quarta-feira, 11 de novembro de 2020

PGR guineense pede a central sindical para levantar greve geral da função pública


O procurador-geral da República (PGR) da Guiné-Bissau exortou hoje o líder da maior central sindical do país, Júlio Mendonça, a levantar a greve geral em curso e a dar uma oportunidade ao diálogo com o Governo.

Fernando Gomes juntou na sala de reuniões da Procuradoria-Geral da República os líderes da central sindical União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) e elementos do Governo, numa ação de mediação.

No final do encontro que durou mais de quatro horas, o procurador-geral guineense enfatizou o facto de as duas partes terem mostrado abertura para o diálogo, o que demonstra que a greve geral poderá ser levantada nos próximos dias.

"Acreditamos que as duas partes vão chegar a um acordo e gostaria de sublinhar a boa vontade de ambas as partes no sentido de se ultrapassar esta situação. Vamos ver, nas próximas 24 horas, o que esta situação vai dar", declarou Fernando Gomes.

O procurador-geral anunciou que as duas partes vão voltar a sentar-se à mesa já na quinta-feira.

O secretário-geral da UNTG não comunga do otimismo demonstrado por Fernando Gomes.

"Esperamos que o Governo dê um sinal positivo, até porque é o Governo que sempre violou o entendimento alcançado com a UNTG", reforçou o sindicalista.

Em relação ao encontro, Júlio Mendonça afirmou ter sido importante porque permitiu "mais uma vez avivar a memória do Governo" sobre os entendimentos alcançados no passado.

O líder sindical disse ser importante dialogar com o Governo, mas frisou que o cumprimento de diplomas legais aprovados pelo executivo a favor dos trabalhadores "é inegociável".

Júlio Mendonça pediu ao PGR que ajude os sindicatos no sentido de obrigar o Governo a aplicar na prática os diplomas aprovados, mas que não estão aplicados.

Entre outras reivindicações, a UNTG exige a aplicação do estatuto da carreira docente e ainda a exoneração de todos os funcionários admitidos na função pública "de forma ilegal", por serem inscritos como "pagamento de favores políticos".

A UNTG exige ainda do Governo o pagamento de dívidas ao pessoal contratado do setor de saúde e o pagamento e admissão definitiva de todas as categorias de professores nos quadros da função pública.

A primeira vaga de ondas de greves anunciadas pelo sindicato começou na segunda-feira e deverá terminar na sexta-feira e se não houver entendimento poderão ocorrer mais paralisações laborais.

In LUSA

Comentarios pos jogo Senegal 2 - Guine Bissau 0

“Djurtus” derrotados pelo Senegal mas mostram boa atitude

Por CNEWS  novembro 11, 2020

A seleção guineense de futebol foi derrotada esta quarta-feira (11.11), pela adversária do Senegal, por 2-0, numa partida disputada na região senegalesa de Thiès, referente ao grupo I de apuramento do Campeonato Africano das Nações (CAN), 2021.

Apesar de uma primeira parte bem disputada pelos “Djurtus”, a equipa nacional não foi capaz de impedir o adiantamento do Senegal em vantagem, antes do final do primeiro tempo, através uma grande penalidade convertida por Sadio Mané, na sequência de uma falta “duvidosa” sobre um jogador senegalês, assinalada por árbitro gabonês.

Na segunda parte, o recém-entrado, Mguette, fez 2-0 para o Senegal, depois do passe de Sadio Mané, na sequência de um erro de passe do guarda-redes guineese, Jonas Mendes.

As duas equipas voltam a encontrar-me domingo (15.11), em Bissau, no Estádio Nacional 24 de Setembro.

Juíz de Instrução Criminal produz despacho “confuso” e mantém luta entre famílias


Por CNEWS  novembro 11, 2020

Juíz de Instrução Criminal (JIC) do Tribunal Regional de Bissau ignorou o conteúdo de um Edital publicado no Boletim Oficial do dia 3 de Novembro 1984, e mantém aberta a disputa de terreno entre duas famílias guineeses, soube o Capital News.

A disputa do espaço envolve as famílias Salgado Gomes Júnior e António Alcalá Zamora Barbosa.

O Despacho Judicial, a que o CNEWS teve acesso, com a data de 09 de Novembro 2020, diz respeito ao processo número 3283/983 relativamente a direito de utilização de um terreno de 30 hectares, sito no Reino de Djaal, sector de Safim, norte da Guiné-Bissau. O Juíz Mamadu Embaló afirma que o Boletim Oficial, por ele ignorado, “trata-se de um mero ato administrativo que atesta estar em curso um processo com vista a concessão de um direito de uso privativo de terreno”, afirmou.

Perante a realidade, o juíz Mamadu Embaló argumenta que o edital “não é susceptível de atribuir o direito de propriedade e jamais se pode sobrepor ao caso julgado decorrente da sentença judicial”, refere no despacho.

Com a autoria da Direção de Topografia e Cadastro e da Direção Geral de Planificação Urbana e Projectos, o Edital foi publicado no dia 17 de Outubro 1984, no qual dava prazo de 30 dias para todos os individuos que se sentissem inconformados pela atribuição do terreno à família Salgado Gomes Júnior, que reclamassem (atribuição está no edital), mas ao que o Capital News apurou, não houve nenhuma reclamação.

Volvidos 36 anos, o processo do referido terreno entre as família Salgado Gomes Júnior e António Alcalá Zamora Barbosa foi arquivado, dia 9 de Novembro de 2020, pelo JIC.

Sindicalismo: Bunghôma Duarte Sanhá enfrenta ameaças e insultos


O porta-voz dos 4 sindicatos durante greves reagiu esta quarta-feira 11/11/2020 contra os insultos feitos pelos ouvintes da rádio capital Bunghôma Sanhá, falava numa conferência de imprensa que foi insultado por alguns ouvintes da rádio Capital Fm sem citar o referido programa. Segundo o porta-voz, o insulto foi direcionado não só a ele mas a sua etnia que é balanta e a sua família.

“ Insultar a etnia é dividir o povo, portanto, os órgãos de comunicação social estão a favorecer nesta divisão permitindo aos ouvintes a desrespeitar a etnia do outro sem interrupção do próprio jornalista”

proferiu Ainda, Bunghôma exigindo que mesmo sendo ofendido que não seja incluído balantas em geral.

Na mesma Ocasião, Duarte Sanhá garante não abandonar o sindicalismo e continuar de mãos dadas com o sindicatos para bem estar dos professores e sindicatos. Questionado sobre a não aderência do greve decretado pela UNTG, disse que isso não pode desfazer coligação entre os sindicatos e a União Nacional dos trabalhadores. Concluindo, afirmou que haverá greve no setor de educação, decretado pelos 4 sindicatos.

Com: CGB

Suspensão da greve na Função Pública decretada pela UNTG continua sem luz verde.


Isto porque, o Governo e o sindicato, sob a mediação do procurador-geral da República não se entenderam numa reunião que decorreu hoje, 11-11-2020 nas instalações Procuradoria-geral da República, sobre o levantamento das paralisações das actividades laborais na administração pública guineense.

A saída do encontro que durou cerca de três horas, Júlio António Mendonça secretário-geral da UNTG disse que, cabe o governo respeitar o acordo assinado entre as partes desde último mês de Março, citando “estamos ão a espera do executivo cumprir com as suas obrigações, no tange aos acordos rubricados com sindicatos, durante a reunião fomos muitos transparentes nas nossas posições, de que só com cumprimento do memorando e da adenda é que podemo-nos caminhar de mãos dadas, de momento estamos escutar e acompanhar o posicionamento do governo. Mendonça disse ainda que, o sindicato esta e estará sempre aberto para conversa com qualquer entidade, sustentando que, os encontro serve para fazer os governantes lembrar dos compromissos assumidos para com os seus associados, afirmando que, agora só estão interessados para defesa de ações concretas e não de que ele considera de simples discursos.

Questionado sobre eventual levantamento da greve está semana, Mendonça mostrou-se esperançado em haver soluções em breve entre as partes”. Por seu turno, o PGR, Fernando Gomes disse que, as negociações estão em curso mostrando esperançado em haver soluções nas negociações nas próximas vinte e quatro horas, desde que, haja a vontade entre as partes, ainda sustenta que há boas perspectivas na reunião por ele presidido. Fernando Gomes disse estar satisfeito com a reunião, sublinhando a boa vontade de ambas das partes em ultrapassar a situação, frisando que, a possibilidade do haver a suspensão da greve antes do final de semana. De sublinhar que, a maior central Sindical cumpre o terceiro dos cinco dias da greve geral, reclamando o cumprimento do memorando de entendimento e da adenda por parte do governo.

CGB

Senegal vs Guine-Bissau

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa recebe equipamentos de alta tecnologia digital para preservação da memória nacional para a paz sustentável na Guine Bissau.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa recebe equipamentos de alta tecnologia digital para preservação da memória nacional para a paz sustentável na Guine Bissau.

Presidiu a cerimonia de recepção o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, na presença de 7 membros do Governo, representantes da comunidade Internacional, Sociedade Civil, e partidos com Assento Parlamentar.

 No seu Discurso o titular da pasta da Educação afirmou que a sua presença no acto e dos membros do Governo testemunha o interesse do Governo em exortar a Sociedade Guineense em geral, Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas em particular, para manter-mo-nos mobilizados na tarefa de salvaguardar e preservação do Património Documental da Pátria, tendo ainda sublinhando que o propósito da Iniciativa é o de centralizar, salvaguardar e preservar todo o Património Documental Guineense.

Para fortalecer a medida o Ministro fala na criação e reforço das bases jurídicas e institucionais, para garantir a recolha, conservação, gestão e acesso do acervo documental de interesse nacional, garantindo, desta forma, o acesso permanente dos cidadãos a este património de valor imensurável.

Baldé, reconhece que os desafios do País são imensos e interpela a todos, pelo que apelou a todas e todos os trabalhadores do INEP e a todas e todos os Cidadãos da República da Guiné-Bissau e amigos do País para não pouparem esforços nesta nobre missão de mudar pela positiva a pátria de Cabral.

 Jibrilo Baldé não tem dúvida, que os equipamentos adquiridos irão reforçar a capacidade da Biblioteca Pública Nacional para implementar actividades de salvaguarda do Património Documental Nacional, um dos fatores fundamentais para promover o desenvolvimento social, económico e cultural da Guiné-Bissau.

O Ministro da Educação assegurou ainda que o Governo vai acompanhar o INEP no esforço de preservar o Património Documental Guineense colocando todos os recursos necessários, na medida do possível, a disposição da Biblioteca Pública Nacional e dos arquivos Históricos para o cumprimento cabal das suas missões e dinamizar a ampliação, a nível Nacional, da centralização de todos os documentos que são do interesse do nosso País para a sua digitalização e disponibilização a partir do INEP.

A ocasião Sérvio para Jibrilo Baldé, solicitar aos membros do Governo das áreas da Função Pública, da Administração Territorial, da Cultura e da Comunicação Social, a orientação e a disponibilização dos serviços, departamentos e Instituições que tutelam, no sentido de colaborarem com o INEP na recolha de todos os documentos que constituem a História e memória colectiva do nosso País.

Para finalizar o Responsável pela pasta da Educação garantiu que o Governo através do Ministério da Educação fará tudo o que estiver ao seu alcance para levar a bom termo o processo de Salvaguarda e preservação do Património Documental e dar o apoio necessário para que, o nosso Património Documental da memoria da nossa Nação, possa contribuir eficazmente para o nosso Desenvolvimento.

Bissau 10 de Novembro 2020 

Assessor de imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

 Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

DJURTUS : NUM TESTE DE FOGO PARA ASCENSÃO NO FUTEBOL

Todos os “Djurtus” que foram convocados juntaram-se apartir ontem no centro de concentramento para a sessão de treino no estádio Lat Dior em Tchés para o primeiro percurso da dupla jornada das eliminatórias do Can 2021 desta tarde. mister Candé submeteu os seus jogadores a trabalhos de resistência e recuperação durante a sessão de segunda-feira antes de passar à montagem técnico-táctica longe de olhares dos jornalistas segundo os relatos.

Este jogo da terceira jornada do Grupo I das eliminatórias para o Can 2021, que será disputado esta tarde no Stade Lat Dior em Tchés às 16h, será o derby da sub-região da África Ocidental. O Senegal e a Guiné-Bissau, que se encontram pela primeira vez numa fase da qualificação, os Djurtus têm pela frente o TESTE de suas vidas, quando se trata de Senegal uma das seleções mais implacavéis da africa, e se quiserem discutir tambem por um lugar no apuramento das eliminatórias para o Can 2021.

Senegal, Líderes com seis pontos no seu grupo, O SENEGALO-GUINEENSE e os seus camaradas estão bem acampados e as suas ambições estão bem patentes; ganhar a primeiro encontro e preparam-se para o embate de regresso em Bissau no próximo domingo.

A motivação de Djurtus parece ter tomado o seu campo entre os jogadores de Baciro Candé que ganharam (1-0) Moçambique num recente amigável em Portugal. Os atletas, que fizeram soar o alerta para o futebol no seu país ao qualificarem-se duas vezes seguidas para o Can (2017 e 2019), não vão querer falhar uma terceira qualificação consecutiva. E se não se qualificarem, Baciro Candé e os seus homens farão questão de assegurar um segundo bilhete para “Camarões 2021”. Mas ainda há um longo caminho a percorrer para djurtus.

Enquanto a Guiné-Bissau terminava a sua sessão (começaram os treinos às 16 horas, hora do jogo), o Senegal começava os seus às 17 horas num estádio Lat-Dior que parecia oco devido às restrições devidas à pandemia do coronavírus. Uma situação que se repetirá hoje no primeiro confronto com a Guiné-Bissau, uma vez que o jogo será jogado à porta fechada a partir das 16:00.

Para este jogo qualificado como um derby entre dois países vizinhos, a explicação terá de voar alto, uma vez que, por um lado, os “Leões” vão querer continuar a sua dinâmica desde o início das eliminatórias e garantir a meio da qualificação. No entanto, terão primeiro de ganhar em Tchés para terem mais hipóteses de ganhar a segunda mão em Bissau no domingo.

Para Carlos Texeira, presidente da federação da Guiné-Bissau, a sua equipa está a levar este jogo muito a sério. E ele esta optimista, “vamos ganhar os nossos dois jogos contra o Senegal, tudo depende do mental e dos detalhes. Não aceitaremos nenhuma derrota contra o Senegal. Também temos o desejo e a ambição de vencer”, disse falando a ODEMOCRATA. No entanto, ele espera uma partida difícil. “Temos argumentos contra os senegaleses. Afinal, é um jogo e tudo é ganho em campo”, acrescentou ele.

Um duelo de fogo, portanto, porque Aliu Cisse, como ele disse recentemente, não espera um passeio no parque.

“Para manter o primeiro lugar no grupo, precisam de ganhar em casa e em Bissau. Haverá muita excitação em torno deste jogo, mas isso não me surpreende porque a Guiné-Bissau fez enormes progressos do lado africano e o Senegal procura manter a sua liderança em África. Claro que não será fácil, mas pretendemos permanecer mestres em casa”; um aviso para os “Djurtus” que querem surfar na derrota dos “Leões” em Rabat para se reanimarem após a sua desilusão (0-3) contra o Congo no segunda jornada destas eliminatórias.

CGB

ANGOLA - ÚLTIMA HORA: POLÍCIA MATA A TIRO ATIVISTA CÍVICO LANDO LUCOMBO, RESIDENTE NO MUNICÍPIO DO CAZENGA.


MANIFESTAÇÃO. 

NITO ALVES ENTRE VIDA E AMORTE.

Agredido brutalmente pela polícia Nacional em quanto manifestava os seus direitos

11-11-2020, FIM DO COMBATE À CORRUPÇÃO INSTITUCIONALIZADO INÍCIO DA CAÇA  AOS CORRUPTOS NOS GABINETES E NAS RUAS DE ANGOLA.










Fonte: Luston Mabiala Miguel


Leia Também: 

Neste momento temos essa imagem. Parece que a polícia não mentiu o Jovem Lando Lukombo pode estar vivo. 


DEUS É O PAÍ!

🇦🇴ÚLTIMA HORA: Polícia angolana reprime protestos e já há feridos


 DW Português para África 

A polícia está a reprimir com violência a manifestação que está a decorrer na capital, Luanda, para exigir melhores condições de vida e a realização de eleições autárquicas. E já usou gás lacrimogéneo e canhões de água para tentar dispersar os manifestantes.

O ativista Nito Alves é uma das vítimas das agressões. O ativista ficou inconsciente depois de ser agredido por vários polícias e já foi levado para o hospital numa ambulância, avança o correspondente da DW Borralho Ndomba, que está no local a acompanhar o protesto.

O Largo da Independência, onde decorre o protesto, está sob forte aparato policial. Operações de controlo também foram montadas em várias zonas da cidade.

Mais sobre os protestos no dia em que Angola assinala 45 anos de independência: https://p.dw.com/p/3l8eP

Teste à Covid-19 fabricado em África custa 1 dólar

Por SIC Notícias   11.11.2020 

Poderá revolucionar a testagem no continente com mais de 1,9 milhões de infetados.

Pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, a África pode estar pronta para dar um grande passo na detenção do vírus com um novo teste rápido feito no Senegal e que custa apenas 1 dólar.

O Instituto Pasteur, centro de investigação em Dacar, Senegal, está muito perto de produzir um teste rápido e barato para diagnosticar a Covid-19 em poucos minutos.

O diretor Amadou Sall disse à CNN que esperam conseguir que o teste não custe mais do que 1 dólar.

"É uma tecnologia muito simples, como um teste de gravidez que pode ser usado em qualquer lugar, o que é muito importante em África".

O teste não requer nem eletricidade nem análises laboratoriais. Consiste numa simples tira de teste dentro de um invólucro de plástico onde é colocada uma pequena amostra de sangue, recolhida por uma picada no dedo, semelhante ao testar à insulina. O sangue é testado para anticorpos ao novo coronavírus e o resultado é mostrado na tira de teste.

Através de parcerias com laboratórios e empresas britânicas, o Instituto Pasteur de Dacar espera alcançar entre 10 a 15 milhões de kits de teste em fevereiro de 2021.

ÁFRICA ULTRAPASSA 1,9 MILHÕES DE INFETADOS

África registou nas últimas 24 horas mais 345 mortes relacionadas com a covid-19, aumentando para 45.954 o total de vítimas mortais do novo coronavírus, que já infetou 1.904.820 pessoas na região, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nos 55 Estados-membros da organização registaram-se nas últimas 24 horas mais 13.076 casos de infeção com o novo coronavírus.

O número de recuperados é agora de 1.607.108, mais 9.968 do que na véspera.

O maior número de casos de infeção e de mortes regista-se na África Austral, com 827.660 infeções e 21.470 mortes por covid-19. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza um total de 740.254 casos de infeção e 19.951 mortes.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, regista um total de 589.130 pessoas infetadas e 16.026 mortos e na África Oriental há 231.368 casos e 4.494 vítimas mortais.

Na região da África Ocidental, o número de infeções é de 195.067, com 2.800 vítimas mortais, e a África Central regista 61.595 casos e 1.164 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.394 mortos e 109.654 infetados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 4.425 vítimas mortais e 265.165 casos de infeção.

A Argélia surge logo a seguir, com 63.446 infeções e 2.077 mortos.

Entre os seis países mais afetados estão também a Etiópia, que regista 100.327 casos de infeção e 1.537 vítimas mortais, e a Nigéria, com 64.336 infetados e 1.160 mortos.

Em relação aos países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e Moçambique tem o maior número de casos.

Angola regista 308 óbitos e 12.816 casos, seguindo-se Cabo Verde (101 mortos e 9.499 casos), Moçambique (99 mortos e 13.892 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.102 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.419 casos) e São Tomé e Príncipe (16 mortos e 962 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

AVANÇOS NA VACINA E TRATAMENTO CONTRA A COVID-19

Na segunda semana de novembro várias boas notícias foram chegando sobre os avanços no desenvolvimento de uma vacina contra o SARS-CoV-2 bem como um tratamento novo.

► A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou na segunda-feira que a sua vacina contra a Covid-19 alcançou 90% de eficácia nos testes.

► Nesse mesmo dia 9 de novembro, o porta-voz do ministro da Saúde da Rússia veio assegurar que a vacina que está a ser desenvolvida no país - a Sputnik V - tem uma taxa de eficácia superior a 90% e no dia seguinte Putin garantiu que "todas as vacinas russas contra a Covid-19 são eficazes"

► Na terça-feira, 10 de novembro, foi noticiado que o ensaio clínico da potencial vacina CoronaVac da chinesa Sinovac foi suspenso no Brasil devido a "efeito adverso grave.", embora a empresa chinesa reafirme a confiança no produto, indicando que o efeito secundário não está relacionado com a vacina.

► Ainda na segunda-feira, mas já terça em Portugal, a agência norte-americana do medicamento (FDA) deu uma autorização de utilização de emergência e temporária de um medicamento experimental para a Covid-19 fabricado pela Eli Lilly, mas apenas para doentes com sintomas ligeiros ou moderados e não para hospitalizados a necessitar de oxigénio.

O tratamento experimental com anticorpos sintéticos é o primeiro especificamente desenvolvido para o novo coronavírus.

PANDEMIA JÁ MATOU MAIS DE 1,26 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.263.890 no mundo desde que a OMS relatou o início da doença no final de dezembro, segundo o levantamento feito pela AFP.

Mais de 50.907.770 casos de contágio pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia, dos quais pelo menos 33.121.400 pessoas já foram consideradas curadas.

Os países que registaram o maior número de novas mortes em seus últimos relatórios são a França com 548 novas mortes, Espanha (512) e os Estados Unidos (489).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 238.251 mortes para 10.110.552 casos, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 3.928.845 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Brasil com 162.628 mortes e 5.675.032 casos, a Índia com 127.059 mortes (8.591.730 casos), o México com 95.255 mortes (972.785 casos) e o Reino Unido Unidos com 49.063 mortes (1.213.363 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica tem o maior número de mortes em relação à sua população, com 114 mortes por 100.000 habitantes, seguida do Peru (106), Espanha (84), Brasil (77).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 86.267 casos (22 novos entre segunda-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 81.187 pessoas já recuperadas da doença.

A América Latina e o Caribe tiveram um total de 413.838 mortes para 11.673.023 casos relatados hoje às 11:00, a Europa 311.035 mortes (13.031.112 casos), os Estados Unidos e Canadá 248.791 mortes (10.375.229 casos), a Ásia 178.001 mortes (11.126.994 casos), o Médio Oriente 65.666 mortes (2.777.847 casos), a África 45.618 mortes (1.893.627 casos) e a Oceania 941 mortes (29.947 casos).

PORTUGAL ULTRAPASSA AS 3 MIL MORTES

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou no boletim diário desta terça-feira que há mais 62 mortes e 3817 novos casos de Covid-19 em Portugal. No total, o país regista 3021 vítimas mortais e 187.237 infetados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas estão menos 9 doentes internados nas Unidades de Cuidados Intensivos, totalizando 382.

Em relação aos internamentos em enfermaria estão 2742 pessoas internadas, mais 91 do que na segunda-feira.

AS VACINAS MAIS PROMISSORAS NO COMBATE À COVID-19

Laboratórios por todo o mundo estão numa corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. Há dezenas de equipas a testar várias candidatas a vacina, algumas estão mais avançadas e são promissoras, mas os cientistas avisam que nenhuma deverá estar pronta antes do fim deste ano ou mesmo no próximo ano.

Segundo o London School of Hygiene & Tropical Medicine, (que tem um gráfico que mostra o progresso das experiências) há 259 projetos e 54 estão na fase de ensaios clínicos, sendo que 10 estão na fase III - que consiste na inoculação da vacina em milhares de voluntários a fim de determinar se impede de facto a infeção.

O projeto entre a Universidade de Oxford e a AstraZeneca é um dos mais promissores, a que se juntam os da Pfizer e da BioNTech, da Moderna, dos laboratórios Sanofi e GSK, de vários projetos chineses, nomeadamente da CanSinoBIO que já obteve autorização para administrar a vacina em militares chineses, a CoronaVac do laboratório SinoVac.

PLATAFORMA GLOBAL COVAX

O mecanismo COVAX é uma plataforma global para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19, apoiada pela Organização Mundial da Saúde, para um acesso equitativo às vacinas a preços acessíveis.

Participam vários países, instituições e organizações, como a União Europeia.

No total, de acordo com os últimos dados oficiais em outubro, 184 países aderiram até agora ao mecanismo internacional de compra e distribuição de vacinas: 92 países de rendimentos baixos e médios que receberão as doses gratuitas e 92 países de " rendimento alto" que passarão pela Covax para se abastecerem, mas terão de pagar pelas doses do próprio bolso.

Sindicato acusa Jorge Mandinga: “Ministro tem má fé e chamou-nos de incompetentes”

Por CNEWS  Novembro 10, 2020

O não pagamento de sete meses de salários aos funcionários do Serviço de Assistência Aeroportuária da Guiné-Bissau (SAA) tem a ver com a “má fé” do ministro dos Transportes e os assessores”, afirmou ao Capital News, o presidente do sindicato dos trabalhadores da empresa, Biem Embana.

“Estamos com sete e seis meses de salários em atraso, devido ao pagamento parcial que fizeram aos funcionários do SAA. A situação tem a ver com a covid-19, numa parte, mas na outra, tem a ver com a má fé do ministro dos Transportes (Jorge Mandinga) e os seus assessores”, afirmou o sindicalista, em entrevista ao CNEWS.

Biem Embana disse reconhecer que, com a pandemia da covid-19 e a suspensão dos voos, não havia receita no Serviço de Assistência Aeroportuária, e o sindicato sensibilizou os associados a manterem-se calmos até à normalização da situação. Mas depois a situação mudou-se e agora é complicada:

“Mesmo em tempo da pandemia nós trabalhamos, porque havia aviões que traziam materiais sanitários de luta contra a pandemia e nós continuamos a assisti-los normalmente. E Quando os voos foram retomados paulatinamente, nós exclamamos o porquê de não recebermos nada, apesar dos riscos que corríamos por causa da doença. Sabemos que havia fundos para a luta contra a pandemia e não nos deram nada”, explicou.

Ministério dos Transportes tem outras intenções:

“Mostramos ao Ministério que se houvesse uma administração rigorosa, o SAA tem a capacidade de gerar riqueza mais de que qualquer empresa pública na Guiné-Bissau. Mostramos esse pormenor e perspetivas de fontes de receitas, mas o Ministério na altura, afinal, não estava a ver isso e tinha o seu único objetivo que é de acabar com o SAA e criar uma nova empresa, através dos seus assessores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço de Assistência Aeroportuária.

Biem Embana acusa o ministro dos Transportes, Jorge Mandinga, de conduta imprópria:

“Ministro faltou-nos respeito, pisou em cima de a gente e chamou-nos de incompetentes. Decidiu assinar memorando (para privatizar empresa) sem ouvir os funcionários”, atirou.

Embana afirmou ainda que: “SAA é uma empresa dividida por quotas. O Estado tem 95% e os funcionários têm 5%, e em nenhuma circunstância (o ministro) pode avançar para a sua privatização sem consultar os funcionários”, disse.

E há indícios de administração danosa no Serviço de Assistência Aeroportuária, por parte dos anteriores administradores da empresa, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores:

“O ministro só deu ouvidos aos seus assessores, alguns dos quais passaram como administradores do SAA e não tiveram boa passagem, tiveram séries de problemas com sindicatos e há indícios de gestão danosa, que levaram a empresa chegar onde está (situação difícil). O que o Estado deve fazer é responsabilizar essas pessoas para esclarecerem o porquê de a empresa chegar onde está. E nós estamos decididos para reivindicar os nossos direitos e o pagamento dos salários. Estamos cansados”, disse o sindicalista.

Biem Embana, que se encontra em Portugal a alguns meses, disse estar a acompanhar a situação que se vive na empresa e afirma estar a influenciar a resolução dos problemas, mas disse que está também “dependente” do pagamento dos salários, enquanto funcionário, para voltar ao país.

Os funcionários do Serviço de Assistência Aeroportuária vão iniciar sexta-feira (13.11), a greve de uma semana, que tem como ponto principal, o pagamento de sete meses de salários para uns e seis meses para outros funcionários.

O Capital News sabe que a reunião desta terça-feira, do administrador do Serviço de Assistência Aeroportuária, Alberto Sanhá, com os trabalhadores, deu em nada, e o responsável não deu quaisquer garantias de pagamento a curto prazo, dos salários aos trabalhadores.

A Guiné-Bissau recebe com dor e profunda tristeza a morte do antigo presidente do Mali, Amadou Toumani Touré_ATT, afirma o Presidente UMARO CISSOCO EMBALO em nota de condolências enviada ao seu homologo, Presidente de Transição do Mali BAH NDAW.



 Aliu Cande

As acusações nos bastidores de que, Braima Camará, foi esfaqueado pelas costas por General é fato real?...O Democrata Osvaldo Osvaldo


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

Ruídos internos a par de todos os ATIVISTAS do MADEM-G15, descodificar o barulho e tratar os ruídos.

Travão é levemente pisado aqui, não é para os menos estudiosos, este problema pode estar diretamente relacionado com os acadêmicos, e não 

CLAQUEIROS e FÃS sem convicções POLÍTICAS. 

Ruídos exteriores podem ver-se obrigados a conviver com grandes equívocos na interpretação.

Braima Camará, vulgo BÁ do Povo, está na lista de um dos principais intelectuais do país, sem dúvidas, por mérito próprio, com discursos locoentes que repercutem até hoje, com a sua voz polémica raríssima de contrariar, que trazem muita informação; é lamentável que hoje essas polêmicas apenas na epiderme das disputas políticas entre legendas do mesmo campo, porque elas abordam temas realmente instigantes.

De que foi oferecido Braima Camará, posteriormente desempenhado pelo próprio partido, de ser coordenador do movimento para alternância democrática.

Teria sido a fórmula ideal. 

Braima Camará seria imediatamente catapultado para a liderança e com sua retórica eficiente teria condições de vencer os desafios contemporâneas, o óbvio hoje, é que esbarrou mais uma vez em seu grande desafio político.

É bom para as grandes estratégias e péssimo para as definições táticas, prisioneiro de um temperamento forte, com uma autossuficiência deletéria, não se enquadrando nos limites dos pactos partidários.

Quando a estratégia é bem-sucedida, entra em considerar que tem a força nos próximos anos. 

Com a força assertiva que lhe permite identificar os limites políticos para entrar na etapa seguinte.

A partir da visão do período das eleições legislativas e presidenciais do país, Camará estava definitivamente encerrado e caberia a ele, o Coordenador, se deve o novo tempo para depender do lulismo. 

Braima não pode confundir posições táticas com estratégicas.

No plano estratégico, era mais que hora do lulismo ceder espaço a uma nova etapa, diluindo o protagonismo excessivo dos seus adversários políticos, como Domingos Simões Pereira, principal combustível do pacto político mídia. Isto é, começar trabalhando as novas classes que surgiam – e que o próprio Camará corretamente identifica como o "novo empreendedorismo".

Ora, esse Movimento para Alternância Democrática espalhava claro intuito de derrotar DSP e isso aconteceu.

Enquanto flutuava a aproximação dos novos acontecimentos nos campos não adequados, tornava-se o inequívoco de que dificuldades para o MADEM G15 vão superar o matriz original e abrir espaço para novo tempo.

Já no plano tático, no entanto, há quem diga que "o abrir mão" do cacife eleitoral de General Umaro Sissoco Embalo não passava de mero gesto de arrogância mortal, ou seja, o Camará estava minimizando, não apenas a influência de DSP, mas também o facto de que era necessário jogar sem estratégia no que vem depois. Seria?

A minha pergunta agora é simples: 

Como pretendia montar uma frente deixando de lado o principal ator político das oposições nas últimas décadas?

Visão estratégica do Camará foi bem-sucedida no meu ponto de vista, mas a estratégia formal para o futuro faltava ser articulada.

Ele desenvolveu o discurso mais eficiente e denso da oposição no parlamento guineense sem dúvidas ou quaisquer equívocos, de forma racional e criativa, e mais e mais, com uma retórica de guerra adequada para desmontar a agressividade vazia do PAIGC.

Na frente tática, esboroou-se.

Depois da Vitória nas eleições presidenciais do país, que levou o General Umaro Sissoco Embaló a Presidência da República, ira posterior de Umaro contra o DSP foi apenas uma tentativa psicológica de enfrentar a ideia insuportável de que foi ele próprio que jogou para a Presidência por um gesto mal pensado?

E porque hoje nenhum de seus argumentos se sustenta na realidade?

1. A alegação de que não queria comprometer seu projeto de país se avançares para a Presidenciais, será Umaro Sissoco Embalo, foi suportado por MADEM-G15 para reafirmar os compromissos programáticos assumidos antes das legislativas?

Como bem lembra Camará, uma coisa é aliança tática, visando ganhar as eleições e impedir o mal maior.

Outra coisa, o projeto do MADEM G 15, que é atribuição exclusiva hoje, o Presidente da República, Ele seria o líder inconteste do projeto?

2. A alegação de que alguns homens do projeto não era aliado confiável é verdade? Se for verdade, como assim?

Alianças se formam em torno de propostas, conceitos e campos de interesse estava claro no parágrafo e obtenha texto sublinhado? 

Refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, éticas e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e social, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana na Guiné-Bissau.

Havia um amplo campo de interesses comuns para consolidar alianças com os homens partidários de esquerda, incluindo o Dr. José Mário Vaz, assim como um amplo arco de partidos de oposição?

Irmãos pátriotas Guineenses, as minhas observações empíricas é para contrabalançar o Camará, como um político habilidoso, deitaria e rolaria em um quadro desses.

Ou seja MADEM G15, seria um quadro confuso apenas para políticos com dificuldades para dialogar, e objetivo na altura é derrotar o DSP, ou não?

3. As acusações nos bastidores de que, Braima Camará, foi esfaqueado pelas costas por General é fato real?

Ou também não se sustentam com fundamentos lógicos?

Os agentes de especulações queria o quê?

Depois de esnobado por Braima Camará, o MADEM-G15 abriria mão de alianças estratégicas, para não melindrar o adversário?

E porque foi possível uma aliança, conduzida por General Umaro Sissoco Embalo, que, em circunstâncias normais, estaria com Braima Camará?

Manteriam-se fiéis ao General Umaro Sissoco Embalo para próximas eleições presidenciais do país? Por conta do prestígio político de quem?

Esses embates ajudaram a realçar  a posição desprendida de MADEM G15, que, em todos os momentos, colocou os interesses do país acima de seus interesses pessoais, como disse o Coordenador quando apoiava a indicação do General Umaro Sissoco Embalo e não do JOMAV; e depois, quando encarou o desafio de conduzir uma campanha Presidencial perigosa, será que pensavamos no que viria depois?

O conhecimento liberta.

A você que chegou até aqui, te agradeço muito por valorizar o artigo e o conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa fanática, que é financiada por mérito das suas próprias bajulações na comunidade de leitores e telespectadores cegos.

Afirma o Democrata em ação, mente progressista sob o olhar desenvolvimentista!



Leia Também: 

By: O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Ânsia de voar sem medo da queda, O. C. D- Organização Cívica Da Democracia, projeções acertadas no canal livre campo INTELECTUAL .

Nuno Gomes Na Biam, Braima Camará,  Sissoco Embalo, Domingos Simões Pereira, e o silêncio absoluto do ex Presidente da República Dr José Mário Vaz. ----‐‐-- O país está bem ou não?

Redação

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO