quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Final da partida - Guiné Bissau 3 vs Suazilândia 0. Com golos de Jorginho, Piqueti e João Mário



Sou Djurtu


Guinée : Amnesty international dénonce au moins 70 morts lors de manifestation


Un rapport de l’organisation de défense des droits humains Amnesty International, a fait état d’au moins 70 morts, ces quatre dernières années, lors des manifestations.

A en croire l’ONG les droits civiques des Guinéens sont violés par le régime du président Condé. La preuve, même les personnes qui manifestent pacifiquement sont emprisonnées.

D’ailleurs, cinq des dirigeants du groupe de protestation Front national pour la défense de la Constitution ont été condamnés à un an de prison après leur arrestation le 12 octobre dernier, rapporte bbc.com.

senenews.com

MY WIFE’S VOTE IS FOR DSP; BUT MINE, IS SERIOUSLY NOT FOR DSP!!!




O Democrata Osvaldo Osvaldo - É agora o momento ideal ou N-U-N-C-A!

Guiné-Bissau

Guineenses

É agora o momento ideal ou N-U-N-C-A!

Primeiro é dizer que, o primeiro ministro do PAIGC está neste exato momento aqui em Gabu com malas de "Money Money Money Money Money, como mostra claramente a imagem na foto "HOTEL KARSA" com milhões de francos cefas como sempre, mas acontece que Gabu está sobre controlo de JUVINAL OSVALDO e o amigo irmão Dauda Djaura, portanto dito a isso quero dizer com isso de que dentro pouco o Democrata em Ação, leva todas as informações para todos os Cidadãos de Gabu, isso vai permitir todos os detalhes do acontecimento vindo do #Rádio_Sintchan_Occo_Gabu_Sara. Fiquem atentos.

O Democrata vai revelar todos os detalhes dos misteriosos sinais emitidos pelo partido criminoso, é muito incomum vindo da mesma fonte, para enganar os Cidadãos Cegos.

E por outro lado na cidade (BI) a Senhora Odete Semedo, dos 10 camiões de boletins de voto, ela, subtraíu 3 camiões desses! Para quê? Para uma fraúde de proporções inimagináveis!

Temos que fazer tudo por tudo para colocar sua Excelência Mário Vaz, no mapa Nacional, é imperativo e vital para os próximos 5 anos!

Guineenses e por outro lado dizer que, o candidato às presidenciais na Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira, já percebeu que perdeu de tudo um pouco, devido o envolvimento do PAIGC no tráfico de droga, e contrabandeados de passaportes diplomáticos e serviços, mas ele considera de que as acusações pelos adversários visa apenas perturbar o processo eleitoral, não é só isso, por outro lado temos conjunto de comportamentos An-tidemocraticos, conjunto de turbulências até irregularidades de caráter de inquietação e desordem, falta da verdade.

Dizer que alguém da nossa parte na CNE não é um observador Neutro inocente e muito menos um ser inconsciente, mas sim é um visionário chamado atendimento@capacitado. não há espaço para manobras maquiavélicas para o PAIGC, porque desta vez, são os visionário acompanhar o processo eleitoral.

Afirma o Democrata em ação.

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Depois de Gabú, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes chega à Bafatá para a entrega Grupo Gerador que irá reforçar o fornecimento da energia elétrica


Depois de Gabú, o Primeiro-ministro, Aristides Gomes entrega Grupo Gerador em Bafatá.



PM Aristides Gomes já está em Buba em visita a Central Eléctrica Regional para a Zona Sul.



Chefe do Governo Aristides Gomes em Catió, capital de Tombali que já beneficia da energia elétrica fornecida a partir de Buba.



Fonte: Aliu Cande

Povo de Farim recebe o SOL MAIOR com uma linda festa! Comício em directo. #Vota2



DSP Presidente 

A Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos Dra. Ruth Monteiro procedeu a abertura da Sessão de Alinhamento Estratégico Interno do Bureau Nacional da Interpol que decorre na UNOGBIS, em Bissau

Objectivo é analisar as situação da Interpol da Guiné-Bissau e o plano de ação na luta contra a criminalidade.




Ministério da Justiça e Direitos Humanos

ATENÇÃO CIDADÃOS ELEITORES DA GUINÉ-BISSAU AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS SOB UMA AMEAÇA DA FRAUDE ELEITORAL ANTECIPADA

Por Rei David 

Uma democracia multipartidària, com seu ciclo de eleições que se vão realizando de tempo em tempo, é bem melhor que a ditadura monolítica porque naquela a alternância no poder faz-se pacificamente, através das eleições que, como regra, devem ser livres justas e transparentes. Neste particular elas (eleições) se apresentam como a alma da democracia, na justa medida em que permitem ao povo avaliar e eleger para os cargos de responsabilidade política, de tempo em tempo, os cidadãos que, realmente, reúnam condições morais, éticas e intelectuais para o exercício dos referidos cargos.

Por isso mesmo as eleições devem ser livres justas e transparentes, sob pena da morte do sistema democrático.

No caso concreto guineense, sobretudo nestas eleições presidenciais a realizar-se em 24 de Novembro do ano em curso, importa dizer que se impõe um dever especial da liberdade, justiça e transparência eleitoral devido à sensibilidade e a delicadeza do momento em que ela se realizam.

Tentativa de fraude pode provocar um resvalamento do processo, com consequências imprevisíveis para a nossa jovem democracia, prematuramente, envelhecida pelo ciclo de sobressaltos de naturezas várias.

Por isso mesmo quero chamar atenção à CNE sobre um aspecto que, a meu ver, pode vir a ser um ponto de discórdia ou uma brecha que pode vir a tornar permeável o aparato antifraude montado para garantir a liberdade, justiça e a transparência eleitorais.

Refiro-me à falta de fixação de cadernos eleitorais ou melhor, a lista das pessoas recensiadas nas lugares onde funcionarão as assembleias de votos. É mister que o cidadão eleitor tenha a certeza de que votará no mesmo local ou assembleia onde votou nas últimas legislativas realizadas em Março último.

Chamo atenção para este facto porque já aconteceu em 2004. Muitos cidadãos eleitores ficaram privados de exercer o seu direito de votar em seu candidato porque, simplesmente, o seu nome não saiu no sitio onde foi recenseado, mas sim, noutro sitio bem diferente e nalguns casos, bem longe da sua zona de residência onde fora devidamente recensiado.

Se foi planeado intencionalmente ou não, não importa. O importante é que muita gente ficou sem votar por conta deste impecilho.

Ainda para mais ouviu-se comunicação do líder do PAIGC que disse temer que a abstenção nestas eleições venham a causar um desalento ao processo.

Ainda as eleições não se realizaram, nem existem indícios de que possa haver abstenção, mas já se fala em temor em relação à abstenção.

A boca fala do que a cabeça está cheia. A abstenção a que se refere não será imposta ao eleitor que, não vendo o seu nome no caderno eleitoral do sitio em que foi recenseado, acabe por não votar?

Todo o cuidado é pouco. Há que abrir os olhos e ver sem pestanejar!

Mantenhas di Guineendadi pa tudu fidjus di Guiné!

Rei David

Cientista nigeriano cria óculos para facilitar a observação de células durante cirurgias


Um cientista de nacionalidade nigeriano, DR Samuel Achilefu, criou um óculos denominado Goggles, capaz de ajudar os médicos-cirurgiões na observação da células cancerígenos durante as cirurgias

A tecnologia criada pelo Dr. Samuel Achilefu, e também professor universitário no EUA, segundo fonte da Angola-Online.net, já foi usada com sucesso em 27 cirurgias por vários médicos cirurgiões, desde cancro da mama, cancro do fígado e cancro da pele.
“Espero que o dispositivo se torne numa maneira mais barata e mais fácil para os médicos verem tumores à volta do mundo. Como os óculos também projectam a visão do cirurgião no ecrã do computador, eles podem ser adaptados como uma ferramenta de ensino”, referiu.
Com a tecnologia da Achilefu, os cirurgiões conseguem ver os tecidos exactos para remover durante a operação. Ao realizar a cirurgia, um corante peptídico – biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos – é injectado para que se ligue as células cancerígenas.
Os Goggles foram concebidos com base no princípio da imagem óptica. A própria imagem óptica permite a visualização em tempo real do contraste intrínseco e exógeno nos tecidos biológicos do paciente.
Ryan Fields foi um dos cirurgiões envolvidos num estudo piloto do Goggles, que foi um sucesso. “A tecnologia é incrível é quase como ter um microscópio para guiar a tua cirurgia na sala de cirurgia”, afirmou.

Fonte: Bantumen

angola-online.net

Diplomata ataca com ácido namorado da ex-companheira em Sintra


Funcionário da embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa atira ácido sulfúrico à cara do novo namorado da ex-mulher.

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA: NUNCA TIVE LIGAÇÕES COM A DROGA


O líder do PAIGC e candidato às eleições presidenciais de 24 de novembro, afirmou que os meios logísticos e financeiros que estão ser utilizados pelo seu partido na campanha eleitoral não são provenientes do crime organizado.

Segundo Domingos Simões Pereira, os meios a sua disposição neste momento, foram conseguidos graças a organização da atual direção do PAIGC e a grandeza do partido.

"Os meios a disposição do PAIGC para fazer a campanha eleitoral, representa a organização e a grandeza do nosso partido", afirmou Domingos Simões Pereira.

Simões Pereira falava num comício popular realizado esta terça-feira, 12 outubro de 2019, no sector de Bissorá, região de Oio, na qual revela que desde que assumiu a direção do partido fundos conseguidos em nome do PAIGC, sempre foram utilizados em prol do partido.

Na ocasião, o candidato suportado pelo PAIGC, afirma que o desafio lançado pelo candidato Umaro Sissoco Embaló aos três candidatos, Carlos Gomes Junior, José Mario Vaz e Nuno Gomes Nabiam, para assinarem um pacto no sentido derrotar a sua candidatura, isso demonstra claramente qual é a vontade do povo guineense no dia 24 novembro.

Simões Pereira fez lembrar aos seus diretos adversários nas eleições presidenciais, que a política não se resume apenas a luta pelo poder, mas sim uma oportunidade para mudar a vida povo guineense.

Nesta deslocação a região de Oio, Pereira foi acompanhado por vários dirigentes do PAIGC, com destaque para o terceira vice-presidente do partido, Adiatu Nandigna, Dan Yala, Wasna Papai Danfa e José Antonio Cruz de Almeida.

O líder do PAIGC agendou para esta quarta-feira, um comício popular no sector de Farim, a sua terra natal.

A campanha eleitoral em curso na Guiné-Bissau termina a 22 de novembro e a votação está marcada para o dia 24.

Por: AC

Domingos Simões Pereira - Determinação dos guineenses vai resolver problemas do país

O candidato às presidenciais de 24 de novembro na Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira defendeu que os guineenses devem votar com quem está comprometido com o povo e com o país, porque só assim os problemas podem ser ultrapassados.



"Éimportante que o povo compreenda que não é o nosso cansaço, não é nem a nossa razão, que vai resolver o nosso problema. O que vai resolver o problema é a determinação dos guineenses de lutar, de aferir quem tem ou não razão e quem está comprometido com o povo", afirmou Domingos Simões Pereira em entrevista à Lusa.

Para o candidato do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), é preciso que os guineenses compreendam que no dia 24 de novembro "não é a vida dos candidatos que está em causa", mas a vida dos guineenses, do país e da sua sobrevivência enquanto Nação.

"Se o povo guineense sente a importância destas eleições, é importante mobilizarmo-nos todos para ir votar", afirmou o antigo primeiro-ministro.

"Mesmo aquele cidadão guineense que não pensa votar em mim está a dar um contributo à Nação indo votar, não fique em casa, vá votar, vote no seu candidato, naquele em quem acredita que representa melhor as aspirações do povo guineense", disse Domingos Simões Pereira, salientando que quem não vai votar está a permitir que se criem condições para que o caos continue a tomar conta do país.

Questionado sobre os ataques de que tem sido alvo por vários candidatos às presidenciais, Domingos Simões Pereira disse que não vai responder e que apenas pede que se juntem a si no "debate de substância".

"Eu não estou preocupado com os outros, estou preocupado com o povo guineense e preocupado que o povo guineense compreenda que é a sua vida que está em questão e não a dos candidatos. Se o eleitorado, o povo guineense, compreender isso, vai centrar-se a ouvir quem tem algo de substância para partilhar, quem quer falar da vida dos guineenses e não da vida dos outros candidatos", salientou.

Domingos Simões Pereira disse também que pretende ganhar à primeira volta porque a Guiné-Bissau não pode "desperdiçar tempo".

"Somos um país que ainda precisa muito da cooperação internacional. Nós fazemos eleições em novembro, vamos imaginar que teremos a segunda volta, em dezembro, significa que vamos ter um Presidente da República em efetividade de funções só em janeiro numa altura em que o ano fiscal para os outros países já começou e portanto a nossa capacidade de interação com os parceiros de cooperação estará comprometido", afirmou.

O candidato explicou que essa é uma das suas preocupações porque os guineenses já escolheram um partido para governar, que já fez aprovar o seu programa de Governo, referindo que, se for eleito, será o chefe de Estado que vai fazer aquele programa funcionar.

"Os outros candidatos se ganharem eleições vão começar por derrubar o Governo, vão começar por acomodar as alianças que os apoiam neste momento. Há alguns candidatos que não o escondem e dizem-no claramente. Derrubado o Governo, vamos entrar num novo ciclo, porque há uma coisa que já ninguém pode alterar o facto de o PAIGC ter 47 deputados na Assembleia Nacional Popular", disse.

O PAIGC venceu as eleições legislativas de 10 de março, elegendo 47 deputados.

Se vencer as eleições presidenciais, Domingos Simões Pereira afirmou que a primeira coisa que vai fazer é falar aos guineenses para lhes recordar que todos juntos são poucos para o objetivo de construção do país.

"Eu quero ser aquele Presidente da República que convoca a Nação a reencontrar os valores, daquilo que resulta do ser guineense, do orgulho de ser guineense e de participar numa construção coletiva e no final do dia ter realmente esta mensagem. De dizer que se a Nação perder não pode haver vencedores individuais. Nós temos de ganhar como um coletivo para que cada um possa ter um bocado do bolo da vitória", afirmou.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, marcada para 29 de dezembro.

NAOM

Vendedeiras de peixe queixam-se de dificuldades na comercialização do pescado

Bissau 13 de Nov. 19 (ANG) – As mulheres vendedeiras de peixe lamentam as dificuldades na comercialização do pescado, por falta de peixe de qualidade e crise financeira no país.


Em declarações exclusivas à ANG, Aua Injai falando em nome das vendedeiras disse que, não há peixes no mercado nacional, afirmando que neste momento os que estão a comercializar vêm do Senegal e é de baixa qualidade ou seja o denominado (iaboy).

"Agora  adquirimos o pescado ao preço de 9.000 francos CFA por cada caixa e revendemos à 10.000 francos para os retalhistas Não há um preço fixo tendo em conta que varia conforme o tempo e a qualidade do pescado e da procura no mercado ou seja quando há peixe em abundância o preço baixa e se não, aumenta," explicou Injai.

Adiantou que, neste momento, como não há peixe no mercado, as vendedeiras têm pouco rendimento porque em cada caixa só  conseguem o lucro de 1.000 francos, acrescentando que, por exemplo caso se vende cinco caixas, ganham somente 5.000 francos, com os quais compram comidas e pagam transportes.

"Conservamos os nossos pescados na câmara frigorífica existente no mercado, num preço acessível: No momento em que se verifica a quebra de poder de compra, deixamos os nossos peixes em conservação na câmara, vendendo aos poucos até esgotar o stock," afirmou.

Por outro lado, Judite Armando Ié disse que a dificuldade com que se deparam têm a ver com a crise financeira que se vive no país, e que os pescadores vendem-lhes o pescado ao preço que varia entre  1.250 francos à 1.750 francos por quilo.

Para Judite Ié, o rendimento é pouco, porque ganham somente 250 francos de lucro, de modo que se não venderem enfrentam prejuízos na compra de gelo para conservação dos peixes. 

ANG/MI/ÂC//SG

Contribuição do general António Indjai




Contribuição do general António Indjai

Veja o tempo de antena de 12 de novembro de José Mário Vaz, o candidato que Nunca deixará de lutar por um futuro digno para a Guiné Bissau!




Fonte: JOMAV Presidente di Paz

Vladimir Deuna coordenador do Movimento DSP Presidente de Todos Guineenses, reuniu os membros do seu movimento no bairro de Empantcha, em Bissau


Segundo o ativista, o encontro visa transmitir a mensagem do candidato as eleições presidenciais Domingos Simões Pereira, cujo conteúdo garante a renovação de esperança e mudança de paradigma a partir do dia 24 de novembro.

No seu discurso Deuna pediu os seus colaboradores, a multiplicação das ações de mobilização de votos junto da comunidade, a favor do candidato e líder do PAIGC Domingos Simões Pereira.

Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

A Representante do Secretario-geral da ONU na Guine-Bissau, Rosine Sori-Coulibaly visitou hoje Aladje Bubacar Djalo, Imam de Mansoa, Presidente do Conselho de Imams, no âmbito dos seus contactos com os lideres religiosos no pais




ONU na Guiné-Bissau

Grande Comício em Bissorã! #Vota2 Domingos Simões Pereira!



DSP Presidente

United Kingdom on Guinea-Bissau - Security Council Media Stakeout (11 November 2019)

Ontem, 11 de novembro de 2019, ao início da noite (hora de Bissau) o Conselho de segurança das Nações Unidas reuniu à porta fechada para analisar a situação na Guiné-Bissau. No final da reunião, a presidência do Conselho, exercida pelo Reino Unido, comunicou à imprensa. Veja aqui o video: https://youtu.be/Qkf2iJWbyXI


Tradução: Os membros do Conselho de Segurança foram informados pela Representante Especial do Secretário Geral e Chefe do Escritório Integrado de Construção da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) Rosine Sori-Coulibaly sobre a evolução da situação política na Guiné-Bissau.

Os membros do Conselho de Segurança manifestaram profunda preocupação com a contínua crise política e institucional e reafirmaram seu total apoio à legitimidade do governo do primeiro-ministro Aristides Gomes, responsável pela organização das eleições presidenciais em 24 de novembro de 2019.

Os membros do Conselho de Segurança congratularam-se com a não interferência das forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau e os instaram a manter essa postura durante e depois do processo eleitoral e político.

Os membros do Conselho de Segurança saudaram o papel da CEDEAO na Guiné-Bissau, incluindo as suas decisões de apoiar o processo eleitoral, fornecendo apoio financeiro de US $ 1,5 milhão, fortalecer sua missão na Guiné-Bissau (ECOMIB) e enviar uma missão de Chefes de Estado e de Governo para Bissau em 16 de novembro de 2019.

Os membros do Conselho de Segurança encorajaram todos os atores políticos a trabalharem juntos para realizar as eleições presidenciais no dia 24 de novembro de 2019, de acordo com o cronograma estabelecido e saudaram os esforços da CEDEAO e do Grupo dos Cinco na Guiné-Bissau nesse sentido.

Os membros do Conselho de Segurança reiteraram sua profunda preocupação com o grave problema do tráfico de drogas na Guiné-Bissau e com o impacto do mesmo na vida política do país, contribuindo para alimentar o conflito subjacente.

Os membros do Conselho de Segurança lembraram todos os intervenientes que irão considerar tomar as medidas apropriadas contra aqueles que comprometem a estabilidade na Guiné-Bissau. (X)

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Aristides Gomes - Boa noite Gabú


Acabamos de inaugurar um novo grupo electrogénio com a capacidade suficiente para fornecer energia eléctrica 24/24 horas por dia à toda a cidade.

Amanha, 13 de Novembro, teremos a honra de fazer o mesmo na cidade de Bafata, Buba, Quebo e Catió e posteriormente em Nhacra e Canchungo.

A nossa mensagem à população de Gabú após a inauguração do novo grupo de gerador.





Viva a Guiné-Bissau
Viva o povo guineense
Viva o desenvolvimento

Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

CNE DIZ ESTAREM REUNIDAS CONDIÇÕES TÉCNICAS E FINANCEIRAS PARA O PROCESSO DE VOTAÇÃO NO DIA 24 DE NOVEMBRO

O Secretário Executivo Adjunto da Comissão Nacional das Eleições (CNE), Idriça Djaló, garantiu esta terça-feira, 12 de novembro de 2019, que estão reunidas todas as condições técnicas e financeiras para que o processo da votação possa realizar-se no dia 24 de novembro.

Idrissa Djaló deu essa garantia depois da visita de constatação do modelo de boletins com todos os representantes dos candidatos concorrentes às eleições presidenciais, efetuada a armazém de materiais da CNE em  Bissau.

No armazém da CNE estão  estocados novecentos e cinquenta e cinco (955) mil boletins de voto, seis mil e seiscentas(6.600) atas constituintes, seis mil e seiscentas (6.600) de apuramento, sessenta e quatro mil( 64) mil atas sínteses, seis mil e seiscentas (6.600) folhas de descarga de votos, seis mil e seiscentas (6.600) listas próprias de votantes, sessenta e quatro (64) mil minutas de protestos ou reclamações e seis mil e seiscentas (6.600) folhas de descarga dos votos obtidos por sexo.


Na sua curta declaração aos jornalistas, Idrissa Djaló  informou que brevemente será realizado trabalho de distribuição de boletins de voto para as comissões regionais de eleições, órgãos com  a missão  de organizar boletins, para permitir que os presidentes de Assembleias de votos( Mesa de Voto) possam levá-los para respectivos locais de votação e, consequentemente, conferi-los juntamente com os fiscais de cada candidato, antes de iniciar o processo de votação.

“Objetivo desta visita é fazer com que os representantes dos candidatos concorrentes às eleições presidenciais constatem “in louco” se na verdade o modelo de boletins aprovado nas suas presenças é o mesmo que foi impresso, tendo em conta as especulações e montagens feitas na internet. Aliás, depois das especulações muitas pessoas ficaram preocupadas, pensando que a montagem que viram nas redes sociais correspondem à verdade. Porém, os representantes constataram que não corresponde à verdade, porque o modelo que temos aqui é aquele que foi aprovado no plenário dos membros não permanentes da CNE”, informou.

Questionado pelo jornal O Democrata se foram corrigidas as falhas cometidas nas legislativas passadas, sobretudo no que diz respeito à troca de cadernos eleitorais nas mesas de voto, Idriça Djaló garantiu que quaisquer falhas verificadas num determinado processo são automaticamente remediadas na fase seguinte, para evitar que ocorram situações similares.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A    

OdemocrataGB