quarta-feira, 25 de julho de 2018

ELEIÇÕES: Primeiro-ministro viaja para Guiné-Conacri

Aos jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, Aristides Gomes fez um ponto de situação do andamento do processo eleitoral e aborda a questão de sucessivas greves nos vários setores da vida pública.

Video aqui

Com: Alison Cabral

Braima Darame

O seu smartphone pode não estar tão limpo quanto parece…


Anda sempre de smartphone na mão e não o larga nem quando é preciso comer? A verdade é que este fiel amigo é um chamariz para bactérias. E, de vez em quando, também precisa de uma limpeza.

Sítios por onde passam muita gente são habitualmente fontes de bactérias – um corrimão de escada ou um suporte de apoio do metro são exemplos disto. E sendo que o gesto mais habitual é andarmos de transportes com o telefone na mão, já está a perceber como funciona esta história, não é?

Além de estarem constantemente a ser utilizados, o que não ajuda à limpeza, também convém que de vez em quando dê uma atenção à limpeza do telefone. Há quem recomende que faça uma limpeza de manhã e à noite, principalmente se passar muito tempo ao telefone, sem utilizar auriculares.

Embora já existam smartphones com resistência à água, não é muito apropriado que limpe o telefone com água e sabão. Em vez disso, a recomendação passa por um pano de microfibra, que tantas vezes é utilizado para limpeza de óculos, por exemplo.

Antes de começar qualquer processo de limpeza, dá jeito verificar se não tem nenhum grão ou poeira que esteja no ecrã. Caso isso aconteça, pode sempre utilizar um pouco de fita-cola para retirar o grão e depois proceder à limpeza.

Se quer mesmo desinfectar o smartphone, há kits de limpeza adequados para isso, mas convém evitar soluções que sejam demasiado agressivas ou utilizar álcool diretamente no terminal. Pode colocar um pouco de desinfectante num pano e só depois fazer a limpeza ou, em alternativa, utilizar toalhitas adequadas para esse fim.

Marcas como a Apple e outras fabricantes recomendam que faça este tipo de limpezas com o smartphone desligado. Caso tenha uma capa para proteger o telefone, também convém que a vá retirando com regularidade, para poder fazer uma limpeza e evitar que haja acumulação de pó ou sujidade.

insider.dn.pt

Central sindical guineense acusa Governo de esbanjamento de fundos públicos

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, acusou hoje o Governo de "esbanjamento de fundos públicos" através de compra "de carros novos" ao invés, disse, de aumentar o salário aos funcionários.

De acordo com o líder daquela que é a maior central sindical na Guiné-Bissau, o Governo prepara-se para mandar comprar viaturas para ministros e secretários de Estado, num valor de 270 milhões de francos CFA (cerca de 411 mil euros) e ainda ter gasto, em três meses de governação, cerca de 300 milhões de francos CFA (cerca de 458 mil euros) "só em viagens".

Júlio Mendonça indicou que a previsão do Governo, elaborado no Comité de Tesouraria Nacional (onde são planeadas as despesas do Estado por cada mês) era que as viagens iam custar "apenas 90 milhões" por cada mês (cerca de 137 mil euros).

Mendonça disse ter tido acessos aos dados que indicam "esbanjamento de fundos públicos" a partir da representante da UNTG no Comité de Tesouraria Nacional.

"O governo anda a dizer-nos que a prioridade é realizar eleições, mas quer comprar carros para ministros", observou o sindicalista que questiona ainda o Governo sobre se esse dinheiro não podia servir melhor na compra de equipamentos para os hospitais.

O secretário-geral da UNTG acusa o primeiro-ministro, Aristides Gomes de "incoerência", quando aquele considera impossível proceder aos ajustes dos salários dos funcionários públicos.

Júlio Mendonça afirma que as greves na Função Pública não vão parar enquanto o Governo não proceder aos ajustes salariais, subindo o ordenado mínimo nacional de 28 mil francos CFA (42 euros) para 50 mil (76 euros).

Para o sindicalista a Guiné-Bissau só terá estabilidade política também quando o poder político proceder "uma boa distribuição da riqueza nacional".

"Não são as eleições que vão resolver esta instabilidade cíclica", defendeu Júlio Mendonça.

A Função Pública guineense observa hoje o segundo de oito dias de greve geral, decretada pela UNTG, a sétima nos últimos dois meses, para, entre outros, exigir ajustes salariais dos funcionários.

dn.pt/lusa

Eleições 2018 - Líder da UPG aconselha ao governo a agir em concertação com partidos políticos

Bissau, 25 Jul 18 (ANG) – O Presidente do partido União Patriótica Guineense (UPG), disse congratular-se com o facto de haver medidas para a concretização da data de 18 de novembro para ida as eleições mas que aconselha o Governo a agir em consonância com os partidos políticos.

O líder da UPG afirmou que a Lei eleitoral guineense estabelece dois meses para o recenseamento interno e três meses para a diáspora mas que o actual Governo determina trinta dias sem concertar com ninguém.

“Quais são os meios que o Governo tem para fazer um recenseamento de raiz e segundo dizem pretende atingir cerca de um milhão de eleitores e com que meios”, questionou Vaz em declarações à ANG.

O Presidente da UPG disse ainda que desconhecem a quantidade de kits que o Governo vai utilizar no recenseamento e salientou que precisam dessas informações de forma a puderem se pronunciar de uma forma mais consistente.

“Neste momento não temos nenhuma informação oficial de que o recenseamento irá decorrer contrariamente ao estabelecido na Lei Eleitoral, a não ser por via da imprensa”, explicou.

Fernando Vaz referiu que o Governo tinha apresentado três cenários para o recenseamento, acrescentando que até agora não sabem quais dos cenários vai ser levado em conta.

“Contudo, estamos satisfeitos porque existe um passo para a efetivação das eleições na data de 18 de novembro”, frisou o líder da UPG. 

ANG/ÂC//SG

Presidente da Comissão anuncia implementação dentro em breve de programas sectoriais


Bissau, 25 Jul 18 (ANG) - O Presidente da Comissão da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), Boureima Abdallah anunciou para breve o início do programa setorial no país, no domínio da educação, Agricultura, saúde e infra-estruturas.

Em declarações terça-feira à imprensa a saída do encontro com o Presidente da República José Mário Vaz, o Presidente da Comissão da UEMOA disse que está no país para concluir com o governo a revisão anual do projecto da reforma política comunitária e os dispositivos a instituir dentro dessa revisão.

Boureima Abdallah disse que o encontro com o chefe de Estado guineense serviu para lhe informar dos pontos revistos no quadro dessa reforma política e que falaram igualmente de assuntos ligados a integração regional de forma geral, sobretudo dos programas de governação económica e financeira e as políticas sectoriais da União.

Instado a falar da opinião do chefe de Estado José Vaz sobre as reformas políticas, disse que o Presidente guineense deu conselhos que diz ser “úteis” e que irão merecer a atenção da Comissão no momento da elaboração definitiva dos documentos da reforma a serem apresentados na conferência de chefes de Estado e de governo da Comunidade Económica dos Estados África Ocidental a ter lugar a 30 de Julho em Lomé (Togo).

Acrescentou que o Presidente encorajou-lhe à prosseguir com os trabalhos da integração, porque beneficia o conjunto dos países membros da União, incluindo a Guiné-Bissau.
Em relação ao processo de realização das eleições a 18 de Novembro próximo revelou que o Presidente da República reassegurou que todos os meios serão disponibilizados para que o escrutínio tenha lugar na data marcada.

ANG/LPG/DMG/ÂC //SG

Futebol - Jogadores da Selecção ameaçam não voltar a representar as cores nacionais

Bissau, 25 Jul 18 (ANG) – Os jogadores de Selecção Nacional de Futebol (Djurtus), ameaçaram não voltar a representar as cores nacionais caso não forem pagos os valores em divida de prémios. 

Em carta endereçada ao Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, no último fim-de-semana e assinada pelo seu capitão José Luís Mendes Lopes (Zezinho), os jogadores afirmam que enquanto esta situação não for resolvida, não vale a pena enviar convocatória para os seus respectivos clubes, para pedir suas despensas. 

De acordo com o documento à que a ANG teve acesso, há mais de um ano depois do CAN-2017, que os jogadores e a equipa técnica estão à espera de uma resposta da parte da Federação de Futebol sobre questão em causa.

Ainda nesta carta os jogadores qualificaram esta situação de desagradável depois de vários esforços e dedicação pela Selecção Nacional.

Uma fonte da Comissão Executiva da Federação de Futebol, que não quis se identificar afirma que não existe nenhuma divida com os jogadores e a equipa técnica.

A mesma fonte  promete pronunciar brevemente sobre a referida carta.

ANG/CP/ÂC//SG

Função Publica - Governo nomeia novos Secretários e Directores-gerais

Bissau, 25 Jul 18 (ANG) - O governo da Guiné-Bissau, através de um despacho do primeiro-ministro nomeia novos dirigentes na função pública, nomeadamente no Ministério de Economia e Finanças, Ministério da Energia, Indústria e Recursos Naturais e da Comunicação Social.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros a que a ANG teve acesso hoje, no Ministério da Economia e Finanças é o senhor Albino Gomes nomeado para desempenhar as funções do Secretário-geral, Mamadú Baldé Director Geral do Tesouro e da Contabilidade Pública, enquanto que Mbissan Naquelin foi reconduzido no cargo do Director-geral das Alfândegas.

Conforme o comunicado, o executivo deu a sua anuência para que Faustino de Pina Rodrigues seja nomeado para as funções do Director-geral de Controlo Financeiro, Elísio Gomes reconduzido na função do Director-geral do Orçamento, Mariama Bona Ganó Sanó, Director-geral da Supervisão de Actividades Financeiras e Seguros.

 Armando Indi, foi nomeado Presidente do Comité Nacional de Política Económica, Mussubá Canté, Directora-geral da Agência de Supervisão de Poupança e Microcrédito.

Segundo o documento, o governo deu igualmente a sua anuência para que o senhor Carlos Mendes da Costa seja nomeado, Director-geral do Instituto Nacional das Estatísticas, Manuel João Fernandes Cá, Director-geral da Agência Nacional de Aquisições Públicas, Eduardo Pimentel,Director-geral do Centro de Formalização de Empresas e ao passo que Bruno Jawad nomeado para o cargo de Director-geral de Promoção de Investimento Privado e Mussa Sambi Director-geral da Economia.

De acordo com o comunicado do Governo, no Ministério da Energia, Indússtria e Recursos Naturais, Mário Avelino dos Reis Pires é nomeado para as funções do Presidente do Conselho de Administração da empresa PETROGUIN, Augusto Manjur, Director-geral da PETROGUIN e o Augusto Poquena é o represente do Governo na Companhia Logística de Combustíveis.

No Ministério da Comunicação Social, o executivo aprovou a recondução dos Directores-gerais dos órgãos públicos de informação, nomeadamente Salvador Gomes,  da Agência de Notícias da Guiné, Simão Abina,  do Jornal No Pintcha, e Daniel Miguel  José de Barros,  da Televisão da Guiné-Bissau.

Rui Infada foi igualmente reconduzido nas funções de  Secretário-geral do Ministério e Malam Mané nas de  Director-geral do Centro Nacional de Comunicação Social Educativa e Formação Multimédia.

Na Secretaria de Estado do Ambiente, o governo deu ainda a sua anuência para a nomeação da Matilde da Conceição Gomes Lopes como  Directora Geral do Desenvolvimento Durável, Viriato Luís Soares Cassamá, Director-geral do Ambiente, enquanto e Justino Biai para as funções do Director-geral do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP).

Em relação ao processo de recenseamento, o Conselho de Ministros determinou que os agentes das brigadas de recenseamento devem entregar as fichas aos eleitores recenseados no local e que os agentes recenseadores devem também regressar aos locais de recenseamento para a entrega de cartão de eleitores.

O documento disse que o Primeiro-ministro Instruiu aos membros do governo no sentido de estarem atentos as demandas provenientes do parlamento porquanto incorporam, sérias preocupações do povo e cujo atendimento compete ao governo.  

ANG/LPG/DMG/ÂC//SG

Imprensa militar - EMGFA promove capacitação dos jornalistas

Bissau, 25 Jul 18 (ANG) – O Estado Maior General das Forcas Armadas (EMGFA), iniciou terça-feira uma formação de quatro dias, no domínio da Imprensa Militar, promovido pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).



Durante a cerimónia da abertura da referida formação, e em representação do Chefe de Estado Maior General das Forcas Armadas, Júlio Sulte Nhaté disse que é necessário que a imprensa militar guineense beneficie desta formação como forma de manté-la preparada para a difusão das informações.

“O Chefe de Estado Maior General das Forcas Armadas, sempre mostrou o seu empenho em apoiar acções do género, como forma de virar a página da classe militar guineense” , disse.

Para Sulté Nhaté, uma pequena falha na difusão de informação militar pode causar problemas em qualquer comunidade.

Apelou aos técnicos militar da área a aproveitarem bem os quatros dias de formação, a fim de estarem preparados para a divulgação das informações tanto nos quartéis, assim como na sociedade.   

O Responsável da Comunicação Social do (EMGFA) Ussumane Conaté, realçou a importância do curso tendo recordado que o primeiro evento do género teve lugar graças ao apoio do Responsável da Comunicação Social do UNIOGBIS, em colaboração com o EMGFA, em Dezembro de 2014. 



De acordo com o responsável, a Imprensa Militar nasceu em Novembro de 1994 com a criação do Jornal “O Defensor”, um órgão de informação geral de EMGFA, que tinha como missão reforçar os trabalhos dos comissários políticos nas unidades, ao mesmo tempo servir de elo de ligação entre a classe castrense e a sociedade.

Ussumane Conaté acrescentou  que a Imprensa Militar guineense vai manter relações excelentes e de confiança mútua, com todos os órgãos de comunicação social naciona, assim como estrangeiras residentes na Guiné-Bissau. 

Por seu turno, o Conselheiro Militar das Nações Unidas na Guiné-Bissau ,Robem Mendes da Costa Neto, e conhecido como veterano da comunicação social do Exercito Brasileiro defendeu que a troca de experiencia entre a  imprensa militar guineense e estrangeira fará com que as duas possam acatar algo que no futuro vai ajudar muito na forma de comunicar e na transmissão de informação eficaz. 

Realçou por outro lado que as Forças Armadas devem estar a altura de acompanhar a evolução do mundo, tendo em conta a forma rápida como circula hoje a informação no mundo. 



Fotos: ONU na Guiné-Bissau

Por ANG/LLA/ÂC//SG

PEREGRINAÇÃO/MECA: Governo cria gabinete de apoio



Fonte:  ditaduraeconsenso

ORGASMO - Os homens querem que elas tenham orgasmos, mas...

Um estudo recentemente publicado aborda a questão do orgasmo feminino e sua relação com a masculinidade do homem.


O orgasmo feminino é visto para muitos homens como uma confirmação da sua masculinidade é este, e não a vontade de dar prazer à parceira, o principal motivo por que os homens mais querem que a mulher atinja o clímax. Esta é a conclusão de um estudo publicado no ‘Journal of Sex Research’.

Segundo os autores do estudo, uma dupla da Universidade de Michigan, tal acontece mesmo que forma inconscientemente por parte dos homens, que sentem necessidade de provar algo a si mesmo.

O estudo, que se cingiu a casais heterossexuais, contou com uma amostra de 810 homens com 18 ou mais anos. Independentemente do cenário apresentado (ter relações com uma mulher que já tinha estado com outros homens, uma mulher com quem os indivíduos estavam pela terceira vez ou outras situações hipotéticas), sensações associadas à masculinidade eram sentidas sempre que a mulher atingia o orgasmo. Daqui, os investigadores apontam também que o homem sente-se totalmente responsável pelo orgasmo feminino o que é negativo para o prazer sexual de ambos e concluem que ainda não é dada a devida atenção ao orgasmo feminino.

Sobre tal estudo, o psicanalista Paul Joannides concorda que o orgasmo feminino é alvo de mais questões quanto ao masculino e ressalva que a mulher também tem aqui um papel bastante relevante, sendo a falta de comunicação de sua parte um dos mais comuns problemas neste aspeto e que não deve ser esquecido na hora de estudar a forma como o orgasmo é compreendido pelo sexo oposto.

NAOM

Is this 4-year-old Nigerian the 'most beautiful girl in the world'?

A photo of a Nigerian child has caused a stir on social media. (Photo: Instagram/mofebamuyiwa)

A photo of a 4-year-old Nigerian girl has hit it big on social media, racking up compliments such as “beautiful,” “absolutely stunning,” and “doll-like.”

On Friday, photographer Mofe Bamuyiwa Instagrammed a photo of the young girl named Jare, writing, “Oh yes she’s human! She’s also an angel!” The lifestyle-and-wedding photographer based in Lagos, Nigeria, explained that by positioning Jare in a more mature pose, she illustrated the intersection between child and adulthood. 

Twenty-thousand people reacted on Instagram, writing that the photo was a “true work of art” and that Jare is the new Barbie.

“Jare isn’t a professional model,” Bamuyiwai tells Yahoo Lifestyle, adding that the girl’s two sisters, Jomi, 7, and Joba, 10, with their “striking features and strong characters,” have also posed for photos.

Bamuyiwai says she inspired the children’s mother to launch an Instagram page for her daughters called The J3 Sisters, where they already have more than 5K followers. The girls’ mother did not respond to Yahoo Lifestyle’s request for comment.  

Bamuyiwai is surprised by the response to her photos. “All I want is for everyone to see Jare’s powerful potential. … I want the photo to speak to her when she has reached her adulthood.” 

Jare is one of several child models to dominate social media. 

Seventeen-year-old French model Thylane Blondeau was branded “the most beautiful girl in the world” after her photos were published in a Vogue Paris supplement called Vogue Enfants, at the age of 6. By then she had already walked the runway for two years.

And in December, a 6-year-old Russian model named Anastasia Knyazeva was crowned by social media as Blondeau’s successor.

Fonte: yahoo.com/lifestyle

HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL RECEBE DONATIVOS DA CHINA, ORÇADOS NO VALOR DE 71 MILHÕES FCFA


O Hospital Militar Principal beneficiou, esta terça-feira, de um donativo composto por lotes de medicamentos e diversos aparelhos e materiais para consultas. O donativo é orçado em setenta e um milhões de francos CFA

O acto da entrega decorreu nas instalações do centro, em Bissau. A ocasião serviu para o embaixador da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, anunciar a vinda de médicos chineses no final do mês corrente para efectuar consultas de catarata nas diferentes regiões do país.

A Ministra da Saúde Pública da Guiné-Bissau, Maria Inácia Có, reconheceu que o apoio da China vai contribuir para reforçar o governo no cumprimento das suas obrigações.

O Embaixador da China na Guiné-Bissau entregou a direcção do Hospital Militar lotes de medicamentos e maquinas para consultas.

//RSM

Bissau Online

A Guine Bissau retoma, esta quarta-feira (25), as negociações com o Senegal sobre a zona de exploração conjunta entre os dois Estados. As negociações serão retomadas depois de duas rondas sem sucesso


As duas partes sentam a mesma mesa numa altura que é esperada afirmação de um novo acordo que irá proteger os interesses da Guiné-Bissau na Zona Marítima de Exploração Comum.

No entanto, vários sectores guineenses contestam o facto propondo ao presidente da república o cancelamento do reinício das negociações para que a sociedade civil possa desencadear "um grande debate" junto das universidades e centros de investigação com preparação técnica das negociações e para, consequentemente, ser preparada uma estratégia nacional.

Recentemente, um grupo lançou um manifesto, que circula nas redes sociais, para recolha de assinaturas para esta iniciativa.

No anterior acordo - rubricado há 20 anos - a Guiné-Bissau detém 15% dos recursos petrolíferos que possam ser encontrados na zona, cabendo ao Senegal os restantes 85%.

O referido acordo não teve a renovação automática porque foi denunciado pelo próprio José Mário Vaz, em 2014.

“Há receios de que a Guiné-Bissau volte a perder na divisão dos eventuais ganhos”, lê-se no manifesto, já subscrito por cerca de mil guineenses, em três dias.

Entretanto um estudo publicado por um guineense e entrevistado pela Radio Sol Mansi confirmou que a Guiné-Bissau não precisa do Senegal para exploração do seu petróleo daí há toda necessidade de desfazer o acordo da criação da zona de exploração conjunta entre os dois países.

Orlando Cristiano da Silva, formado na área de geologia e pós graduado em energia, actualmente investigador nas universidades Brasileiras, concluiu no seu estudo de que a área onde se encontra a reserva do petróleo em conflito com Senegal é exclusivamente guineense.

Revelando por outro lado que houve erros desde o primeiro processo de delimitação da fronteira marítima entre frança e Portugal em 1960, quando os franceses propuseram a Portugal para que a fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal seja traçado de uma certa forma chamada “Azimute 240” obrigando inclinação da linha em vez de ser paralela “isso levou o Senegal a entrar no território guineense”.

Segundo especialista e pesquisador guineense, Orlando Cristiano da Silva, o facto não foi questionado na altura pelos portugueses, mais os franceses já sabiam da existência do chamado Zone flor que diziam ser um grande potencial de reserva de petróleo como explica formado em geologia.

As autoridades nacionais recorreram e perderam junto ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por alegações de existência de um princípio na África que determina que as delimitações das fronteiras herdadas das colónias devem ser intangíveis.

De acordo com orlando o facto fez com que a primeira delimitação seja mantida.

Acontece que anos depois de vários estudos que revelaram que a maior perspectiva de encontrar petróleo estava na zona sul da Guiné-Bissau, Senegal voltou a pedir a participação de 20 graus da Guine Bissau para área de exploração conjunta atingindo de uma forma profunda a área guineense.

Perante toda esta situação, segundo o especialista, a única saída para Guine Bissau, seria a revogação do acordo com o Senegal para dar abertura a outros interessados.

Rádio Sol Mansi

Nomeações feitas na reunião do Conselho de Ministros






Braima Darame

Líder do parlamento guineense denuncia tráfico de droga no país

O líder do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, denunciou hoje a existência de tráfico de droga no país e pediu que se acabe com o que disse ser um negócio que deve ser parado, mas não citou situações concretas.


"As pessoas devem parar com o negócio de droga. As pessoas têm que parar com anarquia neste país", afirmou Cassamá, que se expressava em crioulo, numa sessão extraordinária no parlamento, perante deputados.

Sem citar casos concretos e num tom visivelmente irritado, o líder do parlamento exortou os guineenses a procurarem "outras alternativas para melhor gerir o país", nomeadamente a criação de impostos, ao invés da venda de droga, observou.

Cipriano Cassamá questionou "a quantidade de aviões que chegam ao país", para assinalar a "venda de droga" que, notou, acontece nos últimos tempos.

O presidente do parlamento disse também ser solidário com os funcionários públicos que hoje iniciaram uma greve geral de oito dias para, entre outros motivos, reclamarem ajustes salariais. A greve foi convocada pela maior central sindical do país, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

"A UNTG tem direito de fazer greve. Eu sou deputado, mas estou solidário com os trabalhadores que estão a manifestar o reajuste do salário", declarou Cipriano Cassamá.

Por Lusa