sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Le jour de arrestation de président ALPHA CONDE.

Les images des militaires blessés. Vraiment c'est un peu triste 😔 de voir les images comme ça👇

MISTA SAMMA 2

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Sr. Augusto Gomes, recebeu no final desta tarde, dia 10 de Setembro, na presença do seu staff, Secretario Geral, Senhor Marcelino Mendes Pereirar e do Chefe do Gabinete do Ministro, Senhor Júlio Azevedo o Representante do Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD) na Guiné-Bissau, Senhor Pape Ndiaye.

Ministério dos Transportes e Comunicações

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Sr. Augusto Gomes, recebeu no final desta tarde, dia 10 de Setembro, na presença do seu staff, Secretario Geral, Senhor Marcelino Mendes Pereirar e do Chefe do Gabinete do Ministro, Senhor Júlio Azevedo o Representante do Banco Oeste Africano para o Desenvolvimento (BOAD) na Guiné-Bissau, Senhor Pape Ndiaye.

O assunto do encontro é o financiamento da Dragagem do Porto de Bissau, entre outras infraestrutura relacionadas com actividades marítimo-portuarias na Guiné-Bissau.

Cujo processo está já na sua fase final.

Transportamos o futuro.

Presidente da ANP recebe convite do seu homólogo do Niger para participar numa sessão parlamentar. O convite foi entregue nas mãos da Vice-presidente Adja Satú Camará.

 TGB Televisão da Guiné-Bissau


La délégation de la CEDEAO a rencontré Alpha Condé au QG des Forces spéciales, qu'il se porte bien

 Fin de la rencontre entre la junte militaire et la CEDEAO👇

Enen Dalaba

Veja Também: 

GUINEE/SITUATION POLITIQUE

Aéroport International de Conakry Gbéssia, arrivée de la délégation de la CEDEAO, composée des ministres des Affaires étrangères du GHANA, du NIGERIA, du TOGO, du BURKINA FASSO et du président en exercice de la commission de l’institution sous-régionale Jean-Claude Brou👇

@Gangan RTV, 1ère TV privée de Guinée.

La junte militaire face aux émissaires de la CEDEAO

Conduite par S.E. Madame Shirley Ayorkor Botchway, Ministre des Affaires Etrangères du Ghana et Présidente du Conseil des Ministres de la CEDEAO, cette mission est composée de S.E. Jean Claude Kassi Brou, Président de la Commission de la CEDEAO, de S.E. Alpha Barry, Ministre des Affaires Étrangères du Burkina Faso et de S.E. le Professeur Robert Dussey, Ministre des Affaires Étrangères du Togo.👇



CMB aplica multa de 55 mil francos aos apanhadores de areia nas estradas

Por jornalnopintcha.gw  

As estradas em terra batida, assim como as ruas de Bissau e do país em geral, estão profundamente danificadas e algumas das quais intransitáveis, sobretudo no período das chuvas, devido à apanha de areia feita por alguns cidadãos.

A revelação é do diretor e comandante da polícia municipal da Câmara Municipal de Bissau (CMB), Fidel Gomes, durante uma entrevista exclusiva ao Nô Pintcha sobre a evolução da campanha, em curso para erradicação de tais práticas no país.

A lavagem e estacionamentos inadequados de carros nas vias públicas, lixos mal colocados, animais domésticos que vagueiam na cidade, derramamento de combustíveis no alcatrão por parte de bombas e postos de vendas de combustíveis improvisados nas margens das estradas, são as atividades que também preocupam a Direção da CMB.

Apesar de existir leis que interditam as referidas práticas, por ignorância ou não, as referidas atividades estão a ganhar cada vez mais interesse de cidadãos em todo o território nacional. Ao nível de Bissau, os bairros mais afetados são Bandim, M’Pissack, Bolola, Bairro Militar, Cuntum-Madina, Enterramento, Antula, Tchada, Mindará, Missira, Pefine, Plubá, Empantcha, Luanda, Háfia, Plack, São Paulo, Djolo, Djahal e arredores de Bissau e até mesmo nas principais avenidas.

Os praticantes destas atividades são, na sua maioria jovens e mulheres com o objetivo de vender ou para o uso pessoal nas obras de construção espalhadas um pouco por todos os lados. Tendo em conta as consequências negativas desses atos, a polícia municipal, entidade que vela pela boas práticas, com sede principal em Bissau, abriu no passado mês de abril a campanha contra tais ações.

Nessa ordem de ideias, o comandante da polícia municipal assegurou que durante a operação, foram apanhadas cidadãos em flagrante a apanhar areia nas estradas e ruas. Os agentes da CMB prenderam os materiais e a própria areia, aplicando uma multa de 55 mil francos cfa, para desencorajar a prática.

“Anteriormente, a areia apreendida era recolocada no local, só que nos últimos tempos as pessoas voltavam e retirá-la de novo. Por isso, passamos a conduzi-las para um local apropriado, para o uso posterior nas obras públicas” disse Fidel Gomes.

Segundo a autoridade camarária, o país é vulnerável às erosões e perante as atividades de exploração da areia, não só estragam as vias de acesso, como também desgastam o solo e deixam as infraestruturas rodoviárias em estado de degradação e riscos de vida.

Quanto ao estacionamento inapropriado e lavagem de viaturas nas vias públicas, Fidel Gomes denunciou que em situação de desobediência, os proprietários de veículos mostram que têm influência e confiança pelo que usam a intimidação contra os agentes no terreno. “Os restos de sabão são prejudiciais a estrada alcatroada e a areia que fica nas vias públicas depois de lavagem de carros podem provocar acidentes, porque não facilitam a paragem imediata de carros”.

Animais nas ruas

A colocação de caixas fúnebres nas vias públicas, circulação de animais e obras inacabáveis em Bissau, constituem outras preocupações e desafios à Direção da polícia municipal da CMB.  

Conforme Fidel Gomes, a polícia municipal capturou cerca de cinco vacas, três cabritos e quatro porcos, que só foram libertados, depois de seus donos terem pago coima.

Em relação aos cães, disse que a situação torna-lhes mais difícil e complicado porque a maioria dos cachorros não têm donos.

Quanto a proliferação de caixas fúnebres nas ruas, o comandante da polícia municipal condenou e responsabilizou os proprietários das agências, alegando que estão a exibir de forma negativa a imagem, deixando parecer que o país regista um nível elevado de mortalidade.

A propósito, revelou que a CMB já produziu e colocou em circulação um despacho que ordena a retirada de todas as caixas fúnebres nas ruas, sob pena de sancionar os insubmissos.

No que se refere às dificuldades, o comandante municipal anotou a falta de meios de trabalhos como os que constituem maiores obstáculos dos agentes, que contam apenas com uma viatura disponível para mais de 90 operativos.

A propósito, revelou a necessidade urgente de terem, no mínimo, cinco veículos (Canter), trator, pá carregador e outras ferramentas para facilitar o trabalho.

Por outro lado, lamentou a falta de colaboração da população, que disse estar constantemente a humilhar os agentes no terreno.

Entretanto, em reação a esta situação, o Nô Pintcha falou com alguns apanhadores de areia, os quais apontam a falta de emprego e o nível da pobreza em que se encontra o país, como razões para a exploração e lavagem de viaturas nas vias públicas.

Texto: Nelinho N´Tanhá

Guiné - Sissoco Embaló: “Alpha Condé e eu não nos amávamos. Mas peço para ele seja libertado"


Desde o golpe de estado de 5 de setembro, o presidente da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló, encontrava-se em Bruxelas para uma visita de estado disse que é ativo a favor do ex-homem forte de Conacri.

Claro, a relação entre Alpha Condé e Umaro Sissoco Embaló sempre foi um passeio de montanha-russa. Mas desde o golpe de Estado perpetrado pelo Tenente-Coronel Mamady Doumbouya em 5 de setembro, o Presidente Bissau-guineense diz que está mostrando solidariedade para com seu homólogo deposto.

Contatado por Jeune Afrique, ele afirma que sempre se opõe "em princípio" ao golpe e que "faz de tudo para tirar Alpha de lá". “Não nos amávamos, mas estou chocado com o que aconteceu. As imagens que circularam não são aceitáveis ​​e isso me entristece. Discordamos em quase tudo, mas ele é meu avô ”, afirma.

June Affrique

RadioBantaba

Participação de mercenários americanos e franceses no sucesso do golpe de Estado na Guiné-Conacri.???

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

 Ali Embalo

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa, foi recebida esta quinta-feira no Palácio de São Bento pelo Primeiro-ministro português António Costa e pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva...

Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa, foi recebida esta quinta-feira no Palácio de São Bento pelo Primeiro-ministro português António Costa e pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. 

Neste encontro de trabalho, para além de ser portadora ao Primeiro-ministro português, Sr. António Costa, de uma mensagem do Presidente da República da Guiné-Bissau e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Umaro Sissoco Embaló, tivemos ainda oportunidade de debater e analisar a Cooperação Bilateral e o papel da CPLP no desenvolvimento dos países-membros. 

O reforço da posição internacional da Guiné-Bissau e do relacionamento político-diplomático com os nossos países-irmãos foi, é e continuará a ser a marca do  Executivo  guineense e do Presidente da República.

O representante assistente do programa da FAO na Guiné-Bissau, Mário Reis, alertou hoje as autoridades guineenses que as estatísticas do sector agrária constitui um instrumento fundamental para boa governação, através da sua utilização na tomada de decisões e planeamento há todos os níveis...

Fonte: Projecto "Ntene Terra"

O representante assistente do programa da FAO na Guiné-Bissau, Mário Reis, alertou hoje as autoridades guineenses que as estatísticas do sector agrária constitui um instrumento fundamental para boa governação, através da sua utilização na tomada de decisões e planeamento há todos os níveis.

Segundo explicação de Mário Reis, o executivo e seus parceiros devem considerar a realização do próximo recenseamento geral da Agricultura e Pecuária (RGAP) como uma acção prioritária para compreender as componentes do sector rural e construir uma boa base de amostragem sólida.

O responsável do programa daquela organização das Nações Unidas, falava esta quarta-feira, na abertura do seminário nacional para produtores ou utilizadores de dados estatísticos do sector agraria, num dos hotéis da capital Bissau, organizado pelo Ministério da Agricultura, com apoio da FAO.

Abertura dos trabalhos do seminário, foi presidido pelo chefe do gabinete do ministro da Agricultura, Cutubó Cassama. o seminário tem a duração de dois dias.

Texto e vídeo (AC)   09.09.2021

ONU - Guterres defende diálogo com talibãs para evitar "milhões de mortos"

© Getty Imagens

Por LUSA  10/09/21 

O secretário-geral da ONU pediu que a comunidade internacional mantenha "um diálogo" com os talibãs, para evitar o "colapso económico" no Afeganistão, com "milhões de mortes".

"É preciso manter um diálogo com os talibãs, no qual afirmamos os nossos princípios de uma forma direta, um diálogo com um sentido de solidariedade com o povo afegão", declarou na quinta-feira António Guterres, numa entrevista à agência de notícias France-Presse.

"O nosso dever é estender a nossa solidariedade a um povo que sofre enormemente, onde milhões e milhões estão em risco de morrer de fome", insistiu.

Guterres considerou que não há garantias por ser uma situação imprevisível, mas "porque é imprevisível, os talibãs devem estar envolvidos (...), para que o Afeganistão não seja um centro de terrorismo, para que mulheres e raparigas não percam todos os direitos adquiridos durante o período anterior, para que os diferentes grupos étnicos se sintam representados".

Nos contactos mantidos "até agora, há pelo menos recetividade para falar", assegurou o antigo primeiro-ministro português, que não excluiu a possibilidade de visitar um dia o Afeganistão se as condições forem adequadas.

A ONU quer "um governo inclusivo", no qual a sociedade afegã esteja amplamente representada e "este primeiro governo provisório", anunciado há alguns dias, "não dá esta impressão", lamentou.

"É preciso respeito pelos direitos humanos, pelas mulheres e raparigas. É preciso que o terrorismo não tenha base no Afeganistão para lançar operações em outros países e é preciso que os talibãs cooperem na luta contra a droga", reiterou.

A ONU quer que o Afeganistão possa "ser governado em paz e com estabilidade, com respeito pelos direitos humanos", afirmou Guterres.

Pela sua parte, os talibãs "querem ser reconhecidos, querem o fim das sanções, apoio financeiro e isso dá à comunidade internacional alguma influência", disse.

O governo provisório talibãs ainda não foi reconhecido internacionalmente, mas é preciso "evitar uma situação de colapso económico que pode ter consequências humanitárias terríveis", sublinhou Guterres.

É possível, tomando o exemplo do que aconteceu com o Iémen, fornecer a Cabul "instrumentos financeiros", independentemente das atuais sanções, "para permitir que a economia respire", adiantou.

"É do interesse da comunidade internacional, e não estou a falar de levantar sanções ou de reconhecimento, estou a falar de medidas específicas para permitir que a economia afegã respire", concluiu o secretário-geral da ONU.

Na terça-feira, os talibãs anunciaram um Governo provisório totalmente masculino para o Afeganistão, com veteranos da sua linha dura, que governou o país entre 1996 e 2001, e da luta de 20 anos contra a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, que terminou em agosto.