quarta-feira, 20 de maio de 2020

À Bissau chegam sexta-feira os restos mortais do antigo Presidente da República de Transição, Aladje Manuel Serifo Nhamadjo.


A cerimónia fúnebre com honras de Estado terá lugar no mesmo dia. O Presidente Nhamadjo faleceu há dois meses em Lisboa, Portugal, onde se encontrava em tratamento médico.






Fonte: Aliu Cande

CCORONAVÍRUS - Guiné-Bissau aumenta infeções para 1.089 com mais 51 novos casos

O número de infeções pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau subiu hoje para 1.089, depois de terem sido registados mais 51 novos casos, informou o Centro de Operações de Emergência Médica (COES).


Segundo o coordenador do COES, Dionísio Cumba, nas últimas 24 horas foram confirmados mais 51 novos casos de covid-19, elevando o número de registos acumulados para 1.089.

O médico guineense referiu que se manteve o número de vítimas mortais em seis e o de recuperados em 42.

Dionsío Cumba explicou que deverá haver mais recuperados, mas aguardam a chegada de material de laboratório de Portugal para confirmar que as pessoas estão curadas de covid-19.

O coordenador do COES informou também que há 34 pessoas internadas em estabelecimentos hospitalares, nomeadamente 13 no Hospital Nacional Simão Mendes, cinco dos quais em estado grave, e 21 no hospital de Cumura.

Em relação ao isolamento comunitário, o médico precisou que há 86 pessoas em confinamento em duas unidades hoteleiras do país.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, até 26 de maio, e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 no país.

Além destas medidas, as pessoas só podem circular entre as 07:00 e as 14:00 locais.

Em África, há 2.919 mortos confirmados, com mais de 91 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infeções (1.089 casos e seis mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (719 casos e sete mortos), Cabo Verde (349 casos e três mortes), São Tomé e Príncipe (251 casos e oito mortos), Moçambique (156 casos) e Angola (52 infetados e três mortos).

O país lusófono mais afetado pela pandemia é o Brasil, com mais de 17.900 mortes e mais de 271 mil infeções.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 323 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA

Guiné-Bissau: O PAIGC convida o MADEM G-15 para uma reunião. A reunião visa encontrar soluções em relação ao novo governo.


Joao Alberto Djata Djata

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Guiné-Bissau: Médicos sim salário durante 12 meses, e sem bom resposta de governo guineense

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Guiné-Bissau: Médicos sim salário durante 12 meses, e sem bom resposta de governo guineense

Antiga ministra da Saúde guineense vai presidir a comité do Fundo Global da ONU

A antiga ministra da Saúde da Guiné-Bissau Magda Nely Robalo agradeceu aos membros da administração do Fundo Global pela sua "eleição, que foi precedida de um processo criterioso de seleção".


A antiga ministra da Saúde da Guiné-Bissau Magda Nely Robalo vai presidir ao Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária, anunciou esta quarta-feira a própria nas redes sociais.

“Foi com muita honra que assumi, há uma semana, as funções de presidente do Comité de Ética e Governação do Fundo Global de Luta contra o VIH/Sida, a Tuberculose e o Paludismo”, escreveu Magda Nely Robalo, na sua página na rede social Facebook.

Na mensagem, a antiga representante da Organização Mundial da Saúde na Namíbia e no Gana agradeceu também aos membros da administração do Fundo Global pela sua “eleição, que foi precedida de um processo criterioso de seleção”.

Sediado na Suíça, o Fundo Global de Luta contra a Sida, Tuberculose e Malária é uma instituição financeira internacional, que tem como principal objetivo o financiamento de programas para combater epidemias como o HIV/Sida, tuberculose e malária no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Fundo Global apoia também o desenvolvimento de sistemas de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento.

Magda Nely Robalo integrava o governo guineense liderado por Aristides Gomes, saído das eleições legislativas de março de 2019, e que foi demitido no final de fevereiro, na sequência da tomada de posse do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

observador.pt

Guiné-Bissau: ACTIVISTA SOCIAL CONSIDERA DE CRIME SOCIAL A BURLA DAS VIATURAS PRIVADAS QUE SUBSTITUEM OS TRANSPORTES PÚBLICOS

Um cidadão nacional e activista social considera de crime social, o facto de alguns proprietários das viaturas privadas estarem a substituir os transportes interurbanos durantes este período do estado de emergência

Desde o anúncio dos primeiros casos positivos da Covid-19 no país, em 25 de Março do ano corrente, as autoridades nacionais restringiram as circulações e interditaram todas as ligações dos transportes interurbanos, assim como os mistos para conter a propagação do coronavírus no país.

Em entrevista, hoje (20), à Rádio Sol Mansi, Bubacar Candé, que também é um do responsável dos assuntos sociais da União Nacional dos Imames da Guiné, disse que estas viaturas que agora substituem de forma clandestina os transportes públicos, cobram o preço mais elevado em relação ao preço normal que dantes era pago sobretudo nos transportes interurbanos, sem no entanto avançar com o montante.

“Todos os transportes públicos estão proibidos de circular, mas o mais crítico de tudo é que agora as viaturas privadas passam a substituir os toca-tocas e táxi [transportes interurbanos] e ainda cobram mais caro do que dantes. Por isso peço a intervenção das autoridades, ou seja, que autorizem a circulação dos transportes públicos mesmos com lugares limitados, porque o que está a acontecer com as viaturas privadas é um crime social”, sustenta.

Sabe-se que as viaturas privadas cobram de 500 a mil francos para deslocação dentro de Bissau. Para o interior, o preço avaria de 4 mil aos 10 mil francos CFA dependendo da localidade.

Ontem (19), o Presidente da Republica, Umaro Sissoco Embalo, depois de presidir a reunião da Comissão Interministerial criada para trabalhar na prevenção do vírus, revelou que o país vai sair do estado de emergência, adaptando uma nova realidade sobre a prevenção do coronavírus no país.

“Vamos adoptar uma nova realidade e o que vimos nos outros países, decidi criar um alto comissariado para a Covid-19, e os ministros têm que tomar em conta os ministérios, e vamos sair do estado de emergência se calhar, mas também é um momento de retorno conforme a situação vai diminuir”, revelou.

A quarta fase do estado de emergência decretado pelo Presidente da Republica no âmbito da prevenção do novo coronavírus vai terminar na próxima, segunda-feira, 26 do mês em curso.

Igualmente, o chefe do governo, Nuno Gomes Nabiam, na sua página da rede social Facebook, disse que os desafios que têm pela frente sobre a Covid-19, exigem o engajamento de todos e ele enquanto Chefe de Governo terá necessariamente de tomar decisões importantes em matéria da "Guerra" de des-confinamento, abrir a economia, o comércio, o transporte ainda que sob determinadas condições.

Entretanto, apesar de solicitar a autorização da circulação dos transportes públicos, Bubacar Candé exorta a população à acatar todas as orientações deixadas pelas autoridades sanitárias sobre a existência e como prevenir o coronavírus.

O balanço feito ontem pelas autoridades sanitárias, sobre evolução do coronavírus, há seis (6) mortos por Covid-19, mil e trinta e oito (1038) números dos infectados e quarenta e duas (42) pessoas considerados recuperados da doença no país.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Texto: radiosolmansi

Guiné-Bissau: Foi extinta a Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção de COVID-19.

A decisão saiu da reunião presidida pelo Presidente da República da República na presença do Primeiro-ministro.

O Presidente Embalo vai nomear um Alto Comissário para o Centro de Operações de Emergência em Saúde, para coordenar a luta contra coronavírus no país.

O anúncio da extinção da Comissão Interministerial de Acompanhamento de Prevenção de COVID-19 foi feito numa altura em que o país regista 1089 casos de infeções por novo coronavírus.



Aliu Cande

Guiné-Bissau: Braima Camará, Coordenador Nacional do Madem-G15, solidariza-se com funcionários de Rádio África FM em Bissau devido a pandemia COVID-19


À pedido da Direção de estação emissora África FM conforme revelou o Diretor de "África FM" Jornalista Abdurahamane Turé, o coordenador do Movimento para Alternância Democrática, MADEM G-15, Braima Camará oferece géneros alimentícios e produtos de higiene em consequência da observação do Estado de Emergência para travar a propagação do coronavírus na Guiné-Bissau.

Ao mesmo tempo o Coordenador do Madem-G15 "Bá di Povo" efectou uma visita de cortesia ao estúdios da rádio à pedido do seu Diretor Abdurahamane Turé, disponibiliza-a  apoiar e colaborador com os funcionários para minimizar as dificuldades que se debatem estes nossos irmãos da estação emissora África FM.

Djarama Bá di Povo como é conhecido!

Continuação de um bom Ramadã a todos fiéis muçulmanos.
















 

Imagem: Rei David /Faladepapagaio

Guiné-Bissau - “O país não pode ter um Presidente da República jogador”, diz Marciano Indi


Bissau, 20 mai 20 (ANG) – O deputado da Assembleia do Povo Unido Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) afirmou que o país não pode ter um Presidente da República “descarrado e jogador”, mas sim, um chefe de Estado que vai desempenhar seu papel de árbitro.

Em entrevista exclusiva à ANG esta quarta-feira, Marciano Indi disse que o Presidente deve sempre correr nas linhas admissíveis de um árbitro e apitar o jogo como deve ser e que não tem direito de chutar a bola para baliza contrária porque tem o interesse que outra equipa ganhe.

Marciano Indi disse ainda que o Presidente da República não deve ser quem faz conexão com outros partidos, por seu interesse pessoal, pondo o Povo em causa, sustentando que toda a engenharia que está a ser feita nesse momento é uma forma de confundir a opinião pública nacional e internacional para poder satisfazer o interesse do seu grupo, em detrimento do interesse nacional.

“Quando o Presidente está a reivindicar de que vem de eleições e tem todo o poder, não deve esquecer que há partido que venceu eleições legislativas e tem o direito de governar porque apresentou o programa eleitoral e o Povo acreditou, nesse caso, tem que transformar aquele programa em acção  governativa para poder satisfazer o  interesse do Povo”, frisou.

Segundo Marciano Indi, num Estado de Direito Democrático, quem ganha eleição é que deve governar por isso Umaro Sissoco Embaló deve devolver o poder ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O deputado voltou a reconfirmar  que o seu partido APU-PDGB e sobretudo os quatro deputados continuam fiéis ao Acordo de Incidência Parlamentar assinado com o PAIGC, em 2019 para garantir a governação do partido que ganhou as eleições legislativas. Segundo Indi, quem ganha eleição deve governar.

Promenteu que os quatros deputados vão continuar a dar as suas contribuições para ajudar o país a sair definitivamente da crise cíclica que sempre prejudicou o Povo.

Indi sublinhou que APU-PDGB foi criado para dar  contribuições para que a democracia torne forte na Guiné-Bissau, e defende que  isso só pode ser com respeito ao princípio democrático.

Mostrou o desejo de ver as partes do seu partido reconciliadas, garantindo que para que haja uma reconciliação de verdade no seio do partido, o seu presidente Nuno Gomes Nabian deve se renunciar de  acordos assinados ilegalmente, violando o Estatuto do partido APU-PDGB e voltar ao acordo antigo.

“Pode haver  reconciliação a partir do memento em que o Presidente do partido está de acordo, em voltar ao Acordo antigo, e quando houver outra situação podemos analisar no seio de partido, com sangue frio sem interesse de cada um, mas sim, vendo o que vai beneficiar o país e partido. Caso contrário, não haverá reconciliação”, afirmou Indi.

Disse esperar que a comunidade internacional e sobretudo a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e União Africana, como fiscalizadores do cumprimento e respeito da democracia nos Estados que aceitaram a democracia, não vão entrar nas jogadas de Umaro Sissoco Embalo.

O deputado acrescentou que um Presidente não pode usurpar o poder e transformar-se num ditador, e “pensar que tudo o que ele ou seu grupo quer é que deve ser”.

Indi disse que, se o último comunicado de CEDEAO que ordenou Umaro Sissoco Embaló a nomear um novo governo até dia 22 do mês corrente não veio a ser respeitado, Sissoco Embaló vai deixar de ser o Presidente da República.

“Umaro Sissoco Embaló vai deixar de ser o Presidente da República caso não respeitar o comunicado da CEDEAO. E a organização deve lhe contar que foi reconhecido com o intuito de criar estabilidade governativa para que a Guiné-Bissau possa andar, mas como não foi o caso, vai esperar o pronunciamento do s Tribunal”, disse.

Respondendo a declaração do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló sobre a dissolução do parlamento, Indi disse que pode-se dizer que Umaro Sissoco Embaló não é Presidente da República porque a sua investidura carece de algumas formalidades, e que todas as decisões tomadas são inválidas, acrescentando que quando foi reconhecido devia haver haver uma cerimónia de sua investidura na Assembleia Nacional Popular, o que não foi o caso.

A reafirmação do vinculo de quatro deputados do partido APU-PDGB, feita por Marciano Indi põe em causa a maioria parlamentar desejada por esta formação no quadro de um acordo de incidência governativa e parlamentar, assinado na semana passada entre APU-PDGB, Madem G-15 e o PRS, três formações que constituem a frente oposta ao PAIGC. 

ANG/DMG/ÂC//SG  

Guiné-Bissau - Presidente da República Umaro Sissoco Embalo recebe em audiência organizações da sociedade civil, com o tema central a situação política e spcial do país.


Aliu Cande

Mustafa Seide Barri foi numiado para despacho N°050/PM/2020, para exercer funções do 1° VOGAL de Conselho Administração da Agência Nacional de Caju (ANCA-GB),MUSTAFA SEIDE BARI, é o presidente do Partido PRP.



Texto e Imagem: TAFA CASSAMA

Mustafa Cassamá

COVID-19 - Mais de 323 mil mortos e de 4,9 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 323.370 pessoas e infetou mais de 4,9 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 hoje, baseado em dados oficiais.


De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa, já morreram pelo menos 323.370 pessoas e há mais de 4.910.110 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que um grande número de países está a testar apenas os casos que requerem tratamento hospitalar. Entre esses casos, pelo menos 1.813.300 foram considerados curados.

Os Estados Unidos, que registaram a primeira morte ligada à covid-19 no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 91.938 óbitos em 1.528.661 casos. Pelo menos 289.392 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Reino Unido, com 35.341 mortes para 248.818 casos, Itália com 32.169 mortes (226.699 casos), França com 28.022 mortes (180.809 casos) e Espanha com 27.778 óbitos (232.037 casos).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou em dezembro, contabilizou 82.965 casos (cinco novos entre terça-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 78.244 curados.

A Europa totalizou 168.725 mortes para 193.8946 casos e os Estados Unidos e Canadá 97.949 mortes (1.607.773 casos).

A América Latina e as Caraíbas registaram 32.386 mortes (578.921 casos). O Brasil regista mais de metade das mortes (17.971) e quase metade dos casos declarados oficialmente na região (271.628).

A Ásia totalizou 12.879 mortes (384.874 casos), o Médio Oriente 8.384 mortes (299.734 casos), África 2.919 mortes (91.443 casos) e Oceânia 128 mortes (8.426 casos).

Esta avaliação foi realizada com dados recolhidos pela AFP junto de autoridades de saúde e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por LUSA

VACINA DA TUBERCULOSE - Afinal, adultos que tomaram a vacina da BCG estão protegidos da Covid-19?

Não. Um estudo realizado em Israel apurou que indivíduos que tomaram a vacina da tuberculose ou da BCG em criança não estão mais imunes ao risco de infeção pelo SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.


Uma nova pesquisa levada a cabo por investigadores do Centro Médico Shamir, apurou que quem recebeu a vacina da BCG na infância não apresenta uma proteção mais elevada contra a a doença da Covid-19.

A informação foi divulgada no periódico científico Journal of the American Medical Association (JAMA), e partilhada pela revista Galileu. 

Anteriormente, vários especialistas haviam especulado que a vacina contra a tuberculose poderia ter um efeito protetor contra o SARS-CoV-2, e tal tinha a sua razão de ser. A verdade é que imunização que visa combater a tuberculose é usada para combater uma doença que também é do foro respiratório e afeta os pulmões - tal como a Covid-19. 

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram os dados de crianças nascidas em Israel às quais havia sido administrada a vacina da BCG entre 1955 e 1982, altura em que cobertura da vacina superou os 90%. Todavia, desde 1982, que somente imigrantes de países com taxas elevadas de tuberculose foram imunizados em Israel. 

Como tal, e segundo a Galileu, os cientistas compararam os índices de infecção pelo novo coronavírus entre a população que havia sido vacinada e a outra que não e no fim não deteram uma diferença significativa. 

"Este estudo não sustenta a teoria de que a vacinação com BCG durante a infância tenha um efeito protetor contra a Covid-19 na idade adulta", afirmaram os académicos. 

Tendo como base os dados do estudo, 11,7% dos vacinados com a BCG e 10,4% dos não vacinados testaram positivo para o SARS-CoV-2. 

noticiasaominuto.com

CORONAVÍRUS - Número de mortos em África sobe para 2.912 em mais de 91 mil casos

O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.912, com mais de 91 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.834 para 2.912, enquanto os infetados com o vírus da covid-19 passaram de 88.172 para 91.598.

O número total de doentes recuperados aumentou de 33.863 para 35.808.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença no continente, com 1.467 mortos e 29.077 infetados com a covid-19.

A África Ocidental regista 539 mortos e há 25.592 infeções, enquanto a África Austral contabiliza 331 mortos e 18.537 casos, quase todos concentrados num único país, a África do Sul (17.200).

Seis países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria e Gana - concentram cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus no continente e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito é o país com mais mortos (659) e tem 13.484 casos, seguindo-se a Argélia, com 561 mortos e 7.377 infetados.

A África do Sul é o terceiro com mais mortos (312), continuando a ser o país do continente a registar mais casos de covid-19, com 17.200 infetados.

Marrocos totaliza 193 vítimas mortais e 7.023 casos, a Nigéria tem 192 mortos e 6.401 casos, enquanto o Gana tem 31 mortos e 6.096 casos.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 1.038 casos, e regista quatro mortos.

Cabo Verde tem 335 infeções e três mortos e São Tomé e Príncipe regista 251 casos e oito mortos.

Moçambique conta com 145 doentes infetados e Angola tem 52 casos confirmados de covid-19 e três mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 719 casos positivos de infeção e sete mortos, segundo o África CDC.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 320 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

o primeiro caso de covid em África surgiu no Egipto em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro da África Subsaariana, em 28 de fevereiro.

Por LUSA

Domingos Simões Pereira : "Ma sécurité n'est plus garantie à Bissau"

CHINA - Governo chinês adverte que jamais tolerará separação de Taiwan

O Governo chinês afirmou hoje que "nunca tolerará" uma separação de Taiwan do território chinês, no dia em que a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, do partido pró-independência, tomou posse para o segundo mandato.


"Temos uma determinação inabalável, confiança total e todas as capacidades para defender a soberania nacional e a integridade territorial", afirmou Ma Xiaoguang, porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado chinês, em comunicado.

"Nunca toleraremos nenhuma ação separatista", avisou.

Reeleita em janeiro passado para um segundo mandato presidencial pelo Partido Democrático Progressista (pró-independência) - uma vitória que sinalizou a forte oposição dos eleitores da ilha às reivindicações da China sobre aquele território -, Tsai defendeu hoje que as relações com Pequim atingiram "um ponto de viragem histórico", e que "a paz, igualdade, democracia e diálogo" deveriam primar nos contactos entre os dois lados.

"Não aceitaremos o uso de 'um país, dois sistemas' por parte das autoridades de Pequim para rebaixar Taiwan e prejudicar as relações entre os dois países", disse Tsai.

A fórmula 'um país, dois sistemas' foi usada em Macau e Hong Kong, após a transferência dos dois territórios para a China, por Portugal e pelo Reino Unido, respetivamente, e garante às duas regiões um elevado grau de autonomia a nível executivo, legislativo e judiciário.

Tsai Ing-wen reiterou hoje a sua proposta de diálogo com Pequim e convidou o Presidente chinês, Xi Jinping, a trabalhar com Taiwan para reduzir as tensões.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Taiwan, que se auto designa República da China, tornou-se, entretanto, numa democracia com uma forte sociedade civil, mas Pequim considera a ilha parte do seu território e ameaça a reunificação pela força.

NAOM

ESPAÇO - Fotografia da NASA revela alinhamento de planetas

A imagem foi captada nas margens do Mar Negro, na Bulgária.


A NASA escolheu mais uma imagem de grande beleza para a sua rubrica Astronomy Picture of the Day desta quarta-feira, dia 20. A imagem em questão revela um alinhamento de planetas entre a Lua, Marte, Saturno e Júpiter, onde ainda é possível ver a Via Láctea.

“Não é uma coincidência que os planetas se alinhem. Isso acontece porque todos os planetas que orbitam o Sol em (quase) um único plano chamado o plano elíptico. Quando visto a partir do interior desse plano - como acontece com os habitantes da Terra - os planetas parecem todos confinados a uma única faixa”, pode ler-se no site da NASA

A fotografia em questão foi captada por Mihail Minkov a partir das margens do Mar Negro, na Bulgária, e é mais uma daquelas imagens que vale a pena admirar.

Notícias ao Minuto© Astronomy Picture of the Day / Mihail Minkov

Notícias ao Minuto

COVID-19 - Avanço lento da Covid-19 em África "é uma lição para alguns países"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou hoje que os países desenvolvidos deviam aprender com as "medidas preventivas muito corajosas" adotadas por alguns países africanos para limitar a propagação de covid-19.



"Das previsões que fizemos no início [da pandemia], a covid-19 avançou de maneira muito mais lenta" do que se esperava em África, afirmou António Guterres, em entrevista à rádio pública francesa RFI.

Segundo Guterres, o avanço lento do novo coronavírus no continente africano deve-se ao facto de "a maioria dos governos e sociedades africanas terem adotado medidas preventivas muito corajosas a tempo, o que é uma lição para alguns países desenvolvidos que ainda não o fizeram".

Com menos de 3.000 mortes e cerca de 88.000 casos, África está a ser relativamente pouco afetada pela pandemia, que já provocou a morte de mais de 320.000 pessoas em todo o mundo.

Durante a entrevista, o secretário-geral da ONU considerou ainda que a suspensão dos pagamentos do serviço da dívida para os países mais pobres, concedida em meados de abril por vários credores públicos, foi uma medida insuficiente.

"Precisamos de nos preparar para um alívio direcionado da dívida e uma abordagem mais abrangente e estrutural para evitar a todo o custo no futuro uma série de falências que possam levar à depressão", recomendou.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 320 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

GUINÉ-BISSAU: NOTÍCIAS DAS 8:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM - QUARTA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2020

Covid-19: Guterres pede à comunidade internacional mais de 182 mil ME para ajudar África

Nova Iorque, Estados Unidos, 20 mai 2020 (Lusa) - O secretário-geral da ONU pediu hoje à comunidade internacional um apoio de mais de 200 mil milhões de dólares (182 mil milhões de euros) para os países africanos, em extrema dificuldade devido à covid-19.



"A pandemia ameaça o progresso feito em África. Isso irá agravar as desigualdades existentes e a fome, a desnutrição e a vulnerabilidade à doença" e milhões de pessoas "podem cair na pobreza extrema", indicou António Guterres, em comunicado.

Entre várias recomendações para o continente, o secretário-geral da ONU destacou que "os países africanos devem ter o mesmo acesso rápido, equitativo e acessível a qualquer vacina e tratamento futuros, que devem ser considerados bens públicos globais".

"É imperativo mostrar solidariedade global com África (…) é essencial acabar com a pandemia em África, acabar com ela em todo o mundo", sublinhou.

Nas recomendações, António Guterres pediu uma "mobilização internacional para fortalecer os sistemas de saúde em África, manter as cadeias de alimentos, evitar uma crise financeira".

É preciso também "apoiar a educação, proteger empregos, manter famílias e empresas em atividade e proteger o continente contra perda de rendimento e de ganhos nas exportações", salientou o responsável, na mesma nota.

Numa entrevista, agora divulgada, à rádio pública francesa RFI, António Guterres elogiou as "medidas preventivas muito corajosas" adotadas por alguns países africanos para limitar a propagação da covid-19.

O lento avanço do novo coronavírus no continente africano deve-se à adoção pela "maioria dos governos e sociedades africanas" de medidas preventivas "muito corajosas e a tempo, o que é uma lição para alguns países desenvolvidos, que ainda não o fizeram".

Com menos de três mil mortos e cerca de 88.000 casos, África está a ser relativamente pouco afetada pela covid-19.

Durante a entrevista, o secretário-geral da ONU considerou ainda que a suspensão dos pagamentos do serviço da dívida para os países mais pobres, concedida em meados de abril por vários credores públicos, foi uma medida insuficiente.

"Precisamos de nos preparar para um alívio direcionado da dívida e uma abordagem mais abrangente e estrutural para evitar a todo o custo no futuro uma série de falências que possam levar à depressão", recomendou.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 320 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou agora a ser o que tem mais casos confirmados (mais de 2,1 milhões contra mais de 1,9 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (quase 128 mil contra mais de 168 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Por Lusa