quinta-feira, 9 de setembro de 2021

NO COMMENT - 9 de setembro de 2021

Enen Dalaba

Ne riz pas beaucoup👇

NO COMMENTVisita a Bruxelas: SISSOCO DEFENDE QUE A PARCERIA ENTRE OEACP E UNIÃO EUROPEIA DEVE SER REPENSADA E DIVERSIFICADA

Fonte: odemocratagb.com

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, defendeu que as relações entre a Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) e a União Europeia devem ser repensadas, melhoradas e diversificadas.

Embaló fez esta chamada de atenção hoje, 9 de setembro de 2021, durante a sua intervenção na reunião extraordinária do Comité dos Embaixadores da OEACP, em Bruxelas, capital da Bélgica, onde se encontra de visita oficial desde segunda-feira, 6.

O chefe de Estado defendeu, na sua comunicação, o envolvimento de novos instrumentos para o aprofundamento das relações entre OEACP e UE, sobretudo levar em conta os interesses comuns das partes e o surgimento de novos desafios, designadamente, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) e as mudanças climáticas.

Embaló recordou que a Guiné-Bissau aderiu àquela organização a 16 de julho de 1975, tendo comprometido que o país vai cumprir com os princípios e os objetivos da organização. Garantiu, neste particular, o seu apoio pessoal no reforço de laços de cooperação entre a organização e os países membros.

“É agradável encontrar os representantes dos Estados membros da organização, no quadro da minha estadia em Bruxelas. A visita de trabalho às instituições da União Europeia, ilustra excelentes relações de cooperação entre os dois  países”,  disse, alertando para a importância dessa parceria no processo do desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau.

Presidente da República felicitou o presidente em exercício da OEACP, presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, pelo seu “firme engajamento” no cumprimento dos objetivos traçados na conferência dos chefes de Estado e do governo em Nairóbi, bem como na implementação da agenda da presidência Queniana. 

Umaro Sissoco Embaló sublinhou que a questão da exploração sustentável e financeiramente equitativa dos recursos haliêuticos dos respetivos países e a problemática do fluxo migratório deve merecer particular destaque na agenda da organização.

“Felicito o Comité dos Embaixadores e a equipa de negociação, dirigido pelo ministro togolês dos Negócios Estrangeiros, Robert Dussey, pelos excelentes serviços prestados à organização na negociação com a União Europeia”, notou.

O Secretário-geral da OEACP, o angolano, Jorge Chicote, realçou que o Presidente Umaro Sissoco Embaló tem demostrado repetidas vezes a sua capacidade de liderança em tempos de adversidades, através de vários desafios que tem enfrentado com uma” abnegação sem paralelo”. 

Por: Aguinaldo Ampa          

Guiné-Bissau - Dia Mundial da alfabetização marcada com exposição de livros em língua portuguesa e crioula.

Fonte: TGB Televisão da Guiné-Bissau

Koro Alfa conde n’est plus là

Abdoulmoumouni B. Dityaro

Guiné-Bissau - Assembleia geral do Guinetelecom

 Ministério dos Transportes e Comunicações

O MINISTRO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES PRESIDE O ACTO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS SERVIÇOS DOS SEMÁFOROS EM BISSAU.


Ministério dos Transportes e Comunicações

O Senhor Augusto Gomes afirmou na ocasião que este é apenas uma apresentação deste serviço às autoridades e utentes das vias do transporte rodoviário urbano. Participaram no acto o ministério de interior e ministério da administração territorial, através da câmara municipal de Bissau, assim como a associação dos motoristas e população em geral. 

O ministro disse que o governo está empenhado na criação de condições para garantir uma circulação segura ás nossas populações. Garantiu que o pelouro que dirige vai desenvolver uma campanha de formação, informação e sensibilização a todos os intervenientes do setor dos transportes terrestres urbanos. 

O titular da pasta dos transportes afirmou que o governo não pode ficar parado perante uma situação de desorganização e risco de utilização das vias públicas, mas deve passar por cima e criar condições, pela positiva, para continuidade da normalidade da circulação.

A empresa ASK, sediada na Costa do Marfim, é a proponente deste serviço ao governo da Guiné-Bissau, tendo doado gratuitamente este quite para a sua apresentação pública cuja cerimónia teve lugar hoje na retunda da Chapa de Bissau.


Veja Também:

Governo, através duma empresa Ivoiriense, iniciou a recuperação de semáforos, que encontravam-se inoperacionais.👇

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Transportamos o futuro - O atelier do despacho regulamentar do funcionamento do moto-táxi. Transporte de passageiros em moto ciclo, remunerado. 👇

As vezes ele me parace uma criança esperneando porque foi tirrada o pirulito na boca, mas na verdade o DSP é um acadêmico, intelectual frágil e incoerente, que agora devia estar a vender vacas com carrapatos ...O Democrata Osvaldo Osvaldo


As vezes ele me parace uma criança esperneando porque foi tirrada o pirulito na boca, mas na verdade o DSP é um acadêmico, intelectual frágil e incoerente, que agora devia estar a vender vacas com carrapatos. 

Pois depois da derrota estrondosa nas presidenciais, depois de um ano ainda as suas lágrimas caem num rio escorrendo por suas bochechas e, eu pergunto o seguinte: o ex-presidente Mário Vaz que sacrificou o seu segundo mandato como ficou ? 

DSP precisa refletir muito e procurar uma nova metáfora que vai lhe permite fazer comparação de sentidos e de interpretações sobre os problemas do País, só isso vai te ajudar junto dos seus militantes e simpatizantes. Assim, a sua dita explícita ambição desmentida pelo Poder e o Orgulho patológico vão freando aos poucos, porque tudo o que aconteceu na Guiné-Bissau e que culminou com a queda do seu partido é graças a sua incapacidade no campo político. O seu rancor contra Dr. José Mário Vaz ficou subentendido ao seu sentido imoral e a falta de experiência política. 

Suas análises ontem no Replay Canal Obulum são exemplos, rimas, flexões de sempre sem conteúdo lógico e é mais qualificado parar distorser a sanidade mental do nosso povo. O óbvio é que, o Eng. está desmoralizado intelectualmente, seu argumento trata-se de visão da quinta categoria. O nosso País está contaminado com a ordem jurídica internacional ainda muito imperfeito graças as suas aberrações durante o mandato do ex- presidente.

 É muito flagrante de que és um Político intelectual inconsciente no campo político, porque o seu orgulho mostrou que estás decadente, fragilizado e que estás acabado sob ponto de vista técnico e acadêmico e ideológico. É claro que  DSP vai forçar o seu terceiro mandato, isso é perceptivel. Entretanto, Umaro Sissoco Embalo não se Autoproclamou coisa alguma, ele foi eleito democraticamente nas urnas e declarado pelo único órgão competente em razão da matéria, portanto, ele não é obrigado a tomar posse de novo, isso é simplesmente a mega especulação do Eng. junto dos seus pseudos-intelectuais JURISTAS numa alienação jurídica, ato impensado, impossível e inaceitável pela Constituição da República. 

O certo é que o mandato do General Umaro Sissoco Embalo hoje, está a ser questionado dramaticamente pela forma que está conduzindo o País, mas não pela frustração  do DSP. 

No que toca o Governo, a sua gerência face ao Covid 19 ele é trágico, genocida e anti-científica, como também não tem um programa de governação para o País. Agora sobre chefear uma missão da União Africana para observar a segunda volta das eleições presidenciais no São Tomé e Príncipe, o Eng. não é um exemplo para tal, é claro que eu compreendo que o seu orgulho foi ferido profundamente e os seus fanáticos estão desesperados. No entanto, Eng. veja com atenção e equilíbrio as suas análises; pois és o único que tem mensagem para as próximas eleições contra atual administração, que está acabado e que não dá mais para defender.

Com efeito, concentre-se na realidade e para de fazer comédia cinematográfica para os seus fanáticos na diáspora, sem noção das coisas. 

Afirma o Democrata em ação.

Fim da Missão! - Até um dia Reino de Bélgica 🇧🇪; o Chefe de Estado despede-se da comunidade Guineense residente e alguns membros da organização europeia que acompanhavam durante a sua estada em Bruxelas;


09 de Setembro de 2021.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Nessa sequência, o Chefe do Estado Guineense, faz um encontro com o comité de Embaixador da ACP.

Reino de Bélgica 🇧🇪 09 de Setembro de 2021.

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

COMUNICADO FINAL DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO DA CEDEAO SOBRE AS SITUAÇÕES EM GUINÉ-CONACRI E MALI

Fonte: CAP GB

4. Os Chefes de Estado e de Governo tomaram nota do Memorando apresentado pelo Presidente da Comissão sobre a situação política na República da Guiné marcada pelo golpe de Estado perpetrado em 5 de Setembro de 2021 por elementos do Groupement des Forces Spéciales de la République de Guinée liderado pelo Coronel Mamady DOUMBOUYA

Guiné dirigida pela Coronel Mamady DOUMBOUYA.

5. Os Chefes de Estado também tomaram nota do relatório de acompanhamento sobre a transição política na República do Mali apresentado pelo Mediador, S.E. Sr. Goodluck Ebele JONATHAN.

6. Congratularam-se com a qualidade do memorando e do relatório apresentado, bem como com a relevância das recomendações nele contidas.

7. No final das suas deliberações, a Assembleia aprovou as principais recomendações contidas nos vários relatórios e tomou as seguintes decisões 

Sobre a situação política na República da Guiné

8. A Conferência expressa a sua profunda preocupação com os desenvolvimentos políticos na

desenvolvimentos políticos na República da Guiné na sequência do golpe de Estado de 5 de Setembro de 2021 e suas consequências para a paz e estabilidade regionais. Reafirma a sua oposição sem reservas a qualquer mudança política por meios inconstitucionais e condena, nos termos mais veementes

este golpe de força.

9. A Conferência exige o respeito pela integridade física do Presidente da República, Chefe de Estado, S.E. Alpha Condé, e a sua libertação imediata e incondicional, bem como a de todas as personalidades presas. Detém os golpistas agrupados no Comité Nacional de Rally e Desenvolvimento (CNRD), individual e colectivamente responsáveis por

a integridade física do Presidente Alpha Condé e das personalidades presas.

10. A Conferência apela a um regresso imediato à ordem constitucional e pede às Forças de Defesa e Segurança que se mantenham numa postura republicana.

11. A Assembleia expressa a sua solidariedade com o povo guineense e afirma a sua determinação em tomar todas as medidas e acções necessárias para restaurar a ordem constitucional na República da Guiné, em conformidade com o seu Protocolo Adicional sobre Democracia e Boa Governação. Para o efeito, a Assembleia

a Assembleia decide como se segue

a. a suspensão, com efeito imediato, da Guiné de todos os organismos da CEDEAO

b. o envio imediato de uma Missão de Alto Nível da CEDEAO para a República da

República da Guiné para avaliar a situação;

c. A Assembleia analisará a situação à luz da evolução da situação na República da Guiné e do Relatório da Missão de Avaliação.

12. A Assembleia apela à União Africana e às Nações Unidas a apoiarem as decisões tomadas nos parágrafos 8, 9, 10 e 11 do presente Comunicado Final.

13. A Assembleia decide permanecer apreendida sobre este assunto.

Sobre a evolução da transição política na República do Mali.

14. A Assembleia considerou o relatório apresentado pelo Mediador, S.E. Goodluck Ebele JONATHAN, no final da sua missão ao Mali de 5 a 7 de Setembro de 2021 para avaliar o processo de transição e, em particular, os progressos realizados na preparação das eleições previstas para Fevereiro de 2022.

15. A Conferência congratula-se com a relativa calma observada no país e toma nota do compromisso renovado das autoridades de transição em respeitar a duração prevista da transição. A Conferência toma igualmente nota do levantamento das restrições impostas ao ex-Presidente da Transição, S.E. Bah N'DAW, e ao ex-Presidente da República, S.E. M

Bah N'DAW e o antigo Primeiro-Ministro, Sr. Moctar OUANE. Solicita ao Presidente em exercício que permaneça apreendido da questão e das condições de detenção de antigos altos dignitários, em particular do antigo Primeiro-Ministro, Boubeye Maiga, uma pessoa de idade avançada.

16.  a Conferência expressa, no entanto, a sua profunda preocupação pela falta de progressos na preparação dos vários eventos eleitorais a realizar no final de Fevereiro de 2022, em conformidade com as decisões da Conferência. Insta o Governo de Transição a apresentar rapidamente um cronograma detalhando o calendário, as reformas e as acções prioritárias a serem

acções a empreender, incluindo a definição consensual do quadro legal para as eleições, a preparação da lista eleitoral e a escolha do órgão para conduzir as eleições. A Conferência insiste no cumprimento rigoroso do calendário eleitoral acordado.

17.A Conferência reitera o compromisso da CEDEAO de apoiar a República do Mali para uma transição bem sucedida e apela aos parceiros multilaterais e bilaterais para que continuem a apoiar o processo de transição, particularmente na preparação das eleições. A este respeito, a Conferência felicita o Mediador e exorta-o a prosseguir os seus esforços para um transição no Mali.




Version sénégalais

 Enen Dalaba

Depuis landho kesso est arrivé 😂😂🥰👇



TV Obulum - Nesta rúbrica "Grande Entrevista", o convidado Eng. Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC e Deputado da nação aborda assuntos correntes da gestão do país como o futebol guineense, a gestão da pandemia do COVID-19, a governação e o destino do partido que lidera.

 TV Obulum publicou um vídeo na lista de reprodução Grande Entrevista.

LIBERTADOS MILITARES ACUSADOS DE CONSPIRAÇÃO COM VISTA A GOLPE DE ESTADO...RTP AFRICA

NA GUINE BISSAU OS QUATRO MILITARES FORAM LIBERTADOS/ PR ESTEVE NO PARLAMENTO EUROPEU👇

Inocensio Gomes em mais um programa sobre DSP

Novo regime da Guiné Conacri liberta dezenas de prisioneiros

O tenente-coronel Mamady Doumbouya na sua chegada ao Palácio do Povo, em Conakry. AFP - CELLOU BINANI

Texto por: RFI

O novo regime de transição da Guiné Conacri, liderado pelo tenente-coronel Mamady Doumbouya, aprovou a libertação de cerca de 80 presos políticos, tendo já sido liberdados pelos menos duas dezenas. Muitos destes homens estavam presos por terem incitado a um levantamento armado contra o Presidente agora deposto, Alpha Condé.

Os militares que organizaram o golpe de Estado contra o Presidente Alpha Condé, agora deposto, na Guiné Conacri, comprometem-se a libertar todos os presos políticos do anterior regime, tendo já elaborado uma lista com 79 nomes de pessoas a libertar.

Segundo um jornalista da AFP, cerca de 20 desses prisioneiros já teriam mesmo sido libertados, entre eles, alguns dos principais opositores do antigo regime, que tinham mesmo apelado ao uso da força para derrubar Alpha Condé. A libertação destas figuras estava a ser reclamada desde segunda-feira por coligações políticas e sociedade civil.

Os militares anunciaram na terça-feira que a transição será liderada por um futuro governo de "unidade nacional", escreveu no Twitter do Comité Nacional para a Unidade e Desenvolvimento o tenente-coronel Mamady Dumbuya, líder dos militares que tomaram o poder no país. Esta transição deve durar 18 meses até às próximas eleições.

Mamady Doumbouya, uma personalidade até então desconhecida, surgiu após o golpe como o novo homem forte da Guiné. Trata-se de um militar experiente que recebeu treino em Israel, Senegal, Libéria e França. Antigo membro da Legião Francesa, participou de várias missões no Afeganistão, Costa do Marfim, Jibuti e República Centro-Africana. Em 2018 foi destacado pelo Ministério da Defesa para criar um grupo de Forças Especiais no Exército Guineense, que lidera desde então.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) organiza esta tarde uma reunião de emergência, mostrando-se preocupada com as consequência deste golpe militar na Guiné Conacri. Esta organização já condenou a deposição do ex-Presidente.

França apelou à libertação de Alpha Condé. Também o secretário-geral da ONU, António Guterres, CEDEAO e UA condenaram o golpe militar e exigem a libertação "imediata" do Presidente guineense.

Cabelo de Elvis Presley vendido em leilão por mais de 70 mil dólares

© Kruse GWS Auctions

Notícias ao Minuto   

A madeixa de cabelo do artista foi arrebatada por 72.500 dólares (mais de 61 mil euros).

Uma madeixa de cabelo de Elvis Presley, do tamanho de uma bola de basebol, foi arrebatada em leilão por 72.500 dólares (mais de 61 mil euros).

A leiloeira Kruse GWS Auctions, com sede em Los Angeles, revelou em comunicado que o "pote de cabelo de Elvis Presley" foi vendido num leilão que também incluiu a venda do macacão icónico usado pelo artista na sua apresentação no Madison Square Garden em 1972 por 1.012.500 de dólares (853 mil euros).

A casa de leilões disse que a madeixa foi colecionada ao longo de vários cortes de cabelo por Homer Gilleland, o barbeiro pessoal de Elvis durante mais de duas décadas. O cabelo foi guardado num saco plástico por Gilleland, que o presenteou a Thomas Morgan, amigo próximo do barbeiro e do cantor.

A extensa documentação incluída com o cabelo, que desde então foi transferido para um frasco lacrado, inclui bilhetes de avião das ocasiões em que Elvis levou o barbeiro para lhe cortar o cabelo e um certificado de autenticidade assinado por um responsável da "autoridade mais confiável do mundo na coleta de cabelo".