos Simões Pereira convidou o Presidente da Comissão Nacional Preparatória do X Congresso, o Camarada Comandante Manuel Santos (Manecas), a fazer o ponto da situação dos preparativos desta Reunião Magna.  

Na sua exposição, o Presidente da CNP do X Congresso afirmou ser dispensável ou pouco relevante fazer muitas considerações sobre os preparativos do evento, por se tratar da terceira ou quarta ocasião em que o fizera perante a plenária do CC.

O Camarada Comandante Manuel Santos relembrou que os sucessivos impedimentos do X Congresso foram derivados de problemas judiciais fabricados, situação que estaria ultrapassada, requerendo por isso, na sua opinião, a realização, no mais breve trecho, da Reunião Magna do PAIGC, tendo subsequentemente proposto como datas indicativas para a sua realização os dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2022. 

Antes de terminar, o Presidente da CNP anunciou que condições objectivas estão a ser criadas para os Delegados da Diáspora como os Delegados que se encontram no exterior em tratamento medico, possam votar a distância, através das virtualidades das novas tecnologias, mas clarificou que esta modalidade de votação terá que ser aprovada no X Congresso.

De seguida, o Presidente do PAIGC convidaria o Camarada Dr. Carlos Pinto Pereira, que, na qualidade do Coordenador do Colectivo de Advogados, falou da situação dos processos judiciais movidos contra o Partido, quer através de uma Providencia Cautelar, quer através de uma Acção Principal. Precisou que em ambos os casos, após sucessivas batalhas jurídicas, as últimas decisões foram sentenciados a favor do PAIGC, abrindo o caminho para a realização do X Congresso.    

Finda esta sessão, marcada por acalorados debates, reflexões e sugestões, os Membros do CC deliberaram:   

1. Aprovar a data da realização do X Congresso para os dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2022, no Ilhéu de Gardete, Região de Biombo;

2. Remeter para a apreciação e aprovação dos Delegados ao Congresso a proposta que permite a participação à distância dos Delegados da Diáspora e dos Delegados que se encontram no exterior em tratamento medico;

3. Aprovar uma Moção de Felicitação ao MPLA e ao Povo Angolano, por ocasião do 47º Aniversário da Independência da República de Angola;

4. Aprovar uma Moção de Felicitação ao Líder do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, pela sua eleição à Presidência da República Federativa do Brasil 

5. Aprovar uma Moção de Felicitação ao Partido Comunista da China, por ocasião da realização do seu XX Congresso;

6. Aprovar uma Moção de Solidariedade para com o Partido Comunista Cubano, na sequência das tempestades que fustigaram o País nos meses de Agosto e Setembro;

7. Aprovar uma Moção de Louvor de Felicitação a Camarada Mussubá Canté, distinguida com o Premio Liderança Feminina, instituída para incentivar a autonomização e empoderamento das mulheres na nossa sub-região e no Continente Africano;

Considerações finais    

A reunião do Comité Central decorreu num ambiente de discussões abertas e francas, nos limites da Democracia Interna consagrada pelos Estatutos do Partido.

Feito em Bissau, aos 11 e 12 dias do mês de Novembro de dois mil e vinte e dois.

O Comité Central.

  Sede Nacional do PAIGC Praça dos Heróis Nacionais

Pouco mais de trezentos mil milhões FCFA é o montante previsto no OGE-2023.Os tecnicos de diferentes sectores aprovaram a proposta orçamental preliminar que será apresentada aos parceiros sociais e, depois submetida ao Conselho de Ministros. O Ministro das Finanças Ilídio Vieira Té encerreu esta tarde o retiro após três dias de debates.


 Radio Voz Do Povo