terça-feira, 21 de março de 2023

Ucrânia. EUA aceleram envio de tanques Abrams para a frente de batalha

© Daniel Karmann/picture alliance via Getty Images

POR LUSA   21/03/23

Os Estados Unidos estão a acelerar a entrega dos tanques Abrams à Ucrânia, optando por enviar um modelo antigo remodelado, que pode ser enviado para a frente de combate até ao outono, divulgou hoje o Departamento de Defesa (Pentágono).

O plano original dos norte-americanos previa enviar para a Ucrânia 31 dos mais recentes M1A2 Abrams, que poderia levar um ou dois anos para serem construídos e enviados.

Mas o Pentágono realçou hoje que foi tomada a decisão de enviar a versão mais antiga, o M1A1, que podem ser retirados das reservas do Exército, sendo que este modelo também será mais fácil para as forças ucranianas aprenderem a manobrar e combater as forças russas invasoras, noticiou a agência Associated Press (AP).

"Trata-se de colocar esta importante capacidade de combate nas mãos dos ucranianos mais cedo do que tarde", frisou o porta-voz do Pentágono, o general Pat Ryder.

A administração de Joe Biden anunciou em janeiro o envio de tanques para a Ucrânia, depois de insistir durante meses que estes eram muito complicados, difíceis de manter e reparar.

A decisão de Washington fez parte de uma manobra política mais ampla que abriu as portas para a Alemanha anunciar que enviaria os seus tanques Leopard 2 para a Ucrânia e permitiria que a Polónia e outros aliados fizessem o mesmo.

Durante uma conferência de imprensa no Pentágono, Ryder referiu que os tanques serão remodelados e deixados prontos para o combate na Ucrânia, sem especificar onde é que esse trabalho será feito.

Também ainda não é claro quando é que os EUA começam a treinar as forças ucranianas sobre o uso, manutenção e reparação dos Abrams.

A intenção é fazer com que o treino das tropas coincida com a remodelação dos tanques, para que ambos estivessem prontos para a batalha ao mesmo tempo ainda este ano, frisaram autoridades norte-americanas, que falaram sob condição de anonimato.

As forças russas e ucranianas estão num impasse, combatendo por pequenas porções de terra durante o inverno. As batalhas mais ferozes ocorreram na região oriental de Donetsk, onde a Rússia luta para cercar a cidade de Bakhmut perante a obstinada defesa ucraniana.

Ambos os lados devem lançar ofensivas mais intensas na primavera.

Questionado sobre o momento da chegada dos tanques ao campo de batalha, Ryder indicou que os Abrams fazem parte do apoio militar de médio e longo prazo que os EUA estão a fornecer à Ucrânia.

O porta-voz do Pentágono salientou que à medida que as forças ucranianas recuperam território, também precisarão de sustentar esses ganhos e impedir que a Rússia o recupere novamente.

As autoridades ucranianos têm pressionado persistentemente pelos Abrams, que foi implantado pela primeira vez na guerra em 1991 e tem blindagem espessa, canhão principal de 120 mm, capacidade de perfuração de blindagem e sistemas avançados de mira.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,1 milhões para países europeus --, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.317 civis mortos e 13.892 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Ucrânia? China "não pode ser considerada imparcial", diz Casa Branca

"Não sou adversário político do Presidente da República" esclarece Braima Camará.

O líder do Movimento para Alternância Democrática, Madem-G15 afirmou hoje no círculo 29 no Bairro Millitar que não é adversário político do Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló.  Braima Camará promete em caso de vitória nas legislativas, trabalhar com o Presidente Embalo em prol do desenvolvimento do país.

 Radio Voz Do Povo

Legislativas de 4 de junho: CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PEDE CRIAÇÃO DE UM FUNDO PARA COBERTURA ELEITORAL

 JORNAL ODEMOCRATA  21/03/2023  

O Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS) reuniu-se com o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló para manifestar-lhe a preocupação do Conselho sobre a necessidade de criar um fundo aos jornalistas para a cobertura das eleições legislativas de 4 de junho.

A intenção foi manifestada esta terça-feira, 21 de março de 2023, pelo vice-presidente do CNCS, Domingos Meta Camará, à saída de audiência com o Presidente da República.

Domingos Meta Camará disse que a delegação recebeu garantias do chefe de Estado em tudo fazer junto dos parceiros para ver o que se pode fazer sobre a disponibilidade de um fundo para a classe jornalística nas eleições legislativas.

Disse ter abordado também a questão de 9 meses dos subsídios de abonos dos membros do Conselho de comunicação social.

“O Presidente prometeu-nos tomar diligências junto do ministério das finanças para fazer face à situação dos atrasados”, afirmou.

Por: Carolina Djemé

ONU alerta que desigualdades sociais ameaçam estabilidade em África

© iStock

POR LUSA  21/03/23 

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (Uneca) afirmou hoje que as desigualdades sociais estão a ameaçar tanto as melhorias sociais como a estabilidade no continente e apelou aos governos africanos para que desenvolvam novos modelos de desenvolvimento.

"É cada vez mais improvável que os Estados africanos alcancem muitas das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2023", disse Hanan Morsi, economista principal da Uneca, na 55.ª Conferência dos Ministros Africanos das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Económico em Adis Abeba.

"Os choques globais apagaram mais de duas décadas de progresso que o continente tem feito na redução da pobreza. Precisamos de intervenções sustentáveis", acrescentou Morsi, referindo-se aos impactos económicos da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia.

Estes choques globais foram também agravados em África pelos impactos da crise climática, que resultaram no aumento da frequência e intensidade das catástrofes naturais, de acordo com Morsi.

Assim, os peritos em desenvolvimento da Uneca advertem que "a pobreza persistente e a desigualdade são suscetíveis de minar a prosperidade, a paz e a segurança em África, a menos que os governos adotem modelos de desenvolvimento inovadores e participativos".

A inflação em África foi de 12,3% em 2022 (muito superior à média global de 6,7%), fazendo com que as famílias do continente gastassem até 40% do seu rendimento em alimentos, de acordo com os dados compilados pela Uneca.

Nestas condições, 310 milhões de pessoas em África sofreram alguma forma de insegurança alimentar no ano passado, incluindo seis milhões de africanos que enfrentam uma fome extrema.

Segundo Morsi, "546 milhões de pessoas [em África] continuam a viver na pobreza, o que representa um aumento de 74% desde 1990".

O economista recordou que, de acordo com os estudos mais recentes, os países africanos com os mais altos níveis de pobreza são os lusófonos Guiné-Bissau e Moçambique, além do Burundi, Somália, Madagáscar, Sudão do Sul, República Centro-Africana, Malaui, República Democrática do Congo (RDCongo) e Zâmbia.

Em todos eles, entre 60 e 82 % das suas populações vivem abaixo do limiar da pobreza.

Albert Muchanga, comissário de Comércio e Indústria da Uneca, afirmou que uma "crise iminente" da dívida pública e a dependência dos países africanos de bens importados continua a agravar este cenário.

Em 2021, 39 países africanos eram importadores líquidos de produtos alimentares.

No mesmo ano, o continente exportou produtos como o petróleo refinado no valor de 5,7 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) e importou mais de 44 mil milhões de dólares (aproximadamente 41 mil milhões de euros).


Leia Também: França vai canalizar 5,5 mil milhões para países mais pobre, avança FMI

Segurança alimentar: PAM e Ianda Guiné apresentam novos resultados da situação nutricional na Guiné-Bissau

Por: Alatu Mané  capgb.com

Bissau 21/03/2023- O Programa Alimentar Mundial e Ianda Guiné Djuntu, apresentaram durante ateliê de seguimento do sistema alimentar e nutricional no país, resultados de segurança alimentar, em colaboração com a união europeia e o ministério de agricultura e desenvolvimento rural.

João José Da Costa, representante do ministério de agricultura e desenvolvimento rural, afirmou que o governo vai trabalhar em parceria com união europeia em todos os domínios do sistema alimentar e nutricional, reforçando que o seguimento merece grande importância sendo base para as orientações, por sua vez, enalteceu quanto o programa alimentar e mundial tem contribuído no reforço da capacidade dos técnicos das estruturas do governo e desenvolvimento rural e das organizações não-governamentais.

Por outro lado, o representante do PAM, João Manga, reconheceu as consequências prejudiciais das seguranças alimentar e como o governo pode ajudar no combate para a camada mais vulnerável.

“Apesar dos choques naturais, a situação de seguranças alimentar é crucial e cuja consequências prejudiciais são carenciadas para camada vulnerável sem condições alimentícios, por isso, é necessário que governo crie um sistema de segurança alimentar e nutricional no país que possam servir e orientar as intervenções dos parceiros de intervenção no sector”. Disse Manga

Salientar que, o programa mundial e alimentar tem como objetivo melhorar as condições precárias da vidas populações, requalificação a produção agrícola, insegurança alimentar e nutricional e combate a fome.

Em representação do RESSAM, Miguel de Barros assegurou que sem capacidade técnica e financeira e dos instrumentos da produção e transformação de produtos nacionais, o país continuará com o défice alimentar.

Ainda para o sociólogo, o governo deve adotar suas políticas públicas e estratégias para fazer face a situação de fome e para que o setor agrícola guineense repouse na importação dos produtos alimentícios.

“Mais de 85% da população nas zonas rurais vivem da produção agrícola e mesmo assim os produtos alimentos continua ser caras sobretudo produtos importados, isso tudo por falta capacidade produção” referiu De Barros, recomendando que o setor deve anular todos os procedimentos anteriores e elaborar um novo sistema do reforço de capacitação da produção que garante a segurança alimentar e nutricional, montar um sistema de acesso a informação e serviços meteorológicos de combate as pragas e organização das produções ao nível dos campos de acesso ao mercado.

Ainda sugere ao ministério da agricultura em elaborar um plano estratégico e de apoio técnico nas regiões assim como no sistema de informação que permita basear no investimento produtivos, e ao governo como património público, de assumir sua responsabilidade e capacidade produtiva na implementação de novas abordagens no abastecimento do mercado.

Miguel De Barros relembrou que em 2011, o governo importou 34mil toneladas de Arroz com o governo popular de China, fato que considera não promocional a um sistema nacional de combate para a redução do fome e a insuficiência alimentar no país.

ANTÓNIO GUTERRES: Governos que usam racismo para fins políticos "brincam com o fogo"

© Getty Images

POR LUSA  21/03/23 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".

Para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, Guterres falou perante a Assembleia Geral da ONU, onde alertou que a discriminação racial e os "legados da escravidão e do colonialismo continuam a arruinar vidas, a marginalizar comunidades e a limitar oportunidades", impedindo que milhares de milhões de pessoas alcancem todo o seu potencial.

Apontando o dedo a governantes, o ex-primeiro-ministro português indicou que a "tolerância oficial" ao racismo pode alimentar as tensões e desencadear violência e crimes atrozes, como o "genocídio".

"O racismo não é inato, mas uma vez aprendido, pode assumir um poder destrutivo próprio. (...) Isso aconteceu catastroficamente ao longo da história. Não precisamos de lembrar que o racismo e a discriminação racial podem ser passos no caminho do genocídio", frisou.

"A xenofobia, o preconceito e o discurso de ódio estão a aumentar. Líderes políticos usam migrantes como bodes expiatórios, com impacto devastador. Influenciadores da supremacia branca lucram com o racismo nas redes sociais. Algoritmos de inteligência artificial amplificam e digitalizam a discriminação racial", disse.

O secretário-geral observou que após um período de maior conscientização global sobre o racismo, alguns países enfrentam agora uma reação violenta contra políticas e práticas antirracistas.

Nesse sentido, Guterres defendeu a implementação de iniciativas e programas para eliminar a discriminação racial e proteger os direitos das minorias, classificando-os como investimentos na prevenção de crises e na paz.

"Precisamos de resistir e reverter essas tendências, condenar e eliminar a discriminação racial em todas as suas formas. Devemos agir para combater o racismo onde e quando ele surgir, inclusive através de canais legais", apelou.

Ao marcar o 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o líder das Nações Unidas instou todos os Governos a adotar, até dezembro deste ano, um plano de ação nacional abrangente e com prazo determinado para combater o racismo e a discriminação racial.

"Esses planos devem incluir legislação e políticas antidiscriminação informadas por provas e dados. (...) Apelo hoje a todos os Estados para que ratifiquem a Convenção e implementem as suas obrigações e compromissos sem demora. Devemos transformar a vontade política em ação abrangente, com aqueles que sofrem racismo e discriminação racial no centro", sublinhou.

O número de pessoas que tiveram de deixar as suas casas devido a perseguições, guerras e violações de direitos humanos ultrapassou, em 2022, os 100 milhões.

O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se, anualmente, a 21 de março. Este dia foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em outubro de 1966.

Também o presidente da Assembleia Geral da ONU, Csaba Korosi, assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, homenageando aqueles que lutaram e continuam a combater todas as formas de racismo e discriminação.

O diplomata húngaro reforçou que os legados dos sistemas racistas da escravatura, do 'apartheid' e da segregação ainda podem ser sentidos "nas nossas comunidades, instituições e mentes".

"Como um vírus, o racismo sofre mutações e adapta-se a diferentes tempos e contextos. Diz-se que 'o racismo é como um Cadillac, há um modelo novo todos os anos'. De fato, as suas manifestações e sintomas podem mudar, mas a amplitude dos seus danos permanece intacta", reconheceu.

Para Korosi é fundamental regulamentar as redes sociais, que podem ser usadas para difundir campanhas de violência extrema e que podem chegar longe, como o fomento do genocídio.

"Governos e empresas de tecnologia devem trabalhar juntos para regulamentar as plataformas virtuais e conter o ódio onde quer que apareça e em todos os idiomas em que aparece", apelou.


Leia Também: Guterres saúda acordo entre Sérvia e Kosovo e pede "trabalho rápido"

NATO diz que a Rússia pediu à China "armas letais" para combater

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto   21/03/23 

O líder da NATO considerou que a "China não deveria fornecer ajudar letal à Rússia, pois tal equivaleria a apoiar uma guerra ilegal".

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse esta terça-feira, em declarações aos repórteres em Bruxelas, que a aliança acredita que Moscovo pediu a Pequim "armas letais", com vista a reforçar o seu esforço militar na Ucrânia, reporta a Sky News.

"Não tivemos acesso a quaisquer provas que mostrem que a China esteja a fornecer armas letais à Rússia, mas vimos alguns sinais de que tal foi um pedido feito pela Rússia, e esse é um assunto que está a ser considerado por parte das autoridades chinesas", avançou Stoltenberg, numa altura em que os presidentes de ambos os países, Xi Jinping e Vladimir Putin, estão reunidos em Moscovo.

O líder da NATO considerou, ainda, que a "China não deveria fornecer ajudar letal à Rússia, pois tal equivaleria a apoiar uma guerra ilegal".

De recordar que os presidentes da Rússia e da China estão, esta terça-feira, em conversações no Kremlin, no contexto de um encontro formal que estava já agendado.

Já ontem, segunda-feira, os dois governantes estiveram igualmente reunidos, tendo sido, nesse momento, discutido o plano de paz proposto pela China para a Ucrânia. Em causa está uma proposta de 12 pontos que pede uma desescalada do conflito e para um eventual cessar-fogo no país invadido pela Rússia.

Para além do tema do conflito no leste europeu, esta é uma visita que pretende, ainda, refletir um "aprofundamento da amizade" entre ambos os países - tendo resultado ainda num convite, feito por Xi Jinping, para que Vladimir Putin visite a China ainda este ano.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: Ucrânia estima mais de 166 mil militares russos mortos durante a guerra

A Guiné-Bissau perspectiva criar mais de 2 mil postos de emprego intensivo nas áreas de Obras Públicas e Construções, até ao final do ano no âmbito da parceria internacional, anunciou o Ministro do Emprego.

Cirilo Mama Saliu Djaló falava durante o encontro com o Ministro Gâmbiano do Comércio e Emprego em visita à Bissau. BABOUCARR JOOF à convite do Ministro do Comércio Abás Djaló, visitou duas fábricas de transformação de caju em Bula. Mas antes, o Governante gambiano foi recebido pelo vice-primeiro-ministro e ministro do interior, Soares Sambu.

Radio Voz Do Povo

Meteoros gigantes podem ser um maior risco para a Terra do que se pensava

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  21/03/23 

Uma nova análise indica que algumas colisões podem ter sido maiores do que era assumido pelos investigadores.

O risco de a Terra ser atingida por meteoros de grandes dimensões pode ser maior do que era previsto até aqui, com um dos investigadores da NASA, James Garvin, a indicar que a comunidade científica pode ter interpretado mal os sinais de anteriores colisões com o nosso planeta.

Graças a nossas imagens captadas por satélite de zonas de impacto, Garvin e a equipa conseguiram identificar sinais mais esbatidos de ‘anéis’ fora daquela que haviam sido consideradas as áreas limites do impacto destes meteoros. Desta forma, conta o site Science Alert que a equipa de Garvin presume que estes corpos celestes podem ter sido maiores do que era assumido até aqui.

Uma destas crateras, uma depressão com 12 a 14 km de diâmetro no Cazaquistão, teria sido causada por um meteoro com uma dimensão entre os 200 e os 400 metros. Todavia, com esta nova análise é indicado que a cratera tem cerca de 30km de diâmetro, o que implica que o meteoro era maior do que se pensava.

Naturalmente, não se sabe que tipo de implicações é que este tipo de impactos pode ter tido no nosso planeta, pelo que será necessário mais estudos para comprovar esta teoria e retirar potenciais conclusões.

Da mesma forma, estes embates de meteoros são difíceis de prever, motivo que levou a NASA a testar um sistema de defesa - de nome DART - que pode eventualmente proteger a Terra de colisões com estes corpos celestes.

GUERRA NA UCRÂNIA: Ucrânia estima mais de 166 mil militares russos mortos durante a guerra

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  21/03/23 

Kyiv refere ainda que 305 aviões, 290 helicópteros e 3.552 tanques russos terão sido abatidos no decorrer desta guerra, bem como muitos outros aparelhos de combate.

As forças armadas da Ucrânia, na mais recente atualização fornecida acerca das alegadas baixas sofridas pelas tropas russas no país, deram conta de que mais de 166 mil militares de Moscovo terão morrido desde 24 de fevereiro do ano passado.

Kyiv refere ainda que 305 aviões, 290 helicópteros e 3.552 tanques russos terão sido abatidos no decorrer desta guerra, mostram os dados aqui partilhados pelo Kyiv Independent.

Há ainda a contabilizar a alegada perda de 5.428 veículos e tanques de combustível, 2.586 sistemas de artilharia e de 907 mísseis de cruzeiro, bem como 18 embarcações e muitos outros aparelhos de combate.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Delegação da Igreja adventista do sétimo dia, e Fórum de sector de Bigene foram recebidos esta terça-feira (21.03) em audiências separadas pelo Chefe do estado Umaro Sissoco Embalo

Radio Voz Do Povo

Mamadu Traore Presidente do Partido Nossa Pátria foi recebido esta terça-feira (21.03) em audiência pelo PR Umaro Sissoco Embalo

Radio Voz Do Povo

"É muito grande". Descoberta nova espécie de aranha-alçapão na Austrália

© qldmuseum/ Twitter

Notícias ao Minuto  21/03/23 

O animal foi descoberto na Austrália, e, apesar de serem boas notícias, a espécie em causa pode estar em perigo.Investigadores do Museu de Queensland descobriram, na semana passada, uma nova espécie de aranha-alçapão, num local de mato, na cidade de Bundaberg, Austrália.

"As fêmeas têm quase cinco centímetros de comprimento", explicou o aracnologista Michael Rix, um dos responsáveis pela descoberta da espécie cujo nome científico é 'Euoplos dignitas'. "É muito grande para um aranha-alçapão", completou.

Às publicações internacionais, Rix explica que apesar de ser uma
nova descoberta, nem tudo são boas notícias: a espécie pode estar em perigo por causa do desbravamento de terrenos.

"Têm tocas realmente bem camufladas nestas terras e a maioria das pessoas nem se aperceberia de que estão ali", descreveu.

Segundo o especialista, esta espécie passa os primeiros cinco a sete anos das suas vidas nas tocas, que são camufladas com alçapões feitos com uma mistura de fios de seda e fragmentos do solo circundante. Depois deste período, os machos saem da toca e começam a procurar as fêmeas.  

"Os machos desta espécie tem uma cor a que chamamos vermelho-mel - e são espantosos", referiu Rix, acrescentando que as fêmeas, por sua vez, são mais escuras, já que passam as suas vidas debaixo do solo.

"Têm também veneno nas presas, mas nenhuma das aranhas-alçapão australianas é conhecida por ser venenosa ao ponto de gerar perigo", tranquilizou o especialista, alertando, porém, que se estes animais morderem "pode doer". 


Chefe de Estado General Umaro Sissoco Embalo recebeu hoje (21.03) em audiência o Presidente em exercício de CCIAS Mamasamba Embalo

 

Radio Voz Do Povo

Países africanos pedem troca de dívida pública por investimento climático

© Shutterstock

POR LUSA  21/03/23 

Os países africanos afetados por um elevado nível de dívida pública e por prejuízos resultantes do clima concordaram em estudar formas de trocar a dívida por investimentos que mitiguem os efeitos das alterações climáticas.

De acordo com a agência de notícias AP, os ministros africanos concordaram em explorar esta via de financiamento durante um painel de discussão no âmbito da 55.ª reunião dos ministros das Finanças africanos, organizada esta semana em Adis Abeba pela Conferência Económica das Nações Unidas para África (UNECA).

A troca de dívida pública por investimento climático é uma ferramenta económica que permite a um país reduzir o seu montante de dívida em troca de uma promessa de realização de investimentos verdes, e está entre as várias alternativas exploradas pelos ministros das Finanças de África para abaterem o elevado nível de dívida pública, que está a dificultar a possibilidade de fazer investimentos reprodutivos na economia.

"O que estou sempre a perguntar, todos os dias e todas as horas, é onde vou buscar o dinheiro para proteger o nosso povo dos eventos climáticos extremos", disse o ministro das Finanças do Egito, Mohamed Maait, acrescentando que o endividamento é, muitas vezes, a única solução para alguns países.

Segundo a AP, o ministro egípcio foi um dos vários apoiantes desta ideia que visa colmatar as dificuldades de financiamento que os países mais endividados enfrentam, e que resultam não só da falta de capacidade financeira, mas também dos elevados juros exigidos pelos investidores para financiarem estes países.

"Muitos países pura e simplesmente não conseguem aceder aos mercados financeiros internacionais por causa da subida das taxas de juro", disse a economista-chefe da UNECA, Hanan Morsy, lamentando que os investimentos no financiamento climático sejam mais baixos em África do que em qualquer outra parte do mundo.

Durante as sessões da conferência, os ministros debateram também vários modelos de 'financiamento misto', que combina financiamento para o desenvolvimento e capital privado como uma potencial solução para o financiamento climático.

Cabo Verde tem sido umas das principais vozes africanas a defender esta modalidade de transformação da dívida em investimentos climáticos, e conseguiu já, em janeiro, o apoio da União Europeia para avançar nesta modalidade.

"Temos todo o interesse em ajudar Cabo Verde, temos um nível de cooperação com um foco especial em apoiar Cabo Verde nesta matéria (de transformação da dívida em financiamento climático)", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean Asselborn, no final da 12.ª Reunião de Diálogo Político a nível ministerial da Parceria Especial Cabo Verde--União Europeia, que decorreu em janeiro na Praia.

No ano passado, o Fundo Monetário Internacional estabeleceu um fundo de 50 mil milhões de dólares, cerca de 46,4 mil milhões de euros, para ajudar os países de baixo e médio rendimento que são muito afetados pelas alterações climáticas, apesar de pouco ou nada terem contribuído para isso, tendo o Ruanda sido o primeiro país a ser financiado, em 319 milhões de dólares (296 milhões de euros), ao abrigo deste modelo.

Entre os 10 países mais afetados pelas alterações climáticas, segundo um estudo do Centro para o Desenvolvimento Global (CDG), quatro estão em África: Mali, Níger, Sudão e Libéria.

O Banco Mundial comprometeu 50 mil milhões de dólares para estes dez países, mas até agora apenas disponibilizou 5% deste valor, ou seja, 2,5 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros), segundo o CDG


Leia Também: A Enseada do Mar de Amundsen, a região na Antártida que muda mais rapidamente, perdeu mais de 3.000 milhões de toneladas de gelo num período de 25 anos, indica uma investigação divulgada na revista científica Nature Communications.

Conselho Nacional de Comunicação Social e Comissão organizadora da 1⁰ Assembleia Geral associações dos combatentes da liberdade da pátria foram recebidos esta terça-feira (21-03) em audiências separadas pelo Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo

Bairro nos EUA tem comida gratuita há semanas. "Dizíamos que era o Musk"

© Uber Eats

Notícias ao Minuto  21/03/23 

 Há quem pense que pode ser um 'presente envenenado' e opte por não comer o que chega nas entregas. Mas há também quem ofereça a amigos ou doe a comida.

Os moradores de um bairro em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, têm recebido mais de dez encomendas diárias de comida.

Estas encomendas chegam de estabelecimentos como McDonald's, Taco Bell ou Starbucks, revelam as publicações norte-americanas.

Ao Los Angeles Times, um casal contou que já recebeu cerca de 40 encomendas, o que significa que já receberam mais do que uma encomenda por dia. Apesar de este casal correr o risco e aceitar uma encomenda de que desconhece origem, há quem pense nestas entregas como um 'presente envenenado'.

"Não confio nisto - deito fora", explicou um dos moradores, acrescentando: "Não sei quem o está a fazer. Primeiro, brincávamos e dizíamos que era o Elon Musk - não sei quem mais poderia pagar isto", referiu Dean Sao, um dos moradores mais desconfiados com a situação.

Entre quem come e quem prefere não arriscar, paira ainda a questão do desperdício alimentar e, segundo o Los Angeles Times, há mesmo moradores que deixam a comida em locais para doação.

Há também quem acabe por dar o que recebe aos amigos, como é o caso de Currier. "Recebi 20 nuggets com molho agridoce", explicou a mulher, justificando a sua 'doação'. "Que desperdício... enviarem-nos para uma vegetariana. Enviei uma mensagem a um amigo a dizer: 'Vem buscá-los'. E mesmo ele respondeu: 'Não posso continuar a comer 20 nuggets. Atingi o meu limite", contou.

Por seu lado, um porta-voz da Uber, a empresa-mãe da Uber Eats, explicou que o caso estava a ser investigado, por forma a descobrir a origem das entregas não solicitadas, e que já foram tomados alguns procedimentos em relação a algumas contas. O responsável não adiantou, no entanto, mais pormenores.


Ministra de Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades... LANÇAMENTO DA PÁGINA WEB SITE HOJE, DIA 21 DE MARÇO DE 2023.


Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 

Líder do grupo Wagner diz que Kyiv planeia "ataque em grande escala"

© Mikhail Svetlov/Getty Images

Notícias ao Minuto   21/03/23 

Numa conferência de imprensa na segunda-feira, Yevgeny Prigozhin afirmou que uma investida dessa natureza estará a ser planeada para o final deste mês ou para o início de abril. 

O líder do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, terá avisado o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, de que a Ucrânia estará a preparar um "ataque em grande escala", reporta a Sky News.

Numa conferência de imprensa, na segunda-feira, Prigozhin afirmou que uma investida dessa natureza estará a ser planeada para o final deste mês ou para o início de abril. 

O líder do grupo Wagner terá, ainda, revelado que pediu ao governante russo citado para tomar "todas as medidas necessárias para evitar que a empresa militar privada Wagner seja isolada das principais forças do exército russo" no contexto de tal ofensiva, "o que terá consequências negativas para a operação militar especial" de Moscovo.

Yevgeny Prigozhin acrescentou, ainda, estar disponível para revelar o seu próprio plano acerca de como as forças russas devem combater a Ucrânia - não tendo, no entanto, revelado como teve conhecimento de tal alegada contraofensiva das forças de Kyiv.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).


Leia Também: Xi Jinping convida Putin para visitar a China (ainda) este ano

A Administração da Escola Superior de Informática -GHS, promove uma Conferência de Imprensa para esclarecer a opinião Pública sobre o fecho da escola por parte da polícia.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

CRIMEIA: As imagens do ataque que se registou na Crimeia durante a noite... Vários vídeos das explosões circulam já nas redes sociais.

© TikTok / @horevica

Notícias ao Minuto   21/03/23 

Os serviços secretos ucranianos confirmaram, na segunda-feira, um ataque noturno na região ocupada da Crimeia, depois dos relatos de explosões e tiros junto da base aérea de Dzhankoy.

Por via de uma publicação no Telegram, os ucranianos afirmaram que destruíram mísseis de cruzeiro russos Kalibr, numa altura em que os mesmos eram transportados sobre uma linha de ferro na referida base aérea.

Segundo a publicação do Ministério da Defesa da Ucrânia, os mísseis Kalibre NK são lançados a partir de navios e têm "um alcance de mais de 2.500 quilómetros contra alvos terrestres e de 375 quilómetros contra alvos marítimos".

Entretanto, as autoridades russas disseram, já esta terça-feira, ter abatido nessa mesma noite 'drones' ucranianos na Crimeia. "Os alvos de todos os 'drones' abatidos eram infraestruturas civis", alegaram, em comunicado.

As autoridades de Dzhankoy decretaram o estado de emergência municipal após o ataque.

Vários vídeos das explosões circulam já nas redes sociais. Veja, na galeria acima, uma destas captações.


Leia Também: Ucrânia. Rússia diz que "repeliu ataque com drones" ucranianos na Crimeia

Braima Camará: Estarei presente na passeata ao círculo eleitoral 29 hoje, a partir das 15:00 de Bissau.


  Braima Camará 

Você fez cocô de forma errada a vida toda; fisioterapeuta do assoalho pélvico explica o que fazer

Por Jornal Ciência  21/03/23

Nossos hábitos modernos de uso do banheiro ao fazer cocô prejudicam o adequado esvaziamento dos intestinos, segundo a especialista

Georgia Reupert-Allen é fisioterapeuta especialista no assoalho pélvico e na saúde da mulher. Faz bastante sucesso com suas publicações e vídeos nas redes sociais.

Recentemente, Georgia decidiu explicar aos seguidores que a forma como usamos o banheiro para defecar é equivocada, impedindo que o corpo se livre de todo o cocô armazenado.

A especialista explica que deveríamos agachar (ficar de cócoras) e não se sentar da forma habitual que fazemos. Mas, como isso é difícil e poucas pessoas têm vaso sanitário de solo, ela deu algumas dicas.

Em seu vídeo, Georgia conta que devemos colocar os pés em uma pequena caixa na frente do vaso, para elevarmos as pernas enquanto estamos sentados.

“Isso ajuda a relaxar a barriga e alongar o assoalho pélvico”, disse. A técnica permite evitar “dobras” no reto que podem causar bloqueios na hora da saída.

Ela ainda aconselha que se faça círculos pélvicos, ou seja, mover os quadris em círculos amplos — sentido horário e anti-horário para ajudar no processo.

Caso você perceba que “ainda não terminou”, mas não sente que a vontade em fazer está vindo, a técnica de ficar em pé e sentar-se novamente pode ajudar a criar este “desejo”. Isso porque o simples fato de levantar e sentar estimula a movimentação das fezes, de acordo com a fisioterapeuta.

Esta é a posição, à direita, que devemos manter as pernas durante a evacuação.

Georgia é enfática ao explicar que não devemos segurar a sensação em querer fazer cocô. “Sempre responda ao primeiro desejo de ir ao banheiro”, disse.

O que é normal? Quando é preocupante?

Quando o assunto é a saúde intestinal envolvendo a defecação como fator de saúde, muitas variáveis são consideradas antes de falarmos em doenças gastrointestinais.

Em geral, é normal que uma pessoa evacue até 3 vezes por dia ou somente 3 vezes por semana. Isso está diretamente relacionado com a idade, dieta, atividades físicas e nível de hidratação.

Segundo o NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, é importante ficar atendo ao que é “normal para você” e observar quando mudanças nos hábitos ligam o sinal vermelho para o câncer de intestino.

Os principais sintomas que devemos observar incluem: sangramento nas fezes, mudanças nos hábitos e frequências de idas ao banheiro, dor ou caroço na barriga, muito cansaço e perda de peso sem motivo aparente.  


Leia Também: O que os homens gostam? 10 coisas que eles amam nas mulheres

Xi Jinping diz a Putin que "maioria dos países apoia alívio das tensões"

© SERGEI KARPUKHIN/SPUTNIK/AFP via Getty Images

POR LUSA   21/03/23 

O presidente chinês, Xi Jinping, informou, na segunda-feira, o homólogo russo, Vladimir Putin, que a "maioria dos países apoia um reduzir das tensões" na Ucrânia, segundo um comunicado difundido hoje pela diplomacia do país asiático.

Xi enfatizou que "há cada vez mais vozes racionais e pacíficas" e que a "maioria dos países apoia um aliviar das tensões".

Estes países "querem que a paz e as negociações sejam promovidas e opõem-se a que seja atirada mais lenha para a fogueira", apontou Xi, durante um encontro de quatro horas e meia com Putin, em Moscovo, de acordo com o comunicado difundido pelo ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Segundo o líder chinês, "historicamente, os conflitos sempre foram resolvidos com base no diálogo e na negociação".

Xi lembrou que a China emitiu um plano para a paz na qual apelou a "uma solução política" e se opôs a sanções unilaterais.

"Acreditamos que quanto mais difícil é, mais espaço deve ser deixado para a paz. Quanto mais complexo o conflito, mais esforços devem ser feitos para não abandonar o diálogo", defendeu Xi.

O líder chinês também enfatizou que a China está disposta a "continuar a desempenhar um papel construtivo na promoção de uma solução política para o conflito".

Num artigo escrito por Xi e publicado por um jornal russo, o líder chinês descreveu a sua deslocação à Rússia como uma "visita de amizade, cooperação e paz".

Após a visita a Moscovo, o Presidente chinês deve falar por telefone com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A viagem de Xi segue o anúncio surpresa do reestabelecimento das relações diplomáticas entre o Irão e a Arábia Saudita, após uma reunião, em Pequim, numa vitória diplomática para a China.

O líder chinês mais forte das últimas décadas tem tentado projetar uma imagem de estadista global, à medida que reclama para a China um "papel central" na governação das questões internacionais, em consonância com a ascensão económica e militar do país.

Em particular, Xi propôs a Iniciativa de Segurança Global, que visa construir uma "arquitetura global e regional de segurança equilibrada, eficaz e sustentável", ao "abandonar as teorias de segurança geopolíticas ocidentais".

A China considera a parceria com a Rússia fundamental para contrapor a ordem democrática liberal, numa altura em que a sua relação com os Estados Unidos atravessa também um período de grande tensão, marcada por disputas em torno do comércio e tecnologia ou diferendos em questões de Direitos Humanos, o estatuto de Hong Kong ou Taiwan e a soberania dos mares do Sul e do Leste da China.

Num plano para a paz, proposto no final de fevereiro, Pequim destacou a importância de "respeitar a soberania de todos os países", numa referência à Ucrânia, mas apelou também para o fim da "mentalidade da Guerra Fria", numa crítica implícita ao alargamento da NATO. A China pediu ainda o fim das sanções ocidentais impostas à Rússia.

A China foi um dos países que se absteve de votar numa resolução a condenar a invasão russa na Assembleia da ONU.

Putin e Xi já se encontraram cerca de 40 vezes desde que o líder chinês assumiu o poder, em 2012.

GUERRA NA UCRÂNIA: Primeiro-ministro japonês viaja até Kyiv para reunir com Zelensky

© Lusa

POR LUSA   21/03/23 

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, viajou hoje para Kiev, onde se vai encontrar com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, segundo os 'media' nipónicos.

A televisão pública japonesa, a NHK, mostrou Kishida num comboio que partiu da Polónia em direção à capital ucraniana.

A viagem surpresa de Kishida à Ucrânia acontece poucas horas depois de se ter encontrado com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em Nova Deli.

Kishida, que vai presidir à cimeira do G7 em maio, é o único líder daqueles países que não tinha ainda visitado a Ucrânia.

O Japão tem estado em sintonia com as outras nações que integram o G7, sancionando a Rússia e apoiando a Ucrânia na sequência da invasão russa.

CONDECORAÇÃO DE VETERANAS

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, condecorou, com a Medalha Amilcar Cabral,  a Francisca Lucas Pereira e Teodora Inácio Gomes, heroínas da luta de libertação nacional.

Ao condecorar estas 2 veteranas, o Chefe de Estado promove o reconhecimento dos veteranos e combatentes na luta de emancipação anti-colonial, enaltecendo particularmente uma frente amplíssima de participação das mulheres que  em condições de extraordinária violência estiveram presentes tanto na frente de luta como na rede de apoio.