quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Mali. Presidente deposto em golpe de Estado hospitalizado devido AVC

© Julien Mattia/NurPhoto via Getty Images

Por LUSA  02/09/20 
O Presidente deposto do Mali Ibrahim Boubacar Keïta, na sequência de um golpe militar, foi hospitalizado na terça-feira à noite depois de um princípio de acidente vascular cerebral (AVC), foi hoje noticiado.

"Após extensos testes, concluímos que sofreu um ataque isquémico transitório, é um alerta, mas ele está a recuperar bem de momento", disse um médico da clínica de Bamako, onde o chefe de Estado deposto deu entrada, citado pela agência France-Presse.

Um ataque isquémico transitório normalmente dura apenas alguns minutos e manifesta-se como um AVC (perda de força de um lado, perda de visão, deficiência da linguagem), sendo considerado um sinal de aviso do risco de um enfarte subsequente.

Ibrahim Boubacar Keïta foi deposto por um grupo de oficiais em 18 de agosto, após sete anos à frente deste país em guerra com grupos 'jihadistas' e após meses de protestos, tendo anunciado a sua demissão na televisão após ter sido levado de sua casa pelos militares que tomaram o poder.

Depois de ter sido mantido no campo militar de Kati, a 15 quilómetros da capital, e posteriormente num local não divulgado, pôde regressar à sua casa em Bamaco, em 27 de agosto, de acordo com a junta militar no poder.

Desde então, não tem sido visto em público.

O Presidente deposto, eleito em 2013 e reeleito em 2018 para um mandato de cinco anos, tinha sido operado ao maxilar no estrangeiro há alguns meses devido a uma "terrível dor de dentes".

Ao anunciar a sua libertação, a junta militar disse que o ex-Presidente foi autorizado a deixar o Mali se necessário para cuidados médicos.

Independente da França desde 1960, o Mali viveu o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

Além da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana, a ação militar já foi rejeitada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia (UE).

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da UE.

PAIGC NÃO SE ENTUSIASMA COM EVENTUAL MANUTENÇÃO DE SANÇÕES A MILITARES GUINEENSES PELA ONU


O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) mostrou-se um pouco entusiasmado com eventual manutenção de sanções impostas a alguns militares da Guiné-Bissau em 2012, devido à postura adotada pela força de defesa no período a seguir às eleições presidenciais do país.
Em reação esta quarta-feira, 02 de setembro, a possível a manutenção das sanções a militares guineenses, a segunda vice-presidente do PAIGC, Odete Semedo, revela que o partido está neste momento a analisar o relatório que recentemente foi divulgado pela ONU.

Fonte: Alison Cabral

Estas Pessoas Vivem na Água! A Curiosa Vida Destas Pessoas que Ninguém C...

;; Guine -guine terra de ermons;;

Por: yanick aerton

Eu nick Não sou militante do PAIGC nem apoiante do Engª. Domingos Simões Pereira, e tenho muita consideração e estima pela sua pessoa. Afirmo aqui com toda a verticalidade, contrariamente aquilo que muitos dizem deste camarada, que eu não o acho arrogante e o seu relacionamento com as pessoas são sobejas provas dessa sua humildade, de um filho de camponeses que sabe donde veio e aonde quer ir, que nunca se desviou da sua rota, dos seus objectivos.

O Engª. Domingos Simões Pereira foi nomeado Secretário Executivo da CPLP, repito, foi nomeado e não através de concurso, como aliás aconteceu em relação a todos os outros compatriotas que foram nomeados para altos cargos nas organizações internacionais. Cumpriu com as suas obrigações dentro daquilo que lhe foi possível, dispondo de recursos humanos altamente qualificados que contribuíram para ele que tivesse sucesso.

Por se sentir qualificado a liderar o PAIGC decidiu candidatar-se, tendo vencido o Congresso de Cacheu, independentemente da estratégia utilizada.
Acontece que depois dessa vitória, o Engª. Domingos Simões Pereira rodeou-se de garandis canja que de forma alguma o deixariam marchar com os seus próprios pés e pensar com a sua cabeça, como um jovem quadro competente, cheio de ambições, sonhador, imbuído de forte espirito patriótico.

É minha profunda convicção que se tudo dependesse do Engª. Domingos Simões Pereira, o PAIGC continuaria como um partido unido e coeso que, uma vez no poder, o permitiria realizar o seu sonho de transformar a Guiné-Bissau, honrando assim a memória daqueles valorosos combatentes que regaram com o seu sangue a árvore da independência. 

Esperava-se tudo do Engª. Domingos Simões Pereira, menos o fracasso, porque esteve a frente de uma organização internacional onde o instrumento privilegiado para a consecução de grandes objectivos é sempre o diálogo, e julgava-se que ia servir-se do mesmo como a sua bússola na liderança do PAIGC.

WHAT HAPPENED THAT DO YOU DID NOT ACCEPT dialogue between comrades DSP
Mas, a medida que o tempo foi passando as expectativas em relação ao Engª. Domingos Simões Pereira foram-se evaporando, dando lugar a sentimentos de revolta que se transformam em divisões que impactaram nos resultados negativos que o PAIGC foi obtendo nos embates políticos em que foi participando. 
De herói, o Engª. Domingos Simões Pereira passou para o vilão, estatuto que nem o seu pior inimigo desejaria ver colado na sua pessoa. 
LA KU MAME DE AUTOR MURRI NEL

Por isso, é tempo de o Engª. Domingos Simões Pereira se redimir, é tempo de o Engª. Domingos Simões Pereira dizer NÃO, aqueles que o estão a empurrar para o abismo, porque este rapaz não merece rodear-se de frustrados, SAIAS BLUSAS OU FORA SAIA, quando habituados a destruir líderes que querem operar mudanças profundas para tornar o PAIGC cada vez mais competitivo. 
Saiam atrás do rapaz, bo disssal dja ,deixem-no agir em consciência, porque o Engª, Domingos Simões Pereira é um campeão, pela sua competência, pela sua humildade, pelo seu espirito patriótico e pelo seu amor ao próximo! Ele nunca disse estar acima de todos. Mas qual é a sua culpa se alguém assim o considera ou será que se alguém, por entusiasmo, assim o considerar ele deve estar por aí às gritarias? 

Nunca o Engª. Domingos Simões Pereira disse que é Cabral 2 ou que deve ser comparado ao génio Amílcar Cabral, salvo o seu descuido de abandonar o vosso símbolo sumbuia agora zambrano esse símbolo em que os Combatentes da Liberdade da Pátria se revêm, tendo-o substituído por um chapéu que não tem nada de afinidade com a história da luta do PAIGC. 

Terminada a eleição e proclamado o vencedor, General Umaro Sissoco Embalo, apesar de eu não ser ninguém para o aconselhar, mas o que eu peço ao Engª. Domingos Simões Pereira é que se conforme e se prepare para os futuros embates, caso pretenda continuar a lutar politicamente pelos seus ideais. Que o Engª. Domingos Simões Pereira aceite “ianda cabaz Nhá manu” a mão estendida do seu irmãozinho, como manda a tradição “as a groin”, para participar nesta gigantesca obra de cumprir o Programa Maior.
Abracemo-nos e arregacemos as mangas para, num prazo record, transformarmos o nosso país, para passar a ser o destino preferido dos investidores.

Termino lembrando a todos que a luta que o Engª. Domingos Simões Pereira travou, apesar de não ter contribuído para melhorar a sua imagem, é um direito que lhe assiste, razão pela qual ninguém o deve condenar, mas sim encorajá-lo a voltar a ser aquele bom camarada que sempre foi.
Viva a Democracia!
Viva a Guiné-Bissau!
Viva a mudança!

MADEM G-15 - CELEBRAÇÃO DO DIA 2 DE SETEMBRO, TRANSLADAÇÃO DO RESTO MORTAL DO AMÍLCAR CABRAL -02

MADEM G-15 - CELEBRAÇÃO DO DIA 2 DE SETEMBRO, TRANSLADAÇÃO DO RESTO MORTAL DO AMÍLCAR CABRAL







By: Antonio Iaia SEidi 

Coreia do Sul: Doação de Plasma da Igreja Shincheonji Facilita o Desenvolvimento da Vacina para COVID-19


Em 27 de agosto, mais de 1.000 membros de uma organização religiosa chamada Shincheonji, Igreja de Jesus participaram na doação de plasma para a cura de COVID-19.

Isso foi realizado a convite das autoridades de saúde da Coréia do Sul no dia 24, que solicitaram à Igreja Shincheonji para cooperar na doação de plasma adicional para o desenvolvimento do tratamento de COVID-19


No início deste ano, cerca de 5.000 membros da Igreja Shincheonji foram encontrados com as infecções na cidade de Daegu, enquanto a maioria deles se recuperou, exceto por 11 mortes.

De acordo com o relatório do Centro Coreano para Controle e Prevenção de Doenças (KCDC), 562 membros da igreja recuperados registraram para doar plasma e 409 concluíram a doação em julho por meio da cooperação entre o KCDC e a Igreja Shincheonji. Enfrentando a necessidade de “facilitar o desenvolvimento de uma cura por meio da doação de plasma e testes clínicos”, o KCDC solicitou mais uma rodada de doação em grande escala por membros da Igreja Shincheonji em agosto. 

O KCDC em seu documento oficial expressou agradecimento à Igreja Shincheonji (Presidente Lee, Man Hee) pela “participação ativa na coleta de plasma como um grupo para o desenvolvimento da cura de corona (vírus) para fins de segurança nacional de saúde durante a crise global causado pelo COVID-19. ”

“Com a cooperação da cidade de Daegu, o Centro de Atletismo Daegu planeja ceder o espaço, e a Cruz Vermelha planeja fornecer o equipamento e pessoal necessários de 27 de agosto a 4 de setembro. Expressamos nossa gratidão à cidade por ceder um local para as doações do grupo. Também expressamos nossa gratidão aos membros da organização religiosa, Shincheonji para ser mais específico”, disse o Sr. Kwon Jun-wook, Diretor Adjunto da KCDC.


A pesquisa e o desenvolvimento do tratamento com plasma convalescente estão em andamento pelo Instituto Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e Bem-Estar, em cooperação com a Cruz Verde (GC) Pharma, uma empresa de biotecnologia da Coréia do Sul.

No mesmo dia, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou o uso emergencial de plasma convalescente para o tratamento de COVID-19. Especialistas dizem que mais dados precisam ser coletados para ver os benefícios de tal tratamento.

Os maiores desafios de pesquisar a eficácia e o desenvolvimento do tratamento com plasma convalescente vêm do fornecimento limitado de doadores que devem ser recuperados do vírus.


Como um líder religioso, o presidente Lee, Man Hee de Shincheonji disse em julho: “Isso (doação de plasma) é o trabalho que precisa ser feito como cidadãos deste país e como verdadeiros crentes. Isso é guardar o mandamento de Jesus de amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22:39 da Bíblia).”

Fonte: Shincheonji

O Banco Central acaba de divulgar como é a nova nota de R$ 200, a com maior valor nominal em circulação no Brasil. Os brasileiros já poderão tê-las na carteira a partir desta quarta-feira, 2.

@VoceNaoSabiaQ   O que acharam da nova cédula?

Mantendo a tradição de homenagem a animais, a cédula tem o desenho de um lobo-guará.

@bbcbrasil

Fonte: BBC News Brasil

MENESGB - Notas em torno do protocolo de acordo sobre as Escolas Madrassas na Guiné Bissau.














Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

MENESGB - Protocolo de parceria entre o Governo da República da Guiné Bissau através do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior e Associação Fitiano Sidikin.

Ler Atentamente.












Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

GUINÉ-BISSAU: O PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA - COMUNICADO À IMPRENSA







Leia Também: 

PGR PREOCUPADO COM O EXERCÍCIO DO DIREITO À LIBERDADE DE IMPRENSA NA GUINÉ-BISSAU

02/09/2020 / Jornal Odemocrata 

O Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, diz estar preocupado com a forma como tem sido exercido o direito à liberdade de expressão na Guiné-Bissau.

Em nota de imprensa, com data de 01 de setembro de 2020 que O Democrata consultou, esta quarta-feira, 02 de setembro, Fernando Gomes avança que tem-se registado, através de órgãos de comunicação social de massa, nomeadamente rádios e internet, crescente onda de ataques verbais e “insultos”, por parte de alguns dos concidadãos, socorrendo-se mais das vezes, do uso “abusivo de palavras que incentivam ao ódio, às divisões étnicas e religiosas”.

Gomes sublinhou na sua nota que tais atitudes põem em causa a unidade nacional e a coesão interétnica que sempre caracterizou o povo guineense.

Lê-se ainda no comunicado que a inquietação da Procuradoria-Geral da República não deve ser interpretada como sinónimo de “recusa ou de qualquer tentativa de condicionar o debate público em torno de questões de interesse nacional”, mas sim uma exortação a compatriotas guineenses e aos órgãos de comunicação social, no sentido de contribuírem, com a diversidade de opiniões, para o fortalecimento da “jovem democracia”, repudiando qualquer forma de “libertinagem e de linguagem inapropriada” que só servem para “intoxicar o modo de vida dos guineenses e influenciar negativamente os jovens e crianças no país”. 

Por fim, o Procurador-Geral da República manifesta a disponibilidade da sua instituição em receber e dar o devido encaminhamento a qualquer queixa apresentada por qualquer cidadão nacional ou estrangeiro que se sentir lesado.

Por: Tiago Seide

O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, ANTÓNIO GUTERRES, DEFENDEU A MANUTENÇÃO DAS SANÇÕES IMPOSTAS A MILITARES DA GUINÉ-BISSAU EM 2012 NA SEQUÊNCIA DE UM GOLPE DE ESTADO, NUM RELATÓRIO PEDIDO EM FEVEREIRO PELO CONSELHO DE SEGURANÇA - CONTRACHEQUE NA RÁDIO ÁFRICA FM, HOJE, QUARTA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO DE 2020



Leia Também: 


APENAS INÍCIO DO JOGO
Correlação às Nações Unidas, prefiro ficar um pouco afastado. Aliás, não só sobre as Nações Unidas, porém, de forma geral - FICAR EM SILÊNCIO. Mas, infelizmente, alguns pontos desse suposto relatório me deixa em desconfiança e alerta.

PRIMEIRO, quando as Nações Unidas tentam comparar golpe de Estado de 2012 com a situação vigente, em que um presidente da República saiu vitorioso de uma eleição fortemente vigiada pelas próprias Nações Unidas, logo, fica muito estranho às recomendações do gênero, assim sendo, remeto-me em jogadas TENDENCIOSAS E POLÍTICAS, que sempre ocorrem na África Negra.
SEGUNDO, quando as Nações Unidas afirmam que na Guiné-Bissau existem dois Primeiros Ministros, outra vez, eu me coloco em desconfiança e alerta a que se refere a esse relatório. Não sei de que país essa organização está-se falando.
TERCEIRO, quando vejo uma organização de tamanho das Nações Unidas imiscuindo-se constantemente na administração política de um país, coisa que está bem longe da recomendação das Cartas das Nações Unidas, o pior de tudo, fazem isso de forma parcial, correlação aos outros partidos políticos, também, é de se preocupar e colocar-se em desconfiança e, sem dúvida, em alerta, a que se refere esse relatório.

Bem, os novos governantes devem ter homens capazes para o embate contra a Nova Ordem Mundial. A Guiné-Bissau é um Estado suberano, que não deve ser administrado na base das guerrinhas políticas, para assegurar o ganha pão. Esse país deve ser levado a sério e, se for preciso, sofrer e morrer por ele, como sofreram e morreram muitas pessoas.

Concluindo, quem joga é quem faz parte do jogo. Apenas estamos na arquibancada torcendo, todavia, sem poder fazer nada. A razão pela qual, ficar em silêncio ou não, não faz diferença alguma. Mais uma vez, preparem-se para a jogada, pois ainda virão muitos embates pela frente.

Em silêncio, estamos!!!!!!!!!!!!!!!!! Apenas em observação!!!!!!
Abraços!!!!!!!!!!!!

Guiné-Bissau: Fundação Donativo - A Fundação para o Desenvolvimento das Comunidades, Adja Satu Camará Pinto, entrega 1.400 litros de combustível à Direcção Regional de Saúde de Boláma Bijagós.


Sector de Bubaque - Adja Satu Camará Pinto aceita o compromisso de ser madrinha da Região Sanitária de Bubaque.


TGB Televisão da Guiné-Bissau 

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - UMARO SISSOCO EMBALÓ E BRAIMA CAMARA: Declaração política em reação aos resultados eleitorais 27 de novembro de 2019

Comunicado Bolsas do Reino de Marrocos




Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Guiné-Bissau: O Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social fez-se presente hoje, 02 de Setembro de 2020, através da Assessora de Comunicação da Ministra, Dra. Wcenia Silva, num atelier sobre a Capacitação das Mulheres Parlamentares e Lideres, sobre a resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, num dos salões do Palácio do Governo.




Gabinete de Comunicação do MAPTESS

Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

Covid-19: TAP retoma voos para a Guiné-Bissau ao sábado


In LUSA  02.09.2020
A Transportadora Aérea Portuguesa retoma no sábado os voos comerciais para a Guiné-Bissau, interrompidos desde março devido à pandemia do novo coronavírus, disse hoje fonte da empresa
A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) retoma no sábado os voos comerciais para a Guiné-Bissau, interrompidos desde março devido à pandemia do novo coronavírus, disse hoje fonte da empresa.

“A TAP retoma os voos aos sábados durante o mês de setembro”, afirmou a mesma fonte.

Inicialmente, a companhia só vai realizar um voo por semana.

No sítio na Internet da TAP já é possível comprar bilhetes de ida e volta Lisboa – Bissau – Lisboa.

Para viajar para Bissau, os passageiros são obrigados a apresentar um teste negativo para covid-19.

Os voos comerciais para a Guiné-Bissau foram suspensos na sequência do fecho da fronteira no país em março devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Após terem sido detetados os primeiros casos de covid-19, também em março, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, que vai estar em vigor até 08 de setembro.

Apesar do estado de emergência, as autoridades guineenses determinaram autorizar a abertura de fronteiras, o retoma dos voos comerciais e a circulação de pessoas.

Segundo os últimos dados divulgados segunda-feira pelo Alto-Comissariado para a Covid-19, a Guiné-Bissau tem um total acumulado de 2.245 casos, incluindo 38 vítimas mortais e 1.226 recuperados.

MSE // VM

Ninguém pode prever o futuro.

O homem que não recebeu uma cadeira porque era considerado menos importante em relação aos que ocuparam as cadeiras. Pois é camarada, este senhor hoje é o presidente da Zâmbia (Edgar Lungu). Só Deus conhece o futuro de cada um de nós.

Brinpande Valdemir Ferreira

Regime de Sançőes: anacronismo e diversionismo

1. É preciso fazer uma leitura dinâmica dos textos, e nāo se deixar prender por uma adjetivação inadequada e infeliz. Por exemplo,  esse qualificativo "autoproclamado"  - note-se - que já foi completamente suplantado, claramente ultrapassado pela resolução da Cimeira da CEDEAO de 22 de abril de 2020 que - como todos sabem - reconhece, sem equívocos nem condicionantes,  Umaro Sissocó Embaló como Presidente da Republica da Guiné-Bissau.
Um reconhecimento oficial, irrevogável, da CEDEAO que não foi questionado nem pelo Conselho de Segurança e nem pelo próprio Secretário Geral António Guterres.  

Insisto: a tese de Presidente "autoproclamado"  - falaciosa desde o início - realmente morreu e foi definitivamente enterrada desde 22 de abril de 2020. Assim sendo, ressuscitá-la e pô-la a circular é um anacronismo político de quem ficou desfasado no tempo; de quem continua agarrado ao passado. 

E mais: falar hoje de "autoproclamação" é, neste momento, um diversionismo porque, de facto, só serviu para tentar perturbar o ambiente político e psicológico que se vive na sociedade guineense e nas nossas Forças Armadas. E sem configurar nada de positivo. E sem trazer nada de politicamente relevante ou construtivo.

2. O blá-blá-blá sobre o "regime de sanções", na verdade, trata apenas de um "regime" aberto..., que é intencionalmente visto como um mecanismo dissuasor que esconde o facto, este sim relevante, de  que a atitude exemplar das nossas Forças Armadas justifica tanto o fim desse "regime de sanções" como o imediato levantamento das sanções que foram aplicadas aos nossos quadros militares a seguir aos acontecimentos de 12 de abril de de 2012.

Nāo houve e nem há nenhum intervencionismo das nossas Forças Armadas na política - desde há seis anos - na premissa de que teria havido um ato militar, autónomo, isto é, à revelia da autoridade constitucional a que devem obediência legal. Que nāo houve.

Nova Iorque, 1 de setembro de 2020
F. Delfim da Silva

Fonte: Gaitu Balde

Covid-19: Tailândia cumpre 100 dias sem casos locais


Por LUSA.PT  02-09-2020 
Banguecoque, 02 set 2020 (Lusa)- A Tailândia cumpre hoje 100 dias sem registar contágios locais de covid-19, depois de instaurar medidas estritas para combater a pandemia, incluindo o encerramento das fronteiras.

As autoridades tailandesas anunciaram hoje mais oito casos do novo coronavírus, todos importados, de países como os Estados Unidos, Austrália e Japão, elevando o total acumulado desde janeiro para 3.425 infeções, além de 58 mortes. Estes números fazem da Tailândia um dos países menos afetados no mundo pela pandemia.

A Tailândia foi o primeiro país a detetar, em janeiro, uma infeção de covid-19 fora da China.

Apesar da sua proximidade com o gigante asiático e de ser o principal destino dos turistas chineses, a Tailândia escapou ao grande número de infeções de países próximos, como a Indonésia (com 178.000 casos) ou as Filipinas (com 224.000).

Em março, o Governo ordenou o recolher obrigatório, o uso obrigatório de máscaras em supermercados e transportes públicos e o encerramento das fronteiras e da maioria das empresas, embora não tenha decretado o confinamento rigoroso.

As medidas foram aligeiradas a partir de junho, apesar de as fronteiras continuarem fechadas aos turistas.

Em 21 de agosto, as autoridades decidiram prorrogar o estado de emergência pela quinta vez, até 31 de setembro.

O encerramento das fronteiras e a queda da procura externa infligiram um duro golpe à economia tailandesa, que entrou em recessão, com o produto interno bruto (PIB) a cair 12,2% no segundo trimestre do ano, após uma contração de 2% nos primeiros três meses.

Segundo as previsões do Banco da Tailândia, o PIB perderá 8,1% este ano em relação ao ano anterior, o pior valor desde a crise financeira que devastou o país e grande parte do Sudeste Asiático em 1998.

As autoridades aprovaram pacotes de ajuda multimilionários para aliviar os efeitos económicos da pandemia, em setores como o turismo. O país deverá receber este ano menos 80% de visitantes que em 2019, quando acolheu 40 milhões de turistas.

A pandemia do coronavírus que provoca a covid-19 já provocou pelo menos 851.071 mortos e infetou mais de 25,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PTA // MIM
Lusa/Fim

Mali: Civil morto por militares franceses em incidente com autocarro


Por LUSA  01/09/20 
Um civil morreu hoje e dois ficaram feridos por soldados franceses da força anti-jihadista Barkhane no Mali durante um incidente com um autocarro cujo motorista não reduziu a velocidade, revelou um comunicado do Estado-Maior da França.

"Um autocarro que se dirigia a alta velocidade na direção de uma coluna militar [francesa] foi objeto de sinalização verbal e gestual, após um primeiro tiro de alerta, devido à grande ameaça de veículos suicidas", sublinha o documento divulgado pelo Estado-Maior do exército francês, noticiado pela agência AFP.

O documento explica que, no entanto, "as primeiras medidas não reduziram a velocidade do autocarro", no incidente que aconteceu a cerca de 50 quilómetros a oeste de Gao [nordeste do Mali].

"Um segundo tiro de advertência direcionado ao solo foi disparado. Duas balas ricochetearam no solo e atravessaram o para-brisas, ferindo três passageiros, um deles gravemente", acrescenta.

O comunicado revela ainda que o ferido grave foi transportado de helicóptero para o hospital da força militar francesa Barkhane em Gao" mas "morreu devido aos ferimentos".

A junta militar, que está no poder há duas semanas no Mali, anunciou hoje que vai reunir os partidos e a sociedade civil no sábado e domingo, para consultas sobre a transição que deverá devolver o poder aos civis, após um primeiro momento de três dias de negociações sem acordo.

Desta vez, entre os participantes irá estar o Movimento de 5 de Junho - Reunião das Forças Patrióticas (M5-RFP), uma das figuras da crise por ter liderado o protesto contra o presidente Ibrahim Boubacar Keita, até ocorrer o golpe militar.

O M5-RFP tinha manifestado a sua indignação por não ter sido convidado para as primeiras negociações.

"Estas reuniões têm como objetivo chegar a um acordo sobre a transição, definir a arquitetura e os órgãos da transição e, finalmente, contribuir para o desenvolvimento da carta de transição", explicou a junta em comunicado.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em 18 de agosto, o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

A junta militar que tomou o poder há duas semanas libertou o antigo Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, na quinta-feira.

Além da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana, a ação militar já foi rejeitada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia (UE).

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da UE.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013, e renovou o mandato de cinco anos em 2018.