sexta-feira, 27 de março de 2020

ÚLTIMA HORA: Guiné-Bissau - O Decreto do Estado de Emergência por razões da pandemia de COVID-19.





Rádio Jovem Bissau

PM ANUNCIA DESEMBOLSO DE 32 MILHÕES DE FCFA PARA SUBSÍDIOS DE VELA AOS TÉCNICOS DE SAÚDE


O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, anunciou esta sexta-feira, 27 de março de 2020, que o Ministério das Finanças disponibilizará mensalmente trinta e dois milhões (32.000.000) de francos CFA para o subsídio de vela aos técnicos de saúde (médicos e enfermeiros) e trinta milhões (30.000.000)a. de francos CFA para a aquisição de medicamentos.

Nuno Nabiam fez esse anúncio depois da assinatura do acordo de parceria entre os Ministérios da Saúde Pública e o das Finanças. O chefe de governo disse que a medida visa ajudar o pessoal técnico (médicos e enfermeiros) que assistem diariamente, 24 horas, os pacientes.

“Temos enormes carências. Os hospitais não conseguem dar medicamentos gratuitamente aos doentes”, reconheceu.

Segundo Nabiam, para além dessa medida, o governo assegurou que disponibilizará mensalmente sessenta milhões (60.000.000)  de francos Cfa para as refeições nos hospitais e cem milhões (100.000.000)  de francos CFA para a reabilitação das infraestruturas hospitalares no HNSM. 

Assegurou que  a decisão visa criar o equilíbrio na dieta alimentar dos doentes e garantir assim que a saúde dos mesmos não piore.

“A cozinha do Hospital Nacional Simão Mendes não dá vontade a nenhuma cozinheira, porque não tem condições materiais para preparar as refeições. É grave!”, criticou.

Salienta-se que até neste momento registou-se no país apenas dois casos confirmados das pessoas infetadas por Covid-19 e que se encontram em quarentena nas suas casas, de acordo com as informações avançadas na quarta-feira, 25 de março, pelo chefe do executivo guineense, Nuno Gomes Nabiam.

As autoridades sanitárias referiram que se registou igualmente a existência de mais um caso suspeito da infeção por Covid-19. Trata-se de um jovem guineense que estuda em Dacar (Senegal) e que regressou ao país devido à doença que assola o terreno senegalês. 

Segundo a agência de informação portuguesa (Lusa), o número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 85 com os casos acumulados a ultrapassarem os 3.200 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia. Senegal que partilha uma vasta linha fronteiriça com a Guiné-Bissau já registou 119 casos da infeção do Covid-19 e não teve até agora nenhum óbito.

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

STOP CORONAVÍRUS: SENSIBILIZAÇÃO EM MANDINGA 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻


Os Veteranos da Luta de Libertação Nacional emitem comunicado a propósito do delicado momento vivido no nosso país, decorrente da Pandemia do COVID-19. Os Veteranos apelam aos cidadãos e a todos os actores da cena política e institucional que cumpram os seus respectivos papéis.


Domingos Simões Pereira

COVID-19 - Itália regista quase mil mortes num dia, o pior balanço da pandemia

Itália anunciou hoje o registo recorde de quase 1.000 mortes por coronavírus em 24 horas, o pior balanço diário naquele país e no mundo desde o início da pandemia da covid-19, segundo os dados oficiais da Proteção Civil italiana.



O número total de mortes em Itália elevou-se para 9.134, um aumento de 969 em comparação com quinta-feira.

Os casos de contágio continuam a desacelerar, no entanto, com um aumento na ordem dos 7,4%, a taxa mais baixa desde o início da pandemia em Itália, há mais de um mês.

O número total de casos positivos, desde o início desta crise no país, é de 86.498.

Por LUSA

Leia Também: 

África com 94 mortes e mais de 3 .400 casos

Gabinete do Presidente da Nigéria nega que Buhari tenha sido infetado

Royal Palace confirms Queen Elizabeth tests positive for coronavirus



Comunidade Internacional residente no país, denominada-P5 aprova o Plano de Contingência de Combate à Coronavírus COVID-19 disponibilizado 16 milhões de dólares. O anúncio foi feito hoje após uma reunião entre governo e o Grupo P5.







Aliu Cande

COMUNICADO DE IMPRENSA


CORONAVÍRUS: CHEGOU A INSTANTES NO PAÍS, MATERIAIS DE PREVENÇÃO DE COVID-19. ESTA OFERTA FOI FEITO PELO PRIMEIRO MINISTRO DA ETHIOPIA.





Junior Gagigo

Governo da República da Guiné-Bissau, reune-se com P5 Organizações Internacional sedeados no país estão preocupados com chegada do Coronavirus à Guiné-Bissau







Madem Alemanha

Embaixador da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun em entrevista na Rádio Nacional com o jornalista Bacar Ducuré Camara sobre a situação de COVID-19.


Aliu Cande 

Covid-19. Ordem diz que Guiné não está minimamente preparada

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau, Alberto Oliveira Lopes, alertou que o país não está "minimamente preparado" em termos técnicos e materiais para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus.


"Considerando a luta contra um inimigo silencioso em que todos nós estamos em risco independentemente das nossas condições sociais, cor de pele, convicções política e religiosa, idade, género, entende-se que é urgentíssimo a adoção de medidas para mitigar os riscos, garantindo assim a segurança dos técnicos em especial e a popular em geral", salientou Alberto Oliveira, numa mensagem da Ordem dos Enfermeiros.

As autoridades guineenses no poder confirmaram na quarta-feira a existência de dois casos de Covid-19 no país.

Para fazer face à pandemia, a Ordem dos Enfermeiros guineense propõe a imediata formação de técnicos sobre a forma de lidar com casos suspeitos e confirmados de Covid-19, a aquisição e distribuição de equipamento de proteção individual, distribuição de desinfetante as todas as unidades de saúde, bem como a aquisição de ventiladores.

Os enfermeiros guineenses pedem também às autoridades que providenciem transporte para os técnicos de saúde, já que todos não dispõem de viatura própria e os transportes públicos e táxis foram impedidos de circular.

A Ordem dos Enfermeiros pede também a criação "urgente" de um centro de tratamento, bem como a restrição de acompanhamentos nas unidades hospitalares, o reforço do controlo na linha das fronteiras e a promoção de tratamento igualitário a todos os doentes com covid-19.

É também pedido às autoridades a coordenação da informação, bem como a aplicação imediata do plano de contingência e o funcionamento ininterrupto dos serviços de vigilância epidemiológica para "garantir registo de novos casos, suspeitos, confirmados e óbitos".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

A Guiné-Bissau vai atravessar esta pandemia no meio de uma crise política, após Umaro Sissoco Embaló se ter autoproclamado Presidente enquanto ainda decorre no Supremo Tribunal de Justiça um recurso do candidato Domingos Simões Pereira, que alega irregularidades nas eleições de 29 de dezembro.

Depois de ter tomado posse, Embaló nomeou um Governo que ocupou os ministérios com apoio de militares, mas recusa que esteja em curso um golpe de Estado no país e diz que aguarda a decisão do Supremo sobre o contencioso eleitoral.

Por LUSA

COVID19: I’m Working Around The Clock To Ensure Your Safety - Buhari Tells Nigerians

President Muhammadu Buhari says he is on top of ensuring that Nigerians are kept safe from the coronavirus pandemic.


He reassured that government directives would not affect production and distribution of food, medications, medical equipment and other essentials as the nation wades through the global health challenge, which already portends dire economic strains.

He said that the collective effort of all Nigerians would make a historic difference in checking the spread of COVID-19, rehabilitating those already affected and keeping citizens alive.

Native Reporters

REINO UNIDO - Boris Johnson está infetado com Covid-19

O primeiro-ministro britânico testou positivo para Covid-19, depois de ter apresentado sintomas ligeiros, com febre e tosse contínua.


O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está infetado com covid-19.

A notícia é confirmada pelo próprio, que, numa publicação no Twitter, escreve que "nas últimas 24 horas tem sentido alguns sintomas" da doença, o que o levou a submeter-se ao teste.

"Estou agora em isolamento profilático, mas vou continuar a liderar a resposta do país por videoconferência à medida que combatemos este vírus", acrescenta.

O primeiro-ministro britânico conclui afirmando: "juntos venceremos esta batalha".

Over the last 24 hours I have developed mild symptoms and tested positive for coronavirus.

I am now self-isolating, but I will continue to lead the government’s response via video-conference as we fight this virus.

Together we will beat this.

Segundo indicam fontes de Downing Street, Boris Johnson submeteu-se ao teste por conselho do seu médico chefe, o Dr. Chris Whitty. O teste foi realizado na residência oficial do primeiro-ministro por elementos do Serviço Nacional de Saúde. 

A última vez que Boris Johnson foi visto em público foi na quinta-feira à noite em Downing Street, junto do ministro das Finanças, Rishi Sunak, quando ambos aderiram à iniciativa popular de bater palmas aos profissionais de saúde. 

NAOM

Albano Barai - Bom dia Nha Ermons...



Coronavírus: após confinamento, cidade na China registra recorde em pedidos de divórcio

O município de Xiam registrou recorde de pedidos de divórcio após quarentena 

Enquanto o Ocidente começa a viver a experiência claustrofóbica do confinamento — medida necessária para conter a disseminação da covid-19 —, os relatos vindos da China pintam um quadro de que a vida está, aos poucos, voltando ao normal.

Mas a quarentena forçada deixou algumas consequências inesperadas. Muitos casais parecem não ter resistido à proximidade em tempo integral. A mídia chinesa identificou uma corrida aos cartórios por aqueles que não pretendem seguir juntos.

Xi'am, de 12 milhões de habitantes, capital da província de Shaanxi, região central da China, registrou um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas, segundo o jornal chinês em língua inglesa The Global Times.

Em alguns distritos, todos os horários disponíveis para tratar do tema nos escritórios locais do governo estão tomados por semanas.

Outros sites também indicaram haver relatos de uma procura acima da média em cartórios de municípios de outras províncias, como a de Sichuan, por formulários de divórcio. 

Nas redes sociais, a notícia não chegou a causar surpresa entre os chineses. "É muito tempo junto. Eu tenho visto cada vez mais histórias sobre separações. Muitas piadas também. Mas o problema parece sério", disse à BBC News Brasil, Ge, uma professora de 29 anos. Ela própria não é casada. E diz imaginar o estresse de estar sob o mesmo teto neste momento de muito estresse econômico e perguntas sobre o futuro.

"Grandes episódios como este fazem as pessoas pensar mais nas suas vidas e o que realmente interessa", afirmou à BBC News Brasil a escritora Lijia Zhang, autora de A garota da Fábrica de Mísseis: memórias de uma operária na nova China. "É verdade também que os casamentos que sobreviveram à quarentena devem seguir mais fortes!", complementa.


Divulgação Image caption Para a escritora Lijia Zhang, casamentos que continuarem após o coronavírus devem ficar mais forte 

É cedo para entender o que está acontecendo — e se o fenômeno se observará nacionalmente e mesmo em outros países que adotaram medidas de confinamento. Além disso, os cartórios estiveram fechados durante cerca de um mês, o que cria uma demanda reprimida. E os chineses já vinham se divorciando em um ritmo mais acelerado nos últimos anos.

Em 2016, o número de casais que se separou na China chegou a 4,2 milhões, um aumento expressivo em relação a 1985, quando a taxa não passava de 485 mil.

As leis mudaram no país nos últimos anos. Têm se adaptado aos novos tempos. Hoje, 70% dos divórcios já seriam pedidos por mulheres no país, segundo Zhou Qiang, presidente da Suprema Corte do Povo durante discurso proferido em novembro passado. Foi garantido esse direito às mulheres ainda em 1950, quando o partido comunista chinês criou a Nova Lei do Casamento.

"Fiz um brinde com a minha filha quando soube da notícia. Considero isso uma conquista de liberação das chinesas, porque elas estão mais assertivas ao buscar o que querem. Já não estão mais dispostas a aceitar um casamento infeliz, como as nossas mães fizeram", disse Lijia Zhang.

Mas o fato é que os chineses também estão se casando menos. Apenas 7,2 pessoas em 1 mil resolveram juntar as escovas de dente oficialmente em 2018. Trata-se do índice mais baixo desde 2013, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas do governo. Pesquisa realizada pelo Diário do Povo mostra que 29,5% dos entrevistados não tinha se casado porque não haviam encontrado a pessoa certa. Outros 23,4% afirmaram não estar preparados para assumir a responsabilidade de começar uma família.

Neste contexto, as separações provocadas pelo coronavírus certamente não ajudam o governo, que acabou, em 2016, com a longeva política do filho único, adotada na década de 1970. Pequim agora quer mais é que os chineses tenham mais filhos. O problema é que os jovens, e sobretudo mulheres, acham caro aumentar a família e estão mais preocupados em investir em suas carreiras profissionais.

Dados da Comissão Nacional de Saúde da China indicam que o país terá 487 milhões de idosos em 2050, cerca de 35% da população total. Em 2018, a taxa estava em 17,3%, ou 242 milhões de pessoas.
BBCNEWS 

Também: 

Enquanto isso, em outros países.....


BISSAU: Ministérios das Finanças e da Saúde assinam um Despacho Conjunto para Assistência ao Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau.


Aliu Cande 

Vale vér e ouvir, acredito que muitos ficarão esclarecidos (CD-19)


CORONAVÍRUS - Covid-19: Meio milhão de casos com os Estados Unidos na liderança

Os Estados Unidos têm o maior número de casos de Covid-19 com mais de 85 mil pessoas infectadas. © AFP  Texto por: Marco Martins

A quinta-feira 26 de Março acabou por marcar a historia da pandemia de Covid-19 com o número de casos a ultrapassar a barreira dos 500 000 infectados, isto num momento em que os Estados Unidos passaram para a liderança deste ranking pouco glorioso.

199 países e territórios estão hoje contaminados pela pandemia do Covid-19. O número de casos confirmados também continua a aumentar e já ultrapassámos os 500 000 infectados.

Estados Unidos na liderança

Meio milhão de pessoas estão contaminadas e a China já não ocupa o primeiro lugar.

Pelo quarto dia consecutivo os Estados Unidos ultrapassaram os 10 mil casos, tendo-se fixado em 17 224, um recorde, na quinta-feira. No total são mais de 85 mil pessoas infectadas no país. A China desceu para o segundo lugar com 81 285 e a Itália está a terceira posição com 80 589.

Estas três Nações são as únicas a terem ultrapassado os 80 mil casos.

De notar que em França o número de casos aponta agora para os 29 155, enquanto o primeiro país africano é a África do Sul com 927 infectados, sendo que o território sul-africano deplora hoje as duas primeira vítimas mortais.

Itália ultrapassou os 8 200 mortos

No que diz respeito ao número de mortos, Itália continua numa situação dramática, tendo ultrapassado os 8 200 mortos. Espanha segue nesta classificação macabra com 4 365 mortes, à frente da China com 3 287.

A França contabiliza neste momento 1 696 mortos, enquanto os Estados Unidos têm 1 295 mortes. O país africano com mais mortos é a Argélia com 25, à frente do Egipto que tem 24.

120 mil pessoas curadas

Tirando um pouco a negatividade dos números, podemos lembrar que mais de 120 mil pessoas se curaram após terem sido infetadas pelo novo coronavírus.

A China é quem contabiliza o maior número de pessoas que recuperaram da doença com mais de 74 mil. Irão e Itália seguem com mais de 10 mil.

Mais de 4 900 pessoas também recuperaram em França, enquanto o Egipto é o país africano com o maior número de pessoas curadas com 102, à frente da Argélia com 29.

RFI

Covid-19. Investigadores vão testar eficácia de vacina contra tuberculose

Uma equipa de investigadores do Instituto Murdoch, na Austrália, anunciou hoje que vai testar em profissionais de saúde contagiados com a covid-19 uma vacina utilizada para tratar a tuberculose para verificar a eficácia na mitigação dos sintomas da doença.


"Embora originalmente ter sido desenvolvido para tratar a tuberculose e de ainda ser administrado a mais de 130 milhões de bebés anualmente, o BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) também aumenta o consumo de substância imunológicas básicos do corpo", explicou um dos investigadores do Instituto Murdoch, em Melbourne, citado pela agência France-Presse.

O ensaio clínico vai envolver cerca de 4.000 profissionais de saúde nos hospitais australianos para verificar a capacidade desta vacina na redução dos sintomas da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

O líder da equipa de investigadores, Nigel Curtis, explicou que, se o BCG atuar como é previsto, haverá "uma redução na frequência e gravidade dos sintomas" da covid-19, nos profissionais de saúde que estão infetados.

Estes testes em larga escala também serão realizados em outros países, como os Países Baixos, Alemanha ou o Reino Unido.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Dos casos de infeção, pelo menos 108.900 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 275.000 infetados e 16.000 mortos, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 8.165 mortos em 80.539 casos registados até hoje.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 4.089, entre 56.188 casos de infeção confirmados.

A China, sem contar com os territórios de Hong Kong e Macau, conta com 81.285 casos (mais de 74 mil recuperados) e regista 3.287 mortes. Na quarta-feira, reportou seis mortes e 67 novos casos, todos com origem no exterior, quando o país começa a regressar à normalidade, após dois meses de paralisia.

Os países mais afetados a seguir à Itália, Espanha e China são o Irão, com 2.234 mortes reportadas (29.406 casos), a França, com 1.696 mortes (29.155 casos), e os Estados Unidos, com 1.178 mortes (81.321 casos).

O continente africano registou até hoje 87 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 3.200 casos, em 46 países.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

NAOM

Leia Também: O vinho 'mata' o novo coronavírus? Especialistas respondem

É IMPORTANTE SABER QUE:

Por Ali Embalo

É importante saber que:
Nem todos os pacientes morrem de COVID-19 em todo o mundo e ainda estão incluídos na lista de vítimas de coronavírus.

Até o momento, todos os números apresentados sobre as mortes de CORONA são falsos. De fato, o objetivo da disseminação desse vírus é atingir cerca de 30 milhões de mortes. Para fazer isso, é necessário desviar a atenção do mundo para esta gripe, a fim de cometer o número máximo de crimes.

Quem são todos os médicos e enfermeiros? você tem identidades reais? Claro que não! O momento é um momento de pânico. De fato, ninguém tem tempo para isso. Quem sabe se entre eles estão os verdadeiros criadores deste vírus?

A prova é que: desde janeiro de 2020, não sabemos mais sobre câncer, diabetes, ataques cardíacos, malária ...

É como se não houvesse outras doenças. Às vezes, até outros são vítimas de envenenamento.

Ninguém tem mais tempo para a autópsia. Esta história do COVID-19 é apenas um pretexto para diminuir a população mundial.

ALI EMBALO/
AFRICAN INVESTIGATIVE JORNALIST.

Albano Barai - Boa noite... Ntorna bim mas...


Covid-19: África do Sul anuncia duas mortes e mais de mil infetados

A pandemia da Covid-19 causou hoje os primeiros dois mortos na África do Sul, que ultrapassou já a barreira dos mil infetados, anunciou o ministro da Saúde.


"Registámos os nossos primeiros mortos da covid-19. Duas pessoas morreram na província do Cabo Ocidental", no sudoeste do país, declarou Zweli Mkhize.

O responsável adiantou que o número de casos confirmados "ultrapassou a barreira do milhar", de acordo com um comunicado.

A África do Sul iniciou, às 00:00 de hoje (23:00 de quinta-feira em Lisboa), três semanas de confinamento geral no país.

"Ninguém poderá sair de casa, exceto em circunstâncias excecionais", anunciou o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

"As empresas que são essenciais à produção e transporte alimentar, bens essenciais e ao fornecimento de bens de saúde vão permanecer no ativo", declarou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com quase 275.000 infetados e 16.000 mortos, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 8.165 mortos em 80.539 casos registados até hoje.

A Espanha é o segundo país com maior número de mortes, registando 4.089, entre 56.188 casos de infeção confirmados.

Os países mais afetados a seguir à Itália, Espanha e China são o Irão, com 2.234 mortes reportadas (29.406 casos), a França, com 1.696 mortes (29.155 casos), e os Estados Unidos, com 1.178 mortes.

Os Estados Unidos tornaram-se quinta-feira o país com mais casos de infeções no mundo, ultrapassando Itália e a China, com mais de 85 mil casos.

O continente africano registou até hoje 87 mortes devido ao novo coronavírus, ultrapassando os 3.200 casos, em 46 países.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

NAOM

Leia Também: Presidente timorense decreta estado de emergência e pede tranquilidade

KUMA, Palavra de Marechal kata cai na tchon - Baciro Djá ameaça assaltar o Palácio da República, se até ao próximo 27, Umaro Sissoco Embalo não se retirar


Pastor Adeboye Donates a Ward With Ventilators to LASUTH

The founder and general overseer of the Redeemed Christian Church of God, Pastor Enoch Adeboye, has donated a sophisticated ward with modern ventilators to Lagos State University Teaching Hospital (LASUTH).

The man of God also equipped the ward with an oxygen plant and a modern intensive care unit.

The project is part of Adeboye's Humanitarian Programme for Lagos State.

The Lagos State University Teaching Hospital (LASUTH) is one of the Nigerian hospitals that can treat Coronavirus patients because of the ward donated by the pastor.

However, Nigerians have commended Pastor Adeboye, Pastor Dr. Paul Enenche for donating the sophisticated ward to the hospital. They urged other Nigerian pastors and billionaires to emulate the general overseer.

Meanwhile, NCDC last night confirmed that Coronavirus cases has gone up to 65.





Joseph Akinrinade

Native Reporters

Also ...

COVID-19: Pastor Paul Enenche Donates Safety Items, Medical Equipment


The Senior Pastor of Dunamis International Gospel Centre, Dr. Paul Enenche, on Tuesday, visited the Federal Capital Territory Authority, FCTA, where he donated safety items and medical equipment and non-medical to combat the deadly coronavirus.

Items donated by the church included
8 units of hospital beds and mattresses.
2 units of height measuring sticks
1 unit examination couch
2units diagnostic sets
3 units sphygmomanometers
1standard unit Micro Haematoent centrifuge
1standard unit Gynecologic couch
2 units infant weighing scales
2 units sets of oxygen cylinders
5 packs of oxygen face masks
5 cartons of regular face masks
1 unit of automatic stretcher
6 pieces of drip stands
1 standard unit of ultrasound machine
20 liters of methylated spirit
Personal protective equipment collective
20 liters of dettol
1 standard unit of hospital screen
10 pairs of medical boots

In addition were other non medical equipment which included
7 units standing fans
1 unit of 5 KVA generator and
2units water dispenser and other items.









Native Reporters

AVIÕES NA BIM - AVIÕES NA BAI

LISTA DOS AVIÕES QUE DEVEM ATERRAR NO AEROPORTO DE BISSALANKA ENTRE HOJE 26 e AMANHÃ 27. QUATRO DOS AVIÕES ESTÃO IDENTIFICADOS. OS OUTROS TRÊS, ninguém SABE DE ONDE VEM, O QUE TRAZEM OU QUE LEVAM DA GUINÉ-BISSAU.


DEUS, TENHA PIEDADE DE NÓS

Fonte: Carlos Santiago

Mais uma vez o despacho N° 006 /GDEFCR/2020 Dr. José Carlos Iancuba Djalo Diretor Executivo do Fundo de conservação Rodoviária, compriu hoje a nomeação de três técnicos respetivamente Eng, Tanunde Mahomed Keita (PUNPUN), Dominique Gomes e Quebute Sane para exercer as funções de chefe de Repartição das Delegacias Regionais e dos Postos avançados do FCR, Delegado do Fundo da Região de Regiao de Gabu, funções de Responsável do patrimônio do Fundo de Conservação Rodoviária.




Texto: TAFA CASSAMA

Mustafa Cassamá