quarta-feira, 27 de setembro de 2017


Nelson Herbert

Baltazar Cardoso presidente da Câmara Municipal de Bissau com o lançamento das obras de renovação do Mercado Central de Bissau Um homem de palavras e convicções e merece o nosso respeito




Força Noti 


Lamento aqueles que têm um ar de inteligentes: é uma promessa que se não pode cumprir.

Devemos ter uma boa memória para sermos capazes de cumprir as promessas que fazemos.

E Baltazar Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Bissau cumprir a promessa de repor a lei e ordem no maior mercado nacional

As imagens falam por si só 





Obrigado Noti Baltazar

Fotos de Ussumane Bari
Fonte: Armando Contekunda

A CULTURA DE INSULTOS E DE OFENSAS A MORAL PÚBLICA É ESTRANHA AOS GUINEENSES. E MAIS O CIVISMO E A BOA EDUCAÇÃO SÃO OS NOSSOS FORTES, EMBORA NO CONTEXTO DEMOCRÁTICO

A ONDA DE INSULTOS CONTRA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM DIAS CONTADOS, POIS QUE O CHEFE DO GOVERNO ORDENA MEDIDAS DRÁSTICAS PARA PÔR TERMO A DESAFIOS DI KOMAL A CHEFI DI ESTADO.


SÃO MEDIDAS DURAS, CONTUDO NÃO PODEMOS CONTINUAR ETERNAMENTE A ASSISTIR INSULTOS E OFENSAS AO CHEFE DE ESTADO NAS RÁDIOS E PUBLICAMENTE.

O General Sissoco Embalo, indignado e revoltado com onda de insultos ao Chefe de Estado José Mario Vaz, por vezes até nos órgãos de Comunicação Social instou o Ministro de Estado Botche Cande, do Interior e seu colega da defesa a “prenderem todos aqueles que doravante ousarem insultar a figura do Presidente JOMAV.



Na verdade tem havido exagero por parte de alguns cidadãos mais inflamados e inconformados com a demissão do Governo DSP, por falta de transparência e pela condução de politicas duvidosas, que muitos apelidaram de corrupção.

Para alguns observadores mais atentos esta onda de desrespeito das instituições e autoridade de Estado vem sendo promovido pelo DSP, no âmbito da sua politica de “TERRA QUEIMADA”. Em nome desta politica DSP, cuja liderança vem sendo largamente contestada pelos seus pares e adversários. DSP tem mostrado intolerante com seus camaradas que vem expulsando em todas as estruturas partidárias.

Talvez, como válvula de escape da onda de pressão interna em torno da liderança falhada a frente do partido de Cabral e de tantos heróis e martires de luta de libertação nacional.

Os insultos contra o Presidente da República e ofensas a moral pública devem ser combatidos venham donde vierem.



Para o General Sissokó Embaló as ofensas e insultos a um Chefe de Estado dá prisão nos Estados Unidos de America, pois que todo aquele que se atreva ou ouse ofender ao Presidente TRUMP é preso. Di igual modo no Senegal, já houve episódios de prisão e condenação de cidadão por ter insultado o Presidente Macky Sall. Mesmo em França, que é um dos maiores países da liberdade são presas e traduzidas a justiça cidadãos inflamados que insultem publicamente o Chefe de Estado.

A autoridade de Estado tem de ser restabelecida, embora no contexto democrático. Aliás, na democracia não deve ter lugar anarquia e onda de insultos contra as instituições da República.
Na verdade o Presidente JOMAV tem assumido ser democrata, e pela liberdade de imprensa, de manifestação, de expressão e de opiniões. Contudo, tem havido muito exagero da parte de alguns cidadãos.

É urgente ultrapassarmos a fase de banalização das instituições da soberania e da República e começarmos a valorizar e dignificar os símbolos e valores da República.



Em democracia todos podem criticar, mas sem insultos ou obscenidades em nome dos direitos cívicos. Lamentavelmente a Guiné Bissau vem sendo campeão de insultos contra instituições de Estado e contra titulares de órgãos de soberania. 

É grave, sobretudo nu altura em que todos assistimos ao nível de contenção e de esforços que o Governo e as instituições do Estado vem fazendo para criação de condições laborais e de dignidade aos servidores de Estado para que os ministérios estejam a altura das suas responsabilidades e missão de criar a paz sem violências e ou agressividade verbais. 

Por tudo isto os guineenses mais responsáveis politicamente ou a sociedade civil no seu todo devem poder desenvolver campanha de sensibilização dos nossos concidadãos para contribuírem na edificação de uma sociedade sem insultos, sem agressividades ou violências, que abalam as estruturas sociais.

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 10:01:00 

TECH FUTURO - Este Renault não é só um carro… É um espaço da sua casa

A ideia é integrar o SYMBIOZ na própria habitação e permite que seja desfrutado em contextos diferentes.

      
Quando se fala de carros do futuro é costume que se fique pela eletrificação e pela condução autónoma e, ainda que sejam pontos importantes, falta a estes veículos um ‘concept’ que seja verdadeiramente futurista. Pois bem, o Renault Renault SYMBIOZ desenvolvido para o ano 2030 pode começar a ser tido como exemplo.

Como conta o Design Boom, o objetivo no design do SYMBIOZ é que este faça verdadeiramente parte do interior de uma casa, levando os habitantes a utilizarem-no como se fosse parte integrante da mobília.

“A forma como usamos os nossos carros está a mudar. O carro já é mais do que uma forma de ir de um sítio para o outro. Está a tornar-se um espaço interativo e personalizado que liga os passageiros a outros carros, pessoas e objetos à sua volta. Ao olhar para 2030, imaginamos novos cenários com um uso mais eficiente de energia, conetividade e condução autónoma que melhorarão como vivemos e viajamos”, afirmou o vice-presidente executivo da Renault, Thierry Bolloré.

Veja na galeria acima as fotografias que não só mostram o Renault SYMBIOZ como também exibem o conceito por detrás do carro.


NAOM

Ibraima Sori Djló acusa direção do PRS de ter assassinado Kumba Yala


O antigo Presidente interino do Partido da Renovação Social (PRS), e um dos membros fundadores, acusou a direção cessante do partido, liderada por Alberto Nambeia, de conivência no suposto assassinato do antigo presidente da Guiné-Bissau, Kumba Yala. “Eles são os assassinos de Kumba Yala e agora estão a querer nos enganar. Podem enganar os mais... Ler mais

Neyanyahu: Entrada da Palestina na Interpol viola acordos com Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou hoje a entrada da Palestina na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), sustentando que tal "viola os acordos assinados com Israel".


"As ações dos líderes palestinianos nos últimos dias prejudicam seriamente as possibilidades de alcançar a paz (...) A luta diplomática palestiniana não ficará sem resposta", lê-se no comunicado sobre a queixa que Netanyahu apresentou ao enviado especial dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Jason Greenblatt, e ao embaixador norte-americano em Israel, David Friedman.

A Interpol autorizou hoje o acesso da Palestina à organização após uma votação na assembleia-geral que decorre esta semana em Pequim -- uma decisão a que Israel se opõe argumentando que não se trata de um Estado reconhecido e que essa jogada faz parte de uma estratégia para evitar um processo de negociações diretas e transpor o conflito israelo-palestiniano para instituições profissionais internacionais.

Nas suas críticas à liderança palestiniana, Netanyahu recordou também que a Autoridade Palestiniana está disposta a pedir ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que investigue Israel.

O chefe do executivo de Israel referiu igualmente a ausência de condenação por parte da Autoridade Palestiniana do ataque ocorrido na terça-feira, em que um palestiniano matou três israelitas num colonato judeu da Cisjordânia.

Greenblatt chegou na segunda-feira à região para continuar as conversações com israelitas e palestinianos para dar forma a uma iniciativa de paz.

O norte-americano visita com frequência a zona, no âmbito dos esforços do seu Presidente, Donald Trump, para tentar reatar o processo de paz entre israelitas e palestinianos.

NAOM

Liga Guineense dos Direitos Humanos classifica de "infelizes" declarações do PM

Umaro Sissoco Embaló criticado

Umaro Sissoco Embalo diz ter "ordenado" prender todos que insultarem o PR e orgãos da República

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) considerou de infelizes as declarações do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, que na terça-feira, 26, revelou ter dado ordens ao ministro do Interior e o ministro da Defesa para prenderem todas as pessoas que “insultarem” o Presidente da República ou qualquer órgão do Estado guineense.

"Tenho poderes para tal", enfatizou Embalo, que afirmou querer "dignificar os valores da República" com a medida para "acabar com a balburdia" país, onde nunca houve insultos às figuras do Estado.

“O primeiro-ministro tem que compreender que o Estado da Guiné-Bissau é um Estado de direito e democrático, baseado nos princípios da legalidade de todos ao actos das entidades públicas”, disse o presidente da LGDH, acrescentando que “não se pode pensar que, num Estado de Direito, quando alguém se critica, essa pessoa tem que ir parar à cadeia).

Augusto Mário da Silva aconselha os ministros do Interior e o da Defesa a ignorarem a ordem do primeiro-ministro porque não têm a obrigação de a cumprir.

“O dever de obediência cessa quando a ordem dada é manifestamente ilegal”, acrescentou Silva.

Para aquele activista,as ameaças de Umaro Sissoco Embaló ”expressa o desconhecimento total das normas que regem o funcionamento do Estado” porque “a força não é o monopólio do PM, a força é do Estado da Guiné-Bissau e deve estar ao serviço dos cidadãos”.

Contactado pela VOA, o jurista Silvestre Alves lembra que os poderes são separados constitucionalmente e não é por acaso.

“Cada um tem a sua função, o poder judicial tem a sua função, em nome da protecção dos direitos dos cidadãos, acrescenta Alves.

VOA

PAIGC - Movimento para Instauração da Ordem e Disciplina acusa governador de Gabu de ter tentado impedir comitiva do partido chegar à Boé


Bissau, 27 Set 17 (ANG) – O Movimento para Instauração da Ordem e Disciplina(MIOD) no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) na pessoa de seu porta-voz denunciou hoje as iregularidades de que o partido foi vitima na caminhada para a celeberação do 24 de setembro, dia da independencia nacional, em Lugadjol, Madina Boé.

Em conferência de imprensa realizada hoje na sede dos libertadores,Pedro Vaz de Carvalho acusou   o Governador da região de Gabú de ter dado ordens  ao capitão da jangada do rio Tchetche para impedir os militantes do PAIGC  atravessarem para ir comemorar o Dia da independência, em Lugadjo,l sector de Boé.

Disse   que tanto a rampa como a jangada do rio Tchechi foram reconstruídas pelo Presidente do PAIGC, acrescentando que no entanto foram impedidos de atravessar, mas mesmo assim os militantes encontraram alternativas e atravessaram o rio  nadando juntamente com seus carros até a outra margem.

A Televisão da Guiné-Bissau (TGB) não escapou as críticas do porta-voz do MIOD, que disse que a reacção do sindicato de base é tardia porque já há mais de seis meses que estão lutando contra a censura. 

Pedro de Carvalho ainda insurgiu-se contra a ordem do Primeiro-ministro de prender quem insultasse o Chefe de Estado.

Sustentou que o govrnador da Região de Gabu que usou de pistola para impedir a realização de um jogo no ambito do torneio alusivo as comemorações de Setembro Vitorioso continua impune.

“Essas atitudes consequentes dos membros do governo, nunca foram mencionados pelo chefe do executivo nas suas declarações,” alegou.

ANG/JD/ÂC/SG

Infraestruturas - Primeiro-ministro relança pedra para reconstrução do mercado central

Bissau,27 Set 17 (ANG) – O Primeiro-ministro guineense Umaro Sissoco procedeu  hoje ao lançamento da pedra para a  conclusão das obras de reconstrução do mercado central, em Bissau , destruído pelo fogo há 11 anos.  

Na ocasião, segundo a RDN, o chefe do governo afirma que a reedificação do mercado não é um favor, mas sim um dever do executivo.

Umaro Sissoco prometeu que vai contratar fiscais paralelos para permitir que as obras termine no prazo acordado,  tendo solicitado a colaboração dos comerciantes em termos de fiscalização dos trabalhos para evitar eventuais desvios de materiais.

Segundo o  Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Baltazar Alves Cardoso, a empreitada tem um ano para concluir a reconstrução de três pisos, incluindo 415 cacifes.

A obra de reabilitação do mercado central foi financiada pelo Banco Mundial num montante de mil milhões e meio de francos CFA.

A reconstrução do mercado central, destruído durante a chamada guerra de 07 de Junho de 98, havia sido interrompida devido ao golpe militar de 2012.

ANG/LPG/ÂC/SG
Presença do Primeiro-ministro General Umaro Sissoco Embaló, acompanhado de membros do governo no V°Congresso Ordenário do PRS onde afirma que o PRS é um referência na Guiné-Bissau é um Partido com grande credibilidade interno e externo. 


Prs Diáspora

Bissau: Insultar chefe de Estado e presidente do parlamento dá prisão

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que, a partir de hoje, quem insultar o Presidente guineense, José Mário Vaz, e o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, será preso pelo ministro do Interior, Botche Candé.


"A partir de hoje, qualquer cidadão que insultar o chefe de Estado será preso. Em que parte do mundo o Presidente é insultado?", questionou Sissoco Embaló, que falava numa cerimónia de graduação de agentes da polícia, em Bissau.

Para o primeiro-ministro guineense, de uns tempos a esta parte, tornou-se moda insultar a figura do chefe do Estado guineense, quando nos outros países a prática dá direito à prisão.

"Nos Estados Unidos de América, quem insultar o Presidente Trump é detido, em França, idem aspas, no Senegal há pessoas que ficaram um ano na prisão, por ordens do Presidente Macky Sall, que haviam insultado", afirmou Umaro Sissoco Embaló.

"Nós aqui pensamos que insultar o chefe do Estado dá fama", observou Embaló, dando ordens diretas aos ministros do Interior, Botche Candé, e da Defesa, Eduardo Sanhá, para que prendam os que insultarem José Mário Vaz.

A medida também abrange quem insultar o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, e o primeiro-ministro, precisou Sissoco Embaló, que prometeu mandar prender o ministro do Interior se este não detiver quem ousar insultar uma daquelas três figuras do Estado guineense.

"Tenho poderes para tal", enfatizou o chefe do executivo guineense, que quer "dignificar os valores da República" com a medida para "acabar com a balburdia" na Guiné-Bissau, onde, disse, no passado, não existiam insultos às figuras do Estado.

Noticiasaominuto

Candidatos à liderança do PRS da Guiné-Bissau questionam posição do partido na atual crise

Alguns candidatos à liderança do Partido de Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau, que na terça-feira inicia o seu quinto Congresso, acusam a atual direção de alimentar o impasse político que o país atravessa.

"A forma como esta direção está a conduzir o PRS representa um perigo para o partido no futuro. É errada a forma como Alberto Nambeia (atual presidente do partido) tem estado a conduzir o PRS, porque está a criar um precedente grave em democracia", afirmou o candidato Sori Djalo, antigo presidente do parlamento guineense.

O antigo primeiro-ministro do país Artur Sanhá, também candidato à liderança do partido, partilha da mesma opinião.

"Infelizmente, se não voltarmos para trás vamos ter muita dificuldade de sair desta crise", afirmou Artur Sanhá, alertando que a atual situação pode transbordar para a próxima legislatura.

Já o atual presidente do partido, que se recandidata ao cargo, Alberto Nambeia, considerou que o PRS "sempre esteve do lado da parte que tem razão na crise".

A Guiné-Bissau vive um impasse político devido à implementação do Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

O atual Governo da Guiné-Bissau, de iniciativa presidencial, não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), mas tem o apoio do PRS.

"Um partido ganha as eleições, mas aparece outro, neste caso o nosso partido, que não ganhou, a governar. Isso é mau para a democracia. Imagina que se amanhã o PRS vem a ganhar as eleições e se alguém lhe tirasse o poder e entregasse a quem perdesse as eleições. Eu quero colocar um ponto final nisso. Queremos mudar a direção do partido para estancar esta hemorragia democrática", disse Sori Djaló.

Para Artur Sanhá, é preciso as pessoas sentarem-se à mesa e "desenharem uma solução única para a Guiné-Bissau em vez de uma solução fragmentada e infrutífera", que "castiga o povo e atrasa o país".
Salientando que avisou "muito cedinho" o parlamento guineense sobre o caminho que o país estava a seguir, Artur Sanhá admite que poderá haver muitas dificuldades para sair da atual crise.

"As próximas eleições legislativas serão eleições cujo resultado vai refletir um parlamento fraturado e de bancadas desavindas. Isso interessa a quem, qual é o resultado disso?", questionou Artur Sanhá.

Sori Djalo vai mais longe e diz que vai questionar no congresso o atual presidente do partido sobre um alegado acordo com o atual Presidente da República, José Mário Vaz, para o apoiar nas próximas eleições presidenciais.

Para Alberto Nambeia, só a estabilidade do país interessa.

"Quero ver a Guiné-Bissau como os outros países, os nossos vizinhos, por exemplo. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Os guineenses têm essa cultura de 'matchundadi' (valentia), mas temos estado a apelar que devemos deixar essa cultura e apostamos mais na cultura da unidade", disse.

Dn.pt/lusa

Cerimonia da investidura do novo Presidente da República de Angola - Dr. João Lourenço.


José Mário Vaz - "Em nome do povo guineense e meu nome pessoal, apresentei as felicitações ao novo Presidente, nesta sua nobre missão de servir o povo angolano".


José Mário Vaz - "Encontro com os meus homólogos à margem de cerimónia da investidura do novo Presidente de Angola".



 

José Mário Vaz