quinta-feira, 9 de abril de 2020

COMUNICADO - EAGB


Albano Barai - COVID 19 na 🇬🇼



Covid-19: Estados Unidos acusam OMS de negligenciar informações relevantes

Washington, 09 abr 2020 (Lusa) – O Governo dos Estados Unidos acusou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) de ter negligenciado informações importantes vindas de Taiwan sobre o novo coronavírus, por pressões da China.


O Presidente norte-americano, Donald Trump, já antes tinha criticado a OMS, na terça-feira, dizendo que estava a ter posições pró chinesas, apesar de receber avultado financiamento por parte dos EUA, e insinuou que poderia retaliar contra a organização.

Hoje, um porta-voz do Departamento de Estado acusou a OMS de ter tomado decisões que “custaram vidas humanas”, não reportando à comunidade internacional informações vindas de Taiwan, sobre a propagação do vírus entre seres humanos, por pressão do Governo chinês.

“A OMS não declarou a covid-19 uma emergência de saúde pública de interesse internacional antes de 30 de janeiro (…) quando tinha sido informada sobre a gravidade da epidemia na China em dezembro”, denunciou o porta-voz da diplomacia norte-americana, referindo-se a relatórios divulgados pelas autoridades de Taiwan sobre os riscos de uma epidemia.

“A OMS declarou pandemia em 11 de março”, disse a mesma fonte, revelando que os Estados Unidos têm informações segundo as quais Taiwan teria notificado a OMS, em dezembro passado, de “uma possível transmissão de coronavírus entre humanos, com base em contaminações em equipas médicas em Wuhan”, a cidade chinesa onde se originou a pandemia.

“Também estamos profundamente perturbados por as informações de Taiwan não terem sido partilhadas com a comunidade global de saúde, conforme refletido numa declaração da OMS de 14 de janeiro de 2020, segundo a qual não haveria evidência de ‘transmissão entre seres humanos’”, disse o porta-voz do Departamento de Estado.

“A OMS voltou a favorecer a componente política, em vez da saúde pública”, acusou o porta-voz, avançando com a explicação de que as informações de Taiwan foram negligenciadas devido a pressões de Pequim.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

RJP // ANP

Lusa/Fim

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 09 de abril de 2020 - MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA


Jornal O Democrata 

Associação dos migrantes guineenses da zona leste residente em França Paris fez aduação de produtos higenicos ao Governo Regional de Bafatá.

Em representação dos migrantes, Lamine Baldé desse que a unica forma de combater a pandemia é de coloborar com a autoridade. Ana Paula da Silva Administradora do Sector de Bafatá, em nome do Governo Regional agradeçeu o gesto e realsou a importáncia do donativo no combate ao indimigo comum COVID-19.






Suleimane Daaba 

COVID-19 - Distância de 1,5 metros "é insuficiente" para travar contágio, diz estudo

Um estudo hoje divulgado alerta que a distância social de 1,5 metros recomendada pelas autoridades de saúde é insuficiente para impedir o contágio por covid-19 e que essa distância deve ser de pelo menos quatro metros.


Os valores aconselhados no estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos, das universidades de Leuven, na Bélgica, e Eindhoven, na Holanda, assentam em simulações da forma como as partículas de saliva se soltam quando as pessoas estão paradas, a andar, a correr ou a andar de bicicleta.

"Se alguém exala, tosse ou espirra enquanto caminha, corre ou anda de bicicleta, a maioria das micropartículas permanece numa corrente de ar atrás dessa pessoa, o que faz com que outra pessoa que venha atrás dela se mova através dessa nuvem de micropartículas", explica Bert Blocken, professor de engenharia civil nas duas universidades.

O estudo constatou que a distância recomendada de 1,5 metros é "muito eficaz" para aqueles que ficam em ambientes fechados ou ao ar livre com bom tempo, mas que é insuficiente para situações em que as pessoas estão a caminhar ou a praticar desporto.

O estudo revela ainda que o risco é maior quando uma pessoa está atrás da outra e é reduzido se se estiver a andar ou a correr lado a lado ou em formação diagonal.

Ainda assim, os especialistas aconselham que perante os cálculos realizados, seja mantida uma distância de quatro ou cinco metros ao andar atrás de outra pessoa, dez metros ao correr ou andar de bicicleta devagar e de pelo menos vinte metros ao andar rápido.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

noticiasaominuto.com

Leia Também: Quase 89 mil mortos e mais de 1,5 milhões de infetados em todo o mundo

Communiqué n° 02 du 06 avril 2020 de la CEDEAO sur la lutte contre la maladie à coronavirus


ECOWAS Communique N° 02 of 6 April 2020 on The Fight Against The Coronavirus Disease






EAGB, em comunicado, afirma que já adquiriu equipamentos e produtos químicos para desinfecção da água fornecida em Bissau.

O Jornal "O Democrata" na sua última edição apresentou denúncia anônima, segundo a qual, a EAGB estaria há alguns meses pra cá a fornecer água imprópria para o consumo humano.


Aliu Cande

RUTH MONTEIRO É PREPOTENTE!


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses!

Ruth Monteiro é prepotente!
Fora do Poder, não aceita e nem reconhece o novo Governo da Guiné-Bissau!

Será que é a comunidade internacional, a reconhecer um governo nacional para que efectivamente seja um governo legítimo?

Então, o nosso Povo precisa de um aval Internacional para ser um legítimo Povo?

Ruth Monteiro devia ser presa!
E daí será-lhe formulada acusação de atentado à incentivação da comunidade internacional contra o governo do Presidente Sissoko!

Mas como Homens são preços das bananas, no ministério público e meramente lunáticos e zarolhos, sendo assim, ela vai continuar sendo prepotente!

E desafiando a ordem Constitucional!
Estado é para quem conhece o que significa autoridade suprema da Nação, e o poder.




Leia Também: 

A DECISÃO DA GUINÉ-BISSAU É EXTERNA

Nha ermon, O Democrata Osvaldo Osvaldo, eu compreendo a sua preocupação sobre a fala da ex-ministra Ruth Monteiro, que deveria ser presa, mas não foi.
Na realidade, as decisões tanto políticas quanto jurídicas, da Guiné-Bissau, são provenientes do exterior.
As autoridades guineenses, com exceção do paigc, quando pretendem tomar algumas decisões, morrem de medo das ditas Comunidades Internacionais. É VERDADE, o meu irmão. Exemplo concreto disso é a ameaça de GOLPE DE ESTADO, por um político, Baciro Dja, que marcou o dia e a hora que ele ia dar tal GOLPE DE ESTADO. O que aconteceu com ele? NADA - FORÇA DE MEDO!!!!!
Mas a sua declaração é uma ameaça a um Estado de Direito. Baciro Dja não é qualquer pessoa, é um alto dirigente, que a sua fala poderia criar a convulsão social. MAS NINGUÉM, NINGUÉM TEM CORAGEM DE PRENDÊ-LO. Isso mesmo, medo às ditas Comunidades Internacionais.
Onde está a nossa fantasiada SOBERANIA?
Onde está?
OU AGORA, OU NUNCA!!!!!

Por Escritor Marcelo Aratum

SINTOMAS DA COVID-19 - Covid-19: Médico grava vídeo de técnica respiratória que alivia sintomas

A ideia é que ocorra uma expansão na parte inferior dos pulmões de modo a que o muco lá armazenado seja desalojado e expelido quando o doente tosse.


JK Rowling, a autora da coleção 'Harry Potter', está entre os mais de dois milhões de indivíduos que já visualizaram o vídeo do médico Sarfaraz Munshi e que cuja técnica de respiração os ajudou a recuperar da Covid-19. 

O médico de urgências no Queen's Hospital, em Romford, no Reino Unido, explica no vídeo divulgado no Today Show, no canal NBC, que a sua colega e chefe de enfermaria Sue Elliot, utiliza regularmente a técnica com pacientes internados nos cuidados intensivos. 

À medida que os sintomas da Covid-19 pioram, é normal que o doente experiencie falta de ar devido aos danos que o novo coronavírus causa nos pulmões. 

De modo a combater este processo, Munshi explica que é vital que aqueles que sofrem da infeção consigam fornecer à base dos pulmões a quantidade de ar necessária para funcionarem adequadamenre. 

No vídeo, o médico explica: "respire profundamente cinco vezes seguidas e cada vez que o faz sustenha a respiração durante cinco segundos". 

"À sexta vez, após inspirar profundamente tussa com força e cubra a boca", diz. 

"Repita este processo duas vezes e de seguida deite-se na cama de barriga para baixo com uma almofada à sua frente respirando ainda mais profundamente durante 10 minutos". 

Munshi explica que tal é necessário porque grande parte do órgão está localizado nas costas, e não na parte frontal do corpo humano. 

"Por favor tenha em atenção, esta é a parte mais importante da técnica, permanecer deitado na cama de barriga para cima por longos períodos de tempo contribui para que as vias respiratórias fechem", alerta o médico no vídeo. 

Munshi explica ainda que ao estarmos deitados de costas por longos períodos de tempo, aumentamos o risco de sofrer de atelectasia - condição em que um pulmão colapsa ou fecha.

Tal pode causar pneumonia secundária "que pode levar a um agravamento adicional da doença da Covid-19", conclui o clínico. 


Please watch this doc from Queens Hospital explain how to relieve respiratory symptoms. For last 2 weeks I've had all symptoms of C19 (tho haven't been tested) & did this on doc husband's advice. I'm fully recovered & technique helped a lot. youtu.be/HwLzAdriec0 via @YouTube


POR LILIANA LOPES MONTEIRO

noticiasaominuto.com

General Presidente, é urgente fazer limpeza do staff!

Por: yanick Aerton

O General Presidente, Umaro Sissoco Embalo, entrou em funções numa altura em que o mundo enfrenta uma das mais mortíferas pandemias, facto que está neste preciso momento a condicionar a sua actuação a nível interno, para tornar o sorriso aos Guineenses, sobretudo àqueles que nele apostaram para dirigir os destinos deste povo, cujos mais elementares interesses vitais vêm sendo IGNORADOS.

A atenção e os esforços do General-Presidente, como é natural, estão todos virados para o combate a este inimigo invisível e altamente assassino, que é o COVID 19, que está a ceifar as vidas de milhares de serdes humanos no mundo, mas também que trouxe um dado novo nunca dantes visto - a SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL, factor que veio demonstrar que o MULTILATERIALISMO é que é a solução para os problemas globais, contrariamente a tese de UNILATERALISMO que o Presidente Donald Trump e os seus acólitos, a frente dos quais se encontra o Presidente Jair Bolsonaro, vêm defendendo.

O General-Presidente está perante duas ameaças, o COVID 19 universal, e a maior epidemia, A TRAIÇÃO, da qual o seu antecessor ingenuamente não soube livrar-se apesar de, na sua posse, na altura, ter todos os elementos para agir.

Quem é quem na Presidência da República? Ou estarão os ex-membros do staff do antecessor do General Presidente em estado de observação sobre a sua lealdade e profissionalismo, apesar de todas as informações disponíveis quanto ao comportamento cínico de cada um durante as eleições, vis-à-vis àquele que os rodeou de todas as mordomias?

Aqui, deve-se tirar o chapéu ao jovem que não adoptou a atitude de avestruz, TIRANDO A CABEÇA E ESCONDENDO O RABO, e que aberta e honestamente se posicionaram, ainda que tenha sofrido as consequências da sua honestidade e coragem – a retirada do carro que lhe fora distribuído.

Não nos vamos cansar de afirmar que o exercício do poder político, sobretudo ao nível da magistratura suprema da Nação não é igual ao exercício de um cargo de carácter eminentemente religioso. Um Presidente da República não é um Sacerdote ou Imam, ainda que na sua actuação seja obrigado às vezes tomar decisões dóceis que até podem ser assimiladas ao de um Sacerdote ou Imam.

O PODER É GUERRA, como costuma dizer o Cota Dr. Luís Oliveira Sanca, digno combatente da liberdade da pátria.

Quem com o poder brinca, acaba por pagar cash, como aconteceu com o nosso presidente pacifista que perdeu o poder na sequência das eleições que culminaram com a eleição do General Presidente, Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo, que foi o seu 5º. Primeiro-ministro durante 14 meses.

Ninguém tem absolutamente nada a apontar contra os homens fardados da Presidência da República, uns profissionais, patriotas de um valor inestimável, mas aqueles senhores civis, que uns até publicamente se vangloriavam de ser todo-poderosos: “Jomav ta faci ke kun falal pá i faci”, como se fossem a sua bússola, e que nos momentos mais difíceis, desonestamente o abandonaram, será que não são elementos do EIXO DO MAL?

Do que o General Presidente, que é uma espécie de Padre a quem ninguém pode pretender ensinar como conduzir a missa, por ter convivido com grandes estadistas, precisa é de eminentes quadros de referência nas suas áreas de SABER, e não de curiosos, fanfarrões e traidores.

Que fique claro, ninguém decide pelo General Presidente, e ninguém o pode condicionar, isso é do conhecimento geral, e muito menos torná-lo refém de interesses ou lobbies, mas estamos sim a defender o nosso empenho pela conquista do poder da mudança. E a MUDANÇA é REVOLUÇÃO, e não se compadece com hesitações

Que o General Presidente aprenda com a lição do Nantoy, que foi pouco cauteloso, e consequentemente não conseguiu preparar convenientemente a sua reeleição. Ele sempre quis rodear-se dos yesmen e pagou cash por isso.

Agir já, ou pagar caro a breve trecho pela hesitação.
Presi, time is money.
To be or not to be, that’s the question.
Falamos.