sexta-feira, 1 de maio de 2020

Covid-19: Mais de 235 mil mortos entre 3,3 milhões de infetados no mundo - AFP


Paris, 01 mai 2020 (Lusa) – A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 235.519 pessoas em todo o mundo e infetou 3,3 milhões desde que surgiu em dezembro, segundo o balanço da agência AFP, às 20:00 de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência noticiosa francesa, até às 19:00 TMG (20:00 em Lisboa) de hoje, 3.303.510 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 195 países e territórios, desde o início da pandemia.

Segundo a AFP, este número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de contaminações, uma vez que um grande número de países só está a testar os casos que precisam de tratamento hospitalar. De entre esses casos, pelo menos 1.003.600 foram já considerados curados.

Desde a contagem realizada às 19:00 TMG de quinta-feira, foram registadas 3.928 novas mortes e 70.199 novos casos em todo o mundo.

Os países com mais mortes associadas à covid-19 são hoje o Reino Unido, com 739 novos óbitos, o Brasil, com 435, e a Espanha, com 281.

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao novo coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de mortes e de casos, com 63.127 mortes e 1.082.411 casos. Pelo menos 159.633 pessoas foram declaradas curadas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são a Itália, com 28.236 mortes e 207.428 casos, o Reino Unido, com 27.510 óbitos (177.454 casos), a Espanha, com 24.824 mortes (215.216 casos) e a França, com 24.594 mortos (167.346 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que apresenta maior número de óbitos em comparação com a sua população, com 66 mortes por cada 100.000 habitantes, seguida pela Espanha (53), Itália (47), Reino Unido (41) e França (38).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou no final de dezembro, na província de Wuhan, contabilizou oficialmente um total de 82.874 casos (12 novos casos entre quinta-feira e hoje), 4.633 mortes (0 novas) e 77.642 curas.

A Europa totalizava às 19:00 TMG de hoje (20:00 em Lisboa) 140.096 mortos e 1.495.293 casos, a América do Norte - Estados Unidos e o Canadá - 66.589 mortes (1.137.191 casos), a América Latina e Caraíbas 11.548 mortes (218.824 casos), a Ásia 8.727 mortes (227.471 casos), o Médio Oriente 6.791 mortes (176.715 casos), África 1.645 mortes (39.668 casos), e a Oceânia 118 mortes (8.086 casos).

Esta avaliação foi realizada usando dados coletados pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Portugal regista hoje 1.007 mortos associados à covid-19, mais 18 do que na quinta-feira, e 25.351 infetados (mais 306), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção Geral da Saúde.

Comparando com os dados de quinta-feira, em que se registavam 989 mortos, hoje verificou-se um aumento de óbitos de 1,8% e, de casos de infeção, de 1,2%.

Por Lusa/Fim

COREIA DO NORTE - Kim Jong-un reapareceu em público após 20 dias e acaba com rumores

Kim Jong-un não é visto num evento público, pelo menos, desde o dia 12 de abril.


O líder norte-coreano terá feito hoje, 1 de maio, a sua primeira aparição em público em 20 dias, segundo relata a agência e notícias sul-coreana Yonhap, que indica que Kim Jong-un apareceu na inauguração de uma fábrica de fertilizantes, para assinalar o Dia do Trabalhador.

A mesma agência escreve que Kim Jong-un se mostrou "surpreendido" com as teorias sobre a sua morte. 

A agência de notícias oficial KCNA dá conta da mesma notícia. Segundo a mesma, Kim Jong Un participou na inauguração de uma fábrica. O líder norte-coreano "assistiu à cerimónia" e "todos os participantes gritaram 'urra'" quando ele apareceu, indicou a KCNA.

Esta será, ainda, a primeira vez que o líder da Coreia do Norte preside a uma reunião do partido, no Escritório Central do Partido dos Trabalhadores, em Pyongyang, desde o dia 11 do mês passado.

Recorde-se que desde o dia 12 de abril que a propaganda norte-coreana não relata qualquer atividade no terreno ou publica imagens de Kim Jong-un, que esteve também ausente de vários eventos importantes, incluindo no dia 15 de abril, o principal feriado nacional, embora tenham sido reproduzidas mensagens do líder norte-coreano.

Seul recusou-se a divulgar a localização atual de Kim, apesar de imagens de satélite terem detetado o comboio onde se costuma deslocar na cidade costeira de Wonsan, no leste do país, onde fontes anónimas do Governo sul-coreano já tinham afirmado que o líder norte-coreano se encontra.

O ministro da Reunificação da Coreia do Sul, Kim Yeon-chul, indicou que a ausência da mais alta autoridade do regime poderá visar evitar a realização de grandes eventos no país, como parte dos esforços para evitar a propagação do novo coronavírus.

Embora Pyongyang não tenha relatado nenhum caso do coronavírus no seu território, as autoridades sul-coreanas asseguraram que o país tem vindo a reforçar as suas capacidades médicas e sanitárias.

A China, principal aliada da Coreia do Norte, mantém silêncio absoluto sobre o assunto e os porta-vozes do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros limitam-se a dizer que não têm informação para avançar.

Por NAOM

CORONAVÍRUS - Trump volta a garantir que Covid-19 foi criada num laboratório de Wuhan


EUA prepara pedido de indemnização à China.


Sem apresentar as provas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faz questão de acusar de novo a China, contrariando até um relatório oficial dos serviços de informações norte-americanos, que conclui que não há evidências que a Covid-19 tenha sido fabricada pelo homem ou geneticamente modificada.

SIC Notícias

A castanha de caju é um antidepressivo natural: como usá-la para combater a depressão!

A castanha de caju é um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo.


Infelizmente, poucos conhecem os inúmeros benefícios que ela oferece.

O litoral do Nordeste brasileiro, com seu clima tropical úmido, é um grande produtor deste extraordinário alimento.

A castanha de caju é rica em vitaminas, fibra dietética solúvel, minerais e fitoquímicos que impedem muitas doenças, inclusive o câncer.

Ela é ótima fonte de vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B11 e riboflavina.

Todas essas vitaminas são essenciais para o metabolismo de gordura, proteína e hidratos de carbono em nível celular.

Além disso, a vitamina B6 é extremamente benéfica para a nossa saúde, pois auxilia o organismo a produzir anticorpos para combater doenças e infecções.

Depois, ajuda o sistema nervoso a liberar as quantidades certas de determinados hormônios relacionados ao sono e ao bem-estar.

Ao mesmo tempo, ela participa de funções cotidianas ligados ao coração, diminuindo os níveis de homocisteina, que danifica o funcionamento das artérias e favorece o aparecimento de coágulo no sangue capazes de bloquear os vasos sanguíneos.

Apenas 100 gramas dessa castanha fornecem cerca de 30% da dose diária recomendada de B6.

Além disso, ela é rica em minerais essenciais.

Alguns dos minerais úteis encontrados na castanha de caju são potássio, manganês, cobre, selênio, magnésio, zinco e ferro.

Basta um punhado desse alimento diariamente para fornecer a quantidade necessária desses minerais extremamente importantes para o organismo.

Os ácidos graxos monoinsaturados que estão em altas quantidades na castanha de caju é extremamente bom para a saúde do coração.

Eles pertencem ao grupo dos ácidos gordos essenciais que podem aumentar o nível de colesterol bom e  diminuir o nível do colesterol prejudicial.

Além disso, a castanha de caju contém uma pequena quantidade de um antioxidante muito importante chamado zeaxantina.

Esse antioxidante fortalece a visão e protege contra a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), comum em pessoas idosas.

Além de tudo isso, a castanha de caju é um dos melhores tratamentos naturais para depressão por ser uma excelente fonte de triptofano.

Este nutriente milagroso regula o nosso humor, melhora o sono, ajuda as crianças a crescer e se desenvolver, equilibra o nosso comportamento e reduz significativamente o nível de estresse, ansiedade e depressão.

O triptofano tem provado ser muito eficaz como antidepressivo em muitos casos.

E um bom punhado de castanha de caju contém entre 1.000 e 2.000 mg de triptofano.

Segundo o dr. Andrew Saul, no excelente documentário "Food Matters – O Alimento é Importante" (vale a pena assistir; talvez você o encontre no YouTube), dois punhados de castanha de caju são equivalentes a uma dose de Prozac.

A castanha de caju é, portanto, um excelente antidepressivo natural e deve ser consumida por todos, especialmente aqueles com problemas emocionais.

A dose diária para efeitos terapêutico varia de um a dois punhados.

Importante: existem pessoas alérgicas à castanha de caju.

Logo, infelizmente, elas não podem consumir esse maravilhoso alimento.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: curapelanatureza.com.br

Trump wants to deliver 300 million doses of coronavirus vaccine by the end of the year. Is that even possible?

The hardest-hit parts of the United States may be past the peak of the pandemic. Other places may be lifting their lockdown restrictions. But deadly pathogens don’t eradicate themselves; once Americans stop staying home, the coronavirus will continue to spread. 


The expectation is the U.S. won’t return to normal until there’s an effective vaccine against COVID-19 — and almost everyone in the country has been vaccinated.

When and how that will occur has been the subject of speculation since the start of this crisis. But in recent days that chatter has intensified amid the news that Oxford researchers might have an effective vaccine ready by September and reports that President Trump has ordered a “Manhattan Project-style effort” called Operation Warp Speed that aims to inoculate almost all Americans by year’s end....READ MORE 

Covid-19: Europa supera os 140 mil mortos devido à pandemia


Redação, 01 mai 2020 (Lusa) – A pandemia de covid-19 provocou a morte a mais de 140 mil pessoas na Europa, em quase um milhão e meio de casos, segundo balanço da agência AFP, às 17:40 TMG de hoje, baseado em dados oficiais dos países.

De acordo com os números recolhidos pela agência noticiosa francesa, que dão conta de um total de 140.096 mortos e 1.495.293 casos, Itália, Reino Unido, Espanha e França concentram cerca de três quartos das vítimas, ou seja, aproximadamente 105 mil mortos só nestes quatro países.

Com 28.236 mortos, a Itália continua a ser o país mais atingido pelo novo coronavírus desde que este foi detetado no final de dezembro, em Wuhan, no centro da China. A lista dos países com mais óbitos completa-se com Reino Unido, com 27.510 óbitos, Espanha, com 24.824, e França, com 24.594.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Cerca de 987 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.007 pessoas das 25.351 confirmadas como infetadas, e há 1.647 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

JYGO//LIL

Lusa/Fim

DJIDJI DI MALAIKA -- MINDJOR KA TEN (VIDEO) VOLUME 1 @2020

Coronavirus: Senegal reaches the critical threshold of one thousand people with Covid-19.

To date 1024 cases have been declared positive including 356 cured, 9 deaths, 1 evacuated and 658 under treatment...


The Fatu Network

GUINÉ-BISSAU - O PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALO ENTREGA AO GOVERNO (20 MIL SACOS DE ARROZ DE 50KG E 10 MIL SACOS DE AÇÚCAR DE 50KG) À DISTRIBUIR AS POPULAÇÕES ENCARREGADAS



Maior Donativo do COVID-19!

Maior donativo do COVID-19 é do Presidente da República e da Primeira Dama Danisia Embaló, que no mês passado faz donativo de toneladas de arroz; hoje dia 01 de Maio, mês dos trabalhadores, o Presidente Umaro Sissoco Embalo entrega ao Governo (20 mil sacos de arroz de 50kg e 10 mil sacos de açúcar de 50kg) à distribuir as populações encarregadas.

Bissau 01 de Maio 2020.

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

DSP acaba de fazer um discurso sintomático e ambíguo cheio de falsidade política da quinta categoria, hipócrisia flagrante isso torna visível o desvio de caráter desse lider falhado


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

DSP acaba de fazer um discurso sintomático e ambíguo cheio de falsidade política da quinta categoria, hipócrisia flagrante isso torna visível o desvio de caráter desse lider falhado.

Portanto tudo que o Domingos Simões Pereira, falou é simplesmente baseada nas influências políticas geo-estratégicas que a sua quadrilha tinha com a CEDEAO, União Áfricana, Nasções Unidas, CPLP, União Europeia, depois que forem sistematicamente derrotados pelo povo Soberano na unanimidade nas praias das urnas por vias democráticas, DSP já não tem balas para enfrentar a batalha, esgotou todos os seus mecanismos para enfrentar próximos desafios.

Um partido que sempre foi hostil e rebelde aos princípios e valores da pátria e do estado de direito democrático, Domingos Simões Pereira, é um ponte de discórdia e não de convergência e convivência estável de um povo Soberano para a nossa Unidade Nacional, ele já não tem credibilidade nenhum, DSP, agora apenas quer mais uma vez enganar os fanáticos paigcistas e os seus discípulos militantes simpatizantes parvos para garantir mais uma vez a liderança do PAIGC criminoso.

O PAIGC FASCISTA agora está fraco políticamente e debilitado sem futuro, e de mais a mais financeiramente falido.

Afirma O. C.D -Organização Cívica da Democracia.

O Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdada da Pátria, General Sandji Fati, foi hoje portador de uma mensagem do Presidente da República da Guiné-Bissau para seu homólogo Malgaxe Andry Rajoelina.


O teor da mensagem não fora revelado, mas a ocasião serviu para o chefe de estado Malgaxe entregar ao Ministro da Defesa da Guiné-Bissau a encomenda de COVIC ORGANICS TAMBAVY, um medicamento tradicional local que tem sido um sucesso no tratamento da Pandemia de Coronavirus que assola o mundo.


O medicamento é destinado aos 15 estados membros da CEDEAO e, o gesto vem na sequência da solicitação do Presidente da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló.

Durante a cerimónia que decorreu no Salão Presidencial do Aeroporto Internacional de Antananarivo, o Presidente daquele País agradeceu o emprenho do Presidente Sissoco Embaló na busca de solução para a combate à COVID-19 na África Ocidental e, promete visitar a Guiné-Bissau e vários outros estados membros da CEDEAO, logo após o fim da Pandemia com objetivos de lançar as bases para a cooperação entre Antananarivo e Bissau na perspectiva da cooperação Sul Sul.

O Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria fez-se acompanhar nesta sua deslocação a Madgascar pelo Chefe do Gabinete do Presidente da República, Califa Soares CASSAMÁ





Juventude Madem-G15

Leia Também: 

USE envia Sandji Fati à Antananarivo

O Ministro da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, General Sandji Fati, chegou esta manhã a Antananarivo capital de Madgascar na qualidade de enviado Especial do Chefe de estado Guineense, Umaro Sissoco Embaló junto ao seu homólogo Malgaxe, Andrey Ranjoelina.



Para além de ser portador de uma mensagem do General Embaló, Fati acompanhado pelo Chefe de Gabinte do Presidente da República, Califa Soares CASSAMÁ, foi buscar a encomenda de medicamento produzido naquele Pais africano do Índico que tem sido um sucesso no tratamento a Pandemia de Covid-19.

Presidente Umaro Sissoco Embaló solicitou ao seu Malgaxe medicamentos para prevenção e tratamento de COVID-19 para vários países da África de Oeste em nome de uma verdadeira integração regional.

Vários Países africanos já encomendaram COVID ORGANICS TAMBAVY e o estado Malgaxe tem distribuído gratuitamente o medicamento a população com ajuda das forças armadas.


A chegada do carregamento de COVID ORGANICS TAMBAVY a Bissau está prevista para sexta-feira.




Cabo Verde/Covid-19: Presidente prolonga estado de emergência até 14 de Maio

Jorge Carlos Fonseca, Presidente de Cabo Verde. ZACHARIAS ABUBEKER / AFP
Texto por: RFI  Odair Santos

O Presidente Jorge Carlos Fonseca prolongou esta sexta-feira o estado de emergência até às 24 horas do dia 14 de Maio, nas ilhas de Santiago e Boa Vista, na sequência do aumento para 122 do número de casos positivos ao Covid-19.

A decisão do Presidente da República de prolongar o estado de emergência apenas nas ilhas de  Santiago e Boa Vista por um período de mais 12 dias, ou seja, até às 24 horas do dia 14 de maio, foi anunciada no inicio da tarde desta sexta-feira (1/05) em declaração ao país, que regista um total de 122 casos positivos ao Covid-19. 

Jorge Carlos Fonseca justificou esta decisão, por nestas duas ilhas se registarem o maior número de casos de Covid-19, 62 em Santiago e 56 na Boa Vista, sendo que em São Vicente com 3 casos positivos, o estado de emergência terminará à meia noite de sábado, 2 de Maio.

"Em ambas as ilhas, refiro-me a Santiago e Boa Vista estão em evolução vários casos confirmados e em permanente investigação as redes de contactos identificados, não sendo ainda complemamente nítidos e estáveis, nessas ilhas, os contornos e as curvas evolutivas da pandemia".

As restantes 6 ilhas habitadas de Cabo Verde, onde não houve registo de casos de Covid-19, saíram do segundo período de estado de emergência dia 26 de abril,embora mantendo várias restrições.

Ao fazer esta sexta-feira (30/04) o ponto da situação sobre a pandemia de Covid-19 no arquipélago, o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto referiu que 6 casos se devem somar aos então 116 conhecidos, uma vez que dois membros da familia da cidadã estrangeira infectada em São Vicente, passaram a ser contabilizados, bem como mais 3 casos na Boa Vista que não tinha sido contabilizados.

Cabo Verde regista pois 122 casos acumulados de Covid-19, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (63), Boa Vista (56) e São Vicente (03), enquanto os doentes recuperados passam a ser 4, sendo 2 em São Vicente, 1 na Praia e outro na Boa Vista.

Laboratório de Virologia já realizou 1911 testes

A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, revelou que o Laboratório da Virologia já realizou até este momento 1911 testes de Covid-19 e tem capacidade para realizar mais 18 mil.

A presidente do INSP apresentou estes números esta quinta-feira (30/04), durante a habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia do novo coronavírus em Cabo Verde, tendo, frisado que esses 1911 testes não correspondem somente aos casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

“Esses 1911 testes não correspondem somente aos casos suspeitos ou confirmados, esses testes foram feitos em vários âmbitos, nomeadamente no controlo de qualidade interno e externo, repetição de testes, painel de verificação”, realçou

Informou ainda, que o laboratório de virologia conta neste momento com cinco técnicos fixos, lembrando que no inicio da detecção de casos positivos da covid-19 no país o mesmo tinha apenas um técnico.

A ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, considerou que a crise da pandemia de Covid-19 está a despertar o país, para o sentido de oportunidade do teletrabalho, proporcionando novas formas de organização e de produção.

A  governante disse ser “este o momento em que as empresas puderam lançar mãos desta nova modalidade e perceber que é exequível”, tendo esclarecido que o governo já tinha regulamentado a lei desde Dezembro de 2019.

Por isto, explicou que quando veio esta pandemia, Cabo Verde já estava preparado em termos de legislação, sendo que alguns ajustes ainda foram feitas através de leis especiais, visando a sua aplicabilidade a nível da administração pública.

A ministra acredita que as vantagens em relação à proximidade das famílias, do acompanhamento dos filhos é de facto de destacar, advogando que actualmente há “muitas funções e algum tipo de trabalho que se avalia pelos resultados e podem sempre ser feitos pela via do teletrabalho”.

Na sua mensagem semanal, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, comenta a proposta do partido apresentada a Sissoco Embaló como solução para crise política.

DSP também saúda os trabalhadores no 1 de Maio e fala sobre a castanha de caju.



DSP Presidente

COVID-19 - Latest updates on the COVID-19 crisis from Africa CDC.


#COVID2019 update (6pm EAT 1 May 2020). Regional overview for #AfricanUnion Member States. More details at https://africacdc.org/covid-19/

#AfricaResponds #FactsNotFear

Africa CDC

Tempo ta passa rápido


Jorge Herbert  - Como se pode confiar num político com tamanha veleidade! O que menos entendo é o seguidismo cego à sua pessoa!


Aliu Balde / Jorge Herbert

Impacto de Covid-19 afeta sobremaneira administração dos Portos da Guiné-Bissau.


Félix Nandungué diretor-geral da Administração de portos da Guiné-Bissau anunciou hoje que a sua instituição vive o momento de dificuldades nunca vista, devido a pandemia provocado pelo novo vírus de Corona.

O dirigente pediu apoio do governo para fazer face as suas obrigações perante funcionários.


Nicolau Gomes Dautarim

Independentemente de qual seja o seu trabalho, parabéns pelo seu dia e que Deus abençoe a Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

Celebra-se hoje o dia Internacional dos Trabalhadores. A efeméride acontece este ano num contexto pandémico marcado por contaminações, mortes e dificuldades financeiras. 

O nosso país não foge a regra, também vivemos momentos de apuros e hoje o nosso foco não pode deixar de ser, de engajamento coletivo na busca de respostas eficientes no combate cerrado contra este vírus mortal.

Na qualidade de Chefe de Governo, sem grandes promessas mas com ações concretas, quero assegurar à todos os funcionários do Estado que a nossa primeira prioridade é honrar o compromisso de pagamento atempado dos salários dos trabalhadores da função pública.
Aos nossos irmãos que estão contratualmente vinculados no sector privado, deixo as garantias de que Governo está atento aos impactos desta pandemia na tesouraria das empresas privadas, em sede própria estamos a analisar medidas adequadas a salvaguarda de empregos e rendimentos.

Independentemente de qual seja o seu trabalho, parabéns pelo seu dia e que Deus abençoe a Guiné-Bissau.

#JuntosVamosVercerCovid
#Maio1°

Eng°Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

COVID-19 - Número de mortos em África sobe para 1.640 em mais de 39 mil casos

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu para 1.640 nas últimas horas, com mais de 39 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de mortos subiu de 1.589 para 1.640, enquanto as infeções aumentaram de 36.847 para 39.018.

O número total de doentes recuperados subiu de 12.071 para 12.750.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.057 mortos e 15.135 casos registados.

Na África Ocidental, há 244 mortos e 10.395 infeções.

A África Austral contabiliza 117 mortos, em 6.072 casos de covid-19.

A pandemia afeta 53 dos 55 países e territórios de África, com cinco países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos e Camarões - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito regista 392 mortos e 5.537 infetados, a África do Sul conta 103 mortos e 5.647 doentes infetados, enquanto Marrocos totaliza 171 vítimas mortais e 4.529 casos e os Camarões contabilizam 61 mortos e 1.832 infetados.

O maior número de vítimas mortais regista-se na Argélia (450), em 4.006 doentes infetados.

As ilhas Comores anunciaram na quinta-feira o primeiro caso da doença e, no continente africano, apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos de covid-19.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o país com mais infeções, com 257 casos, incluindo o primeiro-ministro no poder e mais três membros do seu Governo, e regista uma morte.

Cabo Verde tem 122 casos e uma morte, e Moçambique tem 76 doentes infetados.

Angola tem 27 casos confirmados de covid-19 e dois mortos, e São Tomé e Príncipe regista 16 casos positivos, tendo anunciado a primeira morte na quinta-feira.

A Guiné Equatorial, que está integrada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém 315 casos positivos de infeção e um morto, segundo o África CDC.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Cerca de 987 mil doentes foram considerados curados.

NAOM

Exclusivo! - Gervasio Silva Lopes acaba de reconhecer governo liderado pelo Eng Nuno Gomes Nabiam



Viva Guiné-Bissau🇬🇼.

leopoldsedar.domingos

COVID-19: Presidente Umaro Sissoco Embalo preside a entrega (20 mil sacos de arroz de 50kg e 10 mil sacos de açúcar de 50kg) à distribuir as populações carenciadas

Aeroportos de Moçambique afectados pelo Covid-19

Avião das Linhas Aéreas de Moçambique © LAM
Texto por: RFI

Os voos especiais são o único recurso para sair de Moçambique, anunciou hoje o Serviço Nacional de Migração Na última semana, 234 cidadãos, incluindo portugueses e brasileiros, deixaram o país através de um voo especial.

Os aeroportos moçambicanos estão a registar uma queda no número de passageiros devido à pandemia do Covid-19. A informação é avançada pelo porta-voz do Serviço Nacional de Migração, Celestino Matsinhe, que indica os voos especiais são o único recurso para sair de Moçambique.

“No período de 18 a 24 de Abril foi regista a saída de 234 cidadãos de nacionalidade brasileira, portuguesa, italiana, angolana e egípcia em voos especiais”.

Celestino Matsinhe revela que, no mesmo período, nos 27 postos de travessia de fronteira terrestre activos durante o estado de emergência apenas 15 registaram movimento migratório.

“No global este movimento migratório foi de 6618 viajantes de diversas nacionalidades, das quais 2962 entradas e 3656 saídas, contra 104 522 registadas durante o mesmo período de 2019”.

Do total dos viajantes que entraram em Moçambique, entre os dias 15 e 24 de Abril, 776 são nacionais.

Desde o início de Abril que as autoridades decretaram estado de emergência no país. A medida levou ao encerramento de escolas, espaços de diversão e lazer. Foram também proibidos todo o tipo de eventos e de aglomerações.

Durante o mesmo período, a pobulação deve usar máscaras faciais nos transportes, mercados e outras aglomerações e está suspensa a emissão de vistos para entrar no país.

Esta quarta-feira, o chefe de Estado decidiu prolongar o estado de emergência até ao dia 30 de Abril. Filipe Nyusi disse que a medida visa garantir o bem-estar dos moçambicanos e impedir que a pandemia se expanda por todo o território. Moçambique regista 76 casos positivos de Covid-19.

Com a colaboração de Orfeu Lisboa.

RFI

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 01 de maio de 2020. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

Leia Também:

Covid-19: Guiné-Bissau com 257 casos positivos


O Centro de Operações de Emergência de Saúde da Guiné-Bissau aumentou hoje para 257 o número de casos infetados com covid-19 no país.

"O Laboratório Nacional de Saúde analisou 94 amostras. Das 94 amostras, 52 deram positivo, 30 deram negativo e 12 foram inconclusivas", afirmou o porta-voz do Centro de Operações de Emergência de Saúde, Tumane Baldé.

O médico guineense falava na conferência diária sobre a evolução do novo coronavírus no país.

"Sendo assim, na Guiné-Bissau temos 257 casos positivos, 19 recuperados e um morto", salientou.

O número de infeções na Guiné-Bissau mais que duplicaram depois de ter sido detetada a covid-19 num alto funcionário do Ministério do Interior, que acabou por morrer.

Na terça-feira, o ministro da Saúde do país anunciou que o primeiro-ministro guineense tinha testado positivo para a covid-19, assim como vários membros do Governo.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou, pela segunda vez, o estado de emergência no país até 11 de maio.

No âmbito do combate à pandemia, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07:00 e as 14:00 horas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 233 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Cerca de 987 mil doentes foram considerados curados.


Nigeria: Kano Leads In Daily Cases As NCDC Recorded 204 new Cases On Thursday

80-Kano,  45-Lagos,  12-Gombe,  9-Bauchi,  9-Sokoto,  7-Borno,  7-Edo,  6-Rivers,  6-Ogun,  4-FCT,  4-Akwa Ibom,  4-Bayelsa,  3-Kaduna,  2-Oyo,  2-Delta,  2-Nasarawa,  1-Ondo,  1-Kebbi.

11:50pm 30th April- 1932 confirmed cases of #COVID19 in Nigeria.
Discharged: 319
Deaths: 58

Native Reporters

MALAM GOMES – ARTIGO Nº 9 - 2020

Presidente da República da República Umaro Sissoco Embaló, avisou aos deputados que têm que trabalhar ou vão todos para a casa com mãos vazias, com Ele só recebe o dinheiro do estado ou do povo os que trabalham - O TEMPO DE GRAÇA, COM ELE ACABOU.

 Presidente da RGB o General Umaro Sissico Embaló - Avisou aos deputados da nação, partidos políticos e todos os guineenses para prepararem, todos arranjarem as lenhas e fazer a fogueira para assar as sardinhas nas braças e cada um vir puxar as braças a sua sardinha, o tempo de brincadeira de maus gostos acabou, o tempo de não trabalhar e receber o salário acabou, o tempo de subtrair o dinheiro de estado acabou, o tempo de demitir as pessoas e não aceitar nomeação de outra pessoa acabo, e o tempo de ficar em casa ou ir marcar o ponto e sair, no fim do mês receber o dinheiro do estado, do povo, dos que trabalham esse também acabou - Presidente General irá conseguir?

Essa afirmação é Dele do Comandante em Chefe das Forças Armadas, figura e Magistrado Nº um (1) e o Símbolo da nação o General USE – Ele avisou aos deputados e deu as ordens ao Ministro de Economia e Finanças, que todos Nós sabemos que Ele não brinca em serviço alias no serviço não se deve brincar - Deputados foram eleitos para trabalhar e não para bloquear o parlamento, é impossível mais ou menos uma dúzia de deputados impedir funcionamento do plenário ou de cento e dois (102) deputados.

Trabalho dos deputados é – fazer as leis, discutir e aprovar programa do governo, orçamento geral do estado o documento chamado (OGE) que dita a nossa vida, sem esse documento o governo não pode trabalhar legalmente, como disse além de esse dois (2) documento chave que tem que ser chumbado ou aprovado pelos deputados, Eles têm ainda que discutir aprovar ou chumbar diplomas do governo e fiscalizar a sua acção e não só - têm também que visitar os seus círculos e receber as visitas- Como é possível querer fechar mais o parlamento quatro ou seis (4 ou 6) anos, como aconteceu nos últimos anos, pior de tudo continuarem receber e bem os seus salário limpo sem trabalhar e todos Nós sabemos que os deputados ganham e bem e até muitos mais dos técnicos superior com formação académica consolidada e altamente qualificado é a brincadeira que o General Presidente e o seu governo chefiado por Engenheiro aeronáutica (Engenheiro dos Aviões) – Eles querem acabar com os intocáveis, brincadeiras, aventuras, uso do dinheiro público ou do povo – Já avisou o dinheiro do estado no cofre do estado e vau poupar disse o General Presidente avisou (quem trabalha será compensado e os que não trabalharam não vão receber nem um testão ou nem um FCFA rematou o Presidente General
O PR O USE- Não pediu os deputados para aprovar ou chumbar programa do governo e OGE – Orçamento Geral de Estado diplomas do governo – (pediu os deputados para abrirem o parlamento e trabalharem), ponto final
Uma coisa que o General Presidente – pediu a todos os guineenses e amigos da GB, que a constituição e as leis são para cumprir e está em cima de todos incluindo Ele PR, avisou todos nós estamos abaixo das ferramentas em cima mencionados.
Sabotagem, estabilidade política, bloqueios, ordens vinda de fora, recados de fora, imiscuir nos assuntos interno, interferência nos assuntos interno do nosso país RGB acabou – Avisou General Presidente USE e quer os órgãos todos trabalharem com mãos dados – juntos faremos mais e melhor.

QUEM É QUE MANDA NO BARCO? QUEM É QUE MANDO NO AVIÃO? QUEM É QUE MANDA NUMA INSTITUIÇÃO (PÚBLICA OU PRIVADA)? QUEM É QUE MANDA NA CASA? SE TUDO TEM ALGUÉM EM FRENTE A COMANDAR OU DAR AS ORDENS, PORQUÉ QUE A GUINÉ – BISSAU DESDE 1998 - NINGUÉM PODE MANDAR? APARECEU A SURPRESSA PARA A SOCIEDADE GUINEENSE E O NOSSO PAÍS RGB TEMOS QUE JUNTAR OU UNIRMOS TODOS PARA VIRAR PÁGINA – PELA PRIMEIRA VEZ.

HÁ IMAGENS QUE VALEM MAIS DE QUE MIL PALAVRAS - TODOS OU MAIORIAS DOS GUINEENSES DEVEM GUARDAR ESSA IMAGEM PARA RECORDAR, PELA PRIMEIRA VEZ DESDA A NOSSA INDEPENDÊNCIA, OBRIGADO – JMV, PRIMEIRA DAMA E A FAMÍLIA.

APOIANTES OU EQUIPA AO LADO DO GENERAL PRESIDENTE SEM MEDO - USE

Nomeação do Engª. Nuno Gomes Nabian -Teve bases legais e claro CEDEAO tem consciência clara e analisou, toda acção feita por general presidente desde a data da sua posse com PR, é legal de ponto de vista politico, única coisa que eu sei se ANP, não criar condição de agendamento de programa depositado pelo governo de Engª, Nuno Gomes Nabian, general presidente não hesitará em dissolver a ANP para o bem do povo não faz sentido ter um monte de bandos, alguns corruptos, de ateus fora de leis tentar bloquear mais uma legislatura e CEDEAO vem dizer isto e aquilo não vamos tolerar a ingerência de CEDEAO no aquilo que é conquista do povo, o bloco e de maioria dos partidos e cidadãos guineenses e amigos da GB e aliados entre partidos MADEM-15/ PRS/ e APU PDGB, celebrando acordo de incidência parlamentar porque HistoriaLembra dos Reis não dos soldados – quer dizer quem assina os acordos e representa a instituição é o líder ou presidente.
  
ACORDOS PARLAMENTAR ANTIGAS ASSINADAS, JÁ NÃO VALEM NADA OU FICARAM SEM EFEITOS, OS NOVOS ACORDO É QUE VALEM OU CONTAM, QUEM NÃO MUDA DE OPINIÃO É O BURRO. QUEM É QUE ASSINAM OS ACORDOS - SÃO OS PRESIDENTES OU LIDERES DOS PARTIDOS E MOVIMENTOS POLÍTICOS E QUEM ROMPE SÃO ELES.
Cai a Incidência Parlamentar entre PAIGC e APU/PDGB – e caiu a maioria parlamentar - As incidências são assinadas pelos presidentes dos partidos e movimentos políticos e não pelos deputados.

Presentemente o que conta é a realidade atual - há nova Incidência Parlamentar assinadas entre: PRS  MADEM G15, e APU/PDGB
Formando uma nova maioria – esse é que conta, (ponto final paragrafo): Alguns deputados do APU/PDGB migraram para PAIGC, assim como alguns do PAIGC migraram para os partidos que fazem parte da presente coligação e com eles o garante ou parece que Eles estão garantidos as maiorias ou de 58 deputados para ajudar o governo governar e legislar. - Queremos provas claras na ANP no plenário e não bloqueio.

MALAM GOMES – CIDADÃO COMUM AUTOMOBILIZADO    

Fonte: conosaba.blogspot.com

Exclusivo! - A imortalidade da imprensa guineense é de lamentar!

Falaram mal do presidente e governo, dias atrás receberam ajuda de 30 milhões de F.C.F oferta do presidente da República e governo de Guiné-Bissau.

Bo ricibi dinheiru bo kala yem, pa DEUS abençoa bos tudo i livra bos di mal.


Estamos a Trabalhar

Ventilators bought from China could have caused 'significant harm including death', clinicians say

Michael Gove announced the arrival of the ventilators from China at the start of this month - Shutterstock
Victoria Ward The Telegraph April 30, 2020, 4:56 PM GMT

The UK purchased 250 "unreliable" ventilators from China that could have caused significant harm to patients, doctors said after the equipment had arrived.

Their warning came soon after Michael Gove announced that the Government had secured the ventilators earlier this month.

Nine days later, a five-page letter raising serious concerns about the equipment was sent to a senior NHS official by a senior anaesthesia and intensive care doctor at Sandwell and West Birmingham NHS Trust on behalf of a group of clinicians from the area.

The revelation comes after The Telegraph reported that the Government was seeking a refund for millions of coronavirus antibody tests shipped in from China after they were found to be too unreliable for public use.

"We believe that if used, significant patient harm, including death, is likely," the clinicians' letter said, according to the US network NBC News, which saw it. "We look forward to the withdrawal and replacement of these ventilators with devices better able to provide intensive care ventilation for our patients."... READ MORE

Trump acusa a China de ter criado o novo coronavírus em laboratório

SIC Notícias

Presidente dos EUA diz que não está autorizado a revelar informação.

Donald Trump acusa a China de ter criado e espalhado deliberadamente o novo coronavírus e garante tem provas de que a Covid-19 foi criada num laboratório em Wuhan.

O Presidente norte-americano não explica, no entanto, o que o leva a tal afirmação, dizendo que não está autorizado a revelar informação.

Covid-19: África do Sul inicia levantamento de restrições e torna obrigatório uso de máscara


Joanesburgo, 01 mai 2020 (Lusa) – O uso de máscara passa hoje a ser obrigatório na África do Sul, num dia em que o Governo inicia um levantamento gradual das medidas de confinamento contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O anúncio foi feito no passado sábado pela ministra dos Assuntos Tradicionais da África do Sul, Nkosazana Dlamini-Zuma, numa conferência de imprensa, referindo que a utilização de máscaras será obrigatória sempre que a população pretender sair de casa.

De acordo com o ministro do Comércio e da Indústria, Ebrahim Patel, o setor agrícola poderá retomar a sua atividade de forma total, enquanto restaurantes poderão estar abertos para entregas ao domicílio e as minas têm a possibilidade de retomar parcialmente a sua atividade.

Apesar do alívio das restrições, a ministra Dlamini-Zuma apelou para que a população continue a ficar em casa.

“Caso não seja um trabalhador essencial ou não trabalhe num setor prioritário, continue a ficar em casa, exceto para adquirir bens essenciais ou serviços médicos”, vincou a ministra, que pediu para, sempre que possível, se recorrer ao trabalho remoto.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou uma “flexibilização” gradual das normas de confinamento, que vigoram desde 27 de março com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus.

"Embora o confinamento nacional seja, provavelmente, o método mais eficaz para conter a propagação do vírus, não poderá continuar a ser sustentado por tempo indeterminado. O nosso povo precisa de se alimentar, de ganhar a vida, as empresas têm de produzir, comercializar, gerar receita e de manter os seus funcionários", disse Ramaphosa em 22 de abril.

Na ocasião, Cyril Ramaphosa afirmou também que a concentração pública de pessoas continuará a ser proibida, à exceção de funerais, mas que o exercício físico vai passar a ser permitido "segundo regras de saúde pública restritas a anunciar". 

Atualmente no valor mais elevado, o nível de alerta sanitário será reduzido com o objetivo de se retomarem certas atividades.

A partir de hoje volta também a ser permitida a venda de tabaco, embora o comércio de álcool continue limitado.

Em vigor entra também um toque de recolher obrigatório entre as 20:00 e as 05:00, sendo que os trabalhadores considerados essenciais não serão afetados por esta medida.

De acordo com dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de mortes provocadas pela covid-19 em África é superior a 1.600, com mais de 37 mil casos da doença registados no continente.

Com 5.350 casos, a África do Sul é o país com mais infeções registadas no continente, número que inclui 103 mortes e 2.073 recuperações.

Com a oficialização do primeiro caso de covid-19 nas Comores, o reino do Lesoto e a República Sarauí são os únicos Estados-membros da União Africana sem qualquer registo oficial de infeções pelo novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos e infetou mais de 3,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

JYO (CYH) // LFS

Lusa/Fim