terça-feira, 30 de junho de 2020

O Diretor executivo do fundo rodoviário, Dr. José Carlos Iancuba Djaló presidiu um encontro com sindicato dos motoristas.


O encontro tem como plano de fundo: Negociar com sindicato no sentido de apelar aos seus associados a cumprir com as suas obrigações embora o momento atual exige uma ponderação devido ao estado de emergência decretado pela sua excelência Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo.




Mustafa Cassamá

CONVIDADO - Nelson Moreira: “Aprovar o Programa do Governo era importante para o povo guineense”

Reunião da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau a 29 de Junho de 2020. 
Por: Marco Martins  RFI       

O Parlamento da Guiné-Bissau retomou trabalhos na segunda-feira com uma nova maioria parlamentar. 55 deputados em 102 votaram a favor do Programa do Governo.

Apesar do boicote do PAIGC, partido que venceu as últimas legislativas, foi aprovado o programa do Governo do primeiro-ministro, Nuno Nabian, visto que cinco deputados do PAIGC decidiram estar presentes e votar a favor, o que provocou a ira de outros deputados do partido.

Para Nelson Moreira, deputado do MADEM G-15, é uma nova era que começa na Guiné-Bissau.

“Foi uma festa da Democracia porque o povo da Guiné é que está de parabéns. A democracia guineense é que venceu. Estávamos à espera de uma certa mobilização de todas as forças vivas da Nação, forças políticas para falar numa única voz e foi o que aconteceu. Há uma demonstração de uma maioria para poder resgatar o país das mãos do PAIGC”, admitiu o deputado.

Nelson Moreira também realçou a atitude dos cinco deputados do PAIGC que estiveram presentes no Parlamento, votando a favor do Programa do Governo, e criticou a postura do partido PAIGC: “Não é num momento como este, em que o país está numa situação tão complicada do ponto de vista político, que os deputados devem virar costas ao seu eleitorado. Aqueles deputados do PAIGC (ndr: cinco dissidentes) pensaram no país, porque o que está em causa não é Domingos, não é o PAIGC, não é o MADEM G-15, não é o PRS. O povo precisa de um alívio. Esses cinco deputados foram eleitos para defender o povo, para representar o povo. Eles pensaram no país e não no partido”, atirou.

O deputado do MADEM G-15 acredita que o PAIGC vai regressar aos trabalhos parlamentares e explica-nos porquê: “Se faltarem sessões parlamentares, o deputado pode perder o mandato. Eu penso que amanhã os deputados do PAIGC vão estar na Assembleia. Mas ninguém está disposto a isto, perder o mandato. Não é isso que nós queremos. O que nós queremos é união para ver o que é possível fazer. O debate parlamentar deve acontecer na Assembleia. Espero que a partir de amanhã os outros deputados tomem assento nas reuniões parlamentares”, acenou.

Nelson Moreira está seguro que a aprovação do Programa do Governo vai ser benéfica para todos os guineenses: “O Programa foi votado com maioria. É um instrumento fundamental para as acções governativas. Espero que o Governo venha agora apresentar na Assembleia um orçamento à altura para cobrir as intenções contidas no Programa do Governo. Não basta só aprovar o Programa, o importante é a execução do Programa, é atacar o aspecto social como o sector da educação, da saúde, das infraestruturas, as energias e a agricultura para o desenvolvimento do país”, frisou o deputado, acrescentando que a pandemia de Covid-19 é um assunto primordial para o Governo: “É o centro das atenções do Governo. Estamos a falar de uma situação que ninguém previa. O Governo, tendo em conta a fragilidade do tecido económico do país e sendo confrontado com essa situação, está a fazer tudo para fazer face a essa situação, para minimizar a situação do Covid-19. É uma situação preocupante, já estamos no sexto estado de urgência”, lembrou.

Por fim Nelson Moreira deseja ver um Programa orçamental à altura das intenções do Governo, mas lembra que isto só poderá acontecer com a ajuda dos parceiros do país: “Não é só deste Governo, é uma situação que já vem de longe. Penso que, com a ajuda dos parceiros como o FMI e o Banco Mundial, algumas situações poderão ser minimizadas”, concluiu o deputado do MADEM G-15.

Embaixador da Nigéria: “É TEMPO DE TRABALHAR PARA FAZER DA GUINÉ-BISSAU UM LUGAR MAIS ORGULHOSO DO MUNDO”


30/06/2020 / Jornal Odemocrata 

O embaixador da República Federativa da Nigéria, Adeyemi Ambrosio Afolahan, afirmou esta terça-feira, 30 de junho de 2020, que agora é tempo de trabalhar para fazer da Guiné-Bissau um lugar mais orgulhoso do mundo, assegurando aos jornalistas que o seu país continuará a assistir e apoiar os esforços das autoridades guineenses, em todos os seus processos de desenvolvimento para que possa seguir em frente.

O diplomata nigeriano falava à saída da audiência com o Chefe de Estado, Úmaro Sissoco Embaló, para se despedir. 

A missão do Adeyemi Ambrosio Afolahan terminou na Guiné-Bissau, “mas a Nigéria continuará a apoiar o país”, disse Ambrosio Afolahan aos jornalistas.

Na sua curta declaração, Adeyemi AmbrosioAfolahan manifestou satisfação pelo acolhimento que teve no país e disse estar feliz, porque a Guiné-Bissau conseguiu realizar as eleições legislativas e presidenciais “que decorreram bem” e os deputados aprovaram o programa do governo na Assembleia Nacional Popular (ANP). 

“A Nigéria continuará a assistir e apoiar os esforços das autoridades guineenses em todos os seus processos de desenvolvimento, para que possa seguir em frente” precisou.

ESTUDANTES DA ULG RECLAMAM POR UM MERCADO DE TRABALHO DIGNO E DESEJÁVEL

Pouco tempo depois, o Presidente da República reuniu-se com a Associação Académica dos Estudantes da Universidade Lusófona da Guiné-ULG. À saída, Abulai Djaura, presidente da associação, disse ter transmitido ao Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, a preocupação dos jovens estudantes que saem das universidades e não conseguem ingressar no mercado de trabalho, porque a situação política e social dos país não lhes ajuda a encontrar trabalho digno e desejável.


“Pedimos ao Presidente da República que use a sua magistratura de influência junto do governo para fazer um trabalho árduo e garantir a estabilidade governativa e social e permitir o investimento externo para que os jovens que saem das universidades possam ter acesso ao mercado de emprego”, indicou.

Sublinhou que receberam do Presidente da República garantias de trabalhar de mãos dadas com o governo para estabilizar o país e garantir que os investidores possam operar na Guiné-Bissau.

Por: Carolina Djemé

Um homem com caráter, dinâmico respeitoso etc. Acima de tudo ele é um homem humilde, por isso vamos tds juntos para q ele possa vencer esta federação Nacional


ALLAH t apoiará irmão inxa-ALLAH

Por Issufi Djassi 

Presidente da República Umaro Sissoco EMBALO recebe Equipa Médica Cubana em missão de apoio no combate a COVID-19.

Quarta sessão ordinária da décima legislatura dedicada a situação política pós-leitoral.-29 de junho de 2020 PARTE 1

Aprovação do programa de Governo GB

Assembleia Nacional Popular - quarta sessão ordinária 29 de junho de 2020

O Primeiro Ministro Eng° Nuno Gomes Nabiam, defendeu ontem com brilhantismo numa oração de sapiência o programa do II Governo da X legislatura, que colheu a aprovação de 55 Deputados dos 102 que compõe a ANP.

Foi um momento sublime que marca a ruptura com a governação desastrosa do PAIGC e seus aliados, que nunca souberam pacificar a nossa sociedade e muito menos proporcionar bem estar e progresso a este povo. Falharam.

Juntos, somos todos, convocados para a árdua tarefa de transformar o nosso país, iniciando uma nova etapa, de esperança, resiliência, verdade e reconciliação.

Temos que acreditar mais em nós, é possível vivermos melhor, é possível desenvolver e modernizar o nosso pais, é possível vivermos em harmonia e num ambiente de paz plena, numa sociedade democrática e de valores hodiernos.

GOVERNAR PARA TODOS 🇬🇼🇬🇼🇬🇼

#GOVERNOGB
#programaaprovado

Eng° Nuno Gomes Nabiam
Primeiro Ministro da Guiné-Bissau
Fonte: O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

Presidente da ANP diz, na sua alocução, que o interesse do país está em primeiro lugar e deve a obediência ao regimento e não ao partido.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

OPINIÃO: SÓNIA BÁRBARA SEMEDO - DE-PUTA-DOS OU DIABOS EM PESSOA

ISSO É REALMENTE HORRÍVEL  😠😠😠


Fonte: Carlos Santiago

Adiamento das sessões de Entrevista e Avaliação para o dia 01 de Julho de 2020 de acordo com o Mapa fixado na vitrina da CMB



Bedante Nhanru 

Audiência do Presidente da República da Guiné-Bissau com os representantes da Associação Académica da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau (AAULG).




Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

OPINIÃO : ENG VS ENG.

Por: yanick aerton

Ontem todos nos assistimos apresentação do programa do governo do engenheiro nuno gomes nabian foi uma boa explanação do primeiro-ministro nuno e também elogios aos líderes do partidos e deputados que presenciarem no hemiciclo para votar o programa do governo ele sabe fazer engenharia que culminou com aprovação do programa do seu governo.

Outro engenheiro de estabilidade de pontes agora não pretende continuar fazer política.

O perreirarinha já esta no fim os militantes e dirigentes não sabem que o perreirarinha esta aprontar a não voltar mais o pais ele pretende ficar no exterior concretamente em moçambique como o professor na universidade católica de Maputo como ele comunica muito bem ele se optou se para ciências politicas e gestão das pessoas que sofrem de depressão e ansiedade.

Seria o bom para ele porque o outro engenheiro esta construir e pretende fazer ainda o melhor para o pais (nona tarda) você não tem espaço pelo menos no período de acção não de palavras o engenheiro nuno ele pertence o geração do concreto ele deu provas disso no cem (100) dias do governação o razão pelo qual ele esta na linha de frente na luta de prevenção do coronavírus junto com membros do seu governo.

Esse pais já arrancou de vez não há nada que possa fazer voltar para trás!

Que ALLAH nos abençoa guine Bissau

Cumprimentos de despedida do fim da missão - Embaixador da República Federal Nigéria na Guiné-Bissau, Almirante Adeyemi Ambrose Afolahan.





Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


PAIGC - Pedido de instauração de Processo disciplinar



RadioBantaba

ÁFRICA: O fim do colonialismo em África (só em 1980 foi libertado o último país)

Apenas em 1980, com a declaração de independência do Zimbabué, toda a África foi libertada do imperialismo colonial.


A colonização é definida como a ação ou processo de se fixar e estabelecer controlo sobre os povos indígenas de uma área.

O melhor exemplo disto foi a Corrida a África — a invasão, ocupação, divisão e colonização do território africano pelas potências europeias entre 1881 e 1914.

Nesse curto período conhecido pelos historiadores como o Novo Imperialismo, mais de 90% do continente ficou sob o controlo formal europeu. Apenas a Etiópia (Abissínia) e a Libéria permaneceram independentes.

A luta pela independência ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial. Nos 30 anos seguintes, aproximadamente 51 nações africanas conquistaram a independência dos seus governantes coloniais.

A descolonização do continente foi muitas vezes irremediavelmente desorganizada e marcada por violência e turbulência política, e apenas em 1980, com a declaração de independência do Zimbabué, toda a África foi libertada do imperialismo colonial.

Clique na galeria a seguir para ficar a saber em que data os vários países africanos se tornaram independentes.

noticiasaominuto

VENEZUELA - Maduro expulsa embaixadora da União Europeia

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expulsou esta segunda-feira a embaixadora da União Europeia (UE) no país, a portuguesa Isabel Brilhante Pedrosa, horas depois de a UE sancionar 11 funcionários de Caracas.

© Reuters
"Quem são eles para sancionar, para se tentarem impor com a ameaça? Quem são? Basta! É por isso que decidi dar à embaixadora da UE em Caracas 72 horas para deixar o nosso país e exigir respeito da UE", disse Nicolás Maduro durante uma intervenção televisiva.

Maduro começou por explicar que a UE divulgou uma resolução "em que a supremacista UE sanciona aqueles venezuelanos que, formando parte de instituições do Estado, defendem a Constituição".

"Sancionaram a junta da direção da Assembleia Nacional 'opositora' porque negou-se a cumprir ordens da embaixada da UE em Caracas. Sancionaram um grupo de generais, um grupo de constituintes (membros da Assembleia Constituinte, composta unicamente por simpatizantes do regime)", disse.

Depois, o chefe de Estado questionou "qual o motivo", para responder: "Já basta do colonialismo europeu contra a Venezuela, da perseguição contra a Venezuela".

"Setenta e duas horas para que a embaixadora da União Europeia abandone o país. Já basta de intervencionismo colonialista, de 'supremacismo' e de racismo! Já basta!", enfatizou.

A UE sancionou esta segunda-feira 11 funcionários do Governo do Presidente Nicolás Maduro e de vários poderes públicos venezuelanos.

Os sancionados são acusados de "atuar contra o funcionamento democrático da Assembleia Nacional (parlamento) e de violar a imunidade parlamentar" dos deputados, inclusive do líder opositor e presidente daquele órgão, Juan Guaidó.

Foram sancionados os deputados Luis Parra, Franklyn Duarte e José Gregório Noriega.

Na lista estão também os procuradores Farik Mora e Dinorah Bustamante, o diretor da Comissão Nacional de Telecomunicações, Jorge Márquez, o magistrado do Supremo Tribunal de Justiça Juan José Mendoza, o auditor das despesas públicas Elvis Amoroso, os membros da Assembleia Constituinte Tânia Díaz e Cladys Requena, e o secretário-geral do Conselho de Defesa da Nação, José Adelino Ornelas Ferreira.

Os sancionados estão proibidos de entrar no espaço europeu e os seus ativos ficam congelados.

A UE considerou ilegal a votação que levou à eleição de Luis Parra como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, onde a oposição a Maduro é maioritária.

"A suposta eleição de Luis Parra não foi legítima porque não respeitava os procedimentos legais e os princípios constitucionais democráticos", afirmou a UE.

"Os últimos desenvolvimentos agravaram ainda mais a contínua crise institucional e política na Venezuela e reduziram o espaço democrático e constitucional no país", acrescentou a UE, citada pela agência noticiosa AFP.

Isabel Brilhante Pedrosa exercia as funções de embaixadora da União Europeia na Venezuela desde fevereiro de 2018.

A entrega das cartas de acreditação da embaixadora teve lugar numa cerimónia, no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, transmitida pela televisão estatal venezuelana.

Enquanto Isabel Brilhante Pedrosa era recebida pelo Presidente Nicolás Maduro, a televisão estatal venezuelana destacava a assinatura de diversos acordos de cooperação entre Portugal e a Venezuela, ao longo de 11 reuniões da comissão mista de acompanhamento bilateral, particularmente na área do petróleo.

Entre 2008 e 2011, Isabel Brilhante Pedrosa, desempenhou as funções de cônsul-geral de Portugal em Caracas, período que coincidiu com o forte impulso político e económico das relações bilaterais, promovido pelos à data Presidente e líder da revolução bolivariana, Hugo Chávez (1954-2013), e primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates.

A Venezuela tem, desde janeiro, dois parlamentos (Assembleia Nacional) parcialmente reconhecidos, um de maioria opositora, liderado por Juan Guaidó, e um pró-regime, liderado por Luís Parra.

A crise política, económica e social na Venezuela agravou-se desde janeiro de 2019, quando Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino do país, até afastar Nicolás Maduro do poder, convocar um Governo de transição e eleições livres. Guaidó conta com o apoio de quase 60 países.

ARMANDO MANGO: "SOMOS VEEMENTEMENTE DEFENSORES DO ACORDO PARLAMENTAR QUE ASSINAMOS COM O PAIGC"

Fonte: Rádio Jovem Bissau 

O segundo vice-presidente da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Armando Mango, voltou a garantir a fidelidade ao acordo parlamentar rubricado com Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), após as eleições legislativas de março de 2019, mesmo com esta decisão de quatro deputados do PAIGC, que viabilizaram a discussão de programa do governo liderado por Nuno Gomes Nabian no parlamento.

"Somos estruturadamente democráticos no nosso partido, somos coerentemente defensores dos valores e somos veementemente defensores dos compromissos que assinamos, por isso é que afirmamos em diversas vezes que o acordo que assinamos com o PAIGC e restantes partidos vai até fim da legislatura", afirmou Armando Mango.

Em conferência de imprensa na sede principal do PAIGC em Bissau, esta segunda-feira, 29 de junho, com objetivo de reagir o comportamento de quatro parlamentes, Mango apelou aos simpatizantes, militantes e dirigentes do partido liderado por Domingos Simões Pereira a não se resignarem por causa desta situação.

Numa indireta aos seus adversários, ou seja, às atuais autoridades no poder, Mango fez lembrar que esta cíclica instabilidade terminará um dia e que o país deve ser dirigido pelas pessoas com nível e capacidade intelectual.

Igualmente deputado da nação e em rota de colisão com o líder do seu partido, Nuno Gomes Nabian, atual primeiro-ministro, Mango disse que esta luta não é só do PAIGC, mas é luta das pessoas que respeitam a democracia, legalidade, clareza, competência e a verdade.

Nesta conferência de imprensa dos partidos do espaço da concertação, também esteve presente o líder da bancada parlamentar da APU-PDGB, Marciano Indi, que recentemente foi raptado e espancado por homens desconhecidos em Safim, região de Biombo.

Na sua declaração, Marciano Indi começou por realçar a solidariedade dos guineenses aquando do incidente e considerou de ilegal a sessão plenária que aprovou hoje a discussão parlamentar do programa do governo liderado por Nuno Nabian.

De recordar que o líder da APU-PDGB, Nuno Gomes Nabian, que assinou um acordo com o PAIGC, invalidou o compromisso, firmando outro com o Movimento para Alternância Democrática (Madem G15) e o Partido da Renovação Social (PRS).

Apesar da nova aliança, quatro dos cinco deputados da APU-PDGB mantêm a sua lealdade ao acordo de incidência parlamentar com o partido liderado por Domingos Simões Pereira.

O PAIGC venceu as legislativas de março de 2019 sem maioria e fez um acordo de incidência parlamentar com a APU-PDGB, Partido da Nova Democracia e União para a Mudança, obtendo 54 dos 102 assentos no parlamento.

Por: Alison Cabral