sexta-feira, 20 de setembro de 2019

AS DJANKADINDADIS DO PAIGC

Por: Jorge Herbert

Há muito que venho avisando que essa gente não têm qualquer projeto ou interesse em desenvolver a Guiné-Bissau, porque o egocentrismo, o oportunismo e o partido-elitismo que lhes são inculcados, não lhes deixa margens para a sensatez e para o respeito à inteligência alheia! Isso ficou claramente demonstrado nesta vergonhosa “coisa” que não sei como chamá-lo, se documento ou papel higiénico!

Esta “coisa” vem apenas retratar o nível a que esta organização criminosa que sustenta o governo se encontra! No nível infantil de brigas de irmãos, “se ele faz eu também posso fazer”, mas assinado e carimbado com carimbo que compromete o nível de todos os adultos guineenses e que nos envergonha a nós que tentamos utilizar algum património da massa cinzenta com que a natureza nos presenteou...

Alguém tem de dizer a esse conselheiro, que precisa efetivamente de alguma formação para chegar a aconselhar um chefe de governo de um país! Que fale com a Ministra “tursidur di boca”, para que essa fale com o seu padrasto, o Sr. “Santchu Silva”, para que lhe arranje um estágio, antes que se ponha a envergonhar ainda mais aos guineenses, emitindo “coisas” do género!

Sr. Muniro Conté, não sei se foi autorizado ou não por aquele a quem aconselha em publicar esta “coisa”, mas digo-lhe que eu, na qualidade de Primeiro-ministro de um país, exonerava-o imediatamente do cargo e estaria proibido de voltar a chegar sequer perto do meu gabinete! Se não sabe produzir “coisas” melhor que isto, mais vale ir procurar outro emprego!

Alguém tem de explicar a esse Conselheiro que o Primeiro-Ministro de um país, para além de funções executivas, é também uma representação de todos os guineenses, os que votaram e os que não votaram nele. Deve distanciar-se da atividade partidária, a partir do momento em que é empossado no cargo. E, não há qualquer justificação para a presença de um Primeiro-ministro (EM SEGUNDO PLANO!), na apresentação de uma candidatura para as eleições presidenciais, pelo líder de um partido, apoiado pelo próprio partido, que por sua vez suporta o governo. A isso chama-se promiscuidade (chamo-lhe prostituição, putaria ou djakaria) institucional, dos DJANKADIS que oprimem o povo e se confundem com o Estado há 45 anos...

Jorge Herbert

Ogiva nuclear prestes arrebentar.

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

Altas figuras do ESTADO envolvidos no tráfico de droga. 

A lista será publicado no blog do Internacional Puto de Manchester e no Talk Show nas redes sociais. 

A COMUNIDADE INTERNACIONAL não poderá fechar os olhos. 

Informações e provas irrefutáveis apenas com Doka Internacional. 
A destruição ao mais alto nível. 

O grito do filho do homem irá acordar e despertar aos que se encontram em hibernação. 

GTAPE ANUNCIA QUE APENSA 4.298 DOS 25 MIL ELEITORES FORAM OBJECTOS DE CORRECÇÃO DAS OMISSÕES NO CADERNO ELEITORAL


O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) anuncia que 4.298 eleitores já foram objectos de correcção das omissões realizadas no âmbito da operação de correcção das omissões dos eleitores das últimas eleições legislativas

Revelação feita durante a cerimónia de apresentação de resultados parciais da implementação do plano operacional para a consolidação do registo eleitoral para às eleições presidenciais de 24 de Novembro. O evento foi realizado, em Bissau, pelo ministério de administração territorial e gestão eleitoral.

Mamadu Iaia Bari ainda afirma que Tombali é a região com maior destaque nas correcções das omissões no caderno eleitoral.

A ocasião serviu para ministra da Administração Territorial e Gestão Eleitoral, Maria Odete da Costa Semedo, na presença de parceiros de governo, deixar o apelo à todos os cidadãos eleitores e aos partidos políticos que irão participar nas eleições presidenciais.

A operação de correcção das omissões de cerca de 25.000 eleitores cujos nomes não constam nos cadernos eleitorais, vai decorrer até o dia 24 de Setembro corrente e pretende permitir ao cidadão recenseado para às eleições legislativas e que não consta no caderno eleitoral, a possibilidade de exercer esse direito cívico nas presidenciais de 24 de novembro. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes

radiosolmansi.net

José Mário Vaz - Em Dakar para uma visita privada de curta duração




 


José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

José Mário Vaz - Encontro com os alguns Regulos no âmbito da deslocação à Gambia para intercâmbio do Poder Tradicional.








José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau 

A convite das autoridades tradicionais, uma Delegação de 25 chefes tradicionais ( REGULOS ) da Guiné Bissau, estão dês de ontem na Gambia para uma visita de trabalho com os seus homologos gambianos


A chegada a delegacao foi recebida na linha de fronteira (DJIBORÓ), num ambiente de muita festa.

Abduramane Djaló, Ex-Governador da regiao de Gabú, também Regulo de Madina de Boê, agradeceu a receção calorosa dos seus homolos Gambianos, logo a chegada na linha de frontera ( Djiboró).


Esta manha por volta das 10 horas, a delegação vai ser recebida pelo chefe de estado Gambiano sua Excelência Dr. Adama Barrow.

 

By Antonio Iaia SEidi

R Kelly R Kelly Sané was live with Dara Fonseca Ramos, Mutaro Cassama Cassama etc...


Vota Jomav para sua Liberdade de Expressão - A Chegada do Jomav à sua Sede Nacional Da Diretoria, após da entrega da sua recandidatura no supremo tribunal de justiça.

JOMAV agradece seu povo, na sede Nacional Da sua recandidatura, após da entrega da sua recandidatura no supremo tribunal de justiça.



JOMAV Presidente di Paz

SESSÃO PARA DISCUTIR PROGRAMA DO EXECUTIVO GUINEENSE MARCADA PELA AUSÊNCIA DO PARTIDO VENCEDOR DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Começa a sessão extraordinária da Assembleia Nacional Popular para debater o Programa do Governo e Orçamento Geral do Estado.

O lider do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, abriu esta noite de quinta-feira, 19 de setembro de 2019, a sessão parlamentar para debater o programa do executivo liderado por Aristides Gomes, na ausência da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC) e do governo.

Além da falta de comparência dos deputados do PAIGC, que é partido maioritário, não estiveram presentes na abertura dos trabalhos, dois deputados da Assembleia Povo Unido- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), deputado da União para Mudança (UM) e Partido da Nova Democracia (PND).


A sessão que decorreu num dos hotéis da capital Bissau, contou com 52 deputados, 27 do Movimento para Alternância Democrática Democrática (MADEM-G15), 21 do Partido da Renovação Social (PRS), um deputado da APU-PDGB e o presidente e o seu vice, Cipriano Cassama e Nuno Gomes Nabian, respectivamente.

Durante a sua explanação, Cassamá fez lembrar aos guineenses, que a sessão foi marcada para ter lugar nesta data em concertação com o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, que não compareceu.

Devido a falta de comparência do executivo e de um grupo de parlamentares, Cipriano Cassamá acabou por suspender os trabalhos para segunda-feira, embora o MADEM-G15 não gostar da ideia do líder do hemiciclo guineense.

A sessão do debate do programa foi transferido para unidade hoteleira devido a uma greve convocada pelo sindicato dos funcionários da Assembleia Nacional Popular (ANP), que iniciou na segunda-feira para reivindicar o pagamento de salários em atraso.

O MADEM G 15 e o PRS acusam o executivo e a bancada parlamentar do PAIGC de manobras dilatórias para bloquear o normal funcionamento do Parlamento para não permitir a discussão do programa do atual executivo.

Em conferência de imprensa, no final de uma reunião convocada pelo líder do hemiciclo guineense, Cipriano Cassama para analisar a paralisação, o deputado do Madem, Marciano Silva Barbeiro, afirmou que independentemente das exigências laborais, há uma falta de vontade do executivo e a bancada do PAIGC para que a sessão tenha lugar esta quinta-feira.

A Rádio Jovem Bissau tentou obter a reação da bancada parlamentar dos libertadores, mas sem sucesso.

Segundo o documento, na primeira sessão extraordinária da décima legislatura, os deputados vão analisar também a situação da apreensão de drogas no país, discutir e votar o orçamento da Assembleia Nacional Popular, votar os novos membros do conselho de administração e decidir sobre o novo modelo de cartão de identificação e livre-trânsito dos deputados.

Aliu Cande/ radiojovem