domingo, 31 de março de 2024

Guiné-Bissau: Especial Páscoa Ilhas Bijagos Praia Escadinha 2024



 Radio Voz Do Povo

Coordenador Nacional, Braima Camará dirige-se à Leste do País (Bambadinca e Bafatá) para deixar as suas condolências às famílias enlutadas do MADEM-G15... PARTE 2



 

DIAS A CAMINHO DE TRIBALIZAR O PRS, SÍMBOLO DA DEMOCRACIA GUINEENSE

Por PRS DIASPORA SENEGAL/Estamos a Construir - Guiné-Bissau 

Presidente Interino-caduco do PRS, Fernando Dias da Costa está esquisofrênico, masturbando-se politicamente, tentando tribalizar o nosso PRS, Partido de todos. 

As atitudes do Fernando Dias na liderança do PRS constitui uma vergonha, afronta ao Partido e seus militantes. 

Dias como é conhecido, reduziu o Partido em "Toka Chorus e Barrakas de Fanado de uma etinia apenas" como se fosse o PRS é uma seita religiosa ou tribal. 

 A diversidade cultural entre os Guineenses deveria servir de  riqueza para o Povo, não de tribalismo para o interesse de uma liderança falhada igual ao de Fernando Dias da Costa, aliás, é o único líder político na Guiné-Bissau que tem este tipo de comportamento tribal na política para confundir a etinia Balanta e transmitir uma falsa imagem de um defensor Balanta que não é, e jamais será. 

Fernando Dias pode constituir um perigo para a sociedade guineense, por isso, queremos chamar atenção a todos os militantes do PRS para afastarem-se da liderança caduca do Dias.

Pois, politicamente o Dias está morta, resta algum tempo para deixar, em Paz, o PRS e os seus militantes.

#Estamos_a_Construir 

--31.03.2024

Portugal: Criminalidade violenta aumentou 5,5% no ano passado com 14.022 crimes

Por cnnportugal.iol.pt,  31/03/2024 

As comarcas onde se registaram mais crimes foram as de Lisboa e do Porto

A criminalidade violenta aumentou 5,5% no ano passado em relação a 2022, tendo as polícias portuguesas registado um total de 14.022 crimes violentos em 2023, revelam as estatísticas da Direção-Geral de Política de Justiça.

As estatísticas, publicadas na página da Internet da Direção-Geral de Política de Justiça (DGPJ), mostram que os crimes violentos baixaram em 2020 (12.469) e 2021 (11.014), anos marcados pelos confinamentos da pandemia de covid-19, para registarem um aumento em 2022 (13.281) e uma nova subida em 2023 (14.022). Em 2019, os crimes violentos totalizaram 14.389.

Segundo a DGPJ, as comarcas onde se registaram mais crimes foram de Lisboa (3.835), do Porto (2.010), Lisboa Oeste (1.668), Algarve (901) e Lisboa Norte (858).

As estatísticas da justiça dão conta que os crimes registados pelas polícias portuguesas aumentaram cerca de 8% no ano passado em relação a 2022 e atingiram os valores mais elevados em 10 anos, totalizando 371.995 em 2023.

Entre os crimes que subiram no ano passado e mencionados na página da DGPJ constam o abuso sexual de menores, 976 em 2023, mais 12 do que em 2022, branqueamento de capitais, 104 (mais 55 do que em 2022), e 72 de corrupção (mais 16).

As polícias detetaram no ano passado 452 crimes relacionadas com o desporto, mais 98 do que em 2022, tendo também registado 39.712 crimes rodoviários em 2023 (mais 3.376).

Os crimes que baixaram no ano passou foram de incêndio florestal, 5.325 (menos 1.842) e violência doméstica, que teve uma ligeira diminuição, passando de 30.488 em 2022 para 30.461 em 2023 (menos 27).

Dois mortos e 2 mil desalojados por causa de incêndios na África do Sul

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

POR LUSA   31/03/24 

Duas pessoas morreram e cerca de 2.000 ficaram sem casa em diferentes incêndios em bairros de lata perto da Cidade do Cabo, na África do Sul, informaram hoje os serviços de emergência, citados pela agência AFP.

"Um homem e uma mulher ficaram gravemente queimados e foram declarados mortos pelos médicos" num dos bairros informais, disse o porta-voz do Serviço de Bombeiros e Salvamento da Cidade do Cabo, Jermaine Carelse, em comunicado.

Dois dos incêndios ocorreram na noite de sábado e outro na madrugada de domingo. O maior, na cidade de Mfuleni, 30 quilómetros a sudeste da Cidade do Cabo, destruiu cerca de 150 casas improvisadas, deixando mil pessoas desalojadas.

A causa destes incêndios não é conhecida e as investigações estão a decorrer.

Este tipo de tragédia é frequente no país e constitui uma ameaça para os habitantes dos bairros de lata que se estão a desenvolver nos arredores das grandes cidades.

Trinta anos após o fim do 'apartheid', a propriedade da terra e a política de habitação continuam a ser questões muito controversas na África do Sul e constituem um dos principais temas de campanha para as eleições gerais de 29 de maio.

De acordo com o Departamento da Habitação, em 2022, 12,3% dos sul-africanos viviam em alojamentos improvisados.


Leia Também: As imagens da trágica queda de um autocarro na África do Sul

A piroga que transportava a caravana do Partido da Renovação Social, na travessia num dos rios na zona sul da Guiné-Bissau, sofreu acidente e todos os que estavam naquele meio de transporte saíram ilesos.

A informação foi avançada pelo Presidente Interino do PRS, Fernando Dias, em curta vídeo publicada nas redes sociais. 


Por: Mamadú Candé   Rádio Capital Fm  31.03.2024

Declaração política do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), sobre situação política vigente na Guiné-Bissau.


 Rádio Capital Fm   31.03.2024

ALIMENTAÇÃO: Fortaleça o sistema imunitário (e não só) com estes temperos comuns

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  31/03/24 

São alimentos que estão por todo o lado e pode facilmente juntar aos seus pratos. As sugestões são deixadas por um dietista.

Se quer fortalecer o sistema imunitário, melhorar a pressão arterial e a saúde cardíaca só tem de apostar em alguns temperos bastante comuns. Podem ser facilmente adicionados aos seus cozinhados.

O dietista Scott Keatley revelou ao 'website' SheFinds as melhores escolhas que pode fazer. Veja se as tem já em casa.

Alho

"Além de ser um alimento básico na cozinha, são conhecidos os seus benefícios para a saúde."

Gengibre

"Pode aumentar a imunidade e reduzir a inflamação."

Curcuma

"Tem propriedades anti inflamatórias. Pode juntar ao café, por exemplo."

Orégãos

"É uma erva rica em antioxidantes e propriedades anti inflamatórias."


Leia Também: Se vai fazer ioga, coma primeiro um destes alimentos  


Leia Também: Atente nestes alimentos ricos em fibra que melhoram a saúde do coração 

Medina: No âmbito da visita oficial à Arábia Saudita, a convite do Rei, Sua Alteza Salman bin Abdulaziz Al Saud, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, reuniu-se com estudantes guineenses em Mecca.


Uma vez em Medina, o chefe de Estado visitou a Mesquita do Profeta Maomé onde efectuou orações e visitou o novo museu dedicado à vida do Profeta, o primeiro de uma série de espaços de cultura e turismo dedicados ao Islam que serão construídos no país.

Presidência da República da Guiné-Bissau


Veja Também: Meca - PRESIDENTE REALIZA RITUAIS DA UMRAH EM MECA 👇

Putin assina decreto para recrutar 150 mil russos entre os 18 e os 30 anos

EPA/MIKHAIL METZEL/SPUTNIK/KREMLIN POOL
 DN/Lusa  31/03/2024

A convocação para o serviço militar passa a abranger os cidadãos russos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. O decreto prevê uma moratória de serviço para os cidadãos que trabalham em empresas informáticas e a libertação de soldados, marinheiros, sargentos e cabos que já cumpriram o seu serviço.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou este domingo o decreto da primeira campanha de recrutamento militar de 2024, que alarga a idade para os 30 anos, mais três do que na anterior, e abrangerá 150 mil russos.

"Realizar, entre 1 de abril e 15 de julho de 2024, a convocação para o serviço militar dos cidadãos russos com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos", diz o documento publicado no portal de informação jurídica do Governo russo e citado pela agência espanhola EFE.

O decreto não abrange os russos que tenham completado 27 anos antes do final de 2023 e os reservistas com 28 e 29 anos.

Prevê ainda uma moratória de serviço para os cidadãos que trabalham em empresas informáticas e a libertação de soldados, marinheiros, sargentos e cabos que já cumpriram o seu serviço.

O contra-almirante Vladimir Tsimliansky, chefe de Organização e Mobilização do Estado-Maior russo, disse na semana passada que os novos recrutas não participariam na guerra com a Ucrânia e não seriam enviados para as regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporiyia, que foram anexadas em 2022.

Esta nova mobilização segue-se à campanha do outono, em que foram convocados 130.000 novos recrutas, e deverá ultrapassar a campanha da primavera do ano passado, que registou cerca de 147.000 mobilizações.

Coordenador Nacional, Braima Camará dirige-se à Leste do País (Bambadinca e Bafatá) para deixar as suas condolências às famílias enlutadas do MADEM-G15.





 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15