quarta-feira, 22 de abril de 2020

O Chefe dos Serviços de Estudos e Estatísticas do Banco Central dos Estados da África Ocidental_BCEAO anuncia medidas para mitigar o impacto de COVID-19 nas economias dos Estados Membros.

O economista Danso António Yala destaca a intervenção do BCEAO à nivel do bancos comerciais e das empresas para fazer face a crise económica e financeira, provocada pelo vírus-corona.


Aliu Cande

Estado de emergência vs. Deturpação!

Por: yanick aerton

Hoje de manha eu estava a escutar o programa frequência activa de radio capital FM. Opinião dos cidadãos intervenientes. Relativa medida das autoridades nacionais sobre estado de emergência decretado pelo governo sobre circulação das pessoas partir das 12h.

Outros não estão a contribuir de uma boa forma está a deturpar que foram aprendidos em suas casas sob ordem do ministro do interior. E também estão a espancar as pessoas isso não corresponde minimamente a verdade. É urgente tomarem-se as medidas que se impõem, com a máxima urgência, para livrar o nosso povo, porque além de estarmos limitados em termos de equipamentos de combate ao COVID 19, somos muito poucos para as tarefas de construção do nosso país que nos esperam pela frente, para que as expectativas dos eleitores não sejam defraudadas.

Na uma passada o secretário de estado de ordem pública. Capitão MARIO SIANO FAMBE. Vem publicamente de uma forma humilde com sentido patriótico e como homem de estado pedir as desculpas sobre incidente causado por seus agentes que estava a prestar serviço no combate a CORONAVIRUS COVID-19
E também esclareceu a luz do decreto do governo datado dia 15 de Abril de 2020 sobre a restrição imposta no número 1 do presente artigo. Não abrange os funcionários e os agentes (do setor publico ou privado) afetos aos seguintes serviços:
a)Defesa e segurança;
b)Saúde pública;
c)Comunicação social;
d)Serviços das alfândegas, contribuições e impostos tesouros públicos;
e)Serviços marítimos e Aeroportuários;
f)Combustíveis e lubrificantes;
g) Bancos;
h)Tribunais;
I)Agentes diplomáticos;
J) Agentes das Telecomunicações;
K) Agentes humanitários
Fambe ainda disse que estão ser sensibilizado todas estruturas de forças defesa e segurança sobre a forma de abordar as entidades acima mencionado conforme o decreto do governo.

O encerramento das escolas não tem nada a ver com o teatro que estamos a assistir por parte do governo demitido, mas sim pela imperiosa necessidade de salvar as vidas das nossas crianças.
O Governo liderado pelo Primeiro-Ministro NUNO GOMES NABIAN, não deve deixar-se distrair, de forma alguma, pelas frustrações de alguns membros do governo cessante do ex-PM ARISTIDES GOMES, porque este Governo tem responsabilidades acrescidas, e não se deve perder de vista de que o seu período de graça é bastante curto.

Obrigado secretário de estado da ordem pública capitão MARIO SIANO FAMBE como explicou com sua habitual clareza na matéria de defesa e segurança. E bom ter governantes como o senhor que sabe como lidar com o crise que todos nos sabemos que não e tao fácil superar assim de uma forma escura.

Que o Altíssimos proteja os Guineenses contra o mortífero CORONAVIRUS!

SISSOCO EMBALÓ AMEAÇA DISSOLVER O PARLAMENTO


O Presidente da Republica declarado vencedor da segunda volta das presidências pela CNE, Umaro Sissoco Embalo, ameaça dissolver Assembleia Nacional Popular «parlamento» caso haver o bloqueio no funcionamento do parlamento

Ameaça tornada publica, esta quarta-feira (22), em declarações aos jornalistas, depois da sua visita às instalações do Estado-maior das Forças Armadas, em Amura.

Embaló alerta na possível realização das eleições legislativas antecipada, porque, segundo ele, ninguém pode sequestrar o país e sustenta que já instrui o ministro das Finanças do governo de Nuno Nabiam para proceder a corte dos salários dos deputados assim que os representantes do povo bloqueiam o parlamento.

Embalo disse ter forma de tratar o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Na mesma ocasião, Embalo anunciou que amanhã (23), através da videoconferência, vai participar na conferência dos chefes de Estados e de Governo da CEDEAO, onde deverá estar em cima da mesa a análise da situação da pandemia da Covid-19.

Confrontado sobre a ameaça no sucesso da campanha da comercialização da castanha de caju, Sissoco Embalo disse que o facto está na linha da sua preocupação e o seu executivo vai analisar com os parceiros e os bancos comercias para avançar com a sua comercialização.

“O governo vai tratar a forma de comprar e estocar a castanha para que não chega ao mesmo preço do petróleo”

A comercialização da castanha de caju deste ano está a enfrentar series ameaças devido a pandemia da covid-19, até então os produtores estão com a incerteza e em algumas zonas há denúncias de que comerciantes estão a aproveitar da crise sanitária mundial do novo coronavírus. 


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Rádio Sol Mansi

Covid-19: Aulas em Cabo Verde podem ser prolongadas até 31 de julho – Governo


O ano letivo poderá ser prolongado até 31 de julho em Cabo Verde, devido ao encerramento de escolas desde março para conter a covid-19, mantendo-se o ensino à distância enquanto prevalecer a obrigação de distanciamento social, anunciou o Governo.

As decisões constam da resolução 65/2020 do Conselho de Ministros, de 21 de abril e ao qual a Lusa teve hoje acesso, que estabelece as novas regras para o terceiro o ano período do ano escolar 2019/2020, envolvendo 12.000 crianças no ensino pré-escolar e 114.883 do restante ensino público, até ao 12.º ano de escolaridade.

“O ano letivo pode ser alargado, tendo como data letiva final 31 de julho”, prevê a resolução.

Para conter a pandemia de covid-19 no arquipélago, o Governo cabo-verdiano antecipou para 23 de março o início do período de férias escolares da Páscoa, mas desde então, com a declaração de estado de emergência e o surgimento de casos da doença em três ilhas, as escolas não voltaram a abrir portas, estando previsto o início do ensino à distância, através da televisão e da rádio, para 27 de abril.

Além do ensino pré-escolar, as escolas cabo-verdianas tinham matriculados, para este ano letivo, 83.499 alunos no ensino obrigatório (do primeiro ao oitavo ano de escolaridade) e 30.096 no ensino secundário (do nono até ao 12.º ano).

Acrescenta que o funcionamento dos estabelecimentos de educação pré-escolar, de ensino básico e do ensino secundário “com aulas presencias será efetivado nas ilhas com baixos riscos epidemiológicos de propagação” da covid-19, e “em função do parecer da comissão técnica do Ministério da Saúde.

“Enquanto se mantiverem as normas de distanciamento social, que impossibilitam o funcionamento do ensino presencial, será implementada a modalidade de educação à distância, para salvaguardar o contacto dos estudantes com a escola, os docentes e os conteúdos de ensino-aprendizagem”, lê-se ainda na resolução.

Formalmente, o modelo alternativo, de ensino à distância, arrancou na segunda-feira, com a explicação pública do funcionamento, iniciando-se a transmissão de conteúdos em 27 de abril.

A resolução define a operacionalização do programa Educação à Distância tem como base a produção de “conteúdos em tele e rádio aulas, de 20 minutos cada”, abrangendo do primeiro ao 12.º anos, de forma gradual e transmitidos através dos canais de televisão TCV e Green Estúdio, e nas rádios RCV, Rádio Educativa e rádios comunitárias.

Estão previstos conteúdos para emissão diária de cinco horas, que deverão também ficar disponíveis nas plataformas do Ministério da Educação.

Fica ainda previsto para os alunos do 12.º ano de escolaridade uma “atenção especial” para “garantir a lecionação dos conteúdos das disciplinas necessárias ao prosseguimento de estudos universitários”. Podem assim realizar-se provas de avaliação nacionais para os alunos do 12.º ano, em regime presencial, “preservando-se as normas de distanciamento social”, sendo ainda possível aos alunos que o queiram “efetuar melhoria de notas”.

Cabo Verde regista atualmente 68 casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas da Boa Vista (52), Santiago (15) e São Vicente (01). Um dos casos da Praia (Santiago) já foi considerado como recuperado da doença e o primeiro caso do país, confirmado em 19 de março, na ilha da Boa Vista, terminou na morte de um turista inglês, de 62 anos.

Além disso, outros dois turistas estrangeiros que estavam na Boa Vista, com covid-19 diagnosticado, regressam ainda em março aos países de origem (Inglaterra e Países Baixos), pelo que permanecem ativos no país 64 casos, todos em situação considerada estável.

Desde sábado que está em vigor um segundo período de estado de emergência, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento. A declaração do atual estado de emergência prevê para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, que permaneça em vigor até às 24:00 de 02 de maio. Nas restantes seis ilhas habitadas, sem casos diagnosticados de covid-19, a prorrogação do estado de emergência é mais curto, até às 24:00 de 26 de abril.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.191 nas últimas horas, com mais de 24 mil casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

interlusofona.info

Presidente Umaro Sissoco Embalo visita o Estado-maior General das Forças Armadas_Amura.




Fim da reunião entre o Presidente Umaro Sissoco Embalo, Ministro de Defesa Nacional e as Chefias Militares no Estado-maior General das Forças Armadas.


Fonte: Aliu Cande


GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 22 de abril de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA



ELEVA PARA 52 CASOS DE COVID NA GUINÉ-BISSAU

Entre as seis amostras analisadas no Laboratório Nacional da Saúde Pública, nas últimas 24 horas, duas testaram positiva do novo coronavírus, duas inconclusivas e duas testaram negativas.

Com dois casos positivos registados nas últimas 24 horas, o país passam a ter agora 52 casos de infecção do novo coronavírus.

Em conferência de imprensa diária de actualização do boletim epidemiológico do país sobre o coronavírus, o porta-voz do centro de operação de emergência em saúde, médico Tumane Baldé, disse que estão ainda no processo de tratamento 51 casos suspeitos da infecção do coronavírus.

“Na república da Guiné-Bissau temos 52 casos positivos, 3 tratados e 51 casos em processo e tratamento”.

Em relação ao estado epidemiológica dos técnicos da Cooperativa Médica Sanitária clínica Madrugada que se encontravam em confinamento, o porta-voz de COES, Tumane Baldé, disse que os resultados deram negativos e a clinica vai reabrir.

“Estas pessoas foram libertadas e já estão em suas casas”.

A Guiné-Bissau está a concluir os últimos dias da segunda vaga do estado de emergência. No entanto, o médico Tumane Baldé faz um balanço “ligeiramente positivo” em relação à primeira vaga do estado de emergência.

“Nesta segunda fases os número diminuíram e os resultados chegam a conta gotas”.

Entretanto, esta manha na visita à instalação do Estado-maior das Forças Armada em Amura, o presidente declarado vencedor pela CNE, Umaro Sissoco Embalo, não descarta a possibilidade de avançar para a terceira vaga do Estado de emergência dependendo da evolução da situação.

“Enquanto haver risco da situação vamos paulatinamente. Vamos seuir o concerto das Nações”.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de infecções, com 68 casos e uma morte.

A Guiné-Bissau contabiliza 52 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e Moçambique tem 39 casos declarados da doença.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortes registadas subiu de 1.158 para 1.191 enquanto as infecções aumentaram de 23.505 para 24.686.


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Jornal O Democrata /radiosolmansi

EUA - Trump ordena a destruição de navios iranianos que ameacem o Golfo

O Presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou hoje a destruição de qualquer embarcação iraniana que se aproxime perigosamente de navios norte-americanos no Golfo.


Há uma semana, o Pentágono acusou Teerão de estar a realizar "manobras perigosas" na região do Golfo, alegando que 11 lanchas dos Guardas da Revolução iraniana se atravessaram repetidamente em frente a navios dos Estados Unidos que patrulham o mar, a pouca distância e a grande velocidade.

"Ordenei que a Marinha dos EUA abata e destrua qualquer embarcação iraniana que ameace os nossos navios no mar", escreveu Trump na sua conta pessoal da rede social Twitter.

A quinta frota da Marinha dos EUA no Bahrein não respondeu a perguntas enviadas pelos jornalistas sobre a reação desta mensagem do Presidente norte-americano.

A ameaça de Trump surge dias depois de os Guardas da Revolução terem anunciado a colocação em órbita de um satélite militar que os especialistas consideram ter sido produzido no âmbito de um programa espacial secreto desenvolvido pelo Governo de Teerão.

I have instructed the United States Navy to shoot down and destroy any and all Iranian gunboats if they harass our ships at sea.

Os Estados Unidos e o Irão estão numa escalada de tensão, desde que Donald Trump saiu unilateralmente do tratado nuclear internacional, acusando Teerão de não cumprir as regras de contenção do seu programa nuclear, impondo sucessivas vagas de sanções económicas que provocaram retaliações com ataques junto de interesses norte-americanos e dos aliados na região.

O clima de tensão agravou-se no início deste ano quando os Estados Unidos mataram o influente general iraniano Qasem Soleimani, num ataque aéreo em Bagdade, levando Teerão a disparar mísseis contra bases militares iraquianas onde estavam soldados dos EUA.

Por LUSA

África com mais de 24 mil infeções e 1.191 mortes de Covid-19

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.191 nas últimas horas, com mais de 24 mil casos registados da doença em 52 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.



Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortes registadas subiu de 1.158 para 1.191 enquanto as infeções aumentaram de 23.505 para 24.686.

Destes 24.686 doentes infetados, 6.425 foram dados como recuperados.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença com 10.469 casos, 841 mortes e 2.602 doentes recuperados.

A África Austral contabiliza 70 mortes em 3.711 casos de covid-19 e 1.121 doentes recuperados.

Na África Ocidental, há registo de 5.774 infeções, 147 mortes e 1.613 doentes recuperados.

A pandemia afeta 52 dos 55 países e territórios de África, com cinco países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Camarões - a concentrarem quase metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito regista 3.490 infetados e 264 mortos, a África do Sul conta 3.465 doentes infetados e 58 mortes, enquanto Marrocos totaliza 3.209 casos e 145 vítimas mortais e os Camarões contabilizam 43 mortes em 1.163 infetados.

O maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia, que contabiliza 392 mortes em 2.811 doentes infetados.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de infeções, com 68 casos e uma morte.

A Guiné-Bissau contabiliza 50 pessoas infetadas pelo novo coronavírus e Moçambique tem 39 casos declarados da doença.

Angola soma 24 casos confirmados de covid-19 e duas mortes e São Tomé e Príncipe, o último país africano de língua portuguesa a detetar a doença no seu território, regista três casos positivos.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão confirmados 83 casos positivos de infeção, segundo o África CDC.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Por LUSA

Leia Também:

Quase 178 mil mortos e mais de 2,5 milhões de infetados em todo mundo


A pandemia de covid-19 já matou quase 178 mil pessoas e há mais de 2,5 milhões de infetados em todo o mundo, desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP às 11h00.

De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de dados oficiais, foram registadas 177.822 mortos e mais de 2.571.880 infetados em 193 países.

Pelo menos 583.000 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro, lideram em número de mortos e casos, com 45.075 mortos para 825.306 casos.

Pelo menos 75.673 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades de saúde nos Estados Unidos.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Itália, com 24.648 mortes em 183.957 casos, Espanha com 21.717 óbitos (208.389 casos), França com 20.796 (158.050 casos) e Reino Unido com 17.337 mortos (129.044 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, contabilizou 82.788 casos (30 novos entre terça-feira e hoje), incluindo 4.632 mortes e 77.151 curados.

Até às 11:00 de hoje, a Europa totalizou 110.522 mortes para 1.248.469 casos, Estados Unidos e Canadá 46.985 mortes (863.728 casos), Ásia 7.372 mortes (176.914 casos), Médio Oriente 5.886 mortes (134.870 casos), América Latina e Caraíbas 5.767 mortes (115.347 casos), África 1.195 mortes (24.611 casos) e Oceânia 95 mortes (7.942 casos).

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infeções, já que um grande número de países está agora a testar apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.

ECOWAS Leaders hold Extraordinary Summit Virtually to Combat COVID-19 in the Region






Fonte: Amamata SULAIMAN