sábado, 11 de setembro de 2021

Jorge Chicote, o angolano, a frente da AECP, considera o Presidente Úmaro Sissoco Embaló de um estadista com carreira brilhante.

 TGB Televisão da Guiné-Bissau

Veja Também:

Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, visitou a sede dos Estados da África, Caraíbas e Pacifico onde chamou atenção para repensar e melhorar a relação de cooperação com a União Europeia. 👇


NO COMMENT ... 11 de setembro de 2021

 

A FRONTEIRA ENTRE A GUINÉ BISSAU E GUINÉ CONAKRY COM SEGURANÇA REFORÇADA... E MAIS NOTÍCIAS

POLÍCIA DIZ QUE HÁ REFORÇO DE VIGILÂNCIAS NAS FRONTEIRAS DA GUINÉ BISSAU👇

En image, le Président guinéen déchu, Alpha Condé en compagnie des membres de la délégation de la CEDEAO. Il est toujours détenu en lieu sûr par les hommes du colonel Mamady DOUMBOUYA. L'ancien président Guinéen visiblement relaxe, semble se porter bien.

Enen Dalaba

Onde é que estão as famosas pessoas procuradas nos últimos dias para a justiça!?? ...O Democrata Osvaldo Osvaldo

É impressionante que o Status Quo Guineense anda permitir julgamentos sumários na praça pública sem segurança jurídica. 

Qual é a possibilidade de Justiça funcionar na Guiné-Bissau!? Depois de muita propaganda do PGR com um olhar vesgo tudo ficou calmo....

A questão contundente é, onde é que estão as famosas pessoas procuradas nos últimos dias para a justiça!?? O PGR já não tem 'fortes indícios' dos crimes que lhes imputavam? Mas afinal, de que crimes concretos é que estamos a falar contra tais homens?? O PGR trabalha duma forma abstracta e de espírito vazio!

A minha maior preocupação não tem a ver com brigas políticas, mas sim, com o espetáculo do Ministério público e da Justiça Guineense. O que ao meu juízo não se trata de cumprir qualquer objetivo jurídico legítimo, senão teatralizar politicamente ação Judicial no País. Sei que tais homens são procurados pela Justiça sem consistência jurídica, o que não significa que eles não sabem do que estão a ser efetivamente acusados.

Todos eles sabem que nunca fugi de nenhuma dificuldade de falar a verdade, sempre a enfrentei e vou enfrentá-la ainda mais. E por isso, disponibilizei-me nas redes sociais para falar sem medo de nada e, ser ouvido por todo canto do País quando e onde querem me ouvir. Porquê? Porque o espectáculo mesquinho e indecoroso é o pão nosso de cada dia. É um episódio negro da nossa Democracia. Embora, familiares, amigos e colegas de cada um deles vão me detestar 4live, pouco me importa si são figuras públicas, mas merecem as minhas críticas. 

O nosso povo Soberano não merece selvajaria de (homens crianças) frente das nossas Instituições. Tudo isso é pela falta de coragem do povo Guineense e falta de sermos verdadeiros e dar valor ao nosso País, e não deixar de ser quase todos - em relação a este episódio negro de afundar o nosso País. Eu discordo absolutamente com essa narrativa de que vivemos num Estado de Direito Democrático, na minha opinião, vivemos num Status Quo.

Ainda assim, tal como nestes últimos tempos, acompanhei com muita angústia e preocupação a palhaçada e turismo politico que se mantem a sorte do povo Guineense. 

Para concluir: os retrocessos desnecessários a que fomos sujeitos hoje a culpa é nossa.

A minha arma e o meu fuzil na política são as minhas palavras, com objetivo de reconstruirmos o nosso país devastado por cidadãos sem miolos na cabeça.

Obs: " Cidadão atento, achas que num Estado onde no Governo abundam analfabetos e no Parlamento também, pode-se dizer que esses homens têm miolos para fiscalizar um Governo ?

Afirma o Democrata em ação.

VÍDEO - OS NEGROS NÃO FABRICARAM NADA PARA A HUMANIDADE ? …

Fonte: Wasolua Mayassi

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - Comunicado

A EAGB informa que, devido aos trabalhos de manutenção no posto de transformação CHAPA DE BISSAU, amanha 11/09/2021, os bairros abaixos mencionados ficarão sem a corrente electrica das 08h00 às 13h00.

Bairros: MINDARA, MISSIRA,CUNDOK, RENO,SINTRA, BAIRRO AJUDA 1 FASE, SAO PAULO, BAIRRO MILITAR, BISSAQUE

Pedimos a sua compreensão.

Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

GUINÉ-BISSAU RECEBEU MAIS 76 MIL DOSES DE VACINA DOADAS POR PORTUGAL

Por Alto Comissariado para o Covid-19 is in Guinea-Bissau.

Guiné-Bissau recebeu mais 76 mil doses de vacinas contra a covid-19, doadas por Portugal. O novo lote chegou esta sexta-feira ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau.

Com as vacinas vieram também os dispositivos necessários à sua aplicação, nomeadamente seringas e agulhas, esclarece a cooperação portuguesa.

Este é o segundo lote de vacinas que Portugal envia para a Guiné-Bissau para apoio ao seu Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que acresce às 24 mil doses enviadas em Julho passado, ascendendo agora a 100 mil o número total de vacinas doadas ao país, no âmbito da cooperação entre os dois países. 

Esta doação está enquadrada na segunda fase do Plano de Acção na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste, e insere-se no compromisso político assumido por Portugal de disponibilizar aos PALOP e Timor-Leste pelo menos 5% das suas vacinas contra a Covid-19, compromisso este que foi reforçado por Portugal durante a recente cimeira da CPLP, em Luanda, Angola.

Cumpra e faça cumprir as medidas de contenção da propagação da infeção.

Dirija-se aos centros de vacinação para se fazer vacinar.

COVID-19 - O Governo acaba de renovar o estado de calamidade à saúde pública por causa da pandemia da Covid-19.

Confira as novas medidas do Governo e cumpre com os protocolos sanitários das autoridades de saúde pública.

O vírus Sars-Cov-2 existe e tem ceifado muitas vidas em toda a parte.

Seja responsável, use máscara sempre, sobretudo em espaços fechados.

Por Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau


Leia Também:

Pandemia de Covid-19: governo da Guiné-Bissau levanta o recolher obrigatório

Cartaz medidas de prevenção na Guiné-Bissau. RFI/Charlotte Idrac

Texto por: Aliu Candé  RFI

O governo da Guiné-Bissau decidiu levantar o recolher obrigatório, mas renovou o estado de calamidade por mais 15 dias. A decisão vem na sequência do decréscimo do número de casos de Covid-19, bem como de doentes internados e óbitos diários.

As restritivas impostas para os próximos 15 dias, no âmbito desta terceira fase de estado de calamidade, têm a ver com o uso obrigatório da máscara facial, a lavagem das mãos, proibição de reuniões, eventos sociais, culturais e políticos que podem promover ajuntamento de mais de 25 pessoas, fecho das discotecas, bares e outros locais de diversão.

Para além do levantamento de recolher obrigatório, em vigor há 15 dias, o governo decidiu a reabertura das mesquitas, igrejas e locais de culto sob condição de distanciamento físico, de pelo menos um metro, e estendeu o período de funcionamento dos mercados até as 18 horas.

O diploma que renova o estado de calamidade à saúde pública não referencia a cerca sanitária já banida. Esta foi uma das medidas mais criticadas pela sociedade civil e partidos políticos na oposição, que teriam solicitado compensações para fazer face às restrições e minimizar o sofrimento das mulheres vendedeiras e comerciantes, evitando o colapso económico com consequências terríveis para a economia do país.

O Alto-Comissariado para a covid-19 alerta que a terceira vaga da pandemia foi agravada com a circulação do vírus Delta e Eta, com o registo de 124 óbitos no universo de seis mil casos.