23 de junho de 2020

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Guiné-Bissau está vivendo a margem da Lei. -Oficialmente se o Ministério Público, depois decidir à margem da lei, o povo Soberano precisamente que tem opinião contrária sobre a prisão do Cidadão Ndinho, árbitro ou não!

A Fundação Ana Pereira e o Fundo das Nações Unidas para a População lançam o concurso Mestre de Covid-19 e de proteção de meninas e mulheres. O projeto pretende apoiar, pelo menos, 1.000 jovens entre os 15 e os 25 anos.




Rádio Jovem Bissau

PJ guineense interceta raparigas que estariam a ser levadas para a Ásia para prostituição – associação


Bissau, 23 jun 2020 (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau intercetou em Marrocos seis raparigas guineenses que estavam a ser levadas para um país asiático para prostituição, disse hoje à Lusa o secretário-executivo da Associação Amigos da Criança (AMIC).

Laudolino Medina assinalou que a operação contou com a colaboração da Interpol e que as raparigas foram encaminhadas de regresso a Bissau, entregues à AMIC durante alguns dias e já se encontram com as respetivas famílias.

A operação ocorreu há duas semanas, num aeroporto de Marrocos, precisou Medina.

"A intenção era levá-las para um país da Ásia com a promessa de uma vida melhor, mas a polícia acha que o objetivo era mesmo a prostituição", declarou o secretario-executivo da AMIC.

Laudolino Medina acredita que situações do género acontecem "desde sempre", envolvendo raparigas guineenses, que são aliciadas com promessas de trabalho em países vizinhos da Guiné-Bissau, Europa e Ásia, mas que parece agravar-se com a pandemia da covid-19, disse.

Medina notou que as autoridades judiciais guineenses, com o estado de emergência sanitária em vigor no país e em várias partes do mundo, diminuíram o controlo, o que "parece estar a ser aproveitado pelas redes mafiosas", observou.

O secretário-executivo da AMI citou um caso de tentativa de adoção fraudulenta de uma criança de oito meses, cujos pais são do sul da Guiné-Bissau, por parte de uma cidadã estrangeira a trabalhar em Bissau.

"A senhora está sob custódia das autoridades judiciais guineenses por se ter verificado que tentou enganar a família do menor de oito meses no sul do país. Os termos (de adoção) combinados não foram respeitados. A senhora falsificou a cédula pessoal da criança e foi descoberta pela família", declarou Laudolino Medina.

A intenção da pessoa era levar a criança para fora da Guiné-Bissau, acrescentou.

Ainda hoje um agente da PJ esteve nas instalações da AMIC em Bissau para receber informações sobre uma jovem rapariga que os pais queriam dar para casamento, exemplificou Laudolino Medina.

A jovem está refugiada nas instalações da AMIC.

Mussá Baldé

In msn.com/pt

Domingos Simões Pereira - A liberdade do membro do Comité Central do PAIGC, Ndinho, e seu irmão Caló, será completa quando os verdadeiros bandidos que os sequestraram forem punidos.

Tentaram forjar provas de posse de armas que eles mesmos, os terroristas, puseram numa viatura que sequer pertence ao sequestrado. 
A verdadeira justiça tarda, mas nunca falha.
Viva camaradas Ndinho e Caló!

Fonte: Domingos Simões Pereira

Leopold Sedar Domingos

Armando Correia Dias está em liberdade sob a apresentação periódica.


O Ministério Publico após a audição esta terça-feira decidiu aplicar o Termo de Identidade e Residência ao empresário e dirigente do Paigc, Armando Correia Dias (Ndinho).

As declarações do advogado de defesa Luís Vaz Martins em referia ao despacho do magistrado do Ministério Público.



Aliu Cande

 Empresário Armando Correia Dias (Ndinho) já em liberdade.

Vídeo: Mamadu War


Leia Também: 

Dirigente do PAIGC acusado de porte de armas de guerra é libertado com Termo de Identidade e Residência

O membro do Comité Central do PAIGC e empresário Armando Correia Dias, detido no sábado, 20, pela polícia que o acusa de posse de armas, foi colocado em liberdade com a medida de Termo de Identidade e de Residência pelo Ministério Público nesta terça-feira, 23.

No final da audiência, o advogado de defesa, Luís Vaz Martins, disse que “ao se aplicar uma medida de coação relativamente ao crime desta envergadura, demostra que o próprio Ministério Público não tem a certeza das razões evocadas pela polícia”.

“É absurdo deter alguém que vai de boleia na viatura de um terceiro, em como essa pessoa tem na posse armas, sem que o proprietário da viatura seja abordado pela polícia”, acrescentou Martins.

Na segunda-feira, o porta-voz do Ministério do Interior, Salvador Soares, dizendo não querer entrar no fundo da questão, revelou apenas que o antigo conselheiro do ex-primeiro-ministro Aristides Gomes “foi interceptado numa situação de flagrante delito e na posse de duas armas militares”.

Por outro lado, o secretário de Estado de Ordem Pública, Mario Fambe, disse hoje estar preocupado com a Segurança Nacional, porque segundo ele, há um suposto vídeo a circular nas redes sociais de pessoas não identificadas que estão a ameaçar a segurança nacional.


“Essas pessoas disseram neste vídeo que pertencem a uma formação política e os dirigentes desse partido não reagiram, algo está por de trás”, disse Fambe, sem citar nomes nem a que partido se refere.

A estrada do sector de Contuboel faz ligação à Colda república do Senegal; as obras iniciam em terras batidas, pelo governo, através do ministério das obras públicas.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Agricultura - Durante a visita aos sectores que compõem a região de Oio o ministro da agricultura, Abel da Silva, regista as preocupações dos camponeses para a melhoria das bolanhas e aumento da produção agrícola.




TGB Televisão da Guiné-Bissau

Comercialização castanha de cajú - Ministro do comércio pede a colaboração das instituições ligadas a comercialização e exportação da castanha de cajú para facilitar o processo;




TGB Televisão da Guiné-Bissau

Diário covid-19 - O país regista mais 15 casos positivos por covid-19, totalizando 1556; mais dois óbitos confirmados e 191 o número dos recuparados; entre os óbitos encontra-se uma menina de 19 anos.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

CCIAS deposita dossiê-FUNP no Ministério Público, solicitanto a intervenção da justiça para a recuperação dos 20 milhões de dólares coletados para a promoção e industrialização dos produtos agrícolas.


Aliu Cande 

Botche Cande bu saí fama suma lubu na morança.

Fonte: Papa Jomav 

Botche Cande bu saí fama suma lubu na morança.

Militantis e simbatizantis de paigc bô para desenforma guintis, oh manipula informações na rede social, e bom pá bó tene nução de qué ki ta faladu estado.

Na 2019 Nicolau humilhado na si GABINETE até na punto de é ronba porta de si GABINETE, ika tem nim um intervenções pa parti de Liga de diritu de pecaduris, na mesmo djugu Aristedes Gomes, qui alguns agentes de PJ fassi um acuzações contra Botche Cande, dipus Armando Nhaga, manda retirál tudu segurança pessoal, qui tene bah, na si casa má nunka nó obi intervenções de liga de diritu de pecaduris.

#Exemplo: si Botche Cande misti vinga bah, ika Indinho qui na vinga màs sim Aristedes Gomes, na sedu purmeiro alguin ku Botche Cande, na vinga bah na mumento qui é toma posse, mas e acha odio, vingança, kana djuda pa desenvolvi nô país, e dicidi sufri pabia e sibi politica ika kau de violência.

#Carlos_Uissa Botche Cande ika alguin kuta lambu um instituison oh seja um departamento de estado, e fassil si quintal muito menus pa e fassil suma sede de Partido .
#Carlos_Uissa bu menciona nome de #Marciano_Indi na bu publicason, mà n'misti pabu lembra de que video ku #Marciano fala #mon_ku_mon e na suta presidente da Republica, nunde kubu esta bah, oh ês tan fassi parti de Democracia oh de liberdade de expresson?

#Guineensis e bom nô sibi pensa antis de nô kai riba de um alguin sim tene informações credivel.
#Indinho si na bardadi bô saí ku bom intenção pa bai na casa de #Mamasaliu_Embalo ku limpu corson pabia ku bô kà bai na vía publica ou vía mas pertu pa casa de Mamasaliu Embalo ?
#Indinho pa saí de imperio pa #Bairro_Ajuda de qui saí de imperio pa bai caminhu de volta pa tchiga #Bairro_Ajuda kal qui mas pertu sí na bardadi bu kasta na djugu susu ?

Dipus de tudu militantis e simbatizantis de paigc na fala Indinho e #Deputado de nação, ika bardadi Indinho ika #Deputado e nin Indinho ka fassi parte de menbros de #Cumite_Central, esta dia de #Indinho ná paigc, e sô #Izucuta maus ordem contra guintis ku na bai contra principios de partido, Chefe de #Gangui oh seja finançiador de guintis ku ta #Izucuta guintis ku na bai contra leis de partido, Indinho ika nada na paigc e um sinplis bandido na qui partido, no kunsi n'gutru ika ahôs a nos nô tarda na paigc .

Tudu fidjus de guine kunsi kal qui jogada de Indinho na politica, pucu dias video fassidu pa militantis e simbatizantis de paigc, nunde que é na fassi se ameaças ku farda de #MILITARIS dia siguinti Indinho panhadu ku AK 47 na si carro, bô osquestra é djugu pa fala #MILITARIS ku manda mata Deputado de paigc, má si Deus djuda tudu mal ku bô pensa fassi contra é povo Deus na bata mostranu el di dia wandan.

Seguranças de estado bô fassi bô tarbadju dipus nô tene informações de kuma e tem um altu derigenti politico ku na fassi runion secreta ku alguns jovens na entri metadi de #Prabis #Bôr nô bai som dianti qui caminhu.
#Botche_Cande 🙏

EUA usaram reconhecimento facial durante manifestações


Ativistas americanos querem proibir a polícia de usar tecnologia de reconhecimento facial e agora companhias de tecnologia estão a reduzir a cooperação com departamentos da polícia
VOA

O MOTIVO

Por Amadu Ula Embaló

......... O MOTIVO ........
... A SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA GEN.U.S.EMBALÓ, AGORA VISTE O MOTIVO DE VOCÊ MANDAR A TUA EQUIPA TÉCNICA DOS JURISTAS E CONSTITUICIONALISTAS DA REVISÃO CONSTITUCIONAL TAMBÉM DE REVEREM A BANDEIRA NACIONAL??... AGORA SUA EXCELÊNCIA ME RESPONDE, SE ESSA BANDEIRA AQUI NA IMAGEM PERTENCE O PAIGC ENTÃO QUAL É A BANDEIRA NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU??... SUA EXCELÊNCIA, VISTE AGORA COMO PAIGC ALDRABA O POVO MENOS ATENTOS NAS ELEIÇÕES GRAÇAS A BANDEIRA NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU??... PORTANTO PENSE TAMBÉM NISSO...NÔ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
..... ESTAMOS A TRABALHAR .....
Guiné Bissau: Ministério do Interior

Esta manha,
A equipa da cruz vermelha da Guiné Bissau, ofreceu aos funcionários do Ministério do Interior produtos de higienização, como 5 caixas de omu em pó, 3 caixas de lixívia, e 6 caixas de omu em liquido. 

Também Associação dos Alfaites da Guiné Conakry, residentes no país, fez o mesmo doação de 316 máscaras aos Ministérios do Interior. 

O acto da intrega contou com a presença do secretário do estado, Mário Fambe, comissario Nacional, Tomás Djassi e comandante da Guarda Nacional Sadjo Sisssé.






FEITIÇO CONTRA FEITICEIROS


CASO DO FUNPI, OS DIRIGENTES DO PAIGC DE DSP PARA DENIGRIREM A IMAGEM DO COORDENADOR NACIONAL DO MADEM G-15 BRAIMA CAMARÁ, LHE ACUSARAM DE DESVIAR MILHÕES E MILHÕES DE FRANCO CFA NO FUNPI, AFINAL SÃO PRÓPRIOS ELES DO PAIGC QUE DESVIARAM FUNDOS NO FUNPI...

... HOJE DE MANHÃ O CCIAS ACABOU POR ENTREGAR NO MIN. PUBLICO A LISTA DOS NOMES DAS GENTES QUE DESGRAÇARAM ECONOMICAMENTE O FUNPI, CONSTACTADA A LISTA TODOS NOMES SÃO MILITONTOS E DIRIGENTES DO PAIGC DE DSP KKKKKKKKKK 

SIBU LIMPU I DEUS KUTA PROTEGIU...NÔ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
....... ESTAMOS A TRABALHAR .....

Amadu Ula Embaló

ENERGIA: EAGB mandou cortar a luz no hotel Ledger por causa de uma dívida de mais ou menos 60 milhões de Fcfa. O problema é que há outros hotéis na mesma situação...e onde nem chegaram a meter os pés...O hotel tinha 4 hóspedes (todos do sistema das Nações Unidas).

Por ditaduraeconsenso.blogspot.com

Ativistas sul-coreanos enviaram 20 balões com 500.000 folhetos e 2.000 notas para a Coreia do Norte

KIM HONG-JI

Folhetos são "uma luta pela justiça em prol da libertação dos norte-coreanos", explica Park Sang-hak, ex-norte-coreano que fugiu para a Coreia do Sul, ativista anti-Pyongyang.

Um grupo sul-coreano lançou centenas de milhares de folhetos na fronteira com a Coreia do Norte durante a noite, relevou hoje um ativista, apesar de Pyongyang ter repetidamente alertado que retaliará estas ações.

O ativista Park Sang-hak disse que sua organização fez levantar voo 20 balões carregados com 500.000 folhetos, 2.000 notas de um dólar e pequenos livros sobre a Coreia do Norte na cidade fronteiriça de Paju, na noite de segunda-feira.

Park Sang-hak, ex-norte-coreano que fugiu para a Coreia do Sul, disse em comunicado que os seus folhetos são "uma luta pela justiça em prol da libertação dos norte-coreanos".

O movimento irá intensificar a já alta tensão entre as Coreias. Recentemente, a Coreia do Norte aumentou a sua retórica contra os folhetos civis sul-coreanos, destruiu um escritório vazio de ligação construído em Seul e pressionou a retoma da sua guerra psicológica contra o sul.

O Ministério da Unificação de Seul, que lida com as relações com a Coreia do Norte, emitiu uma declaração expressando "profundo pesar" pela tentativa de Park Sang-hak de enviar panfletos.

Park Sang-hak, que apelidou o líder norte-coreano Kim Jong Un de "um mal" e o seu governo de "barbárie", disse que continuará a enviar folhetos 'anti-Kim'.

"Embora os residentes norte-coreanos se tenham tornado escravos modernos sem direitos básicos, eles não têm o direito de saber a verdade", questionou.

AUTORIDADES SUL-COREANAS VÃO APRESENTAR QUEIXA CONTRA PARK SANG-HAK E OUTROS ATIVISTAS ANTI-PYONGYANG

As autoridades sul-coreanas prometeram proibir folhetos e disseram que iriam apresentar queixa contra Park Sang-hak e outros ativistas anti-Pyongyang por supostamente aumentarem a animosidades e potencialmente colocarem em risco os moradores da fronteira.

Em 2014, tropas norte-coreanas abriram fogo contra balões de propaganda que voavam em direção ao seu território, desencadeando uma troca de tiros que não causou fatalidades conhecidas.

Park Sang-hak acusou o governo liberal da Coreia do Sul de simpatizar com a Coreia do Norte ou ceder às ameaças. O irmão de Park Sang-hak, outro ativista da Coreia do Norte, cancelou na semana passada os planos de lançar garrafas cheias de arroz seco e máscaras faciais de uma ilha na linha de frente.

A província de Gyeonggi, que governa Paju, já havia emitido uma ordem administrativa proibindo os ativistas de entrar em certas áreas fronteiriças, incluindo Paju, para levar panfletos para o norte.

Se o lançamento de folhetos de Park se mantiver, Kim Min-yeong, funcionário de Gyeonggi, disse que a província exigirá que a polícia o investigue.

A pena por violações é de um ano de prisão ou uma multa máxima de 10 milhões de won (7.345 euros).

O escritório provincial disse, em comunicado, que solicitou à polícia que investigasse quatro grupos de ativistas, incluindo o de Park, por suposta fraude, desvio de fundos oficiais e outras acusações. Acrescentou que os quatro grupos foram acusados de explorar o lançamento de folhetos como forma de recolher doações como parte de negócios lucrativos, em vez de funcionarem como movimentos de direitos humanos na Coreia do Norte.

PARK ACUSOU KIM IL SUNG DE MASSACRAR O POVO E INCENTIVOU OS NORTE-COREANOS A LEVANTAREM-SE CONTRA A FAMÍLIA KIM

A Coreia do Norte não tolera críticas externas à sua família governante, que desfruta de um forte culto de personalidade construído pelo fundador da Coreia do Norte Kim Il Sung, cuja invasão militar surpresa na Coreia do Sul desencadeou uma guerra devastadora de três anos em junho de 1950.

Park disse anteriormente que iria pressionar para concretizar o lançamento de um milhão de folhetos sobre a fronteira na quinta-feira, o 70.º aniversário do início da Guerra da Coreia.

Uma grande faixa que Park disse ter sido levada para a Coreia do Norte com os panfletos na segunda-feira mostra a imagem de Kim Il Sung, acusando-o de "massacrar o povo (coreano) " e instando os norte-coreanos a levantarem-se contra o domínio da família Kim, de acordo com fotos distribuídas por Park.

Pelo menos uma das faixas e um balão com folhetos foram encontrados em Hongcheon, uma cidade sul-coreana a sudeste de Paju, informou a agência de notícias Yonhap. A polícia de Hongcheon não confirmou esta informação.

"ESCÓRIA HUMANA" E "CÃES RAFEIROS"

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte desencadeou insultos contra ativistas de folhetos como Park, descrevendo-os como "escória humana" e "cães rafeiros".

Na segunda-feira, os media estatais da Coreia do Norte disseram que foram fabricados 12 milhões de folhetos de propaganda para serem lançados em direção à Coreia do Sul, naquela que foi apelidada de maior campanha de folhetos anti-Seul de todos os tempos.

Especialistas dizem que a Coreia do Norte estará a usar o folheto civil sul-coreano como uma forma de aumentar a sua unidade interna e fazer mais pressão sobre Seul e Washington, numa altura de negociações nucleares paralisadas.

Embora Seul por vezes tenha enviado a polícia para impedir que ativistas deixem de lançar folhetos em momentos sensíveis, já tinha resistido aos pedidos de proibição da Coreia do Norte, dizendo que os ativistas estavam a exercer a sua liberdade de expressão.

Fonte: sicnoticias.pt

Guiné-Bissau: Carros privados a circular ilicitamente como veículos de transporte vão ser multados


Ângelo da Costa reconheceu que a Direcção Geral de Viação Rodoviária tem conhecimento de automóveis privados que circulam como veículos de transporte dentro de Bissau e para as regiões, no entanto estes veículos estão a ser monitorizados desde Chapa de Bissau, no centro de cidade, até a rotunda do Aeroporto, na periferia da capital.

“Temos testemunhas, como por exemplo um colega de serviço, que estava a pedir boleia, imediatamente estacionou um carro preto e propôs-lhe que pagasse 1.000 francos para o levar ao seu destino”, contou o Director.

Na mesma ocasião Ângelo da Costa pediu a colaboração de todos os cidadãos, e considerou que “só com a denúncia que podemos travar estas pessoas”. Segundo o mesmo responsável, nas regiões os proprietários de viaturas particulares aproveitam-se da falta de transportes e levam as pessoas após um pagamento previamente negociado com o condutor.

O quinto estado de emergência, que terminará a 25 de Junho, decretado pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, tem como objectivo a contenção da propagação do Coronavírus, e impõe restrições na circulação dos transportes passageiros para as regiões, assim como limita a circulação dos transportes públicos no interior das cidades das 06:00 horas até as 18:00 horas.

Laurena Carvalho Hamelberg

In https://e-global.pt

Governo em ação. ENQUANTO MAU PERDEDORES NA PERURBA NA PRAÇA PÚBLICA ALIAS ENA PERTURBA NA DIASPORA. ANOS NONA TARBADJA PA POVO GUINEENSE.

#Contubuiel
By: Gaitu Balde

FINALMENTE A CCIAS- VAI ENTREGAR ESTA MANHA NO MINISTERIO PUBLICO OS NOMES DOS DEVEDORES DO FAMOSO FUMPI.


Antonio Iaia SEidi

NO COMMENT 04


Fonte: Arlete Mendes Pereira

Ussumane Camará (JAAC) - Entrevista com Sumba Nansil


Fonte: Carlos Santiago

ATUALIDADE NACIONAL REPORTER 2 PARTE

RadioBantaba