19 de julho de 2020

Baba Ogbologbo singing Mafo A-Z lmao. Life is not meant only for the youths but every living - Mafo!!!

Fonte: Aray Baba


Após 9 dias de permanência em Paris, França em controlo médico, o Presidente Embalo chega à Bissau.



Leia Também: 

GUINÉ-BISSAU: PR da Guiné acredita que terá apoio de todos os partidos para 2.º mandato

Umaro Sissoco Embaló disse hoje acreditar que vai ter o apoio de todos os partidos para concorrer a um segundo mandato enquanto Presidente da Guiné-Bissau, pela forma como vai gerir os primeiros cinco anos na presidência do país.


O chefe de Estado da Guiné-Bissau falava aos jornalistas quando chegava a Bissau proveniente de França, onde esteve nos últimos nove dias, em consultas médicas de rotina.

"No meu segundo mandato, se Deus quiser, serei um candidato com o apoio de todos os partidos, mesmo aqueles que hoje estão do outro lado vão apoiar-me, porque vão constatar que sou alguém da geração de concreto", observou Embaló.

O Presidente guineense assume-se como alguém que personifica a geração de concreto, isto é, políticos que privilegiam realizações em vez de promessas. Umaro Sissoco Embaló acredita que "todos os filhos da Guiné" acabarão por estar do seu lado por esse motivo.

As próximas eleições presidenciais guineenses devem ter lugar em 2024. Umaro Sissoco Embaló ainda não completou um ano enquanto Presidente do país.

Umaro Sissoco Embaló aproveitou a ocasião para realçar o facto de o Governo do primeiro-ministro, Nuno Nabian, estar a ser felicitado por "diversos parceiros internacionais" pelo facto, disse, de o programa de ação ter sido aprovado pelos deputados no parlamento.

Sissoco Embaló anunciou que alguns países europeus vão começar a trabalhar com o Governo de Nabian, diligências que, disse, está já em curso com a receção do primeiro-ministro guineense pelo homólogo português, António Costa, no passado fim de semana.

Também disse aguardar pelas indicações do primeiro-ministro sobre a proposta para a remodelação do Governo, caso haja necessidade, caso contrário, observou, a atual equipa governativa deverá continuar o seu trabalho.

Sobre a sua saúde, Embaló afirmou estar "totalmente recuperado de alguns problemas" que o afligiam no passado e que pode garantir aos guineenses que o seu "Presidente dinâmico está de regresso".

Umaro Sissoco Embaló não indicou de que problema de saúde padecia, mas deixou o avião que o transportou de Paris até Bissau sem a bengala com que se fazia acompanhar desde que assumiu a presidência guineense, em fevereiro passado.

Gervasio Silva Lopes fez uma transmissão ao vivo - 19 de julho de 2020

Doka não está do nosso lado, Doka não simpatizou com o projeto político do DSP,........

Por Lesmes Monteiro Torres Gemeos

Doka não está do nosso lado, Doka não simpatizou com o projeto político do DSP, ele só está agindo assim pq sentiu ferido dentro do seu projeto anti DSP e anti PAIGC. Nunca assisti e nunca assistirei direto dele (não tenho nada contra quem assiste). Ele não tem limites, tarde ou cedo vai voltar ao seu habitat. Ele não tem e nem terá o meu apoio. NUNCA.

Ele é principal responsável pela deterioração da imagem do DSP. Tudo o que está a dizer todos nós sabemos, não há nada de novidade. Se não fosse preso e humilhado (algo que não apoio) a esta hora talvez estava como sempre a insultar o DSP e a sua família.

Isto não é questão de perdão ou arrependimento, é sim, questão de princípio e caráter.

No dia em que Doka passa a fazer parte do projeto político do DSP acreditem que estarei longe disso. Esta luta não é uma promoção de impunidade, de falta de caráter, de oportunismo e bandidocracia. É uma luta por um país melhor, por uma nação unida e próspera com base no respeito pela dignidade da pessoa humana.

Temos que ser POSITIVOS
Somos a Geração Positiva

Após 9 dias de permanência em Paris, França em controlo médico, o Presidente Embalo chega à Bissau.







VISITA DE SISSOCO NA FRANÇA -RECEBIDO COM HONRA DE ESTADO! DI SISSOCO MON DI RIBA MATI LÁ, PARDEUS!

ÁFRICA - Covid-19: África supera 700 mil infeções e regista quase 15 mil mortos

África superou hoje a barreira dos 700 mil infetados por covid-19 e regista 14.937 mortos, mais 538 casos que na sexta-feira, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de casos positivos subiu para 701.573 (mais 37.522, nas últimas 48 horas), enquanto mais 23.799 pessoas foram consideradas curadas, totalizando hoje 369.120 o número de recuperações.

A África Austral regista o maior número de casos (364.073) e 5.221 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados e mais mortos em todo o continente, com 350.879 casos e 4.948 vítimas mortais.

O Norte de África é a região com mais mortes (5.836), tendo 135.534 infeções.

A África Ocidental contabiliza 106.066 casos, que resultaram em 1.691 mortos.

Já a África Oriental tem 52.998 casos, incluindo 1.332 vítimas mortais, enquanto na África Central há 857 mortos e 42.902 infeções.

Depois da África do Sul, o Egito é o segundo país com mais vítimas mortais (4.251) e 87.172 casos, seguindo-se a Argélia, com 1.068 mortos e 22.549 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 778 mortos e 36.107 casos positivos, e o Sudão, que mantém há alguns dias 668 mortes e 10.527 casos.

Em relação aos países africanos lusófonos e segundo dados das autoridades locais, Cabo Verde é o que tem mais infeções (2.014, dos quais 21 mortes), enquanto Angola lidera em termos de vítimas mortais (29 mortos entre os 687 casos diagnosticados).

A Guiné-Bissau regista 1.949 casos positivos, que resultaram em 26 mortes, enquanto Moçambique contabiliza 1.455 casos e dez vítimas mortais.

Já São Tomé e Príncipe tem 741 casos de infeção pelo novo coronavírus, que causou 14 mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 3.071 casos e 51 mortos, segundo o África CDC, embora as autoridades equato-guineenses relatem menos casos positivos (2.350) e o mesmo número de falecimentos.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 600 mil mortos e infetou mais de 14,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

Parlamento vota na quinta-feira alterações à lei da nacionalidade


Por Lusa

Alterações podem permitir que os filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano sejam portugueses.

O parlamento vota, na quinta-feira, alterações à lei da nacionalidade feitas pela esquerda, que permitem que os filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano sejam portugueses, e a direita já anunciou voto contra.

A discussão das alterações foi feita num grupo de trabalho da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais nos últimos meses, coordenado pela ex-ministra e deputada do PS Constança Urbano de Sousa, que fez uma votação indiciária (ou indicativa) e que é discutida na comissão, na terça-feira.

O texto final acordado teve como base dois projetos de lei, do partido Pessoas-Animais-Nartureza (PAN) e do PCP, aprovados na generalidade em 12 de dezembro de 2019. O diploma do Bloco de Esquerda (BE) baixou sem votação e o projeto de Joacine Katar Moreira, então no Livre, foi chumbado.

Em maio, Constança Urbano de Sousa explicou à Lusa que a proposta a obter consenso permite que "os filhos dos imigrantes legais - que têm autorização de residência ou que fixaram residência há pelo menos um ano - que nasceram em território nacional possam ser portugueses".

AS PROPOSTAS DOS PARTIDOS

O BE propunha que a nacionalidade fosse atribuída às crianças que nasçam em Portugal, ainda que os pais sejam estrangeiros e não residam no país.

Já o PCP, no seu projeto original, propunha que possam ser cidadãos portugueses "os nascidos em Portugal, desde que um dos seus progenitores, sendo estrangeiro, seja residente no país", independentemente do título ou do tempo de residência.

O PS, que não tinha projeto próprio, apresentou propostas de alteração ao diploma do PCP e propôs a nacionalidade portuguesa a filhos de estrangeiros desde que, "no momento do nascimento, um dos progenitores resida legalmente no território português, ou aqui resida, independentemente do título, há pelo menos um ano".

Pela lei atual, originalmente de 1981 e alterada em 2018, esse prazo é hoje de dois anos, que os socialistas pretendem reduzir a um.

ESTE TEMPO É O "CRITÉRIO TEMPORAL USADO PELAS NAÇÕES UNIDAS E PELA UNIÃO EUROPEIA"

A redução deste prazo era explicado pela ex-ministra desta forma:
"É o critério temporal usado pelas Nações Unidas e pela União Europeia para distinguir imigração de outros movimentos de pessoas ou turistas, de pessoas em visita de negócios ou em permanências de curta duração."
Consenso teve também a proposta da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira (ex-Livre) e do PAN para o alargamento do acesso à naturalização às pessoas nascidas em Portugal após o 25 de abril de 1974 e antes da entrada em vigor da lei da nacionalidade, em 1981.

É um problema histórico para resolver a situação de pessoas que, em 25 de abril de 1974, se viram privadas da nacionalidade portuguesa, pelo decreto 308/75, por não viverem em Portugal há cinco anos.

Parte delas foram regularizando a sua situação, por diversas vias, como o casamento, mas ainda há um número indeterminado de cidadãos nesta situação.

PSD E CDS VÃO VOTAR CONTRA AS ALTERAÇÕES

À direita, PSD e CDS já anunciaram que vão votar contra as mudanças legais, alegando os sociais-democratas que o país já tem das legislações "mais generosas da Europa e com alterações recentes", enquanto os centristas argumentam que as alterações "desvalorizam a nacionalidade portuguesa" e o critério da "ligação de sangue a Portugal".

Os partidos de esquerda votaram, na sua maioria, as alterações, no grupo de trabalho, as propostas de mudança da lei, o que indicia uma votação maioritária.

Nas últimas semanas, surgiu o debate sobre a possibilidade de "apertar" as regras para a concessão da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas, expulsos no século XV, e que é concedida de forma quase automática por uma lei aprovada, por unanimidade, em 2013 pela Assembleia da República.

Primeiro, o PS propunha que os candidatos a nacionalidade tivessem pelo menos dois anos de residência no país, o que originou críticas de dirigentes históricos socialistas e da comunidade israelita.

Depois, em maio, retirou a proposta, mantendo a referência, mais genérica, à exigência de ligação dos candidatos a Portugal. Já em julho, retirou a segunda proposta, remetendo para o Governo a regulamentação quanto à concessão da nacionalidade.

INAUGURAÇÃO DAS DELEGACIAS REGIONAIS DE TURISMO

PARABÉNS DG, Sirma Seide

Secretaria de Estado de Turismo e Artesanato, sob égide da Secretaria de Estado Sra Nhima Sisse e, o Diretor Geral do Turismo Sr. Sirma Seide e respectivos técnicos, iniciaram inauguração das Delegacias Regionais de Turismo e Artesanato a nível Nascional, cujo departamentos estão devidamente equipados com Computadores, Secretarias, Armários, motorizadas, Cadeiras entre outros materiais...

Pontapé de saida do grande acto teve lugar hoje em Bafata e de seguida para Gabu e, consequentemente para outras regiões do país.

De recordar que é um acto inédito no Turismo desde a sua criação em 1973
Fonte: Bissau Última hora

É cancelada obrigatoriamente a marcha do PAIGC, que estava prevista essa semana no capital Belga em Bruxelas, motivos pelo fato os Países Europeias voltam a confinamento e fechamento das fronteiras e restrição de movimentação das pessoas....


Acompanhe a reportagem!👇👇👇

Fonte: Jornal de Noticias



Tema de hoje terrorismo de paigc na Guiné Bissau Vídeo by Vasco Dadeta