24 de fevereiro de 2018

ADIS ABEBA - Estado de emergência na Etiópia vai durar 6 meses


ADIS ABEBA (Reuters) - O estado de emergência decretado na Etiópia um dia após o primeiro-ministro renunciar ao cargo vai durar seis meses, disse o ministro da Defesa neste sábado, enquanto autoridades tentam acalmar a situação na segunda nação mais populosa da África.

Surtos de violência prosseguem em algumas regiões do país e o governo está proibindo manifestações e a divulgação de publicações “que podem incitar e semear a discórdia”, disse o ministro Siraj Fegessa a jornalistas.

O governo já tomou várias medidas para reduzir a violência, mas vidas continuam sendo perdidas. Muitas pessoas foram desalojadas e a infraestrutura econômica foi danificada.

Novas medidas serão anunciadas até o fim do dia, disse ele.

O primeiro-ministro Hailemariam Desalegn anunciou sua saída surpresa em discurso televisionado na quinta-feira, na primeira vez na história etíope moderna que um primeiro-ministro renuncia. Ele argumentou que queria abrir caminho para reformas.

O governo decretou estado de emergência em seguida. O Parlamento -com a coalizão governamental controlando todos os 547 assentos - deve ratificá-lo em duas semanas.

A Etiópia é a maior e mais crescente economia do leste africano e aliada do Ocidente contra a militantes islâmicos. Mas grupos de direitos humanos já criticaram muitas vezes o governo por pressionar opositores políticos e a imprensa.

Desde janeiro, a Etiópia já libertou mais de 6 mil prisioneiros acusados ​​de participar de protestos em massa e, em alguns casos, de ofensas contra o Estado. Também fechou uma penitenciária onde, diziam ativistas, ocorria tortura.

Muitos dos prisioneiros participaram de protestos anti-governo em 2015 e 2016 nas duas províncias mais populosas do país, cujas etnias Oromo e Amharic se queixam de sub-representação na política etíope.

As manifestações começaram contra um plano do governo de expandir a capital Adis Abeba, mas se transformou em atos por mais direitos civis.

O governo anteriormente implantou estado de emergência em outubro de 2016, que vigorou até agosto de 2017. Nesse período, os toques de recolher foram frequentes, havia restrições ao direito de ir e vir e cerca de 29 mil pessoas foram detidas.

por Aaron Maasho
Redação Reuters

A mulher mais pequena do mundo e o marido.


Hits2Babi.com


TRIBUNAL DE BISSORÃ..., ALI HÁ GATO E DOS BEM FEDORENTOS.

ALGUMA COISA CHEIRA MAL.
A QUEM DO DIREITO QUE PROCURE SABER A CAUSA DE TANTA MOROSIDADE DOS PROCESSOS E PORQUE RAZÃO AS COISAS NÃO ANDAM COMO DEVE SER. TUDO ESTA TORTO NESSE TRIBUNAL.

Fonte: dokainternacionaldenunciante

CANDIDATOS DO PAIGC À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DEVEM APRESENTAR CERTIFICADOS DE SAÚDE MENTAL-UDEMU

Coordenação da UDEMU na região de Biombo exige do PAIGC que se faça para as próximas eleições, apresentação de certidão de saúde mental dos próprios candidatos à Presidência da República.

A ideia deve-se, ao facto de os candidatos, após serem eleitos ao cargo concorrido, adaptam comportamentos infantis e traiçoeiros aos seus camaradas que o conduziram à cadeira presidencial.

Igualmente as exigências visam, credibilizar o futuro Presidente da República e evitar eventuais equívocos semelhantes que acontece atualmente no país.

Exigência foi defendida, sexta-feira por Djariatú Gomes Djaló, coordenadora da estrutura das mulheres do partido, no âmbito de apresentação da nova liderança dos libertadores eleitos no nono congresso.

Surge as exigências, porque recentemente, alguns políticos já qualificam atitude do Presidente Mário Vaz de um “recém-nascido e um adepto de um diabo” perante o povo e os seus homólogos da CEDEAO.

Fonte: Notabanca; 24.02.2018

Nova febre... NTCHAMI


Whigui Dog lidera top das músicas mais tocadas nas pistas de danças em Bissau, com o tema Ntchami. Confira o vídeo do grande sucesso de atualidade na Guiné-Bissau.

Quando Cristóvão Colombo chegou à América, o continente já era habitado por 90 milhões de pessoas.


Fatos Desconhecidos

PRA QUÊ MATAR UM CÃO SE NÃO VAI COMER????


1- PAIGC, si bó sibi di kuma bona bim continua bá tarbadja ku idéias di AMILCAR CABRAL pabia gora k bó matal???

2- PAIGC, ná nomi di ké ina kal sinti ku pui bó mata AMILCAR CABRAL???

3- PAIGC, bó mata AMILCAR CABRAL, dipus bó fika bona conta mintida ná si nomi di kuma CABRAL fala bá es, CABRAL fala bá kil utro, CABRAL fala bá assim. Pabia di ké gora???

4- PAIGC, pabia di ké ku pui boka seta construí bom hospitais ná Guiné??

5- PAIGC, pabia di ké ku pui boka seta construí bom Escolas, bom Universidades bota fika bona manda bó fidjus pá bai istuda na Exterior???

6- PAIGC, bó contanu ké ku PAIGC significa pá povo Guineenses nó misti sibi???

7- PAIGC, bó toma vergonha na cara, bó para castiganu nó cansa dja...

8- PAIGC, i patrimônio nacional, Não partidário. Bó tem ku pui es ná bó cabeça...

9- PAIGC, tudo dia mindjeris ku crianças na muri pabia di kuma noka tené bom hospitais, noka tené bom medicamentos!!!

10- PAIGC, pabia di ké ku pui bota pensa só ná bó cabeça, i bó kata pensa ná povo?

11- PAIGC, ná pabia ná nomi di povo di Guiné Bissau, nó luta apartir di agora ipa pui bos ná oposição duranti 10 anos pabó fika lá.

12- PAIGC, pabia di ké ku pui bó mata grandis combatentes guineenses???

13- PAIGC, povo di Guiné Bissau, ku manda pam bim fala bos di kuma é sta dja fartu di bos Pabia boka presta.

14- PAIGC, povo di Guiné Bissau, kuma elis presidente JOSÉ MARIO VAZ, os 15, PRS ku é misti na é preciso momento pabia i só elis ku pudi djudanu pano sai ná é sacrifícios!!!

Estamos a trabalhar

Fonte: R Kelly R Kelly Sané

Pais dizem que mais de 100 meninas sequestradas em Dapchi continuam desaparecidas

Lai Muhammed, ministro da Informação fala a jornalistas em Dapchi

Cidadãos dizem que Boko Haram atacou escola onde estavam 710 alunas

Mais de 100 meninas continuam desaparecidas em Dapchi, na Nigéria, onde o grupo extremista Boko Haram atacou um internato na segunda-feira,afirmaram alguns pais das estudantes à agência de notícias France Presse nesta sexta-feira, 23.

O líder da associação dos pais das estudantes desaparecidas, Bashir Manzo, disse que foi realizada "uma lista completa de todas as meninas desaparecidas" e que nessa lista "foram registados 105 nomes".

De acordo com o colégio Girls Science Secondary School, que fica no Estado de Yobe, no momento do ataque havia 710 alunas na escola, que recebe jovens a partir de 11 anos de idade.

Moradores ouvidos pela AFP disseram que milicianos do grupo extremista nigeriano, fortemente armados, atacaram na segunda-feira a cidade de Dapchi.

Na quarta-feira, 21, um morador e um funcionário do Governo local disseram à agência Reuters que as Forças Armadas da Nigéria haviam resgatado 76 alunas e recuperado os corpos de duas outras.

A Reuters não pôde determinar a forma como as duas meninas morreram.

Na quinta-feira, 22, o porta-voz do governador do estado de Yobe afirmou que "algumas das jovens desaparecidas num colégio para meninas da cidade de Dapchi foram encontradas pelas forças nigerianas e levadas para um local seguro", sem dizer o número exacto de estudantes libertadas ou as circunstâncias em que elas conseguiram a liberdade.

Não está claro se as meninas foram sequestradas pelo grupo terrorista ou se fugiram para a selva, temendo a repetição do sequestro das garotas de Chibok, no Estado vizinho Borno, em 2014.

O Presidente nigeriano Muhammadu Buhari ordenou na quarta-feira à noite ao exército "para actuar imediatamente" e "informar da evolução da situação".

VOA

Kau ka sta diritu: 2

VICENTE FERNANDES, ntchomau, kudin!

O governo do PAIGC, na pessoa do seu químico e apaixonado pelas finanças, Geraldo 'Resgate' Martins, prejudicou (mais uma vez) a pobre Guiné-Bissau quando decidiu oferecer de erário publico a quantia de 74.717.476 (Setenta e quatro milhões, setecentos e dezassete mil e quatrocentos e setenta e seis Fcfa) ao VICENTE FERNANDES num negócio sujo que chamaram de 'Acordo extra judicial'.

AFINAL NÃO É ATOA QUE O VICENTE FERNANDES SE JUNTOU A COLETIVOS DOS PARTIDOS QUE DEFENDE O REGRESSO DO PAIGC AO PODER!


Ussumane Grifom Camará

SISTEMA DE BOÉ - TUDO AKOTROBIDÔ.

Fonte: ‎Escritor Marcelo Aratum‎ para JUSTIÇA SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA GUINÉ-BISSAU

Si Guiné-Bissau tené ba POLÍTICOS sérios, responsáveis e persistentes suma na utros países Cabo-Verde, Brasil, Inglaterra, Senegal, etc. bandera di paigc na mudado bá disna sim hipocrisia, sim malabarismo, sim ri na cara di idiotas, pa és mudança ku émostrano di kuma é muda bandera, porque é iscribe "paigc" KKKKKKKKK


Na luta di independência, tudo guineenses djuta i é ergue um só bandera. Gosse Luta kaba, nô kontinua ergue tal bandera suma bandera di unidade nacional, suma ku qualquer país democrático fassi aonte é kontinua aós ku sé bandera nacional.

Dimocracia tchiga, guineenses divide em partes pa luta pa um só objetivo i ku pensamento diferente, pa kila, kada um desenha sé bandera.

AGORA NTA PUNTA, PA BIA KU paigc KA PUDE DESENHA SÉ BANDERA NA BASE DI DIMOCRACIA, RESPONSABILIDADE I HONESTIDADE, em vez di é iscribe "paigc"? SERÁ KU NÔ SOCIEDADE SIBE LEI?

Sinceramente, guineenses i um povo estranho dimais, en vés di éluta pá um kussa tão sério, éta ignora, é minimiza, pa luta pa kussa insignifikante. KU ÉS BANDERA, paigc NA TARDA NA PODER.


NA IGNORÂNCIA

Tudo dia, guineenses tá fassi kampanha pa paigc sim percibe. Na campo di jugo, na apresentaçon kultural i akademiko fora di país, na tudo kau ku bu lantanda badera di "Guiné-Bissau", indiretamente, i bandera di paigc ku bu lantanda.

E NA DIA DI ELEÇON, BUNA PERA RESULTADO POSITIVO? kkkkkkkkk

Dés ku nô nasce. nô odja és bandera na flutua na ar, nô udju kustumal dja ku és bandera. Agora, Kê ku bô miste?

Iscribe na bandera "paigc", és ku mudança? Então, tudo partido pude fassi mesmo kussa Até porque nô povo ka sibe lei.

BANDERA TEN KU MUDADO URGENTEMENTE, SIM MUDANÇA, SIM ELEÇON. PONTO FINAL.

MUNDO DEVE SER PENSADO E NÃO DADO.


Escritor Marcelo Aratum

Pois é, , a mudança da nossa bandeira é o que todos esperam, já que o paigc se recusa de abrir mão à bandeira que nos SIMBOLIZA. Só que, neste momento, a Guiné-Bissau não tem mais tempo a perder. Por isso, sugiro que todos os partidos façam o que o paigc fez ESCREVER A SUA SIGLA na nossa bandeira. Repito, todos podem fazer a mesma coisa. Caso contrário, o paigc vai continuar beneficiando direta e indiretamente disso.





Para o Mr. "Resgate" a SIGLA de todos os Partidos, deviam ser como a da imagem abaixo. Visto que a bandeira é patrimonio nacional.

Plataforma Lantanda Guine

I bu tabaku

DESMASCARADOS OS LADRÕES DO NOSSO VASTO MAR???

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.sn 

Keywords: Illegal fishing, Reconstruction data, Industrial fishing, social economics, surveillance efforts

Received: 16 Oct 2017; Accepted: 21 Feb 2018
Edited by: Fabio A. Madau, University of Sassari, Italy
Reviewed by: Jonathan A. Anticamara, Institute of Biology, University of the Philippines-Diliman, Philippines 
Richard N. Muallil, Mindanao State University, Philippines  
Copyright: © 2018 Intchama, Belhabib and Tomas Jumpe. 

* Correspondence: 
Mr. Jeremias F. Intchama, CIPA, Bissau, Guinea-Bissau, jintchama912@gmail.com 
PhD. Dyhia Belhabib, Sea Around Us, Vancouver, Canada, d.belhabib@oceans.ubc.ca 
Mr. Raul J. Tomas Jumpe, CIPA, Statistic department, Bissau, Guinea-Bissau, rauljumpe@gmail.com

Assessing Guinea Bissau’s Legal and Illegal Unreported and Unregulated Fisheries and the Surveillance Efforts to Tackle Them


Fisheries in Guinea Bissau contribute greatly to the economy and food security of its people. Yet, as the ability of the country to monitor its fisheries is at most weak, and confronted with a heavy foreign fleet presence, the impact of industrial foreign fleets on fisheries catches is unaccounted for in the region. However, their footprint in terms of catch and value on the small-scale sector is heavily felt, through declining availability of fish. Fisheries in Guinea Bissau are operated by both legal (small-scale and industrial), and illegal (foreign unauthorized) fleets, whose catches are barely recorded. In this paper, we assess catches by both the legal and illegal sector, and the economic loss generated by illegal fisheries in the country, then attempt to evaluate the effectiveness of Monitoring Control and Surveillance (MCS) of Guinea Bissau’s fisheries. Two main sectors were identified through official reports and a literature review, the large-scale (industrial) sector, which between 2011 and 2017 included exclusively catches by foreign owned and flagged vessels, and catches by the small-scale sector, which remain largely unmonitored in official statistics. We use the available data on the number of legal and illegal vessels and/or fishers, and their respective catch per unit of effort to estimate catches, and we analyze monitoring outcomes against the registered industrial and artisanal fleets. We find that of the legal industrial vessels, 20% were linked to criminal activities in the past 7 years. These activities range widely from using an illegal mesh size, to fishing in a prohibited area, to labor abuse and drug trafficking. Overall, total small-scale and industrial catches were estimated at 370,000 t/year in 2017, of which less than 2% is ever reported to the FAO. Small-scale catches represented 8% of the total catch, and this contribution was found to be declining. Industrial fisheries generate over $458 million US, or which $75 million US is taken illegally, falling under the category trans-national fisheries crimes. The slight negative relationship between the number of monitoring days at sea illegal catches suggests increasing MCS efforts may play an important role in reducing illegal fishing in the country.

frontiersin.org

Kau ka sta diritu:

IDRIÇA DJALO, ntchomau, kudin!

O governo do PAIGC, na pessoa do Geraldo 'Resgate' Martins lesou a pobre Guiné-Bissau (de novo) num montante de 50 milhões de Fcfa dado ao IDRIÇA 'PUN' DJALÓ num negocio que chamaram de 'divida interna'.

AFINAL NÃO É POR ATOA QUE O IDRIÇA SE JUNTOU A CHAMADA COLIGAÇÃO!


Ussumane Grifom Camará

Video: (Reportage) marche de protestation: la Bissau Guinée dit non aox sanctions de la CEDEAO.

Reporter especial de Senegal.

Ces dimanche 18 de fevereir, des milliers de Bissau Guinéenses ont occupé la rue pour protester contre les sanctions décidées par la CEDEAO à l'encontre 19 personnalités publiques proches du président Vaz.




Fonte: Joelson Da Silva Silva

Isso é qui é beber com segurança


Exclusivo 


Não dormir direito te deixa feio. A falta de sono reduz a liberação de hormônio de crescimento que, nos adultos, reduz os processos de regeneração celular. Isso resulta em flacidez, envelhecimento precoce, cabelo debilitado e um sistema imunológico enfraquecido. Além, é claro, de olheiras.


Achei Curioso

PRIMEIRO-MINISTRO ULTIMA NOME DOS INTEGRANTES DO SEU ELENCO

Pela informação que a RSM, tem acesso dentro de alguns dias será conhecido o novo executivo a ser liderado por Artur Silva e a mesma fonte adianta ainda que está a ser ultimada a lista dos possíveis integrantes


Sobre o assunto, a RSM teve a confirmação dos dois (02) maiores partidos, o PAIGC e o PRS em não participar no eventual governo.

Entretanto, o Presidente José Mário Vaz, nomeou, no dia 30 de Janeiro, o antigo chefe da diplomacia guineense Artur Silva ao cargo do novo primeiro-ministro, através dum decreto presidencial. Isto duas semanas após a demissão do governo de Umaro Sissoco Embaló, que esteve no cargo desde Novembro de 2016.

A tomada de posse de Artur Silva teve lugar no dia 31 de Janeiro, um dia a seguir a sua nomeação.

A nomeação foi rejeitada pelos partidos com assento no parlamento, desde o PAIGC, o PRS, a União para Mudança, o PND e o PCD que recusaram integrar o governo.

O país ficou há mais de cinquenta (50) dias sem um governo.

O presidente da Republica depois de muito silêncio disse à imprensa, nesta quinta-feira (22) que está a espera do pronunciamento de Artur Silva sobre a formação do governo. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

radiosolmansi.net